Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Grupo da Morte? Azar do Libertad

April 3rd, 2008 por | Categorias: Fluminense, Futebol, Libertadores 2008.

Fez com competência, mas fez apenas a obrigaçãoO Fluminense ainda enfrenta pela fase de grupos da Santander Libertadores o Arsenal na Argentina e a LDU no Maracanã. Todavia, dois jogos com status de amistoso internacional para o Tricolor.

O mesmo vale para a LDU com seus jogos contra Libertad e Fluminense. O grupo da morte foi resolvido com duas rodadas de antecedência. Era então um grupo baba?

Pelo que o Libertad jogou contra o Fluminense em seus dois jogos, não. O Libertad é um time melhor que vários que certamente se classificarão, mas rodou. Fluminense e LDU se impuseram no grupo, e ele foi da morte… para o paraguaio.

Dificilmente, o Libertad não sairia desclassificado do Maracanã, jogando contra um Fluminense praticamente sem pressão alguma para se classificar, jogando em ritmo de festa para sua torcida.

De qualquer forma, o paraguaio veio tentar a sorte, e começou marcando no ataque. E para início de trabalho, até que funcionou.

Acontece que o tricolor tem um arsenal ofensivo muito variado, e mesmo se não jogar bem, vai sempre contar com cobranças de faltas de qualquer lugar, sejam elas chutadas diretas por Thiago Neves, Cícero, Washington ou Thiago Silva, sejam elaslevantadas na área para cabeceio de Washington, Thiago Silva, Cícero e Luis Alberto.

Em uma dessas bolas vadias, Cícero cabeceou e um zagueiro paraguaio fez contra 1×0 para o Tricolor.

Apesar de Luis Alberto estar impedido, e o ex-árbitro tricolor José Roberto Wright ter considerado um erro da arbitragem, eu não considerei. Na dúvida, deve-se marcar pró-ataque. Quem garante que o bandeira não ficou em dúvida?

Daí complicou de vez para o Libertad, que teria de correr atrás de um time melhor e despreocupado. Daí, o resto foi o desenrolar natural de jogo.

****

Brilhou:

  • Thiago Silva – Fez gol e jogou muito (como sempre). Melhor em campo.

Muito bem:

  • Cícero – Jogou no ataque e foi bem aparecendo para o jogo e dentro da área, principalmente no cabeceio (um gol e uma bola na trave), fundamento que aliás domina.
  • Júnior César – Não joga como Juan e Leonardo Moura, que auxiliam na armação do Flamengo, nem como Joilson de 2007 ou Gabriel de 2005, sem guardar posição. Lembra-me o estilo de Roberto Carlos, que joga lá pela lateral mesmo, sobe com o time e pode ser avaliado pelo número de jogadas de gol que cria durante o jogo. Fez bastante no 1º tempo e se mantivesse o ritmo, seria o melhor do jogo. Não manteve.
  • Ygor – Pelo que ele tem de fazer (e por seu futebol limitado), acabou indo muito bem na partida. Não sei explicar muito o porquê, mas achei que ele foi muito bem.

Apagados:

  • Washington e Gabriel – passaram em branco

Bem:

  • Luis Alberto, Arouca e Conca – Esses jogaram o de costume. Bem.
  • Thiago Neves – É um cara meio complicado de classificar. Talvez, quem assista aos jogos do Fluminense pela TV, ele pouco participe do jogo, mas isso não é verdade. TN enquanto tem fôlego (vem sempre sendo substituído no 2º tempo) participa muito do jogo, marcando firme inclusive. É o 10 do time, e dá a qualidade para a equipe, mesmo quando não brilha (o caso de ontem). Jogou mais atrás e está buscando lançar mais. Menos que “bem”, não dá para classificar o cara, afinal, ele cobrou as faltas dos gols e ainda chutou uma bola na trave.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

29 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

29 Comentários para “Grupo da Morte? Azar do Libertad”

  1. Zargarotinho
    3/04/08 - 9:44

    LDU e, principalmente, o Fluminense fizeram o grupo ficar fácil. O Libertad vem de uma ótima Libertadores 2006 e uma boa campanha em 2007. O Arsenal é o atual campeão da Sulamericana. Tá certo que se esperava mais dos dois, mas acho que os dois melhores não deram chance mesmo.

    Ontem vi o fim do jogo do São Paulo e, mais uma vez, eles ganharam com bola na área no desespero para o Adriano. Me passa a impressão de ser um time bem mais fraco do que todo mundo imagina. Tem camisa, tradição, mas bola mesmo não tá mostrando. É bola na área e seja o que Deus quiser.

    Hoje, se acontecesse o embate Flu x São Paulo, não tenho dúvidas que o Fluminense passaria.

    ——————-

    Só pra não deixar passar: como tá jogando o Wellington Paulista. Tudo que ele tenta, dá certo. Tá bem o rapaz.

    ——————-

    Enquanto isso, os amadores dos dirigentes do Flamengo ainda acreditam que não haverá jogo em Cuzco. Porra, se todo mundo foi lá, porque não iríamos?! É foda…esse tipo de atitude é que enfraquece…o time titular já deveria estar lá, inclusive.

    Responda a este comentário

  2. Victor
    3/04/08 - 9:55

    Assim que acabou o jogo contra o Nacional no Maracanã, o time deveria ir para lá.

    Responda a este comentário

  3. Dudu
    3/04/08 - 9:59

    Cara, posso botar esse texto no meu blog? Nenhum tricolor escreve naquela porra ¬¬

    Responda a este comentário

  4. Monstro at Blá blá Gol
    3/04/08 - 10:17

    […] Grupo da Morte? Azar do Libertad […]

  5. Saulo
    3/04/08 - 10:58

    Com o nível técnico cada vez mais baixo depois do inchaço dessa competição, não me surpreende o bom desempenho do Fluminense. O bicampeão paraguaio Libertad é muito fraco e provou isso ontem. Em nenhum momento assustou o Fluminense na partida. Uma pena ontem a partida do River contra o América do México ser de madrugada, mas que viu não deixou de assistir um belo espetáculo emocionante com muitos gols(Joel deveria ter espumado de raiva com essa partida).

    Responda a este comentário

  6. Rafael
    3/04/08 - 11:56

    O Fluminense está bem na fita. Além do time, tem um bom elenco.

    Quanto ao Flamengo:

    o time titular já deveria estar lá, inclusive [2]
    Assim que acabou o jogo contra o Nacional no Maracanã, o time deveria ir para lá. [2]

    Falei isso aqui (em algum post que com certeza não sei qual), antes mesmo do jogo contra o Nacioanal. Se o resultado fosse vitória que o time fosse no dia seguinte para a altitude. O resultado? 2 x 0 pro Fla e o time aqui até hoje jogando a fase de grupos da Taça Rio.

    Responda a este comentário

  7. Dudu
    3/04/08 - 14:10

    Pode, Victor?

    Responda a este comentário

  8. Marcelão
    3/04/08 - 14:12

    Frase da semana

    “O FLUMINENSE MATOU O GRUPO DA MORTE!”

    Só digo uma coisa, hoje, dia 03 de abril de 2008, para ser melhor que nós, só atravessando o Atlântico meu camarada

    Responda a este comentário

  9. Zargarotinho
    3/04/08 - 14:55

    Esse que é o mal…hehehehe.

    Ano passado o Flamengo fez 16 de 18 pontos possíveis na primeira fase da Libertadores. O resultado (apesar da grande ajuda do juiz no Maraca) todo mundo já sabe…

    Responda a este comentário

  10. Rafael
    3/04/08 - 15:05

    Esse que é o mal…hehehehe.[2]

    “…hoje, dia 03 de abril de 2008, para ser melhor que nós…”

    Já amanhã dia 4… ninguém sabe né?

    ****

    Pois é Zarga… todo mundo esquece… ninguém fala nada dos 2 pênaltis claríssimos a favor do Flamengo contra o Defensor no Maracanã ano passado.

    Responda a este comentário

  11. Marcelão
    3/04/08 - 15:14

    amanhã podemos dominar o planeta, hehehe

    Responda a este comentário

  12. Glauco
    3/04/08 - 15:52

    Claro que o Fluminense não caiu em um grupo fácil, mas, pelos critérios de colocação nas últimas edições da Libertadores, o grupo do Santos (terceiro colocado em 2007), que tem Cúcuta (quarto colocado no ano passado), Chivas Guadalajara (quarto colocado em 2005 e 2006) e o San Jose, com seus 3.700 metros de altitude, seria mais equilibrado. Mas o nível técnico das partidas mostrou que esses times estão bem abaixo do que estiveram mais recentemente. De verdade, acho que não existe nenhum “grupo da morte” em 2008, às vezes a “morte” é assistir partidas com times que não passariam da segunda fase da Copa do Brasil.

    Responda a este comentário

  13. Rodrigo Ramos
    3/04/08 - 16:53

    O flu jogou bem ontem, mas esteve bem longe, ao meu ver, de repetir a atuação do 6×0… O time paraguaio era mesmo muito fraco e o técnico não teve sorte nas substituições. Os dois que entraram, um atacante e um meio campo (lopes e palpito ou coisa assim), eram horrorosos!!! Erraram tudo, pra sorte do Fluminense, pois os caras até criaram algumas jogadas.
    O grupo da morte se mostrou bem mais fácil pq tirando a LDU os outros times se mostraram muito mais fracos do que o esperado, claro que não tira o mérito do Fluminense que só encontrou adversário na LDU.

    A primeira fase nem terminou e os tricolores já estão arrotando ser o melhor time da competição… Tomara que o time não esteja com esse espírito, pois pode virar salto alto e prejudicar os jogos da próxima fase. Como já disseram, vide flamengo 2007.

    o time titular já deveria estar lá, inclusive [3]
    Assim que acabou o jogo contra o Nacional no Maracanã, o time deveria ir para lá. [3]

    Sou flamenguista, mas reconheço que o flu tem um ótimo elenco e espero que vá bem na competição enquanto manter esse nível.
    Quem sabe uma final carioca? (com vitória do fla, é claro) seria foda!

    abs!

    Responda a este comentário

  14. Victor
    3/04/08 - 19:00

    Pode sim, Dudu.

    O CTRL-C CTRL-V aqui é livre.

    Responda a este comentário

  15. Victor
    3/04/08 - 19:03

    Glauco, na minha avaliação, o grupo do Santos era mesmo o mais difícil para um brasileiro:

    Na minha opinião, foi o Santos o brasileiro que mais se fudeu no sorteio. O Chivas já é conhecido dos brasileiros e é time bom. O 2º da Colômbia deve ser o Cúcuta, que tinha ótimo time na Libertadores 2007 (embora isso não seja grandes parâmetros, mas é ao menos um indicativo) e tem um time da Bolívia que vai fazer o Peixe jogar lá nas alturas (lembremos que Chivas não sentirá o efeito) e pode deixar pontos por lá que possam vir a fazer falta. Lombrou meu prognóstico. Tenho de escolher dois entre Santos, Chivas e o Cúcuta (se esse for o 2º da Colômbia). Vou ficar sem a menor convicção com Santos e Chivas.

    Responda a este comentário

  16. Victor
    3/04/08 - 19:22

    Pessoal,

    Como quem gosta de futebol e como tricolor, minha torcida é para que o Fluminense encare apenas grandes nas próximas fases como River, São Paulo, Boca, Flamengo, Santos e Cruzeiro.

    A minha torcida é para ver se esse Fluminense é isso tudo mesmo.

    ****

    A minha empolgação vem do fato do time estar crescendo desde o meio do ano passado e vir jogando bem sempre que necessário (exceção para a semi-final da Taça GB, onde não jogou bem). Além disso, o time não parece ter encontrado seu limite, parece ter fôlego ainda para crescer.

    É legal ver que é o Fluminense quem tem o controle de seus jogos.

    Claro que isso não quer dizer que será campeão, como os times do Palmeiras no meio dos anos 90 não foram, sendo eliminados por São Paulo e pelo Grêmio de Jardel (aliás… o São Paulo está indo só em bola levantada para Adriano). Mas dá para torcer para o time.

    ****

    Acho o caso do Fluminense deste ano bem diferente do Flamengo do ano passado (o que não impede de ter o mesmo destino). Se procurarmos por aqui, veremos que durante toda a Libertadores diziamos que o Flamengo até poderia ser campeão da Libertadores pela fraqueza da competição, mas ninguém via o Flamengo como favorito. Ele fez 16 pontos em um grupo fácil, mas nunca chegou a jogar bem.
    Era ainda o Flapatinga. Parecia mais um time em formação (o que comprovou-se depois, era).
    Em 2008, tanto Flamengo quanto Fluminense são bem mais fortes que o Flamengo de 2007.

    Responda a este comentário

  17. Robinson
    3/04/08 - 20:01

    O FLuminense não teve aqueeeeela atuação, mas soube controlar o ímpeto do Libertad, que veio ao Maracanã sem nada a perder (e que não jogou mal, não). Nenhum campeão dá espetáculo em todas as partidas mesmo.

    Mesmo não apresentando o melhor futebol, o Fluminense mostrou que agora tem recursos para vencer quando o time não está inspirado.

    Recurso no ataque, com Thiago Neves sendo o homem da bola parada, eficiente em cobranças para o gol e nas jogadas ensaiadas, bolas alçadas na área. Importante, quando as oportunidades são raras é preciso ser efetivo nessas situações.

    Recurso na defesa, com um Thiago Silva em excelente forma, técnica e física, veloz, ligado, e ainda com um repertório de gols, de cabeça, do meio da rua… Em outros tempos, seria um daqueles jogadores para passar vários anos no clube, e pode estar próximo de garantir um lugar entre os melhores zagueiros da história tricolor.

    Pois é, o caminho ainda é longo, mas o Flu vem mostrando que sabe vencer, jogando bem, jogando mais ou menos, com o adversário pressionando… Fundamental para quem busca um título como a Libertadores. Se vai levar, não sei, mas que está dando gosto de ver, está.

    Responda a este comentário

  18. Robinson
    3/04/08 - 20:03

    Vale registrar: obrigado, Ivo Wortman.

    Responda a este comentário

  19. Marcelão
    3/04/08 - 21:44

    Todo mundo falando bem da LDU, gozado, vamos ver se depois deles jogarem no maraca, caso o Flu vença, acho que vão falar que é um time fraco que veio desmotivado e por isso foi facilmente envolvido pelo Tricolor….

    as pessoas incorporam um espirito de menosprezar os feitos do Fluminense, mas pra mim não faz mal, eu sou torcedor e tiro onda mesmo. Hoje sou o melhor das Americas

    Eu achei o time do LDU 1000 vezes pior que o do Libertad, o Flu era pra ter ganho facil aquele jogo em Quito, o problema foi que combinou alguns fatores como
    1- Estreia do time depois de 23 anos
    2- Altitude, era claro e notorio que os jogadores estavem sem o tempo da bola
    3- medo de perder tirou a vontade de vencer, o Renato , depois do time administrar o jogo e dar até uma pressão , tirou um atacante e colocou um cabeça de area pra garantir o empate.

    Mas… é mais facil falar que o LDU é bom, já que ele nao perdeu pro Flu. Até quando?

    Responda a este comentário

  20. Zargarotinho
    3/04/08 - 22:06

    Cara, a LDU tem feito uma campanha tão boa quanto a do Fluminense. Inclusive com direito a meter 6 no Arsenal. Nada mais justo que elogiar tb.

    Responda a este comentário

  21. Victor
    3/04/08 - 22:20

    A LDU sempre vendeu caro sua eliminação para outros brasileiros, incluindo aí Inter e São Paulo.
    Mesmo jogando no Morumbi e no Beira-Rio o time foi tinhoso.

    Não achei que o Libertad tenha jogado mal em nenhum dos jogos contra o Flu, o tricolor que se impôs assim como fez contra o Vasco, mas contra a LDU, talvez até pela tática escolhida para não apanhar na altitude, o Fluminense não mereceu vencer mesmo.
    Lembro que chamou a LDU para seu campo e Fernando Henrique saiu como destaque.

    Está certo que teve um período do jogo que o Flu pressionou, mas tomou um sufoco danado também.

    ****

    Nem creio que os rubro-negros aqui do blog estejam menosprezando o time do Fluminense não.
    Acho que eles estão mais é imbuídos daquele lugar-comum de que não se fala antes da hora escaldados pela derrota para o Defensor no ano passado.
    Eu até agora não entendo porque os flamenguistas estão se borrando tanto dessa fase de grupos da Libertadores.

    Responda a este comentário

  22. Zargarotinho
    3/04/08 - 23:02

    Analisando só os jogos pela Libertadores, o Flamengo não provou ser um time competitivo ao nível dos melhores sulamericanos. Apesar disso, a campanha só não é considerada boa pq não ganhou do Bolonhesa fora de casa. Perder para o Nacional lá não faz falta nenhuma…

    Vamos ver como o time se comporta em Cuzco: se vai ser um time pra brigar ou se apenas consegue se classificar no limite. Ganhar do Bolonhesa em casa dá até com o Gavillán no ataque.

    P.S. – O preparador físico disse que o time está voando com esse descanso. A conferir…

    Responda a este comentário

  23. Rodrigo Ramos
    4/04/08 - 0:06

    O time pode estar voando, mas até turbina de avião sente falta de oxigênio quando tá muito alto… ainda acho que deveriam ter colocado os caras pra se adaptar uma semana antes do jogo, pelo menos… Que o time lutará, não tenho dúvidas… Assim como foi no 2×2 na altitude em que o time começou perdendo de 2×0 para o Defensor e conseguiu o empate, porém, agora é mais alto ainda (3000m e cacetada de altitude!) e o Cienciano é melhor que o Defensor… haja cilindro de oxigênio. rsrsr

    Mas vai dar Flamengo! “ôôô, vai pra cima deles Mengo!”

    vlw,
    Rodrigo

    Responda a este comentário

  24. Rafael
    4/04/08 - 11:50

    Victor,

    Não falar antes da hora é “lugar comum”, ou “chover no molhado”, desde antes do futebol. Ninguém é Mãe Dinah e futebol não é basquete.

    Vc não entende pois já está classificado. O Flu jogou bem e não deu mole pro azar, o Flamengo sim. Na verdade, a maior falha do Flamengo foi não ter vencido o primeiro jogo do time mais fraco do grupo, e sem altitude.

    Analisando só os jogos pela Libertadores, o Flamengo não provou ser um time competitivo [2]

    O Flamengo começou a competição muito mal. E ainda está mal.

    ****

    Para aumentar o desespero, o Nacional em casa, obviamente, ganhou do Bolonhesa, chegando aos 9 pontos e deixando Flamengo e Cienciano com 7 pontos.

    Uma vitória do Cienciano em casa aos 3600m (resultado bem possível), joga o Flamengo para 3ª colocação no grupo faltando apenas 1 jogo.

    Responda a este comentário

  25. Victor
    4/04/08 - 13:20

    Vc não entende pois já está classificado.

    Eu não estou classificado para nada. Eu não jogo.
    Nem mesmo canto o jogo inteiro (eu bebo o jogo inteiro) para incentivar a equipe. Aliás, eu nem mesmo fui a jogo algum da fase de grupos da Santander por achar que não precisava.

    Eu tenho a impressão que exatamente todos os resultados do Flamengo foram os planejados pela comissão técnica. O que ocorre é que o Flamengo não conseguiu uma folga em seu caminho crítico, que seria vencer o Bolognesi ou empatar com o Nacional no Uruguai.
    Outra coisa que dará folga ao Flamengo é arrancar um empate ao menos contra o Cienciano.
    Mas se perder, não é o pior dos mundos para o rubro-negro.

    Caso o Flamengo perca, Nacional ou Cienciano, um dos dois, necessariamente, acabará com 10 pontos, a mesma pontuação que o Flamengo acabará (não cogito em hipótese alguma outro resultado que não a vitória sobre o Bolognesi)

    É só golear o desclassificado Bolognesi que está classificado.

    Hipóteses para Nacional x Cienciano no Uruguai
    Cienciano vence (pouco provável) -> Flamengo classificado
    Empate -> Nacional fica com 10 pontos e saldo de 2. O Flamengo tem saldo hoje de 0.
    Nacional vence -> Cienciano fica com 10 pontos, o saldo atual é 1.

    Se o Fla perde de 1 gol de diferença, tem de correr atrás de pelo menos 3 contra o Bolognesi, que vocês vem dizendo é moleza (atente pelo fato de que o Bolognesi é um time que toma muito poucos gols – só 3 até agora) para ir na pior hipótese que seria um empate entre Nacional x Uruguai. Perdendo de 1 do Cienciano e ganhando de 3 do Bolognesi empataria no saldo de gols com o Nacional.

    Se o Cienciano perde para o Nacional, aí o Fla tem de ganhar do Bolognesi de 2×0 (considerando derrota por 1 gol do Cienciano) para disputar no saldo de gols contra o time peruano.

    ****

    Resmuo da ópera: O Flamengo pode até perder por 1 gol de diferença na altitude que se classifica.

    Responda a este comentário

  26. Rafael
    4/04/08 - 15:01

    Bom, como já disse, eu não acho “vergonha” perder na primeira fase. Já vi meu time ser desclassificado na Libertadores pelo Boca no sufoco (sim, foi sufoco mesmo, quem viu os jogos lembra) na fase eliminatória, e já vi ser desclassificado pelo Once Caldas na primeira fase. Posso garantir, o resultado final é o mesmo.

    Porém, para um time que veio bem no campeonato brasileiro do ano passado, eu acho muito pouco essa campanha que está fazendo até agora.

    O Flamengo perdendo por 1 gol de diferença na altitude, vai depender de outros resultados para se classificar. Essa é a crítica.

    Responda a este comentário

  27. Victor
    4/04/08 - 15:23

    Tenho uma amiga rubro-negra que disse que se o Flamengo for eliminado na fase de grupos ela vai passar a se chamar Rafael.

    Responda a este comentário

  28. Rafael
    4/04/08 - 15:28

    Ainda bem que eu não conheço essa sua amiga.

    Responda a este comentário

  29. Um pontinho para o fim do chororô at Blá blá Gol
    7/04/08 - 1:38

    […] Pois bem. Quarta-feira chega esse diabo desse jogo, e o Flamengo pode inclusive perder que continua no páreo (entenda esta matemática clicando aqui). […]

Deixe seu comentário