Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Internacional 1×2 Fluminense: Dorival e Abel explicaram tudo

November 7th, 2011 por | Categorias: Campeonato Brasileiro 2011, Fluminense, Internacional.

Santos 2×0 Vasco foi bastante agradável de ver. Sem o menor pingo de competitividade, os cruzmaltinos permitiram Neymar mandar na partida especialmente no 2º tempo.

Fluminense não presenteou um isento espectador com partida tão prosaica e agradável. Truncou a partida no Beira-Rio e venceu valendo-se de seus atacantes que tão bem tem feito seus trabalhos em 2011. Dorival e Abel contam com perfeição como foi a partida.

Dorival:

Foi um jogo muito truncado, marcado acima de tudo. Faltou um pouco de criação, dos dois lados. Foi um jogo muito mais de transpiração do que de inspiração, diferentemente daquilo que vínhamos fazendo. A partida não fluiu, tivemos um pouco mais de posse de bola na primeira etapa, mas a marcação estava praticamente espelhada. Os dois gols que saíram foram de jogadas isoladas, não trabalhadas, assim como o nosso gol em uma pressão na marcação. O Fluminense foi mais feliz, em dois lances praticamente definiu a sorte.

Se colocarmos no papel, o Fluminense teve duas chances. No segundo tempo a marcação permaneceu encaixada, tentamos alterações, mas temos de parabenizar o Fluminense. Tem momentos que é preciso reconhecer que o adversário soube neutralizar, e aproveitar as chances de gol. Da forma como foi a partida poderíamos ter um resultado melhor. Criamos mais que o Fluminense, mas eles foram mais felizes nas finalizações.

Abel:

O jogo foi muito duro, muito difícil. Nossa intenção era marcá-los pressão e acabou que nós sofremos sufoco. No primeiro tempo, o resultado não estava sendo justo. Mas no segundo jogamos melhor. O Inter não está fora da briga da Libertadores. Com o time que tem, pode ganhar as últimas cinco partidas que faltam.

Chuteira para Deco

Cabe o adendo que o Fluminense não armou uma retranca. Foi pressionado no 1º tempo mas sem trocar jogadores, Abel fez a equipe voltar tocando a bola no 2º tempo minando qualquer chance de reação colorada. Quando as substituições que trariam o abafa natural gaúcho ocorreram, especialmente pela saída de Deco que jogou o fino, o árbitro deu uma mão para o Fluminense e expulsou zagueiro colorado à toa.

Jogo modorrento do 2º tempo foi à feição do Tricolor aumentando suas chances de campeonar ao fim da 33ª rodada, sem que matemático algum tenha a necessidade de revisar as probabilidades calculadas ao fim da 32ª.

Um pouco mais do mesmo com pontos de vista:

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

65 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

65 Comentários para “Internacional 1×2 Fluminense: Dorival e Abel explicaram tudo”

  1. Paulo Pimentel
    7/11/11 - 6:24

    Possivelmente, feitas as novas estatísticas a partir desta rodada o Flu apareça com chances próximas as dos líderes. É o que tem mais vitórias e tem confronto direto com o Vasco.
    Valeu Fluzão, deu grandes alegrias aos papais.

    Responda a este comentário

    Victor

    Minha estimativa racional é que o Flu tenha, digamos… 1%!

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    CHANCE DE GOL
    http://chancedegol.uol.com.br

    Corinthians caiu de 59,0% para 44,2%
    Vasco – subiu de 25,1% para 27,1%
    Botafogo – caiu de 10,9% para 6,2%
    Fluminense – subiu de 3,3% para 17,5%
    Flamengo – subiu de 0,6% para 2,9%
    São Paulo – caiu de 0,5% para 0,1%
    Internacional – caiu de 0,5% para 0,1%
    Figueirense – subiu de 0,2% para 1,9%
    Demais clubes – máximo 0,01%

    INFOBOLA
    http://www.infobola.com.br

    Corinthians – caiu de 48% para 41%
    Vasco – caiu de 31% para 30%
    Botafogo – caiu de 12% para 5%
    Fluminense – subiu de 5% para 20%
    Flamengo – subiu de 1% para 3%
    São Paulo – caiu de 1% para 0%
    Figueirense – 1%
    Demais clubes – 0%

    PROBABILIDADES NO FUTEBOL – UFMG
    http://www.mat.ufmg.br/futebol

    Corinthians – caiu de 50,3% para 42,3%
    Vasco – caiu de 34,4% para 29,8%
    Botafogo – caiu de 9,2% para 5,5%
    Fluminense – subiu de 4,4% para 17,8%
    Flamengo – subiu de 0,62% para 2,4%
    Internacional – caiu de 0,54% para 0,13%
    Figueirense – subiu de 0,36% para 2,4%
    São Paulo – caiu de 0,15% para 0,028%
    Demais clubes – máximo 0,006%

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    os 3 primeiros continuam somando perto de 90%.

    Responda a este comentário

    Victor

    Para quem entende um pouquinho, a matemática é um troço foda.

    Um chinês que olhar para a sua postagem com resultados de três modelos independentes não conseguirá dizer quem será campeão. Contudo, ele saberá dizer que o grande vencedor da rodada 33 foi o tal “Fluminense” e escala consideravelmente menor, o tal de “Flamengo”.

    Se o mesmo chinês não ler essa postagem e pegar a capa de O Globo, entenderá que o time de camisa vermelha e preta foi o grande vencedor da rodada e em menor escala o de camisa branca.
    Se entrar no ônibus e pegar o Destak então, imaginará que o tal “Fla” quase colocou as mãos na Taça, deixando o tal de “Flu” APENAS em 3º (Isso se o chinês não achar que o único time da cidade é o vermelho e preto)

    Responda a este comentário

    Bender

    “se pegar o Destak então” – apelação seletiva.

    Abre pro chinês a capa do caderno de esportes do mesmo Globo e ele verá outro time em destaque. Ou então se ele olhar na banca a capa do Lance pensará que só existe o time de branco no RJ.

    Outros jornalecos e suas manchetes de hoje com destaque pouco maior, i.e. tamanho da foto, para a goleada do Flamengo.

    Extra – Fla 2009 e Flu 2010 os campeões voltaram
    O Dia – Fla e Flu partem para o título
    Meia Hora – Mengão e Fluzão colam na ponta

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Se a rodada fosse do Vasco, a capa era do Ronaldinho Gaucho.

    Responda a este comentário

    Victor

    Destak foi o jornal que peguei no ônibus. O Globo é o que tem no escritório.
    Perder tempo abrindo páginas de esportes? Não, obrigado.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Afinal, os jornais não ficam abertos na página de esportes nas bancas com alguém lendo no microfone…

    como 90% só olha as capas mesmo… e é aí que está a manipulation…

    Responda a este comentário

    Pedro

    Na boa, a primeira página do O Globo dá destaque ao Fla e ao Flu, assim como a primeira página do caderno de Esportes.

    Concordo que a imprensa, de maneira geral, adora noticiar o Flamengo. O que não quer dizer que isso beneficie o time. Agora, se toda as manchetes forem lidas por este prisma a manifestação começa a deixar de ser crítica pra ser zoação ou idéia fixa…

    Última coisa, achar que tudo que sai em jornais ou televisão determina a maneira de pensar da massa é, na minha opinião, um equívoco carregado de preconceito.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Amigo, em que mundo vc vive? Dizer que tudo que sai em jornais e TV NAO determina a maneira de pensar da massa, é o mesmo que dizer que propaganda não produz NENHUM efeito nas vendas de produtos.

    Se isso que vc afirma fosse verdade, estaria muito claro para TODOS que:

    – O urubu não é hexa, como as zebras de parte de seus torcedores acredita (inclusive compra DVD!)

    – Que Nelson Piquet foi infinitamente superior a Ayrton Senna

    – Que Bruno Senna não reúne nenhuma condição de ser piloto de F1, por enquanto

    – Que Roberto Dinamite é um interesseiro completo

    – RMP não trabalharia em nenhum veículo de imprensa

    – Que o moleque do Cruzeiro não desse aquela detonada na CBF e no Flamengo

    – Que a seleção Brasileira não é algo sério e que o “superclássico das américas” era uma farsa

    – Que a Stock Car só tem piloto velho, gordo e/ou que não tem capacidade nenhuma de competir em alguma categoria decente do automobilismo

    – etc, etc, etc…

    Como sabemos que essas coisas não são claras, torna-se impossível afirmar essa barbárie que vc afirmou.

    Responda a este comentário

    Bender

    Como “flamenguista não sabe ler”…

    ****

    – as finais dos 2 campeonatos brasileiros que existiram em 1987 foram: Fla 1 x 0 Inter e Sport 11 x 11 Guarani nos penais.

    – Piquet: 3 títulos, 23 vitórias, 60 pódios, 24 poles, 23 voltas mais rápidas.
    Senna: 3 títulos, 41 vitórias, 80 pódios, 65 poles, 19 voltas mais rápidas.

    – é atual piloto da Lotus, equipe que está na F1 desde antes do Bonna nascer. Deve entender um pouco mais do negócio que o capixaba blablagoliano.

    – somos TODOS interesseiros. Os fatos do Dinamite são até agora: trouxe o Vasco da série B, tirou de 8 anos de fila com conquista inédita da Copa do Brasil, único brasileiro na sula e líder empatado do brasileirão.

    – trabalha num dos maiores, ou o maior, veículos de imprensa do país.

    – ??? quem?

    – qual a farsa do tal clássico das américas?

    – Existe outra categoria no Brasil?

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Viu que nao sabe ler?

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    1 – as finais dos 2 campeonatos brasileiros que existiram em 1987 foram: Fla 1 x 0 Inter e Sport 11 x 11 Guarani nos penais.

    kkkk… o jogo final com direito a taça e tudo foi amistoso né?

    2 – Piquet: 3 títulos, 23 vitórias, 60 pódios, 24 poles, 23 voltas mais rápidas.
    Senna: 3 títulos, 41 vitórias, 80 pódios, 65 poles, 19 voltas mais rápidas.

    Nao precisa nem ser burro para interpretar esses dados. Ser burro já é mais do que suficiente. Nem preciso me aprofundar no nivel de competitividade da categoria nos anos de Nelson e nos dos anos de Senna. Nem preciso lembrar que Senna derrotou SOMENTE 2 rivais por titulo: Prost e Mansel. E também perdeu para os 2. Nem preciso lembrar que Senna SÓ venceu com o melhor carro. Nem preciso… Mas é aquela história né… Global é global…

    3- é atual piloto da Lotus, equipe que está na F1 desde antes do Bonna nascer. Deve entender um pouco mais do negócio que o capixaba blablagoliano.

    Nao reune condições. Se eu tivesse a mesma grana EU estaria no lugar dele. Vc também. Um cara que chega na F1 sem NENHUM TITULO no automobilismo não pode ter condições de guiar lá. Esse rapaz é um acinte à categoria.

    4- somos TODOS interesseiros. Os fatos do Dinamite são até agora: trouxe o Vasco da série B, tirou de 8 anos de fila com conquista inédita da Copa do Brasil, único brasileiro na sula e líder empatado do brasileirão.

    Rebaixou o vasco para a 2a. divisão, entregou a hegemonia no remo, teve dois balanços desaprovados pelo conselho que ele mesmo tinha maioria. dos 8 anos de fila, 3 foram com ele.
    – trabalha num dos maiores, ou o maior, veículos de imprensa do país.

    5- ??? quem?

    Qualquer um vê… pra vc ver…

    6- qual a farsa do tal clássico das américas?

    Time C da argentina.

    7- Existe outra categoria no Brasil?

    Nao. A Stock é a prova de que o automobilismo acabou. nao por acaso, nossa presença na F1 é risível já há um tempo.

    Responda a este comentário

    Bender

    hahaha… acaba que vc está certo. Aquele jogo lá pra meados de fevereiro de 88 foi apenas um amistoso mesmo, já que era ilegal.

    “interpretar esses dados”
    “aprofundar no nivel de competitividade da categoria nos anos de…”

    E quem está falando disso? São apenas os dados. Hoje, temos até “campeões brasileiros” que fizeram 4 ou 5 jogos em pé de igualdade com campeões que jogaram mais de 40 vezes.
    Na verdade, eu queria mesmo era ver o Piquet com aquela McLaren do final dos 80 e início dos 90.

    “EU estaria no lugar dele. Vc também.”
    Posso falar por mim. A única vez que andei de kart ganhei minha bateria. Mas porra, meus adversários eram Inháááá, Di Menor, Baião, Senhor, Léo e Ogro. Não conta. Tenho certeza que eu não estaria na Lotus. Se o Massa está na Ferrari, alguma qualidade tem.

    Dinamite fez do Vasco um time muito competitivo e um dos melhores do Brasil hoje. Mas claro, até limpar a sujeirada que estava lá instalada há décadas, demora.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Mais tarde vimos que o ilegal teria sido a decisão do CND, que também não respeitou a unanimidade prevista em regulamento para a tentativa de alteração. Mas bem depois disso, teve CBF, justiça (várias vezes) e tudo mais. Tivemos a libertadores de 88 etc, etc, etc…

    Vamos considerar essa decisão do CND como uma liminar, que é o máximo ao que ela se assemelha.

    Eu não vou questionar a Taça Brasil pois como vc, eu também entendia que aquilo não podia ser um campeonato brasileiro. No entanto, após muita reflexão, concluí que sim, era. E que de fato, o torneio não era somente a fase final. Iniciava-se nos Estados. Se não era o mais forte tecnicamente, ao menos era o único “nacional” do período.

    Escrevi aqui, para fundamentar minha percepcção que: o mundial de clubes é mais fácil que a libertadores e que a copa dos campeões da europa. mas é mundial. Que a libertadores é mais fácil que o brasileiro, mas é continental. Que a taça brasil, tecnicamente, era mais fraca que o RJ-SP. Mas era nacional. Podemos dizer até que a Copa Mercosul era mais dificil que a Sulamericana de hoje, sem dúvida… Mas a Sula é continental… Logo, abandonei o conceito da necessidade de ser o melhor do brasil para ser nacional e optei por entender a abrangência.

    Quanto a Piquet na Mclaren, sei lá, acho que não combina mesmo com Piquet vencer campeonatos de forma tão fácil quanto os que Senna conquistou.

    Eu estaria no lugar do Bruno com toda certeza. Aliás se vc fizer uma vaquinha e me colocar lá, eu faço melhor tempo que ele HOJE.

    Claro que o Massa tem qualidade. Mas nao se compara aos outros brasileiros nem de longe. De qualquer forma, faz parte da decadência do automobilismo nacional.

    Dinamite nao fez nada do que vc tá falando. Vc tá viajando. Mas nao é sua obrigação saber de Vasco. O melhor que DInamite fez foi, sem duvida, não se envolver mais no futebol. A partir daí, o negócio começou a funcionar.

    Sujeirada instalada há décadas? quantas décadas?

    Responda a este comentário

    Bender

    Maracutaias à parte, quadrangular ilegal. Tribunal de Pernambuco defender o Sport é mãe defendendo filho.

    Taça Brasil não é, e nem foi, campeonato brasileiro. Se foi agora equiparado como tal, seja pelo motivo que for, beleza.

    Já vi Schumy, Button, e agora, Vettel conquistarem títulos fáceis. Qual título fácil que o Senna conquistou?

    Dinamite fez TUDO que eu falei. Não preciso que ninguém me conte, estou vendo.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Já vi Schumy, Button, e agora, Vettel conquistarem títulos fáceis. Qual título fácil que o Senna conquistou?

    Pode-se dizer que os títulos de 88 e 90 foram o mais fáceis pro Senna, já que ele só teve um adversário que estivesse em pé de igualdade com ele. Já em 91 ele teve um pouco mais de dificuldades, pois a McLaren estava em declínio técnico e Williams e Benetton começavam a crescer tecnicamente.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Lembrando ainda, Alexandre, que em 91, apesar do declínio, a Mclaren ainda foi a campeã de construtores…

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Verdade. Porém, a partir do ano seguinte, começou o período de hegemonia da Williams. E a Benetton começou a dar um sufoco muito grande na McLaren. Coincidentemente, a melhora técnica da Benetton se inicia justamente com a chegada de Piquet…

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    E curiosamente, na temporada de 92, vencida por Mansel, ocorreu a maior lavada da F1. O campeonato foi decidido em agosto…

    Na unica oportunidade em que Senna realmente disputou um título com carro inferior, tomou a maior escovada da F1.

    Mas estamos cometendo um erro aí:

    Em 91 a Benneton não foi lá essas coisas… 90, na volta de Piquet, sim foi um grande ano com duas vitórias e o terceiro lugar no mundial, a frente de uma Mclaren e uma Ferrari.

    Mas ainda assim, em 91, Piquet terminou o ano a frente de uma Ferrari (Jean Alesi).

    Inclusive é o seguinte: Se Vettel conquistar no próximo ano seu TRI, EM QUE ELE FICARÁ DEVENDO AO SENNA? Nada! Mas ainda assim, não se pode compará-lo a Piquet.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Aliás, em 92, Senna ficou apenas 1 ponto a frente de Berger e ficou atrás do Schummy. Atrás do Patrese, mas esse era da Williams, então não conta.

    Rapaz, a minha memória pode estar me traindo. Mas em 92, Senna abandonou no Brasil e foi direto pros boxes meter o dedo na cara do Ron Dennis. Eu simplesmente nunca achei essa cena no You Tube. Mas ela existe.

    Responda a este comentário

    Bender

    “a primeira página do O Globo dá destaque ao Fla e ao Flu”
    Simples assim. O resto é ficar procurando cabelo em ovo pra ficar de mimimi.

    Mas eu vejo o lado bom, Victor esta a frente de jornalistas. O colega de blog diz abertamente quais as “importantes publicaçoes” (RIZEK, André) que considera.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Bender, que afirma existir Flapress, tentando esconder a flapress…

    Responda a este comentário

    Bender

    Vivo aqui mostrando a flapress. Mas nao posso fazer com que enxerguem.

    Responda a este comentário

    Victor

    Pedro,
    Eu nem discordo totalmente do seu ponto de vista, portanto, não irei contrapô-lo. Apenas oferecer a minha percepção expedita sobre o assunto.

    Outro dia o Vasco surrou implacavelmente um time aí. 8×3. Coisa que não se vê todo dia e se classificou para a fase seguinte da Sulamericana (competição que há dois anos atrás foi motivo de exaustiva cobertura midiática com o Fluminense).
    No dia seguinte, o Globo deu como destaque principal qualquer coisa de Ronaldinho Gaúcho. Acho que o Flamengo nem jogar, tinha. ( http://www.blablagol.com.br/se-voce-fosse-sincera-15528#comment-110195 )

    A capa de O Globo de hoje (segunda-feira) dá como destaque o Flamengo “dividindo” com o Flu. O Flamengo está na foto maior à esquerda enquanto o Fluminense na menor à direita.

    Se você quiser anunciar aqui no BBG, pode ter certeza que eu te cobrarei mais pelo espaço que na capa do Globo foi dedicado ao Flamengo que ao Fluminense, tanto pelo tamanho quanto pela localização (e nem li o conteúdo).

    ****
    Eu também penso que criar uma paúra insana quanto à isso é prejudicial. Começa-se a achar pêlo em ovo.
    Tenho para mim que muito é feito sem maldade explícita, ao menos, e sem maior percepção geral. Porém, tenho também a certeza que não passa em branco o contrário, isto é, se o acaso abafar o Flamengo, será “corrigido” na editoria.
    Dois cariocas venceram: o Flamengo terá destaque e/ou ganhará “divisão” (muito provavelmente à esquerda). Não necessariamente outro carioca participará da “divisão” se vencer.

    Isso é para manipular?
    Também não me arrisco a cravar essa constatação.
    O jornal tem seus consumidores, e diversos gostam de consumir isso, e por ser a minoria mais numerosa, não duvido que os editores de mentalidade pequena e imediatista tenham como dogma que colocar Flamengo em destaque é preciso para atingir maior número de leitores/consumidores (essa é a preocupação do jornalismo?).
    Também há os de mentalidade menor ainda, nem profissional, que colocam por clubismo mesmo (Lédio Carmona que está lá dentro sempre deixa claro que isso acontece, e muito).
    E vá lá… é capaz de ter quem pense em fraudar, manipular mesmo.

    Então, ao mesmo tempo que se preocupar com tudo faz ver segundas intenções onde acaba não tendo, garotear te fará ser engolido também.
    Em 2007, observamos aqui nas semifinais da Copa do Brasil que contavam em chaves diferentes com Fluminense e Botafogo, com mandos em datas alternadas, que as duas partidas do Fluminense foram transmitidas.
    Isso passa despercebido, mole, mole. Mas… não é de se estranhar que dois clubes semelhantes, da mesma cidade, tenham tido tratamento diferenciados em uma competição onde nitidamente estavam em pé de igualdade? Para nós daqui, ficou óbvio que a exibição/exposição do Fluminense muito tinha a ver com interesses entre a emissora que transmite o campeonato Globo e a patrocinadora do Fluminense Unimed.
    Com a garantia de exposição, perceba como a Unimed vem colocando uma grana no Flu que não é posta no Botafogo. Você imagina que o CLUBE Fluminense sem a grana da Unimed que PRECISA DE EXPOSIÇÃO estaria disputando muito mais títulos nacionais e internacionais que o CLUBE Botafogo?

    É claro que não é objetivo nosso (quando digo nosso, digo pelos 99% com honestidade de propósitos que tem aqui no blog) sermos justiceiros implacáveis. O mundo e o futebol não acabam para nós por causa dessa porra. Porém, gosto de saber onde estou pisando, e gosto de saber o que empurram goela abaixo.

    Eu particulamente, não estou nem um pouco preocupado que o Fluminense seja beneficiado ou prejudicado, que o Flamengo isso ou aquilo, que o Vasco cresça e desapareça ou que o Botafogo se foda ou vire hegemônico. O que me importa é compreender, e se puder, contribuir estragando a mágica um pouquinho. Faz bem ao meu ego.

    Em tempo:
    Esse blog foi concebido com o princípio da imparcialidade, tanto que na minha utopia, a parcialidade por aqui deve ser explícita e não velada e dissimulada (98% respeitam essem princípios) e deve ser feito de forma individualizada e personalizada e não confundida com o blog. Entretanto, nesses anos percebi que boa intenção não basta. É preciso ir além. Além da integridade, é preciso o auto-policiamento para parecer o que se é (trocando em miúdos: não basta ser íntegro, tem de parecer íntegro também)
    Pois bem… se eu com essa joça amadora e sem fazer disso a maior das minhas preocupações peguei a manha em pouco tempo, duvido que em editorias de mais de 50 anos que ditam as regras não tenham a mesma percepção. E é por isso, que eu tendo a crer que a má-fé e a empulhação acontecem.

    Infelizmente, nós somos esse lixo que consumimos. E por fim, lamento pelos tricolores, vascaínos e botafoguenses. Mas lamento também pelos flamenguistas que são os principais joguetes. Afinal, essa merda é feito especialmente para eles. Eles são os principais consumidores.

    Responda a este comentário

    Bender

    Parei de ler em

    “Outro dia o Vasco surrou implacavelmente um time aí. 8×3. […]
    No dia seguinte, o Globo deu como destaque principal qualquer coisa de Ronaldinho Gaúcho.”

    ****
    O Globo tem como ÚNICA notícia do esporte na 1ª página a nota: “Vasco dá outro show. Agora na Sulamericana. 8 x 3″.
    http://www.blablagol.com.br/se-voce-fosse-sincera-15528#comment-110242

    Certo dia olha-se a capa dos esportes, outros dias considera-se apenas a capa principal. Ser seletivo sempre acaba dando nessas furadas.

    Responda a este comentário

  2. Andre Bona
    7/11/11 - 7:22

    Ficou uma reclamação dos jogadores vascaínos sobre a arbitragem… vai lá… tem até razão nos lances… mas de qq forma, o vasco foi completamente dominado 100% do tempo.

    Responda a este comentário

    Lincoln

    sim, e se for ver em todos jogos tiveram erros bizonhos.. a arbitragem que é ruim mesmo em geral!

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    O que me preocupa de verdade é quando ampliamos a amostra…

    Quando falamos de casualidade, a tendência é que a coisa se equilibre quanto maior a observação. E não verificamos isso na prática, o que torna perfeitamente factível questionável.

    http://www.placarreal.com.br/

    Corinthians levando duas posições na arbitragem…

    Responda a este comentário

    Victor

    Bona,
    tenho cuidado para não travestir pseudo-ciência de ciência.

    A tendência é a coisa se equilibrar quando a amostra tende ao infinito.
    Antes disso, para um número grande de observações, porém razoavelmente quantificável, você deve brincar com a distribuição normal.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Perfeito. Mas antes não existia nada. Agora existe uma cornetada fundamentada. Isso já é digno de aplausos e consultas.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Essa parada não tem utilidade nenhuma, não serve para nada.

    Responda a este comentário

    Bender

    serve para a retroalimentação

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Aí não tenho como saber…

    Responda a este comentário

    Bender

    ô mente poluida… hehe…

    Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa
    retroalimentação
    [De retr(o)- + alimentação.]
    Substantivo feminino.
    1. Eletrôn. […] realimentação.
    2. Fisiol. V. feedback (2).
    3. Med. Fluxo de realimentação retrógrada através dos nervos.
    4. Processo pelo qual se produzem modificações em sistema, comportamento ou programa, por efeito de respostas à ação do próprio sistema, comportamento ou programa.
    5. P. ext. Essas respostas em si mesmas. [Corresponde ao inglês feedback.]
    © O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.

    Temos exemplos semanais aqui no BBG.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Como diz o Canhota, no meu tempo, retroalimentação era outra coisa…rs

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Claro que não tem utilidade nenhuma. Ninguém vai mudar por causa da roubalheira mesmo…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Cara, se um juiz quiser roubar, ele pode fazer isso inclusive dando um pênalti pro time prejudicado, e não inventando nada para o time que ele tenciona ajudar.

    Arbitragem não se analisa por lances isolados. Um juiz pode desestabilizar um time apenas o assediando moralmente, e com isso decidir uma partida, sem nunca entrar para essas porcarias de Placar Real, ou até mesmo entrando como se tivesse ajudado o que de fato prejudicou.

    Wright era mestre em fazer isso. O Edílson fazia muito bem também.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Eu concordo que aquelas dezenas de faltinhas no meio de campo enchem o saco e matam o jogo…

    Mas sei lá. Um time está 3, 4 posições acima do que ele deveria por conta dos erros capitais ou mesmo 6 posições abaixo (caso Palmeiras), 5 (Coxa) e 4 (Galo), é foda.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Quem vê o Palmeiras jogar se pergunta como ele não está na zona do rebaixamento.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    O Palmeiras não foi essa merda atual o campeonato todo.

    Responda a este comentário

  3. Alexandre N.
    7/11/11 - 8:37

    Cabe o adendo que o Fluminense não armou uma retranca. Foi pressionado no 1º tempo mas sem trocar jogadores, Abel fez a equipe voltar tocando a bola no 2º tempo minando qualquer chance de reação colorada.

    Será que agora fica mais fácil de entender o por quê de eu dizer que armar um time na retranca é completamente desnecessário?

    Responda a este comentário

    Victor

    Será que agora fica mais fácil de entender o por quê de eu dizer que armar um time na retranca é completamente desnecessário?

    Não.

    Responda a este comentário

    saulo

    O problema é o conceito equivocado de fechar e recuar os jogadores atrás da linha defensiva e jogar no contra-ataque. Não adianta encher um meio campo de volantes brucutus e não terem a capacidade técnica de tocar e cadenciar. Muitas vezes assistir esses mesmos jogadores tocarem para os lados, errarem passes simples e recuarem para os zagueiros ou o goleiro dando chutões. Depois toma um gol depois de tanta pressão e os treinadores dizem que o resultado do empate foi bom. Desde quando a FIFA adotou os três pontos, jogar pelo empate fora é ruim. Principalmente no sistema de pontos corridos, muitas vezes é melhor arriscar.

    Responda a este comentário

  4. Robinson
    8/11/11 - 7:06

    Há uma coisa que eu queria muito saber o porquê. Estabeleceu-se que os clássicos ficariam nas últimas rodadas, para “evitar” a entrega de resultados. Se for pensar um poucoo mais além, isso representaria uma maior dificuldade, pois ficam grandes pedreiras (os maiores rivais) na reta final.

    Vamos ver o que a CBF estipulou para as últimas 5 rodadas:

    Corinthians: 1 clássico (Palmeiras)
    Flamengo: 1 clássico (Vasco)
    Santos: 1 clássico (São Paulo)
    Botafogo: 2 clássicos (Flu e Vasco)
    Fluminense: 2 clássicos (Vasco e Botafogo)
    São Paulo: 2 clássicos (Palmeiras e Santos)
    Palmeiras: 2 clássicos (São Paulo e Corinthians)
    Vasco: 3 clássicos (Fla, Flu e Botafogo)

    Se alguém tem alguma teoria sobre isso, desenha para mim, porque eu não entendi.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    A única teoria que eu tenho, é que se o Vasco tem uma tabela mais difícil agora, teve uma mais fácil antes. Poderia ter chegado com uma boa vantagem, e podendo administrá-la.

    Como não construiu essa vantagem, agora vai ter que se matar em campo se quiser ser campeão. Mas o pessoal de São Januário gosta disso, tanto que sabota seus próprios mandos de campo.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Concordo!

    Mas também concordo que os clássicos regionais SEMPRE possuem motivação de disputa. Já os jogos anteriores, não. Dessa forma, o Vasco jogou contra times que na reta final estão de férias quando não estavam.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Isso é relativo. Jogar contra times com a corda no pescoço, como o Corinthians vai jogar, pode ser mais perigoso do que jogar contra o Palmeiras, sem nenhuma motivação que não seja impedir o título do rival.

    Apenas como exemplo, acho que jogar agora contra o Atlético-PR, é mais difícil do que jogar no início do segundo turno.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Sim, como vc falou: “Jogar com A com a corda no pescoço PODE ser mais dificil do que com Palmeiras”.

    Mas devemos concordar que “Jogar os clássicos SEMPRE será dificil” Essa é uma certeza. As possibilidades que vc menciona são possibilidades.

    Mas concordo que o Vasco não está disparado na frente apenas por conta de sua própria incapacidade de obter resultados em situações em que um postulante sério ao título OBRIGATORIAMENTE deveria ter conseguido.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    “Mas devemos concordar que “Jogar os clássicos SEMPRE será dificil” Essa é uma certeza.”

    Eu não concordo. E não acho uma certeza.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Além do que, se considerarmos que jogar um clássico SEMPRE será difícil, não faz diferença em qual rodada a partida acontecerá. E ainda, podemos considerar que um time que teve seus clássicos, ou partidas mais difíceis, postergados para o fim do campeonato, leva vantagem por poder disputá-los em tese na frente da tabela.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Por fim, quem entra mais pressionado domingo, Vasco ou Botafogo?

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    hummm…

    Pode ser…

    Responda a este comentário

    Bender

    Pra mim não há teoria nenhuma. Quando a tabela é feita, ninguém sabe em qual colocação os times vão chegar nas últimas rodadas.
    Colocar clássicos nas últimas rodadas é uma forma da CBF ir ajustando o campeonato. Pode melhorar, piorar ou não alterar. É uma tentativa de ajustar o modelo. Pode ter sido no chute, e eu acredito nisso, mas vou acompanhando.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Sim. Concordo. Mas…

    Se o objetivo dos clássicos é dificultar a entrega, porque só o Vasco ficou com 3 nas ultimas rodadas? Porque todos (RJ-SP) nao ficaram com 3 nas ultimas rodadas?

    Responda a este comentário

    Paulo Pimentel

    Lembrem-se que Flamengo e Corínthians, no modelo matemático da CBF-UFF, precisam ter seus jogos distribuídos para ocuparem a maioria dos espaços nobres da TV, o que pode significar uma distribuição mais heterogênea. O tratamento para os 2 é totalmente diferenciado.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Eu acho que alguem que deixou todos os seus jogos anos atrás pra jogar na sua cidade, seguidamente, sabendo de todos os resultados só porque o estádio QUE NAO TINHA estava em obras, nao tem autoridade moral pra falar nada sobre tabelas.

    Responda a este comentário

    saulo

    A tabela é feita pelo departamento técnico da CBF e mesmo com tantas surpresas, dá para saber quais times tem possibilidades de brigar pela vaga na libertadores ou rebaixamento. No caso do Corinthians, alguns times nas últimas rodadas tem feito péssimas campanhas nas últimas edições dos brasileirões. Dentre eles o Atlético-PR e o Galo. Ricardo Teixeira e Andres Sanchez são muito próximos e ambos tem intere$$es comerciais. Mesmo com a ajuda nos bastidores, não acredito em título do Corinthians depois da atuação bisonha contra o lanterna.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Saulo, se o Corinthians tem uma tabela TEORICAMENTE mais fácil agora, teve uma TEORICAMENTE mais difícil antes. Times com a corda no pescoço, como o América-MG por exemplo, costumam dar muito trabalho nessa fase do campeonato.

    Responda a este comentário

    saulo

    Gostaria de ver concretizada a sua teoria e assistir de cadeira o salvamento do América. E de lambuja, o Avaí. São apostas certas a série B 2012.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Viu como não sabe ler? [2]

    Responda a este comentário

    saulo

    Teoricamente é bonito não desprezar nenhum time.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário