Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Na Turquia, só dá ele…

May 11th, 2008 por | Categorias: Fórmula-1.

Felipe Massa confirmou o favoritismo e venceu pelo terceiro ano consecutivo o GP turco. Com três pole-positions. O brasileiro agora é vice-líder do campeonato, sete pontos atrás de Kimi Räikkönen. Mais um final de semana perfeito, apesar de adrenalizado por um surpreendente Lewis Hamilton, que no final ainda deu uma ajudinha ao brasileiro em relação ao campeonato.

Kimi saiu da quarta posição e largou mal, mas se recuperou e alcançou a segunda posição. Só foi superado pela estratégia da McLaren, que manteve Lewis com o carro leve e em ritmo frenético, com a condição de ser obrigado a fazer um pitstop a mais. Valeu, pois em condições normais, a McLaren não conseguiria acompanhar a Ferrari e chegaria em terceiro. O time inglês tentou o pulo do gato e levou momentos de tensão à equipe vermelha, que ainda temeu até perder a vitória pelo desempenho de Hamilton na corrida. A segunda posição coroou uma bela atuação do inglês, tendo inclusive feito uma bela manobra de ultrapassagem sobre o vencedor. O nome da prova.

Massa teve sorte, e deve uma ao Hamilton, pois ele conseguiu tirar quatro pontos da vantagem de Kimi ao invés de dois, caso o finlandês tivesse chegado em segundo. Mas Räikkönen ainda tem uma gordurinha para queimar, e ele vai saber usá-la muito bem. O brasileiro parece recuperado das instabilidades do início e continuará no limite. A dupla da Ferrari hoje está bem forte e, se a equipe permitir, tende a uma disputa muito acirrada pelo título, sem maiores interferências dos demais.

Os pilotos da BMW, discretos porém competentes, chegaram em quarto e quinto, com Kubica novamente superando Heidfeld. O time alemão se mantém na segunda posição entre os construtores, mas com apenas dois pontos de vantagem para a McLaren (44 a 42). A Ferrari, com 63, já é vista de binóculos.

Alonso empolgou, fez uma ótima classificação e completou a corrida em sexto. A melhora na performance do espanhol não foi acompanhada pelo companheiro Nelson Piquet, que não passou da Q1 no sábado e foi apenas o décimo-quinto na prova. Tudo bem que o carro francês não é lá uma maravilha, mas o brasileiro está sendo muito mais lento do que Alonso e na F1, a paciência é bastante curta. Tem que trabalhar muito para justificar o pedigree.

Mark Webber, pela terceira vez na temporada, chegou em sétimo. E pontuou em quatro dos cinco GPs. Vem mostrando mais do que o “leão de treino” que sempre foi. E Nico Rosberg completou a zona dos pontos.

Rubens Barrichello agora é o piloto que mais disputou corridas na F1. Teve bolo, foto, capacete e pintura comemorativos. E a festa acabou em ressaca, com um carro muito lento nas retas e numa estratégia de apenas um pitstop. no fim, um decepcionante décimo-quarto lugar, três posições atrás de Jenson Button, também da Honda. E falando na montadora japonesa, essa semana foi anunciado o óbito da Super Aguri (Stupid Aguri, segundo David Coulthard). Nada mais previsível. Após dois anos de atividade, a Honda fechou a torneira da filial, criada (extra-oficialmente) para empregar o ídolo nipônico Takuma Sato. Isso não aconteceria se a equipe principal estivesse na crista da onda, mas ficou claro na decisão que a Honda A não queria uma concorrente quando decidiu apoiar a entrada do timinho no campeonato. Assim, todos os recursos disponíveis serão aplicados para tirar Button e Barrichello do limbo. Se bem que a central paddock de boatos já coloca o nome de Taku-San no lugar do brasileiro. Será?

Barbeiro da semana: Giancarlo Fisichella. Furou o sinal de saída dos boxes e saiu antes que o trieno fosse iniciado. Já de cara perdeu três posições no grid como punição. Na largada, encheu a traseira da Williams de Nakajima, e ficaram os dois por ali mesmo. Lamentável. Mais sorte da próxima vez.

