Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

LIVING THE NASCAR DREAM

September 30th, 2012 por | Categorias: Automobilismo, NASCAR, Nelsinho Piquet.

Hoje eu fiquei sozinho o dia todo, então liguei a TV e fui programando os horários, emendando programa sobre programa, reservando local especial para a corrida da Camping World Truck Series da NASCAR que iria ocorrer no belo oval de 1.5 milhas em Las Vegas, Nevada.

Sendo bem metódico, cheguei a sair de casa e comprar uns snacks para comer assistindo a corrida. Afinal, se não assistir comendo um besteirol, não é american way of life de facto.

Pois a corrida fez jus a todas as expectativas. Primeiro, houve um pequeno teste para os fãs, com 4 bandeiras amarelas em menos de 10 minutos (duas delas antes de completar 10 voltas), porém como alertaram os comentaristas da Fox Sports, quando é assim, pode crer que em algum momento o negócio vai deslanchar.

Pouca gente segue a Truck Series, e isso é até compreensível. Eu mesmo raramente paro tudo que estou fazendo para ver a terceira categoria mais importante da NASCAR. Mas parece que inconscientemente eu sabia que algo de extraordinário iria acontecer.

Os favoritos, Ty Dillon, James Buescher, Joey Coulter, Matt Crafton, mantiveram-se nas posições CIMEIRAS, mas o que surpreendeu-me foi a regularidade de Nelsinho Piquet, que manteve-se no Tpo 5 por um bom período, chegando a atingir a liderança durante uma bandeira amarela na metade da prova. Essa oscilação de Nelsinho vai de encontro à regularidade de Miguel Paludo que praticamente compra um lugar entre a 7ª e 15ª posições, dificilmente saindo dessa região. Mas metade da prova não é nada, afinal isso é NASCAR e ainda faltavam umas boas 150 milhas adiante.

Com a corrida chegando nas últimas 25/30 voltas o assunto começou a ficar sério. os comentaristas da TV americana já começando a soltar seus palpites e em que pese a bandeira amarela por volta de 20 voltas para o final com Nelson Piquet, Jr. na liderança, ele não estava entre os cotados para vencer as 350 milhas no deserto de Nevada. Mas aí a mágica começou a acontecer.

Faltando 16 voltas, relargada. O perseguidor imediato de Piquet, Matt Crafton, relarga aparentemente mal e a briga acaba por ficar entre Piquet (30) e Coulter (22). Porém, ainda na mesma volta, Matt Crafton (88) como um relâmpago amarelo aproveita-se da disputa entre os dois carros escuros e dispara na frente, abrindo inclusive larga vantagem. Esse trecho pode ser visto no primeiro minuto deste vídeo – vídeo este que também mostra a volta final, mas não quis dar spoiler.

Neste momento surgiu a primeira parte do espírito que pautou a corrida do brasileiro, o famoso WIN OR WALL. Ultrapassado por Crafton, Piquet arrisca-se demais e beija o muro, tirando literalmente tinta do carro, porém não o suficiente para abalar seu desempenho. Com isso, Coulter e Carfton dividem os 2 primeiros lugares.

A segunda parte do WIN OR WALL apareceu para Nelson. Durante as voltas finais da corrida o que se sucedeu foi aquela maravilha que só os circuitos ovais podem proporcionar. Tendo deixado Coulter para trás, Matt Crafton e Nelson Piquet, Jr. travaram um duelo lado a lado, estando literalmente paralelos (vetor força centífuga) durante aproximadamente 4 voltas, nas quais Crafton prevaleceu.

5 laps to go e o novo Chevy de Nelson Piquet está melhor que o auto de seu oponente, o que o faz mergulhar várias vezes (a emoção do momento diz 3 vezes, mas seria melhor para todos, inclusive pros leitores, rever as voltas finais) tangenciando o oval para dentro do líder amarelo, todas elas sem sucesso. Mas era dia de VENCER OU MURO e na última volta, numa manobra fantástica, largamente elogiada por pilotos da primeira divisão (Sprint Cup) como Brad Keselowski e Kasey Kahne, Nelsinho tira faísca da roda dianteira esquerda e ultrapassa o carro número 88 de Crafton, selando o caminho para a vitória. Uma manobra fantástica, reconhecida até pelo segundo colocado.

Foi um dos momentos mais emocionantes que já acompanhei no automobilismo. Levantei nas voltas finais e pulei no meio da sala numa sincera alegria (só Deus pode me julgar, haha!). Longe de mim, MAS MUITO LONGE DE MIM MESMO, levantar a bandeira do patriotismo. Pelo contrário, a discrição de Nelsinho em minha opinião é o comportamento adequado. Um piloto talentoso que POR ACASO É LUSÓFONO e nada mais. Eu agiria da mesma forma em território norte-americano, sobretudo no ambiente de NASCAR. Mas não teve como evitar de torcer e comemorar essa que foi a terceira vitória brasileira na categoria, porém apenas a segunda em circuito oval, que é o que conta na real.

Em sua entrevista, além de agradecer os fãs e afirmar que “com certeza haverá mais vitórias“, o piloto já mais calmo depois da SUADA entrevista em inglês, fez um apelo para seu pai Nelsão, para que quem sabe assim ele acompanhe mais o mundo NASCAR. Eu não sei o que ele espera. Essa é uma corrida que vou guardar para sempre. Sendo na Truck Series, faço minhas as palavras do piloto Justin Allgaier no twitter: “não me importa de quem você gosta, mas foi sensacional”. Para mim foi uma alegria legítima e tenho certeza que para outros também.

***

P.S.: não vou me ater ao Campeonato, pois ainda estamos em UNOFFICIAL RESULTS. Mas tão logo sair o resultado oficial no site da competição, atualizarei aqui. Mas o fato quase consumado é que Nelson Piquet, Jr. permanece em oitavo (a 1 ponto so sétimo Justin Lofton) e o regular Miguel Paludo logo atrás, em nono na classificação geral, que tem Ty Dillon e James Buescher respectivamente na primeira e segunda colocações.

P.S. 2: o título do post é uma referência à frase que está também no próprio perfil de rede social de Nelsinho Piquet.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

17 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

17 Comentários para “LIVING THE NASCAR DREAM”

  1. Victor
    30/09/12 - 2:55

    WALL AND WIN. Nelson Ângelo já adotou esse lema na F1

    Responda a este comentário

  2. Carlos "Biriba"
    30/09/12 - 8:52

    A corrida foi realmente fantástica, a segunda vitória do Nelsinho em ovais (a primeira foi em Michigan), mas duas passagens chamaram a minha atenção:
    – a audácia da ultrapassagem de Nelsinho, saindo da inclinação de 20 graus da curva para beliscar a parte plana da pista, deixando o carro esparramar nas quatro rodas e roubar a vitória de Matt Crafton, fantástico!!! Win or wall!!!
    – A postura sóbria do piloto na comemoração, bandeira quadriculada na mão e boné com o logotipo do patrocinador.
    NASCAR é show business e o piloto tem que saber conviver com essas regras para manter-se na categoria.
    Parabéns, Yuri, pelo sensato comentário.

    Responda a este comentário

  3. Gustavo Rocha
    30/09/12 - 12:15

    Bom texto, mas um pequeno detalhe.
    Piquet Jr, como eles falam, venceu na NNS (circuito misto) e em Michigam pela Truck Series, que é um circuito oval.
    OU seja, essa é a segunda vitória dele na categoria (terceira na Nascar) e a segunda em circuitos ovais.
    Abraço.

    Responda a este comentário

    André

    Essa é a quarta vitória dele nos EUA. 1 pelo Nationwide, 2 pela truck e uma outra, que foi por uma outra divisão que não lembro o nome, nem sei da relação com as outras.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Foi nesta categoria aqui, regional:

    http://en.wikipedia.org/wiki/K%26N_Pro_Series_East

    Dá para ver o nome dele na lista de vencedores.

    Responda a este comentário

    André

    Isso, K&N. Lembrei agora. Robinson fez um post outro dia e eu falei que tinha essa aí, mas nao lembrava o nome.

    Valeu peixe!

    Responda a este comentário

  4. Andre
    30/09/12 - 14:33

    Fantástico! infelizmente, viajei nesse fds para POA e nao acompanhei a corrida.

    Mais cedo, estive no autodromo de Tarumã e acompanhei a corrida da Copa Montana (cópia brasileira da Truck). Muito maneiro… Verei se preparo um post pra alguém, se quiser, publicar. tem vídeos o fotos do local. Acabei de chegar de lá.

    Sobre Nelsinho, nenhuma surpresa. Aliás essa corrida passou de madrugada da sexta para o sábado? Qdo acordei, tava passando e fiquei esperando minha conjuge se aprontar para tomarmos o taxi para Congonhas… Mas vi justamente algumas das bandeiras amarelas.

    As corridas da Nascar são mesmo fantásticas. Ele me fez ver isso. E Yuri sempre ve tb! Muito bom Nelsinho!

    Responda a este comentário

    Yuri

    Acabou antes da meia-noite, ainda no sábado.

    Responda a este comentário

    André

    Entao o que eu tava vendo era reprise…

    Cheguei agora em casa. Vi o video que vc linkou… sensacional a chegada…

    Piquet Jr, em entrevistas anteriores, já afirmara que a busca pela vitória seria uma necessidade. Nessa reta final de campeonato, apenas completar e marcar bons pontos não era mais o objetivo. Assim essa postura agressiva é condizente com quem quer vencer e assumir os respectivos riscos.

    Excelente. FAntástica ultrapassagem na ultima volta…

    #GoPIQUET!

    Responda a este comentário

  5. Yuri
    30/09/12 - 16:32

    Obrigado Carlos e Gustavo, já corrigido no texto.

    Responda a este comentário

  6. Robinson
    30/09/12 - 23:32

    Sensacional!!!! A jornada do Nelsinho na NASCAR pode ser comparada à carreira do Emerson Fittipaldi, que abriu as portas da F1 e da Indy para os brasileiros.

    Mesmo assim, confesso: o que eu queria muito mesmo era que ele tivesse uma nova chance na F1. Muito difícil, mas vai que o futuro reserve alguma coisa assim??

    Conjecturando: a NASCAR é a categoria mais popular dos EUA, e os EUA são um mercado que a F1 está sempre tentado conquistar em definitivo. Vai que o Nelsinho se torna um grande nome, um campeão da NASCAR?? Nada melhor para a F1 do que ter um piloto realmente conhecido nos EUA para criar uma nova frente de entrada para a categoria?? Afinal, ele já tem um currículo respeitável em monopostos, algo que os pilotos da NASCAR em geral não têm…

    Sei lá. Devo estar viajando. Mas a notícia é boa, demais mesmo.

    Responda a este comentário

    André

    Robinson, acho que um campeao da Nascar é uma conquista por si só. Não serve de trampolim. Possui a mesma magnitude da F1, porém com público geograficamente restrito.

    Nelsinho continunando sua evolução apresenta mais uma vez sua capacidade de entregar resultados em mais uma categoria, totalmente diferente das que disputara anteriormente, num ambiente muito hostil para brasileiros. Hostil nem seria a palavra mais correta, mas como vc falou, desbravador.

    Nelsinho continuando sua trajetória, nunca mais precisaríamos vê-lo na F1. O que ele está fazendo hoje já é histórico para o automobilismo brasileiro… Se nao for ele, um dia, alguém será e lembrará dele como pioneiro.

    Responda a este comentário

    André

    Se um dia ele voltar para a F1, só fará sentido se for num carro pra ser campeão.

    Responda a este comentário

  7. rafael botafoguense
    1/10/12 - 21:14

    Tô assim com futebol americano também: vendo tudo, comendo troços yankees (dá mó fome esses esportes, deve ser a duração que cria essa ilusão) e ficando cada vez mais amarradão.

    Ontem cheguei até a refletir e constatei que isso pode ser um refúgio diante de tanta decepção e frustração futebolera, meio assustador mas real.

    Responda a este comentário

    André

    Pode ser RB, mas abrir os horizontes nunca é ruim…

    Responda a este comentário

  8. André
    27/10/12 - 23:47

    Nelsinho ficou em 2o. na corrida de hoje. Será reapresentada as 2 hs na Fox Sports.

    Interessante que o vencedor é piloto regular da Sprint Cup. Ele nao pontua na Truck. Mas a pontuação segue os mesmos critérios e o segundo lugar recebe a pontuação de segundo mesmo.

    De qq forma, mais um top5 para Nelsinho! Vamos ver qdo atualizarem a classificação, se muda algo.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Eu vi só o finzinho… teve um especial sobre Nelsinho depois da corrida, também. O importante é que ele tá chegando junto, brigando por vitórias, isso chama a atenção! Vou ver melhor quando reprisar.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário