Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Não estou nem aí para tecnologia auxiliando arbitragem

July 3rd, 2010 por | Categorias: Copa 2010, Seleção Brasileira.

Porque é assim que se rouba

Serviço limpo, coisa fina, perfeito. O primeiro tempo de Holanda 2×1 Brasil foi uma aula de como se roubar uma partida.  Espalhados por diversos pontos, os SMS blablagolianos explodiam em mensagens como esta ainda com 1×0 para o Brasil:

Brasil tem de jogar muito. O juiz tá comprado.

Seria necessário uma atuaçao de Edmundo e Figueirense contra Edilson Pereira de Carvalho. O primeiro gol brasileiro não pode ser evitado tamanha felicidade de Felipe Melo em passe de Gerson Canhotinha e o chute ligeiro de Robinho, mas o bom primeiro tempo brasileiro foi eclipsado pela arbitragem, matando o grande momento da equipe na partida.

A Holanda não se abateu com o gol e continuou seu respaldado futebol. A transmissão em HD permitiu verificar que os holandeses marcavam (sem dar combate) os brasileiros quase na risca da grande área canarinha. O Brasil que há 100 anos gira a bola com seus zagueiros próximo a linha do meio-campo (característica também peculiar dos clubes brasileiros) teve seu espaço suprimido. O contra-ataque que ficava a mão não saia, pois os holandeses que jogaram deitados e buscando o confronto viam o jogo ser parado a todo momento.

Penso que na Holanda o japonês é matéria obrigatória nas escolas, pois porque diabos o árbitro parava o jogo para conversar a todo momento com os holandeses não se explica (ou se explica…).

A Holanda voltou para o 2º tempo da mesma maneira que terminou seu 1º tempo. Desta vez, a arbitragem não precisou atuar. O jogo foi se desenrolando e a Holanda obteve circunstancialmente seu resultado esperado.

Felipe Melo é culpado por ser expulso, mas deveria ter a pena atenuada. Já no primeiro tempo, minha torcida era para alguém da comissão técnica perder o pudor e fazer qualquer merda, dar um soco no auxilar, sei lá. Não deixar nas mãos dos jogadores no 2º tempo. É muito escroto ser roubado sistemáticamente e aturar um time sonso.

Sonso e limitado. Se em 2006 o Brasil se humilhou diante da França pela vergonha e papelou que aquela geração protagonizou, ao menos viu um algoz elegante colocando a partida no bolso e jogando muita bola. Zidane desfilou em campo com categoria suprema e deu uma aula de futebol. Robben se ensinou alguma coisa a algum desportista foi a mergulhar.

É curioso que os holandeses que deram uma cabeceada a gol e mais nada jogaram com uma catimba suprema como se fossem PHD em… Libertadores.

E por falar em Libertadores, a competição para levar a alcunha de violenta e catimbada precisa comer muito feijão com arroz. Excetuando-se Coréia do Norte e Chile, os demais tiveram autorização para fazer o que bem entendessem com a Seleção Brasileira. Marfinenses e portugueses bateram até dizer chega. Holandeses jogaram com 12, catimbando despudoradamente. A violência e catimba nos jogos do Brasil destoaram inclusive dos demais da Copa do Mundo, que anda light e divertida.

Não houve roubo em Alemanha 4×1 Inglaterra e Argentina 3×1 México. Já em Holanda 2×1 Brasil não dá para dizer o mesmo. Aliás, eu nunca vi uma arbitragem tão descarada como essa. Vai saber se Juca Kfoury não estava certo…

——-

(*)Onde está dito que Felipe Melo deveria ter pena atenuada, entenda-se no contexto da roubalheira da partida, pois o que ele fez é coisa de cavalgadura

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

106 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

106 Comentários para “Não estou nem aí para tecnologia auxiliando arbitragem”

  1. Copa do Mundo 2010 – Quartas de Final 2
    3/07/10 - 4:05

    […] no coração. O Brasil foi roubado. Escandalosamente roubado. E mesmo assim venceria, se não fossem os flamenguistas do time. É […]

  2. Serginho Valente
    3/07/10 - 6:55

    Só vi roubo parecido no Estadual do Rio de Janeiro. A falta de reação mostra que poucas pessoas reconhecem um jogo roubado. Se preocupam com erros isolados, e não prestam atenção ao andamento da partida.

    Não sei, a sensação é de que seria muito arriscado o Brasil ganhar agora, e ganhar novamente em casa. A supremacia seria muito grande. Está cada vez mais difícil acreditar no futebol.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Está cada vez mais difícil acreditar no futebol.

    Disse tudo. Tem gente que vai se ofender.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Eu nao acredito exatamente em conspiraçao. Mas que o juiz só foi menos horroroso que a propria Holanda, isso é fato. A Holanda bateu e catimbou. Ridiculo. Ridiculo. Ridiculo.

    Tomou um show de futebol no primeiro tempo. FIcou tonta. Qdo acordou, se viu na semi-final.

    O resto das seleçoes é tao ruim quanto. A Espanha é sofrível. Nao sabe defender, nao sabe atacar. É horrorosa. Passou com muito perrengue pelo Paraguai, pq nao voltaram o penalti do Paraguai. E passaram com um gol que comprova o seu nível.

    Acho que os finalistas dessa copa deveriam obrigatoriamente fazer um quadrangular com os dois finalistas do Estadual do Espirito Santo de 2010. Eu duvido que qq um desses 4 seriam campeoes.

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu também não acredito em conspiração nenhuma. Normalmente o motivo de roubo é algo bem simples e com objetivo direto: um time vencer e outro perder.
    Mas que com olhares de auditor, eu investigaria essa partida, investigaria.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Conspiraçao efetiva nao. Mas que acho que “querem” que a europa leve, é fato. Como os juizes dessas quartas foram, todos, parando o jogo toda hora… Bem diferente do estilo habitual…

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Quem viu a entrevista do técnico espanhol após a classificação da Fúria ontem percebeu nitidamente o esforço da imprensa presente em louvar o futebol europeu e dar alfinetadas no sulamericano.

    Nem mesmo o elegante e político técnico se furtou de puxar a brasa para a sardinha do velho continente.

    É fato. A FIFA deve sentir pavor assistindo a ascenção do futebol latino. Justamente por isso o futebol europeu está mudando tanto.

    O que não entendo mais ainda é a europeização do futebol sulamericano.

    Responda a este comentário

    Sancho

    A Conmebol já é o continente mais forte no ranking da FIFA, sí o sí. E aqui, em 2014, os europeus levarão uma paliça histórica com 4 anos de atraso…

    Responda a este comentário

    Sancho

    Quando acordou, o jogo estava empatado. Fizeram um gol DORMINDO!

    Não creio em roubo, mas que o japonês era FRAQUÍSSIMO, ah, isso era…

    Responda a este comentário

    saulo

    Apenas você acha isso.

    Responda a este comentário

  3. Serginho Valente
    3/07/10 - 7:10

    No mais, é Júnior que fica parado, Zico que perde pênalti e corta o Romário, e é ainda (como gostam de bradar seus discípulos) o grande nome do futebol japonês, desse ladrão que apitou o jogo de ontem. É Felipe Mello e Júlio César entregando a rapadura. É Ronaldo e Adriano gordos afundando a seleção, é o comedor de travecos jogando uma final depois de ter tido uma overdose ou coisa parecida.

    É esse clube que abriga uma quadrilha, e reluta em se afastar dos marginais até o último instante possível. É esse clube que tem Bruno como capitão do seu time.

    Não dá mesmo pra ter qualquer apreço pelo Flamengo.

    Responda a este comentário

    André Bona

    O pior é que essa coisa toda que vc relatou, é fato. E tem raiz ideologica, uma vez que é uma pratica recorrente nesse clube nojento.

    Responda a este comentário

    Victor

    Estou com tanto nojo da forma cínica que parte dos flamenguistas se porta como advogado de defesa da corja ou então omite-se de dar opinião quando em qualquer outra situação condenaria veementemente, que nem vou contestar os excessos do comentário de Serginho. São merecidos pela vergonha alheia que o Flamengo está causando com seus atuais jogadores.

    Em tempo: Nem vou perder tempo citando os flamenguistas que se sentem envergonhados e que não estão perdendo a oportunidade de execrar Bruno e cia. Eles e existem, são conhecidos e não precisam nem considerar o comentário acima. O comentários vai para os flamenguistas sonsos ou que batem palma como vó desmiolada.

    Responda a este comentário

  4. lincoln
    3/07/10 - 11:09

    voces acreditam mesmo nessa teoria da conspiração.. quantas vezes voces ja viram no futebol um time jogar bem o primeiro tempo e no segundo nao jogar nada.. ou o contrario…
    sei la… nao vi nenhum lance de roubo descarado. felipe melo foi bem expulso como victor disse.. sei la.

    Responda a este comentário

    lincoln

    o “sei la” que utilizo é que os argumentos que foram apresentados ate agora aqui nao me convencem pra essa teoria.. eu acho que o brasil mandou mal mesmo ontem e ta fora.

    Responda a este comentário

    Taís

    Também acho. É louvável assumir que não foi, não deu memso, do que ficar arrumando justificativas e vilões. Felipe Melo foi expulso pelo que fez, de acordo. Mas na boa, nao acho que deve ser tão massacrado pelos ignorantes d eplantão como está sendo…

    Responda a este comentário

    André Bona

    Eu tb nao acho. Acho que a culpa é do ataque. Robinho, Kaká e Luis Fabiano. Pq o primeiro tempo foi mamao com açucar e essas bestas deveriam ter liquidado a fatura. Mas uma vantagem sobre outras seleçoes existe: eles tentaram até o fim. Nao conseguiram. Tirando o juiz, perder e ganhar é do esporte. Pelo menos nao foi aquela merda de 98 e de 2006.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Eu acho perfeitamente possível, mas acredito no Dunga.
    Nem tanto como técnico (apesar do histórico indiscutivelmente vitorioso com a seleção), mas pelo exemplo de seriedade que é.

    Responda a este comentário

    Victor

    Lincoln, esse é um ponto crucial que diferencia como pensamos. Aliás, o pensamento dominante é o teu, enquanto o meu é minoria.
    Eu só me coloco em discussões sobre lances capitais, porque é legal discutir se foi ou se não foi. Mas penso como errou ou acerto mesmo, nada mais que isso.

    Minha proposta para utilização de tecnologia em arbitragem sempre foi como uma coisa passiva, para montar um banco de dados. Isto é, na minha concepção, em todas as partidas, os erros deveriam ser anotados quantitativamente, ou seja, um erro que resultou em gol, ou uma iversão de lateral besta no meio-campo, teriam o mesmo valor unitário.
    Não é necessária grandes discussões filosóficas, a mensuração de erros seria feita por um colegiado contratado para tal que acabaria definindo ela o que seria erro ou acerto. No médio e longo prazo, a tendência é que esse colegiado ao definir isso, colocasse de fato a tal “escola de arbitragem” pois iriam traçar a linha do que é tolerado ou não.
    De posse dessa quantificação, poderia-se por exemplo traçar curvas normais de distribuição de como os “erros” ocorrem durante uma partida de futebol, e de árbitro para árbitro.
    Dessa forma, como esse levantamento, ficaria mel na chupeta associar uma anormalidade sutil (como no caso da amarração que a arbitragem fez no Brasil no 1º tempo quando o time estava muuuuuuuuito melhor) para o observador descuidado na partida com uma anomalia na tendência de uma partida e dos árbitros em questão.

    Isso que sugiro não é nada revolucionário. É feita em qualquer outra atividade. Basta sistematizar para a arbitragem.
    Você como estudante da área de educação, deve ter na mente um exemplo óbvio que se uma turma inteira tirar 10 na prova fica muito fácil de evidenciar fraude. Mas como detectar o pequeno delito, aquele em que nem toda a turma burla o sistema anti-cola e quem esteja fraudando não tire um gritante 10?

    Se você fosse um contador pilantra, você iria roubar de cara 80% do saldo de um cliente ou iria colocar ao longo do tempo pequenos acréscimos em um monte de coisa e ir fazendo sua “poupança”?

    A fraude que quebra é a que se insere no contexto da atividade regular, difícil de ser detectada sem acompanhamento ou auditoria. A óbvia é burrice, desespero, despreparo ou soberba.

    ****
    Achei um exemplo análogo que se aplica ao erro descarado a olhos vistos da pequena fraude que potencializa o rendimento de um competidor (exatamente como o dopping):
    O exemplo já aconteceu.
    Quando jogo War eu não saio da mesa e presto atenção em tudo. Se alguém comprar uma carta a mais ou roubá-la do baralho, eu não terei como ver na hora. Mas prestando atenção nas rodadas em que as trocas são efetuadas e contando quem não conseguiu enventualmente não comprar carta em alguma rodada, percebe-se fácil uma fraude. Seria um roubo grosseiro e descarado. Não é nem necessário ver o roubo para pegar o meliante
    Mas sabemos que além de pegar mais cartas, pode-se levar benefício com o número certo de cartas contudo com a combinação mais apropriada, e assim sendo, não é possível que alguém contando as rodadas detecte fraude.
    Porém, para alguém mais atento no jogo, fica estranho se dois jogadores sentados próximos um ao outro começam a ter trocas recorrentes com apenas 3 cartas sempre. A dedução óbvia é que se coincidentemente os dois não são improvavelmente sortudos, estão trocando cartas entre si. Neste caso, nosso cérebro por experiência e repetição faz o levantamento quantitativo das probabilidades. Sabemos a dificuldade em ter 3 cartas adequadas uma única vez e sacamos com facilidade que duas pessoas conseguirem tal feito mais de uma vez é de se estranhar.
    Os jogadores fraudulentos, sabendo que cometerão fraude podem por exemplo serem mais agressivos, uma vez que terão recuperação mais rápida dos exércitos. Isso influencia na dinâmica do jogo e ainda que o fraudador não use o logro que pretendia usar por não haver necessidade, já leva vantagem sobre os adversários.

    No caso do futebol, não temos essa percepção tão aguçada pelo número grande de variáveis e por não estarmos focados no jogo uma vez que somos mero observadores torcendo e sem pensamento prévio de auditar. Mas eu tenho certeza que há tentativas mil de logro em competições esportivas em todas as esferas. Seja pelos jogadores, pela arbitragem, dirigentes, federações, TV e etcetera. Motivo alguém sempre tem para tanto.

    ****
    Outro exemplo real: Vemos inúmeras vezes jogando partidas de tabuleiro e cartas aí na tua casa que neguinho erra por desatenção. Vida que segue.
    Mas pode ver que W. e L. erram mais vezes que os demais. W. quando confrontado ao menos para de “errar”. Já L. parece ter a patologia do logro. Quando eu digo que L. rouba no jogo, mesmo fazendo em tom jocoso, é porque ela rouba mesmo. Quando flagrada, ela traveste de erro de desatenção o que faz. Mas pode reparar que o erro nunca prejudica ela, e que ela é desatenta apenas nesses detalhes.
    Por isso gosto do mecanismo da renúncia que existe na sueca. Permite dentro da regra que o jogador seja dissimulado, ao mesmo tempo que oferece ao atento auditor ferramentas para a verificação e punição ao “logro”.

    Serginho tem uma proposta bem interessante ao futebol, meio que parecido com a renúncia. Jogador precisou pedir atendimento em campo, fica 5 minutos fora da partida. Diminuiria consideravelmente o cai-cai no futebol.
    Cai-cai aliás, é uma fraude de difícil deteção por parte da arbitragem por mais que seja óbvia. A FIFA tanto se incomoda com isso que pode observar que nesta Copa voltamos ao estilo de 90 para trás. Nada de maca e carrinho em campo. A orientação é para o cara se levantar ou se arrastar para fora de campo e a partida prosseguir.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Tem uma coisa que eu acho que passa despercebido nos comentários de arbitragem que é um fato inclusive orientado pela FIFA: na dúvida, o lance deve seguir em benefício do ataque.

    Incrível que parece que na dúvida, os arbitros param a jogada… O lance do Paraguai por exemplo: era pra ter validado o gol. Afinal, seguiria esse preceito. Todo lance polêmico, então, deve beneficiar o ataque. Se o cara tá na mesma linha, ou um braço na frente, com certeza, o bandeira nao tem certeza. entao, deveria seguir a jogada.

    Assim como no gol do Brasil…

    Pensando agora, vejo que a duvida sempre beneficia a europa. O arbitro do paraguai e espanha, mandou voltar a cobrança da espanha. correto. Mas nao mandou voltar a do paraguai. Errado. Muito errado. Pq foi um critério que, se vc observar, são poucos os que observam isso. Se ele observa, pq nao observou no primeiro penalti?

    Se na dúvida, a decisão deve ser pró-ataque, então, qq lance duvidoso dado pró-defesa, é roubo ou insegurança.

    Responda a este comentário

    Victor

    Penso a mesma coisa nesses lances de dúvida. Creio que há uma certa “randomização” nesses casos duvidosos. Quando fica uma punhetação para ver se o pé de alguém dava condição ou não já penso que o bandeira errou. Fico puto com gol anulado por pentelhésimo de milímetros em impedimento.

    Uma vez citei isso aqui e Serginho me interpelou perguntando se eu achava que um impedimento não deveria ser dado só porque estava “pouco” impedido. Não é o caso. Eu acho é que o bandeira joga na mão de Deus quando levanta a bandeirinha nesses casos.
    Não creio que deveria ser função do cara fazer papel de paquímetro. Impedimento deveria servir para não ter jogador na banheira como em pelada.

    Mas de certo a recomendação da International Board é para que os bandeiras façam o que fazem mesmo e pronto. Do contrário teria passado a orientação explícita para deixar o jogo correr, e não teria se preocupado em mudar a regra como fez coisa de 15 anos atrás com o pormenor de diferenciar que na mesma linha não havia impedimento.
    No geral devem haver poucos erros percentualmente falando.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Em tempo, hoje, o que eu acho é que num impedimento duvidoso, o bandeira somente pode ser acusado de erro ao levantar a bandeira, e não se deixar o lance seguir.

    O problema aí seria se o bandeira tivesse um critério diferente para cada equipe.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Concordo que no geral devem haver poucos erros percentualmente falando. Mas são todos em lances capitais, neste caso.

    Responda a este comentário

  5. lincoln
    3/07/10 - 11:19

    – Por causa do Felipe Melo, os melhores momentos da Copa vão ser editados pelo Tarantino

    – As namoradas de Felipe Melo têm medo de pedir carinho a ele. Ele pode entender carrinho

    – Milhares de pessoas no mundo deram entrada no hospital após assistir à atuação de Felipe Melo em transmissão 3D

    – Felipe Melo não é bom de matemática mas gosta de dividir sem deixar restos

    – O cartão de visitas do Felipe Melo é o vermelho

    – Após os treinos, alguns jogadores treinam cobranças de faltas, já Felipe Melo treina como cometê-las

    – A lenda da mula sem cabeça começou depois de um pé alto de Felipe Melo

    – Todas as seleções têm volante… nós temos para-choque

    – O saci tinha duas pernas até ser atingido por Felipe Mello

    – Felipe Mello não nasceu, foi expulso do útero

    – Aquiles uma vez dividiu uma bola com Felipe Mello, seu calcanhar nunca mais foi o mesmo

    Responda a este comentário

    Taís

    Lincoln, por favor, não compartilhe do pensamento comum…
    Você é inteligente, músico, logo tem o cérebro mais evoluído…

    Responda a este comentário

  6. Taís
    3/07/10 - 11:42

    O fato é que muita gente acha que entende de futebol e assiste aos jogos da seleção do Brasil na Copa como festa. Não tem olhar crítico, não entende da história, não faz analogia com outras Copas, não sabe de coisas que acontecem nos bastidores e até mesmo fora, como por exemplo a discussão do PVC e Felipe Melo por telefone, quando a da convocação dele pra Copa… Enfim, as pessoas não analisam.

    Na hora que o juiz de ontem entrou em campo eu o achei estranho. Uns sorrisinhos diferentes, efim… Até brinquei com meu pai, dizendo “Será que o japonês de hoje será igual àquele da estréia do Brasil na Copa de 2002, contra a Turquia?”rsrs E claro, não foi nem parecido. Favoreceu a Holanda em tanta coisa que deu raiva. Será que isso só foi perceptível pra poucos?

    Existe aquela especulação, em razão do Brasil ter vendido a final de 98, acordo com a Nike, etc, e eu de verdade não acredito nisso. É mais fácil crer num acordo milionário, onde os caras se venderam, do que na superioridade, união da França naquele momento, e no amarelismo do Brasil.
    Dizem que este ano está armado pra Argentina ser a campeã, devido a este acordo de 1998… Vamos ver.

    O Felipe Melo deveria sim ter a pena atenuada. Ele fez esse ato horrendo, de dar um pisão, mas imaginem só estar dentro do campo, vendo aquele filme de teror da boçalidade holandesa, chacota oriental com a nossa seleção? Não há nervos que aguentem… Além do mais, o que será que o Robben não poderia ter feito antes para irritá-lo?

    Sempre temos que achar um vilão, a quem colocamos toda a culpa. Ele ganha os créditos pela desgraça. Dessa vez sobrou pro Felipe Melo, por causa do pisão.

    Engraçado que do Kaká ninguém fala. Em duas eliminações em quartas de final – 2006 e 2010-, ele se omitiu muito durante as partidas. Em 2006, parecia um menino de 10 anos olhando pro ídolo (Zidane) e ontem, ficou igual barata tonta. Será que as pessoas não percebem isso ou tem memória curta? Kaká não é massacrado porque ´”direitinho” e “bonitinho”, nos padroões de uma soiedade boba, pseudo-conservadora.Pra mim, até hoje, ele não mostrou ao que veio.Talvez a vocação dele, o dom de Deus que ele tanto fala, seja mesmo ser Pastor, porque como jogador, representando a seleção do país dele numa Copa do Mundo, ele não parece levar jeito. http://padom.com.br/kaka-e-consagrado-presbitero-e-esta-perto-de-se-tornar-pastor-da-renascer

    Neste post não vou queimar o Flamengo, acho que não cabe. Mas gostaría de deixar claro a minha insatisfação com a religiosidade da nossa seleção e apontar isso com um fator feio, desinteressante e que trouxe instabilidade à seleção brasileira. Jorginho, Lucio, Kaká, são os maiores representantes dessa” seleção de Cristo”.
    O Brasil, segundo a Constituição Federal de 1988, vigente no país até hoje; a Copa do Mundo, a Copa das Confederações, as Olimpíadas não são dos atletas de Cristo, ou de Jeová ou do Tranca-Rua. Nada a declarar (não posso, não devo e não jamais faria isso)sobre a fé ,devoção de ninguém, todavia, reivindicar a separação entre religião e Estado, religião e política, religião e ciência, religião e esporte, é necessário.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Se era pra a Argentina ganhar, não avisaram pra Alemanha.

    Hehehe.

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Veron está triste?

    HAHAHAHAHAHAHAHA.

    Boa Alemanha

    Responda a este comentário

    Matheus

    Argentina desclassificada com Verón perdendo posição e não jogando?

    Sorín deve ter ido às lágrimas de tanta emoção.

    CHUPA BRUJITA!!!

    Responda a este comentário

    Taís

    Agora espero que parem aquelas especulações da Copa “comprada em 1998”, e que seria assim;
    1998: França;
    2002: Brasil;
    2006: Itália;
    2010: Argentina;
    2014: Alemanha
    heheheheeh

    Responda a este comentário

    André Bona

    Eu nao acredito nesse nivel de conspiraçao. Mas acredito piamente que a Europa na frente é um desejo da FIFA.

    Eles gastam a grana. E nós continuamos no páreo.

    Tanto é que o Alemão disparou contra os sul-americanos. E nao exatamente contra a argentina, essa semana.

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu ignoro e cago comletamente para aquela teoria da conspiração. O motivo pelo qual o japona roubou o Brasil eu não sei qual é. Só sei que garfou.

    ****
    Felipe Melo é uma cavalgadura, uma besta. Mereceu ser expulso e merece pegar mais de um jogo de gancho pela entrada. Contudo, isso não foi determinante no placar e não creio que se esse lance não tivesse acontecido, ainda assim o Brasil conseguisse empatar aquela partida.
    Quem quiser execrar o cara pela expulsão, tem toda a razão. Pela derrota, nem prestarei atenção.

    ****
    Sobre o Kaká, continuo com a mesma opinião que emito há alguns anos. Ótimo jogador, que conseguiu por características físicas e mentais potencializar seu melhor momento na carreira. Já achava ali que não era um assombro. Eu o via como alguém que conseguia fazer tudo com enorme competência, o que por si só é louvável, mas alguém desprovido daquela coisa incomum que possuiram um Romário, Zidane, Forlan, Ronaldo, Maradona, Rivaldo, Roger Milla e cia. Suas atuações em Copas do Mundo como você bem observou evidenciam isso. Eu por exemplo, não achei que ele foi mal nem em 2006 nem em 2010. Jogou o que sabia e podia.
    Sei que os rubronegros irão achar que falo por provocação, mas não é. Digo porque é o exemplo clássico. Kaká é mais ou menos como Zico. Figura sem destaque na Copa de 78 quando já tinha 25 anos, no auge da forma. Jogadores que por mais queridos que sejam e por melhor imagem que tenham, tem limites à despeito do que os fãs enxergam.

    ****
    Quanto aos “alteltas de Cristo”, eu pessoalmente não vejo problema algum. Há muitas histórias que eles fazem panelinha e tumultuam ambientes. Mas há um sem números de outras panelas, então é algo que não mexe muito com minha cabeça no tocante ao time. A direção do time que tem de saber lidar com essa porra.
    Eu, pessoalmente, incomodo-me com o proselitismo, mas é uma implicância mais minha que achar que seja uma fonte de problema incontornável.

    Responda a este comentário

  7. Matheus
    3/07/10 - 12:59

    Um lance em questão em chamou a atenção ontem.

    A falta que Robben sofre e que dá início à jogada do 1º gol foi de uma cara-de-pau sem tamanho. Michel Bastos sequer toca no ponteiro holandês que abre uma cara de choro e berra como se fosse um guri de 5 anos perdendo o pirulito.

    Faltas invertidas, amarelo pra cá e nada pra lá, etc.

    Se Felipe Melo mereceu ser expulso, De Jong e Oijer mereceram cárcere.

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Ele simulou pra tentar um cartão pro Michel Bastos. Mas falta foi MAtheus, se o Robben não pula partiria ele no meio. Aí é muito

    Responda a este comentário

    Matheus

    Porra nenhuma, Marcão.

    Aquilo foi menos falta do que, por exemplo, o carrinho que o Mascherano deu no Klose hoje e nem falta foi. Michel ainda recolhe o pé um bocado.

    Sei lá, eu acho que o Robben fica naquilo desde que apareceu no Chelsea e ninguém faz nada. Depois ficam pegando no pé do Neymar.

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Mas se foi Argentino já tá errado, falta clara.

    Sério mesmo, achei falta; falta de jogo, não violenta mas falta.

    Todo mundo faz onda e já manifestei que fingimento é o que mais me irrita no futebol, porém o maior ator de todos os tempos de uma copa do mundo é brasileiro e craque da copa de 2002 http://www.youtube.com/watch?v=UgfRCa71Kmw

    Responda a este comentário

    André Bona

    COncordo e por isso acho que os jgoadores do BRasil tinham que ter arrumado um porradeiro pro juiz sentir pressao.

    Responda a este comentário

    saulo

    Se tivesse arrumado esse “porradeiro”, o Brasil poderia ficar com nove em campo.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Que diferença prática teria? Nenhuma. Pelo menos arrumava a confusáo pela roubalheira. Brasil apanhou de Costa do Marfim, Portugal e Holanda.

    Responda a este comentário

    saulo

    Mesmo se fosse ou não falta, aquele lance normalmente o Júlio César defenderia. Errou feio.

    Responda a este comentário

    Victor

    O maneiro desse lance foi que Daniel Alves (eu acho) chegou para ver se o Robben estava bem e quando viu a cera mandou uma esculhembação muito forte hahahahaha
    Futebol é muito maneiro. A verdadeira revolução tecnológica nas transmissões para mim seria ter a possibilidade de ouvir o que nego conversa no campo (além das orientações dos técnicos para os jogadores). Se jogando pelada, neguinho fala coisa de jogo pra cacete, imagina em uma partida à vera. Putz… ia cair a casa de muito comentarista.

    Em tempo: Dunga errou inúmeras vezes ma hesitação de jogadores pendurados durante a Copa, nesta acertou em tirar Michel Bostas pelas circunstâncias de jogo (apesar de ter errado em escalá-lo ou mesmo levá-lo). Só que mesmo entrando Gilberto, eu teria posto Daniel Alves para a esquerda e o cruzeirense no meio.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Eu me pego por exemplo. Em pelada de amigo, em que não vale nada, eu não falo nada, jogo rindo, tiro o pé pra não machucar ninguém e tal.

    Em jogo de campeonato qualquer que eu esteja participando, pisão de leve no tornozelo rola solto. No meu e no dos outros. É normal isso. Numa copa do Mundo então, nem se fala. Pra não citar o que é falado.

    Quanto ao Michel Bastos, completamente de acordo. Até achei que o Dunga pediria isso. Até porque, o Daniel não rendeu no meio.

    Responda a este comentário

    Victor

    Nas peladas que eu jogo ninguém pisa no tornozelo um do outro. Eu acho normal mas não acho aceitável. Pelo menos nas que me proponho a jogar frequentemente e para o lazer.

    Só que sei que o jogo é assim. Quando eu assisto a uma partida de futebol com atletas de ponta, entendo que faz parte da coisa e compõe o espetáculo.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Pelada é pelada, jogo é jogo. Hehehehe.

    Se você assistir os varzeanos daqui de BH ou o campeonato municipal lá do interior (em que a maior parte dos jogos ocorre na zona rural) saberia que nem tem muito como fugir disso.

    Na verdade, nem precisa pegar pra ver esses. Esses eu joguei e sei como funciona. Mas já vi isso acontecer em campeonato de escola, futebol de praia, etc. Mas sempre em campeonato. Quando esse tipo de coisa acontece em pelada, pisão na maldade, por exemplo, neguinho é até banido.

    Responda a este comentário

  8. Taís
    3/07/10 - 13:01

    Pois é. Será que somos loucos por ter percebido isso?

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Não fale em louco, Taís…
    Sempre há quem se ofenda.

    Responda a este comentário

    Taís

    Ok, mas será que nós fomos os únicos a perceber isso? INDIGNADA!

    Responda a este comentário

  9. Taís
    3/07/10 - 13:09

    Desculpa, loirice.

    Responda a este comentário

  10. Matheus
    3/07/10 - 13:13

    Aliás, se Felipe Melo não fosse aloprado, seria bom volante.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Eu acho que ele poderia ter aloprado geral e aberto uma porradaria generalizada em campo. Era a unica coisa que deveria ser feita pelo BRasil e que nao foi feita. Holandeses foram um bando de FDP.

    Responda a este comentário

  11. Matheus
    3/07/10 - 13:18

    E, por fim, Robinho ganhou pontos comigo nessa copa.

    Nêgo tem que ter sangue-nos-zóio para defender a seleção. Se antes eu achava um palhacinho, ontem ele mostrou seriedade. Nervoso ele ficou com a putaria que o juiz armou.

    Mas jogou muita bola nessa copa e na hora de botar a mão na cara de caboco 30 vezes mais alto que ele, botou também. Não ficou igual uns aí em 2006, de sorrisinho depois de eliminado.

    Responda a este comentário

    Taís

    é melhor nem citarmos nomes, prioncipalmente eu, que estou pegar o Kaká e dar uma surra… Aliás, já viram o que a esposa dele fez?
    http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1604026-9798,00-MULHER+DE+KAKA+ENCARA+ELIMINACAO+DO+BRASIL+COM+BOM+HUMOR.html

    Não poderia ter ficado calada?

    Responda a este comentário

    André Bona

    Olha o que ela fez… olha o que ela fez… olha o que ela fez…

    Eu gosto do estilo bad boy do Kaká. Gostei da porradeira que ele tentou arrumar contra costa do marfim, pq aquele jogo ali, era pra ter arrumado porradeiro. Os caras bateram com força.

    Responda a este comentário

    Victor

    Pô Taís, essa mulher do Kaká é a parada mais maneira que ele tem.
    A menina não se preocupa em nada em fazer imagem, ela se porta como torcedora e kakazete mesmo. Muito engraçado, e autêntico.
    Ela é assim mesmo. Em jogo do Real Madrid quando Kaká é substituído ela xinga o ténico e tudo. Ela se porta como qualquer “anônimo” no Twitter. Essa porra aí eu acho maneira.
    E acho certo. O que é importa e que deveria ser notícia é a opinião do Kaká. Quem tem de ser polido e tem contrato de imagem é ele, não ela.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Matheus, acho que você viu outro Robinho nessa Copa. Ele fez tudo, menos jogar. Se escondeu no jogo contra a Costa do Marfim e no jogo contra o Chile, só fez o gol e olhe lá. Aquilo que ele fez ontem em campo foi a mesma coisa que um chihuaua faz. Fica latindo pra tudo quanto é lado e quando alguém avança pra cima, ele põe o rabo entre as pernas e se esconde.

    Já não é de hoje que ele sempre faz a emsma coisa: Quando o jogo é sério, ele cava um buraco lá pela banda esquerda do campo e se esconde por lá. Se ele quisesse dar uma de homem, que pegasse a bola, partisse pra dentro dos holandeses e fizesse o que tinha que fazer, não dar aquela pipocada feia de nem dominar uma bola conseguir.

    Pra mim, o Inominável continua sendo uma farsa. Depois que saiu do Santos pra ir pro Real Madrid, ele esqueceu o futebol dele e vive pelas “glórias” do que apresentou nos campeonatos brasileiros que ele disputou. O Denílson teve ao menos mais dignidade do que ele.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Cara, ontem, pelo menos no 1º tempo, ele fez tudo, menos se esconder. Achei ele muito bem ontem. Depois, acabou caindo como todo o time. E ultimamente tenho visto bons jogos dele também pelo Santos, vide contra o Galo aqui em BH.

    Também achei ele o melhor contra Coreia do Norte. E contra os outros, foi um bom coadjuvante.

    Se você quer que ele se meta a ir pra cima dos holandeses, veja o lance do quase-gol do Kaká em que ele passa por uns três e entrega uma bola limpa pro Luis Fabiano.

    Sem contar a movimentação do gol.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Matheus, aí é que está o problema. Quando o jogo não vale nada, ele arrebenta. Agora, quando é a vera, ele se esconde. Sempre foi assim nos últimos seis anos. Ele, como o jogador que estava melhor fisicamente dos três que mais se esperavam da seleção, deveria ter ido muito melhor do que foi. Kaká e Luis Fabiano tiveram lesões que os deixaram fora de jogo por um bom tempo, coisa que não aconteceu com o Inominável.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Eu acho que o Robinho joga pra galera. Ele é malandro.

    Nao acho que ele nem deveria ser convocado, pq chuta mal.

    E acho que ele, ontem, como atacante, é co-responsavel pela eliminaçao. Pq o chocolate que o Brasil deu na holanda no primeiro tempo, sem ter sido efetivo é inaceitavel.

    Responda a este comentário

    saulo

    Chuta mal???? Ele fez quase todos os gols em chutes fora da área!!!! O problema dele é desligar o botão da tomada. Erroneamente o Dunga não o sacou para dar lugar ao Nilmar.

    Responda a este comentário

    Victor

    Ele fez quase todos os gols em chutes fora da área

    Criança abençoada por Deus, Robinho fez dois gols na Copa.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Eu até acho que com o Robinho, o lado esquerdo ficou melhor. com o NIlmar, o MIchel ficou sozinho lá. Mas continuo achando que o Robinho joga pra galera. E na verdade, joga muito menos que sua fama. Muito menos com força.

    Responda a este comentário

  12. André Bona
    3/07/10 - 17:50

    O que me dá muita raiva é a europa ganhando.

    A concepcao do que é o futebol na europa, é muito escrota. O conceito do esporte é uma abismo, entre sulamericanos e europeus.

    A Alemanha, contra o Brasil, jogaria na defesa. Todos contra o Brasil, jogam na defesa. Se o Brasil jogasse fechado, todos os jogos seriam 0 x 0 pq nenhum adversario teria coragem de atacar.

    Responda a este comentário

    saulo

    Primeiro de tudo: não se deve jogar todo o futebol europeu no mesmo saco. Diferente das outras copas, a Alemanha joga um futebol mais técnico e ofensivo. O fato do Schweinsteiger jogar como segundo volante, demonstra essa mudança de filosofia. Joachim Löw soube armar uma equipe bem equilibrada e boa em todos os setores. Caso seja campeão, merece todas as glórias.

    Responda a este comentário

    Victor

    Chupa Saulo.
    Babou ovo forte da Argentina que isso e aquilo e o time jogou pior que o Brasil na Copa. Bando de peladeiros.
    Babou o ovo da Holanda, e esta joga mais retrancada que qualquer time armado por Joel.
    Babou o ovo da Espanha, que é a única que você acertou e joga bem. Mas o relógio quebrado aqui na parede de casa também acerta as horas duas vezes por dia.

    Parabéns, por agora nas… semi-finais reconhecer a Alemanha como um time que joga bola quando o Mundo inteiro fala desde a estréia.
    Este parabéns não é ironia. É sério. Para quem não muda nunca os preconceitos eu achei uma baita evolução.

    Responda a este comentário

    saulo

    Nunca precisei babar o ovo de ninguém, a Argentina jogou melhor mesmo que o Brasil. Isso todo mundo viu e não foi difícil diante de tanta mediocridade brasileira.
    A Espanha tem um time técnico, porém não é decisivo. Toque muito bem a bola e deixa muito a desejar na hora de finalizar. Roda demais em círculos e chuta muito pouco. Será muito difícil passar pela Alemanha.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Saulo, como seria rodar em quadrados?

    Responda a este comentário

    saulo

    Normalmente um campo tem 110 X 78(comprimento e largura) e não é difícil rodar neste espaço. Caso não saiba, o Carrossel holandês rodava naquela última grande revolução tática da história do futebol. A única diferença era o então craque decisivo e finalizador Cruyf.

    Responda a este comentário

    Victor

    Se você não sabe o que fala sobre 2010, como podemos confiar que sabe sobre 74?

    Responda a este comentário

    saulo

    Assisti recentemente na ESPN duas partidas da Holanda da copa 74(semifinal e final). Justamente contra o Brasil e a Alemanha. O Carrossel literalmente rodava em campo e todos os jogadores trocavam de posições.
    Sobre 2010, fiz todos os comentários técnicos e táticos dos quais ninguém fez ou analisou. Quase todos aqui deram as cornetadas equivalente ao pessoal do Rock gol.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Cabeleira, você não entendeu.

    E eu não vou explicar.

    Responda a este comentário

    Victor

    Nunca precisei babar o ovo de ninguém, a Argentina jogou melhor mesmo que o Brasil. Isso todo mundo viu

    Eu não vi, e a Alemanha também não. Saulo e coreanos viram.

    A Espanha tem um time técnico, porém não é decisivo. Toque muito bem a bola e deixa muito a desejar na hora de finalizar.

    Falar besteira, QUE COSA TRISTE.

    Roda demais em círculos e chuta muito pouco.

    És muita besteira, QUE COSA TRISTE.

    Só fala merda, QUE COSA TRISTEEEEEEEE.

    Responda a este comentário

    saulo

    Então espere as semifinais.

    Responda a este comentário

  13. Bernardo
    3/07/10 - 19:11

    Vitor,

    estou virando leitor assíduo dos seus comentários. Mto bom.

    Essa Copa está sendo dos juízes!

    Mas Juuuuulio César nao fez nada a Copa inteira. Quando precisou dele, o sujeito deu um cascudo na cabeça do Felipe Melo ao invés de dar na bola.

    Gol ridículo! Nao pode ser considerado o melhor do mundo. Só Argélia e Inglaterra tiveram goleiros mais fracos na Copa. Olha o gol da Costa do Marfim no Brasil..

    Time medíocre. Kaká tinha que trabalhar no Jonas Brothers.

    Faltou Romário, Dunga, Bebeto, Edmundo. Gente que joga com garra e decide.

    Longe de mim defender marginal, mas Kaka só serve pra fazer camapanha para casar virgem. Um time que dependa dele tá ferrado.

    Só não faltou diamante na orelha desse time.

    Grande abraço!
    Bernardo

    Responda a este comentário

    Taís

    Kaká tinha que trabalhar no Jonas Brothers. (2)
    Adorei! hahahahah Perfeito!

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não é de hoje que eu já digo isso e, por incrível que pareça, muito atleticano (que mais acompanha, junto com cruzeirense) concorda.

    Fábio é o melhor goleiro do Brasil. E tem tempo.

    Responda a este comentário

    Victor

    Show que você curte meus comentários. Espero que apareça mais para comentar já que a ideia é a discussão.
    E na discussão, eu discordo de algumas coisas. Não achei nada muito estranho nas arbitragens além de jogos do Brasil que foi o time caçado na Copa. Quem quisesse bater no Brasil só precisava pegar a senha. Coréia do Norte e Chile não pegaram. O resto pegou a deles e desses dois times. Costa do Marfim e Portugal principalmente.

    Acho que Julio Cesar não fez nada e foi um dos piores goleiros da Copa. Por outro lado, continuo achando ele um goleirão e não fazia o menor sentido ele não ser o titular. Não há viva alma no Mundo que tenha contestado sua titularidade antes da Copa.

    Kaká para mim jogou bem como terceiro atacante dentro de suas possibilidades. Sintetizei aqui o que penso sobre ele. Kaká é um ótimo jogador que consegue potencializar suas melhores características. É muito inteligente e sabe entender a partida de futebol. Mas isso não faz dele um jogador sobrenatural. Quem o vê assim, decepciona-se com o resultado em campo. Quem não vê, entende que ele pode ser um titular de Seleção Brasileira, cumprindo bem seu papel denttro de campo, como fez.

    Quanto a falta de jogadores em campo, bem… isso é mais um problema demográfico que qualquer outra coisa. Se não existem esses jogadores para serem chamados, não adianta nem ficar chorando o leite derramado.
    Mas só como um apêndice ao comentário, Edmundo quando participou de Copa do Mundo só faltou se cagar nas calças, se é que não fez. A pisada que ele deu na bola em 98 fala por si só.

    No geral, agora como engenheiro de obra pronta, penso que o time do Brasil era forte e competitivo apesar de não estar muito acima dos demais (e abaixo da Alemanha). Acima da Holanda está mas perdeu para o juíz.
    O ponto mais fraco do time são os atacantes. Um consegue criar mas não chuta, o outro é uma negação para participar do jogo.
    Neymar faz as duas coisas. Kaká com menos talento também. Essa seria a melhor dupla de ataque titular para o time em 2010. Robinho e Luis Fabiano seriam excelentes reservas.

    Responda a este comentário

    Bernardo

    Nao digo que o Kaká seja ruim, mas o problema foi colocar nas costas dele uma responsabilidade que ele não pode ter. Ele não chama pra si a responsabilidade e nunca vai chamar. Robinho idem.

    E sobre precisarmos ter jogadores sobrenaturais para fazer uma boa Copa, na minha opinião, prefiro um time de medíocres esforçados do que estrelinhas que não fazem nada na hora que se precisa. Olha o Uruguai, por exemplo. Tirando Forlán, que junto com o Villa são os craques da Copa, o time é limitado, mas esforçado. Dá gosto de ver a superação deles a cada jogo. Correm. Suam a camisa.

    Quanto à arbitragem está decidindo a Copa, gol legal anulado dos EUA, gol do Tevez que estava mais de um metro impedido, gol da Inglaterra na Alemanha. São erros grosseiros, como a falta que originou o gol Holandês.. isso sem falar no penalti absurdo marcado para favorecer Gana contra o Uruguai. Todo mundo viu. A bola bate nitidamente no rosto do jogador em cima da linha do gol! hehehe

    Pode ser exagero o que falo do Kaká. Confesso que tenho um certo rancor por ele desde quando presenteou a “Bispa” Sônia com o troféu de melhor do mundo e doou o prêmio para construção de escolas em Israel! É um bundão mesmo!

    Responda a este comentário

    André Bona

    Kaka nunca estaria 100%, uma vez que 10% é da igreja.

    Eu nao gosto do Kaka fazendo papel de santo. Gosto do Kaka xingando e dando porrada.

    Concordo. Perder e ganhar é do esporte. Mas vontade de ganhar é essencial. E acho que nesse quesito, nossos jogadores nao ficaram devendo em nada. Lembrando entao de 2006, 98, 86 e 82 entao… 90 eu livro os caras pois a tentativa de implantar um esquema tão diferente dificultou muito.

    Responda a este comentário

  14. André Bona
    4/07/10 - 13:04

    Tomar gol nao é problema. O problema é tomar mais do que se faz. Pelo que o Brasil jogou no primeiro tempo, faltou competencia ao ataque de matar o jogo. se houver culpado, pra mim o culpado é o ataque.

    Se houver sortudo nessa copa, esse sortudo é o time da holanda. fraquissima por sinal. A maior das zebras até agora. E olha que Espanha tb é zebra… Uruguai, tb… tudo zebra. Caminho livre para o tetra alemao.

    Se analisarmos a historia das copas, devemos lembrar que o Brasil tb nao vai ganhar tudo né… de 94 pra cá, essa é a 5a. copa. Ganhamos 2 e fizemos uma final. tá bom né?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Também acho que tá ótimo.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Mas é uma BOSTA perder!

    Responda a este comentário

    André Bona

    Ainda mais pra fraquissima Holanda e da forma como foi.

    Responda a este comentário

  15. André Bona
    5/07/10 - 7:14

    As vezes, qdo vejo o comportamento manipulador da Globo, fico pensando se Hugo Chaves está tao errado assim fechando emissoras de TV.

    Responda a este comentário

    Victor

    Está.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Olha, cada um conta o fato do jeito que quer. O chavez não fechou a tal emissora de tv. Só não renovou a concessão. E achei até “justo” não ter renovado a concessão da emissora que participou ativamente da tentativa de golpe de Estado que ele sofreu.

    Sem hipocrisia, qualquer um aqui agiria da mesma forma no lugar dele…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Claro que está.[3] E muito.

    Responda a este comentário

  16. Victor
    5/07/10 - 10:07

    Opinião contundente:

    http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2010/07/juninho-pernambucano-critica-dunga-em-jornal-frances-igual-domenech.html

    Responda a este comentário

  17. Bender
    5/07/10 - 11:39

    Bom… pulei alguns comentários escrotos demais para receber qualquer atenção minha.

    Quanto ao post, sinceramente, fiquei muito puto com o trio japona na hora. Pensei que era coisa minha, do calor do jogo, mas as interrupções com o japona explicando cada marcação que tinha feito era irritante mesmo.

    Mas colocar a desclassificação 100% na conta do trio é exagerar. A seleção perdeu mesmo o prumo quando sofreu o primeiro gol holandês marcado por Felipe Melo. Desequilibrou geral. Tipo Dunga perdendo a linha na coletiva. Reflexo?

    Responda a este comentário

    Victor

    Se(*) a arbitragem roubou, a desclassificação pode ser colocada 99% na conta do trio (sempre há uma margem para o erro e o acaso). A história do jogo é mera moldura, ainda que a Holanda tivesse massacrado na bola sem que a arbitragem precisasse efetivamente atuar. Algo como os publicitários já terem prontas as peças do título do Brasil de 2010 que nunca irão usar. O cliente deixou pago e a agência embolsou.

    (*) Este “Se” não é daqueles de algo que não aconteceu e mudaria o rumo dos acontecimentos. Este “Se” reflete uma dúvida de algo que pode ou não ter acontecido e que simplesmente não tenho certeza.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Eu tenho certeza. Foi um roubo escandaloso, ridículo. E o Brasil não tinha a menor chance de sair vencedor do jogo.

    Responda a este comentário

  18. Taís
    5/07/10 - 13:12

    Responda a este comentário

  19. Serginho Valente
    10/07/10 - 19:13

    Índice de acertos da arbitragem, para a FIFA, foi de 96,75%.

    Isso apenas reforça minha teoria, de que uma arbitragem pode influenciar o resultado de um jogo sem errar de forma contundente.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Concordo Serginho. Outra coisa: Essa análise é quantitativa e nao qualitativa. Logo, essa análise só poderia ser considerada se tivesse um sistema de peso aos erros, para que se chegasse a um resultado ponderado.

    No percentual, nao há diferença entre um penalti nao marcado e uma inversão de lateral.

    Responda a este comentário

  20. Sem Papa na Língua
    12/07/10 - 20:23

    […] a Holanda foi o time mais execrável da Copa, e não venceria o Brasil se não contasse com a clara influência da arbitragem a seu favor no andamento do jogo. Um roubo descarado, que se repetiu em todos os jogos seguintes da […]

  21. Quebra o filho da puta!
    4/06/11 - 12:28

    […] me interessa o confronto entre duas Seleções de ponta, revanche pela eliminação brasileira na Copa ou mesmo a hebdomadária presença do escrete em terras […]

Deixe seu comentário