E, até que enfim!!! Sebastian Vettel conseguiu chegar ao fim de um GP nesse ano. Foi o último carro a cruzar, mas depois de acidentes, quebras espíritas e abandonos na primeira curva, já dá um certo ânimo. Avante, Toro Rosso.

A próxima parada é em Mônaco, no dia 25.

Felipe Massa tem bala na agulha para ser Campeão Mundial?
View Results

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

25 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

25 Comentários para “Na Turquia, só dá ele…”

  1. Pablo Martinez
    11/05/08 - 23:42

    Massa não me empolga e não me dá confiança. Ainda o acho instável e não credenciado ao título.

    Alonso tá dando show com a Renault já. A diferença para Nelson Angelo é absurda. Tá ficando feia a situação para o brasileiro…

    Responda a este comentário

  2. Victor
    11/05/08 - 23:53

    Falei com Marcelão lá no futebol que podia apostar no Massa.
    Ele só ganha quando faz a pole, mas ganha.

    Responda a este comentário

  3. Robinson
    12/05/08 - 0:21

    O Massa não ganha corridas à toa, ou só porque está na melhor equipe. Para vencer, mesmo querendo considerar a Ferrari sem rivais à altura, ele precisa superar seu parceiro, que além de muito bom, já tem a tarimba de campeão.
    Ele é candidato ao título por ser bastante capaz de vencer corridas. Mas para ser campeão, precisa aprender com Räikkönen a controlar os nervos, o que ele não fez no início do ano, mas fez na Turquia, quando precisou manter o seu ritmo enquanto Hamilton tentava a todo custo compensar na pista a parada que realizaria a mais.
    Ele é bom, mas tem um ponto fraco. E quem não tem?

    ******************

    Nelsinho…

    Fico imaginando o que o Nelson pai estaria falando dele se sua própria cria. Ele mesmo sabe que está devendo, e ninguém sabe como ele está reagindo a isso. Pressão, maluco.

    Responda a este comentário

  4. Victor
    12/05/08 - 0:41

    Nelson Piquet deve estar dizendo que Nelson Ângelo puxou à mãe…

    ****

    Em tempo, votei “Sim”

    Responda a este comentário

  5. Serginho Valente
    12/05/08 - 5:40

    “adrenalizado por um surpreendente Lewis Hamilton”

    Hamilton é surpreendente por que? Em sua primeira temporada na F1, ele quase foi campeão mundial. A desculpa dos que não o reconhecem já como grande piloto é que ele possuía o melhor carro.

    Paradoxalmente, colocavam os méritos do acerto do carro no Alonso, mas não reconheciam os méritos do Hamilton por andar na frente do bi-campeão.

    Agora ele não possui o melhor carro e continua disputando o título, na sua segunda temporada, sem “ninguém” pra acertar o seu carro, e os méritos vão apenas para equipe.

    Mantenho minha opinião, os três melhores pilotos do mundo hoje são Hamilton, Alonso e Kubica. Quem viver, verá.

    Responda a este comentário

  6. Robinson
    12/05/08 - 9:12

    Surpreendente porque na teoria, a McLaren não veria nem de perto os carros da Ferrari. Mas a estratégia de três pits deu a Hamilton a possibilidade de guiar muito rápido, em ritmo de classificação, por toda a corrida. E como bom piloto que é, deu conta do recado muito bem, sendo premiado no final.

    É fato que ele vem sentindo muita pressão.

    Responda a este comentário

  7. Rafael
    12/05/08 - 10:01

    Acho que há um equilíbrio entre Ferrari e McLaren. Ano passado a inglesa estava um pouco melhor, hoje a italiana leva vantagem. No decorrer do ano pode ser até que a McLaren equilibre, se não, não vai dar para o Hamilton.

    O inglês, Kimi e Massa são os candidatos ao título. Se Kubica ou Alonso estivessem no lugar do Kovalainen tb seriam. Acho esses 5 os melhores hoje.

    Responda a este comentário

  8. paulo affonso
    12/05/08 - 11:47

    Robinson,
    O melhor comentarista do Blablágol.

    Responda a este comentário

  9. Robinson
    12/05/08 - 16:06

    Quequeisso!!!!!!

    Só uma coisinha que ficou faltando, merecendo uma errata:

    Piquet realizou uma bela ultrapassagem sobre Jenson Button no fim da corrida, digna de nota. (Procurei um link para o vídeo, mas não achei…) Ele demonstrou combatividade, porém ainda há um longo caminho para acompanhar os pilotos de ponta.

    Responda a este comentário

  10. Rafael
    12/05/08 - 17:35

    Coloca o Piquet na Ferrari ou McLaren que ele tb dá trabalho.

    Responda a este comentário

  11. paulo affonso
    12/05/08 - 21:15

    Errata: Robinson, o melhor e mais humilde comentarista do Bla…

    Responda a este comentário

  12. Robinson
    13/05/08 - 9:26

    Valeu, Paulo!!!!!

    A gente vai escrevendo… e qualquer dia teremos nos posts de Fórmula 1 as discussões acaloradas que rolam nos outros!!!! Aqui é tudo tão calminho…

    Abraço!!!!!!

    Responda a este comentário

  13. paulo affonso
    13/05/08 - 10:06

    Robinson,
    Pra isso acontecer só aparecendo um Senna e um Piquet de novo.
    Isso pq um estrangeiro e um brasileiro não dá discussão.
    Aqueles nossos 15 anos mágicos da F1 (de 1980 até 1995) vão demorar um pouco pra se repetir. Eu, e quase todo mundo, realmente não saia de casa antes da corrida. Ou sempre voltava cedo pra ver as corridas a tarde.
    Lembro do primeiro título do Piquet, foi no meu aniversário em outubro. Lógico que a corrida foi o tema e a festa depois do título foi muito boa.

    Responda a este comentário

  14. Victor
    13/05/08 - 10:31

    Robinson,
    quantidade não é qualidade.

    Os posts e os comentários da F1 são no tom certo!
    Perfeitos.

    Responda a este comentário

  15. Rafael
    13/05/08 - 10:42

    Paulo Affonso, o comentarista mais baba-ovo do Blablagol. HUAhUAHUAHuAHuA…

    ****

    “quantidade não é qualidade.”
    Finalmente Victor percebeu isso. Parabéns.

    ****

    Os posts da F1 são muito bons mesmo. Mas eu concordo com Robinson. Quando há mais debates fica mais interessante.

    Se tiver polêmica melhor ainda. Mas aí concordo com Paulo, para isso, vamos precisar de uma disputa estilo Piquet x Senna.

    Responda a este comentário

  16. Anna Flávia
    13/05/08 - 10:45

    ‘Victor May 12th, 2008 at 0:41
    Nelson Piquet deve estar dizendo que Nelson Ângelo puxou à mãe…’

    ahahahaha

    adorei esse comentário. =P

    felipe é o rei da turquia! \o/
    mas ainda precisa de mais pra que eu comece a apostar nele…

    beijo

    Responda a este comentário

  17. Robinson
    13/05/08 - 10:58

    É bom, porque por um lado, se não temos O melhor piloto do mundo no momento, isso nos deixa com menos riscos de pachecadas, ufanismos desmedidos e o conseqüente empobrecimento das discussões. No entanto, estamos até razoavelmente bem representados, com um veterano recordista (muito mais respeitado lá fora do que aqui, é verdade), um novato com potencial (passando por um duríssimo aprendizado) e finalmente, um cara que, superando as suas limitações, tem todas as credenciais para ser campeão do mundo. Criar polêmica não é difícil. Mas não necessariamente a discussão que decorre dela é produtiva. Então, alheios a qualquer tipo de interferência de corneteiros e achistas de plantão, vamos discutindo os assuntos com quem realmente gosta do esporte.

    Valeu galera!!!!

    Responda a este comentário

  18. Rafael
    13/05/08 - 15:46

    Vale uma lida na coluna do R. M. Prado de hoje.

    Pressão no Piquet. Engenheiro da Renault: “Ele cometeu erros. Deveria ter entrado no Q2, mas não conseguiu. Teve dificuldades durante todo o fim de semana.”

    Pressão no Massa. Engenheiro-chefe da Ferrari: “Felipe poderia ter agüentado mais 2 voltas, antes de ser ultrapassado por Hamilton, assim, Kimi poderia acabar em segundo.”

    RMP faz a observação de qual segundo lugar seria melhor para o Massa.

    Rubinho é lento mesmo, demorou 257 GPs para passar o Patrese.

    Responda a este comentário

  19. Robinson
    13/05/08 - 23:16

    Problema do engenheiro da Ferrari. O Massa ganhou a corrida, não??

    Kimi que se vire por ele mesmo, e ele não fez por merecer o segundo lugar. Queria que o Massa o garantisse?

    Lá pelas tantas do campeonato, como o Massa fez no Brasil, tudo bem, vale jogar para a equipe. Mas até um dos dois estar matematicamente fora da disputa, cada um que ganhe pontos para si. Não havia razão do Felipe se arriscar num duelo com Hamilton naquela circunstância, e estando bastante nítido que o inglês estava leve e faria uma parada a mais, ele podia (e efetivamente fez) controlar a distância, tinha desempenho para isso. Vai que ele tem um acidente na disputa? Quem ia pagar o pato, e quem ia recuperar os pontos perdidos??

    Quem dormiu foi o Kimi, na classificação, na largada… Atuação que podemos classificar como burocrática, e se o carro dele não fosse vermelho e a pista não oferecesse tantas oportunidades de ultrapassagem, possivelmente nem terceiro dava, salvo um milagre nos boxes. O engenheiro não falou nada do Räikkönen??

    Quanto a essa, o Massa pode ficar tranqüilo.

    Responda a este comentário

  20. Victor
    14/05/08 - 0:56

    RMP é um fanfarrão.
    O engenheiro deve ter comentado daquele tipo: “Que pena. Ia ser perfeito se Massa blá blá blá que o Kimi ainda chegava em segundo…”

    Agora…

    Se foi no à vera que o engenheiro comentou, a culpa é dele. Não é o Massa quem tem de calcular na pista as hipóteses da corrida, ainda mais pensando nas estratégias do companheiro da equipe.
    Esta ordem tinha de vir por rádio para ele. E nesse caso, a culpa seria do engenheiro.

    Responda a este comentário

  21. Rafael
    14/05/08 - 10:44

    “O engenheiro deve ter comentado blá blá blá…”

    Pode ser. E RMP divulgou em sua coluna (onde não há entonação) e fez um comentário.

    Mesmo se foi à vera, Massa não deveria seguir o engenheiro, caso esse desse tais instruções.

    Concordo com Robinson, Massa foi perfeito naquela situação e foda-se o Kimi.

    Responda a este comentário

  22. Robinson
    14/05/08 - 12:09

    O Renato Maurício Prado disputa com o Kajuru o posto de Leão Lobo do jornalismo esportivo. “Passarinhos” contam coisas, fofoquinhas, muitas “informações” que querem criar “polêmicas” e que muitas vezes passam ao largo da notícia que nós realmente consideramos relevante.

    Responda a este comentário

  23. Victor
    14/05/08 - 12:36

    O Renato Maurício Prado disputa com o Kajuru o posto de Leão Lobo do jornalismo esportivo. “Passarinhos” contam coisas, fofoquinhas, muitas “informações” que querem criar “polêmicas” e que muitas vezes passam ao largo da notícia que alguns de nós realmente consideramos relevante. [1,9]

    Responda a este comentário

  24. Serginho Valente
    14/05/08 - 14:39

    RMP é um lixo, pior do que o Juca Kfouri.

    Responda a este comentário

  25. Rafael
    14/05/08 - 14:49

    Opinião é igual à bunda, cada um tem a sua.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário