Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Manifesto dos Blogueiros de Futebol

November 14th, 2007 por | Categorias: Estrutura, Futebol.

Imagino que o Bruno do Pândegos & Patuscos esteja ficando um pouco incomodado de ter de falar do futebol na Europa, para poder falar de clubes que possuem os melhores jogadores brasileiros em campo.

Eu aqui do meu lado, então, fico incomodado de ter que falar dos jogadores meia-boca que por aqui ficaram, pois não tenho lá muita paciência de acompanhar campeonato em que o Fluminense não jogue, ou ao menos um time brasileiro (como era o Santos de Robinho, o Grêmio de Felipão, o Botafogo de Túlio, o Vasco 97/98, o São Paulo de Telê, Palmeiras de Djalminha e depois o do Felipão e o Cruzeiro do Dida e do Levir) que dê vontade de torcer.

Talvez motivado por essas questões egoístas, e por constatar o potencial que se perde no Brasil, Bruno lançou a idéia de fazermos um manifesto.

 

Eu tenho uma posição meio que anárquica quanto a essa questão dos clubes. Acho que o futebol virou negócio, e como tal, acho que clubes, federações é que tem de buscar seus meios para proliferarem. Contudo, lembro que sou egoísta, e dessa forma, decidi preguiçosamente aderir ao Manifesto, chamado de Manifesto dos Sem-Craque.

Talvez a vantagem de partir de blogueiros seja mesmo o certo descompromisso oficial dos mesmos com o negócio. É possível que tal manifesto não fosse de muito valor em outras mídias. Já que essas vivem de tal negócio, então, sei lá. Poderia-se até ser encarado quem participasse de invejoso, mesmo não o sendo e fazendo-o com as melhores das intenções. Então ao menos, nesse caso, eu concordo em começar por nós mesmo.

Ressalto que o Blá blá Gol é escrito por vários autores, e que a publicação talvez não represente a forma de pensar dos outros autores aqui do Blog (para ser sincero, até eu mesmo tenho minhas ressalvas citadas acima). De qualquer forma, os que concordarem, fiquem à vontade de incluirem suas assinaturas.

 

Sou preguiçoso, e mudaria o Mundo se para isso não precisasse sair da minha cadeira e pudesse fazê-lo com o cartão de crédito. Por isso não voume comprometer em fiscalizar nada. Mas ajudo com minha postura cética. E minha sugestão, e linha de ação, será, sempre que o Blá blá Gol fizer um texto crítico ou até de certa forma “investigativo” (como os presenciados in loco das dificuldades de compras de ingressos, por exemplo)irei divulgar para os demais participantes, e sugiro que os demais fizessem o mesmo com seus textosde mesmo teor.

 

O manifesto ia sair dia 15 de novembro de 2007, mas já foi lançado, então não vou perder tempo e lançá-lo também (peço aos demais editores do Blá blá Gol deixarem ele no topo do Blog por quinta e sexta – não tem nada para escrever mesmo).

 

 

Brasil, novembro de 2007.

Manifesto dos Blogueiros a favor da transformação do futebol brasileiroMSC – Movimento dos Sem-Craques

Nossa paciência está no limite. É triste ver o ponto que a chegamos. O futebol nacional nunca esteve tão ruim, tão feio. É difícil de acreditar no que estamos vendo. Craques surgem aos baldes, mas antes mesmo de se tornarem ídolos em seus clubes, que os lapidaram e os revelaram, são vendidos ao exterior, muitas vezes a preço de banana. O que mais nos assusta é que muita gente reclama, muitos esperneiam, mas quem pode tentar reverter a situação não tem feito nada.

Clubes de futebol devendo milhões. Não há clube de futebol sem dívidas no Brasil, mas sim os que devem menos. Estádios precários caindo aos pedaços, monopólios de transmissão em TV, falta de organização e preocupação com o bem estar do torcedor.

Bom, se fôssemos listar tudo que há de errado em nosso futebol, escreveríamos um livro e não um manifesto.

A força dos Blog’s e dos blogueiros que vos escrevem é nula ou insignificante, mas nossa comunidade tem crescido a cada dia e com ótimos escritores, jornalistas ou somente fanáticos por futebol, gente que age por paixão, que se dedica e escreve belos textos. Com isso, convocamos todos os amigos, parceiros ou simples militantes do nosso futebol que se engajem nesta campanha em prol do esporte bretão.

Ainda não sabemos o que fazer e como fazer, mas sabemos que algo precisa ser feito com urgência e partindo de alguém. Da imprensa parece que não vai ser. Da CBF não esperamos nada, e do governo menos ainda. Então por que não tentarmos nós?

Os clubes vivem um martírio onde as dívidas com suas federações e com o Clube dos 13 os fazem reféns de verdadeiros Barões da cartolagem, limitando as suas possibilidades de ação.

A esperança olha para nós. O povo brasileiro. Não podemos deixar a maior paixão do nosso povo se esfacelar desta forma. Corremos o risco de ter um futebol burocrático. Imaginem a catástrofe!

Chegou a hora de agirmos. Vamos fiscalizar, vamos divulgar e vamos cobrar. A divulgação nós já fazemos, agora é a hora de começar a cobrar. Temos representantes em todos os cantos. Vamos nos unir porque não custa tentar.

Orlando Silva Júnior, Ministro dos Esportes é o nome de quem devemos começar a cobrar ações, dos dirigentes dos nossos clubes temos que cobrar atitudes e dos nossos Deputados e Senadores temos de cobrar a revisão da Lei Pelé.

Temos que começar a criar condições de manter os nossos craques no país, criar condições para que os clubes consigam ter sustentabilidade, e exigir maior transparência nas administrações dos mesmos. Todos nós admiramos o futebol europeu pela sua organização e marketing, e temos que nos espelhar em seu modelo de gestão, melhorando-o e adaptando-o às nossas circunstâncias.

Cabe a nós cobrar. Cobrar, acompanhar e fiscalizar.

Este manifesto é apenas um texto de meros blogueiros que entendem pouco mas que são apaixonados pelo futebol e que tem muita vontade de ver as coisas mudarem. Se tivermos união, sei que poderemos colocar pelo menos um tijolo na construção de uma nova forma de encarar o esporte mais brasileiro que existe.

O nosso futebol merece esse nosso esforço.

Contamos com todos. Blogueiros e não blogueiros, uní-vos!

 

 

 

 

 

Blogues participantes (à medida que for descobrindo mais, vou aumentando a lista) :

 

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

31 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

31 Comentários para “Manifesto dos Blogueiros de Futebol”

  1. vitor
    15/11/07 - 11:14

    onde estão os partidários da lei pelé nessa hora???

    Responda a este comentário

  2. saulo
    15/11/07 - 20:53

    A saída dos jogadores para o exterior e a consequente perda dos craques, não tem a ver com a Lei Pelé.Essa lei apenas regularizou uma situação que existia porque 75% de todos os jogadores do Brasil tinham o passe livre.Não fazia sentido um clube pequeno arcar com o passe de um jogador para participar apenas três meses e ficar sem atividade.Antes mesmo disso o clube entregava o passe ao empresário e o atleta não tinha qualquer libertade de escolher aonde trabalhar.Há casos de muitos jogadores que ficavam presos aos seus clubes sem contrato,mas dependiam da boa vontade dos dirigentes para serem liberados.Era um desespero porque ficavam com o passe preso no clube sem poder receber.O ex-jogador Neto ficou um ano parado no Santos sem contrato e preso ao mesmo tempo.O êxodo é explicado pela disparidade econômica em relação aos grandes centros financeiros do futebol(Itália,Espanha,Inglaterra) e pela ausência de uma estrutura administrativa profissionalizada com que faz perder também para países de menores expressões(Turquia,México…).

    Responda a este comentário

  3. Serginho Valente
    16/11/07 - 6:54

    A lei foi um desastre. Muito mal feita.
    O que acontecia antes dessa lei, quando o passe de um jogador pertencia ao clube era o seguinte, na época de renovação do contrato o clube apresentava sua proposta, se as partes não chegassem a um acordo em determinado período de tempo, o clube era obrigado a fixar na federação o valor do passe daquele atleta (valor esse baseado em sua proposta). Se algum outro clube depositasse a quantia levava o passe do cara. Se ninguém depositasse, esse valor ia se reduzindo até que o jogador ganhasse passe livre. Foi assim, inclusive, que o Vasco tirou o Bebeto do Flamengo. Isso protegia os jogadores contra o assédio estrangeiro. Principalmente os jovens.
    Sei que não era a fórmula ideal, mas nenhum jogador era impedido de trabalhar aonde quisesse, e havia uma proteção aos clubes.
    Sei que na outras profissões o cara é livre pra ir e vir pra onde quiser. Mas se isso não acontecia antes, não acontece agora, só mudaram o fluxo da grana, dos clubes para os empresários.
    Vão dar o exemplo do São Paulo, tudo bem, mas mesmo o São Paulo teve que “dar” o Kaká para o Milan, por causa dessa estupidez que o Pelé e o Zico fizeram.

    Responda a este comentário

  4. Rafael
    16/11/07 - 10:31

    É complicado atribuir tudo à Lei Pelé.

    Gosto muito do meu trabalho, mas se uma outra empresa me oferecer 20 vezes mais pelo mesmo trabalho, fica complicado.

    Alem disso o jogador que sai do país vai realmente receber tal salário, e em dia!!! Vai jogar campeonatos organizados, vai ter como se programar e ter independência financeira pra sempre, se tiver a cabeça no lugar.

    Por isso tudo, fica difícil segurar os craques aqui. Seria preciso grande esforço dos clubes, juntamente com a CBF.

    Clubes com melhor organização e controle dos seus gastos, poderiam oferecer melhores salários. A CBF deveria proporcionar melhores campeonatos. Mas esses dirigentes estão sempre mais preocupados com o próprio bolso.

    Responda a este comentário

  5. Saulo
    16/11/07 - 10:34

    É bom deixar bem claro que o Kaká ainda tinha o passe preso ao São Paulo, porque estava em fase de transição da lei.Iria embora de qualquer jeito, independente da lei.A lei do passe era escravagista e ruim tanto para o clube como para o jogador.Atualmente os clubes são obrigados a formalizarem contratos mais longos.Antes,faziam no máximo de um ano e quando terminasse,o jogador trabalhava sem receber porque estava preso ao clube.

    Responda a este comentário

  6. Rafael
    16/11/07 - 11:24

    Nos tempos atuais, o Kaká iria sair do SP com qualquer lei.

    Responda a este comentário

  7. Victor
    16/11/07 - 11:33

    Bender, você não ganha nada aqui no seu trabalho. 20×0 = 0.

    Responda a este comentário

  8. Victor
    16/11/07 - 11:35

    Não dá para ser utópico e quere disputar com mercados da Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha, França, até mesmo Holanda.
    Mas para o México é sacanagem. Com Turquia e Grécia deveria dar para disputar também.

    Responda a este comentário

  9. fábio gomes de deus
    16/11/07 - 13:12

    opa… tô nessa também…
    saudações botafoguenses!!!

    Responda a este comentário

  10. Rafael
    16/11/07 - 13:24

    No mundo atual, zero nem sempre é zero.

    É incrível, mas México, Turquia e Grécia estão na frente do Brasil em muitos setores.

    Responda a este comentário

  11. Victor
    16/11/07 - 13:45

    Comparei mais ou menos pelo que eu ouço sobre a “economia” desses países.
    A impressão que tenho é que o México é similar ao Brasil, e que Turquia e Grécia são até mais pobres.
    Ainda levando em conta que a matéria-prima nós temos.

    Responda a este comentário

  12. Rafael
    16/11/07 - 14:32

    O méxico já passou o Brasil há algum tempo, agora que estamos recuperando. A Turquia é o único país do mundo que tem a taxa de juros maior que o Brasil, porém sempre há os 2 lados, taxa de juros alta geralmente não é bom, mas tem seu lado positivo. Na Grécia eles falam grego e eu não entendo nada, mas não deve ser muito diferente da Turquia.

    De qualquer forma, pela matéria-prima que nós temos do produto Futebol, deveríamos estar a frente de todos esses. Basta uma mínima administração que não temos.

    Responda a este comentário

  13. Victor
    16/11/07 - 15:03

    Não citei Rússia porque sei que lá o Petróleo fala mais alto, amigo.
    E em outros países do Leste Europeu neguinho vai só de MSI, Beresowski, Kia, Sparanov, Kasparov, Sharapova,… Com dinheiro de lavagem é foda de competir.

    Responda a este comentário

  14. Saulo
    16/11/07 - 16:51

    O dinheiro que fala mais alto na Rússia é o da lavagem da máfia.

    Responda a este comentário

  15. Serginho Valente
    16/11/07 - 18:13

    É lógico que é impossível segurar jogadores, mas os clubes não iriam perder jogadores como o Ibson, por exemplo, de graça. Lógico que o Kaká iria embora de qualquer jeito, mas não de graça.
    O São Paulo vendeu o Kaká de qualquer jeito, pois seu contrato ia terminar e depois não iria receber nada.
    Nunca existiu esse papo que a lei do passe era escravagista, e desde de sempre se o jogador ficasse sem receber três meses seu contrato era rescindido. E o clube perdia o passe.
    Como disse antes, se a lei do passe era ruim, essa lei posterior é muito pior, sua única contribuição para o futebol foi ferrar os clubes e enriquecer empresários.

    Responda a este comentário

  16. Saulo
    16/11/07 - 19:50

    A lei Pelé é bem melhor que o passe.Essa cláusula de rompimento do contrato após três meses foi incluída com a Lei Zico.Antes os dirigentes entregavam o passe o jogador ao empresário.Pelo menos nos dias atuais,o atleta pode decidir livremente se pode ter ou não um agente.

    Responda a este comentário

  17. Serginho Valente
    17/11/07 - 1:47

    É, tem razão, como eu sou inocente.
    É lógico que antes o Brasil não tinha leis que impedissem o trabalho escravo, e os coitados dos jogadores tinham que ficar trabalhando sem receber nada, apenas com uma refeição por dia, e se reclamassem provavelmente seriam postos no tronco.
    Os coitados jamais poderiam escolher seus empresários pois seriam eliminados sumariamente e enterrados em covas rasas.
    Temos que dar graças a Deus pela lei Pelé-Zico que libertou os oprimidos, acabou com os clubes exploradores, além de também impedir que os malvados empresários ganhassem fábulas explorando o trabalho alheio.

    Aliás, é só fazer uma comparação de antes e depois e constatar como houve uma melhora substancial no futebol brasileiro em todos os sentidos.

    Responda a este comentário

  18. Carlão Azul
    17/11/07 - 8:57

    Prezado Victor:
    http://whsoccermusic.zip.net/
    http://helperbrasil.blogspot.com/
    http://libertadorescelestes.blog.terra.com.br/
    http://www.futebolnoticia.blogspot.com/

    mais uns que aderiram ao movimento, gostaria que adicionasse aos links já postados, por favor.
    Sds. Celestes

    SITE/BLOG
    http://www.SOUCRUZEIRENSE.9f.com
    http://www.SOUCRUZEIRENSE.blogspot.com
    ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

    Responda a este comentário

  19. Saulo
    17/11/07 - 10:58

    A melhora do futebol depende exclusivamente da profissionalização da gestão.Em qualquer lei,qualquer um vai embora mesmo.Mas se tiver melhor organização,menos vão sair ou ficarão mais tempo.

    Responda a este comentário

  20. Robinson
    18/11/07 - 12:33

    O que é muito estranho é que não saem apenas os grandes craques. Saem também aqueles apenas bonzinhos e também uma enxurrada de jogadores comuns. Será que os outros países precisam importar jogadores comuns? Nem isso ele podem fabricar por conta própria?
    O que é muito estranho é que os jogadores saem do Brasil, muitas vezes de clubes grandes, para jogar em times obscuros de países mais obscuros ainda. Será que os russos, ucranianos, gregos, turcos, ou mexicanos, têm o hábito de pagar mais e em dia do que no Brasil?
    O mais estranho é que “o sonho de todo jogador é jogar na Europa”, mas por que será que a quantidade de jogadores que passam um ano no “sonho” e voltam logo em seguida para sonhar em “aparecer em um clube do Brasil para ser lembrado na seleção” é tão grande?
    Eu acho que se o cara quer jogar fora do país, com interesse real em jogar futebol, que vá para um país sério e para um clube sério. Nem todos podem jogar no Manchester United, mas para deixar um time tradicional do Brsail, que se vá um clube com um mínimo de respeito para fazer carreira no exterior. Mas o que acontece é que os empresários fazem a sua fortuna lançando e depois buscando esses jogadores medíocres nesses mercados “pouco ortodoxos”. A participação desses empresários é que precisa ser olhada de perto. O caso recente do Thiago Neves é emblemático. Ele até queria ficar no Fluminense, mas o empresário “muito esperto” dizia que ele tinha proposta “do exterior” enquanto fazia o jogador assinar um pré-contrato com o Palmeiras. Isso com um garoto de 22 anos que já jogou até no Japão (e voltou um ano depois). Os tubarões não querem nem saber da carreira dos jogadores, desde que eles levem o deles. Mas essas figuras nefastas só se criam em lugares onde a administração dos clubes é totalmente amadora e incapaz de gerir com eficiência. A gente engole quando um grande craque vai ficar milionário no Real Madrid ou na Inter de Milão, mas é inaceitável ver os nossos times lutarem pelos razoáveis que acabam indo para o Shaktar Donetsk, sem saber sequer onde diabos Donetsk fica. E essa foi a última recomendação do Joseph Blatter antes de anunciar a Copa de 2014 no Brasil: que os clubes do país aprendam a manter seus jogadores, antes que todos os campeonatos do mundo sejam jogados apenas por jogadores brasileiros. E que não se tenha a ilusão os jogadores daque se espalham pelo mundo porque todo brasileiro é craque. Tem algo muito lucrativo nessa transação.

    Responda a este comentário

  21. Victor
    18/11/07 - 12:52

    É sabido que onde o empresário ganha dinheiro é na negociação entre-clubes. Aliás, o jogador ganha nessa também.
    Cria-se então uma situação onde o negócio do futebol, são os negócios.

    Responda a este comentário

  22. Wilson Hebert
    19/11/07 - 0:46

    Sou o proprietário do blog futebol, música e etc e venho dizer, para todos aqueles que fazem parte do MANIFESTO DOS SEM CRAQUES ou que não fizeram mas com certeza amam o futebol, acessem whsoccermusic.zip.net e vejam a entrevista de Pelé falando sobre copa 2014, Timemania, corrupção e muito mais. Um grande abraço Victor e a todos que escrevem no bla bla gol, (nome interessante…) conto com a sua visita.

    Responda a este comentário

  23. Serginho Valente
    19/11/07 - 5:39

    Victor, por que você acha que empresários e jogadores ganham mais dinheiro na negociação entre-clubes? Não faz muito sentido.

    Empresários sempre vão existir, o negócio é fiscalizar, e ter uma legislação que favoreça aos clubes, que formam centenas de atletas, e não aos empresários que apenas se aproveitam dos que podem dar retorno.

    Achar que por mais que um clube brasileiro seja bem gerido vai poder segurar jogadores, com essa lei que aí está, é ilusão. Seria necessário que a economia do país inteiro fosse bem mais forte.

    Responda a este comentário

  24. Victor
    19/11/07 - 8:05

    Eu quis dizer sempre que são negociados de um clube para outro.

    Os caras ganham mais quando seguem um caminho do tipo: Vasco-Shaktar-PSV-Arsenal do que Vasco-Arsenal

    Responda a este comentário

  25. Carlão Azul
    19/11/07 - 8:09

    Mais um que apoiou:
    http://jornalismoesporteclube.blogspot.com/

    Responda a este comentário

  26. Serginho Valente
    19/11/07 - 9:16

    Ah…beleza…

    Responda a este comentário

  27. Robinson
    19/11/07 - 13:46

    Mas muitos jogadores são transferidos para um time meia-boca no exterior, para logo em seguida serem trazidos de volta ao futebol brasileiro por empréstimo, e com um salário certamente muito maior do que provavelmente ele vale. Esse caminho é feito anualmente por muitos jogadores e faz-se uma sangria nos clubes, que no final das contas, precisam contratar um ou outro daquela turmas dos mais ou menos, porque nem o Kaká nem o Ronaldinho Gaúcho, em sã consciência, voltariam a jogar no Brasil (apesar de que até poderiam valer o investimento). Só que esses mais ou menos voltam custando mais caro do que deveriam.

    Responda a este comentário

  28. Victor
    19/11/07 - 14:23

    >strong>Robínson escreveu:
    …nem o Kaká nem o Ronaldinho Gaúcho, em sã consciência, voltariam a jogar no Brasil (apesar de que até poderiam valer o investimento).

    Robínson, eu não consigo vislumbrar forma alguma que fosse um investimento viável, considerando o valor de mercado e custo de manutenção desses dois jogadores citados de trazê-los para jogarem no Brasil.
    Nem mesmo levando em conta da simulação o ambiente mais profissional possível no Brasil.

    Responda a este comentário

  29. Serginho Valente
    19/11/07 - 14:58

    Acho que se o São Paulo vendesse o Morumbi, não conseguia comprar o Kaká…

    Responda a este comentário

  30. Carlão Azul
    20/11/07 - 11:30

    http://www.lancenet.com.br/blogs_colunistas/mauro/comentarios.asp?idpost=10431&comenta=1

    Prezado Victor, o Mauro Betting publicou o manifesto agora no seu blog, confira aí no link acima.

    Sds. Celestes

    Responda a este comentário

  31. Carlão Azul
    21/11/07 - 9:18

    Amigo Victor:
    mais um http://dezminutosdoisgols.zip.net/

    Sds. Celestes

    SITE/BLOG
    http://www.SOUCRUZEIRENSE.9f.com
    http://www.SOUCRUZEIRENSE.blogspot.com
    ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário