Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Nada como uma areiazinha do deserto

April 8th, 2008 por | Categorias: Fórmula-1.

Felipe Massa repetiu a dose de 2007 e faturou a vitória no GP do Bahrein. Foi a estréia do piloto na temporada, num final de semana em que ele fez tudo certinho e só não conseguiu mesmo foi a pole-position. O resultado levanta a moral do brasileiro, açoitado pela crítica nas útimas semanas. Assumiu a liderança logo na largada e dessa vez conseguiu manter Kimi Räikkönen numa distância segura, e o campeão garantiu a dobradinha vermelha. Kimi foi amplamente dominado nos treinos e na corrida, mas se continuar chegando em segundo, o brasileiro precisará de mais cinco atuações como essa para superá-lo. De bom, uma boa ultrapassagem por fora sobre Kubica, para conseguir a segunda posição.

E se Massa teve uma grande atuação, do outro lado, Lewis Hamilton esteve irreconhecível. Depois destruir o seu carro no treino de sexta (e assumir o próprio erro) teve uma largada lastimável e ainda encheu a traseira do Renault de Fernando Alonso, ficando sem o bico da McLaren e arruinando qualquer chance na corrida. Ficou em décimo-terceiro e já está sentindo um calor do seu companheiro Heikki Kovalainen. Ambos estão empatados com 14 pontos na classificação.

Mas o maior destaque da corrida foi polonês Robert Kubica, que fechou o pódio com seu BMW-Sauber. Ele conseguiu a proeza de superar Felipe Massa no fim do treino classificatório e conseguiu a sua primeira pole-position da carreira, o mesmo para a equipe. Lembremos que ele só não largou na posição de honra na primeira etapa do campeonato por um errinho na volta rápida. O time alemão assumiu a liderança no campeonato de construtores e sua dupla de pilotos vem dando o que falar. Nick Heidfeld foi o quarto e é vice-líder na tabela. Depois de alguns anos, finalmente, McLaren e Ferrari têm uma boa razão para se preocupar com a concorrência.

A partir daí, começam a se estabelecer as forças no segundo pelotão. Williams, Toyota e Red Bull vêm pontuando e estão em vantagem em relação à Renault, Honda e Toro Rosso. Sobre Super Aguri e Force India não há muito o que falar. Fisichella até deu trabalho para ser ultrapassado e chegou em décimo-segundo (à frente do Hamilton barbeiro), e mais nada.

Coulthard??? Bateu de novo, amigo. E quem pagou o pato foi Jenson Button, que ficou de fora. O escocês chegou ao final em décimo-sétimo, com o carro todo torto. Seu parceiro de Red Bull, Marketing Webber foi sétimo de novo, e vai catando seus pontinhos.

No time francês, Alonso e Piquet estão com dificuldades. O espanhol terminou apenas em décimo e Piquet, sem a segunda marcha desde a volta de apresentação, e sem as outras na volta 41, abandonou.

Barrichello respeitou todas as leis de trânsito e não levou nenhuma multa, mas seu Honda não passou da décima-primeira posição. Ele, Button e Ross Brown certamente terão que cortar um dobrado para melhorar o carro, mas 2007 ficou para trás mesmo. Dá para batalhar pelo Q3 e sonhar com pontos.

Voltas rápidas!!!

O controle de largada está deixando saudades. Kubica e Hamilton que o digam.

– Felipe Massa se redimiu das péssimas corridas na Austrália e na Malásia. Mas nada que justifique os delírios ufanistas de Galvão Bueno. Venceu bonito sim, mas não “calou os críticos”, pois nenhum crítico questionou sua capacidade de ganhar corridas, mas sim por ter falhado em duas oportunidades e não ter assumido. Essas atitudes podem fazê-lo perder prestígio na equipe, além de que é a constância ao longo do ano deve definir o campeão. Não pode mais dar bobeira daqui pra frente.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

16 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

16 Comentários para “Nada como uma areiazinha do deserto”

  1. Serginho Valente
    8/04/08 - 5:24

    Hehehe…Barrichello respeitou todas as leis de trânsito [2]

    O Massa, pra ser respeitado, precisa fazer o que o seu companheiro de equipe (Mr. Frozen) ressaltou como o mais importante, e que eu acho que ninguém no mundo pode discordar. Ele precisa de regularidade.

    Responda a este comentário

  2. Victor
    8/04/08 - 9:58

    Vi em uma entrevista recente de Nelson Piquet onde ele diz que a forma de se disputar F1 mudou.
    Ele lembra que para ser campeão precisou ganhar algumas poucas corridas, marcar um tanto de pódios e que nas outras ele não completou.
    Segundo Piquet, e é verdade, não era tão comum que os pilotos completassem todas as corridas, e isso fazia com que nas que chegassem, era importantíssimo ser um dos primeiros.

    Hoje a F1 mudou. Os carros são muito mais confiáveis, e os pilotos de ponta conseguem chegar em quase todas as corridas. Um piloto que quebra muito não vai brigar pelo título.

    Eu não vi a corrida, mas acredito que Raikkonen não se importtou em ficar em 2º lugar. Ele parece entender o espírito da competição atual da F1.

    ****

    Não vi a corrida, mas pelas anteriores, fiquei com a impressão que as BMW’s não são tão rápidas como Ferrari e McLaren. Tanto que nunca são favoritas para vencer a corrida. Mas pelo visto, são confiáveis, e não é impossível que o carro fique mais rápido. E de qualquer forma, com a irregularidade dos favoritos, a BMW está nas cabeças.

    ****

    Critica-se o Massa por isso mesmo, pelos seus erros e não por não conseguir vencer ou dar show, amigo.
    E a crítica partiu de seu próprio empregador, a Ferrari.

    Responda a este comentário

  3. Robinson
    8/04/08 - 13:17

    Pois é, Serginho. E foi assim que o boneco de gelo ganhou o título em 2007. Veio comendo pelas beiradas desde o começo, e na hora da decisão, foi o melhor piloto. Em velocidade, em classificações, ele perde sim para o Massa. Mas em termos de chegar em segundo ou terceiro só pra colocar aqueles pontinhos no bolso quando não dá pra vencer, aí é com ele mesmo.

    ******************

    O que Piquet fala, a gente só assina embaixo. O campeonato de F1 hoje se assemelha a uma maratona. Nos primeiros três quartos da distância, o que importa é se manter por perto da liderança e guardando o fôlego para a arrancada final. A decisão só sai mesmo nos últimos quilômetros, e quem estiver mais inteiro é que leva.

    A temporada deste ano terá 18 corridas, e a tendência é que chegue a 20 nos próximos anos. Os carros dificilmente quebram, e os de ponta dificilmente não estão no topo, o que torna cada prova zerada muito pesada para quem almeja ao título. Se antigamente, numa vitória era possível tirar quatro pontos de diferença para os rivais, agora, se o homem a ser batido chegar em segundo, você só tira dois.

    Alguma coisa pode ser tolerada. Räikkönen barbeirou legal na estréia, e no Bahrein foi a vez do Hamilton. Os maiores pilotos, campeões de todas as gerações já cometeram erros terríveis. Mas não dá pra vacilar muito mais do que ele já fez. E colocar a culpa no carro quando a imagem foi tão clara, isso não pega nada bem.

    ******************

    BMW:

    A equipe é a sensação no início da temporada, porque simplesmente foi o único time a estar no pódio nas três etapas. Acredito que Ferrari e McLaren deslanchem, mas enquanto estiverem bambeando, os tedescos podem chegar à primeira vitória. Sonhar não está custando nada para Heidfeld e Kubica.

    Responda a este comentário

  4. Serginho Valente
    8/04/08 - 13:20

    O Kubica certamente vai vencer alguma prova em breve.

    Responda a este comentário

  5. Rafael
    8/04/08 - 15:45

    Robinson,

    Galvão tem que dar os delírios dele. Todos querem vender o seu peixe. Acho justo.

    Agora, se fosse o Massa que tivesse espatifado o carro na sexta e tivesse feito aquela barberagem na corrida, vcs iam cair de porrada em cima dele.

    Mas como foi o queridinho Hamilton…

    Responda a este comentário

  6. Serginho Valente
    8/04/08 - 16:23

    Hamilton disputou uma temporada e quase o mesmo número de vitórias que o Massa.

    Acidentes e má corridas acontecem com todos, não pode é acontecer toda hora. Sem contar, que eu ainda achou que o Alonso freiou o carro de sacanagem.

    Responda a este comentário

  7. Rafael
    8/04/08 - 16:29

    Como as visões são diferentes… pra mim o Hamilton, apesar de excelente piloto, perdeu um campeonato praticamente ganho. Sem papo de estreante blz? Tinha o melhor carro e toda a equipe voltada para ele.

    Enquanto isso, Serginho conta as temporadas do Massa na Sauber…

    Responda a este comentário

  8. Serginho Valente
    8/04/08 - 17:18

    Se correu na Sauber durante tanto tempo é porque nenhuma equipe de ponta o quis.
    As visões são bem diferentes mesmo.

    Responda a este comentário

  9. Serginho Valente
    8/04/08 - 17:20

    Isso pra não citar o que outros grandes pilotos fizeram em equipes menores do que a Sauber.
    Em tempo, a Sauber não é a BMW?

    Responda a este comentário

  10. Rafael
    8/04/08 - 18:03

    Não Serginho, não…

    A BMW é BMW. A Sauber foi a Sauber. Se houve uma fusão ou aquisição, não importa, passou a ser outra equipe.

    A época da Sauber ela seria hoje comparada à Toro sei lá o que, ou India sei lá das quantas… ou seja, aquelas apenas para completar o grid.

    E o Massa, por incrível que pareça, obteve resultados na Sauber que o levaram para a Ferrari. É de se louvar. Já o tb bom piloto Hamilton deu a “sorte” de cair logo no melhor carro. Nunca (ou por enquanto) saberemos como seria o Hamilton numa Rosso.

    Responda a este comentário

  11. Serginho Valente
    8/04/08 - 18:39

    Hauhauahuahauhaua, lógico a McLaren jogou dados pra escolher seu piloto. Que sorte tem o Hamilton.

    É…assim como o Rubinho, o Massa conseguiu chegar na Ferrari. E três anos depois correndo em um carro de ponta, ainda não fez nada que o credencie como um grande piloto. Tomara que um dia ele pare de dar azar.

    Responda a este comentário

  12. Rafael
    8/04/08 - 19:05

    Hamilton e Nelsinho competiam na GP2 e o inglês venceu por pouco. Que sorte do Nelsinho agora na Renault!!! Tomara que fique pouco tempo lá se essa continuar sem um carro competitivo.

    Responda a este comentário

  13. Robinson
    8/04/08 - 20:07

    Pois é, Bender, mas eu torço descaradamente pelos pilotos brasileiros, mas mantenho a minha visão crítica para todos os pilotos seja qual for a nacionalidade. O que o Galvão faz ao exaltar absurdamente um feito de um brasileiro é uma faca de dois gumes, pois ao mesmo tempo que ele tenta aumentar a audiência das corridas por causa do nosso “futuro campeão”, como também colocam o cara na berlinda quando algo não dá certo. Brasileiro odeia perder. Às vezes o cara pode ser vicê-campeão, ou terceiro, e ser um grande resultado para ele. Mas para 180 milhões de torcedores, ávidos pelo título, custe o que custar, e ainda pilhados pelo Galvão (ou iludidos), foi uma tragédia vergonhosa e colocam o pobre no limbo. Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno. Por essas e outras tantas que o Piquet só assiste as corridas com a TV no ´mute´.
    E torço mesmo, até pelo Barrichello. Critico quando há algo a ser criticado, não simplemente porque ele não ganhou do Schumacher.

    Responda a este comentário

  14. Saulo
    8/04/08 - 21:40

    Olha a piada do ano do Barrichello no site lancenet:

    http://www.lancenet.com.br/especiais/FORMULA-1/noticias/08-04-07/270051.stm?barrichello-se-me-derem-um-carro-serei-campeao

    Responda a este comentário

  15. Robinson
    8/04/08 - 22:16

    Como eu disse…

    Taí a conseqüência dos salvadores da pátria de capacete criados pelo Galvão Bueno. Enquanto no exterior ele é respeitado pelo bom piloto que é, mesmo não tendo sido campeão, no Brasil o esporte favorito é sacanear com o Barrichello.

    Quem quiser, dá uma olhada nessa ótima entrevista com o brasileiro em uma das melhores publicações sobre F1 do mundo, a GPWeek.

    http://www.gpweek.com/PDF/GP004.pdf

    Responda a este comentário

  16. Rafael
    9/04/08 - 11:27

    Barrichelo diz que ainda pretende ser campeão mundial de F1 e vc não quer piada, Robinson?

    Em tempo, eu tb torci e ainda torço pro Rubinho.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário