Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Independência, ainda que tardia

June 29th, 2012 por | Categorias: América-MG, Atlético-MG, Cruzeiro, Estrutura, Futebol.

Tardiamente venho apresentar o relato sobre a ida à nova joia* futebolera de Belo Horizonte. Em razão do jogo Cruzeiro x Figueirense, com uma bela história de perrengues, compareci ao novo Independência e explano minhas primeiras impressões do estádio que tem capacidade para 23.018 almas.

Fui sem ingresso pro bairro do Horto e resolvi tentar presenciar in loco de última hora. Erro meu. Deveria ter mantido o meu Sócio Torcedor que desativei quando venceu meu segundo ano de contrato, em meados de 2011. Eu odiava ir pra Sete Lagoas e meu orçamento andava comprometido, acabou que perdi a boquinha. Agora é batalha pra conseguir ingresso toda semana e confesso que, se ganhei a primeira, mediante módicos R$ 70,00 pra área que valia R$ 30,00 (inteira), acho que vou perder a segunda.

Pois bem, fala-se muito da visibilidade. Engenheiros podem até me ajudar com opinião especializada quanto às cadeiras superiores. Assisti o jogo, como vocês podem ver pela foto, atrás do gol. Não tive maiores problemas, exceto quando os animais das torcidas organizadas tremulavam suas bandeiras no meio da peleja, por motivo nenhum. Bandeira grande tem que ser usada na entrada do time, no intervalo, no gol e após o jogo. Durante o jogo, é bonito? Sim, mas fode a visão de quem tá atrás.

Independência – Atrás do gol

Outra reclamação que tenho escutado bastante é que não se pode sentar. Ou você senta, ou você vê o jogo. Quanto a isso, eu sempre acompanhei em pé. É uma coisa minha, eu simplesmente não consigo assistir ao jogo como se estivesse em casa,  meu estado de nervos não permite. Entendo quem goste de ver assim, mas acho complicado no Independência, por enquanto. Acredito que, com o tempo, cada torcedor saberá onde tem a melhor experiência. Por exemplo, pessoal que gosta de sentar, vai buscar os lugares mais caros e vai se juntar ali. Quem assiste em pé, vai buscar a região das organizadas que sempre foi assim.

Quanto a oferta de ingressos, acredito que o torcedor que não é sócio sofrerá bastante. O Cruzeiro, nos 3 últimos anos de Mineirão, tinha média de público superior a 20.000 pagantes. Anos de baixa, a média caía pra 15.000. A média geral gira em torno dos 19.000 pagantes. No Mineirão, é uma média tranquila, mas no Independência é casa cheia todo jogo. Com a carga posta nas bilheterias de 8.600, será uma eterna luta. Associe-se ou ficará de fora.

Minha experiência com o estádio, em si, foi ótima. Achei muito bonito, consegui ter uma boa visão do jogo, as cadeiras retráteis ajudam quem quer ficar em pé, dando-lhe espaço, além do cidadão não ter que ficar destruindo as mesmas. Fui de ônibus tranquilamente, o metrô te deixa na boca do estádio (mas nesse dia estava em greve), consegui entrar e sair do estádio sem maiores problemas. Não vi tropeiro, alguém me falou que não tinha, mas havia duas lanchonetes na área em que fiquei, atendendo bem a demanda. Não tive problemas com o banheiro também, coisa que muitos já reclamaram.

Lindo, por sinal

Lindo, por sinal

Quanto ao aspecto da segurança, a PM-MG adora procurar pelo em ovo e já não permite os torcedores permanecerem perto do vidro que separa a arquibancada do gramado. Seria um belo fator de pressão, mas como brasileiro tem um sério problema com limites, talvez seja melhor evitar eventuais problemas. A BWA já quer proibir bandeiras grandes e faixas. Sinalizador não pode há muito tempo.

Enfim, como estádio principal pra uma cidade com dois times de grande porte como Belo Horizonte, o Independência seria deficitário. Mas será uma bela alternativa quando o Gigante acordar novamente. Para jogos menores, sempre se terá a impressão de lotação máxima. Interessante. Não há chance de agradar a todos. Ainda mais aos filiados do PT. Mas eles podem preferir assistir em Sete Lagoas. Por mim, está muito bom.

*Tem gente que não gostou de NADA no Estádio. Pra mim, foi um belo presente dos belorizontinos para a cidade.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

42 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

42 Comentários para “Independência, ainda que tardia”

  1. Roberto Morato Ramiro
    29/06/12 - 18:35

    Com respeito ao prezadíssimo que assina esta resenha, novamente venho a discordar. O problema da visibilidade é crônico no Independência. Não para você que conseguiu ingressos na parte baixa da arquibancada, nas partes superiores posso assegurar que não se vê, na maior parte da extensão da arquibancada, entre 1/5 e 1/4 do campo. Não tem exagero nisso que falei, em certas partes da arquibancada, não se vê quase metade do campo em função de todos terem que assistir de pé (por causa das grades). Para quase metade das 23018 almas que postulam coabitar o estádio para ver o jogo, a experiência é terrível. Tão somente o fato de um problema estrutural na novíssima obra comprometer a visibilidade de uma pequena parte da torcida seria suficiente para questionarmos a capacidade dos gestores e a destinação dos nossos impostos. Acontece que quase METADE do estádio tem esse tipo de problemas. É vexatório.

    Responda a este comentário

    Matheus

    6000 lugares sofrem com a falta de visibilidade. Mas pergunto: se você assistir em pé, dá pra enxergar normalmente?

    Responda a este comentário

  2. Iuri
    29/06/12 - 19:09

    Vc não pagou os 70 ainda!!! To esperando!!!

    Responda a este comentário

  3. Iuri
    29/06/12 - 19:11

    Da p assistir quase normalmente em pé. Na lateral tem q ser na ponta dos pés Kkk.

    Responda a este comentário

  4. Roberto Morato Ramiro
    29/06/12 - 20:04

    Na parte superior, pelo acesso portão 9 Esmênia, não se vê no mínimo 1/5 do estádio falo isso por experiência própria. Pela lógica simétrica, imagino que a parte superior do outro lado seja a mesma coisa. Se falo que é a metade é porque estou estimando que cabem o mesmo tanto de torcedores nas partes de baixo das arquibancadas que nas partes de cima. Pode ser que eu esteja equívocado, mas a falta de visibilidade não é só de 6000 pessoas nem a porrete. A situação é tão crítica que, àqueles que somente restou assistir o jogo na parte mais alta das arquibancadas superiores, coube se pendurar nas estruturas de ferro da cobertura para assistir alguma coisa (tipo macaco mesmo – digo porque na luta incessante para achar meu lugar ao sol tive que fazer isso durante algum tempo). O que eles estimam é que 6000 lugares não teriam visibilidade caso todos os torcedores assistissem sentados, nas cadeiras. O problema é que esse não é o aspecto cultural brasileiro: maluco fica na escada, na passagem e etc… Eu fui no Independência abarrotado por causa da final do campeonato mineiro e pude constatar que quando estão em pé, a visibilidade é muito menor.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não cabem as mesmas quantidades não. Em baixo cabe muito mais.

    Iuri ficou no portão 10, que acredito seja esse mesmo. Não teve maiores problemas, a não ser ficar em pé.

    Responda a este comentário

  5. Roberto Morato Ramiro
    29/06/12 - 20:06

    A não ser que havia uma convenção de gigantes na final do mineiro. Eu tenho 1,80, altura razoável para se assistir a um espetáculo.

    Responda a este comentário

  6. Victor
    29/06/12 - 23:42

    Acredito que, com o tempo, cada torcedor saberá onde tem a melhor experiência. Por exemplo, pessoal que gosta de sentar, vai buscar os lugares mais caros e vai se juntar ali. Quem assiste em pé, vai buscar a região das organizadas que sempre foi assim

    Isso em uma concepção. Em outra, cansados de tentar, os que gostam de ver os jogos sentados vão assistir em casa.

    Eu posso ver um jogo inteiro em pé. Já vi por que não teve jeito. Mas por opção, sempre sentado com uma cerveja na mão, levantando nos momentos chaves.
    Se eu fosse ao estádio sabendo que todo jogo seria para ver em pé, diminuiria mais ainda minha frequência.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Acredito que não, viu Victor? Ano que vem, o Mineirão volta, a ideia do Cruzeiro é usar mais o Gigante e tudo voltará ao normal.

    Por outro lado, entendo hoje que deveriam disponibilizar lugares ESPECÍFICOS para aqueles que gostam de assistir sentado. Lembro que no Mineirão, na área que chamavam de “Tribunas”, ficar em pé era quase um acinte. O pessoal do portão 7A também era famoso por ser mais propenso a se sentar. Tanto que meu pai tinha sócio-torcedor de lá e eu do portão 6 (isso era triste, porque raramente a gente acompanhava jogo junto).

    Responda a este comentário

  7. Yuri
    30/06/12 - 8:20

    E aquele papo da bilheteira (bilheteria = francesismo) ficar depois da catraca?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Como assim?

    Responda a este comentário

    Yuri

    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=89739760

    Difícil achar links mas na época vi muita gente reclamando que a bilheteria ia ficar dentro do estádio, depois das roletas de acesso, acharam nonsense, nessa página do tópico falam disso.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não, não.

    Pelo que vi, as bilheterias ficam do lado das entradas para as quais vendem os ingressos. Por exemplo, a que vende pro portão 1 a 6, fica do lado delas. E também pro portão 7 a 10.

    Isso eu até achei inteligente.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Mas antes de comprar o ingresso tem de passar por alguma roleta?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não que eu saiba.

    (Comprei na mão de cambista.)

    Responda a este comentário

  8. Alexandre N.
    30/06/12 - 8:20

    Pergunta: A estrutura final do estádio é esta mesma?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Você diz por um dos lados não ter arquibancada?

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Isso. Olhando a segunda foto, parece que aquela parte que contém uma estrutura com toldo parece ainda estar em obras.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Agora a BWA tá querendo aumentar pra 36.000 lugares.

    Alguém me disse por alto que aquilo foi projetado pra ficar aberto, que não poderiam fechar. Eu não tenho certeza. Procurei e não achei nada no Google.

    Tá aí o projeto original. Talvez trabalhem nele ainda.

    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=703984

    Responda a este comentário

  9. Yuri
    30/06/12 - 15:10

    Ainda que tardia nada! Foi o primeiro estádio a ficar pronto, haha!

    Na Arena Barueri também tem essa de vidro (nem sei se é, mas é uma substância transparente) onde não dá para pendurar faixa de torcida organizada. Os caras tem que ficar segurando na mão mesmo.

    Mas isso do PT que você disse tem relação mesmo? Pois aí justificaria todos os jornalistas que eu sigo no twitter reclamando. Legal é que ver o dia-a-dia dos caras mostra a posição política dos mesmos, que invariavelmente é igual.

    Responda a este comentário

  10. André
    30/06/12 - 16:34

    Certo, mas campo é do Coelho, certo?

    Responda a este comentário

    André

    Falar nisso essa torcida do cruzeiro é muito engraçada…

    Gritando com pulmões cheios… andaram escondidinhos… é muito envergonhadinha pro meu gosto…

    fraca demais…

    Responda a este comentário

    Matheus

    E daí?

    Responda a este comentário

    André

    E daí nada! O coelho tem um campo maneiro. Apenas isso!

    Responda a este comentário

    Matheus

    Na verdade, o povo de Minas, já que foi o povo de Minas quem pagou.

    Responda a este comentário

    André

    O povo de minas então é coelho. Pq tem o simbolo gigante lá.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Quem paga a manutenção?

    Responda a este comentário

    André

    Espero que nao seja o povo de Minas. Aí é passar recibo de otário.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Galo e BWA.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Que bizarro! haha!

    Responda a este comentário

    André

    zarro, arro, arro, arro…

    entao galo joga em casa no independencia?

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Sim, ouvi algo em relação a isso. Só que não sabia que eles pagavam a manutenção, achei que era outro tipo de acordo.

    Então o estádio é do Galo, América num faz porra nenhuma e bota o escudão lá, haha, espertão!

    Responda a este comentário

    André

    entao cruzeiro é o unico sem teto e por isso cantam musicas baianas nos jogos?

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Exatamente.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Pois é, não é exatamente isso aí não.

    Pra mim, foi um tiro no pé do Galo. Porque o acordo é o seguinte: BWA tem direito a 90% da exploração comercial do estádio e 10% são do América nos próximos 27 anos.

    A BWA fez um contrato de conta de participação com o Atlético em que divida os 90%, meio a meio pra cada um. O América não paga nada pra jogar lá e o patrimônio volta pra ele após 27 anos. De fato, ele é o dono. Ele arrenda 90% da exploração para os dois, mas esses dois têm que bancar toda a manutenção. Além disso, o Galo tem um desconto de 10% da sua renda líquida que é pago ao América no borderô.

    Além disso, o Galo não pode vincular sua marca ao estádio, como fez o Botafogo com o Engenhão, por exemplo.

    Até aí, bom acordo do Galo. O problema é que a BWA incluiu uma cláusula no contrato social de que o Galo não pode, de maneira alguma, jogar no Mineirão. A partir do ano que vem, ou o Galo fica com o Independência, independentemente do jogo que for rolar, ou ele paga uma PUTA multa pra jogar no Mineirão.

    Enquanto o Cruzeiro, pra jogar, paga 10% da renda bruta, não tem outros gastos e não tem a cláusula de obrigatoriedade. Tanto que o contrato de uso do Mineirão já está praticamente pronto.

    Foi bom por um lado, pro Galo, por que esses 45% acabam se tornando patrimônio do time, ainda que flutuante. Depende de uma série de fatores. Pro Cruzeiro, não muda nada, até porque o valor não pode mudar.

    Responda a este comentário

  11. Yuri
    12/07/12 - 20:51

    Agora que quero ver: querem proibir do público ficar em pé (!)

    Claro que não colará. Mas a proposta em si é absurda.

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/especiais/estadio-independencia/2012/07/12/noticia_independencia,221989/mp-sugere-que-bwa-faca-campanha-para-evitar-publico-de-pe-no-independencia.shtml#.T_9gAtrZB74.twitter

    Responda a este comentário

    Victor

    Hahahahahahah Rindo bastante aqui

    Antes, ninguém usava cinto de segurança, mas depois que houve a campanha mostrando os benefícios, as pessoas passaram a usar.
    Clássica fala dos pais para as crianças no banco de trás: “Coloca o cinto aí que tá chegando na polícia rodoviária”

    Em 97 a campanha pegou. Pegou com o novo código de trânsito que transformou andar sem cinto em MULTA.
    Que nem a campanha de conscientização para neguinho parar de fumar em escritório e restaurante. Hahahahaha

    Responda a este comentário

    Yuri

    Já fui alvo desta fala.

    ***

    Parecendo estádio inglês. Tem plaquinha “Não ultrapasse deste ponto ou é pena de 2 anos de prisão, expulsão forever de jogos, etc”. Daí fica todo mundo sentado atrás da mureta, nem dá para cutucar o ballboy.

    Mas daí um time vence um clássico, consegue o acesso ou é campeão de maneira dramática*** e tudo isso vai pro inferno. Cadê a polícia prendendo a galera?

    *** =

    Greetings for a brazilian guy, Atlético Mineiro and City fan… I’m waiting for 41 years since our last title in Brazilian Championship, so i know exactly what you feeling… Great Man City!!! You gave me one more hope for wait for this moment.

    Drguerra1980 15 horas atrás

    Responda a este comentário

    Victor

    Aliás, JS deve ser o JK regional de MG.
    Está frenético no proselitismo contra a turma que vê jogo em pé. Pautou na certa a rapaziada do MP.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Já acompanhei as discussões sobre isso no PHD, entre a turma do SENTA CARALHO do Mineirão e os que querem ver jogo de pé.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Acho muita besteira do lado dele. E acho que o cara “se sente” um pouco.

    Mas posso estar errado.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário