Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Lewis e o “câmbio de Aquiles” da McLaren

September 25th, 2012 por | Categorias: Automobilismo, Fórmula-1, Fórmula-1 2012.

Que beleza!!! Na night de Cingapura

Ninguém pode acusar os deuses da velocidade de não terem senso de humor. Um humor bem sádico, diga-se de passagem. Lewis Hamilton encaminhava para sua terceira vitória nas últimas quatro corridas de forma inapelável, mas os deuses brincalhões resolveram contrariar a melhor fase da McLaren no ano e deixaram  o inglês sem nenhuma marcha para contar a história. Azar de um, sorte de outros. Com a liderança caída no colo, Sebastian Vettel acelerou para ganhar a corrida e voltar a ocupar a segunda posição do campeonato, com Jenson Button em segundo e o astuto – e largo pra caramba – Fernando Alonso em terceiro. Imensa é a felicidade da Ferrari, pois seu piloto consegue a façanha de sustentar em 29 pontos de vantagem sobre o segundo colocado mesmo apresentando um carro de desempenho irregular, longe de estar entre os melhores do ano. Com seis corridas pela frente e contando com a ajuda divina, el fodón de las Astúrias não corre mais para ganhar corridas; corre para ser campeão. Está fácil, no papo?? Não, nem um pouco, mas a confiança do espanhol está lá no alto, e se ele vier a confirmar o título, será épico.

O moleque Vettel está vivo na disputa

No geral, foi uma corrida truncada, com algumas ultrapassagens arrancadas a fórceps. Narain Karthikeyan deu a sua colaboração para a emoção ao acertar o muro e provocar uma bandeira amarela. Em sua versão Maracujina, Pastorzinho “paz e amor” Maldonado fazia uma prova tranquila, longe dos salseiros que vinha provocando ultimamente. O terceiro lugar estava muito bom, mas uma pane hidráulica deixou o venezuelano de fora. Michael Schumacher protagonizou a maior bizarrice da corrida, quando sua flecha de prata travou as quatro rodas e tornou o alemão mero passageiro. Jean-Éric Vergne foi colhido pelo caminho, e nada mais tendo a fazer, aceitou as desculpas do heptacampeão e voltou a pé para os boxes. E a FIA continua com a política de punições indiscriminadas: A patacoada de Schumacher custou dez posições no grid da próxima corrida, apesar de ter sido um erro, e não uma atitude deliberadamente antidesportiva.

Os brasileiros não tiveram um começo lá muito animador. Bruno Senna conseguiu o feito de bater três vezes no mesmo ponto em dois dias de treino, e a última foi afetou tanto seu Williams que seu câmbio precisou ser trocado para a corrida (ou seja: menos cinco posições…). Felipe Massa fez uma classificação mais uma vez discreta. Na corrida, tudo mudou. Ambos andaram muito bem, e olha que o ferrarista caiu para último na primeira volta por conta de um pneu furado. Senna sustentou um ritmo de deixar o titio orgulhoso, até que seu Williams também resolveu parar na pista. Ele poderia já ter jogado tudo pelo ralo ao espremer a Ferrari de Massa no muro quando eles disputavam a nona posição. Já que a moda é punir, na mudestíssima opinião desta coluna, Senna mereceria no mínimo uma reprimenda, porém, o piloto-fiscal da vez era Allan McNish, escocês, amigo do titio, aliviou a barra do piloto da Williams. No further action. Massa continuou na batalha, e seu oitavo lugar teve um gostinho de… oitavo lugar. Pelo menos, apesar de mais uma temporada meia-boca, ele vai ficando cada vez mais favorito à sua própria vaga na Ferrari para 2013. Olho aberto: nem a falta de opção no mercado segura ele no time no caso de nova recaída.

Aconteceu antes da largada uma merecida homenagem ao cara que foi o verdadeiro anjo da guarda das pistas da Fórmula 1. Se a alcunha de “professor” ficou famosa em referência a Alain Prost, até 2005 havia outro Professor no paddock: Sid Watkins, o médico neurocirurgião, que desde os fins dos anos 70 foi responsável por implementar procedimentos de segurança e criar os protocolos de atendimento de emergência que salvaram diversas vidas durante seus anos no Medical Car. Ele foi sem a menor sombra de dúvida um dos maiores responsáveis pela redução drástica da mortalidade de pilotos; da carnificina que caracterizava a década de 70, hoje vemos um período recorde sem fatalidades. Podem perguntar a Martin Donnelly, Rubens Barrichello, Karl Wendlinger… Para lembrar a importância do trabalho desse cidadão, foi ele quem salvou a vida de Mika Häkkinen em seu gravíssimo acidente nos treinos em Adelaide no ano de 1995. Diante do risco de vida iminente, o professor procedeu uma traqueostomia no piloto ainda na pista, e assim permitiu que o finlandês se casasse, tivesse filhinhos e se tornasse bicampeão mundial de F1. Desde sua aposentadoria, seu posto é ocupado pelo doutor Gary Hartstein, seu braço direito durante vários anos.

O Professor Sid faleceu na semana passada aos 84 anos, mas seu legado pode ser conferido a cada domingo de GP de Fórmula 1.

A próxima etapa é no Japão,dia 7 de outubro. Não se esqueçam de votar.

Finalmente, o Professor foi pescar no céu com seu amigo Ayrton

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

7 Comentários para “Lewis e o “câmbio de Aquiles” da McLaren”

  1. André
    26/09/12 - 9:12

    Foi uma corrida realmente boa. Massa até que andou bem diante das circunstâncias e de Ferrari no meio de Williams, HRTs, Cartehams e etc. Mas o oitavo acho que deve ser festejado pelas circunstâncias.

    Bruno foi bem também. Muito além do que eu espero dele, mas claramente aquém do potencial do carro, cujo companheiro cravou o 2o. tempo e andou no top 5 a corrida toda.

    Sobre o incidente com Massa, eu nem sei se ele deveria ou não ser punido. Olhando na hora, parecia mesmo uma manobra muito “feia”.

    Mas depois, olhando com calma, realmente, de dentro do cockpit, é possível aceitar que tenha mantido seu trajeto, e que pode não ter visto onde estava o adversário, como ele mesmo argumentou.

    O ponto crítico, ao aceitar essa desculpa, é verificar que um piloto de F1, que vinha sendo perseguido por um adversário, com um carro muito mais rápido, já ameaçando uma tentativa de ultrapassagem, tenha se restringido ao seu mundo, ele carro dele, e ignorado todo o resto… Aí seria negligência. Mas não vou atribuir esse nome ao caso. Entendo tratar-se mais de inexperiência mesmo. Pelo rádio da Williams com o piloto, parecia que esperavam também a punição.

    Kimi fez mais uma bela corrida e a Lotus parece ter invertido as posições ao dizer no rádio pra Grosjean: kimi is faster than you! Frase conhecida do público.

    No mais o campeonato segue em frente e acho do cacete Alonso liderando com um carro inferior as Mclaren e, até mesmo quem sabe, às RBR. Aliás, no mundial de construtores, a RBR lidera e a Ferrari está mais para a 4a. equipe, a Lotus, do que para a 2a, a Mclaren.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Verdade. O Kimi, como fez em 2007, está se fazendo de morto para no final tentar o susto no coveiro. É uma pena que a Lotus-Genii não tenha mais o desempenho do início do ano, quando era cotadíssima para vencer alguma corrida. Mas mesmo sem vencer, Kimi é o segundo piloto mais regular no ano, só perdendo mesmo para o Alonso.

    Responda a este comentário

  2. Bender
    26/09/12 - 9:38

    Itália!!!

    Responda a este comentário

  3. Robinson
    29/09/12 - 7:36

    Confirmadíssimo!!!! Começou a dança das cadeiras…

    Lewis Hamilton abandona a McLaren, sua casa casa desde os tempos de kartista, e vai juntar as forças com Nico Rosberg na Mercedes GP a partir de 2013. Dizem que o Schumacher ficou protelando a decisão sobre a continuidade da sua carreira, e aí a Mercedes decidiu por ele.

    Para substituí-lo, a McLaren agiu rápido e já contratou o surpreendente mexicano Sergio Pérez. O mesmo piloto considerado “muito novo e iinexperiente” para ocupar a vaga de Massa na Ferrari. Engraçado… Pérez já fez mais do que o Massa havia feito antes de ocupar seu atual posto em Maranello.Com dois pilotos valorizadíssimos tendo decidido seus destinos, a tendência vai ser mesmo a permanência de Massa, apesar de não fazer sequer sombra em seu parceiro.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário