Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Média?

April 18th, 2007 por | Categorias: Corinthians, Flamengo.

Carpegiani assumiu o Corinthians e não ficou em cima do muro. Instigado a comparar Corinthians e Flamengo (único lugar onde ganhou títulos expressivos em sua carreira de treinador) ele poderia ter contemporizado, mas não o fez.Afirmou o treinador do Corinthians: “o Corinthians é muito maior que o Flamengo.”

Carpegiani falou bobagem, e como não quero contemporizar, não vou dizer que ele poderia ter dito que são dois grandes clubes. Falou bobagem porque o Flamengo é muito maior que o Corinthians.

Tenho a opinião que o Corinthians, é o menor dos clubes paulistas. Só um título brasileiro, o de 1990 (com Neto e Tupãzinho) foi ganho com recursos próprios. Seus outros 3 títulos brasileiros deveram-se à grana de “parcerias”.

Na comparação entre os paulistas, pode até haver chiadeira, mas nacionalmente, não há como querer comparar Corinthians com Flamengo.

A questão na íntegra que foi retirada do Blog de Mauro Betting é:

BLAG – Você dirigiu o maior time brasileiro que vi jogar, o Flamengo de 1981 a 1983. Foi jogador do clube, até 1980. Você já tem idéia de como é o Corinthians? Dá para comparar os clubes?
CARPEGIANI – Já posso dizer uma coisa, como profissional do futebol, como alguém que já enfrentou várias vezes o Corinthians, como jogador e treinador: o Corinthians é muito maior que o Flamengo.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

18 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

18 Comentários para “Média?”

  1. bender
    18/04/07 - 17:24

    Nacionalmente, não tem como comparar nenhum clube com o Flamengo, e não somente o Timão.Quanto à comparação entre os paulistas não me importo, mas não custar lembrar que: não só os 3 títulos do Timão são títulos das MSIs da vida, mas dos 4 do Porco, 2 são da Parmalat.

    Responda a este comentário

  2. Victor Pimentel
    18/04/07 - 17:31

    A Parmalat é diferente de MSI e Hicks Muse, Mouse, Musse, sei lá.Aparecia o nome na camisa, alguém tomava leite (tchããã) Parmalat. Era um super patrocinador sim. Co-gestão, mas diferente dessas do Corinthians que anunciavam sei lá o que!O Palmeiras tem o título de 1969 também.Nacionalmente e internacionalmente vários clubes brasileiros competem em grandeza com o Flamengo. Mas não o Corinthians.

    Responda a este comentário

  3. Serginho Valente
    18/04/07 - 20:34

    O maior clube do futebol brasileiro é o São Paulo, pelo menos até hoje.O Flamengo, apesar de ter a maior torcida disparado, poderia ser bem maior do que é. Se tivesse a metade da importância que seus torcedores acham que ele tem, já seria o maior clube do mundo.Desmerecer o título de um clube porque ele tinha uma boa parceria é rídiculo. Nem merece comentário.

    Responda a este comentário

  4. Jardel
    18/04/07 - 23:36

    Legal a foto do Zico.

    Responda a este comentário

  5. gaburah
    19/04/07 - 2:13

    hein?

    Responda a este comentário

  6. bender
    19/04/07 - 12:50

    Ninguém tá desmerecendo um título ou outro. Só que há diferença entre patrocínios sérios e duradouros, e parcerias especulativas. O que eu mais escutava de um amigo meu na época da “parceria” do Fla com a ISL era: “isso não é o time do Flamengo, é o time da ISL”.

    A discussão sobre o maior clube do Brasil é subjetiva, apesar de termos resultados envolvidos. Se for pela ótica de resultados, sim o SP é o maior (tri mundial), mas se o Santos ganhar a Libertadores e o Mundial em 2007, será que ele empata com o SP e teremos os 2 maiores clubes do Brasil? Esquisito isso.

    Responda a este comentário

    GERSON DO CARMO NOVAES

    EU QUERO DEIXAR CLARO QUE:O SP É UM BOM TIME, POIS TEM 3CAMPEONATOS MUNDIAIS 3LIBERTADORES E 6NACIONAIS OU BRASILEIROS COMO QUEIRAM.O FLAMENGO TAMBEM É UM BOM TIME,POIS TÊM 1MUNDIAL 1LIBERTADORES E 5CINCO NACIONAIS.MÁS O SANTOS NÃO É APENAS UM BOM TIME,ELE É O MELHOR TIME DO SÉCULO XX,SEGUNDO A FIFA,COM 2MUNDIAIS, 2LIBERTADORES DAS AMÉRICAS,8NACIONAIS,E 5RIO/SÂO PAULO E É O ÚNICO TIME A TER UM REI [´PELÉ ] UMA RAINHA [ MARTA ] E DOIS PRÍNCIPES [ROBINHO E NEYMAR],PARA POR AI OU QUER .

    Responda a este comentário

  7. ronaldo
    19/04/07 - 13:46

    Que mané subjetivo!!! Quem tem a maior torcida do mundo? Quem é penta campeão brasileiro?

    To disputando e tenho a Melhor campanha na Libertadores!

    Responda a este comentário

  8. Serginho Valente
    19/04/07 - 14:44

    O São Paulo é o maior, não só pelos títulos, mas pela estrutura e organização. Está séculos a frente, por exemplo, do Flamengo.
    A maior torcida do mundo é a da seleção chinesa.
    Quanto a melhor campanha na Libertadores, o jogo de ontem ilustra bem, excepcional vitória de 1×0 sobre o poderosíssimo Potossí…realmente temos que tirar o chapéu.
    Sobre o penta que é tetra, nem tenho mais saco de comentar…

    Responda a este comentário

  9. bender
    20/04/07 - 9:36

    O SP é indiscutível. A frente de todos em termos de estrutura. Mas Séculos? Nem tanto.Quando um quinze avos dos chineses souberem o que é futebol, Serginho terá razão.Meu amigo Ronaldo, a melhor campanha é do Santos e o nosso time é muito fraco.O Fla além de ser o único PENTA campeão brasileiro ainda tem 2 Copas do Brasil.

    Responda a este comentário

  10. Victor Pimentel
    20/04/07 - 13:26

    O único PENTA campeão brasileiro é o Santos (1961/62/63/64/65).

    Nota: Eu considero isso há muito tempo, e nem fazia idéia do que a FIFA achava. Mas como alguns acham isso importante, a FIFA reconhece o Santos como tendo 8 títulos brasileiros

    Responda a este comentário

  11. Anonymous
    20/05/07 - 19:01

    P/ O NOSSO AMIGO REDATOR.

    NAO SEI QUAL É MAIOR, SE O FLA OU O TIMÃO. MAS O QUE SEI É QUE O CORINTHIANS SÓ GANHOU UM TÍTULO COM A PARCEIRA MSI.

    E QUE ENQUANTO ELE DIMINUI O CORINTHIANS POR ISSO EU LEMBRO QUE O FLAMENGO É UM TIME PÚBLICO, REPITO, T I M E – P U B L I C O, E DEVE SEUS TITULOS AO GOVERNO E À PETROBRÁS (O QUE NA VERDADE SÃO A MESMA “PESSOA”) E À REDE GLOBO (Ô, SE DEVE..).

    E TAMBÉM, QUE O CORINTHIANS É GRANDE, NÃO PELOS TÍTULOS, MAS POR SUA HISTÓRIA E POR SUA TORCIDA.

    DESTACO AQUI DOIS EXEMPLOS: A INVASÃO DO MARACANÃ( E DO RIO DE JANEIRO) EM 1977.. E O JEJUM DE 22 ANOS (ENTRE 1955 E 77) , NO QUAL O CORINTHIANS NAO GANHOU NEM UM TITULO IMPORTANTE E SUA TORCIDA SIMPLESMENTE DOBROU EM NUMERO DE TORCEDORES. POR ISSO SOMOS A FIEL! POR ISSO SOMOS RESPEITADOS. E FINALMENTE, POR ISSO SOMOS GRANDES!

    SALVE TODO PODEROSO TIMÃO.

    OBS.: ADORO O BLOG E NÃO TENHO NADA CONTRA NINGUÉM AKI. MAS SE ESTAMOS DISCUTINDO FUTEBOL, O FAÇAMOS.
    OBRIGADO.
    (PUBLIQUE-SE)

    Responda a este comentário

  12. Victor
    22/05/07 - 3:11

    http://www.blablagol.com.br/corinthians-e-seu-tamanho/

    Responda a este comentário

  13. geovane sampaio
    19/07/08 - 15:14

    Parcerias são feitas para se ganhar títulos.
    Tem uma frase de Durval Arantes que eu gosto muito e diz o seguinte: “Ser Palmeirense, Santista ou São Paulino é uma escolha pessoal. Respeite-se…
    Mas para ser Corinthiano, é preciso ser ELEITO por Deus”.
    O Corinthians não conquistou o posto de torcida mais fiel do Brasil à toa. O Corinthiansé grande, e sempre será, qualquer crítico do futebol sério sabe disso, se alguem diz ao contrário é porque não entende de futebol, portanto suas palavras não tem credibilidade alguma. Particularmente nunca vi um jogador do Corinthians falar que estava com medo da torcida do São Paulo, Palmeiras, Santos ou qualquer outro clube, é sempre ao contrário.
    Um clube existe em prol de sua torcida.Também há uma frase de José Roberto de Aquino, que é repetida por alguns críticos e diz o seguinte: Todos os times tem uma torcida. O Corinthians é uma torcida que tem um time.

    Responda a este comentário

    Victor

    Parcerias são feitas para se ganhar títulos.
    Ou então para lavar dinheiro…

    ****

    Com toda essa torcida que “atemoriza” adversários, o Corinhtians ganhou menos que seus 3 rivais. Aliás, ganhou bem menos.
    Claro que os rivais tiveram muito mais craques ao longo da história. Naturalmente, parece claro que os craques pesam mais que fanáticos nas arquibancadas.

    Responda a este comentário

    geovane sampaio

    O Corinthians é o MAIOR campeão paulista. Isso é fato. Além de ser campeão Mundial, Tetra campeão Brasileiro entre outros títulos importantes. Torcedores rivais vão bater na tecla de que o Corinthians não tem Libertadores. É verdade, porém assim como outros times grandes () não tem Mundial e nem por isso são considerado menores. E isso certamente é só uma questão de tempo.
    Craques realmente fazem a diferença. Não é verdade que o Timão teve menos craques do que seus rivais. Craques como Rivelino, Sócrates, Biro-Biro, o goleiro Gilmar, Garrincha, Marcelinho Carioca, Teves fizeram parte do plantel corinthiano. E, além disso, vários outros craques do futebol afirmaram sua vontade de atuar pelo Corinthians. Craques como Dadá Maravilha que afirmou que a maior frustração de sua vida foi não ter jogado pelo Corinthians e Romário que disse que sua carreira só não foi completa por não ter atuado pelo Timão. Entre outros notoriamente conhecidos.
    Porém ter um craque no time não garante títulos, com certeza ajuda, porém são necessários vários outros aspectos. Entre eles uma torcida que visivelmente incentiva o time independente da condição pode ser decisiva em momentos difíceis.
    Um time que tem uma das cinco maiores torcidas do mundo não pode ser considerado pequeno (essa é minha opinião como crítico do futebol). Ainda mais se essa torcida for fidelíssima. Não é à toa que somos chamados de fiel torcida.
    Outra coisa; Não ficamos “inventando títulos” como é o caso do Flamengo que, em 1987, desistiu de disputar o quadrangular final do Campeonato Brasileiro e se auto-declarou campeão (que na verdade foi o Sport Club do Recife) por ter vencido a Taça União (1ª fase). O Corinthians nunca desistiu e nunca desistirá (essa é minha opinião como torcedor, um torcedor que conhece o time q/ ama). Há uma frase de Durval Arantes, respeitado crítico do futebol, que diz o seguinte: “Já vi o Corinthians vencer, já vi o Corinthians perder, mas nunca vi o Corinthians se entregar”.
    Quanto ao escândalo que envolveu o nome do Timão, por causa de Alberto Dualib, MSI e suspeita de lavagem de dinheiro, só tenho a dizer que o Sport Club Corinthians Paulista não teve nada a ver com isso. Pessoas desonestas, infelizmente, existem em todo lugar e, assim como aconteceu com o Alvinegro Paulista, poderia ter ocorrido com qualquer equipe que se arriscasse com uma parceria milionária. Porém a parceria foi cortada a tempo de se manter a imagem do Timão, que sempre foi conhecido como o Time do Povo. O Corinthians foi inocentado pela justiça, como já era de se esperar.
    Qualquer crítico do futebol, que entenda o mínimo do assunto, sabe que o Corinthians é grande tanto pelos seus títulos, sua tradição, a garra de seus jogadores em campo, e, principalmente, pelo número e fidelidade de sua torcida.
    A verdade é que se você realmente achasse o Corinthians pequeno como diz, não teria se preocupado em fazer um blog dessa forma para discutir quem é o maior. Não me preocupo com isso, pois afinal são vocês que sabem nosso hino, sabem quem é nosso presidente, sabem o nome de nossos jogadores e, mesmo que neguem, sabem a força que o TIMÃO tem.

    Responda a este comentário

  14. Caio
    28/07/09 - 21:01

    Nota-se que o autor do texto desconhece totalmente o futebol paulista e o Corinthians.

    Primeiro o absurdo ao citar que o Corinthians é o menor dos quatro. Claro, logo o principal rival de Santos, São Paulo e Palmeiras é o menor dos 4. Alguém já viu isso?

    Segundo que ele credenciar os títulos brasileiros às parcerias do Corinthians é de uma bobagem sem tamanho. Isso tem que apagar por alguma razão? Investiam pro Corinthians, e por isso não conta? Então, já que é pra apagar títulos sem critério, que apaguem os títulos da década de 80 do Flamengo. Se tira, sobra o quê? O Flamengo se resume a década de 80. Tira essa década e temos um clube a ser comparado com Botafogo ou América.

    Continuando, o Flamengo já era. Não ganha nada em nível nacional há muito tempo. Ganhou a Copa do Brasil de 2006, competição essa que só foi enfrentar um time da primeira divisão na final contra o Vasco. Porque antes desse título, só vivia de títulos estaduais ou torneiozinhos pra preencher calendário que nem existem mais. É meio frustrante mesmo um flamenguista admitir isso. Hoje em dia até Wellington Paulista se recusa a jogar lá, porque esse mito todo que envolve o Flamengo e toda essa fantasia só existiu na Era Zico. Hoje é um clube decadente, que se não é coadjuvante, fica na rabeira debaixo da tabela, claro que em alguns anos eles surpreendem como qualquer time inexpressivo.

    Sobre a dimensão do Corinthians, o tamanho de um clube não se mede apenas por títulos. Mas mesmo que seja por isso, vamos aos fatos: Corinthians é o time com mais títulos nacionais. Corinthians é o time com mais títulos paulistas. Corinthians é o time com mais títulos regionais (Rio-SP). Corinthians é o líder do ranking da CBF. Corinthians é campeão MUNDIAL, aliás, o primeiro com o selo da FIFA. Então, meu caro, dobre essa língua ao falar tal asneira. E se for pra passar para o ramo da torcida, mídia e valor da marca, fica muito feio comparar com qualquer time do Brasil.

    Aqui vai uma frasesinha do Parreira: “A exposição do Corinthians na mídia é quase tão grande quanto a da Seleção Brasileira.”

    Um grande abraço.

    Responda a este comentário

  15. GERSON DO CARMO NOVAES
    4/03/10 - 16:51

    EU QUERIA PEDIR DESCULPAS AOS CORINTHIANOS,POR NÃO TER CITADO O CORINTHIANS NO COMENTÁRIO QUE FIZ ANTERIORMENTE,É PORQUE O COMENTÁRIO FOI FEITO COM TIMES QUE AINDA NÂO FORAM REBAIXADOS.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário