Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Mais Um Ano de Entregas

October 21st, 2011 por | Categorias: Campeonato Brasileiro 2011, Observatório.

Campeonato escroto. Não tem jeito. Começa a Fase Delivery do Brasileirão.

“Ele admitiu que os jogadores estão concentrados para o jogo contra o Flamengo e também contra o Atlético-PR. Isso porque, segundo Muricy, o Santos precisa de ao menos uma vitória e um empate nos próximos dois jogos. Assim, fugiria de vez do risco de rebaixamento, somando 45 pontos. Com 41 pontos, o time precisa de mais quatro, considerando os dados dos últimos cinco anos. Entre 2006 e 2010, a média de pontos necessária para escapar da queda foi de 44,2 pontos.

O importante é vencer para pontuar para depois pensar 100% no Mundial, pensar em poupar algum jogador… Temos de chegar voando em dezembro – admitiu Rafael, dando a entender que, se conseguirem esse objetivo, podem tirar o pé já a partir do confronto contra o Vasco. O time poderá promover rodízio de jogadores.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

42 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

42 Comentários para “Mais Um Ano de Entregas”

  1. Robinson
    21/10/11 - 19:54

    Cara, não acho o campeonato escroto não.

    Acho escroto essa filosofia (ou no mínimo, a suposição) da entrega de resultados.

    No caso do Santos, pelo menos por enquanto, não dá para afirmar que estarão utilizando esse deplorável expediente. Fosse o Vasco na Mundial e sem chances de ser campeão brasileiro, acho que você concordaria em tirar um mês antes do embarque para recuperar jogadores, evitar contusões em cima da hora e preparar a cabeça do time para encarar o Barcelona.

    Só que o procedimento de entrega não precisa ser só na última rodada, o que foi inibido com os clássicos agendados para a ocasião.

    Quem não tem escrúpulos, dignidade, profissionalismo ou ao menos espírito esportivo já pode começar a entregar desde já.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    “Cara, não acho o campeonato escroto não.

    Acho escroto essa filosofia (ou no mínimo, a suposição) da entrega de resultados.”

    Se essa filosofia acontece sistematicamente no campeonato, então ele é escroto.

    Acho que o Santos tem todo o direito de se preservar pro mundial, gostaria que o Vasco fizesse o mesmo, e continuo achando o campeonato escroto.

    “Quem não tem escrúpulos, dignidade, profissionalismo ou ao menos espírito esportivo já pode começar a entregar desde já.”

    O problema é que aqui, ninguém parece ter. E se é assim, não dá pra fazer campeonato de pontos corridos que preste.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Eu AINDA nao me lembro de entrega vascaina.

    Responda a este comentário

    Victor

    Só que o procedimento de entrega não precisa ser só na última rodada, o que foi inibido com os clássicos agendados para a ocasião.

    Não creio nisso. Mera providência inócua para satisfazer histéricos e/ou ganhar tempo enquanto se tenta a sorte de não acontecer nada.
    ALEGAÇÃO de entrega vai ocorrer sempre, e NÃO será diferente esse ano, INCLUSIVE nos clássicos. Lembro de 1991 que o Fluminense em determinado momento do campeonato era o único carioca que tinha chance de se classificar para as semi-finais (usei hífen porque em 91 era assim) mas teria de vencer os últimos 5 jogos para se classificar, sendo um deles contra a Botafogo.
    Antes e depois do jogo a única coisa que se falava era que o Botafogo abrira as pernas.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    É. Mas devemos lembrar que o caso dos pontos corridos, especificamente o de 2009, foi absurdamente claro e comprovável. Melaram a pelada.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Pra mim, o problema central é que essa porra pode decidir o campeonato, aí fode com o título.

    Quando há mata-mata, uma eventual entregada na fase classificatória não decide o campeonato.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Eu espero realmente que o vasco jogue o que tem que jogar e vença, dentro de campo, de forma incontestável. E se for o campeão, que o seja com méritos.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Eu acho que um time não vai querer perder a oportunidade de colocar água no chope do seu rival na última rodada do campeonato.

    Mas isso não significa que faltando cinco, quatro, ou três rodadas, o mesmo time não vá facilitar para aqueles que disputam o título com o seu rival.

    O que pode ser entregue, será, independente da rodada que for. O problema é que eu nunca nem ouvi falar disso em outros campeonatos de pontos corridos.

    Será possível que só no Brasil role essa falcatrua???? Por que só no brasil os caras não podem jogar como o esporte deve ser jogado???

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Mr Robinson, o fato é que no Brasil existe a rivalidade regional que não existe da mesma forma em outros países…

    Espero que o vasco seja campeão por mérito e espero que o Vasco não entregue jogos, se esse for o caso.

    Responda a este comentário

  2. Jorge Caldas
    22/10/11 - 9:18

    Lamentável q isso aconteça desde já…

    Responda a este comentário

  3. rafael botafoguense
    22/10/11 - 16:19

    mas isso era previsível… o campeonato acaba mais cedo pra alguns e levando em conta o número de paulistas e cariocas, uns brigando e outros não, a probabilidade disso rolar é sempre grande. Pena de quem achou que clássicos na derradeira ceifaria isso.

    uma idéia seria botar os confrontos rio-sp em início de turno e deixar os clássicos pro final mesmo.

    o esquema de média é foda pra isso… mas é muito complicado de acompanhar, exige um estudo pra acompanhar cada rodada.

    enfim… VOLTA MATA-MATA!

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    O campeonato acaba mais cedo para alguns da mesma forma que acabava no modelo misto…

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    mas quando acabava esses eram expurgados do campeonato e de qualquer oportunidade de fodê-lo.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Exato. Agora fica atrapalhando…

    Responda a este comentário

  4. Bender
    24/10/11 - 10:19

    Nesse caso não é culpa da forma do campeonato. Fosse o modelo misto com o time lá no meio da tabela sem chance de classificação para os play-offs, e com um mundial para ser disputado, a chance de jogadores titulares serem poupados seria grande também.

    Claro que o campeonato perde caso um time não jogue com a força máxima possível sempre. Mas o que acho escroto mesmo é o jogador (titular ou reserva) entrar em campo e fazer corpo mole. Difícil imaginar o Neymar fazendo isso, por exemplo. Enfim, faz parte. Poupar os caras devido ao mundial acontece. Poupar os caras pra nada que seria condenável.

    ****
    Ainda, como já disse, olhei a tabela com calma. Continuo achando a tabela do Corinthians a mais favorável. Porém, o único corpo mole de 2011 que vislumbrei foi no jogo Palmeiras x Vasco. A conferir.

    Responda a este comentário

    Fernando

    Pô, Bender, mas o que eles falaram é que se fosse um campeonato misto, com playoffs por exemplo, as entregas não aconteceriam na fase decisiva do campeonato. Ninguém seria louco de entregar nos playoffs.

    E quanto à tabela do Curingão, concordo contigo, é a mais favorável dos candidatos ao título. Fiz uma simulação aqui e parece que fica tudo pra última rodada mesmo. Esse Vasco x Flamengo promete.

    Responda a este comentário

    saulo

    Entregas podem acontecer em qualquer sistema, inclusive o misto. Cansei de ver times classificados entrarem com equipes mistas e enfrentarem adversários em luta pela classificação. Posso dar o exemplo do São Paulo em 2002: classificado com cinco rodadas antecipadas, entrou com times mistos afim de poupar seus jogadores na fase eliminatória. O melhor já foi feito, todos os clássicos regionais ficaram na última rodada.

    Responda a este comentário

    Bender

    Falei do assunto do post somente. Confesso que li os comentários na diagonal.

    Sim, na minha simulação o título é decidido mesmo na última rodada.

    Responda a este comentário

    Fernando

    É, depois q comentei, pensei q vc devia estar comentando o post apenas. Foi mal.
    Mas, vale o adendo só pra fomentar a discussão mesmo e esse argumento é bom. Sempre fui favorável ao mata-mata ou aos playoffs (acho q vc tb, né) e, nesses casos, as entregas não prejudicariam tanto.

    Responda a este comentário

    Bender

    Cara, não defendo nenhuma das duas correntes (pontoscorridistas ou playoffistas) especificamente. Ambas têm aspectos positivos e negativos.

    Favorável, eu sou à um sistema padronizado, que não fique constantemente sendo alterado. Bem caretão mesmo. Pra mim, esse foi o grande ponto positivo dos pontos corridos (o que não é grande mérito, pois poderia ser assim em outro modelo).

    Mas como acho que vc usou o termo favorável no sentido de preferência, vc está certo. Acho melhor o sistema com mata-mata mesmo. Sempre achei. Desde quando a falácia de que “os pontos corridos são mais justos” era propalada aos ventos. O que não quer dizer que eu não goste desse campeonato.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    creio que o sistema padronizado que ficou sem ser alterado por mais tempo na história dos brasileiros foi… A TAÇA BRASIL (até o brasileiro de 2013)

    Responda a este comentário

    saulo

    Um sistema eliminatório é interessante quando existe um campeonato de pontos corridos paralelamente. Sem isso, pode acontecer o desastre de 2001, times tradicionais sem atividade durante três ou quatro meses(casos Botafogo e São Paulo).

    Responda a este comentário

    Bender

    As edições da Taça Brasil não tiveram regulamentos diferentes, número de participantes diferentes, formas de classificação diferentes e outros desses?

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    de participantes houveram, geralmente alguns campeões iam sendo acrescidos com o andar da competição. Mas isso faz parte do crescimento do torneio, igual a Taça Libertadores por exemplo. Até atingir o formato com o campeão de cada estado da nação. A forma de disputa por zonas regionais, com os paulistas e cariocas entrando na fase semifinal sempre rolou.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Rfael, a idéia original da LIbertadores começou com os campeões. Vide 1948. Depois, foram abrindo vaga pra um monte de gente.

    Responda a este comentário

    RB

    exato. Pouca gente sabe, mas a Libertadores em seus primórdios se chamava Copa de Campeones de América (!!!). Com a inclusão de mais clubes, a partir de 65, passou a se chamar Copa Libertadores. Mesmo caso da antiga Copa dos Campeões que virou Liga dos Campeões.

    A taça brasil era assim também. até pq naquela época um campeonato inchado demoraria uns 3 anos pra terminar. coisa de transporte, distância e tudo mais.

    Responda a este comentário

    Bender

    pois é… estamos desde 2006 com o formato desse campeonato já atingido. Deve ser o recorde.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Falar a verdade, pressinto uma certa ansiedade de grande parte do público por uma “mudadinha” no formato.

    Sei lá, acho que enjoa… Será possível, em terras brasileiras, manter durante, sei lá, um século exatamente o mesmo formato de uma competição?

    Europeu é que se amarra em velharia…

    Responda a este comentário

    saulo

    Tenho minhas dúvidas, o Palmeiras vem mal das pernas e a stiuação pode descambar a zona do rebaixamento. Se o Felipão fosse mesmo arrogante e teimoso, deveria dar o braço a torcer e deixar o Kléber ser reintegrado. O elenco é limitado, Marcos Assumpção faz uma enorme falta e o clima político agrava a situação.

    Responda a este comentário

    Bender

    Na minha simulação o Palmeiras empata com Galo, ganha do Coxa e perde do Grêmio, chegando no jogo contra o Vasco já com 45 pontos.

    Responda a este comentário

    saulo

    O Galo parece começar a engrenar agora e duvido muito que o Palmeiras empate.

    Responda a este comentário

    Yuri

    A sequência do Palmeiras é muito ruim, logo, a probabilidade dela continuar é muito difícil.

    Se estivesse começando a cair agora, perderia todos esses jogos aí… mas já tá caído há um tempinho considerável.

    Já chegará contra o Vasco salvo.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Mas nada impede que o mesmo torne-se um Cruzeiro e fique 11 rodadas sem vencer. So que a chance disso ocorrer é pequena.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Comparar Palmeiras com Cruzeiro é piada né?

    Responda a este comentário

    saulo

    No papel o Cruzeiro tem mais time, o Palmeiras tem muitas limitações e os problemas graves de relacionamento entre o treinador e os dirigentes.

    Responda a este comentário

  5. Andre Bona
    24/10/11 - 19:16

    Todo mundo falando que o Vasco possui a tabela mais dificil. É verdade.

    MAS O VASCO POSSUI MANDO DE CAMPO EM QUARTO (4!) DAS ULTIMAS 7 RODADAS!!!

    Responda a este comentário

    RB

    mando falso: 2 são em clássicos, sendo um contra o dono do estádio. Vasco vai ter que mijar de porta aberta na casa dos outros com frequência se quiser ser feliz.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Mando do Vasco em 4. Se o Vasco vai exercer ou não, isso deve ser colocado EXCLUSIVAMENTE na conta da diretoria do clube.

    Fora de casa, o Vasco já venceu 7!!!

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    E outra vantagem: só sai do RJ 2 vezes.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    E tem 1 mando que nao é dele, que é do Fluminense, que será no RJ.

    Responda a este comentário

    RB

    contra o Botafogo já tá marcado pro engenhozão fodão. Quero só ver… Disputa pra ver qual diretoria é mais bunda mole. Mais um atrativo (ou não) pra esse campeonato.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Ainda tem prazo pra espernear essa marcação aí…

    Pelo menos espernear…

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário