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Foi dada a largada para a temporada 2012

March 20th, 2012 por | Categorias: Automobilismo, Fórmula-1, Fórmula-1 2012.

Weeeeeelcome to Autralia!!!!!

O 63º Campeonato Mundial de Fórmula 1 teve início na madrugada do último domingo na Austrália, com as bênçãos – e também os castigos – dos deuses da velocidade. Em 2012 nos sentaremos em nossas poltronas para assistir ao inédito embate entre seis campeões da categoria, fato que por si só já chama a nossa atenção. As corridas, a princípio terão uma tendência ao equilíbrio dadas as mudanças de regulamento, o que aproxima o desempenho dos times até que todos achem a sua direção e as equipes dominantes deslanchem na frente. Nem teremos mais duas Lotus de mentira. Uma virou Caterham, e a outra, juridicamente, não vai ter jeito, vamos ter que engolir. Mas esse não é o pior dos nossos castigos: as mesmas mudanças de regulamento tornaram a safra de carros de 2012, em termos visuais, é uma das mais feias de toda a história. Infelizmente, a gente acostuma, e felizmente, a FIA já analisa mudanças para 2013 a fim de solucionar essas aberrações estéticas.

Kimi Räikkönen, Romain Grosjean e principalmente Nico Hülkenberg ganharam dos deuses novas vidas na categoria, até bem merecidas. Apenas o campeão de 2007 chegou ao final, e para uma reestreia, o sétimo lugar ficou muito bom. Só que ele não foi para casa sem um bela ultrapassagem de boas-vindas, proporcionada pelo ninja Kamui Kobayashi.

A soberba de Maranello está sendo cruelmente punida pelos deuses da velocidade. Desde o desmonte do núcleo Schumacher-Todt-Brawn-Byrne, os carros vermelhos pioram ano a ano, e as desculpas estão ficando escassas. A única sorte é ter Fernando Alonso, que tomou um calor de Pastor Maldonado até as últimas curvas da corrida para cruzar em quinto. E acredite: isso é bem mais do que esse carro merecia.

Falando em Williams, a equipe do velho Frank, depois de muitas promessas, feitiços e simpatias, recebeu uma dádiva especial: os propulsores Renault, iguaizinhos àqueles que levaram os campeonatos dos dois anos anteriores. Mesmo assim, uma equipe de tamanho porte e tradição não pode ter em seus boxes dois pilotos que pagam para correr. A atuação apagadíssima de Bruno Senna e a horrorosa entortada de Maldonado na última volta, desperdiçando os preciosos pontos do sexto lugar que ocupava foi um aviso – bastante eloquente – que veio de cima.

Um conhecido protegido dos deuses que vem com força é Michael Schumacher. A versão 2012 das flechas de prata é a melhor desde que o a Mercedes voltou à F1 como construtora. E o afetadinho Nico Rosberg não deve aceitar de bom grado escoltar o provecto heptacampeão. Dizem que há algo de poder debaixo daquele capô, mas até ser provado, a Mercedes é uma das equipes que estará constantemente metida no meio do clube top-3.

Fagulhas, farpas, plumas...

Nem a história, nem os títulos do automobilismo do Brasil-sil-sil fez com que os deuses olhassem com mais carinho para os brasileiros. Tanto Felipe Massa quanto Bruno Senna foram muito piores do que seus companheiros de equipe na classificação, e principalmente, na corrida. E a primeira corrida do ano terminou para ambos em um constrangedor contato imediato do quarto grau (vulgo batidão) enquanto disputavam o 14º lugar – o que é ainda mais constrangedor. Para Massa, ficará difícil para a Ferrari justificar sua presença no time se tamanha inoperância continuar por mais algumas provas. Senna, por seu lado, não deve se fiar demais em seu sobrenome e na grana do Eike Batista. A sua equipe pode até precisar muito da sua cota, mas seu patrão continua se chamando Frank Williams, e ele não tem lá muita paciência com pilotos improdutivos.

A dom da sabedoria foi concedido ao atual bicampeão, Sebastian Vettel. Diferente dos últimos dois anos, a Red Bull não dispunha do carro a ser batido no começo da temporada. Ainda assim, mostrou competitividade para ir até onde deu, e serenidade para reconhecer a superioridade do adversário. No fundo, ele sabe que o seu talento não dará vida fácil para ninguém que queira tirar o número um do seu carro.

MP-4/27: a miss F1 2012

No final das contas, a mais agraciada de todos é a McLaren. É o único time com cojones para alinhar com dois campeões, e também tem o carro mais bonito do ano, único imune à doença que deixou todos os outros com aquele bico de ornitorrinco horroroso (a Marussia também, mas essa quase ninguém vê…). Nada contra os ornitorrincos, mas uma equipe que conta com Jenson Button e Lewis Hamilton na pista, além de Jessica Michibata e Nicole Scherzinger torcendo nos boxes, merece a pole, a vitória – que só não foi uma dobradinha porque o Vettel ainda é o Vettel – e a festa.

O segundo round é na Malásia, segunda casa da Mercedes,  na madrugada do próximo domingo.

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37 Comentários para “Foi dada a largada para a temporada 2012”

  1. Bender
    20/03/12 - 18:46

    Mr. Robinson apareceu!

    Acho que o termo “cojones” caiu bem na McLaren 2012-início. Equipe com carro foda e tem peito pra colocar 2 pilotos fodas na mesma época. A Ferrari tem um histórico de colocar um top e um escudeiro, enquanto a equipe 100% britânica tem um histórico maior de deixar a porrada comer, mesmo que isso coloque em risco a tal da estratégia. “bring the babies home” é o caralho!

    Quero verificar se Button é mesmo melhor que Hamilton. Parece que sim. No mais, vou torcer para a RedBull não cair muito (não ficar distante da McLaren), basta um carro competitivo que Vettel vai incomodar os ingleses, e pro Schummy.

    Ferrari? Ontem no Jornal da Globo já falaram que pensam num outro carro já na quinta corrida. Vamos esperar.

    Nem sabia que a próxima será na Malásia. Vou ver se coloco as técnicas bonnistas de pipoca com queijo ralado, entre outras, em prática.

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    Andre Bona

    “cojones” tem a Williams. Que fez merda, contratou duas merdas e agora vai tentar, só na base dos cojones, conquistar alguma coisa.

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    Robinson

    Esse era o ano para ter um, digamos, piloto na equipe. A retomada da parceria com a Renault deu um salto de qualidade considerável às Williams, e alguma hora, não tenha dúvidas: a cobrança por ter dois pilotos duvidosos vai chegar em Grove.

    A não ser que Senna e Maldonado sejam dois gênios malcompreendidos. Sinceramente, acho difícil.

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    Andre Bona

    Realmente. A Williams deu mole. 1 piloto bom seria crucial nesse ano.

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    Andre L

    Pior é saber que a Williams tinha um piloto na equipe, e deixou escapar…

    Maldonado ainda traz dinheiro. Senna II será que ao menos isso? Ou só mística?

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    Robinson

    Traz dinheiro sim… da OGX (leia-se Eike Batista) e da Embratel.

    Vou ver se desencavo um post que escrevi sobre a contratação do Senna mas esqueci de publicar…

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    Alexandre N.

    Maldonado, mesmo sendo um piloto bancado, melhorou MUITO em relação às suas primeiras temporadas na GP2. Não é um gênio, mas hoje em dia tem sido um piloto muito constante. As vezes peca pela empolgação, que pra mim foi o motivo dele ter rodado nesta corrida, já que estava doido para passar El Fodón de las Astúrias (GOMES, Flavio. 2008).

    E digo mais: Será graças a Maldonado os possíveis melhores resultados que a Williams pode ter neste ano.

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    Robinson

    Dizer que Button e Hamilton são dois ótimos pilotos é literalmente chover no molhado. O que é mais interessante na comparação entre os dois é que eles têm características totalmente distintas: enquanto o Button é muito mais estrategista, frio, tem uma leitura muito clara da corrida, sabe bem poupar o equipamento e ser agressivo na medida certa, o Hamilton é o extremo oposto.

    Quando as luzes vermelhas se apagam, o Hamilton vê tudo vermelho como um rinoceronte irado. Isso pode ser bom e até espetacular quando ele está em dia com seus reflexos e com a sua concentração. Tudo que ele sofreu no ano passado foi por conta disso: problemas de fora da pista, que ficavam rondando sua cabeça durante os fins de semana de GPs, tiravam o piloto do seu estado de concentração ideal. O resultado foram as inúmeras confusões que ele se meteu em 2011. Pior para Felipe Massa.

    É louvável, corajoso e desportivo a McLaren escalar dois pilotos com essas características. E mesmo o Hamilton tendo se frustrado por conseguir a pole e perder a vitória para seu companheiro de equipe, o clima não parece azedar dentro dos boxes.

    O Button deve ser tão gente fina que isso não acontece.

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    Andre Bona

    Tirando a parte extra-carro do Hamilton, analisando somente a forma de pilotagem, vejo muito Piquet em Button e muito Senna em Lewis.

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    Robinson

    A comparação é boa para visualizar a diferença.

    As diferenças: o Piquet era “o adorável sem-vergonha”, ao contrário do cavalheirismo tipicamente britânico de Button, e o Senna errava menos que o Hamilton.

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    Bender

    Mas sejamos honestos, quando o clima meio que azeda entre os pilotos na mesma equipe, a parada melhora.

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    Alexandre N.

    Pode explicar melhor?

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    Bender

    Piquet-Mansell
    Prost-Senna
    Hamilton-Alonso

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    Alexandre N.

    Ok, entendi. Pra quem gosta de ver o circo pegando fogo, sim, melhora. Agora, em relação ao trabalho na equipe (digo em relação aos funcionários), não sei se melhora tanto assim.

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    Bender

    Não trabalho em nenhuma dessas equipes. Sou espectador.

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    Robinson

    Ou seja: quer mais é ver o circo pegar fogo…

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    Alexandre N.

    Depois dessa, não tenho mais o que dizer.

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    Bender

    Estou sentindo um ar de reprovação de vcs dois. Tudo bem. Respeito. Mas é o que acho mesmo.

    Cabe a ressalva que “querer ver o circo pegar fogo” nesse contexto não é querer que alguém seja prejudicado, digamos, ilicitamente. Daqui a pouco vão dizer que eu incito a violência.

    Falo de competitividade. Está no bojo da categoria. Se vc não pensa sempre em ganhar, you are not a driver anymore…

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    Robinson

    Não!!! Eu não reprovo não…

    Acho engraçado.

    E em certas situações, notadamente a do Piquet em 1986/87, não tem muito jeito: ou você vai pro confronto direto dentro da equipe, ou as coisas não vão andar mesmo para o seu lado. Assim ele perdeu um campeonato, mas pelo menos, ganhou outro.

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  2. Bender
    20/03/12 - 18:52

    Esqueci do BrunO seNNA. Lógico que vou torcer pelo seu êxito. Imagino como vou me divertir por essas bandas.

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  3. Victor
    20/03/12 - 19:32

    Para a corrida da Austrália usamos a tática “Machete” e deu terrivelmente errado. O filme de Robert Rodriguez, mesmo com Jessica Alba foi derrubando um a um.

    Bem… para a próxima prova adotarei o método Bonna de assistir corridas na madruga para ver a Jessica Michibata

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  4. Andre Bona
    20/03/12 - 22:32

    Não se esqueçam da vaca preta. E da COLHER! Por FAVOR, a COLHER é MUITO UTIL para apertar o MUDO de vez em quando no controle sem emporcalhá-lo todo! E pegar sempre muito queijo em cada colheirada.

    Que tal postarmos as fotos da galera aqui?

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    Andre Bona

    Com a técnica bona, lógico!

    Picota, bacia, colher, sorvete (porra minha garganta tá fodida! foda-se!) e coca. O saquinho de queijo ao lado…

    Tá valendo???

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    Bender

    Próximo GP – Malásia

    quinta, 22 de março
    23h – Primeiro treino livre (SporTV)

    sexta, 23 de março
    3h – Segundo treino livre (SporTV)

    sábado, 24 de março
    2h – Terceiro treino livre (SporTV)
    5h – Treino classificatório (TV Globo)

    domingo, 25 de março
    5h – GP da Malásia (TV Globo)

    http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/

    5 da madruga manhã vai ser foda. Tentarei.

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    Andre Bona

    5 horas é foda. Lembro de qdo pegava o plantao das 4 no quartel. 4 as 6. que merda. nao dava mais pra dormir.

    Esse final de semana, tudo leva a crer que será o último em SE. Pretendo passear um pouco. vamos ver se vai dar pra preparar a mega pipoca…

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    Robinson

    O lance vai ser sair com a patroa para jantar às 19h, chegar em casa às 22h no máximo e dormir, com o despertador ligado para 4:50.

    Ficar acordado até 5h não dá mais, não tenho mais idade para isso não.

    Se bem que esse método Bona…

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  5. Andre Bona
    20/03/12 - 22:36

    Mr Robinson, imprime uma unidade do texto e autografa pra mim, por favor!

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  6. Andre L
    21/03/12 - 13:08

    Bom texto de abertura, Robinson. Espero GP animadores esse ano, para que ajudem a manter o nível das resenhas…

    McLaren dando um banho, pelo menos estético. Continuo torcendo pra Alonso (e Kimi, que era o meu favorito até abandonar tudo pra encher ainda mais a cara de vodka), mas vai ser difícil. Parece que vai ser mais um ano em que o que sobra é dizer que “o Alonso é mesmo o melhor de todos, só assim pra chegar no podio com essa bomba”… Mas vamos esperar, quem sabe não vem uma reação de Maranello quando a Europa chegar.

    Aposto no clichê: um duelo Button x Vettel pelo título. Mas gostaria que o Nico corresse por fora, e o Schummy tivesse que fazer o papel de bravo escudeiro.

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    Robinson

    O Kimi não teve sorte na reestreia, mas apesar de alguns problemas que a Lotus/Genii teve na pré-temporada, não há dúvidas de que o carro evoluiu. O terceiro lugar no grid de Romain Grosjean é sintomático.

    A Ferrari vai ter que rebolar para ficar na frente dos carros pretos esse ano.

    Essa situação hipotética na Mercedes é interessante, porém, pela personalidade do Schumacher, acho difícil de acontecer. Caso o desempenho dos dois seja equilibrado, acho que vão deixar o bicho pegar solto e sem coleira, para não desvalorizar o Nico, que tem um futuro bem mais longo pela frente na F1. Se o Nico engolir o Schumacher – o que também é muuuuuito hipotético… – acho que ele se aposenta. De novo.

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    Alexandre N.

    Kimi largou a F1 pra correr no que realmente gosta: Corridas de rally. Se você fizer uma procurar por imagens dele no mundial de rally, vai ver fotos dele sorrindo como nunca fez na F1. Está óbvio que ele voltou pela grana (e não vejo nenhum problema quanto a isto).

    Quanto a Ferrari, não acredito em melhora substancial. É um carro mal nascido, dá pra ver desde os treinos iniciais. E quando o carro é mal nascido, não há santo que ajude que não um carro literalmente novo.

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    Robinson

    Pior, muito pior mesmo é para o Felipe Massa. O povo da Ferrari já está de cabelo em pé com a performance do carro, e para maior desepero do brasileiro, seu companheiro de equipe sempre dá um jeito de não fazer tão feio, saindo sempre como o salvador da pátria vermelha.

    Uma hora ele vai ter que reconhecer que, na verdade, aquele acidente teve mais consequências do que ele revelou até hoje.

    Sobre Kimi, acho que só a grana não explica. Na época em que ele largou a F1 (ou melhor a Ferrari se livrou dele…) ele estava mesmo de saco cheio daquilo tudo, já tinha sido campeão e não estava a fim de aturar toda a politicagem que envolve a categoria.

    Mas a F1 continua sendo o top do top no automobilismo. Pode ter batido uma saudade. Um recomeço dificilmente aconteceria por um time de ponta, porque seria arriscar demais. Mas se ele mostrar serviço, não tenho dúvidas de que ele poderia voltar a uma equipe grande.

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    Andre Bona

    E detonaram Nelsinho no seu comparativo com o cara…

    E agora?

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    Robinson

    O Nelsinho acaba de ganhar sua primeira corrida nos EUA.

    Agora, mais do que nunca, ele vai ter que aprender a criar o seu próprio caminho, sem a orientação do pai.

    Com a carreira e o talento dele, será muito injusto se ele nunca tiver uma segunda chance na F1.

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    Andre Bona

    É verdade, MR Robinson, mas acho que ele não terá não.

    E acho também que será desnecessário, embora não teremos o privilégio de acompanhar sua evolução.

    Eu gostaria que ele tivesse, sim, mas agora, só se fosse na boa. entrar pra se queimar, comprar vaga, HRT, essas merdas, não rola. Se um dia puder ir, que seja num time com o projeto sólido. Mas sinceramente, duvido que volte.

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