Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Mancha na Libertadores 2009

May 12th, 2009 por | Categorias: Futebol.

Acho que Libertadores 2009 foi maculada. Lamentável a decisão que levou os times mexicanos a abandonarem a competição. Aliás, pelo menos cria-se uma oportunidade de se discutir a participação deles nas próximas edições, ou entram disputando também as vagas para o Mundial da FIFA, além do título, ou ficam de fora.

Na minha opinião, deveriam fundir os campeonatos que dão as vagas da América do Sul e do Norte, não sei se é comercialmente viável, mas esportivamente seria a melhor solução.

De qualquer modo, São Paulo e Nacional (URU) ganham suas vagas de presente. Lamentável.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

30 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

30 Comentários para “Mancha na Libertadores 2009”

  1. Alexandre
    12/05/09 - 1:30

    Serginho, vale ressaltar que as escolas, universidades, museus, estádios, etc, etc reabriram hoje no México. Ou seja, se o Chaves do oito pode ir pra escola, pq o Nacional ou o SP não pode jogar lá?
    E isso não veio de dentro pra fóra. Ao contrário! Teve aval da Organização Mundial de Saúde. Tenho muitos amigos lá e todos afirmam que a situação está controlada. (E se não me engano, os EUA hoje tem mais casos da gripe suína que o México.)

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Bom, tomara (evidentemente) que não aconteça. Mas se houver um surto no Brasil, ou na Argentina, vão cancelar a competição?

    Eu até entendo que devam zelar pela saúde das pessoas. Mas deviam buscar uma solução em que houvessem os dois jogos, e que se cumprisse o regulamento. A verdade é que rasgaram o regulamento.

    Isso é o tipo de coisa que, principalmente se São Paulo e Nacional ganharem a competição, coloca uma “sombra” na conquista do torneio.

    Responda a este comentário

    Matheus

    “Isso é o tipo de coisa que, principalmente se São Paulo e Nacional ganharem a competição, coloca uma “sombra” na conquista do torneio.”

    São Paulo pega o Cruzeiro. Victor já diria que o Cruzeiro passa, mas nunca dou palpite antes de jogo importante.

    Nacional campeão da Libertadores esse ano? É mais fácil você concordar com Bender, Saulo com o Lincoln, Dunga convocar Ramires e Kaká juntos e eu gostar do Tardelli. Tudo isso numa terça-feira a tarde com 5°C no termômetro da praia de Copacabana.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Não se trata somente de zelar pela saúde das pessoas. A questão é de ordem socioeconômica tb. Economistas estimam que para cada 10mil pessoas que morrem no México, o PIB do país cai um ponto. Tá certo q a vida humana tem valor infinito, mas nesse caso, os números servem para analisar qual é o efeito de tais mortes na sociedade como um todo. Afinal, uma pessoa morrer implica que a pessoa nao cuidara mais dos filhos, deixara de pagar impostos, investir, consumir, etc, etc.

    O México passou por momentos tensos e de muita incerteza. Mas a política do governo de contenção funcionou, pois até agora não vimos um crescimento exponencial de casos da doença. Ou seja, impedir isso era a meta e a melhor maneira de prevenir que a doenca se espalhasse. Hoje o México reiniciou o seu sistema e se encontra preparado para o caso de um novo surto. Ou seja, o alerta máximo, nivel 5, baixou pra nivel 4, o q indica que os hospitais estão preparados e devidamente equipados para conter um novo surto da enfermidade.

    Ou seja, o q estamos vendo é a Comenbol rasgar o regulamento e o Nacional e SP se aproveitaram da psicose coletiva q a gripe suína trouxe com ela.

    Lamentável.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Eu tinha certeza que a diretoria tricolor iria chiar se tivesse que jogar no México.

    Típico!

    E vergonhoso.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Vergonhoso pros bambis (redudante, rsrs) e pro Brasil (pra imagem que os mexicanos tem dos brasileiros…)

    Responda a este comentário

  2. Victor
    12/05/09 - 8:39

    Pessoal,
    eu tenho ficado mais como expectador nesta questão da gripe suína (já era meu irmão, ficou conhecida assim – ninguém vai chamar de outra forma).
    Estou longe de ter amplo entendimento sobre o assunto, ainda mais que não vivi surtos anteriores como a gripe espanhola.
    Não tenho a sensibilidade de saber a que nível deve se alarmar, porque me parece que a ideia é que a gripe não se espalhe, porque leigamente, eu tenho achado esses números insignificantes.

    Este contraste tem feito com que eu fique quieto, porque imagino ser um assunto que desconheço mesmo.

    De toda forma, mesmo abusando do pragmatismo, a OMS “autorizou” a vida normal no México.
    Se há preocupação da CONMEBOL e dos clubes, então que a decisão da entidade fosse autorizar que São Paulo e Nacional saíssem da competição sem sofrer punições pelo abandono.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Os números são insignificantes mesmo, Victor. Mas especula-se que eles são assim por causa da política de contenção da doença. Essa medida deu tempo para se desenvolver e adaptar os laboratórios para exames que identificam a doença, por exemplo. Se o governo mexicano tivesse demorado a agir, a coisa poderia ser bem pior, e aí sim nos estariamos concordando que é um absurdo ter o jogo no México.

    De resto, lógico que essa história ainda pode ter muitas reviravoltas. Esse virus ainda pode mutar, ou se espalhar com mais facilidade, por exemplo. Mas isso tudo é mais “especulação” que a “afirmação” que não se pode ter jogos no México por causa da gripe.

    Enfim, estou com os Mexicanos nessa.

    Responda a este comentário

  3. Dudu
    12/05/09 - 10:42

    Eu acho que foi birrinha da FMF… tá rolando o surto mesmo, não dá pra jogar lá, arriscar a saúde dos atletas que vem de fora, espalhar a doença e coisa e tal… era só aceitar o jogo único.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Jogo único em São Paulo? Por que? No máximo, jogo único em campo neutro. A proposta feita aos mexicanos era inaceitável.

    Responda a este comentário

    Victor

    Dudu,
    como disse acima, eu não entendo muito da questão para me posicionar com veemência.
    Os números são insignificantes, mas como explicou Alexandre, podem o ser pelas medidas tomadas pelo México.

    Claro que as medidas tomadas pelo México, por liberalidade (e responsabilidade) do governo local, em resumo é problema deles.
    No âmbito internacional, parece-me que a OMS liberou os jogos.

    De forma fria, tecnicamente não há problema o SPFC ou o Nacional ir jogar lá, da mesma forma que os times de lá poderiam vir jogar aqui.

    ****
    Mas creio que ao adotar a simplificação por conta prórpria, contrariando as recomendações da OMS, de que não há necessidade de se encerrarem as tarefas normais no México, deveria pensar então nos casos de dengue no Rio, por exemplo.
    Mesmo que não haja risco de propagar, coloca em risco a saúde dos atletas de outros países (e creio que as chances são até maiores)

    Responda a este comentário

  4. Saulo
    12/05/09 - 11:20

    O maior problema da Conmebol foi sua indecisão em relação a questão dos times mexicanos. Tentou levar em “banho-maria” porque o regulamente prevê multa e exclusão de cinco anos desses times da Libertadores. Não acredito nesta punição por um simples motivo: A Fox comprou os direitos da competição e o seu maior mercado é justamente o mexicano. E a grana dessa mesma emissora é rateada entre os clubes. Para o falido futebol argentino é essencial, por isso o presidente da AFA Júlio Grandona brigou com Ricardo Teixeira.

    Responda a este comentário

  5. Zargarotinho
    12/05/09 - 14:11

    Não costumo torcer em jogos da Libertadores sem o Flamengo. Mas caso assista São Paulo x Cruzeiro, vou torcer muito para os mineiros. São Paulo é um clube muito cheio de graça.

    Responda a este comentário

  6. Matheus
    12/05/09 - 14:40

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Gremio/0,,MUL1122900-9868,00-GREMIO+ESTUDA+FORMALIZAR+PROTESTO+CONTRA+A+CLASSIFICACAO+DE+SAO+PAULO+E+NAC.html

    Xi, vai começar a feder a coisa.

    Responda a este comentário

  7. Rafael
    12/05/09 - 15:12

    Se eu estiver errado, alguém me corrige, mas a sequência foi:
    1 – gripe suína surge
    2 – mundo em pânico
    3 – controles nos aeroportos
    4 – Conmebol: “ninguém no México, jogo único na casa do adversário”
    5 – Federação Mexicana rejeita e tira os clubes da competição
    6 – Conmebol: “SP e Nacional seguem”

    São Paulo, Nacional ou qualquer outro time que estivesse nessa situação, o quê que eles tem com isso? Por que utilizar-se de adjetivos como ‘lamentável’, ‘maculada’, ‘vergonhoso’…?

    Pode-se criticar Conmebol, Federação do México, o porco, a Globo, OMS, FMI e o FHC. Mas os clubes nada têm com isso.

    Mesmo com a OMS dizendo que a situação está normal, seria mesmo seguro? Eu sou leigo, mas mesmo os caras da área da saúde estão sem saber direito qual a magnitude dessa epidemia.

    Pelo meu não conhecimento sobre o assunto, não tenho opinião formada até o item 5 (inclusive), mas acho que a Conmebol poderia marcar jogos com 17º e 18º classificados na primeira fase para jogar com SP e Nacional.

    Responda a este comentário

    Victor

    Se coubesse a mim decidir do ítem 6 em diante, decidiria que SPFC e Nacional seguem.
    Sem que outros times entrassem no lugar dos mexicanos.

    ****
    ****
    Não é por isso que eu não colocaria outro time nos lugares dos mexicanos, mas imaginem na bagunça, e inclusive tendo algum fundamento caso alguém reclamasse:

    Caso entrasse o 17º e o 18º para jogarem contra SPFC e Nacional, estariam no direito de reclamar times melhores posicionados de terem de enfrentar times “mais fortes”, e aí, obrigaria a alteração da tabela, e consequentemente, anulação das partidas que foram disputadas pelas oitavas.

    Definitivamente, a Libertadores 2009 seguirá com SPFC e Nacional nas quartas-de-finais.

    ****
    Mas eu continuo achano que os mexicanos estão com a razão em não terem aceitado em jogar jogo único na casa do adversário. Coloca o jogo em Dubai, foda-se.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Tentou-se, Victor.

    Tentou-se o primeiro jogo entre São Paulo x Chivas e Nacional x San Luís em Bogotá, mas a secretaria de segurança da Colômbia, se não me engano, vetou.

    E tentou-se também a possibidade do jogo de ida entre São Paulo x Chivas ser em Montevidéu e Nacional x San Luís ser em São Paulo, mas também não deu em nada.

    Ou seja, passa também por falta de vontade de outras pessoas.

    Como você disse, definitivamente, a Libertadores 2009 seguirá com SPFC e Nacional nas quartas-de-finais.

    Responda a este comentário

    Dudu

    Óbvio que, time quizumbeiro que é, o SPFC ia recusar qualquer coisa que fugisse a 1 jogo em SP.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Pois é… se Grêmio entra numa de que ele teria que jogar com o 18º… aí fudeu. A questão é complicada.

    Responda a este comentário

    Matheus

    “…mas acho que a Conmebol poderia marcar jogos com 17º e 18º classificados na primeira fase para jogar com SP e Nacional.”

    Seria a melhor solução.

    Algo que me enxeu de asco, novamentem, em relação à diretoria tricolor foi o protesto que eles fizeram de jogar no México, mesmo com portões fechados. Se todos concordam que o problema não é tão catastrófico, como parece não ser, o São Paulo não tem que espernear por uma decisão prévia. E a Conmenbol fez política com essa decisão, Bender.

    Os times mexicanos são muito desfavorecidos quando disputam a Libertadores. Não podem ir pro Mundial pela Libertadores e o segundo jogo da final não pode ser realizado no México. E ora, se existem essas limitações, por que insistir em chamar esses times também? Se for pra convidá-los que os dê igualdade de condições.

    Ora, com isso em mente e uma briga de interesses entre a FMF e os times do São Paulo e do Nacional, dois tricampeões da Libertadores, quem você acha que teria preferência?

    Acredito que os dois times exerceram sim uma influência política.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Rafael,
    Vc tem razão. A culpa realmente é da Conmebol q não encontrou uma solução mais justa para a questão e simplesmente decidiu dar de presente vagas para as quartas de finais.

    De resto, quem chiou primeiro foi o Nacional URU. O SPFC simplesmente embarcou na onda deles. (E isso foi antes da Conmebol se pronunciar.) Qualifiquei a atitude desses clubes de “lamentável” pq creio que esses times se aproveitaram da psicose coletiva (q é um dos efeitos colaterais dessa gripe) para não ter q jogar bola por aqueles lados. (Sem dúvida, é apenas minha opinião.)

    E repito (dessa vez em espanhol): Si el Chaves del ocho puede ir para la escuela y el Chapolin Colorado, al museo, entonces pq carajo el SPFC e o Nacional URU no pueden jugar en el estádio de los chicanos?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Se a mentira de que o regulamento do Brasileiro de 1987, foi alterado sem a anuência dos clubes, fosse verdadeira, então pela lógica:

    5 – CRF e Inter (ou até mesmo o Clube dos 13 inteiro) rejeitam e tiram os clubes da competição
    6 – CBF: “Sport e Guarani seguem”

    O fato é que o regulamento da Libertadores foi rasgado, mas como o Mengão não foi prejudicado dessa vez, pode.

    Aliás, falou em rasgar o regulamento e decidir o futebol fora do campo, tem gente que apóia na hora.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    “Aliás, falou em rasgar o regulamento e decidir o futebol fora do campo, tem gente que apóia na hora.”
    hahahahahahahahahahaha

    Responda a este comentário

    Rafael

    Se utiliza da paixão clubística para chamar a Justiça Desportiva de mentirosa.
    Se utiliza da paixão clubística para ser cego quando lhe é conveniente.
    Se utiliza da paixão clubística para escrever ou falar qualquer besteira.

    Não tira 1987 da cabeça, ver aquele time, maior rival, vc em início de vida no futebol, time com 10 dos 11 em seleção ser campeão brasileiro deve ter sido foda pra vc. Entendo. Assim como entendo como o Nabi e Pinto salvaram sua vida.

    ****

    Pra quem não entendeu, apenas disse que SP e Nacional não têm culpa se existe uma gripe suína. Cobrem a Conmebol, o Vaticano, o Obama, Lula…

    Assim como no caso das vagas do Peru (que não deu em nada), algo de força maior aconteceu. Quem quiser ignorar, que vá para o México.

    ****

    Tempestade, furacão ou nevasca = queda de alambrado provocado por superlotação, seguida de invasão de campo.

    E eu que rasgo regulamento…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Hahaha…a Justiça Desportiva não é mentirosa, mentirosa é Justiça Federal.

    É o mundo perfeito: Mando de Campo beneficiando apenas uma equipe, regulamento rasgado, classificações decididas sem bola rolando.

    Deve ser a melhor Libertadores da história…né Rafael?

    Responda a este comentário

    Rafael

    O mundo perfeito Serginiano: não existe divergências de opiniões, não existe conflito entre a FIFA e Federação Peruana, não existe gripe suína, não existe a Terra e nem o Universo.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    É melhor ir pro México que para os EUA, pois a algum tempo os EUA registram mais casos do virús que o México.

    Responda a este comentário

  8. pâm
    12/05/09 - 20:16

    Que venha o cruzeiro então….

    Responda a este comentário

    Matheus

    E que venha o São Paulo.

    Primeiro jogo aonde?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Até o momento, São Paulo concentra a grande maioria de casos da tal gripe aqui no Brasil. Acho que deveriam fazer apenas um jogo no Mineirão.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário