Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Grêmio 2009: o Planejamento foi pro saco

December 15th, 2009 por | Categorias: Campeonato Brasileiro 2009, Grêmio, Libertadores 2009.

Preguiçosos que só, pedimos a alguns torcedores para escreverem sobre o ano de seus times e uma pincelada para 2010. Luiz Paulo Telo do Na Geral FC  atendeu-nos ao que diz respeito ao Grêmio, deixando por nossa conta o prazeroso trabalho de buscar as imagens da torcida gremista.

Por Luiz Paulo Telo – Na Geral FC

Jodie Foster é gremista?

Jodie Foster é gremista?

O primeiro ano da gestão de Duda Kroeff na presidência do Grêmio é repleto de equívocos, incoerências e fracassos. Desde a polêmica questão com as torcidas organizadas durante as eleições, passando pelos GRENAIS do gauchão até os dilemas nas trocas de treinadores.

O discurso da direção, no começo do ano, deixava bem claro que a prioridade era a Libertadores da América. O Grêmio, embora jogando com adversários frágeis, fez boas partidas nos primeiros jogos da competição. Mesmo assim, Celso Roth, depois de um ano de clube e bom aproveitamento em 2008, foi demitido. Mas nada teve a ver com Libertadores, e sim com a eliminação no Campeonato Gaúcho, depois de uma sequência de 3 derrotas em clássicos. Ou seja, Roth, de bom trabalho até então, foi tirado do cargo por fracassar em uma competição considerada secundária.

Na época, Roth encontrava dificuldades de armar seu time. Ora no 3-5-2, ora no tenebroso 3-6-1. Com seis no meio-campo, aliás, é que perdeu os três Grenais do Gauchão, todos por 2 a 1. Escalando apenas Jonas ou Alex Mineiro no ataque, com a ideia de liberar Souza e Tcheco. O interessante é que o Grêmio tinha a posse de bola, mas empilhava gols perdidos. No 3-5-2, a mesma coisa, porém mais vulnerável defensivamente, com três zagueiros fixos, alas que se portavam como laterais e apenas Adilson, Tcheco e Souza combatendo no meio.

Depois da saída de Celso Roth, eliminado do Gauchão e ainda na fase de grupos da Libertadores, o Grêmio abriu negociações com Paulo Autuori. Desde a saída de Roth, até a apresentação de Autuori, foram cerca de 50 dias. Nesse “meio” tempo, Marcelo Rospide assumiu o comando da equipe como treinador interino. E foi bem. Fato que gerou grande polêmica, pois mostrou-se uma solução barata para o comando técnico do Grêmio. O novo treinador, vindo do Catar, acertou algo em torno de 300 mil reais, por dois anos de contrato. Rospide entregou a equipe para Paulo Autuori nas Quartas de Finais da Libertadores, ainda invicto na competição.

Assim como algumas boas contratações em 2009, Autuori não vingou no Olímpico. A exemplo do treinador, Alex Mineiro, Herrera, Rochemback, Lúcio e Ruy, que foram jogadores caros, pouco contribuíram ao Tricolor. Nomes como Mário Fernandes, jovem revelação vinda do São Caetano, e Jonas, de terceira opção pra jogar ao lado de Maxi Lopes à titular goleador, ofuscaram o brilho dos medalhões. Souza, Réver e Victor, destaques em 2008 na campanha que quase deu o título nacional ao Grêmio, repetiram o bom desempenho nessa temporada – marcada, também, pela despedida de Tcheco.

Autuori quando assumiu a equipe, passou à Semi-Final da Libertadores com dois empates e, em seguida, foi eliminado pelo Cruzeiro depois de perder no Mineirão e empatar no Olímpico. Ou seja, a coisa não começou bem. A troca de esquema, do 3-5-2 para o 4-4-2, e a implementação de uma filosofia de futebol baseado em conceitos intocáveis marcou o início do trabalho do treinador. A partir de então uma máxima valeu-se para o Grêmio o restante do ano: dentro do Olímpico, um time ofensivo, de muito toque de bola, jogadas aéreas fulminantes, nenhuma derrota, poucos empates e muitas vitórias; em contrapartida, longe do Olímpico, o Grêmio foi uma equipe fácil de ser batida, conseguindo apenas uma vitória no campeonato todo. Um contrataste inaceitável para um time que pretendia disputar o título. O Grêmio oscilou entre a 6° e a 9° posição. Num tremendo perde-e-ganha, a equipe não decolou, só patinou sem sair do lugar durante o Brasileirão inteiro.

Marcelo Rospide nos tempos de jogador

Marcelo Rospide nos tempos de jogador

A discrepância entre os desempenhos fora e dentro de casa não foi explicada por Paulo Autuori. Nem pela direção. Mesmo assim o Grêmio não mudou. Autuori falava em conceitos, e que não os sacrificaria por conta de resultados negativos. A direção já falava em 2010, desde o meio do ano, encontrava justificativas no trabalho a longo prazo. A certa altura do ano, a figura do prestigiado profissional começou a ser alvo de críticas – justas, diga-se de passagem -, principalmente por parte dos torcedores. O nome de Rospide só ganhou força com isso.

Pois faltando quatro jogos para acabar o campeonato, o Grêmio sem mais chances de classificação pra Libertadores, Autuori deixa o clube para retornar ao futebol do Catar. Uma prova de que nem ele acreditava mais num projeto vencedor dentro do clube. Rospide assume novamente, empata com o Cruzeiro no Mineirão, vence Palmeiras e Baruerí no Olímpico e perde para o Flamengo no Maracanã. Mais importante que os resultados foi o desempenho do time. O interino montou um 4-5-1 veloz, sacando Lúcio da lateral e Tcheco do do meio-campo. A linha ofensiva composta por Douglas Costa, Maylson e Souza deu a mobilidade que o Grêmio não tinha há anos.(sobre a roubada que o Grêmio se meteu na reta final do campeonato, tudo no post Sinuca de Bico)

Mas nem isso convenceu o presidente e o departamento de futebol. Em nenhum momento cogitaram efetivar Marcelo Rospide, mas ameaçaram firmar um contrato de 270 mil mensais, mais luvas, com Dorival Junior. Não deu. Contrataram Silas, que pode até dar certo, entretanto, na primeira sequência negativa de resultados, vai ter problemas que possivelmente não existem quando se treina o Avaí.

Dezembro, fim de temporada. Nenhum título. 69 jogos, 32 vitórias, 20 derrotas e 17 empates. As únicas coisas a serem comemoradas é o retrospecto extremamente positivo dentro do Olímpico, onde o Grêmio não é derrotado há mais de um ano e a contratação do preparador físico multi-campeão Paulo Paixão, que retorna ao clube em 2010.

Foi um ano ruim. Dependendo de 2010, pode ficar pior. Porém, se a próxima temporada for boa, certamente ofusca as trapalhadas da direção e até torna 2009 o ano em que, alegarão, “ajeitamos a casa e montamos a base para o sucesso.”

A torcida do Grêmio e o que ela tem de melhor

A torcida do Grêmio e o que ela tem de melhor

****

Nota do Blá blá Gol: O texto encontra-se em seu formato original publicado também no Na Geral FC com o título Ano de equívocos, mas está melhor ilustrado aqui :-)

Demais Balanços de 2009:

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

34 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

34 Comentários para “Grêmio 2009: o Planejamento foi pro saco”

  1. Gaburah
    15/12/09 - 16:00

    Rapaz, que susto!

    Na pressa li (…)onde o Grêmio não é derrotado há mais de um ano e a contratação do preparador físico multi-campeão Saulo Paixão, que retorna ao clube em 2010.

    Já tava imaginando onde isso ia parar!

    Responda a este comentário

    Victor

    Por falar nisso, está em votação o nome do Bloco de Carnaval do Marieta e se Saulo não estiver no nome do Bloco, no barato ele vira o Enredo.
    http://marietafc.wordpress.com/2009/12/14/bloco-do-marieta/

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    HAHAHAHAAHAH olha esse blog to rachando de rir hahahahaahh

    Responda a este comentário

  2. Leonardo Resende
    15/12/09 - 17:41

    É, o Grêmio esse ano não deu certo. Pior que no papel tinha um bom time, capaz inclusive de fazer frente ao Inter e aos demais times do G4 do Brasileiro.

    Responda a este comentário

  3. André Bona
    15/12/09 - 21:08

    No frigir dos ovos, o papo de planejamento é mais uma falácia.

    Se todos os clubes fossem perfeitamente rentáveis e planejados, com os melhores profissionais de gestão do mundo, ainda assim, teriam 4 rebaixados e 1 campeão.

    Conversa fiada pura!

    Responda a este comentário

    Victor

    André,
    o legal de termos pedido para o pessoal que torce e acompanha seus times nos respectivos Estados fazerem esses posts, é que só verificamos que o futebol é igual em todo o lugar, que os problemas, as queixas e os personagens são os mesmos.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Cara, menos aqui no ES. Eles sao craques em criar coisas impraticáveis, modelos loucos e esvaziar os estádios. Mais do que qualquer um. São craques nisso! rs…

    Mas é isso mesmo… Os discursos sao sempre os mesmos… a imprensa sempre diz que tudo é desorganizado, mas nao aponta soluções consistentes, e por aí vai…

    Responda a este comentário

    Victor

    Até aí tudo bem, porque convenhamos, imprensa serve mais para acompanhar.
    Como diabos poderiam apontar soluções consistentes. Ela não é especializada em nada.

    Eu ainda vejo o outro lado que é pior.
    Pelo menos aqui no Rio, o comum é ver que tudo de fora é lindo, azul e maravilhoso. São Paulo um pouco menos. Mas dos outros Estados, neguinho se borra todo em falar mal.
    Borram-se porque não sabem porra nenhuma.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Vc já teve o desprazer de assistir programa esportivo em BH?

    É o seguinte: 50% do programa dedicado a galo cruzeiro. Os outros 50% pra falar do futebol do RJ no sentido pejorativo. É comum vc ouvir mineiro dizendo: o futebol do RJ acabou… Parece que é um ataque ao RJ pra se “libertar” da influência. E pra eles, SP é tudo lindo. Bom, mas essa é a impressão que tenho.

    Já aqui no ES, é o mesmo noticiário do RJ. Igual. Os programas só falam dos times cariocas. Menos mau. Já que somos um estado sem futebol (a copa união fodeu com Rio Branco e ele nunca mais conseguiu se estruturar, assim como América-RJ, por exemplo), pelo menos que possamos torcer para o melhor futebol. Temos a isenção necessária para escolher em quem torcer. E torcemos pelo melhor futebol do país, sem dúvida, que é o futebol do Estado do RJ…

    Responda a este comentário

    Matheus

    ” E torcemos pelo melhor futebol do país, sem dúvida, que é o futebol do Estado do RJ…”

    TRUCO REI!!!

    Responda a este comentário

    André Bona

    Se eu escrevesse ” melhor futebol do país, sem dúvida, que é o do Estado de SP…”, o complexo de inferioridade não aparecia…

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    aqui é mó confuso,passa jogo aberto de sp,globoesporte nacional e lance do rio,e na tv normal pega de belo horizonte.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Complexo de inferioridade não.

    Eles são, no mínimo, os mais vencedores e com mais times da Série A.

    Daí vai de cada um.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Eu nao sei porque o mineiro defende o paulista do carioca… Mais parece que preferem ter o SP na sua frente do que o RJ. Mas de qualquer forma, continuam tendo os dois. Como se o paulista precisasse disso!

    É tipo: Eu aceito ser inferior a vc! mas vc nao é o melhor. o melhor é ele! E daí?

    Agora me responta: existe alguma cidade no brasil com mais times na série A, do que a cidade do Rio de Janeiro?

    Podemos dizer que SP é o Estado do futebol e o RJ é a cidade do futebol?

    Em titulos, temos 14 pra Sampa e 11 pra cidade do Rio. Considerando que desses 14 de sampa, 4 foram conquistados nos ultimos 5 anos… acho que há, no mínimo, um equilíbrio e, no máximo, a prevalência de um tipo de futebol mais feio, pior, mas com resultados…

    Ou agora o futebol jogado pelo SPFC virou bonito?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Cara, diga-me você: dos 11 títulos cariocas quantos foram conquistados após os anos 90?

    Responda a este comentário

    André Bona

    92, 95, 97, 2000 e 2009 = 5.

    74, 80, 81, 83, 84, 89 = 6.

    Resumindo: 6 de 71 a 89 e 5 de 90 a 2009.

    Se vc pegar como comparativo a década de 80, sempre achará que o futebol do RJ está em queda… Afinal temos:

    80 – urubu
    81 – urubu
    83 – urubu
    84 – tricolor (final com vasco)
    89 – vasco

    E ainda: 85 final com Bangu

    E o que vc queria mostrar com a pergunta?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Que um time de São Paulo conquistou 5 títulos em 7 anos. E foi vice ou 3º nos outros dois, sempre com um dos 4, enquanto a força carioca se resume ao Flamengo e, por vezes, ao Fluminense.

    “E torcemos pelo melhor futebol do país, sem dúvida, que é o futebol do Estado do RJ…”

    Imagino que você quis dizer que hoje o futebol do Rio é o melhor futebol do país. Eu tento te mostrar que não.

    *****

    E mais uma coisa: pra mim, pouco importa que um estado seja o que tenha mais times de sua capital na Série A. Até porque, por muito pouco, o Rio não ficou igual BH nesse quesito.

    E, se São Paulo tem menos times de sua capital na Série A e ainda assim é o estado que mais tem times na Série A, pra mim isso nada mais é que fortalecimento.

    *****

    Não é questão de preferir um ou outro. Acho o futebol do RS mais forte do que do Rio hoje. Ou, pelo menos, os grandes times. Minas falta pouco.

    E me pergunto: o que aconteceria se os times desses 2 estados tivessem a mesma grana dos times do Rio?

    Responda a este comentário

    André Bona

    Cara, vc tá viajando.

    Ataca RJ para promover MG. Disfarça com RS.

    1- Nao entendi pq perguntou qtos titulos tinha após a década de 90. E viu que é quase 50%. Nao é 50% porque nao existe meio titulo.

    2- Segundo: vc diz que RS é mais forte!!! (essa foi a piada campeã!) E tem patrocinio do Banrisul. Mas pra enfraquecer o RJ, vc disse que SP ganhou 5 titulos em 7 anos. Entao, me diz, no mesmo conceito: qtos titulos o RS ganhou desde 1979? 2. Entao podemos dizer que o RS foi forte na década de 70 com 3 conquistas? E desde quando o RS nao conquista o titulo? 96? Nem sei… Aí vc vai dizer: ah, tá, mas tá sempre chegando… tá sempre chegando? Rapaz… mas tá sempre chegando e nunca ganha???

    3- Vc diz que RJ quase ficou igual MG. Sim. Quase mesmo. Realmente, talvez essa fase do RJ seja a pior de sua historia no futebol. O que igualaria a fase normal de BH. Sempre com 2. A melhor fase de MG até hoje, foi com 3 na primeira. A pior fase do RJ até hoje, foi com 3 na primeira… Entao, como dizemos no mercado de ações: é impossivel comprar na minima e vender na máxima. Sendo assim, vc tá tirando conclusão a partir de um momento e não de um histórico. Se for assim, vou comparar o RJ com Bangu, América os 4 com MG com 1 time… Nada a ver sua comparação. falta de coerencia.

    4- Aí vc diz: “ainda assim é o Estado que mais tem times na série A, pra mim iss é que é fortalecimento…” Sim, mas gostaria de lembrar a vc, que dos times de fora da capital, no Estado de SP, o ultimo campeão brasileiro, foi em 2004 (santos). Mas tirando o Santos, a ultima vez foi em 78 – Guarani.

    5- Veja no campeonato paulista qtos titulos foram para o forte interior do Estado desde 1950?

    6- Eu acho que pela diferença financeira entre SP e RJ, SP é muito ruim!!!! Horroroso!!!! O jogo é feio, os clubes são desorganizados, a exceção unica e exclusiva ao SPFC, e é tudo igual… A cidade nao tem 1 estádio decente… Nem público e nem privado.

    7- Pros times desses dois estados terem a mesma grana dos times do RJ, eles teriam que ser times do RJ… Isso nao vai acontecer nunca. Ele nao possuem o mesmo apelo… E tão cedo (coloca aí 50 anos!) nao possuirão… Até porque, a coisa nao é a grana, mas sim o tamanho do mercado que eles atingem…

    8- Vc tá pegando 7 anos e definindo a história do futebol brasileiro. Isso não existe. Eu to falando de análise fundamentalista e vc tá falando de operação day trade… Se é que me entende…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Cara, pelo amor de Deus, se liga. Eu não tenho nada contra o Rio. Adoro o Rio, gosto do Campeonato Carioca que, pra mim, é o mais legal. Só acho que ele não é o melhor futebol do Brasil. E Minas e RS têm muito chão ainda pra chegar onde o Carioca está, quando se fala de mercado. De resto não.

    – São Paulo hoje (HOJE, HO-JE, H-O-J-E, DIAS ATUAIS, NESTA DÉCADA, SÉCULO XXI, entenda como quiser) é o estado mais forte porque conquistou, vejamos, 6 títulos em 9 disputados nessa década. 2/3. Pouco?

    – Qual o maldito problema do Banrisul ou do BMG ou da Eletrobrás? Se esses patrocinadores de público regional pagam mais, o que isso tem a ver? Já te falei da LG, a Fiat é uma das patrocinadoras do Cruzeiro, teve a Siemens. E daí? O RS conquistou o último título, deixa eu ver, em 2006? Libertadores e Mundial? Ah tá. Além disso, a presença entre os melhores times do campeonato perdendo o Brasileiro para times de SP ou Flamengo (2005, 2008, 2009) deve dizer algo pra você.

    – Cara, se vai pouca grana pra Cruzeiro e Galo, imagina pros times do interior de Minas. BH tem 2 milhões de habitantes, Rio tem 6, além de ter sido a capital do Brasil na época que esses times foram criados, o que dava todas as atenções nacionais para eles e os transformou nos gigantes. Coisa que, como você diz, não vai mudar tão cedo. Eles são grandes e fica difícil um time novo de BH crescer. Mas vai que o Ipatinga e o América voltam. Nada impede.

    – E o último campeão do interior do Rio?

    – E para o forte interior do Rio?

    – Pacaembu é muito bom. Morumbi é bom, mas tem o problema do acesso (coisa que acontece também com o Engenhão), Palestra não é ruim e a Vila só é pequena. Sem falar na nova Arena Barueri. Não consigo ver estádios indecentes. E não acho que tenha muita diferença de grana de SP e RJ.

    – Só foi um exercício. Coloca aí pra você ver se um desses 4 times fosse do Rio.

    – Você falou que o melhor futebol do Brasil é o carioca. Eu discordo. Acho que nos anos 80 podia ser (deve ter sido a época que você começou a acompanhar o futebol, imagino, o que justifica você ser fã do futebol carioca), mas de lá pra cá não. Nem nos anos 60, em função do Santos. Nem na década de 90, nem na atual.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Assim como eu acho que o Inter vive um bom momento, dos melhores da sua história, isso nao representa a subida do seu estado. Assim como os 3 titulos do spfc nao representam uma ascensao do estado. todos sao pontuais. inclusive o do urubu.

    Tirando os fatos pontuais, entendo que o equilíbrio geográfico, permanece. mais forte para RJ e SP por conta do apelo de possuem.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Pergunto o seguinte: você acha que a partir de agora a tendência é existirem cada vez mais “fatos pontuais” ou, de repente, algum estado se firmar e não perder mais a soberania?

    Foi isso que eu falei. Mas, pra mim, SP ainda tem o melhor futebol. Questão total de opinião. Mas eu mantenho meu TRUCO REI!

    Hehehehe.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Acho que se houver a consolidação de um estado lider, acredito que, como já falei, centenas de vezes, que será RJ e SP. Obviamente com vantagem pra SP.

    Sobre o futebol em si, acho que o futebol jogado no RJ é mais cadenciado e busca, em essência, o toque de bola e um estilo mais agradável aos meus olhos e realmente vc mantou: com o que me acostumei a ver nos anos 80.

    Sobre SP vencer mais, ok. Insisto que, numa analise gráfico, acredito que SP se consolida em primeiro e RJ em segundo. Pelo comportamento dos numeros no passado, fazendo projeçoes para o futuro.

    Levando-se em conta uma analise baseada nos fundamentos, concordo que o RJ esteja atrás em desenvolvimento, mas que continua muito na frente e, nesse aspecto, até de SP no que se refere ao apelo e possibilidade de geração de receitas.

    O que nao concordo é vc dizer que, em 7 anos SP ganhou isso ou aquilo. Porra, vai pegar um espaço desse? Não.

    Vou mandar um arquivo em Excel pra vc com os titulos do brasileiro por estado e sua evolução. O próprio excel tem uma ferramenta de projeçao futura baseada na equação da curva histórica.

    Primeiro vou enviar a curva histórica.

    eu acho que essa análise é importante.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Matheus, vou repetir pra vc a década de 90 do futebol do RJ:

    Brasileiros: 92, 95, 97, 2000
    Libertadores: 1998

    Nao é uma boa década?

    Década de 70: SP
    Década de 80: RJ
    Década de 90: SP e RJ
    Década de 2000: SP

    Então, tá tudo dentro de uma variaçao natural e momentanea.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Década de 90 pra SP?

    Brasileiros em 90, 91, 93, 94, 98 e 99.

    Libertadores em 92, 93, 99.

    Igualdade entre Rio e SP é bondade sua. No máximo, uma liderança às vezes incomodada.

    Responda a este comentário

    Victor

    Incontestavelmente, de 89 para cá, o Estado de SP sobra.
    Que seja pela regularidade do São Paulo FC e participações especiais dos demais. Fato é que de 89 para cá, somente 2 anos não teve campeão ou vice paulista (Estado). A saber, 92 e 09.

    Se não é o melhor futebol, é questão subjetiva.
    Eu vi nos anos do tri do SPFC jogos do time com muito bom futebol. Não tinha estrelas, mas muito bom futebol.

    Não tenho nenhuma partida memorável na mente, como não tenho nenhuma do campeão brasileiro deste ano, o Fla, que inventaram que resgatou o futebol ofensivo e sem medo. Os números da longa da tabela não corroboram com essa tese (aproveitamento de menos de 60% e média de 1,5 gols por jogo).

    Responda a este comentário

    André Bona

    Cara tem como te enviar um email? qual é?

    Responda a este comentário

    André Bona

    Cara tem como te enviar um email? qual é? É o .fcaldas?

    Responda a este comentário

    Matheus

    É esse aí mermo. Manda lá.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Sem dúvida não é papel da imprensa apontar soluções. Mas também não é papel da imprensa publicar meias-verdades, notícias equivocadas, sem verificação dos fatos… Corneteira pura!

    Responda a este comentário

  4. Serginho Valente
    16/12/09 - 15:54

    Que o Grêmio apodreça no fundo do inferno da 5ª divisão do futebol de várzea de Porto Alegre.

    Responda a este comentário

    André Bona

    E que lá eles criem o campeonato SUL-MINAS de várzea… rs…

    Responda a este comentário

    André Bona

    Acho que deveria ter um triangular comemorativo no final do ano. Os participantes seriam:

    Gremio-RS
    Corinthians-SP
    Chapadinha-MA

    Responda a este comentário

    André Bona

    Qto ficaria um jogo entre o Gremio e o Chapadinha???

    Pra quem nao lembra, foi aquele time que tomou 11 gols de proposito no maranhao… em pucos minutos.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário