Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Lendas do Barcelona

January 23rd, 2013 por | Categorias: Estrutura.

Tendo o Barcelona feito o trabalho de definir suas lendas, postei-me ao reles trabalho de contar quais por lá debutaram no futebol e quais deram o ar da graça originalmente em outro clube. Como não me parece que Lionel Messi não seja visto como um lenda por aquelas bandas, acredito que o critério para aparecer no site seja ter saído do time, e portanto, a última lenda a estrear foi Samuel Eto’o em 2004 e a primeira foi o fundador Joan Gamper em 1899.

Das 50 lendas, 15 começaram no clube e as outras 35, naturalmente, fora. Eis como ficou a contagem na escala de tempo entre 1899 e 2004, desconsiderando potenciais lendários ainda em atuação.

Lendas do Barcelona

Valendo a premissa alardeada em seu auge quando da surra do Barcelona no Santos, do trabalho de 30 anos de formação de jogadores, é de bom tom que os clubes brasileiros dispostos a serem os Barcelonas do futuro comecem a abrir o cofre e ir à busca de craques, pois enquanto formava Xavi, Messi e Iniesta na sua Escola, era com Deco, Ronaldinho, Rivaldo, Ronaldo, Luis Henrique, Romário, Stoichkov, Koeman, Laudrup e cia que a torcida se divertia.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

10 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

10 Comentários para “Lendas do Barcelona”

  1. Serginho Valente
    23/01/13 - 12:01

    Resumindo: A maior lenda é a escola do Barcelona.

    Responda a este comentário

    Victor

    Responda a este comentário

    André

    Mais uma falácia detectada. Muito bom o post. Parabéns!

    Responda a este comentário

  2. Bender
    23/01/13 - 13:07

    Olha que 15 de 50 não deve ser ruim não. Acho que, a título de curiosidade, vale a comparação com outros clubes. Europeus ou não.

    Claro que exageram com essa alardeada sobre a “escola do Barça”. O que o Barça tem hoje é uma geração muito boa formada em casa. Não fosse isso sairia às compras como sempre fez, i.e., Messi é o responsável pelo Santos conseguir manter o Neymar.

    Responda a este comentário

    Victor

    O ponto é como no período pós-Cruijff as lendas são off-Barça. Isso podem levar a dois pontos:
    (1) Escola ser uma lenda
    ou
    (2) Sendo verdade (necessitamos aguardar o futuro), foi feito com 30 anos de grandes investimentos no time principal com astros de fora.

    Responda a este comentário

    Bender

    To ligado no grafico. Depois dos 70’s estagnou a “prata da casa”. Pode-se concluir que, hoje, tal escola é uma lenda.

    No Flamengo também parece ter sido. Ja fico em duvida se qq uma dessas escolas existem mesmo ou se sao fases. Vou deixar o link aqui pra depois contar.
    http://www.flamengo.com.br/site/perfil/categoria/7/idolos

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    E no período pós-Cruyff futebolista o time do Barcelona estava longe de ser arquétipo de jogo bonito e bom comportamento…

    O último vídeo não tem nada demais, mas logo no começo mostra uma manchete de jornal chamando o Barça de “Butchers” e “Animals”. Achei engraçado isso.

    Responda a este comentário

  3. Bender
    23/01/13 - 13:18

    Num dos capítulos do livro sobre a torcida do Flamengo tem uma passagem contando a história da transferência do Evaristo pro Barça. Catei e ele está lá nas “lendas”. Maneiro é que tem um chororo catalão

    His most historic moment was the goal he scored with the sole of his foot on November 23, 1960, to knock Real Madrid out of the European Cup for the very first time. Paradoxically, in 1962 he left FC Barcelona after refusing to be nationalised as a Spaniard and joined Real Madrid.
    http://www.fcbarcelona.com/club/history/detail/card/evaristo-de-macedo

    Responda a este comentário

  4. Yuri
    24/01/13 - 0:36

    Como eu e Bona dissemos no Open-Bar, Barcelona é um EUGENISTA MUNDIAL, e como tal já pega seus bons jogadores já filtrados de outros times, assim como os eugenistas nacionais faziam antes. O que fica, mundialmente, é o sucesso do cara no Barça (eugenista).

    Discordo de ser lenda isso aí, pois que clube seria campeão europeu com tantos nascidos em seu país (ainda que o marketing seja separatista)? Para mim só isso já mostra que o filtro é bom.

    O filtro é tão bom que aceitaram KEIRRISON e não deixaram o cara jogar um jogo sequer! Pode ter o luxo de contratar e depois constatar a merda, jogar fora, sem atrapalhar nenhum jogo oficial.

    Responda a este comentário

  5. Robinson
    24/01/13 - 7:26

    o flamengo também diz que craque se faz em casa.

    dá pra comparar??

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário