Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Linda tarde vascaína

August 23rd, 2009 por | Categorias: Vasco.

Quase 80 mil vascaínos foram ao Maracanã abraçar ao time, e mais ainda ao clube, em uma festa de aniversário memorável. O sentimento predominante era de paz e felicidade.  Não houve confusões, famílias com forte presença no estádio, vascaínos de outros estados e um time tranqüilo e soberano, como tinha a obrigação de ser, dentro de campo.

Me lembro que na vitória sobre o Botafogo no Estadual (4×1 – 12/03/09), o sentimento foi de alma lavada, um sinal de vida, de que o clube ainda existia, depois de longo e tenebroso inverno. Neste sábado (22/08/09), acho que foi como se a consciência de que o pior já passou tenha se firmado em todas as vertentes da instituição, e que o caminho certo, ainda que difícil, voltou a ser trilhado. Coloco esses dois momentos como chaves neste ano de recuperação, ano que pra mim, aliás, já terminou.

O Vasco abriu três pontos do segundo, nove do quinto, e só uma tragédia de grandes proporções pode evitar um retorno tranqüilo a série A. Não me canso de repetir,  agora é planejar o ano que vem, sem tirar os pés do chão. Montar um time competitivo, não se iludir com o elenco atual, prosseguir na reconstrução da imagem do clube, melhorar o programa de sócios, e a sua estrutura (ampliar São Januário, e definir um objetivo na questão do CT).

Sobre o jogo em si não há muito o que dizer. O Vasco foi senhor absoluto da partida. Alex Teixeira, que há 5 jogos é o melhor do time, foi brilhante, cada vez mais me enche de esperança.

Mas a distância entre os times era tão grande que é comlicado avaliar, ontem até Vílson e Enrico foram bem. O Aloísio entrou muito bem.  Carlos Alberto foi bem (quase dez jogos sem tomar cartão!).

O único que destoou foi Paulo Sérgio sem ritmo de jogo nenhum. Por fim, Dorival barrou Amaral até do banco, e se continuar assim pode até voltar a ganhar o meu respeito.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

42 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

42 Comentários para “Linda tarde vascaína”

  1. rafael j.
    23/08/09 - 12:22

    vilson baresi em parece aquele jogador atabalhoado e intranquilo do ano passado.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Parece sim. E ainda é.

    Responda a este comentário

    rafael j.

    ah nem tanto. ano passado eu ia a sao januario pensando: “que boçalidade o vilson(ou o jorge luiz) vai fazer hoje?” e esse ano até que meu medo disso acontecer só ocorre durante o jogo.

    Responda a este comentário

    Victor

    rafael j.,

    Pouco vi o vilson para opinar sobre ele.
    Mas reforçando o que escrevi aqui

    Não é incomum que times grandes que retornem da Série B, tenham relativo sucesso. Mas em via de regra, os jogadores que foram heróis da Série B, não encontram mais lugar no novo time na Série A.
    É imprenscindível que a diretoria do Vasco tenha isso em mente. Haverá ao fim da temporada 2009, jogadores que foram excelentes para o clube, que terão imenso carinho da torcida, mas que não cabem no time em 2010.
    Não em um time que pretenda ficar nas cabeças da Série A.

    …cabe comemorar no sábado e domingo, e lemrar na segunda e terça quem foi esse jogador na Série A e nos clássicos. Pode ser que seja um jogador que dê para o gasto com o time sobrando na Série B, e que não tenha condições de estar no elenco do Vasco da Série A.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Cara, pelo amor de Deus, nem lembra do Jorge Luiz, o pior de todos os tempos.

    O Vílson consegue complicar até em jogos da série B, não serve pro Vasco.

    Mas faço uma ressalva, ele é novo. Zaga e gol, são posições em que os jogadores, normalmente, demoram um pouco mais para jogarem bem.

    Então, se querem tratar o Vílson como aposta (alguém deve ter visto alguma virtude nele), minha sugestão é: emprestem ele (pro Flamengo de preferência…rs) durante uns três anos, e depois vejam como ele está.

    Responda a este comentário

    rafael j.

    quando o chamei de vilson baresi, obviamente, foi uma piada. mas é inegável que ele está menos pior que ao passado. resta saber se ele evoluiu ou se a serie b é transforma qqr mediocre em bom jogador. eu creio na segunda opçao.
    e realmente nao dá pra contar com ele pra serie a.

    mas o futebol tem dessas coisas estranhas. é só lembrar do odvan. que era um deus nos acuda, mas a companhia do mauro galvao o tranformava em regular até – embora eu quisesse que ele desaparecesse do vasco mesmo na época do mauro galvão. o problema era q o reserva da zaga era TERRIVEL alex pinho, que se for fazer um scout de penaltis cometidos sobre o sávio, alex vai aparecer em primeiríssimo inconteste.
    o oposto foi o dudar, que PRA MIM(caixa alta pra deixar claro que é minha humilde opiniao, já que poucos ou ninguem concorda comigo) era um bom zagueiro, sabia sair jogando, era tranquilo(tanto que as vezes dormia em campo), mas saiu pela porta dos fundos.

    por falar em zagueiro, e o fernando? morreu?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Tá se recuperando, já está treinando com bola, e deve voltar em breve, se o Dorival deixar.

    Cara, PRA MIM, também, ele não melhorou, os adversários é que são péssimos, e o resto do time é infinitamente superior ao do ano passado, o que diminui o impacto das falhas dele e do Amaral (que se o Dorival quiser não volta mais).

    Responda a este comentário

    Victor

    Compartilho a mesma opinião sobre Odvan no Vasco.
    Há alguns loucos tricolores que acham que quando o mesmo jogou no Fluminense, trouxe segurança a zaga.

    Por outro lado, estou entre os muitos que não concordam com você em relação ao DuBar. Esse aí foi tarde.

    Responda a este comentário

    rafael j.

    nao conheço, ou nao lembro, de nenhum tricolor que tivesse essa opiniao, mas ta né. tem doido pra tudo. e já que é assim, pra atestar essa opiniao, o fluminense bem que podia repatriar o odvan pra formar zaga com o edcarlos.

    quanto ao amaral, esse demorou pra sair do time. dane-se que ele é considerado ‘voluntarioso’. voluntarioso pra mim é eufemismo pra perna de pau raçudo.

    por falar em dorival, queria entender pq ele segura tanto o philippe coutinho. acho que as condiçoes do segundo tempo de sábado eram perfeitas pra colocar o garoto: 3 a 0, fatura liquidada, jogo em casa, etc. excesso de zelo tambem atrapalha.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    O Coutinho vai embora no fim do ano. Não dá nem para ter alguma expectativa sobre ele. Eu, se fosse técnico, só colocaria se não tivesse outra opção.

    Responda a este comentário

    rafael j.

    ué? nao era só depois que ele fizesse 18 anos? tambem conhecido como meio do ano que vem.

    Responda a este comentário

    Victor

    Faz alguma diferença?

    Aliás, quanto mais próximo de 18 anos chega o jogador, mais bizarra é a situação.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    É…pra mim não faz diferença.

    Responda a este comentário

  2. Lincoln
    23/08/09 - 12:25

    eu acho que o texto do ledio finaliza todos os comentarios que podem fazer sobre esse jogo:
    http://colunas.sportv.globo.com/lediocarmona/2009/08/22/a-multiplicacao-do-sentimento/

    A multiplicação do sentimento
    sáb, 22/08/09
    por Lédio Carmona |

    Ainda em Salvador, no restinho da folga, não pude ir ao Maracanã para acompanhar Vasco 4 x 0 Ipatinga. Show no campo e fora dele, com 76.211 pagantes (recorde do ano nas quatro divisões do Brasileirão) e quase 80 mil torcedores presentes. Festa pelos 111 anos do clube e pela liderança da Série B, alcançada após os dois gols de Alex Teixeira, Elton, artilheiro do Rio em 2009, com 20 gols, e Carlos Alberto. Não vi, infelizmente, mas tenho certeza de que a coluna publicada por mim hoje, no Jornal Extra, de certa forma resume o que representou esse jogo para os vascaínos e, enfim, o que significa 2009 para todos eles.

    “O ano da reconstrução do Vasco teve momentos emblemáticos até agora. O acerto na escolha da comissão técnica; as contratações de jogadores importantes, como Fernando Prass, Ramon, Carlos Alberto e Elton; o novo uniforme; a assinatura de contrato com o patrocinador; duelos históricos contra o Corinthians na Copa do Brasil; vitórias em clássicos no Estadual… Muita coisa para quem estava tão por baixo em dezembro do ano passado…

    Amanhã, é dia de mais uma pedra fundamental nesse renascimento. O Vasco sai de São Januário, seu histórico e apaixonante estádio, para lotar o Maracanã, talvez bater o recorde de público das quatro divisões do Campeonato Brasileiro e, azeitona no bacalhau, finalmente assumir a liderança da Série B. Basta vencer o Ipatinga. Será uma tarde para arrepiar quem é vascaíno. Independentemente de corrente política, idade, religião e região.

    Tem tudo para ser aquele sábado no qual o sorriso se mistura com o choro. A alegria com o desafogo. O abraço com o desabafo. Aquele momento no qual a redenção apaga de vez com qualquer sentimento de provação. A diretoria do Vasco acertou ao levar o jogo para o Maracanã. São Januário é intocável. A Colina Histórica será sempre a casa dos vascaínos. Mas, amanhã, ela não será suficiente para receber tanta paixão em prol do clube. De sua história. E de sua reconstrução. Por que receber 20 mil vascaínos se 80 mil querem estar juntos nessa hora?

    Então, todos ao Maraca. É hora mesmo de pôr todo sentimento para fora. Se bater o recorde de todas as divisões, ótimo. Do contrário, excelente também. Até ontem à tarde, quase 50 mil ingressos vendidos. Uma catarse por amor ao clube. Momento de absoluta entrega. O torcedor vascaíno quer celebrar. Do seu grande goleiro (Fernando Prass) ao artilheiro do Rio (Elton, com 20 gols), passando pela vida nova da instituição até abrir, de vez por todas, a contagem regressiva para a volta à Série A. E, por fim, claro, ganhar do Ipatinga.

    Desse jeito, e com tanta emoção e fé no ar, o sentimento não só não vai parar, como vai se multiplicar. É tarde de Casaca no Maraca. Aproveitem!”

    Responda a este comentário

  3. Matheus
    23/08/09 - 15:17

    Assisti o 2º tempo. Belo jogo do Vasco.

    Quem jogou com a camisa 111 afinal?

    Responda a este comentário

    Renan Canuto

    Carlos Alberto, que se emocionou por isso.

    Responda a este comentário

  4. E começa (?) o Campeonato Brasileiro para o Botafogo
    24/08/09 - 8:59

    […] qualquer forma, a Segundona é muito divertida. Serginho e Lincoln estão passando bons momentos por lá. Para receber os novos artigos inscreva seu e-mail pela caixa abaixo e faça a […]

  5. Victor
    24/08/09 - 15:12

    Além de planejar o time para 2010 (óbvio), o Vasco pode também pensar na moral para o ano que segue.
    Chegou a hora da colheita.

    Se a realidade dos adverwsários vascaínos são de times muito fracos, e a da torcida é de euforia, que se capitalize com tal sentimento para fazer a festa e atrair o torcedor, ao mesmo tempo que na maciota monta-se a infra-estrutura, o time.

    Será interessante se o Vasco tratar este resto de Segundona como um aquecimento para 2010 também em termos de resgaste de auto-estima da torcida, determinando com os jogos no Maracanã, por exemplo, os estágios de crescimento.

    Em 2010, o Vasco dificilmente chegará inferiorizado em termos de time e elenco para os rivais cariocas, o que um Estadual empolgante do time, especialmente nos clássicos, serve como embalo para depois cair na realidade desgastante que o tempo traz.

    ****
    O Blá blá Gol diz há muito tempo que o Vasco chegaria no ponto que estava. Não foi uma, nem duas vezes que explicamos que o Vasco se encontraria nesta situação. Tendo feito isto no Estadual e mantido nos momentos mais críticos (para o resto da mídia) do time na Série B.
    Entendíamos que, assim como o Corinthians 2008, se este Vasco 2009 passaria por dificuldades em algum momento da competição, os adversários passariam por muito mais que o cruzmaltino, e com muito menos capacidade de se ajeitar.

    À partir de agora, quando duvido quea mídia e torcedores em geral duvidem da presença do Vasco na Série A em 2010 é tempo de encher o saco com outro assunto.

    Não é incomum que times grandes que retornem da Série B, tenham relativo sucesso. Mas em via de regra, os jogadores que foram heróis da Série B, não encontram mais lugar no novo time na Série A.
    É imprenscindível que a diretoria do Vasco tenha isso em mente. Haverá ao fim da temporada 2009, jogadores que foram excelentes para o clube, que terão imenso carinho da torcida, mas que não cabem no time em 2010.
    Não em um time que pretenda ficar nas cabeças da Série A.

    Responda a este comentário

    saulo

    O Vasco em 2010 vai ter receita. Neste ano, o contrato com a Eletrobrás vai dar apenas para cobrir dívidas e despesas.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Grande Saulo. Se o Vasco conseguir as certidões negativas no final do ano, vai ter mais alguma verba da Eletrobrás no ano que vem. Mas isso, todos nós sabemos, não é tão fácil.

    A grande aposta da diretoria na área financeira é o projeto de sócios. Espero que eles sejam competentes para atingir seus objetivos. Seria o ideal, dar esta estabilidade ao clube é importantíssimo.

    Agora, apenas pra te esclarecer, a verba da Eletrobrás NÃO PODE cobrir dívidas (despesas sim, claro). No contrato com o Vasco, a estatal estipula como, e onde o Vasco deve gastar o dinheiro, que só deve ser usado para investimentos esportivos e sociais.

    Sendo R$ 11,5 milhões para o futebol profissional e amador, e R$ 2,5 milhões para outros projetos esportivos e de inclusão social, como o “Mão na Massa”, que capacita mulheres para trabalhar na construção civil.

    Claro, se o Vasco já tem o dinheiro para sustentar o futebol, outras receitas (mensalidades, bilheteria, tv, publicidade, etc) devem servir para colocar o clube, e suas dívidas, em ordem.

    Responda a este comentário

    Gabi Herpes

    Então, pagar dívidas com a verba da Eletrobrás, não pode?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Não, pagar dívidas não pode.

    Responda a este comentário

  6. Dudu
    24/08/09 - 16:45

    Vasco x Bota foi 4×1… se for o jogo que tô pensando.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    É verdade. Vou retificar lá.

    Responda a este comentário

  7. Rafael
    24/08/09 - 18:29

    Por que bandeiras da Jamaica? No clima Usain Bolt?
    hehe.. Imagina a marola naquela parte da arquibancada.

    ****

    Maracanã… que beleza heim! Alguns acham São Januário melhor… sei lá…

    O Vasco deveria sempre fazer isso. Marcar determinados jogos para o Maraca e outros pra São Januário dependendo do adversário, apelo, campeonato, dia, hora… É o único no RJ que tem esse privilégio e não aproveita. Dessa forma, otimizaria suas receitas.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Como já digo há muito tempo, ou Vasco joga sempre lá, como decidiu agora, e no mando de campo compartilhado exige um espaço condizente com a grandeza de sua torcida, ou aumenta São Januário e joga todos os seus jogos lá, inclusive decisões estaduais.

    O que não pode, é SÓ jogar no Maracanã em decisões, e contra o Flamengo com sua torcida confinada a um pequeno setor do estádio.

    Responda a este comentário

  8. Serginho Valente
    24/08/09 - 18:59

    Sobre a arrecadação do jogo:

    O clube arrecadou R$ 667.605,17 líquidos com a partida. A quantia poderia ser maior. Mas o Vasco teve parte da renda da partida penhorada. No total, a Justiça confiscou R$ 286.116,50.”

    Particularmente, eu considero renda penhorada, como renda arrecadada. Acho ótimo que diminuam a dívida do clube, mesmo que seja a força.

    Responda a este comentário

    Victor

    idem.

    Aliás, com um ponto positivo. Mesmo que na marra, além de quitar um tanto de débito, ainda não faz coçar o bolso para gastar mais.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Maravilha.
    No jogo contra o Campinense, em que “todos os ingressos foram vendidos” só rendeu R$ 139 mil ao Vasco, que a reportagem nem diz, mas deve ter sido o bruto.
    A diferença é muito grande.
    E claro, mesmo na marra deve-se amortizar a dívida.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Claro que o Maracanã lotado, vai arrecadar muito mais que São Januário lotado. Acho que ninguém nunca achou alguma coisa diferente disso.

    Apenas pra esclarecer, os R$139 mil, também são líquidos. Como é difícil interpretar textos…

    Responda a este comentário

    Rafael

    “O valor é bem superior ao que o clube conseguia lotando São Januário. Na partida contra o Campinense, por exemplo, em que todos os 17.998 ingressos foram vendidos, o time só arrecadou R$ 139 mil com a renda.”

    É…ainda bem que temos um professor aqui.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Então aprende:

    “A renda líquida que caberia ao Vasco seria de R$ 953.721,67, mas o valor caiu para pouco mais de R$ 667 mil devido às penhoras. O valor é bem superior ao que o clube conseguia lotando São Januário. Na partida contra o Campinense, por exemplo, em que todos os 17.998 ingressos foram vendidos, o time só arrecadou R$ 139 mil com a renda.”

    No início do parágrafo fala-se em renda líquida. Logo, no final não é necessário especificar novamente, seria uma redundância, que a renda é líquida, está implícito.

    Seria necessário especificar apenas se fosse bruta, se fosse diferente do contexto.

    Sabe, quando se lê um texto, é bom ligar umas frases às outras. Analisar parágrafos inteiros, e não apenas partes deles.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Nossa… graças à Ele vc explicou.

    De qq forma eu não confio assim tão cegamente no cara que escreveu a matéria. Nesses casos, prefiro quando utiliza-se o “elo de ligação” mesmo.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    E na matemática? Você confia? Faz uma continha rápida. O ingresso mais barato custa R$15.

    O que a reportagem não diz, é se houve penhora no jogo de São Januário. Eu gostaria de saber.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Confio dependendo de quem está fazendo o cálculo.

    Pela lógica, claro. Obviamente o jogo de São Januário deve ter tido penhora. Mas deve ser proporcão, a penhora deve ter sido menor.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Fui verificar nos borderôs dos jogos no site da CBF. Não dá pra fazer link. (o plural de borderô está certo professor?)

    O Vasco tem 2 penhoras. Uma de 10% e outra de 20%. Obviamente elas incidem sobre a receita líquida (descontada todas as despesas do jogo) que fica para o clube quando esse é o mandante do jogo.

    Dos R$ 953 mil líquidos do jogo no Maraca sobrou os R$ 667 mil que a reportagem traz (30% ficou com as penhoras). E no jogo em São Januário a receita líquida foi R$ 199 mil, sobrando os R$ 139 mil para o Vasco (os mesmos 30%).

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Ah…valeu!

    Responda a este comentário

  9. Serginho Valente
    25/08/09 - 18:31

    EXCELENTE.

    Rodrigo Caetano (pra mim, a melhor contratação do Vasco) já vislumbrando ações para 2010:

    – Boa parte do elenco tem vínculo com o clube até 2010 e montamos uma equipe competitiva. Temos consciência de que vamos precisar contratar uns 5 jogadores para qualificar o grupo para o ano que vem.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário