Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Nada como um turno após o outro!

October 18th, 2009 por | Categorias: Atlético-MG, Botafogo, Campeonato Brasileiro 2009, Cruzeiro, Goiás.

Após a vitória acompanhada in loco por este que vos fala do Cruzeiro sobre o Goiás, o fim de semana passado foi a hora da verdade para o Clássico que Nunca Termina. Infelizmente, em função de uma viagem de volta do interior para BH, não pude acompanhar o jogo.

Mas o que me foi passado pelo meu irmão que viu o jogo e por aqui foi o seguinte: o Cruzeiro fez seu gol com ele, o homem que quase todos os botafoguenses não gostam, Wellington “Parede” aos 11 do 1º tempo e passou o restante do jogo se defendendo pra ganhar os 3 pontos. Com mexidas bastante contestadas, como a entrada de Elicarlos no lugar de Gilberto, machucado, no intervalo e a troca de T. Ribeiro, que vinha fazendo um bom jogo, para Leandro Lima atuar como um atacante, o professor A.B. quase pôs tudo a perder. Mas como na outra casamata se erguia nada mais nada menos do que Celso “Sexy Hot” Roth, as bagunças do Professor foram menos desastrosas que a do Bigodudo do lado de lá. Fato é que o Cruzeiro mandou bem, ficou a 5 pontos do Galo e poderia tirar mais 3 pontos de vantagem hoje. PO-DE-RIA. Graças à amarelada do São Paulo ontem e a um gol de Tardelli aos 2 do 1º tempo, o Galo conquistou 3 improváveis pontos e o Cruzeiro pode chegar a 5 de distância apenas. Avista-se um fim de campeonato que vai dar bastante emoção às ruas de Minas.

******

Pela 30ª rodada do Evandrão/09, o Cruzeiro tenta hoje continuar sua boa marca contra os times cariocas. Em 12 jogos são 9 vitórias, 2 empates e 1 derrota desde 2007. Um ótimo aproveitamento contra os 4 grandes do Rio. Do outro lado, o Botafogo vem embalado por boas atuações de André Lima, Reinaldo e Lúcio Flávio.  Jogo perigoso, mas o Cruzeiro precisa dos 3 pontos pra se manter vivo. Assim como o Flamengo, as boas vitórias contra Goiás e Atlético e uma sucessão de bons jogos dentro de casa nesse mês trouxe o time de volta à briga. O problema são os desfalques (Wellington “Parede” e Leonardo Silva) e os apagões que pegam o time em momentos importantes do campeonato. Mas hoje tem tudo pra ser um bom jogo.

******

Gaburah, estarei no Mineirão. Prepare-se pra receber flashes ao vivo.

******

Alguns amigos comentaram sobre meu sumiço essa semana. O estágio tava foda. A partir de amanhã, tudo volta ao normal.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

86 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

86 Comentários para “Nada como um turno após o outro!”

  1. Victor
    18/10/09 - 15:26

    Eu mantenho um velho hábito de preencher a mão as tabelas de alguns campeonatos que acompanho como Brasileiro e Copa do Mundo (Estadual, Copa do Brasil e Libertadores não).
    Ainda que tenham sites acessiveis sempre com as tabelas atualizadas, eu gosto de fazer isso. Acho que me dá certa ordem de grandeza e um pouco mais de noção do andamento da competição.

    Pelo menos nas minhas anotações. o Atlético-MG ia muito bem, obrigado.
    Além do São Paulo não ser nenhum bicho papão em 2009.

    Então, pelo menos pelas minhas anotações, não me parece que o Atlético tenha conquistado por assim dizer 3 improváveis pontos.
    Mesmo que por graça de um gol de um atacante em excelente temporada e queiram ou não, de Seleção Brasileira.

    Na minha tabela de papel, o Alético acabará essa rodada, com quase 80% do campeonato disputado, na pior das hipóteses em 3º lugar (espero que não. Tomara que fique em 2º, EU ACREDITO)

    Responda a este comentário

    Matheus

    A questão dos “improváveis pontos” não foi pelos times em si, mas pelo fato do São Paulo jogar em casa e pela pressão que o Galo tomou após o gol.

    São os mesmos “improváveis pontos” que o Cruzeiro conquistou contra o Galo.

    Responda a este comentário

  2. Gaburah
    18/10/09 - 19:33

    Grande Matheus,
    recebi os torpedos, mas não respondi por falta de créditos :)
    Aguardo o post (ou as considerações) do vencedor. Mas já digo que o Botafogo não jogou mal.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Muito pelo contrário, Gaburéx. O Botafogo mandou bem. Quer dizer, poderia ter mandado. Fato é que perdeu um caminhão de gols em tarde de Fábio, Gil e Caçapa que fizeram um partidaço.

    *****

    Mais do que nunca fico com a impressão de que o Cruzeiro anda jogando mal e ganhando, diferente de quando jogava bem e…perdia em virtude “dos apagões que pegam o time em momentos importantes do campeonato.”

    Prefiro assim.

    Responda a este comentário

  3. André Bona
    18/10/09 - 23:01

    O ponto alto da presença mineira nas posições de cima passa por algumas observações interessantes:

    1- Se o nacional por pontos corridos, prima pela organização, estrutura, planejamento e etc, o que faz o Galo em 2o?

    2- A diferença entre Galo e Cruzeiro é que o primeiro, por mais dificuldades que tenham se apresentado ao longo da história, vem no abafa final para o título. Já o time da cor de roupinha de bebê, azulzinho, com um bicho de pelúcia como mascote, vem, como sempre, com objetivo de conquistar uma vaga na libertadores. E isso satisfaz sua torcida.

