Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Mascotes, identidades e fluxo de caixa

June 28th, 2009 por | Categorias: Botafogo, Futebol, RJ.

O time do Botafogo não inspira posts ou análises. As apresentações do grupo falam por si.

Entrei em contato com o fabricante dos mascotes dos times de futebol para passar um ponto de vista que obtive em avaliação das miniaturas juntamente ao meu sogro (framenguista). Vou transcrever aqui os emails trocados, deixando a quem interessar possa a opção de palpitar ou não sobre o assunto. Mas o meu pedido é: tentem avaliar a situação como um estudo de investimento, deixando a paixão clubística de lado. Ninguém precisa bater em morto, por favor.

Aí vai:

Gaburah: Sou botafoguense e como tal constantemente estou às voltas com as idéias que possam ajudar meu time e o clube que ele representa. Faz parte disso também a preocupação com as finanças e as fontes de arrecadação.
Dito isto, tenho que confessar minha decepção com o mascote alvinegro da coleção, disparado o mais sem graça entre todos. Se a idéia é aproveitar o Manequinho, creio que não funciona por motivos óbvios.
Minha sugestão é: porque não aproveitar a empatia da torcida botafoguense por um dos símbolos mais carismáticos da história do Botafogo? O CACHORRO.
Nenhum dos clubes representados possui o cão como mascote, e além disso o cão é um animal extremamente simpático e carismático – capaz de contribuir em muito para angariar novos torcedores, principalmente CRIANÇAS (o futuro de qualquer torcida).
O Botafogo inclusive lançou os pilares desta idéia, ao criar a dupla Biruta e Biriba para acompanhar o time nos jogos em casa.
Tenho certeza que ao adotar a figura canina para confecção dos mascotes, o sucesso de venda está garantido. Pelo menos em um bom número para mim.
Agradeço a atenção e torço para que avaliem a sugestão com a mesma importância que dei ao problema.
Um grande abraço!

Fabricante: Boa tarde,
realiamos pesquisas de mercado em todo estado do RJ para ver se substituiríamos o Manequinho pelos cachorros com mais de 1.500 botafoguenses entre 10 e 80 anos.
92% reconhecem o Manequinho como mascote oficial e tradicional e optariam por ele para comprar em detrimento aos cachorros.
obrigado.
abs,

Gaburah: muitíssimo obrigado por sua resposta.
Só gostaria de considerar mais o seguinte: o boneco em questão usa calças (e obviamente não poderia ser de outra forma), por isso não fica caracterizado como o Manequinho. Tanto é assim, que o boneco com a camisa da Argentina fabricado por vocês é exatamente o mesmo.
Sem desacreditar a pesquisa citada, acredito que talvez o cachorro seja um modelo mais fácil de emplacar.
Por curiosidade, será que você poderia me dar uma noção do lugar em vendas que o mascote do Botafogo ocupa dentro da coleção? Se você não puder liberar essa informação por questões sigilosas, poderia apenas me responder se ele é um dos mais ou um dos menos vendidos?
Mais uma vez agradeço sinceramente seu contato.
Um abraço!

Fabricante: Boa tarde Gaburah td bem?
obrigado pelo contato.
Levaremos sempre em considerçaões todas as sugestões OK.
Hoje o Botafogo é o 11 do ranking de vendas, ficando atrás ainda de Gremio e Inter RS.
Obrigado.
ABs.

Na minha modesta opinião, o cachorro é pule de dez. Basta apenas alguém se atentar para a bela história que trata da relação da cadela Biriba com o Botafogo, catalisada pelo então presidente Carlito Rocha. O framengo soube inteligentemente investir no urubu, protagonista de uma situação de uma partida que entrou para a história do clube. Mas abro a discussão porque tudo isso pode não passar de elocubração de uma mente desocupada por falta de interesse nos jogos do Botafogo…

Na sua opinião, COMERCIALMENTE qual a melhor mascote a ser explorada para associação de imagem ao Botafogo?

Manequinho Cachorro Pato

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

19 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

19 Comentários para “Mascotes, identidades e fluxo de caixa”

  1. Gaburah
    28/06/09 - 1:57

    Em tempo: o Pato Donald seria um sucesso. Mas royalties e direitos autorais tornariam o produto caro. Por isso associei a um genérico (apesar de achar esse pato um barato).

    Responda a este comentário

  2. Serginho Valente
    28/06/09 - 12:04

    Eu também acho o cachorro a melhor opção.

    Responda a este comentário

  3. Gaburah
    28/06/09 - 12:51

    (…) tenho que confessar minha decepção com o mascote alvinegro da coleção, disparado o mais sem graça entre todos. Se a idéia é aproveitar o Manequinho, creio que não funciona por motivos óbvios.

    Vou deixar o atalho aqui para quem quiser conhecer os mascotes e concordar comigo ou não.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Puta que pariu!!! Sempre a raposa é feia, meu.

    Em vez de fazer um negócio decente, uma raposa com cara de malandra e não com cara de cachorrinho amigável, eles estragam tudo.

    Esse cachorro do post é bem maneiro, Gaburah!

    Detalhe:

    Ps.1: Sempre curti o do Fluminense. Ficou bem legal também.

    Ps.2: Questão clubística excluída. O do Galo é o melhor, seguido de Inter, Figueira e Furacão.

    Responda a este comentário

  4. Serginho Valente
    29/06/09 - 0:46

    O do Vasco está uma bela porcaria. É um manequinho piorado.

    Responda a este comentário

  5. Victor
    29/06/09 - 10:02

    Ziraldo costuma dizer que seus livros para crianças são tão bons poque ele não parte do pressuposto que as mesmas sejam idiotas. Da mesma forma que produções excelentes como Madagascar e outros tantos desenhos animados alucinantes do cinema.

    A impressão que tenho é que cada vez mais a pasteurização do que é feito para crianças criem decepções como essas.
    Os “menos piores” são os que tem animais, porque ao menos é possível identificar o que é.
    Os Mosqueteiros de Corinthians e Grêmio dão tristeza.

    Os de Vasco e Botafogo então não dá nem para comentar. É uma falta de respeito.
    Dane-se as pesquisas. As diretorias dos dois clubes não deveriam permitir que um símbolo fosse tão descaracterizado por adaptação ao mercado.
    Concordo que haja uma pesquisa para ver a identificação do símbolo como o fabricante diz ter havido. Mas se é para colocar um Manequinho sem ser um moleque mijando, então coloca o Cachorro mesmo, o pato ou Túlio Maravilha.

    No do Vasco, que porra é aquela? É um Almirante?
    Onde diabos está o bigode do português???

    ****
    No RJ, Fluminense e Flamengo deram mais sorte por conta das características de seus mascotes serem altamente identificáveis. Mas, mesmo assim, deram uma cagada no mascote tricolor.
    O cartola é para ser uma imagem esnobe, arrogante e aristocrática. Neguinho faz a semelhança de uma criança. Consegue passar tudo menos as qualidade que citei acima. Feliz dos torcedores do São Paulo e Coritiba que não viram seus mascotes reduzidos à crianças. Ia ser foda fazer um garoto velho.

    O Flamengo conseguiu acabar bem na fita, porque o boneco do Urubu ficou simpático sem parecer idiota.

    ****
    Matheus, acompanho o relato da Raposa. Mas ia querer demais de quem transforma um arrogante cartola em um menino mimado, querer reproduzir uma matreira raposa filha da puta.

    ****
    Comentando a resposta do fabricante, acredito que tenha sido feito uma pesquisa mesmo.
    Mas como Gaburah levantou: 92% identificam o Manequinho, isto é, aquele moleque que mija, ou esse menininho ridículo de calção que aí está?
    Outra questão é: desses 92% são torcedores de até 80 anos. E a faixa estária jovem. Será que essa não se encantaria mais com o cachorro? Ainda mais lembrando que recentemente teve aquele caso do cachorro com a estrelas solitária que foi o maior sucesso.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Esse cachorrinho nasceu para ser mascote do Botafogo.

    Só não vê quem não quer.

    Responda a este comentário

  6. Serginho Valente
    29/06/09 - 10:35

    Por falar nisso, se sou dirigente do Botafogo, o mascote oficial do clube teria até nome, Biriba.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Somando tudo o que foi dito pelo Victor mais esse arremate do Serginho, resume-se a forma que eu penso. E mais ainda me choca ninguém ter do marketing alvinegro ter parado pra pensar no dinheiro que estão deixando de ganhar.
    Parece bobagem, mas é por “bobagens” assim que o São Paulo está realmente anos-luz na frente dos outros times brasileiros quando o assunto é marketing.

    Responda a este comentário

  7. Rafael
    29/06/09 - 10:57

    Não gostei de nenhum desses mascotes com o escudo dos clubes.

    Responda a este comentário

  8. FRANCISCO JOSE FERREIRA E SILVA
    9/10/09 - 15:24

    Gaburah ! Apesar de ser vascaíno, concordo que o “cachorro” é o melhor modelo de mascote para representar o Botafogo, pois, está na História do clube. Gostaria de dar mais uma opinião; com relação a falta de imaginação para a elaboração do mascote, pois, na década de 70/80, existiam bonecos de vinil representando os clubes brasileiros e cada um tinha um modelo diferente( além das cabeças e o unifome é claro ), o Vasco era um Português com bigode, o Fluminense era o “cartola” vestido á caráter, o Flamengo era um “negro” com um urubu no ombro( se eu não me engano ), etc. Esses bonecos atuais tem o mesmo perfil( em pé, de braços abertos, levantados e com a mesma cara ), somente muda as cabeças e o uniforme. Se você tiver novamente contato com o fabricante, diga isso a ele, por favor !
    Obrigado,
    Francisco

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Beleza, Francisco.
    Pretendo mandar o link desta discussão para o fabricante e para o Botafogo. Em caso de qualquer resposta, volto a postar.
    Um abraço!

    Responda a este comentário

  9. Valdete C. de Andrade
    11/08/10 - 19:37

    É, cara… Sei lá, acho que se tiver que ser um cachorro que seja um pitbull… Ou melhor um Fila, que é uma raça brasileira… Concordo com os demais, tem que ser coisa de gente grande… Nada de patinhos, cachorrinhos com cara de idiota ou coisa que o valha… É, m cachorro fica legal demais, cara… Um Fila ficaria massa demais. E viva O Glorioso, se Deus quiser, Campeão Brasileiro de 2010. Um abraço.

    De, Valdete.

    Responda a este comentário

  10. Gaburah
    24/08/10 - 12:32

    Conheça o site dos mascotes do Botafogo: Biriba e Biruta
    http://www.botafogo.com.br/biribaebiruta/index.html

    É assim que eu gosto de ver!

    Responda a este comentário

    Taís

    Fofos demais esses mascotes!! Adoro cachorro!

    Responda a este comentário

  11. Gaburah
    16/06/11 - 14:08

    Olha que interessante achei aqui:

    Mascote do Atlético-MG
    O Galo do Atlético Mineiro, foi criado pelo cartunista Mangabeira, do jornal Folha de Minas, em 1945. Na definição do próprio criador, “o galo carijó representa a raça do time, que só perde uma briga quando morre”.

    Mascote do Cruzeiro
    O mesmo Mangabeira que inventou o Galo do Atlético-MG inventou a Raposa cruzeirense. Inspirou-se na personalidade de um ex-presidente, Mário Grosso, cartola esperto que não deixava ninguém lhe passar a perna.

    *****

    Estudar as histórias dos mascotes sempre traz algum dado interessante.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Desde sempre a diretoria Azul se porta espertamente.

    Responda a este comentário

    Victor

    [troll]Desde sempre, a torcida do Galo exalta o time e a do Cruzeiro os dirigentes[/troll]

    Responda a este comentário

    Matheus

    [troll]Desde sempre, o Cruzeiro é campeão graças às suas políticas e o Galo exalta times que nada venceram[/troll]

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário