Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Porco levantamento de participações dos convocados em clubes brasileiros

May 14th, 2010 por | Categorias: Copa 2010, Números.

O levantamento é um esboço, ainda subjetivo, de onde cada convocado por Dunga (incluindo os 7 de standby) profissionalizou-se, firmou-se e despediu-se do futebol brasileiro.

A premissa do levantamento é que discordemos ou não de qualquer critério do Dunga, havemos de reconhecer que é uma seleção (no sentido literal da palavra) do que se entende mais competitivo disponível no País. Os 30 “eleitos” de Dunga fogem do campo da subjetividade e passam a ser dados concretos.

Esses jogadores com idade variando entre 22 e 30 e poucos anos acabam bem ou mal cobrindo uma faixa de aproximadamente duas Copas do Mundo atuando no País na nossa cronologia, ou 8 anos na cronologia dos demais mortais.

A brincadeira então, seria correlacionar por onde andou essa nata do futebol brasileiro, e daí inferir a relação entre o que os clubes apresentaram com o que tiveram de TOP em seus escretes.

Tivesse tempo e recurso (vulgo, tempo), faria o levantamento “cacheado” como gostaria para começar essa conversa em um patamar superior. Contaria quantos jogos cada jogador atuou por cada clube. Mas está inviável de fazer isso.

Todavia, como esse levantamento expedito já é interessante e não pretendo perdê-lo apenas porque poderia ser melhor, publico assim mesmo:

  • listando uma série de ressalvas;
  • convidando os demais a contribuir (claro, com contribuição, o custo “tempo” dilui-se e pode ficar viável) para ir além no levantamento;
  • deixando como pauta para o leitor que porventura trabalhe em um jornal e queira fazer este levantamento que pode resultar em ótima matéria para seu jornal.

O levantamento porco pode ser visto de forma um tanto bagunçada, mas compreensível para aqueles de boa-vontade nesse link. (se eu tivesse de deixar apresentável, não iria publicar. Para dúvidas rápidas de compreensão existe a seção de  comentários do blog para ser usada) – Print para quem não conseguiu abrir.

As ressalvas iniciais (claro, se não me aprofundei no levantamento, não seriam nas ressalvas que perderia tempo) são as seguintes:

  1. Casos como Felipe Melo, coloquei como “firmou-se” no Cruzeiro, mas poderia ser Flamengo.
  2. Vasco, Botafogo e Palmeiras não se encaixaram em nenhum critério para nenhum jogador, mas Gilberto, por exemplo, jogou no Vasco.
  3. Participações efêmeras e incipientes acabam tendo o mesmo “peso” que participações longas e efetivas. Com isso, há casos como Marcelo que leva 3 pontos para o Fluminense enquanto Nilmar leva 2 para o Internacional.
  4. Jogadores que porventura tenham voltado para o Brasil, como Diego Tardelli no Atlético-MG, não estão contabilizados.
  5. É uma contagem simples, sem a preocupação de colocar peso para nada.
  6. Feyenoord não é brasileiro

Todas as ressalvas acima, seriam resolvidas com a contabilização dos jogos por time.

O levantamento, como se percebe, está longe de ser conclusivo, portanto, dou-me o direito de não emitir nenhuma conclusão neste post, ainda que tenha colocado deliberadamente um somatório e deixado em ordem decrescente, porque isto me leva ao primeiro palpite do que observamos nos últimos 8 anos por essas terras.

Este post será alterado e melhorado à medida que tiver colaborações (que podem vir até mesmo na forma de observações  nos comentários)

Fonte de consulta: Wikipedia

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

4 Comentários para “Porco levantamento de participações dos convocados em clubes brasileiros”

  1. Lincoln
    14/05/10 - 14:40

    O grafite já está no album da copa!!

    Responda a este comentário

    Dan Jacques

    ASUHSAUSAHHSUASAUHSAUH

    Responda a este comentário

  2. Bender
    14/05/10 - 15:32

    Muito bom!
    O subjetivismo entra apenas em “firmou-se” e, mesmo assim, nem tão forte.

    Segue minha parcela imparcial na contribuição: Qtde de jogos.

    Julio Cesar – 130 Flamengo
    Juan – 245 Flamengo
    Felipe Melo – 26 Flamengo; 29 Cruzeiro; 19 Grêmio
    Gilberto – 44 América-RJ; 67 Flamengo; 75 Cruzeiro; 40 Vasco; 54 Grêmio; 6 São Caetano; 30 Cruzeiro
    Kleberson – 203 Atlético-PR; 103 Flamengo
    Diego Tardelli – 90 São Paulo; 7 São Caetano; 16 Flamengo; 33 Atlético-MG

    Fonte: Wikipedia

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário