Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Lúcio Flávio não é Diego Forlán

July 16th, 2010 por | Categorias: Botafogo, Campeonato Brasileiro 2010.

Lucio Flávio é vítima de si mesmo e da imprensa.

Despontou como promessa no Paraná Clube e rapidamente ganhou status de craque (como sempre acontece). Rodou um monte de equipes sem se firmar em nenhuma, assombrado pelo fantasma da enorme expectativa criada sobre si.

Chegou ao Botafogo, se machucou e ficou um bom tempo parado. Após o retorno, boas atuações o catapultaram à condição de capitão da equipe, principalmente por fazer parte de um time onde havia outro meia armador – Zé Roberto, vulgo Zé Cachaça.

Após Zé Cachaça o Botafogo não encontrou mais nenhum meia ofensivo, assim toda a responsabilidade pela criação caiu nos ombros do meia. E aí é que a porca torceu o rabo.

A vida é dura, mas pensar não dói

LF sempre foi vendido e comprado por imprensa e torcida como um craque de bola, um fora-de-série. Isso ele nunca foi. Burro foi quem entrou nessa. Mesmo aqueles que gritavam ‘Ah, é Lúcio Flávio!‘ em 2007/08 esquecem disso.

Me recordo de um relato de Paulo Affonso sobre um encontro casual que teve com LF num aeroporto da vida. Asimov disse ter ficado impressionado com a clareza de raciocínio e com a consternação do LF sobre a situação do time àquela época (zona de rebaixamento). Enquanto todos os jogadores estavam alegres e falantes após mais uma derrota, notava-se Lucio Flávio destoando daquela atmosfera, cabisbaixo e taciturno. Capaz até de desabafar com um mero torcedor num banco de aeroporto.

Se isso não é compromisso, amor à camisa, não sei mais o que é.

Hoje a torcida botafoguense deu mais um show de acefalia. Começou uma campanha infeliz no Twitter logo após a veiculação da notícia de que Sandro Silva deixava o Botafogo com destino à Espanha. A palhaçada ganhou corpo e rapidamente recebeu destaque pelo imparcial Globoesporte.com

Críticas à parte, mais uma clara demonstração de fogo amigo. Torcedores não percebem que:

  1. De maneira direta, essa perseguição das arquibancadas só serve pra atrapalhar o time em campo;
  2. O time inegavelmente PIORA sem Lúcio Flávio;
  3. Com a chegada do Mago, haverá outro armador na equipe – esse sim um velocista que atenda os anseios da torcida;
  4. LF tem um estilo mais cadenciado, não é e nunca será um jogador que corra o campo todo, arme, conclua e carregue o time nas costas – por mais que até ele mesmo tente se convencer do contrário – à exemplo do camisa 10 da Celeste.

Fazendo só uma forcinha, neguinho vai lembrar que LF subiu de produção ano passado assim que o Renato Zé Pequeno entrou no time, dividindo a parte criativa com o outrora Maestro alvinegro. Lembro bem disso porque eu mesmo fui vítima de minha perseguição descerebrada, só tendo meus olhos abertos – vejam bem, e justamente por quem – pelo Saulo Cabeleira (PASMEM!), que já decretava:

Com Renato em campo, ambos vão subir de produção.

Se o torcedor quer cobrar, que cobre contratações por parte da diretoria. Cobrar a saída do Lucio Flávio é uma burrice sem tamanho. Vai colocar quem no lugar dele? Renato Cajá? Diguinho? Edno? Vamos falar sério…

Eu sinceramente aguardo a reação da torcida assim que LF – sem medo algum de errar – subir de produção após a entrada de Maicossuel no time. Atualmente, o time não tem defesa, todo mundo joga mal, o técnico mexe mal e a culpa é TODA dele.

O rendimento de Lúcio Flávio em campo é SINTOMA, e não CAUSA.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

21 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

21 Comentários para “Lúcio Flávio não é Diego Forlán”

  1. Alexandre N.
    16/07/10 - 23:34

    Depois de ter visto Lúcio Flávio ganhando na corrida do Cesinha, não consigo mais implicar com ele. Acho que ele ainda tem salvação.

    Responda a este comentário

  2. saulo
    17/07/10 - 0:43

    Não lembro de ninguém citar ou fazer referência sobre o Lúcio Flávio ser “craque”. Sua queda de rendimento se deve pela pura falta de conhecimento do seu atual treinador. Se trata de um típico meia armador e não tem características para jogar próximo aos atacantes. Precisa de um meia de ligação para dividir as funções. Neste caso, Maicossuel seria ideal. Quando fizeram a parceria na “Era Cuca”, tiveram uma boa fase, apesar de curta. Joel é retranqueiro e deve manter três zagueiros e mais dois volantes marcadores.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    A queda de rendimento dele vem desde que Zé Cachaça saiu do Botafogo (não que eu queira de volta). LF e Maicossuel nem atuaram juntos, pois quando o Mago foi pra Alemanha LF ainda tava no Santos. Foi contratado pra tapar o buraco do Mago. E o técnico era o Ney Franco, seu pamonha.

    Essa perseguição da torcida me irrita.

    Responda a este comentário

    saulo

    E por acaso deixei de criticar a passagem do Joel pelo Flamengo???? Ele é ruim em qualquer lugar.

    Responda a este comentário

  3. Lincoln
    17/07/10 - 7:48

    Particularmente eu gosto do LF jogando assim como vc descreveru: junto com outro armador. Ele não faz um tipo de jogador “estrela solitária”. Ele rende realmente mais no jogo coletivo com colaboração de outros, então ele precisa de outro meia. é isso ae.. concordo contigo “gugu”

    Responda a este comentário

    Gaburah

    O que me espanta é que qualquer torcedor de outro time consegue enxergar isso. A parte burra da torcida do Botafogo não consegue.

    Infelizmente, essa parte corneteira sempre ganha mais destaque.

    Responda a este comentário

  4. Victor
    17/07/10 - 9:02

    Post para se ler e guardar.
    Não tenho mais nada a acrescentar.

    PS: Chatão post que a gente concorda. Nem dá para ficar discutindo.

    Responda a este comentário

  5. rafael botafoguense
    17/07/10 - 16:04

    portanto,enquanto não tiver esse meia, ele não pode jogar! jogando sozinho o botafogo fica com um a menos e sempre perde. e quando ele ficou fora,nas finais,o botafogo carcou nos rivais e foi campeão direto,o que mata a tese do ‘sem ele o time piora’.

    que o time do botafogo é uma merda é fato. e nessa merda toda está o meio de campo ‘comandado’ por ele há um tempão.

    tenho birra com ele pois, junto com o leandro guerreiro e o alessandro,são aqueles ‘presidentes’ do clube. costumam reclamar se vão pro banco,parecem cativos. não aceitam críticas e veem com o mesmo discursinho a 3/4 anos após as derrotas inexplicáveis.

    mas o certo é reclamar da diretoria com vc disse. mas nada de diferente acontecerá. contrataram o jóbson e o maic e deixam a defesa e a volância intacta. 2010 já se acabou.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    RB, não sou defensor cego do LF. Só acho que essa cobrança em cima dele exclusivamente não é benéfica nem para o rendimento do jogador nem do grupo.

    A pergunta crucial é: vai tirar LF pra colocar quem?

    A diretoria do Botafogo papa muita mosca: negociações intermináveis com focos determinados que acabam não dando em nada. Pegue os casos de Maicossuel e Léo (Santa Cruz) como exemplo. Nesse meio tempo, um monte de jogador passa batido pela atenção. P.ex., Thiago Humberto tava encostado no Inter e foi pro Vitória.

    De qualquer forma, o contrato do LF acaba em dezembro e duvido que ele continue no clube. A não ser que caia novamente nas graças da torcida – coisa que, repito, vai acontecer assim que estiver em campo junto com Maicossuel.

    Responda a este comentário

  6. rafael botafoguense
    17/07/10 - 16:08

    e também achei escroto essas férias pro loco. inexplicável ele voltar quase um mês após a copa! o cara é primordial pro time e a diretoria me dá uma dessa…mta várzea.

    Responda a este comentário

  7. Gaburah
    17/07/10 - 18:06

    Botafogo após Copa = Argentina da Copa

    Responda a este comentário

  8. Gaburah
    17/07/10 - 18:07

    E o Thiago Humberto – que fez ótima campanha pelo Barueri ano passado – tava encostado no Inter e foi pro Vitória.
    Ninguém merece…

    Responda a este comentário

  9. Zé Fogão
    19/07/10 - 14:22

    1. Diretoria amadora. Mesmo. Sem exagero. Responsável pelo:

    2. Elenco péssimo. Desequilibrado.

    Mas, falando de Lúcio Flávio, ele não é craque. Ponto Final. É um coadjuvante. Ele joga melhor do lado tendo alguém que ajude ele na função. Ok… Concordo.

    Isso significa então que ele é uma bosta. Pois o Pelé, o Forlán, o Junior Baiano, eu, o Bender, o Robinson e até mesmo o Leandro Guerreiro jogaríamos melhor se tivéssemos alguém para nos ajudar.

    Prefiro um jogador que não precise de muleta.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    E isso é culpa exclusiva da diretoria.
    Esse é o cerne da minha argumentação.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    E mais ou menos hein, Zé.
    Alessandro joga com 10 do lado e não adianta de nada.
    [modo APELEI on]

    Responda a este comentário

    Victor

    É porque você ainda não viu Saulo Cabeleira jogando…

    Responda a este comentário

  10. Gaburah
    16/08/10 - 21:53

    Sinceramente, acho que haveria maneiras mais sutis de fazer isso.
    Bem ou mal, LF sempre foi fiel ao Botafogo.
    Enfim, Lucio Flavio diz que diretoria não quer renovar e a tendência é que ele saia no fim do ano.

    Responda a este comentário

  11. Gaburah
    18/08/10 - 16:20

    De ‘maestro’ a reserva, Lucio Flavio busca novos caminhos no Botafogo

    Responda a este comentário

  12. Gaburah
    25/08/10 - 12:07

    A Dimensão de Lúcio Flávio

    Responda a este comentário

  13. Victor
    9/11/10 - 12:40

    http://www.blablagol.com.br/avai-0x0-botafogo-jogo-duro-de-se-ver-11497#comment-74284

    Não tenho visto os jogos do Botafogo e sei que Lúcio Flávio não é a última bolacha do pacote. O comentário à seguir nem é muito pensando nele, mas na situação.

    Armar jogando na posição do cara não é moleza. Isto é, é naquele setor que fica encardido pra cacete de jogar.
    O fato do Marcelo Matos nos jogos armar melhor que o Lúcio Flávio, não quer dizer que um se sobressaia assim ao outro.

    Dá para pegar pelo Brasil na Copa do Mundo. O Kaká pagou um dobrado para armar o time na Copa, tanto que acabou jogando mais como terceiro atacante que como armador. Nesse ponto, até comentamos aqui, ficou parecendo que Gilberto Silva e Felipe Melo armavam melhor no time, mas é de se lembrar que o cara tem mais espaço para distribuir o jogo, mas também está longe do gol adversário.
    Claro que é um upgrade para o time ter um volante que saiba armar da posição dele como parece ser Marcelo Matos, como é Felipe Melo e como era Dunga, mas esse sujeito não substitui o cara lá da frente por mais dificuldades que aparentemente tenha.

    Peguemos o Conca no Flu. Quem não conhece e não está acompanhando, se pegar algum jogo do Fluminense neste Brasileirão em que não é nenhum despropósito tirá-lo como melhor jogador, corre o risco de achá-lo um jogador sem muita efetividade. Em muitos jogos, mesmo tinhoso e habilidoso como é, Conca não clareia uma jogada sequer (e nem é preciso que jogue mal).
    Não é à toa que eu ache que o time do Fluminense ofensivamente ganha muito com Diguinho Baroneti em campo, porque ele como volante consegue o espaço que o Conca não tem para armar o time. Só que é aquele negócio… mesmo distribuindo mais e fazendo o jogo fluir, no geral as jogadas de gol saem mesmo do argentino porque é o armador mais na frente, ainda que pareça que o maestro do time seja o Diguinho.

    Por essas e outras que acho Zidane tão fodástico. O cara jogava na posição do 10 como se tivesse os espaços e tempo de um volante recuado.

    Por pior que possa parecer o time com Lúcio Flávio, pode ser que não haja quem jogue naquela posição no time, por mais que se imagine Renato Cajá ou Caio no lugar do cara. Pode ser que como titulares, consigam desenvolver menos que Lúcio Flávio (estou especulando mesmo. Não ando vendo os jogos do Botafogo e não faço ideia de como se portam Cajá e Caio como titulares por ali. Levantei essa bola mesmo mais por levantar).

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário