Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Menos Um Aspecto

October 26th, 2011 por | Categorias: Botafogo, Campeonato Brasileiro 2011, Ceará, Corinthians, Flamengo, Náutico, Observatório, Sport, Vasco.

Se antes eu concordava com o goleiro Marcos, uma simples análise me fez mudar de opinião. Vivendo e aprendendo.  Analisei os campeonatos de 2008 a 2010 e cheguei a conclusão que a geografia não tem influência no desempenho dos times, ao contrário do que eu pensava, e como boa parte do pessoal dizia.

Em 2008, o Sport fez 27 pontos no 1º turno e 25 no 2º, o Náutico fez 21 no 1º e 23 º. Em 2009, o Leão fez 13 e depois 18, enquanto o Timbu fez 18 e depois 20. Já em 2010, o Ceará fez 25 pontos no 1º e no 2º fez 22.

Ou seja, se houvesse mesmo o desgaste, seria natural uma queda acentuada e sistemática no 2º turno, coisa que não acontece. Portanto, não considero mais que esse aspecto das horas de viagem, possa ser computado como fator de desequilíbrio no campeonato de pontos corridos.

Essa revisão acabou ocorrendo por conta de uma notícia inútil, mas que acabou gerando curiosidade e a consequente pesquisa. Nos últimos sete jogos do 1º turno, o Corinthians fez 8 pontos. Isso não significa nada, mas fui ver quantos pontos fizeram os outros postulantes ao título.

O Vasco fez 14 pontos, o Botafogo 15, e o Flamengo 12. Ou seja, se o returno repetir o turno, o campeonato terminaria assim: Vasco – 71, Botafogo – 67, Flamengo – 64 e Corinthians – 63.

Viajando...

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

12 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

12 Comentários para “Menos Um Aspecto”

  1. saulo
    26/10/11 - 12:43

    A geografia nunca fez diferença, a questão central é econômica e as disparidades regionais do Brasil. Uma das soluções poderia ser utilizada é a criação de uma liga administrada pelos clubes, um fundo compensatório das cotas de TV e distribuir para evitar a paulistização do brasileiro. A própria série B pode ocorrer a subida de três times paulistas na série A em 2012.

    Responda a este comentário

    Yuri

    “distribuir para evitar a paulistização do brasileiro.”

    Mas é cara de pau. A MERITOCRACIA da Série B em pontos-corridos é o principal fator que pode colocar de 6 a 7 paulistas na Série A.

    “um fundo compensatório das cotas de TV”

    Então você defende cotas de TV mais igualitárias? Então deve desaprovar a divisão atual, suponho.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Não sei como ainda perdem tempo com Saulo…

    Responda a este comentário

    saulo

    Desaprovo totalmente a atual divisão de cotas em todos os aspectos. Os valores poderiam ser infinitamente maiores, os clubes do eixo Rio/SP tem mais facilidades em barganhar melhores patrocínios…seria uma forma de evitar grandes disparidades técnicas dos clubes do nordeste e do centro-oeste. Seria possível essas medidas se os grandes clubes fossem geridas por pessoas remuneradas(mesmo sendo eleitas), agilidade da justiça em punir os maus gestores(sejam eles em sociedades de bem comum ou financeiras)…assim ficariam menos dependentes dos adiantamentos dos pagamentos dos direitos de transmissão.

    Responda a este comentário

  2. Paulo Pimentel
    26/10/11 - 14:38

    Serginho, mais um ponto em minha admiração pela sua franqueza (como se eu fosse o Dumbledore e pudesse fazer isso, eheheh).

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Hehehe…Obrigado, mas não vejo nada de mais em mudar de opinião. Abraço.

    Responda a este comentário

  3. Bender
    26/10/11 - 14:59

    hehehe… inháááá maior figura.

    Em todo caso coloquei esse comentário ontem zuando com Bona.
    http://www.blablagol.com.br/bolao-chef%E2%80%99s-fischer-bbg-br2011-%E2%80%93-31%C2%AA-rodada-mesmo-numero-de-jogos-15479#comment-109961

    A medida que o título cruz-maltino torna-se mais factível, vascaínos vão cada vez mais concordando com a flapress

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Pô, nem tinha visto este comentário. Como falei, apenas fiquei curioso para saber como os times se comportaram no 1º turno, mas não acho que o desempenho vai se repetir.

    O que eu acho é que Flamengo e Botafogo vão ter um desempenho pior do que tiveram, o Corinthians terá um desempenho melhor, e o Vasco eu, sinceramente, não sei.

    Fato que estou escrevendo influenciado pelas últimas atuações botafoguenses. Há pouco tempo achava o Glorioso favorito, mas o Botafogo é o Botafogo.

    Responda a este comentário

    Victor

    Pô, nem tinha visto este comentário. Como falei, apenas fiquei curioso para saber como os times se comportaram no 1º turno, mas não acho que o desempenho vai se repetir.

    Não li o levantamento e não vi a tabela restante mas fere meu senso de normalidade para um campeonato de times razoavelmente equilibrados (carece de parâmetros que PRETENDO CRIAR para avaliar o grau de equilíbrio de campeonatos distintos).
    Como um bico de pré-dimensionamento, eu intuiria que os aproveitamentos poderiam seguir o sentido inverso, uma vez que os mandos são alterados e o mando é um fator importante em qualquer análise probabilística de resultados de partidas esportivas.

    É CURIOSO e caem em ERRO CONCEITUAL os proselitistas do Brasileiro em Pontos Corridos ao afirmarem esse ser o campeonato mais equilibrado do Mundo (nem comentarei do tal de “mais difícil”) enquanto CONCOMITANTEMENTE se indignam com “times que querem ser campeões” que perdem fora de casa para times na Zona de Rebaixamento.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Sem dúvida. Além do mando de campo invertido que é um fator importantíssimo, o time pode estar em um momento completamente diferente.

    Nesta fase do campeonato, é mais fácil perder pontos pro (desesperado) lanterna do campeonato do que para o (relaxado) 10º colocado.

    Responda a este comentário

  4. Fernando
    26/10/11 - 15:00

    Eu não acredito que esse “mais um aspecto” deva ser analisado dessa forma. As constantes viagens não devem, necessariamente, pesar mais no fim do campeonato. Podem (e devem) cansar os jogadores igualmente desde o início dele, fazendo com que percam mais jogos.

    O time viajou muito no 1o turno e, por consequência, não conseguiu ganhar tantos jogos quanto poderia viajando menos. No 2o turno isso se repete. Não acho que os dados deveriam mostrar um cansaço acumulado com o time conseguindo menos pontos no segundo turno.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    De qualquer jeito, os desempenhos no 1º e no 2º turno costumam ser parecidos. Se fosse o caso, um turno seria muito superior ao outro.

    Além disso, não costuma haver muita diferença entre o número de partidas jogadas fora ou dentro de casa de um turno para outro, a tabela só é invertida.

    E o Marcos quando citou esse aspecto, falou no acúmulo de quilometragem. E eu tendo a pensar que se fosse para desgastar, seria mesmo pelo acúmulo ao longo do campeonato.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário