Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Mudança na regra da prorrogação na NFL

May 9th, 2010 por | Categorias: NFL.

Em agosto irá começar a nova temporada da NFL e estamos de olho nas novidades. Eu e Fernando faremos alguns posts sobre o assunto acompanhando a próxima temporada, incentivados pela repercussão da final do último campeonato.

por Fernando Cerqueira

Pra quem gosta de futebol americano, uma notícia boa:  foi mudada a regra da prorrogação.

A regra anterior era morte súbita, quem fizesse o primeiro ponto levava. Isso dava muita vantagem pra quem ganhava o cara ou coroa, que começa com a bola e joga de forma conservadora até conseguir um field goal.

Agora a regra é a seguinte: morte súbita, exceto por field goal.

Exemplificando: caso seu time faça um field goal, o time adversário terá uma posse de bola para tentar fazer um touch down e ganhar a partida, ou outro field goal pra empatar.

Se ambos os times fizerem um field goal, aí passa a ser morte súbita como anteriormente, incluindo field goal.

A regra é muito boa, pois vai fazer os times jogarem pro touchdown na prorrogação, o que não vinha acontecendo, e tirará um pouco do peso do cara ou coroa (mas que ainda assim será muito importante).

Por enquanto a mudança só se aplica aos Overtimes da Postseason, mas pode ser aprovada pra temporada normal também.

****

Outra boa notícia é a de que Brett Favre, o Romário da NFL, decidiu jogar mais uma temporada pelo Minessota Vikings.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

13 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

13 Comentários para “Mudança na regra da prorrogação na NFL”

  1. Fernando
    10/05/10 - 15:30

    Bom, vamos lá, tentando incentivar a galera a acompanhar mais o futebol americano.

    Pra quem não conhece o Brett Favre, foi o Quarterback dos Green Bay Packers por 16 temporadas (92-2007) e com eles ganhou um Superbowl.
    Ele jogou por tanto tempo que tem a maioria dos records de Quarterback da NFL, tanto positivos quanto negativos.
    Por exemplo, ele é o cara que mais já foi interceptado na liga.

    Ele é um Quarterback extremamente decisivo, que não se omite e sempre tenta resolver o jogo. Se o time precisa de jardas, poucas ou muitas, ele tenta o passe ao invés da corrida. E normalmente tenta passes longos, não importa a pressão imposta pela marcação adversária.
    Isso faz com que tenha várias jogadas memoráveis no seu curriculum, mas também já o fez perder jogos importantíssimos via interceptação.

    Na temporada passada, Favre deixou os Packers para ser o QB dos Minnessota Vikings. Levou os Vikings até a final de conferência dos playoffs (como se fosse a semi-final da NFL) e perdeu na prorrogação para os campeões, New Orleans Saints.
    No final do tempo normal, com o jogo ainda empatado, Favre tinha a bola em suas mãos, mas com uma blitz dos defensores adversários chegando em cima. Tinha duas opções: forçar um passe improvável para algum recebedor ou proteger a bola, caindo com ela, e deixar que algum chutador tentasse um último field goal pra evitar a prorrogação. Como a distância era muito grande e a probailidade do field goal ser acertado era pequena, Favre arriscou a jogada e sofreu a interceptação.
    No Overtime os Saints ganharam o coin toss, marcharam algumas jardas em campo e conseguiram o field goal vencedor.

    E é aí que as histórias se cruzam: ótima idéia de mudar as regras do Overtime pra que o jogo fique mais justo, e ótima notícia para o Minnessota Vikings se o Favre jogar mais uma temporada, o que eu aposto que acontecerá. Se ele conseguir reduzir um pouquinho o ímpeto de resolver tudo ele mesmo, dá pra ganhar mais um SuperBowl.

    Torçamos por esse quarentão de respeito!!!

    Responda a este comentário

    Fernando

    Interceptação do Favre:

    Responda a este comentário

    Matheus

    Quando se encontra alguém que conhece mais que você, de duas, uma:

    Ou você fica calado ou resolve suas dúvidas.

    Como é o meu caso agora, vou optar pela 2ª opção.

    Fernando, quanto ao estilo de jogo do Favre, você não acha que ele mudou um pouco? Lembro muito dele no GB Packers na temporada retrasada jogando com passes curtos para os tight end’s e ganhando poucas jardas, mas caminhando. Acredito que Manning e Brady preferem mais os longos do que o Favre.

    Inclusive, foi sua última temporada no time de Green Bay foi a melhor temporada do Packers nos últimos anos, se não me engano.

    Lembro de uma jogada sinistra nos play-off’s em que ele toma uns 3 trancos, quase cai e acerta um passe milimétrico que deixa o Wide Receiver a 2 centímetros do TD. Acho que foi isso.

    Sou fã dele. Acho que, se não é o melhor, tá bem perto.

    Responda a este comentário

    Fernando

    Cara, ele definitivamente é foda, mas não é tão cerebral quanto o Manning nem tão preciso quanto o Brady. Mas é tão decisivo quanto.

    Quanto aos passes curtos e usar o Tight End, é verdade. O meu texto tá mais pra quem não entende tanto de futebol americano assim. O passe na NFL, em todos os times, é normalmente o curto, já que o longo é muito mais difícil de se conseguir e é a preocupação constante de toda defesa. O Tight End hoje em dia é a arma secreta dos QB’s mesmo, pois é muito difícil de ser marcado.
    Só acho que o Favre arrisca mais que os outros o passe longo. O famoso “fogo na bomba” dos caras do Bandsports. Poderiam dizer que ele é mais displicente, não sei. Acho que é pq o cara tem culhões mesmo e se garante. Esse estilo de jogo dele é um pouco criticado por lá, por gerar algumas interpretações.

    Tem gente também que diz que ele não tem braço forte pra lançar os passes longos, mas eu discordo.

    Inclusive, tem um lance que é clássico pra mim, ia até falar pro Lincoln jogar no post, pq também junta Favre prorrogação.

    É de um jogo dos Packers contra os meus queridos Broncos, em Denver, em 2007, que eu assisti ao vivo. Jogo na prorrogação, os packers ganham o coin toss, recebem a bola dos Broncos e não chegam nem à linha de 20 jardas no retorno!! Vergonha total pros Packers, eu já comemorando a campanha pífia que daria a bola de volta aos Broncos.
    Então sai o time de especialistas de campo, entra o time ofensivo com Favre. Só tinham se passado 4 segundos do tempo da prorrogação. Você espera que o cara me faça uma campanha de corrida passes curtos bem conservadora pra fazer o field goal. Dei uma zoada via MSN num amigo meu que mora nos EUA, dizendo que os Broncos iam finalmente obter a merecida vitória. Ele, que nem é torcedor dos Packers, respondeu “Não vai, cara. O Favre vai resolver. O cara é o Romário da NFL” (frase que agora eu passo pra frente, pq é verdade)
    O que o Favre faz tá nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=V_6LcGbHxR8

    Calou a boca do estádio do meu time. Magical number 4.

    Agora, sobre eu saber mais que você, que nada, cara. Acompanho futebol americano a uns 4 anos só e não vejo tantos jogos quanto gostaria (até pq cada um dura umas 3 horas). O pouco que sei do Favre é do pouco que acompanhei nesses anos recentes.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Somos dois, portanto.

    Comecei a acompanhar nas transmissões do Paulo Antunes na ESPN em 2006.

    Paulo Antunes, aliás, é lenda!

    Responda a este comentário

  2. Victor
    10/05/10 - 15:47

    Curti acompanhar parte da final da temporada passada com a rapaziada por aqui. Muito provavelmente é o que farei nessa com a minha corneta ligada. É o máximo que posso ir em futebol americano.
    Até de rugby (que eu gosto de assistir) entendo mais.

    Responda a este comentário

    Fernando

    Realmente não dá pra acompanhar 100% futebol americano. Os jogos duram umas 3 horas, normalmente, e têm intervalos irregulares e frequentes que tiram a concentração do jogo.

    Sobre entender o jogo, acho que vale correr atrás disso. É um jogo extremamente inteligente e, depois que se entende as regras, é muito viciante! Os narradores da ESPN e Bandsports normalmente explicam bem as regras, mas dá pra ver na internet também.

    De toda forma, eu recomendaria escolher um time pra acompanhar, pelo menos, e ver os highlights dos jogos dele toda semana no site da NFL. Em 10 minutos você vê como foi o jogo e não fica perdido na temporada.

    E quando sobrar um tempinho no Domingo a noite, se o jogo passando for maneiro, dá uma assistida.

    Responda a este comentário

    Lincoln

    Domingo e Segunda de noite na espn passa!

    Responda a este comentário

    Victor

    Já escolhi um time para torcer na NFL: Fluminense.

    Responda a este comentário

    Fernando

    Heheheh. Mas por que isso?
    Eu não consigo acompanhar nada sem torcer pra alguém…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Porque, apesar de não ser o mais velho (ninguém bate Serginho), Victor é o mais rabugento.

    Responda a este comentário

    Fernando

    Hehehe, será que se o Flunimed comprasse os Detroit Lions ele passaria a acompanhar a NFL??
    Imagino um post aqui: Cuca não acerta a defesa e o Detroit Rice Powder perde mais uma…

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário