Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

O avassalador Santos é o pesadelo de Dunga

May 19th, 2010 por | Categorias: Copa do Brasil 2010, Grêmio, Santos.

Tivesse a Copa do Mundo começado imediatamente após a Copa das Confederações, o clima que Dunga iria encontrar para comandar o time na Copa seria um tanto quanto animador para o técnico e suas escolhas.

Para azar do treinador, havia um 1º semestre de 2010 no meio do caminho com um bissexto time de moleques do Santos. O avassalador Santos que não tomou conhecimento do ótimo Grêmio e tomou conta da partida semi-final na Vila Belmiro e que a cada apresentação encruada do Seleção Brasileira soará como mil vuvuzelas soprando Ganso e Neymar.

Desde o início, Grêmio armou o ferrolho e o Santos partiu para o jogo sem muito sucesso. Ledo engano pensar que os atacantes do Peixe não estavam bem, pois estavam.

As jogadas saiam, o passe era bom e o time da casa rondava a área adversária. Porém o Grêmio jogava na defesa e jogava bem no que se propunha. Defendendo com cautelosos contra-ataques para Borges e Jonas trabalharem.

Destoando da turma, estava Ganso, errando passes mobrais, apesar de deixar boa impressão em seu último lance do primeiro tempo com um chapéu e arrancada que cavou amarelo do adversário. Era um prenúncio. Neymar e André conseguiam ir um pouco além no ataque santista nas tentativas e Robinho joga para o gasto, como bom coadjuvante que foi no Santos em 2010, e que é na Seleção Brasileira onde não é brilhante.

O jogo “para frente” do Santos não fora o suficiente para marcar no Grêmio antes do intervalo, mas nada indicava que precisasse mudar, a não ser que o Tricolor mudasse de postura. O Grêmio deixou jogar buscando sair para a partida sem usar mão de catimba e faltas fazendo com que a bola corresse menos, tanto que não houve acréscimo no 1º tempo.

Na transmissão do SporTV, o comentarista André Risek batia na tecla que o problema do Santos para a falta de gols estava na fraqueza da marcação de Robinho, André, Neymar e Ganso, contrastando com o combate de Douglas, Jonas, Borges e Hugo. Bobagem. O Santos estava jogando no campo de ataque e com a bola no pé em jogo corrido. Não fez gol porque o Grêmio foi muito bem na defesa, e não porque marcou mal a saída de bola. Um pouco mais pontual, o mau aproveitamento de Ganso nos passes no meio-campo atrapalharam o time de Vila.

Mal aproveitamento de Ganso que foi por água abaixo logo no início do 2º tempo em bela tabelinha e golaço na gaveta. Coisa fina. Coisa para buzinarem a cabeça de Dunga. O Santos pressionava e Ganso na arte venceu a sólida marcação gremista.

Como jogava antes do gol, continuou a jogar o Peixe. Não havia de ser diferente, além de ser temerário. Em 2010, toda vez que o Santos abriu mão de atacar sofreu reveses. Incomum foi que com o placar desfavorável, o Grêmio continuasse a atuar da mesma forma.

Em um mundo utópico, uma equipe pode mudar de postura de uma hora para outra, e à reboque sua nova estratégia funcionar. Mas não é assim que a banda toca no mundo real. O Grêmio por mais que precisasse do gol, não tinha como ir para dentro do Santos. Ao menos não naquele momento. E como o dono da casa não havia desisitido de maltratar, o 2º gol aconteceu com Robinho encobrindo Victor.

A partida era excelente por parte das duas equipes. Futebol de muito toque de bola e velocidade. Coisa bonita de se ver. Mas a emoção já tinha ficado de lado ao ver o Grêmio sem forças para atacar, até que Silas começou a trocar o time, enquanto o receoso Dorival com seguidos erros anteriores não mexia em seu time. O Grêmio dessa forma conseguiu em um ataque achar um gol aos 30 minutos trazendo a improvável emoção à partida.

Neste momento, com duas alterações e novo ânimo, o Grêmio foi à frente e em seus 5 a 10 minutos no ataque assustou os mandantes que precisavam da vitória. Ainda no período de pressão, Borges sentiu fisgada e creio que neste momento, Silas pipocou em não fazer de cara a alteração.

O Grêmio perdia a vantagem física que Dorival tinha lhe dado ao não substituir e, em um contra-ataque como se fosse um elástico, Wesley marcou o 3º gol pondo fim a essa história e deixando a corneta tocando freneticamente no ouvido de Dunga.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

27 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

27 Comentários para “O avassalador Santos é o pesadelo de Dunga”

  1. Victor
    19/05/10 - 23:07

    Golaço do Ganso.
    O toquezinho e o chute.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    e tava ruim no 1ºtempo…típica marca do craque.

    futebol é um risoles de surpresa.

    Responda a este comentário

  2. rafael botafoguense
    19/05/10 - 23:25

    GO-LA-ÇO [2]

    Responda a este comentário

  3. saulo
    20/05/10 - 0:32

    Eu vi esse comentário cretino do Rezek: queimou sua “língua” na segunda etapa. A diferença do Santos foi a postura da marcação com os mesmos jogadores: todos passaram a adiantar e roubar a bola perto do ataque.
    Obs: Ganso é uma daqueles jogadores que nenhum treinador deve sacar mesmo mal. Em uma jogada genial, resultou em um golaço de craque. Caso a seleção não vença a copa, Dunga vai precisar voltar de camburão para casa.

    Responda a este comentário

    Paulo Sanchotene, RS

    Não queimou, pelo contrário, CONFIRMOU o que ele disse.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Sancho! Você por aqui? rs…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Por causa do Ganso, do Gaúcho ou dou Neymar?

    Responda a este comentário

  4. Lincoln
    20/05/10 - 0:50

    palmas para gremio e para santos!

    Responda a este comentário

    Victor

    Pelos dois jogos.
    Espero que o Grêmio vá bem no Brasileirão.

    Responda a este comentário

  5. Paulo Sanchotene, RS
    20/05/10 - 1:32

    Juro que não vi esse primeiro tempo. O Grêmio dominou, fez o que quis com o Santos; que só levou perigo em duas jogadas acidentais. O Grêmio não fez gol, e aí…

    E aí, veio o segundo tempo. O Santos dominou compeltamente o jogo, abriu 2-0 e se classificaou com méritos.

    Mas o primeiro tempo do Grêmio foi irrepreensível.

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu também achei o primeiro tempo do Grêmio irrepreensível. Tanto que não deixou o Santos levar perigo de fato.
    Mas o Santos jogou bem, e do meu modo de ver foi quem teve as ações da partida, embora não tenha criado mesmo (como descrito no artigo).
    Eu apaguei a última frase do texto que escrevi no fim do 1º tempo, onde dizia que o Grêmio tinha siso melhor no que se propunha (o Santos não conseguiu chutar a gol).

    Para mim, o gol do Ganso foi uma mera continuação do 1º tempo. Tanto que este gol não comprometeu em nada a zaga gremista, porque foi gol de quem ataca bem e tem o algo mais.
    Faltou desenterrar esse algo mais no 1º tempo para chutar a gol, que Ganso conseguiu neste lance.

    Depois, até os 30 minutos quando fez seu gol, o Grêmio ficou mesmo nas cordas e não dá nem para falar em equilíbrio.

    Se eu fosse balancear, acho que ficaria com uns 40 minutos para o Santos, 15 para o Grêmio e 35 parelho.

    ****
    No blog do Lédio, a opinião do convidado a fazer a resenha (sulista, creio) bate com a tua.

    Responda a este comentário

    Paulo Sanchotene, RS

    A questão, Victor, é que o Grêmio também atacou no primeiro tempo. E defendeu-se também com a bola. Claro que o time do Santos é bom, tentou impor seu jogo, mas aí o esquema defensivo do Grêmio foi melhor; mesmo tendo perdido algumas vezes. Virasse 1-0 para o Grêmio, e ninguém teria nada a contestar.

    No segundo tempo, antes mesmo do gol do Ganso, o Grêmio NÃO VIU a bola. Nem defensivamente. O Santos aumentou a velocidade, reduziu os espaços, e o Grêmio não conseguiu sair da armadilha. Uma hora, o gol santista sairia…

    Responda a este comentário

  6. sergio
    20/05/10 - 12:06

    Nao dá pra comparar neymar com ganso.
    sao bem diferentes.
    neymar cava falta, cai no chao, faz cera, faz arte cinematografica pra parecer que foi atingido. é um imbecil ridiculo.
    ganso nao. nao se rende a encenações, mas faz o verdadeiro show em campo. cai pouco. arma bem. faz gol. da passe. seu cinema é com a bola nos pés, não estirado no chao feito moleque. seu jeito de fazer o tempo passar é com a bola nos pés, não estirado no chao feito um menino mimado.
    Ganso seleção. Neymar, que se machuque.

    Responda a este comentário

  7. saulo
    20/05/10 - 12:44

    Avassaladora foi a arbitragem do Marcelo de Lima Henrique. Foi péssima. Deixou de marcar três penalidades para o Santos e a porrada comeu solta. Neymar chegou a levar dois pontapés seguidos e um tapa no chão na cara do árbitro. Para variar, a comissão de arbitragem não vai fazer nada.

    Responda a este comentário

    Paulo Sanchotene, RS

    A arbitragem foi ruim. Mas, quem deu a primeira porrada foi o NEYMAR, sem bola, por trás, covardemente. E não levou amarelo.

    E o pênalti no Jonas que ficou praticamente NU na grande área, impedido de desviar uma bola em lance de gol, foi na cara do assistente.

    Se for falar de arbitragem, nós, gremistas, também temos o que reclamar…

    Responda a este comentário

    Karlitus

    Nem adianta reclamar.
    Marcelo de Lima Henrique é conhecido por não dar esse tipo de penalty…

    Responda a este comentário

    Paulo Sanchotene, RS

    Verdade! Nem me lembrava que era esse o critério dele. Tanto que o Fábio Luciano reclama até hoje desse puxão de camisa…

    Responda a este comentário

    Victor

    Nem comentei sobre a arbitragem, coisa que não tenho muito hábito de fazer nem quando é boa, nem ruim.
    Mas como você tocou no assunto, chegou a dar vontade de abordá-la no texto.

    A arbitragem contribuiu muito para o bom jogo. Foi excelente. Marcou o que tinha de ser marcado e ignorou as frescuras, o que permitiu o jogo corrido e bem disputado.
    Disciplinarmente controlou bem o único foco de quizumba.

    Responda a este comentário

    saulo

    Então você não viu a sequencia de chutes no goleiro do Santos no chão.

    Responda a este comentário

    Victor

    Falando assim faz parecer que foi até o que Toró fez com Castillo.
    O cara ficou chutando a bola. Cartão amarelo e pronto.
    O resto é frescura.

    Responda a este comentário

  8. Bender
    20/05/10 - 14:10

    Show de bola a quarta.
    Escolhi SPFC x Cruzeiro pra ver, por ser Libertadores, o “disciplinado” São Paulo contra o bom time do Cruzeiro em busca de uma classificação heróica e tal. Como disse no open-bar achei a expulsão do Kleber exagerada (vejo pontapés e carrinhos bem piores que às vezes nem amarelo rola). Mas com isso, o Cruzeiro sifu. SPFC com toda a vantagem do mundo, tomou conta, o gol sairia. E lá pelos 20 e poucos minutos, depois de 2 excelentes defesas do Fábio, aconteceu.
    Então resolvi mudar pro Santos x Grêmio onde havia alguma disputa. Assisti os últimos 25 minutos do 1º tempo e me decepcionei. O Grêmio neutralizava as tentativas do Santos.
    Para o 2º tempo tudo mudou com o goláço do Ganso logo no início. Veio outro do Robinho (ainda mais goláço) quando o Grêmio tentava, de um jeito ou de outro, mudar o desfavorável placar. E quando eu pensava “agora acabou”, o Felipe levou um peruzinho colocando mais tempero no jogo. Ainda deu tempo pro outro menino da vila ainda fazer outro goláço.
    Agradeço à Conmebol (ou Globo, sei lá) por não deixar o Flamengo atrapalhar a noite de ontem.

    Responda a este comentário

  9. Serginho Valente
    20/05/10 - 14:11

    Dunga chamou Ganso pra uma conversa.

    Como é bom ver jogo do Santos. Torço pra que ganhe tudo este ano.

    Responda a este comentário

  10. Guilherme
    20/05/10 - 16:20

    Andre Risek, que ao meu ver e um bom jornalista e comentarista esportivo, ao meu ver foi muito mau comentando o jogo da Santos. Se o Gremio fez algo no 1 tempo, foi pq o time do Santos deixou, pois jogava com muito nervosismo e muito individualismo por parte principalmente de Neymar, e nao pela qualidade do Gremio. Essa ida a final era pra ter sido decidida no olimpico se nao fosse o apagao de 22m que teve o time do Santos, onde so ficou assistindo. Santos muito melhor que o Gremio tecnincamente falando. Agora que venha o vitoria, esse sim um jogo dificil onde os meninos terao que mostrar todo seu potencial.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    “Agora que venha o vitoria, esse sim um jogo dificil onde os meninos terao que mostrar todo seu potencial.”

    O Guilherme deve estar de brincadeira. O Vitória é uma baba…

    Responda a este comentário

    Guilherme

    Bom fui ironico no meu post, e deixei nas entrelinhas que o time do vitoria seira melhor que o do Gremio, mais como um tom de provocacao do que uma realidade. Mas acho que por ser uma final, talvez o jogo seja mais dificil mesmo. So pra consta o jogo contra o Santo Andre na final do Paulistao foi mais dificil que esses 2 contra o Gremio e nem por isso acho que o Sto Andre tinha mais time que o Grmeio, bom e isso.

    Responda a este comentário

  11. Guilherme
    21/05/10 - 12:07

    O Grêmio é um bom time, mas os destaques individuais do Santos fizeram a diferença.

    Ps: Não é “mal aproveitamento”, mas sim “mau aproveitamento”…

    Responda a este comentário

    Victor

    Valeu pela revisão. Corrigido.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário