Home   Open-Bar   Bolão   Mercado da Bola   Parcerias   Contato  

Há 40 anos

setembro 28th, 2007 por Rafael | Categorias: Flamengo, Futebol.

zico40anos.JPG28 de setembro de 1967, há exatos 40 anos, Zico, com 14 anos na época, fazia seu primeiro treino na Gávea.

Não, nada pra comemorar, visto o atual momento do time do Flamengo, apenas uma constatação a la Calazans.

A bela ilustração ao lado foi tirada do blog do flamenguista no site do Globo Esporte. Esse é o verdadeiro site oficial do Flamengo (e, acredito, de qualquer outro time). O depoimento do Galo abaixo também está lá, segue:

“O que me movia era a coisa de Flamengo, de entrar para o meu clube de coração, que era o que eu mais desejava. Mas o primeiro momento foi de decepção, pois a escolinha tinha duas categorias, e apareci no dia do treino dos garotos mais velhos. O Bria não queria me aproveitar. Assim mesmo, o Celso criou toda uma situação, para não desperdiçar a nossa viagem, e acabei entrando. Não foi nada demais, só deu pra fazer umas gracinhas, aquela não era a minha praia. Eu realmente fiquei assustado quando cheguei à Gávea, naquele primeiro dia; os caras eram bem maiores do que eu. O fato é que me mandaram voltar no dia seguinte, uma sexta-feira, para me apresentar para a partida de domingo, contra o Everest. Eu me apresentei aos responsáveis pelo meu núcleo, o Célio de Souza e o José Nogueira. Joguei e fiz dois gols na vitória de 4 a 3. Mas não me lembro de quase nada. Só quando pego alguma foto da época. De qualquer jeito, foi ali que o meu sonho começou a se tornar realidade. Eu tinha sido aceito na escolinha do Flamengo.”

Você pode receber nossos artigos de graça pelo seu e-mail. Apenas inscreva-se pela caixa abaixo.



OUTROS ARTIGOS

  • 100 anos e Gagá
  • Bolão - Livro - Anos 40 - Viagem à década sem Copa
  • Vai ou não vai


  • Enviar por e-mail Enviar por e-mail

    32 Responses to “Há 40 anos”

    1. Rafael | 28/09/07

      Estava completando o post comparando com as bizarrices de agora. Ia comentar a contratação do bom jogador, EM 2002, Kléberson, que não sabemos como está agora, além de estar suspenso pela FIFA impedido de jogar durante 4 meses, ia falar dos altos custos, baixo retorno, do beijo no escudo (e a banalização desse, antes, marcante gesto)… mas preferi não estragar.

      [Responda a este comentário]

    2. saulo | 28/09/07

      Esse é um retrato dos grandes clubes do Rio de Janeiro que pararam no tempo,não investiram na infraestrutura das categorias de base e contratam profissionais despreparados para cuidar de garotos que precisam de paciência e mais atenção para corrigir seus erros.Atualmente os treinadores priorizam o tamanho e a força física nessa fase.Um erro imperdoável,pode fazer diferença a força nessa idade,mas quando virar adulto o talento vai prevalecer porque a preparação vai ficar muito semelhante.Poucos clubes tem a paciência devida com o atleta.Quem acompanha a taça São Paulo observou muitos jogadores virarem destaques nessa fase,mas muitos sumiram porque sobressaíram apenas pela diferença física.É bom lembrar que jogadores como Kaká e Robinho eram reservas nos seus clubes nos juniores e hoje são craques nos maiores times do mundo.Nessa época o Harrison era titular do Kaká e atualmente nunca mais se ouve dele em algum clube de ponta daqui ou fora.

      [Responda a este comentário]

    3. Rafael | 28/09/07

      Concordo em tudo, menos com “clubes do Rio de Janeiro”. Acho que isso ocorre com praticamente todos os clubes da América do Sul, apenas para incluir a Argentina.

      [Responda a este comentário]

    4. Victor Pimentel | 28/09/07

      Kaká era banco do Renatinho (esse foi jogar depois no Botafogo ou Fluminense, não lembro)

      [Responda a este comentário]

    5. Victor Pimentel | 28/09/07

      Pelo que sei, há sim trabalho em divisões de base bons.

      O Internacional revela jogadores, assim como o Fluminense.

      [Responda a este comentário]

    6. Rafael | 28/09/07

      Jogadores são sempre “revelados”, pois há mercado. Mas se são bons, são outros quinhentos.

      [Responda a este comentário]

    7. Victor Pimentel | 28/09/07

      Os do Inter e do Fluminense são.

      [Responda a este comentário]

    8. Serginho Valente | 28/09/07

      Huhauhauaua, o fágil Zico chegou pra treinar no infantil, achou que só tinha gente mais forte e voltou pra treinar com a galera da “fraldinha”…frango desde pequeno…huahauhauhauahuaha….

      [Responda a este comentário]

    9. Rafael | 28/09/07

      Serginho na 3ª série nunca foi jogar bola com os caras da 6ª. Problema seu. Eu fui.
      Zico também foi, seu time ganhou, ele fez 2 gols, e não conta esses 2 gols em seus mais de 800 na carreira.

      [Responda a este comentário]

    10. Serginho Valente | 28/09/07

      Não é isso que está escrito…
      FRANGO!!!!!!! HUhauhauhauahua

      [Responda a este comentário]

    11. Rafael | 28/09/07

      O problema de ler tá ficando sério… fui.

      [Responda a este comentário]

    12. Victor Pimentel | 28/09/07

      Zico era uma espécie de Dodô dos anos 80. Do nada ganhou massa muscular.

      [Responda a este comentário]

    13. Serginho Valente | 28/09/07

      Ganhou? Se ganhou, ganhou no Flamengo, único lugar onde ele ganhou alguma coisa…aliás, ganhou massa muscular? Passou a pesar o quê? 50kg?

      [Responda a este comentário]

    14. Rodrigo Uchoa | 28/09/07

      Cacete, os antiflamenguistas estão inspirados hoje.

      [Responda a este comentário]

    15. Claudio | 28/09/07

      A nova geração não viu o Zico jogar. Tem que explicar pra eles.

      Zico foi o jogador que perdeu Três Copas do Mundo e jamais ganhou se quer uma Copa América.

      Perder Copa é só modo de dizer. Na Verdade não passou nem para as semi-finais. Em 1986 inclusive perdeu pênalti.

      OS títulos da era Zico são igual a fortuna do Juíz Lalau - tudo roubado.
      A Seleção acabou pagano o preço desta flamengalização da época.

      * Se os gols do Zico no fraldinha foram pelo Flamengo, pode ter certeza que foram contabilizados. Ele somou até os gols feitos nas ruas de Quintino.

      [Responda a este comentário]

    16. Saulo | 28/09/07

      Tudo bem não gostarem do Flamengo,mas dizer que Zico ganhou massa muscular do nada é brincadeira.Ele fez trabalho de crescimento a partir do 13 anos até os 18.Foi um trabalho muito bem feito porque não atrapalhou em nada a mobilidade e flexibilidade.Aliás ajudou a ter explosão muscular e sua velocidade.

      [Responda a este comentário]

    17. Victor Pimentel | 28/09/07

      O que Claudio quis dizer com a flamegalização da época, é intimamente ligado com as “papeletas amarelas”

      [Responda a este comentário]

    18. Victor Pimentel | 28/09/07

      O trabalho feito com Ben Johnson ajudou a ter explosão muscular e sua velocidade

      [Responda a este comentário]

    19. Serginho Valente | 29/09/07

      O trabalho foi tão bem feito que o Zico, durante toda sua carreira nunca esteve envolvido com problemas de contusão.
      Às vezes ele ficava sem jogar, mas era só porque ele era o famoso FRANGO de Quintino….hauhauauhaa….

      [Responda a este comentário]

    20. Serginho Valente | 29/09/07

      Em tempo, hoje comemora-se 40 anos da primeira contusão na carreira do grande Zico.

      [Responda a este comentário]

    21. Victor Pimentel | 29/09/07

      Há 45 anos nascia Renato Gaúcho que dá entrevista explicando porque Zico nunca venceu uma Copa do Mundo.

      [Responda a este comentário]

    22. Claudio | 29/09/07

      Puxa!!
      Misturaram as bolas. O assunto era O Zico nada tem com o futebol de são paulo. Onde até um Cafu da vida é reprovado em testes 11 vezes e ainda consegue virar “futeboleiro”.

      Falta um grande craque paulista na história do futebol brasileiro como foram ou ainda são: Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo, Tostão, Ademir Menezes, Leônidas, Ronaldinho gaúcho, …

      O zico tinha a categoria de um craque e muita noção de jogo , mas faltava muita coisa. Os títulos do flamengo na época em sua maior parte vindos de grandes roubos que entraram pra história do Futebol: o único caso de recibo de corrupção (papeletas amarelas) comprovada no futebol brasileiro, os escândalos do gravador, da final de 1982 contra o Grêmio e uma das aberrações do futebol brasileiro – a expulsão do time do Atlético na Libertadores de 1981. Por sinal ganho roubado também e sem o flamengo enfrentar nenhum time da Argentina e do Uruguai.

      O negócio de galinho fraco é lenda e só no início da carreira. O Zico é baixo, mas na década de 80 tinha massa muscular no tórax e nas pernas mais próximo do atleta de musculação do que do futebol. O trabalho de musculação nele foi violento. Muitos diziam que era bomba, mas não sei de nada e nunca foi divulgado e pego em exames pra constatar doping. Exames completos e que pegavam substâncias de seis meses passados, como hoje em dia, também era raro naquela época.
      Curiosamente o trabalho muscular feito no zico não se repetiu no sávio, mesmo com a tecnologia de equipamento, nutricional e médica muito mais avançada e incomparavelmente superior a década de 70.
      Estranho e curiosa essa genética, né?

      [Responda a este comentário]

    23. Serginho Valente | 29/09/07

      Renato é seleção! Com certeza vai ser campeão do mundo como técnico.

      [Responda a este comentário]

    24. Victor Pimentel | 29/09/07

      É difícil mesmo catar um paulista.
      Puxando pela memória só vou com convicção em Rivellino.

      Acho que Ademir da Guia era carioca e Julinho Botelho eu não sei de que estado era.

      [Responda a este comentário]

    25. Robinson | 29/09/07

      Zico jogou muita bola, é sem a menor dúvida um daqueles grandes jogadores, como Platini, Cryuff e outros, que não conseguiram ganhar uma Copa do Mundo. Pior pra Copa do Mundo.
      O cara além de tudo que jogou, tem caráter. Este sim é um exemplo. Seria nome certo na direção do futebol brasileiro, trabalhando como o já citado Platini e mesmo o Kaiser Beckenbauer. Mas a CBF não é lá muito séria mesmo.
      Zico não é propriedade rubro-negra, é patrimônio da humanidade.

      [Responda a este comentário]

    26. Claudio | 30/09/07

      Zico perdeu cinco Copas e como ele, Cruyff, Platini e outros esquecidos, as Copas estão cheias de exemplos: Puskas, Figo, Van Basten,…
      Cruyff eu diria que de azar mesmo de enfrentar as poderosas Alemanha e Argentina em casa e com super times. Platini jogou num time meio fraco que nem foi pra Copa seguinte.

      A única história e herança de Zico nas Copas do Mundo deve ser o recorde de fracassos: três como jogador, uma com técnico e outra como assessor.

      Cada um julga o caráter de uma forma. Não conheço e não sei dizer. Eu acho estranho o ciúme do Romário e que o fez ajudar a cortar o jogador em 1998. Romário jogou um jogo e fez gol aqui no Brasil antes daquele fatídico jogo Brasil x França com o “amarelão” do Ronaldo.
      Acho estranho uma pessoa já super bem de vida abrir mão do Brasil pra morar no Japão. Boa parte separada da família. E isso numa época que não existia internet e Globo Internacional. Era ligar a TV e ver todo santo dia aquele blá blá em japonês, cinema?, sair na rua da aprazível Kobe e bem … nem preciso falar do resto.

      O assunto era o futebol do Zico e não o caráter dele, que era jogador de futebol e não filósofo altruísta. Não vou julgar o caráter dele e seu meio de vida. Só não faria nada que ele fez.

      * Quando jogou no Japão, o Zico também perdeu todas para um tal de Bismarck.

      [Responda a este comentário]

    27. Serginho Valente | 30/09/07

      O Zico sem dúvida foi um grande jogador, o melhor da história do Flamengo, e talvez da história da Udinese. É um Roberto Dinamite do Vasco, um Ademir da Guia do Palmeiras, um Reinaldo do Atlético-MG. Igual a ele tem vários…já um Pelé, um Garrincha, um Romário, um Beckenbauer, um Zidane, um Maradona, você encontra poucos…

      [Responda a este comentário]

    28. Victor Pimentel | 30/09/07

      Conheço muitos flamenguistas que tem Romário como o maior ídolo no clube.

      [Responda a este comentário]

    29. Victor Pimentel | 30/09/07

      Comnheço muitos udinesistas que tem Amoroso com o maior ídolo no clube.

      [Responda a este comentário]

    30. Victor Pimentel | 30/09/07

      Conheço muitos Kashimitas que tem Alcindo como o maior ídolo no clube.

      [Responda a este comentário]

    31. Rafael | 1/10/07

      hehe… é foda perder alguns preciosos minutos da linda manhã de segunda pra ler um monte de asneiras escritas no final de semana.

      PQP!!! Nuca vi tanta dor-de-cotovelo num post só.

      Zico é campeão do Mundo pelo Flamengo. Se ele não ganhou nada em outro lugar, problema. O que importa foi o que ele fez no time de coração.

      Pelo menos ler coisas do tipo “massa muscular? Passou a pesar o quê? 50kg?”… “OS títulos da era Zico são igual a fortuna do Juíz Lalau - tudo roubado”… “Zico perdeu cinco Copas e como ele, Cruyff, Platini e outros esquecidos”… huahuahuahua… fazem melhorar o humor na segunda.

      Mas eu entendo o arco-íris. Deve ser muito difícil mesmo.

      Victor arrumou um “Cláudio” agora.

      [Responda a este comentário]

    32. Claudio | 1/10/07

      Realmetne é muita idiotice que as pessoas escrevem.

      Por exemplo. “Campeão do Mundo pelo flamengo” ????

      Quando foi isso?
      Será que é aquele jogo no Japão?
      Porque campeão vem de campeonato e que eu saiba, não aconteceu campeonato nenhum e sim um jogo mata-mata, numa terra que não entende de futebol, contra um time da Europa, times que nem ligam pra esse jogo na Ásia se não fosse pelo dinheiro. Nenhum clube da Europa destaca essa disPUTA em sua página na internet.

      Agora, uma coisa você tem razão rafaelzinho. Torcida arco-iris é um nojo e espero que nenhum torcida carioca chegue ao ponto de ser tão arco-íris como a torcida burro-negra. Aquela mesmo que fundou até torcida organizada com camisa e tudo chamda de flaMADRI.

      Na época eu achei quer era desculpa pra usar as cores amarelinhas e lilás junto das cores do capeta de chufre e rabo, mas com o tempo aprendi que era apenas os velhos “instintos mais primitivos”. A vontade de sair na rua todo colorido como se fosse uma bandeira da parada gay.

      Tenho pena de derrotada torcida do flamengo. Dominada desde a época do Brasil colônia.

      [Responda a este comentário]

    Share Your Thoughts