Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

O Botafogo deve passar impune no caso do doping?

August 8th, 2007 por | Categorias: Botafogo, Futebol, Justiça.

Primeiro devo identificar que desisti de aceitar a existência de uma Justiça formal. Pelo menos na esfera esportiva.

As decisões dos tribunais não refletem necessariamente o justo como conhecemos, o certo e o errado. Parece um jogo de War, onde quem manja das estratégias se dá melhor.

Tanto é assim, que em casos parecidos, o atacante Alex Alves do Juventude foi suspenso por 120 dias (leia sobre o assunto em Um Olhar Crônico Esportivo)

Partindo disso e lembrando que já foi debatido por nós as decisões do Direito (dou-me o direito de não mais chamar de Justiça as decisões de tribunais esportivo), pulo para a questão do merecimento por si só.

Dando o benefício do dúvida a Dodô, aceitemos que o jogador não teve de fato a intenção. Aceitemos a culpa da farmácia.

Pois bem. Nada disso altera o fato que o Botafogo levou vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, mesmo que involuntariamente. E levou vantagem competitiva em uma competição profissional que gira muito, mas muito dinheiro mesmo.

Em todas as atividades profissionais, qando um terceiro (no nosso caso, a farmácia, que chamaremos de Tício) contratado por ti (o Botafogo ou Dodô, que chamaremos de Mévio) causa um dolo a outrem (outros times, que chamaremos de Caio), Tício deve arcar com conseqüências. Todavia, Mévio também não tem como se eximir de suas responsabilidades.

Para ficar com uma analogia da moda, o caos aéreo, pensemos que porque a companhia aérea de Tício impeça Mévio de voar e isso faça com que Mévio deixe de prestar um serviço a Caio.

Tício terá de indenizar Mévio, porém, Mévio também terá de indenizar Caio. Não interessa que Mévio tenha sido impedido por Tício de prestar o serviço.

Como acabar com a nebulosidade das diferentes decisões judiciais? Como deveria o nosso Mévio do futebol arcar com seu ato, mesmo que involuntário?

Voltemos à premissa de que muito dinheiro gira no futebol. É inadmissível que não haja regulamentos bem definidos para caso de doping no que tange à punição do clube, que é dos agentes envolvidos, o que mais dinheiro movimenta.

A punição ao clube acaba sendo indireta com a possível suspenção de seu atleta, baseada no argumento de que o atleta é responsável pelo que consome.

O argumento é verdadeiro. Mas, e daí?

Caso o clube fosse punido com a perda dos pontos (um exemplo de punição) das partidas em que fosse encontrado um atleta com doping, o próprio clube acabaria aumentando o seu controle sobre seus jogadores. Com tanto dinheiro envolvido, o próprio clube promoveria seus exames (em todos os jogadores em datas-chaves, ou por amostragens em datas aleatórias) para que não amargasse maior prejuízo com perda de pontos.

De toda forma, isso não eliminaria a possibilidade de um atleta ser pego por doping. Bem, ao menos o regulamento já previria a punição para o clube e evitaria-se decisões com dois pesos e duas medidas de que tanto os times do Rio são acusados de se beneficiar (até porque se beneficiam mesmo).

Respondendo à pergunta do título, acho que se há regulamentação prevendo a punição ao clube por uso de doping de um atleta seu, o Botafogo deve ser punido, mesmo tendo, involuntariamente, dopado seu atleta.

Caso não haja previsão de punição ao clube, não deve haver punição. Mas que se mudem a regra para o próximo campeonato.

Em tempo, já debatemos em comentários as questões jurídicas do caso.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

23 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

23 Comentários para “O Botafogo deve passar impune no caso do doping?”

  1. Serginho Valente
    8/08/07 - 8:07

    A questão mais grave é que apartir desse caso, todos os casos de doping vão ser “culpa de terceiros” e absolvidos pelo STJD. Caso não ocorra a absolvição o clube, ou jogador punido, teria todo o direito de acionar a justiça comum, porque ficaria configurado o famoso “dois pesos e duas medidas”.
    No caso específico do Botafogo, que possui médicos e fisiologistas, o clube confessou que administrava os medicamentos nos atletas. Logo é responsável sim pelo que disso decorra.
    O Dodô nem deveria ser punido, uma vez que seguiu uma ordem direta do clube.
    Do mesmo jeito que não se pode punir um clube por um ato isolado de seu atleta. Vamos supor que Mévio, artilheiro dos gols bonitos, do glorioso Sacachispas, clube histórico da Guatemala, cheirasse “cafeína” em seu quarto de hotel na noite antes de decidir o título mundial contra o Liverpool (que seria sensacional). Nesses casos, somente o atleta deveria ser punido.
    Não é difícil proceder dessa maneira. Até hoje era assim que funcionava. Já depois dessa lambança do STJD….

    Responda a este comentário

  2. Gaburah
    8/08/07 - 10:39

    Concordo com absolutamente tudo o que foi dito.
    Se realmente o caso Dodopping foi involuntário ou não, não interessa. A premissa do Victor é perfeita: Caso o clube fosse punido com a perda dos pontos (um exemplo de punição) das partidas em que fosse encontrado um atleta com doping, o próprio clube acabaria aumentando o seu controle sobre seus jogadores. Com tanto dinheiro envolvido, o próprio clube promoveria seus exames (em todos os jogadores em datas-chaves, ou por amostragens em datas aleatórias) para que não amargasse maior prejuízo com perda de pontos.
    Eu acho que a maior violência desse infeliz desfecho foi bem ilustrada palo Serginho: todos os casos de doping vão ser “culpa de terceiros” e absolvidos pelo STJD.
    É triste que um precedente escroto desses tenha sido aberto justamente pelo meu time, mas fazer o quê?
    Por mim, os 120 dias teriam sido rigorosamente cumpridos, até porque o André Lima tá jogando muito mais do que o Dodô (isso que eu chamo legislar em causa própria, hehehe).

    Responda a este comentário

  3. Fernando
    8/08/07 - 12:47

    Eu até ia ler o texto, mas quando chegou a Caio, Tício e Mévio (Comichão e Coçadinha do Direito) sem motivo aparente algum, desisti, hehehehe…
    A verdade é que eu pelo menos li o comentário do Gaburah, com o qual concordo, tirando a parte que ele concorda com absolutamente tudo que foi dito, já q eu não li tudo q foi dito…
    Eu vi uma coisa interessante na internet, vejam o q vcs acham:

    “Foi constatado que o jogador atuou sob efeito de uma substância estimulante na partida Vasco x Botafogo, turno do Campeonato Brasileiro. Em seguida, o Botafogo procurou a Universidade de São Paulo para que fosse feita uma análise em todas as cápsulas de medicamento distribuídas aos seus jogadores momentos antes das partidas. A USP constatou que TODAS as cápsulas estavam contaminadas pela mesma substância dopante. O que confirma, também, que TODOS os jogadores do Botafogo atuaram dopados naquele jogo. ”

    Isso aí procede?

    Responda a este comentário

  4. Victor Pimentel
    8/08/07 - 13:06

    Bem… a informação divulgada pelo próprio Botafogo foi que o clube mesmo ministrou os medicamentos. É plausível que proceda.
    No caso, todo mundo deveria ser afastado mesmo, e o Botafogo que jogasse com juniores.

    Responda a este comentário

  5. Lincoln
    8/08/07 - 13:19

    o time todo jogou dopado e correram como nunca aquele jogo! parecia que os jogadores do vasco carregavam romario + 100 kgs nas costas e os do botafogo eram todos ligeirinhos..
    mas independente disso, eu concordo 100% com tudo que vitor, serginho e gaburá falaram. Dodoping virou pizza tambem!

    Responda a este comentário

  6. Gaburah
    8/08/07 - 13:39

    Tá, tudo bem.
    Mas agora não me venham com esse papo de que o Botafogo derrotou o vasco porque possivelmente o time tava todo dopado. Também não vamos forçar a barra. Ou alguém aqui acha que o Vasco tinha a mínima chance de derrotar o Botafogo??

    Responda a este comentário

  7. Serginho Valente
    8/08/07 - 14:07

    Eu tenho certeza de que o Vasco venceria.

    Responda a este comentário

  8. Serginho Valente
    8/08/07 - 14:08

    Como vencerá no próximo jogo.

    Responda a este comentário

  9. Gaburah
    8/08/07 - 14:19

    Aham.

    Responda a este comentário

  10. Rafael
    8/08/07 - 15:11

    E a choradeira troca de lado…

    Responda a este comentário

  11. Fernando
    8/08/07 - 20:11

    Se proceder, o Botafogo tem que, no mínimo, perder os pontos do jogo. Jogar com 11 Maradonas é foda!!

    Responda a este comentário

  12. Gaburah
    8/08/07 - 21:37

    Eu acho que não procede não, porque sempre é sorteado mais de um jogador de cada equipe para o exame.

    Responda a este comentário

  13. Lincoln
    8/08/07 - 23:19

    não foram os do vasco que estavam dopados..

    Responda a este comentário

  14. Lincoln
    8/08/07 - 23:20

    foi apenas o jogador que destruiu o jogo, fez dois gols, deu passe .. nada d+ né?

    Responda a este comentário

  15. Gaburah
    9/08/07 - 0:02

    Lincoln, pára de falar besteira!
    Até você mesmo metia o pau no timeco do vasco (com v minúsculo mesmo que VOCÊ escrevia)!
    Porra, tu ficou muito tempo usando o alter ego de Esteban. Afetou teu cérebro.

    Responda a este comentário

  16. Gaburah
    9/08/07 - 0:04

    Agora vai querer dizer que os gols bonitos que tu tanto babava ovo foram graças ao dopping.
    Se dopa ae e quero ver meter gol na pelada. Semana que vem tô aí pra conferir.

    Responda a este comentário

  17. Gaburah
    9/08/07 - 0:04

    Francamente.

    Responda a este comentário

  18. Gaburah
    9/08/07 - 0:06

    Lincoln, seu ARGENTINO!
    Peguei pesado logo…

    Responda a este comentário

  19. Gaburah
    9/08/07 - 0:06

    Lincóln

    Responda a este comentário

  20. Victor Pimentel
    9/08/07 - 2:18

    huahauhauhauhauahuahauhauhau
    Os comentários 15 e 16 de Gaburah foram de fato contudentes Lincoln…
    Na época você esculachava o Vasco e o “ex-bigodudo”, além de você mesmo ter trazido a alcunha de Dodô para o artilheiro dos gols bonitos desde a 1ª semana de Blá blá Gol.

    Responda a este comentário

  21. Victor Pimentel
    9/08/07 - 2:19

    E ainda tem o Alan Kardek que era um bonde na coluna do Diário do Vascão…

    Responda a este comentário

  22. Gaburah
    9/08/07 - 12:10

    Nem Freud explica.
    NÃO FREUD, LINCÒLN!

    Responda a este comentário

  23. Gaburah
    10/08/07 - 9:55

    Ao que parece, isso ainda vai longe:

    Fifa quer informações sobre absolvição do artilheiro do Botafogo
    Segundo reportagem do O Estado de São Paulo, “Caso Dodô” ainda não acabou
    Da Agência Placar

    RIO DE JANEIRO – O Superior Tribunal de Justiça Desportiva deu o “Caso Dodô” como encerrado, porém, segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo, a Fifa estaria requisitando documentos à CBF para analisar o julgamento e a absolvição do atacante do Botafogo, acusado de ter ingerido a substância femproporex.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário