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Goodbye red brick road

September 20th, 2013 por | Categorias: Fórmula-1 2013.

massa demitidoHoras depois do fim do GP da Itália de F1 de 2013 a Ferrari divulgou nota confirmando que um dos boatos mais antigos do paddock se tornara realidade: Felipe Massa não vestirá mais o macacão vermelho em 2014. A mudança de ares já se fazia necessária há tempos para o brasileiro, que sem dúvida sai de Maranello pela porta da frente, mas tanto para uma parte quanto para outra, a mudança veio tarde, muito tarde. Massa não podia seguir em frente com uma equipe que estampou nele o número 2 mais marcante até que o de Barrichello, tampouco a escuderia poderia manter um piloto de fidelidade canina, porém de confiança e habilidade abaladíssimas, quem sabe até, irrecuperáveis.

Massa e Ferrari tiveram um casamento difícil apesar das provas de amor dos dois lados. O brasileiro deve muito à equipe pelo crédito e pela paciência dedicada a ele após o acidente de Hungaroring em 2009. Não foi de graça; aliás, o preço cobrado por Maranello foi alto. Nem precisamos citar os domingos cabisbaixos do piloto, que sofreu pressões por conta do mau desempenho em relação a Alonso. Conviveu com sua própria frustração de não conseguir mais fazer o que já havia feito no passado: vencer. Para completar, no seu longo inverno de cinco anos jogado aos cantos do box, as esparsas ocasiões em que viu uma sombra de seu talento reaparecer foram brutalmente frustradas pelo ‘interesse da equipe’. E foi assim, por meio de notinhas na Internet que foi anunciado oficialmente o fim desse longo relacionamento.
O resumo da ópera é o seguinte: Felipe é o segundo piloto em maior número de GPS pela Ferrari, atrás apenas de Michael Schumacher. Ele pertenceu à ‘famiglia’ desde molecote, muito antes de vestir esse macacão que a partir de hoje ele começou a se despedir. Pelo potencial apresentado no princípio de sua jornada em Maranello e por ter sido um pupilo tão enquadrado nos dogmas ferraristas, o brasileiro pode ser considerado um dos pilotos mais prestigiados dentre todos que por lá andaram. Para os que conhecem a história – e guardadas as devidas proporções -, após o seu grave acidente, ele poderia ser visto como um Gilles Villeneuve a quem se pôde dar uma outra chance.  E por isso, mesmo com quatro anos de jejum e maus resultados, ele ainda teve a oportunidade de renovar e correr por mais uma temporada. O quinto ano ruim se tornou insustentável. A Ferrari quer mais, e o piloto deveria querer também. Ninguém pode aguentar tanto tempo na vida sem sorrir.
Enquanto o box da Ferrari vai pegar fogo com Alonso e Kimi disputando dentro e fora das pistas, Massa vai ter que se desdobrar para garantir uma vaga em outro time para 2014. Fala-se em McLaren e Lotus-Genii, e no caso da segunda, tem que dar uma contribuição, se é que me entendem. Os cartolas Ecclestone e Todt pai – e o filho, que é empresário do brasileiro – sabem da importância estratégica de se ter um piloto do Brasil no grid, em termos de marketing da categoria, e já mexem seus pauzinhos. Vamos ver o que acontece em seguida.
No domingo de manhã veremos nas ruas de Cingapura o primeiro GP do resto da vida para Felipe Massa. Sua estrada pavimentada de tijolinhos vermelhos em direção ao seu sonho, onde ele viveu seus melhores e piores dias, chegou ao fim antes dele alcançá-lo. Sim, esse objetivo já escapou de suas mãos na última curva, mas depois, ele se tornou algo tão, mas tão distante…
Boa sorte.
felipemassa_gpbrasil2008

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35 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

35 Comentários para “Goodbye red brick road”

  1. Bender
    20/09/13 - 16:42

    Massa disse pro Galvão no último “Esporte Espetacular” que não iria ajudar o Alonso no restante dessa temporada. Bom, acredito nisso, pois hoje ele não tem essa condição. Mas se, POR ACASO, rolar, e vier um “Alonso is faster than you”, duvido que ele não abra.

    Torço pra ele conseguir se manter na F1 em alguma equipe. Mas é fraquinho, tipo um Rubinho.

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    Alexandre N.

    Acho que não é tão bem assim quanto ele disse não. Olha só o que o presidente da Ferrari falou logo após:

    http://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/montezemolo-rebate-e-afirma-que-massa-vai-ajudar-alonso-e-ferrari-na-luta-pelo-titulo-de-2013

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    Robinson

    Eu não vi a entrevista com o Galvão, mas também tinha lido que ele ajudaria a Ferrari até o fim.

    O problema é que o Montezemolo fala absolutamente tudo que está a fim de falar, independente de ser verdade ou produto de sua viagem ao mundo maravilhoso dele mesmo. Tipo afirmar que o Alonso está feliz com a volta de Kimi ao time.

    Será mesmo??

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    Alexandre N.

    Vamos analisar por outra ótica? Se Alonso pretende se manter na F1, ele precisa ficar sim contente com a volta do Kimi pra Ferrari. Afinal de contas, caso ele resolva sair, pra onde iria? Levando em consideração, claro, que a única equipe que possui um carro realmente atraente para ele já tem definidos os seus dois pilotos?

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    Andre

    Nardoni, vc pode ter até razao. Mas acho que antes de analisar qq coisa, deve avaliar melhor…

    Esse ano vc ja fez coro com o vai vendo do galo e com a negativa ao furacao… ja era.

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    Alexandre N.

    Argumentum ad hominem, Bona?

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    Andre

    Nao Nardoni.

    Zuaçãum ad gratuitaum…

    Nardoni e suas análises:

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    Bender

    Nardoni, acho que é apenas um teatrinho. Massa sequer tem condição que ajudar o Alonso. Mesmo que queira.

    Alias, fico com a impressão que a Ferrari “molda” os caras. Impressionantes como ficam parecidos seus times, seja com Prost/Alesi, Schummy/Rubinho, Schummy/Massa, Alonso/Massa. Sempre o mesmo padrão.

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    André

    Massa sequer tem condição que ajudar o Alonso. Mesmo que queira.

    Massa não consegue nem SE AJUDAR.

    Até mesmo aquela dupla Mansel/Prost foi moldada.

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  2. Bender
    20/09/13 - 16:45

    E pro ano que vem, acho que Kimi não fará frente ao Alonso.

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    Robinson

    Eu acho que se a Ferrari conseguir produzir um bom carro para o ano que vem, o bicho vai pegar solto e sem coleira por lá. Duvido que o Kimi vá trabalhar em função de outro piloto. Ainda mais com a marra que ele botou para retornar à equipe: ele exigiu um pedido de desculpas de Montezemolo pela demissão em 2008.

    E foi atendido.

    Aposto que isso foi uma cutucada séria no Alonso.

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    André

    Tb acho.

    Acho que a Ferrari já trabalha com a possibilidade da saída de Alonso.

    Sobre Massa, começou como promessa. A promessa NUNCA se realizou. Instável desde SEMPRE.

    Torço para que vaze, porque ele é um dos que estraga o grid. Tem que dar lugar a outro.

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    Robinson

    A definição é boa. Mas acho que ele não é a maior baranga da partida, nem de perto. Promessas são assim mesmo, umas vingam enquanto outras, não. Falando em promessas, podemos citar um caso clássico do fim dos anos 80, acho, que foi o francês Jean Alesi, que apareceu barbarizando numa Tyrrell, guiou pela Ferrari, mas só teve uma vitória na carreira. Outros casos emblemáticos são os britânicos David Coulthard e Jenson Button. O primeiro nunca deu jeito, apesar de ter pilotado por grandes equipes por praticamente toda a sua carreira; o segundo já era dado como ultrapassado – especialmente após o fenomenal Lewis Hamilton – e encaminhava para enterrar sua carreira no ostracismo até cair em suas mãos aquele carrinho branco rabiscado de marca-texto. Ganhou vida nova.

    É assim. Massa não é a primeira nem será a última promessa a não se consagrar, mas ele, como também o Barrichello, está mais próximo dos melhores do que dos piores.

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    Andre

    Massa nao tem condicoes de limpar o sapato do barrica. Pra mim, ele é muitíssimo fraco.

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    Andre

    Alias, acaba de ficar 100 pontos a frente do massa. 187 contra 87. Indefensavel.

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    Robinson

    por isso mesmo a ferrari está dispensando o brasileiro.

    há um abismo entre os dois pilotos.

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    André

    Pois é… o abismo é tão gigantesco que Massa nao consegue sequer ajudar.

    Interessante lembrar que na Renault, Nelsinho foi demitido na metade do ano porque seu contrato dizia que ele deveria ter pelo menos metade dos pontos de Alonso e haviam alguns argumentos que o diferenciavam de Felipe:

    1) Diferença considerável de equipamento

    2) Tempo de carreira na F1 entre os pilotos em ambos os momentos

    3) Tempo de casa entre os pilotos em ambos os momentos

    Massa conseguiu tomar pau do Schummy, do Kimi e do Alonso. Tri-campeão de segundo piloto!

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    Bender

    Massa ganhou do Kimi em 2008.

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    André

    É verdade. Naquele ano péssimo de Kimi, onde ele cagou pra porra toda, sem dúvida.

    Uma pena que no ano anterior, qdo a prioridade foi dada a Kimi, ele copou.

    Qdo foi dada a massa, ele botafogou.

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    Robinson

    botafogou foi ótima… rsrsrsrsrs…

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    Bender

    Quando que o bicho pegou solto sem coleira na Ferrari? Não lembro.

    Também acho que o Kimi não vai trabalhar em função do outro. Acho que o Alonso é melhor que ele mesmo.

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    André

    Acho que o Alonso é melhor que ele mesmo.

    Tb acho. Aliás, torci muito pra Alonso na RBR… queria ver alemãozinho com o c na mão.

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    Robinson

    acho que o kimi tem condições técnicas, e principalmente, tem uma personalidade capaz de desestabilizar qualquer um dos dois. ele é um campeão do mundo, não vai aceitar um papel de coadjuvante de forma alguma. o que pode complicar a situação do alonso é o clima ruim que ele tem provocado em função de suas críticas ao carro. se ele vacilar, o finlandês – que está voltando com muita moral… – vai passar por cima dele, assim como hamilton conseguiu quando correram juntos na mclaren.

    tanto kimi (sim, também foi ventilada essa possibilidade) quanto alonso na red bull seriam uma prova de fogo para vettel.

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    André

    Alonso é muito cascudo. O cara chuta a porta na Ferrari.

    Só um cara tem moral do mesmo nível da escuderia italiana: Schummy. Não somente pelo que conquistou, mas por ter participado ativamente da construção.

    Alonso, na minha ótica, está na frigideira. Contratar Kimi foi um sinal claro de: “não tá bom pra vc? foda-se! vai procurar outro lugar, se quiser!”

    Sobre Hamilton na Mclaren, vale lembrar que foi uma mega sacanagem… ainda assim, contra tudo e todos, Alonso levou a temporada até o fim em condições de copar.

    Fosse Alsonso um Piquet, poderia ter dado uma porrada em Ímola, ter todo o time todo contra e ainda copado como fez em 87.

    Mas Alonso é muito casca. Firmeza mental impressionante. Se daria bem em qualquer atividade profissional.

    Eu acho que com Alonso na RBR, Vettel viraria menina.

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    Robinson

    1982. deu morte e tudo…

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  3. Robinson
    21/09/13 - 1:24

    A definição é boa. Mas acho que ele não é a maior baranga da partida, nem de perto. Promessas são assim mesmo, umas vingam enquanto outras, não. Falando em promessas, podemos citar um caso clássico do fim dos anos 80, acho, que foi o francês Jean Alesi, que apareceu barbarizando numa Tyrrell, guiou pela Ferrari, mas só teve uma vitória na carreira. Outros casos emblemáticos são os britânicos David Coulthard e Jenson Button. O primeiro nunca deu jeito, apesar de ter pilotado por grandes equipes por praticamente toda a sua carreira; o segundo já era dado como ultrapassado – especialmente após o fenomenal Lewis Hamilton – e encaminhava para enterrar sua carreira no ostracismo até cair em suas mãos aquele carrinho branco rabiscado de marca-texto. Ganhou vida nova.

    É assim. Massa não é a primeira nem será a última promessa a não se consagrar, mas ele, como também o Barrichello, está mais próximo dos melhores do que dos piores.

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  4. Robinson
    21/09/13 - 12:36

    Alonso tem contrato longo com a Ferrari e tratamento vip à la Schumacher, mas nos últimos meses, a situação ficou bem encrespada. A presença do Kimi é uma dor de cabeça para ele, sem dúvida. Se ele der piti na Ferrari com uma cara como Kimi lá, ele dança. Alain Prost que o diga. E fora da Ferrari, a situação se complica: como na McLaren ele não pisa mais, sobram Mercedes – que tem uma dupla para vários anos – e a Red Bull, com quem rolou uma paquera, sem no entanto chegar aos finalmente. Poderia aí se formar uma dupla do barulho Vettel-Alonso, ou mesmo o virtual tetracampeão poderia debandar para a Ferrari e abrir espaço para Alonso ser o rei das latinhas.

    Isso é um comentário de ficção, pura conjrctura.

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  5. Yuri
    22/09/13 - 8:53

    Meu piloto favorito então pegará um carro melhor. Prefiro o finlandês, por mais estranho que pareça, por ele ser bastante CARISMÁTICO justamente pela seriedade dele. E não se curvará perante Alonso.

    Robinson, você leu a coluna do Fabio Seixas na Folha antes de escrever o post?

    Outra boa do Raikonnen: “Isso não adianta. Acho que ele merecia um soco na cara” se referindo a como reagir perante as trapalhadas de Pérez (o repórter sugeriu conselhos), huauhaaha

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    Robinson

    Li não… Mas vou procurar… O que ele disse??

    O Räikkönen mesmo monossilábico é um poeta.

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    Yuri

    Se eu achar o jornal, escrevo eu mesmo a coluna aqui. Se não, explico a coincidência.

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    Robinson

    Acabo de encontrar o comentário no blog dele. É bem por aí. Na corrida de hoje vimos mais uma vez o Alonso arrancar leite de pedra de uma Ferrari que não tem qualquer condição de encarar a Red Bull e Sebastian Vettel. Mas a equipe não parece se importar muito com sua opinião. O stress começa daí. E termina na Finlândia. Mesmo sendo o mais completo da safra, a batata do Alonso em Maranello pode estar assando.

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    Andre

    Por isso que Piquet disse, certa vez, que pra ele era melhor ser o PIQUET na Brabham do que o o piquet na FERRARI.

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  6. Andre
    22/09/13 - 11:00

    Galvao gritando com o novo “solto” massa la pelos setimos e oitavos enquanto alonso vai garantindo o segundo lugar…

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    Andre

    Alonso largou em setimo, chegou em segundo.

    Kimi, pra la de decimo, chegou em terceiro…

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