    3- Se o modelo fosse misto (pontos corridos + play-offs), poderiamos ter uma final de MG. Coisa que até hoje só tivemos de RJ e SP. Como nao é o caso e caso essa “profecia” do Matheus, ganhe ares de realidade (“Avista-se um fim de campeonato que vai dar bastante emoção às ruas de Minas.”) teremos na ultima rodada: Galo x Corinthians (atualmente em 11o.) e Santos (atualmente em 13o) x Cruzeiro.

    4- Sobre “Avista-se um fim de campeonato que vai dar bastante emoção às ruas de Minas.” o Matheus tem total razão. Já se o Flamengo e o Palmeiras forem os rivais a briga pelo título, mudaríamos a palavra “Minas” na frase do Matheus, para “Brasil”.

    5- O que faz o Flamengo em 5o. lugar, Matheus? O Flamengo virou time estruturado, organizado e planejado da noite para o dia?

    6- Matheus, uma correção: troque a palavra “Minas” na frase mencionada no item 4 por “BH”. Juiz de Fora, por exemplo, só torce pros times do RJ, e por isso o Ipatinga quer mandar seu jogo lá contra o Vasco.

    7- Se os times de MG chegarem na última rodada com chance de título, receio que a Globo nao mostre nada na TV. Igual na final da Libertadores desse ano, que pra SP foi transmitido jogo do Corinthians… Sorte do Galo que pega o Corinthians na ultima rodada…

    8- Galo, brigando pelo titulo e já foi rebaixado. Tudo na era dos pontos corridos. Pode igualar o feito do Corinthians, só que do Corinthians foi invertido. Esses pontos corridos provam que o que manda mesmo, é a kabala.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não discuto visões de futebol fora-do-Rio com quem gosta do Euricão. Sua visão é extremamente poluída por pré-conceitos e pela lavagem cerebral com que parte da torcida vascaína foi contaminada durante a era do “nefando”, como Bender gosta de falar.

    E o que os cariocas do brejo de Juiz de Fora (não são todos, diga-se de passagem) pensam muito pouco ou nada quer reflete o pensamento do resto de Minas.

    Um abraço.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Muito bom! Atacou a pessoa e não aos argumentos. Bela saída pela tangente! Mas quem ainda faz estágio não sabe da missa um terço… Então, tem que se posicionar através do que a grande mídia impõe. Parabéns pelo senso crítico.

    Como dizia Raul Seixas (e que quem ainda faz estádio tb nao sabe dessa outra missa, um terço): “eu não preciso ler jornais, mentir sozinho eu sou capaz…”

    Em tempo: em Ipatinga a torcida cruzmaltina tb é maior sempre… E no triangulo mineiro… Será que não seria o que os Belo Horizontinos, com seu SUPERMERCADOS BH, pensam, muito pouco ou nada reflete o pensamento do resto das Minas?

    Não escreva uma mentira milhares de vezes pensando que ela virará verdade. Isso nao existe. Só serve para incautos.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Ok.

    Só pra você saber, eu morei em várias cidades do interior mineiro e, em nenhuma delas, a torcida de um time carioca foi maior que a do Cruzeiro. Bem menos aí, vai.

    E não é o que a grande mídia impõe. Aqui mesmo no blog tem diversos vascaínos que sabem o que o Eurico fez.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não ataquei você. Não te conheço pra saber se você é gente boa ou não. Ataquei sua visão de futebol brasileiro.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Novamente vc nao debateu nenhum dos pontos que levantei que contradizem com todos os seus argumentos de planejamento, organização e etc que os pontos corridos seriam capazes de premiar a esses aspectos.

    “Não discuto visões de futebol fora-do-Rio com quem gosta do Euricão. Sua visão é extremamente poluída por pré-conceitos…”

    Do inicio da frase até o primeiro ponto, é preconceituoso. Após, vc diz que sou preconceituoso… Outra contradição.

    “Aqui mesmo no blog tem diversos vascaínos que sabem o que o Eurico fez.” Eles sabem depois que o Vasco colocou a logomarca do SBT na camisa. E eles são sócios do Vasco? Ou sabem pela imprensa? Eles sabem o que está sendo feito hoje do Vasco?

    Responda a este comentário

    Matheus

    “Do inicio da frase até o primeiro ponto, é preconceituoso. Após, vc diz que sou preconceituoso… Outra contradição.”

    Eu vi e ouvi muita coisa com muito torcedor do Rio pra saber o que foi o Eurico. Não é um pré-conceito. E não entendo você. Se o presidente do meu clube tivesse sido conivente com o que ocorreu em 2000 na queda do alambrado de São Janu, eu nunca mais iria mencionar o nome dele, pra ficar em um exemplo. Correr atrás de CTI foi jogar pra torcida depois.

    “Eles sabem depois que o Vasco colocou a logomarca do SBT na camisa. E eles são sócios do Vasco? Ou sabem pela imprensa? Eles sabem o que está sendo feito hoje do Vasco?”

    Pergunta pro Serginho e pro Lincoln.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    aqui em jf nem tem cruzeirense direito,mas esse negócio de carioca do brejo,é coisa da galera das outras cidades de minas,aqui ninguém liga pra isso,mas a influência dos times do rio vem desde sempre,quando bh era apenas uma roça.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Outras cidades de Minas que sempre tratam JF com uma certa desconfiança por causa disso.

    Responda a este comentário

    André Bona

    As cidades de MG, especialmente BH, tratam tudo e a todos com uma certa desconfiança… Certa desconfiança? Só se confiarem muito, pois na verdade tratam a todos com TOTAL desconfiança! rs…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Mineirada é foda!!!

    Hahahahaha.

    Responda a este comentário

    André Bona

    E nas cidades em volta Rafael, como é?

    Diga para nosso amigo Matheus em seu mundo fantástico…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Mundo fantástico? Mundo fantástico é pensar que Juiz de Fora e redondezas são reflexo de Minas.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    A única coisa que tenho contra Juiz de Fora foi que nunca consegui fazer uma noitada lá, e mesmo assim por culpa exclusivamente minha.
    No mais, sempre ouvi elogios sobre a cidade.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Lá é bem da hora. Só que, em função da proximidade com o Rio, alguns pensam que são cariocas-bombados-que-se-acham-os-pegadores-do-Brasil. Não que o Rio tenha disso.

    Verdade seja dita é que cara mala tem em todo lugar.

    Mas estamos discutindo torcida e não IDH.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    o entorno é a mesma coisa,maioria torce pros times do rio,a maioria deles vem pra cá estudar e dá pra perceber.

    mas ai,esse negócio de nego q se acha tem em todo lugar jf é uma cidade normal,os outros que fazem confusão achando que somos babacas,metidos e os caralho,nada a ver,aqui é irado

    Responda a este comentário

    Matheus

    Foi exatamente o que falei.

    Responda a este comentário

  4. André Bona
    18/10/09 - 23:05

    Matehus, o Cruzeiro está a 5 pontos do Galo e a 4 pontos da 13a. colocação.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Coisas do campeonato brasileiro.

    Responda a este comentário

    André Bona

    É que no título do blog diz: Futebol por torcedores sensatos…

    E seu texto é um texto de torcedor apaixonado e otimista. Torcendo para a continuidade da escalada celeste, que sem dúvidas, está acontecendo.

    Precisa apenas ser mais realista e isento, e menos apaixonado. Porque dessa forma, tende a valorizar unicamente os pontos de seu interesse. No seu texto fica claro, por exemplo, que vc quer dizer que a raposa de pelúcia está subindo. O Galo, na história, é simplesmente para tentar validar o texto como um texto isento. Mas vc sabe que a sua verdadeira motivaçao ao escrevê-lo é valorizar a escalada ascendente do seu time.

    Além disso, a frase que foi contestadada “3 improváveis pontos”, só foi explicada após algum questionamento. 3 improváveis pontos devem ser mais de 300 neste campeonato até agora… Portanto, a verdade é que é improvável que existam pontos prováveis…

    Pense garotão!

    Vc é inteligente e escreve muito bem. Sugiro apenas que dê uma guinadinha de leve no angulo de visão. Não negue fatos sobre RIO-SP, conforme já conversamos, porque beira a ignorância, o que está mais do que provado que não é a sua realidade. Muito pelo contrário. Nem tente carregar BH inteira nos seus textos. Se vc se livrar dessa amarra, poderá deslanchar nos comentários e nas opiniões.

    Abraço!

    Responda a este comentário

    Matheus

    Obrigado. Feliz por você entender o que quero dizer.

    Mas na boa, cara, quando eu entrei fiquei com a preocupação de ser isento ao máximo e tudo mais. Mas, verdade seja dita, eu entrei aqui como torcedor do Cruzeiro pra falar do Cruzeiro.

    Sempre, SEMPRE existirá uma pisadinha no calo atleticano. Isso é um fato. E não sou eu que acho que o Galo em 3º é improvável. Pelo menos no começo do campeonato ninguém aqui achava isso. Fato é que fez uma bela campanha, mas que também a tabela da primeira metade do turno é boa para o Galo. E o Cruzeiro está subindo sim. Hoje é o time que mais pontuou no 2º turno. Mas está subindo em relação ao que fez no 1º e não em relação a algum outro time.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Ah, entendi. Como torcedor do Cruzeiro, pra falar do Cruzeiro. Agora vc foi claro.

    Foi como quando Eurico Miranda ganhou para deputado federal e perguntaram pra ele: qual projeto vc apresentou de cunho social. Ele respondeu: “Nenhum! Eu me candidatei informando aos eleitores do meu plano que era defender os interesses do Vasco na camara dos deputados. Pode pegar os programas eleitorais aí. Se votaram em mim, devo fazer valer o que prometi. Se querem casas populares, essas coisas, isso era proposta de outros candidatos.” Claro, como sempre foi.

    Entao, já que vc entrou como torcedor pra falar como torcedor, então, realmente, é impossível qq debate. Pq até o torcedor do Avaí vai ter histórias incríveis pra contar por aqui… E sucessos do seu time.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Se de tantos que comentaram meus textos um ou dois não se agradaram, não há o que fazer. Se até atleticanos, flamenguistas, tricolores, vascaínos, corinthianos, são-paulinos já me falaram bem do que escrevo, fico agradecido e ciente de que um trabalho razoável eu faço.

    É. Até o torcedor do Avaí. Como se, mesmo que o time não seja tão bom quanto o Vasco, ele não fosse tão ou mais feliz com o time do que você. Só que, no caso de Cruzeiro e Vasco, não sou só eu que acha que a muito tempo o Cruzeiro é um time mais relevante no cenário futebolístico nacional e internacional do que o Vasco.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Vc ta confundindo. Eu nao “me agrado” ou “nao me agrado” de texto nenhum. Os textos sao a opinião das pessoas. Tratam-se da realidade, do ponto de vista de cada um. Nao é questao de gostar ou não.

    Sem duvida o Cruzeiro, atualmente, é mais relevante que o Vasco. Isso é um fato e nao contesto fatos. E não é nenhuma dor ver a realidade. O Cruzeiro é um TIME mais relevante que o Vasco, sem dúvida, no terreno esportivo. O que nao é realidade no terreno de interesse nacional, nem mercadológico. Mesmo embora nao ganhe nada desde 2003 e o Vasco nao ganhe nada desde 2000, realmente, esses 3 anos fazem toda a diferença.

    Realmente, o período aí de, sei lá, de 10 anos, dentro da história de um clube de 111, é 10% apenas. Nao significa nada. As fases vem e vao.

    Outro ponto pra te ilustrar é que o Cruzeiro, em 2007, passou a ter mais vitorias sobre o Vasco do que o contrário, no confronto direto. E isso foi a primeira vez na história. Ou seja, desde o primeiro confronto, em 1927, até 2007, portanto foram 80 anos, a supremacia foi cruzmaltina. Esse ano de 2009, completa 2 anos de supremacia celeste. OU seja, 2% da existencia do Vasco. Essa supremacia foi conquistada somente com as 4 vitorias seguindas de 2007 e 2008.

    Essa “virada” comprova que fases são fases. Mas vai ser necessário muito mais tempo disso para dizer realmente que um é freguês do outro. Já que o cruzeiro foi fregues de 1927 até 2007.

    Sabia que, em campeonatos brasileiros, a primeira vitória da raposa sobre o gigante da colina aconteceu somente em 1987? Ou seja, foram 17 anos sem vencer o vasco pelo brasileiro?

    Mas aí é conversa de torcedor apaixonado demais.

    Como dizia Nelson Piquet: o seu primeiro adversário, é seu companheiro de equipe. Portanto, acho que vc deve se preocupar mais com os times de sua cidade. E tentar conquistar mais titulos de primeira linha. Os principais.

    Embora, isso nao vá mudar nada. O Vasco, como clube, é maior. E como vc gosta de dizer, tenho amigos cruzeirenses que concordam com isso. E é claro que, é inteligente concordar. assim como é inteligente concordar que atualmente o cruzeiro é um TIME mais relevante em competiçoes.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Freguesia eu entendo como o time que sempre tem muito mais vitórias do que o outro. Não parece ser o caso. E não lembro de falar que um é freguês do outro. E essa história de supremacia é meio estranha.

    Digamos que o Vasco em 10 anos ganhe 30 jogos contra o Cruzeiro. E, em questão de uma ou outra coisa da tabela ou do campeonato, o Cruzeiro tenha 1 jogo por ano com o Vasco e ganhe todos. O Vasco ficou 40 anos na frente, mas o Cruzeiro ganhou tudo durante 30 anos, ou seja mais tempo. Estranho, né?

    F1 e futebol. Tudo a ver. Ainda mais vindo de Piquet, o todo-poderoso das palavras na F1. Todos os atleticanos que eu conheço afirmam que só discutem uma coisa com cruzeirenses. Paixão. Títulos, história, vitórias, eles não discutem. Acho que de futebol mineiro sua visão tá meio turva.

    *****

    Clube maior. Continue com isso. Não pretendo mais falar sobre.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Rapaz, mudando radicalmente de assunto, pq esse tipo de conversa entre torcedores é improdutiva, ano passado eu fiz um ranking geral de clubes brasileiros maneirásso.

    Me baseei no da CBF e construí um com regionais, estaduais, robertao e taça brasil.

    Quer dar uma olhada? Tem como colocar aqui? Ou posso mandar por email.

    Abraço!

    Responda a este comentário

    Victor

    Matheus,
    A não ser que você queira se encher de SPAM (acredite, bem mais que já recebe), evite publicar seu e-mail à vera pela internet.
    Ou ao menos, coloque de forma “não direta”:

    matheus.fcaldas at gmail dot com – pode ser uma pedida (ainda assim tem robô filho da puta que lê essa merda)

    Responda a este comentário

    André Bona

    Enviei o ranking pra ti, Matheus.

    Mas realmente, o email na net é foda!

    sds,

    Responda a este comentário

    Matheus

    Devidamente retirado, chefia.

    Responda a este comentário

    Victor

    Pode me mandar por e-mail também (mandarei um para ti dizendo qual é).

    Não terei problema nenhum em publicar, mas irei fazer as ressalvas quanto às falhas (ranking costuma ter limitações).

    Infelizmente, vejo muitos rankings apresentados sem maiores explicações sobre suas limitações.
    Imagino que o autor pense que isso pode levar a invalidação do trabalho ou ao descrédito do mesmo.
    Até admito que para a massa, aconteceria isso mesmo, o que é uma pena, pois rankings conhecendo-se suas limitações são excelentes ferramentas para entendimento de alguma coisa.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Claro Victor. Faça as ressalvas que achar necessárias.

    Eu ia incluir competiçoes como Supercopa, Conmebol, Sulamericana, etc… Mas como pontuar em competiçoes limitantes? Tipo, Supercopa é restrita. Mercosul tb era. eu até comecei a fazer, mas ficou dificil pontuar a todos. Igualar competiçoes. Muitas das quais com finalidade meramente comercial. entao realmente dificultou muito.

    tem os critérios adotados aí. ja te enviei. vc vai ver. Fique a vontade. Quem sabe um dia poderemos construir um mais completo?

    Responda a este comentário

    Rafael

    Manda pra mim tb. Valeu.

    Responda a este comentário

    André Bona

    qual seu email?

    Responda a este comentário

    Rafael

    André,
    o subtítulo do blog é uma brincadeira que deixa a dúvida. Mais ou menos como um paradoxo. Afinal, se o torcedor não é apaixonado, ele seria mesmo um torcedor?

    Responda a este comentário

    Victor

    Rafael e Matheus,
    O subtítulo do blog é tudo menos uma brincadeira.

    Responda a este comentário

    Rafael

    “torcedor é quem paga”

    Responda a este comentário

    André Bona

    Quem paga o que?

    Pela camisa do clube?
    Pelo ingresso?
    Pelo pacote ppv?
    Pela tv aberta?
    Por algum souvenir?
    Pelo titulo de sócio? ou sócio torcedor?

    Responda a este comentário

    Rafael

    Sem tempo agora. Depois explico.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não entendo você me dizer isso. Eu nunca disse que o Blá Blá Gol era brincadeira. Pra mim é algo tão sério quanto a maioria dos meus assuntos, como meu estágio, por exemplo. Só não me paga, mas se você quiser dar aquela ajuda de custo, eu aceito.

    O que eu acho é que o Blá Blá Gol é um espaço em que TORCEDORES discutem de forma inteligente (quer dizer, quase sempre) sobre futebol brasileiro. Eu evito deixar minhas opiniões galofóbicas fora dos post’s, mas nem preciso disso nos comentários. E, por fim, acredito que se for pra ficar procurando essa história de sou-blogueiro-torcedor-mas-imparcial a gente ia ler o Mauro Beting e o Lédio que têm o diploma, pelo menos.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Acredito que seja pelo seguinte: se a emoçao tomar conta, nao há diálogo possível.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Cara, o mais contido de todos, principalmente nos post’s pós-jogo, é o Victor.

    Não pegue o meu exemplo como único. Aqui todos são torcedores e todos tentam ser sensatos ao máximo. Eu, por exemplo, não sou muito fã das administrações Perrella porque todo jogador vendido tem 20, 30% deles. Isso é meio complicado e tudo mais, em função do patrimônio do clube, mas ainda assim acho que eles fazem uma boa administração perto do que acontecia antes do César Masci.

    Mas quase sempre você vai ler euforias nas vitórias, tristeza nas derrotas e revolta quando existe descaso com os torcedores. Tudo muito bem escrito e muito inteligente. Fato é que esquecer o lado torcedor é bobagem. Mas a emoção não toma conta.

    Responda a este comentário

  5. Marcus Oliveira
    19/10/09 - 10:51

    Na boa André Bona, curte seu vascão na segunda divisão ae, na paz cara. Agora, falando do jogo da primeira divisão, Cruzeiro X Botafogo, que sofrimento!!!!! Resultado injusto para o Botafogo que merecia o empate, mas futebol tem destas coisas. O Botafogo não é pior do que nehum time que tá na frente desse morrinhão, tanto que sapecou as cocotas semana passada.

    Aquela falta do Lúcio Flávio não entrou graças ao sopro da china azul. PQP, visto da arquibancada, aquela boal entrou no gol e furou a rede. Até a ponte do Fábio foi de goleiro que pula pra sair na foto do gol.
    Baixa: O acidente com o Soares. Além do trauma, quebrou a mão em 2 lugares e ficará fora por pelo menos 45 dias. Só ano que vem. Força Soares, não é craque mas é um garoto dedicado.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Falou Marcus. Vou curtir meu vascao mesmo pq o vascou caiu, voltou e o cruzeiro continua na fila… rs…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Ganhar 2ª é sair de fila?

    Responda a este comentário

    André Bona

    Lógico que não. Quem disse que o Vasco vai sair da fila? O vasco tá na fila desde 2000. A fila do vasco é da série A.

    O que eu disse é que se o Vasco ficar mais uns 3 anos ou mais na B, qdo voltar, o Cruzeiro continuará sendo 1 vez campeao. e se o vasco nunca mais voltar e deixar de existir, ainda assim, o cruzeiro demorará pelo menos uns 100 anos para chegar aos 4 titulos, considerando a estupenda média de 1 titulo a cada 39 anos de brasileiro.

    Mas a responda certa é: depende.

    Se o seu time ganhou pelo menos 4 vezes o principal campeonato de seu país, uma vez a série B nao é sair da fila. Nao vale nada. Querer ser campeao da série B é simbolico. Mas é obrigação.

    Se o seu time ganhou só 1 vez o principal campeonato do seu país, aí, vc pode até considerar. até porque se o seu time, por acaso, comemorar conquistas da CB que inclui disputas com times nao só da B, mas com da C e da D, pode considerar. Até porque, segundo a própria CBF, o titulo da série B vale 40 pontos no ranking. Da CB vale 30…

    Resumindo:

    Para o Vasco, série B nao é sair da fila.
    Mas para Galo e Cruzeiro, com certeza seria.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Tem que ver, né? Não da pra saber como seria. A gente nunca caiu.

    Responda a este comentário

  6. Marcus Oliveira
    19/10/09 - 10:54

    Falando do Rapocota de semana passada, aconteceu o eperado. Dos 24 últimos confrontos foram 14 vitórias cruzeirenses, 7 empates e 3 vitórias das cocotas. Uma pena que a reação celeste foi tardia, esse morrinhão tá uma baba de ganhar.

    Responda a este comentário

    André Bona

    O problema, Marcus, é que a torcida celeste adora ganhar vaga pra libertadores. Se sonhassem com título, talvez tivessem se atentado pra tal fato.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Vc realmente acha uma vaga na Libertadores pouca coisa?

    Responda a este comentário

    André Bona

    De jeito nenhum. Só que o brasileiro é um campeonato por si só e não um torneio de acesso. O objetivo dos clubes é o titulo. A vaga na libertadores é um premio por boas campanhas de times que quase chegaram. Mas ficaram. Lembrar que tais vagas somente surgiram com o inchaço da libertadores (vide coronel bolonhese e outras pérolas que disputam a primeira fase da competiçao).

    Acho pouco, um time disputar 39 ediçoes de um campeonato e vencer 1.

    Pra mim, a libertadores é um premio de consolo “aos quase” e nao uma conquista. Só isso.

    Ja na Copa do Brasil, sim, o objetivo é a libertadores. Pq o torneio é fraco tecnicamente. E por isso é amplamente chamado de “caminho mais curto para a libertadores”.

    Time grande tem que querer ser campeao. E nao se contentar somente com a vaga na libertadores.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Todos querem o título.
    Vaga na Libertadores não é “prêmio”, é consequência.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Eu só achei engraçado no ano passado, um fato ocorrido na mesma rodada. a torcida do flamengo triste qdo perdeu a chance de titulo e a torcida do cruzeiro feliz pela vaga na libertadores.

    Se todos querem o titulo, entao, vc há de convir mais ainda que disputar 39 vezes e vencer 1 é muito triste!!!!

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Eu acho que a vaga na Libertadores é um grande feito…pro Goiás.

    Pro Vasco, se classificar para Libertadores, é o mínimo que o clube pode fazer no campeonato, abaixo disso é mediocridade total.

    E discordo, acho que o objetivo na Copa do Brasil é o título, assim como em qualquer campeonato que um clube grande dispute. Até a porcaria do Estadual.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Na CB o objetivo libertadores só se dá com o titulo. POr isso, vc mira em um e acerta outro. Dá no mesmo. No caso da CB o titulo acho que é menos importante, pelo simples fato de se tratar de uma competiçao classificatória, tanto é que o campeao nao defende o titulo.

    Sobre Estaduais: concordo. Desde que seja RJ e SP. Os demais, concordo que sejam porcaria.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Todos os Estaduais são porcarias.

    Sem dúvida a Copa do Brasil poderia ser mais bem feita.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Se todos sao porcaria, entao os de RJ e SP sao menos. Nesses, pelo menos vc tem que superar, no mínimo, outros 3 grandes clubes. O que nao acontece nem na CB.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Mais ou menos…no RJ, por exemplo, você pode ser campeão sem ganhar de nenhum time grande.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Sim, mas isso acontece com todos os campeonatos Estaduais. Só nao aconteceria se vc colocasse artificialmente os times maiores nas finais.

    Acontece na CB… (inclusive na CB vc nao precisa nem ganhar nenhum jogo para ser campeão!)

    Acontece na série A (vc nao precisa vencer os oponentes diretos)

    Acontece na libertadores (vide coronel bolonhese e companhia… vide o flamengo que foi campeao num ano sem participaçao de argentinos…)

    A possibilidade de isso acontecer no RJ e SP é menor, pois existem mais times grandes.

    Responda a este comentário

    Rafael

    André,
    O que Serginho esquece é que no ano que ele se refere o Flamengo ganhou a Taça GB do Madureira pois nenhum dos outros 3 grandes chegou à final desse turno.
    Depois na final do campeonato, se o Flamengo não ganhou, tb não perdeu.

    ****

    Ah sim… claro…, na Libertadores de 1981 os times argentinos estavam envolvidos na Guerra das Malvinas. Os ingleses que disputaram a Libertadores e, assim, a tornaram um campeonato muito mais difícil.

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Aqui em Mina Gerais, o cameponato pão de queijo não tem valor algum. Só serve pra tirar saro de cocota e olhe lá. Na transmissão da globo, ontem, explicaram o porque da camisa 43 o Pet (Aquele famoso gol de falta aos 43 minutos na final do carioca de um ano que não me recordo). Tal fato jamais seria notório no nosso rural. Faltam times, falta dinheiro e tudo mais. Nossos adversários do interior são formados em Janeiro, às pressas, e desmanchados em Abril.

    Responda a este comentário

    Matheus

    André, ano passado Cruzeiro x Flamengo foi no finzinho do campeonato.

    A torcida do rubro-negro chorou porque não conseguiu a vaga pra Libertadores. Estava atrás do Cruzeiro e título àquela altura do campeonato é um pouco demais.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Matheus, eu nao disse que foi qdo se enfrentaram. Em disse na rodada em que essas eram as ambiçoes, cada qual contra o seu respectivo oponente.

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Bom, nossa Champions League é a Libertadores. Então, vaga para a competição é muito importante. Ademais, 5 anos sem título expressivo ( Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil) não pode ser considerado fila.

    Acredito que seu comentário sobre sonhar com título refere-se a perda da Libetadores 2009 para o time argentino. Bom, futebol é assim, perdemos porque os caras jogaram melhor, simples assim. Não tem essa de oba-oba, de time que sonhou demais, etc… Isso é papo que brasileiro conta toda copa que sai derrotado. Perdeu porque o outro foi melhor. E, não vale nada, não conto como título ou conquista, mas tenho orgulho de ser o segundo das Américas.

    PS: Eu não torço para o Cruzeiro pra ganhar títulos, sair de fila, etc.. É quetão de paixão mesmo, assim como deve ser teu caso com o Vasco. Se me importasse com glórias torceria pelo Barcelona e ponto final.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Marcus perfeita toda a sua colocação.

    Na frase final, um deslize: “se fosse pelas glórias, vc torceria pelo Barcelona…”

    Aqui, uma coisa que eu sempre disse: Vc torceria pelo Barça pela grandeza. Nao pelas glórias. Afinal, o Barcelona, nunca foi campeao mundial e o SPFC foi 3 vezes…

    Por isso digo, mesmo com o meu Vasco em baixa, ele ainda é o Vasco. Todos os times de fora do eixo RJ-SP são hoje o que o SPFC é.

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Campeonato é igual dinheiro, tem o valor que a gente dá pra ele. Times europeus nunca consideraram o mundial de clubes como uma grande conquista. Talvez o valor tenha aumentado desde que deixou de ser uma partida única. Logo, o Barcelona é um dos “top five” do mundo.

    Não estou desmerecendo os mundiais de Flamengo, São Paulo, Inter. Tem muito valor sim e é o mais alto que um time brasileiro pode chegar, mas na Europa o valor é menor.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Na europa o valor é menor mesmo. Porque é obvio que pra eles, admitir que o mundial seja a disputa entre o sulamericano e o europeu, coloca muitas coisas em jogo. Inclusive a eleiçao de melhores do mundo.

    Lembre-se que o torneio de paris de 1957, primeiro ensaio de mundial, teve vários clubes. E foi realizado na europa.

    O campeão? descubra vc mesmo.

    Responda a este comentário

  7. Serginho Valente
    19/10/09 - 12:13

    Algumas considerações:

    O Cruzeiro tem uma tabela muito boa pela frente, ainda pode beliscar uma Libertadores sim.

    O Botafogo, jogando como está, vai escapar da degola.

    Eu sou sócio do Vasco. O Calçada foi um grande presidente. O Eurico foi um grande vice de futebol, e um presidente catastrófico. O Roberto pode ser bem melhor pra o clube do que foi até agora, mas pelo menos não prejudica o que o clube tem de mais importante, que é a sua imagem.

    O Atlético-MG surpreendeu quase todo mundo. Mas nessa altura do campeonato continuar menosprezando o time é negar a realidade. É sim uma boa equipe, e não vai me surpreender, inclusive, se ganhar o campeonato. Coisa pra que, comunico desde agora, estou torcendo.

    Responda a este comentário

    André Bona

    O melhor seria Roberto continuar sendo presidente, mas que se apoiasse em pessoas de caráter. O que nao parece ser este o caso.

    Sem duvida, ele poderia, se fosse mais vascaino, procurar até mesmo uma conciliaçao. O que pega é que a motivaçao dele, todos nós sabemos qual foi: após o episódio da tribuna. Como politico, veio dali o interesse em virar presidente. Puro revanchismo. O MUV se aproveitou da imagem dele, e deu no que deu.

    O que estamos assistindo no Vasco hoje é uma afronta ao clube, as tradiçoes e até mesmo a saúde financeira que está horrorosa, por conta de um elenco horroroso e caro. Dunga recebe menos do que Dorival. Mesmo com o aumento que terá.

    Demissoes sem pagamento de indenizaçoes. as dívidas estao aumentando. nao estacionaram nem reduziram. Estao AUMENTANDO. Como se explica isso?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    No início o Roberto errou feio ao delegar poderes a pessoas incompetentes, nem digo sem caráter, acho que sem caráter só havia aquele Coelho (ex-vice de marketing).

    Dizer que o Roberto é “menos vascaíno” que qualquer pessoa não faz sentido. Assim como não faz sentido dizer que ele não procura conciliação, tanto que ele e o Calçada estão próximos. Agora, só é possível reconciliar-se com que está disposto a isso.

    Quanto ao episódio da tribuna, aquilo foi uma das maiores atrocidades cometidas pelo Eurico. Mas não veio dali a motivação do Roberto para concorrer a presidência. Ele sempre aventou essa possibilidade. Esse triste episódio só serviu para definir a posição dele, e acabou juntando as correntes de oposição.

    O que estamos assistindo no Vasco hoje, é uma tentativa, um tanto atrapalhada, mas bem sucedida em vários aspectos de reeguer o clube. Afronta foi o que o Eurico fez nos quase dez anos de presidência.

    O elenco é fraco, mas não é caro. Eu não gosto do Dorival, mas o Vasco teria que pagar bem, para contratar qualquer profissional razoável e mantê-lo durante todo o ano. Nesse ponto, eu achei a atitude da diretoria acertada, pois mesmo sem considerar que o trabalho seja uma maravilha, a continuidade foi importante.

    Eu não tenho essa informação de que as dívidas estão aumentando. Se você tiver, por favor, nos mostre a notícia, com uma fonte razoável, site do Eurico não vale.

    Sobre o salário dos funcionários atrasado, a informação é de que serão postos em dia até o fim de semana. Nisso eu concordo que é um absurdo, e espero que seja regularizado definitivamente. Já passou da época de APENAS colocar a culpa nos outros, é preciso apresentar soluções.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Eu nao tenho como informar fontes que nao sejam as de oposiçao, uma vez que as de oposição são as que apresentam os problemas. Assim como a oposição do Roberto era feita através da mídia normal, que o apóia claramente, sabemos que a mídia nao apóia a oposição.

    A conta virá. acho que ouvir ambas as partes é importante em todo processo democrático. acho que a situaçao deve ouvir e responder as acusaçoes da oposiçao. E a midia claramente nao tem interesse em mostrar, agora, a verdade.

    Eu entendo que o vasco era líder do futebol no brasil. Se nao fosse somente dentro de campo, era politicamente. Agora, somos uma náu à deriva. Nao gosto disso.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Sem dúvida, concordo plenamente que é importante se informar por vários pontos de vista. E, principalmente, filtrarmos por nós mesmos o que é dito.

    Quando eu leio algo que a diretoria do Vasco diz, por exemplo, o faço sabendo que ela tende a apresentar as coisas de modo conveniente para ela. Como fiz no caso da dívida apresentada no balanço. Não acredito que ela corresponda a realidade, e acho que a diretoria projetou o pior cenário possível pra capitalizar politicamente este fato.

    Agora, quando me dizem que a dívida está aumentando, eu me pergunto por que? Se não é ainda em decorrência de um saneamento que tem que ser feito, se de fato está aumentando, uma vez que o futebol, que concentra maior fatia de despesas está equacionado, se aumentou em um setor, e diminuiu em outro e por aí vai.

    Sabemos que a mídia não apóia a oposição porque a oposição foi uma tragédia em sua relação com a mídia. O que não havia no Vasco era justamente um processo democrático.

    Mas apesar de uma certa condescendência com o Roberto, não vejo a mídia se furtar a, por exemplo, divulgar o problema dos salários atrasados. Na época da oposição, qualquer notícia assim acarretaria em proibição da entrada da mídia no clube. Me parece claro que houve um avanço neste sentido também.

    Responda a este comentário

  8. Gaburah
    19/10/09 - 12:17

    Falando então do jogo, concordo que um empate talvez tivesse sido o resultado mais justo. Em momento algum o Botafogo foi inferior ao Cruzeiro – talvez apenas durante alguns minutos, logo após a entrada do Batista que entrou meio perdido no meio-campo. Coincidência ou não, foi nesse meio-tempo que saiu o gol cruzeirense.
    Durante o primeiro tempo e no fim do segundo, o Botafogo mostrou força de jogo consistente e ordenada, além de uma defesa que – se foi segura – deve mais uma vez e MUITO à onipresença do Leandro Guerreiro, sobrecarregado na marcação e presente em praticamente todas as coberturas e desarmes. Matheus, que estava presente, por favor me corrija se estiver exagerando, pois infelizmente não é só o Dunga que não faz justiça à garra e excelente fase do cabeça-de-área alvinegro.
    Outros nomes do jogo pelo lado botafoguense foram Jefferson (indiscutível, inquestionável, imprescindível); Jobson (que se apareceu menos, credito à presença do Victor Simões que não permitia suas investidas alternadas. Ainda assim, infernizou a zaga azul, principalmente no primeiro tempo); André Lima (parou de cair e distribui muito bem o jogo. Não é secura e é matador); e Lucio Flávio (que mesmo longe do melhor de seus lampejos, apoiou o ataque de maneira convincente). Apesar da falta de ritmo, Teco jogou infinitamente melhor do que na estréia contra o Sport (quando o resultado pernambucano foi construído em cima dele). Mostrou técnica e que pode ganhar a vaga (se o campeonato não acabar antes).
    Como diversas outras partidas deste campeonato, ficou a impressão que o Botafogo poderia sim ter ganho o jogo – principalmente após a lesão do Soares, que desmontou o Cruzeiro. Fico com os comentários do Marcus Oliveira:

    Resultado injusto para o Botafogo que merecia o empate, mas futebol tem destas coisas. O Botafogo não é pior do que nehum time que tá na frente desse morrinhão, tanto que sapecou as cocotas semana passada.
    Aquela falta do Lúcio Flávio não entrou graças ao sopro da china azul. PQP, visto da arquibancada, aquela boal entrou no gol e furou a rede. Até a ponte do Fábio foi de goleiro que pula pra sair na foto do gol.
    Baixa: O acidente com o Soares. Além do trauma, quebrou a mão em 2 lugares e ficará fora por pelo menos 45 dias. Só ano que vem. Força Soares, não é craque mas é um garoto dedicado.

    *****
    O subtítulo do blog é tudo menos uma brincadeira.[2]

    Responda a este comentário

    Rafael

    Prezados,
    Para quem não entendeu meu comentário falando “brincadeira” eu não vou explicar. Está bem claro.

    Só digo uma coisa, subtítulo do blog não é tudo, e não é qualquer coisa.

    Responda a este comentário

  9. Leonardo Resende
    19/10/09 - 18:54

    O Cruzeiro tem um bom time e já poderia estar no pelotão de frente há mais tempo. Infelizmente a ressaca da perda da Libertadores durou mais do que era pra durar.

    Ainda bem que o time se recuperou a tempo. Acredito que a equipe celeste figure entre os 4 ao final da competição.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Devemos lembrar do lance todo que originou o gol do Cruzeiro. Era provavelmente 1 x 0 botafogo que se transformou em 1 x 0 Cruzeiro. Ou seja, barbeiragem grande do juiz.

    Só pra clarear, jogador do botafogo recebeu passe na intermediária só com goleiro a frente. partiu em posição pra lá de 3 metros com relgularidade. Bandeira marcou impedimento erradamente e descaradamente. Na squencia, cruzeiro bateu, rolou a jgoada e fez o gol.

    Coisas que só acontecem com o Botafogo… Mais demérito do juiz do que merito do Cruzeiro no resultado desse jogo.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Chororô contaminou geral agora? Foi um erro e pronto. Agora falar que foi o juiz que armou o contra-ataque é um pouco demais.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Xororô (com x pq fica mais rapido!) nao. apenas uma constatação, assim como todos constatavam que o palmeiras vinha vencendo jogos aos trancos e barrancos. Isso é importante para entender o viés do time azul bebê daqui pra frente.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Ah tá. Agora o viés é porque o time tem ganhado roubado. Beleza.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Quem disse isso, que o time tem ganhado roubado? Eu disse isso? Nao precisa ser passional. lembre-se do subtítulo do blog…

    To dizendo que, em numeros, o cruzeiro venceu os 3 ultimos jogos. ok. só que, no ultimo jogo, houve uma falha (eu nao disse um roubo, isso foi vc que disse!) e essa falha determinou uma dessas vitórias. Contra um time que luta para nao cair.

    E que devemos observar isso melhor, para entender se a ascensão tende a prosseguir ou se esse pode ter sido uma demonstração de oscilação do time, que pouco produziu no resto do jogo que justificasse sequer a vitória, conforme muitos disseram aqui, onde o empate teria sido um resultado mais coerente com o futebol apresentado por ambos.

    Responda a este comentário

    Matheus

    “…onde o empate teria sido um resultado mais coerente com o futebol apresentado por ambos.”

    Ok. Minha opinião é a seguinte: o jogo foi franco, aberto e os dois times jogaram bem. O Botafogo mereceu o empate principalmente em função de uma pressão que exerceu nos 15 minutos finais porque o Soares saiu com o problema dos desmaios.

    Não que seja por demérito do Cruzeiro. Foi muito mérito do Botafogo. Os dois times jogarem um futebol legal é diferente de um time jogar mal e ganhar, como aconteceu com a porcada. De qualquer forma, eu tava mais é pegando no pé. Hehehehe.

    Responda a este comentário

    Victor

    Matheus,
    É o que eu te disse,
    você resolveu fazer um post indignado com nada porque um sujeito não marcou um penalty, concluiu que o campeonato era uma vergonha e coisa e tal, agora, nada mais natural que leia a explicação que o Cruzeiro vem na ascenção na base da “vergonha”.
    São critérios seus.
    Tem esse lance aí que não vi e nem vou ver e tem o do Barueri já…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Mas você sabe que eu achei errado o que fizeram com o Barueri.

    De qualquer forma, aquele dia foi no calor. Meio que foi um erro meu ter escrito daquela forma. Fato é que tudo me levava a crer que havia sim um favorecimento ao porco. Coisa que não acredito mais.

    Mas o Cruzeiro ganhou 3 jogos nessa ascensão sendo 2 sem nada a marcar. De qualquer forma, entendo seu ponto.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário