Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

G4, G5, G6

July 13th, 2009 por | Categorias: Campeonato Brasileiro 2009.

G4.

Uma sigla bonitinha e que agrega um valor de respeitabilidade, de meta alcançada.

Pena que não seja explicativa por si mesmo, uma vez que o 5º (vide Cruzeiro, 2007) e até mesmo o 6º colocados podem vir a se classificar para a Libertadores.

No Campeonato Brasileiro, G4 é apenas mais um maneirismo existente no futebol. Por ser, então, uma simplificação errônea, não adotarei para fins de Libertadores, a não ser que Corinthians, além de Cruzeiro em eventual e provável conquista da Libertadores 2009 estejam longe dessa zona no desenrolar do campeonato.

GLOSSÁRIO:

  • Maneirismo (via wikipedia – 13/07/2009): foi um estilo e um movimento artístico que se desenvolveu na Europa aproximadamente entre 1515 e 1600 como uma revisão dos valores clássicos e naturalistas prestigiados pelo Humanismo renascentista e cristalizados na Alta Renascença. O Maneirismo é mais estudado em suas manifestações na pintura, escultura e arquitetura da Itália, onde se originou, mas teve impacto também sobre as outras artes e influenciou a cultura de praticamente todas as nações européias, deixando traços até nas suas colônias da América e no Oriente. Tem um perfil de difícil definição, mas em linhas gerais caracterizou-se pela deliberada sofisticação intelectualista, pela valorização da originalidade e das interpretações individuais, pelo dinamismo e complexidade de suas formas, e pelo artificialismo no tratamento dos seus temas, a fim de se conseguir maior emoção, elegância, poder ou tensão. É marcado pela contradição e o conflito e assumiu na vasta área em que se manifestou variadas feições.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

16 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

16 Comentários para “G4, G5, G6”

  1. Serginho Valente
    15/07/09 - 16:09

    Queria escrever aqui e quase esqueço.

    Cara, é uma questão de interpretação. O fato é que o Brasileiro dá 4 vagas pra Libertadores.

    Logo, você pode sim se referir ao grupo de times classificados para Libertadores pelo Brasileiro como G4, mesmo que alguns desses times estejam em 5º ou 6º.

    Até porque, a outra opção seria chamar esse grupo de GC (grupo dos calssificados). Mas nós sabemos que GC já significa um comportamento, que não é nada esportivo inclusive.

    Responda a este comentário

    Victor

    Por interpretação, Serginho, tudo pode ser ajeitado.
    Podem chamar do que quiser, que eu tenho facilidade de compreender.

    Só alerto que é uma nomeclatura infeliz.

    Imagino que alguém começou com essa mania deve ter feito até de maneira correta, como seria de se supor a zona dos 4 times que se classificam para as semi-finais do campeonato paulista, ou então o G4 da Série B, onde efetivamente sobem 4 times.

    A questão é que ao utilizar o termo indiscriminadamente, comete-se atropelos como neste caso do Brasileirão. A ideia aqui de diferenciar é mesmo entre os 4 classificados para a Libertadores (ninguém imagina que queira se destacar os 4 primeiros colocados somente pelas suas colocações).
    Acontece que o termo acaba por associar às 4 primeiras posições.

    De todo, tenho certeza que “G4”, tal qual “CR7”, “KK22” e “K9” são maneirismos. E nesse caso do Brasileirão ainda cai do salto porque contém um monte de ressalvas.

    Não esqueça que a maioria da população brasileira tem dificuldade de compreender e interpretar textos e elaborar simples raciocínios lógicos (imagina então entre os que acompanham futebol).
    E se comento, é porque vejo (e leio) muita gente usando o G4 no Brasileiro ignorando mesmo a presença do campeão da Copa do Brasil.
    E se passar pela cabeça do sujeito que são os 4 primeiros como ele entende pelo jornal, não há quem tire da cabeça dele.

    Se eu fosse responsável pela linha editorial de algum jornal, não usaria essa expressão para a classificação da Libertadores

    E você sabe como é esse negócio de linha editorial, né?. Uma vez a revista Placar e a TV Globo resolveram que o torneio que cobriam e patrocinavam era o Campeonato Brasileiro e até hoje o pau quebra.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    É, pode ser, apesar de não concordar, entendi seu ponto de vista.

    Responda a este comentário

  2. O Cruzeiro amarelou
    16/07/09 - 3:10

    […] diferentes. Agora, é correr atrás no Brasileirão, porque tempo dá. Pelo menos para estar no G4, onde hoje se encontra… o Atlético. Gripe Suína x Febre […]

  3. Rafael
    17/07/09 - 14:55

    Essa sigla veio do tal G7, grupo das 7 maiores economias do planeta ou, os 7 países mais ricos do mundo. Pelo poderio militar da Rússia, acabaram colocando “G8” para incluí-la. Já resolveram um G6, G10, G15… Hoje temos o G20, onde até o Brasil está incluído. Às vezes o G20 tem 21, 22 membros… quando não se tem os mais ricos no meio criam sigla nova, como BRIC’s.

    Coloquei “maneirismo” aqui no Aurélio e achei a definição mais objetiva do que a da Wikipedia.

    Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa Browse
    maneirismo
    [Do it. manierismo.]
    Substantivo masculino.
    1. Ausência de naturalidade, de espontaneidade nas atitudes, na linguagem, em especial nas manifestações literárias e artísticas; amaneiramento, artificialismo.
    © O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.

    Se vc acha “artificial” chamar os 4 primeiros do brasileirão de G4, beleza.
    Acho que designa bem um grupo diferenciado, que ficou entre os melhores do país e terá algo a mais por isso. E isso faz sentido desde que criou-se mais vagas para a Libertadores inchando a competição.

    O que vc chama de “maneirismo” eu acho que está mais para “modismo”.

    Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa Browse
    modismo
    [De moda + -ismo.]
    Substantivo masculino.
    1. Modo de falar aceito pelo uso, conquanto seja ou pareça contrário às normas gramaticais;
    2. Aquilo que está em moda, tendo, portanto, caráter efêmero.
    © O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.

    “…a maioria da população brasileira tem dificuldade…”

    Não confie na burrice dos outros. 83% da população brasileira acompanha o futebol. Esses, sabem muito bem que se o Corinthians figurar entre os 4 primeiros abre mais uma vaga.

    “…vejo (e leio) muita gente usando o G4 no Brasileiro…”

    Já era, perdeu playboy, ninguém vai mais tirar da cabeça que é importante estar no G4, e vão continuar chamando de G4. A não ser que mude a fórmula da disputa do campeonato e, de algum jeito, dos classificados para a Libertadores.

    ****

    “Uma vez a revista Placar e a TV Globo resolveram …”

    >>> Não esqueça que a maioria da população brasileira tem dificuldade de compreender e interpretar textos e elaborar simples raciocínios lógicos (imagina então entre os que acompanham futebol).

    Vc estava certo.

    Responda a este comentário

    Victor

    Bender,

    No dia seguinte que Michael Jackson morreu, para minha sorte, o táxi que peguei tinha um motorista que era fã do Michael e fiquei engarrafado ao menos ouvindo um CD do mesmo.
    Fiquei trocando ideia com o cara que não era retardado.

    Na noite anterior, o Jornal da Globo ilustrara sua reportagem com um hipotético mural, onde colocava Michael ao lado de 5 outros que morreram de alguma forma novos como Hendrix, Lennon e Janis Joplin e Elvis (não lembro o outro que colocaram).
    Mera bobagem ilustrativa. Qualquer um sabia que não tinha mural nenhum, quadro nenhum.

    Pois bem… durante a conversa, o taxista (sem saber que eu tinha visto o Jornal) comentou:
    “É… e agora o Michael Jackson vai integrar o quadro do lado do Jimi Hendrix”

    Fiquei quieto. O cara depois repetiu e me perguntou se eu conhecia o mural. Respondi que sim (melhor que tentar explicar em vão que aquilo fora uma alegoria feita às pressas por qualquer editor do Jornal).
    Para o sujeito, aquilo tinha um tom oficial. Não duvido que isso, nesse país analfabeto, seja a maioria.

    Aqui mesmo no Blá blá Gol, eu comento mais para explicar o que escrevi, do que propriamente dito sobre os assuntos em questão. E olha que além de saber que não escrevo mal, ainda sacrifiquei há muito meu estilo para ser o mais didático possível, utilizando o mínimo possível de ironia.

    ****
    Agora…
    Em 2007, o Cruzeiro ficou em 5º lugar no Brasileirão e foi para a Libertadores. O Fluminense estava naquele bolo e o pessoal ainda falava em G4.

    Por fim, G4 no Brasileirão, é modismo, é maneirismo, e é burrismo.
    Fique à vontade de usar a nomeclatura sem ressalva alguma.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Victor, provavelmente o outro integrante da lista é o Morrison. É muito comum ver os três “J” juntos nessas paradas.

    Responda a este comentário

    Victor

    É bem capaz sim.

    A certeza que tenho é que não era Freddie Mercury. Achava que iriam colocar durante a reportagem mas não puseram.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Como vimos pelos significados “maneirismo” é diferente de “modismo”.

    O brasileiro gosta de futebol e pagode. Se o Alexandre Pires tivesse morrido o taxista saberia que esse não está no grupo de Tom Jobim, mesmo que fizessem matéria com esse absurdo.

    A ressalva da nomenclatura do G4 já está implícita. E todo mundo sabe.

    Responda a este comentário

    Victor

    Bender,

    Tirando pela amostragem feita pelos comentários aqui mesmo no Blá blá Gol vejo que tenho de continuar explicitando tais coisas.

    Responda a este comentário

  4. CESAR Augusto
    29/10/09 - 12:21

    BEM?????????

    Responda a este comentário

    Victor

    Agora, em outubro de 2009, com Corinthians sem chance e Cruzeiro não tendo ganho a Libertadores, faz sentido falar em G4.

    Responda a este comentário

  5. Palhaços no ataque
    26/08/10 - 0:13

    […] no Avaí, o Cruzeiro inaugura no glossário do futebol Brasileiro o G6 ao derrotar o Corinthians. Nada que não estivesse previsto. AKPC_IDS += "10531,"; Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos […]

  6. Um Ode a Gambiarra
    20/10/10 - 13:54

    […] anunciada que o campeão da Libertadores pegaria uma vaga de seu País, a choradeira começou. G4 (?) virou G3 e apenas Internacional e Santos assistiam tranquilos. Com certa empáfia, tricolores, […]

  7. Inversão da meta
    10/10/11 - 18:23

    […] evitam até usar a sigla “G4″, devido suas variações. “Estamos competitivos, mas o objetivo é a Libertadores”. Patrícia […]

Deixe seu comentário