Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Fluminense 2×1 Vasco – Melhores Momentos e considerações sobre “torcidas”

March 24th, 2008 por | Categorias: Campeonato Carioca 2008, Musas.

Como os demais vascaínos que frequentam os Blá blá Gol ao saberem a escalação da equipe para o clássico, fomos somente eu, Robinson e Serginho. Tacitamente ficou acordado que ficariamos no lado tricolor do Maracanã.

Serginho não se opôs (acho inclusive que se ele fosse sozinho ou apenas com vascaínos proporia a mesma coisa). Mas fez a ressalva que só aceitaria caso fossemos para a “Garra Norueguesa”.

Fomos para lá, de onde vimos a interessante preliminar

Garra Norueguesa 01

Garra Norueguesa 02

Infelizmente, um de nós que não lembro quem foi, previu:

Áánhh… êu ácho que vái cxhôvêr…

Deixamos a “Garra Norueguesa” e fomos buscar outro ângulo do campo.

Se não éramos mais espectadores tão privilegiados, ainda assim não havia do que nos queixarmos

Torcedora do Fluminense

Além do que, neste novo local, pudemos ver com mais detalhe as Concas das tricolores.

Concas das torcedoras tricolores

Por conta do Blá blá Gol ser acessado livremente antes de 23:00, a foto com as Aroucas das tricolores foram censuradas. Em seu lugar, colocaremos um clôse da torcida “Garra Norueguesa”. De fato, tem Organizadas que são uma violência sem tamanho.

A torcida do Fluminense é de uma violência ímpar

Quanto foi o jogo?

****

Muito interessante a instalação de mesas de centro nas arquibancadas do Maracanã.

****

O Blá blá Gol é um espaço altamente democrático, mas peço encarecidamente que os rubro-negros do blog não postem fotos dos Torós de seus torcedores.

****

Ainda sobre as torcidas, há considerações curiosas:

A torcida do Vasco estava em maior número (chutando, uns 2/3 no barato), mas curiosamente, a impressão que tivemos é que na arquibancada branca (sem distinção de preços para as demais) a torcida do Fluminense era maior.

O que deixou pertinente a observação de Serginho ao subirmos a rampa pelo lado do Belini junto com torcedores do Fluminense, de que essa geografia, facilitava para que os tricolores ocupassem tal parte (e aconteceu isso). Extrapolando, isto favorece a torcida do Flamengo a ocupar tal parte do Maracanã quando joga lá.

Outra que pude constatar foi o comportamento da facção Força Jovem. Definitivamente, quem fica em Organizada (a “Garra Norueguesa” é a exceção que confirma a regra) se sente mais torcedor que os demais. Uma estupidez sem tamanho. Talvez o caso desta facção da torcida do Vasco seja o caso mais extremada, por não ter outras que sejam significativas em tamanho (as facções flamenguistas brigam entre si, o que é o problema que traz maior queixa dos rubro-negros de bem, enquanto as de Fluminense e Botafogo tem tamanhos insignificantes, o que diversificam as mazelas trazidas por ela, não gerando uma unanimidade sobre o que reclamar).

Os donos da torcida do Vasco no entanto, com uns 20 mintuos de jogo ainda por jogar, perdendo de 2×0 (quer dizer, nada que fosse impossível correr atrás) calou-se assistindo o passeio do Fluminense sobre o Vasco. Com uns 30 e poucos começa a debandar do Maracanã.

É bom deixar esse registro aqui, não para aqueles que são de fato filiados de tais facções. Esses são casos perdido. Mas há vida inteligente orbitando em volta desta gentalha que por vezes se deixa levar ou pela empolgação, ou pelo sentimento participativo, em síntese, pelo comportamento de turba. É para esses que eu escrevo, que esses só fazem marola. O barulho que se orgulham em fazer visa exclusivamente a rivalizar com a facção do outro time (em alguns casos do mesmo) que está no outro lado. Não vi apoio nenhum ao time quando este tomava um passeio totalmente recuperável (ainda mais contra um time com Fabinho no lugar de Thiago Neves).

****

Aguardo ansiosamente por Fluminense x Botafogo

****

A parte menos interessante do jogo, dentro das quatro linhas, foi postada em outro artigo.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

46 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

46 Comentários para “Fluminense 2×1 Vasco – Melhores Momentos e considerações sobre “torcidas””

  1. Rafael
    24/03/08 - 14:58

    Que beleza, o Blá Blá Gol sempre dando uma força para a volta das mulheres ao estádio!

    Responda a este comentário

  2. Rafael
    24/03/08 - 15:00

    Em tempo, talvez foi o ângulo que favoreceu, mas gostei mais da de boné. Porém, ‘a “gringa” não fica atrás’.

    Responda a este comentário

  3. anderson paiva
    24/03/08 - 15:07

    nu engenhaum tb tinha mta muleh
    flu spaeco u vascu i vai paga pau pru fogaum
    domiiiingu eu vo pru maracana

    FOOOOGGGGGOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!
    RENATU GAYUCHU RENATU GAYUCHU

    Responda a este comentário

  4. Rafael
    24/03/08 - 16:16

    Zé Fogão acaba de me mandar essa foto para ser postada.

    Direto do Engenhão.

    Acho que eu prefiro as fotos do Maracanã.

    Responda a este comentário

  5. Serginho Valente
    24/03/08 - 16:55

    Havia mais…Só a Garra Norueguesa tinha umas 20 componentes…

    Responda a este comentário

  6. Rafael
    24/03/08 - 17:14

    Cadê??? Aonde, onde?

    Abaixo à censura!!!

    Responda a este comentário

  7. paulo affonso
    24/03/08 - 18:37

    Victor e Robinson,
    Vcs acham q o time do Flu ontem mostrou q é um dos melhores do Brasil?
    Foi o q disse o Éboli hoje na CBN.
    Não acho q o Flu seja fraco, pelo contrário, mas será q o Vasco é parametro p/ já se afirmar isso?
    To contigo. Aguardo Bota e Flu q, achou eu, deverá ser a final da Taça Rio.

    Responda a este comentário

  8. Victor
    24/03/08 - 19:43

    Sim, eu acho que o Fluminense mostrou ontem que é um dos melhores do Brasil.
    Sim, também acho que um jogo contra o Vasco não é parâmetro.

    Acontece que o jogo contra o Vasco não está isolado no contexto.
    A exibição do Fluminense contra o Vasco foi de time que sabe jogar bola. Olhando isoladamente, Paulinho, pode-se dizer que uma exibição como esta pode acontecer com qualquer clube (e de fato acontece).
    Mas ela vem somada da exibição contra o Arsenal e do maduro jogo contra o Libertad no Paraguai.
    Junto vem a evolução do time no Campeonato Brasileiro do ano passado desde a época da Copa do Brasil quando o time era um bando, e que a base do time titular que vem jogando veio desta época (Toda a defesa, goleiro incluso, Arouca, Cícero e Thiago Neves – 8 jogadores). Dos três que entraram, dois são jogadores que corresponderam às expectativas de suas contratações (Conca e Washington – sendo que o argentino me surpreende. Ele joga como um Sergio Manoel melhorado) e o Ygor substitui o Fabinho, o que não piora muito as coisas.

    Sem contar que pode-se esperar, pelo apresentado até então, mais do Fluminense que da maioria dos times do Brasil. É claro, que pode degringolar a porra toda, mas não é uma aposta insensata não.

    Mastigando um pouco mais a frase, acho que ficaria bem em dizer: “O Fluminense ratificou contra o Vasco a condição de um dos melhores times do Brasil”.

    No blog do Eboli (aliás, eu gosto bastante da forma como ele comenta futebol, e também como ele escreve no blog dele) ele sintetiza assim:

    Thiago comandou o Fluminense na vitória sobre o Vasco. Não foi um massacre, mas foi uma prova de que quando os principais nomes do tricolor estão bem, dificilmente alguém consegue derrubá-lo.

    Em suma, o Flu sabe jogar bola. Se jogar, como já demonstrou que joga é um timaço.

    ****

    Pelos motivos apresentados acima, acho que ao falar do Fluminense podemos nos dar ao luxo de correr o risco de sermos exagerados por uma exibição como a do clássico contra o Vasco.
    Mas não utilizo a mesmo raciocínio para falar do Botafogo como favorito por conta da sua ótima partida contra o Fluminense pela semi-final da Taça GB. Neste caso, eu achei ali, ainda um caso isolado. Apesar de aparecer mais na mídia, o Botafogo não terminou 2007 consistente como o Fluminense, e mesmo que alguém possa considerar que terminou, as trocas de jogadores foram mais radicais que no caso tricolor. Acho então, que este jogo pode ser no futuro, um primeiro indício no caso alvinegro, mas hoje, apenas por ele, não dá para falar no Botafogo. O alvinegro tem de apresentar mais indícios, mais confiabilidade

    ****

    Já no caso rubro-negro, parece que a final da Taça GB e a rivalidade com o Botafogo estão fazendo mal ao time. Este nervosismo está fazendo com que seus atletas coloquem os pés pelas mãos. E estão fazendo tempestade em copo d’água. O limite do elenco do Flamengo é inferior ao do Fluminense, mas é complicado para o Flu mantê-lo o tempo todo. O Flamengo por quase todos os motivos citados para o Fluminense também entra na lista de times do Brasil muito fortes. As diferenças para o caso tricolor são as seguintes:
    1) Apesar de manter a base 3ª colocada do Brasileirão de 2007, os que chegaram vieram para buscar espaço (Kleberson, Marcinho, Tardelli). Não se espera que esses façam uma baita diferença como o caso de Washington no Fluminense. Não se espera que o time surpreenda além do que fez em 2007, apenas aperfeiçoe-se
    2) O Flamengo mesmo ano passado não mostrou que pode jogar bem (e vencer) fora do Maracanã (ao contrário do Fluminense, que parece saber jogar muito bem fora de casa – inclusive como quando joga mal – Bahia e Atlético-PR na Copa do Brasil e LDU pela Libertadores esse ano).
    3) O Flamengo parece sentir mais os desfalques de algum titular que o Fluminense.

    ****

    O Vasco está atrás dos demais times. Nem dúvidas sobre ser ou não um grande time (como o caso do Botafogo) pode-se ter.

    Responda a este comentário

  9. Victor
    24/03/08 - 19:48

    Relendo o que escrevi, para não deixar dúvidas sobre o que penso sobre o que falta ao Botafogo, acho que o time tem de ganhar alguma merda qualquer. Ou Carioca, ou Copa do Brasil, ou Sul-Americana ou se classificar para a Libertadores pelo Brasileiro. Pode até ser torneio sub-17 na Indonésia, mas tem de ganhar alguma merda.

    Responda a este comentário

  10. Rafael
    24/03/08 - 19:49

    HUAhuHAUHUHAUHAUhuau… não tinha nem lido nada desse post. Só percebi agora que tem texto.

    Alguém já postou aqui fotos dos Torós de seus torcedores?

    ****

    Agora a torcida do Flamengo ocupa a maior parte do Maracanã por uma questão geográfica. Vc tem razão Victor, extrapolou demais.

    ****

    Qualquer torcida organizada tem bandidos. Esses não são torcedores. Mas o bom é que esses representam alguns 0,…% do total da torcida. Já que são “torcedores profissionais” vão à todos os jogos. Pode perceber que nos jogos que não têm muito apelo (Flamengo x Cardoso Moreira por ex.), o público não passa de 10 mil. E desses 10 mil não tem 100 lá no bolinho dessas torcidas.

    O problema é que num jogo com maior importância, essa meia-dúzia de marginais cria um tumulto que se espalha pelos 80 mil presentes.

    Responda a este comentário

  11. Robinson
    24/03/08 - 20:07

    Cara, eu ia escrever, mas a resposta do Victor já tá bem completa….

    Responda a este comentário

  12. Rodrigo
    24/03/08 - 21:47

    Olha galera, eu quase apanhei no maraca quarta-feira… Mas não foi por causa de marginais na torcida não… eu n”ao fui ao jogo do flu x vasco, mas se engana quem pensa que na torcida do mengão tem só “Torós”… tive de me concentrar no jogo pra num tomar uma raquetada da minha patroa, tinha mulher linda demais lá!!! Tentei até fotografar umas lá, mas o medo de ser flagrado num deixou rsrsrs.

    O Flu tá com um ótimo time mesmo, embora gravemente desfalcado do Dodô. O Flamengo tem um time bom também e um banco relativamente consistente, mas num tem como negar, em casa, com o reforço da camisa 12 (nação rubro-negra). Por isso, o botafogo, também com um grande time, foi derrotado.

    Queria um Fla x Flu na final da taça guanabara. Ia ser um jogão, apesar de o flamengo ter mais sorte contra o botafogo e o vasco.

    Responda a este comentário

  13. Fabinho
    25/03/08 - 0:22

    -Victor, perfeita a afirmação de que o Conca la Conca é o Sergio Manoel melhorado.

    -P*%# que pariiiiiiu… é a torcida mais bonita do Brasiiiiil….!!!! Serginho, entendo perfeitamente vc não saber o placar. Foi 2 a 1 pro Flu. O Vasco fez o gol de pênalti, nos acréscimos.

    -P*%# que……….

    Responda a este comentário

  14. Dudu
    25/03/08 - 10:38

    Eu fiquei com a Gda… e foi foda realmente a torcida calada a maior parte do tempo.

    Aliás, Gda veio resgatar isso… lembro da semi-final da Copa do Brasil de 2006, Vasco x Flu, onde a torcida do Vasco ficou o jogo todo xingando a do Flamengo (?)…

    Mas isso aos poucos vai se corrigindo…

    Responda a este comentário

  15. Vitor
    25/03/08 - 12:28

    Realmente a força sempre faz isso… Aliás, não só a força, todas as organizadas se calam quando o time vai mal… Uma pena, já que, em tese, o objetivo da organização é o de justamente apoiar o tempo inteiro, já que é difícil manter toda a torcida empolgada…

    E nem vou entrar no mérito do $$$ do Eurico…

    Ainda bem que a GDA apareceu (e com ela algumas torcidas novas dos demais), com a proposta “argentina” de torcer, apoiando o tempo todo… O problema é que ainda são poucos os adeptos…

    Responda a este comentário

  16. Dudu
    25/03/08 - 13:10

    Na verdade quem começou com isso foi a Poucos pelo Botafogo… ou melhor, Loucos :P

    Responda a este comentário

  17. Victor
    25/03/08 - 13:22

    Imagino que GDA seja algo parecido com aquela que fica na amarela do Fluminense, a tal da Legião Tricolor.

    Bobagem. Movimentos em minha opinião, análogos a um despotismo esclarecido. Tudo é lindo e maravilhoso até … até que um “cara legal” que assiste o jogo com a gente seja pego pelo pessoal da outra torcida e aí não podemos deixar barato mas foi só isso

    A tal da Legião Tricolor tem página na internet. Vejam só que legal alguns trechos explicando o “movimento”, comparando com o “estatuto”

    Por outro lado, se você não concorda com esta filosofia ou não se sente capaz para tal, nós respeitamos imensamente o seu jeito de ser, mas pedidos por favor que você não se junte ao movimento apenas para fazer número. Nós não queremos ser apenas um aglomerado de pessoas que assistem ao jogo em pé. Definitivamente esse não é o nosso intuito.

    Por favor, não entendam isso como algo arrogante ou coisa do tipo. O movimento está em evidência e isso tem atraído muitas pessoas pra perto da gente mas que ainda não entenderam o espírito da coisa. Pessoas que juntam a nós sem a disposição necessária para incentivar o time cantando, pulando e balançando bandeiras, acabam destoando daqueles que já entenderam e assimilaram o espírito da coisa.

    Enfim, pedimos àqueles que estão chegando que não deixem de ler o estatuto e as recomendações. Não basta apenas simpatizar ou achar legal a nossa ideologia, é preciso assimilá-la e incorporá-la!

    O último parágrafo é bem legal. Li algo semelhante na biografia do Tim Maia quando ele entrou na seita Racionais.

    Em 2007 e 2008 eu não fiquei em nenhum jogo nos lugares convencionais da torcida do Fluminense (Fui bastante às cadeiras azuis e brancas, e contra o Figueirense, como cheguei em cima da hora, fiquei do outro lado).
    Acontece que, meu lugar favorito sempre foram nas cadeiras amarelas. Imagino agora que para sentar ali, beber minha cerveja e vaiar o Gustavo Nery, eu tenha de ler o “Estatuto”, atingir… a iíí-muni-zaÇÃO.

    Cuidado também com a história de “torcida argentina”. Já li relatos de que eles cantam o tempo todo. Mas já li também que não cantam porra nenhuma:
    Cantam o tempo todo
    Não cantam porra nenhuma
    Eu acho que um grupo de torcedores deve ficar cantando e ponto.

    ****

    Para mim essas torcidas “do bem” só vem para me encher o saco. Pelo menos antes, para ficar longe, era só ir para as Amarelas. Agora nem isso rola mais.

    ****

    Vendo o jogo nas brancas, não vi nada dessa história de “cantar o tempo todo” desta torcida do Fluminense que fica na amarela (e isso com o time ganhando).
    Lembro também, que eu tinha lido esse estatuto há um tempão. Está modificado. Nele havia ressalvas de que não seriam estimulados cânticos sacaneando os outros times, porque o que interessava era apenas apoiar o Fluminense. Deixaram o salva-cú de apoiar o Fluminense mas retiraram qualquer mensão em não sacanear os adversários.
    E presenciamos isso no Maracanã, esse “Movimento” (eu choro de rir com essas porras) ficou exatamente como qualquer Organizada cantando paródias sacaneando os rivais Flamengo, Botafogo e Vasco (aliás, perderam uma chance de fazer uma boa paródia forçando a barra para incluir o Vasco).
    Eu, não vejo nada demais em sacanear os rivais. Só acho que o tal “Movimento” é uma empulhação, e que está é se moldando apenas para ser a “maior organizada do Fluminense” (outra coisa que me faz chorar de rir)

    Essas torcidas me cheiram nada mais que grupos descontentes das anteriores querendo uma fatia maior do quinhão. Não incentivo nenhuma delas. Incentivo apenas o Movimento:
    “VÁ TORCER COMO QUISER BEBENDO CERVEJA COM OS AMIGOS”

    ****

    Quem tem de me fazer ficar empolgado com vontade de incentivar é o time dentro de campo.

    Responda a este comentário

  18. Gaburah
    25/03/08 - 13:26

    O Flu tá com um ótimo time mesmo, embora gravemente desfalcado do Dodô

    Na verdade, esse foi o maior reforço que o Flu poderia ter recebido. Ou será coincidência o time só ter engrenado quando saíram Leandro Liminar Amaral e o Dodopado?

    Responda a este comentário

  19. Dudu
    25/03/08 - 14:19

    Bom, eu tenho amigos tricolores, e no Flu, pelo que sei (eu já vi jogos dentro da Young acompanhando amigos) a Young não era muito de cantar… ou, se cantava, era pra xingar.

    Aí criou-se a Legião, que canta bastante… aí a galera debandou pra lá. Tanto que Domingo a amarela tava infinitamente mais cheia que a verde.

    Os jogos que assisti perto da Legião e tal, não cantaram músicas de ofensas à outros não… mas… sou vascaíno, não falo com propriedade.

    A GDA tb tem esse intuito, de não aceitar ingresso, de não exaltar o próprio nome, apenas o do vasco, de não xingar jogadores do clube, cantar o tempo todo e tal… eu sei que cantar o tempo todo eles cantam.

    Responda a este comentário

  20. Victor
    25/03/08 - 15:11

    A parte que falam do Botafogo e do Flamengo é engraçada. A do Vasco é sem graça.

    Responda a este comentário

  21. Marcelão
    25/03/08 - 16:00

    Concordo que a Legião estrapola de tanta viadísse, sobre movimento, estatuto, etc, mas de fato foi feito uma mudança no perfil da torcida do Flu que vem fazendo a cada jogo festas cada vez mais bonitas e cantando novas musicas o tempo todo.

    Sobre o fato de La Bamba, essa musica é da torcida do Nautico, zuando a do Sport, e já tinha sido cantada em outros jogos zuando apenas o Flamengo, porém, no meio do classico de domingo, o pessoal comecou a tentar inventar uma musica pro Vasco e saiu essa titica do “não vendo pão” até porque nosso amigo alface vende, hehehe. Seria melhor se fosse um “não sou vice não”, mas enfim, caiu na boca da galera ai ja era…

    o mais engraçado do video que o Victor postou é no minuto 1:48 um sonoro “Quem quer Cerveja?” hehehe, ou algo assim.

    Sobre a musica original é assim:

    Eu não sou rubro negro… eu não sou rubro negro, Não sou ladrão
    Não sou ladrão, Não sou ladrão
    Da-lhe Nense, Dá-lhe Nense

    Eu conheço meu pai… eu conheço meu pai, Não sou ladrão
    Não sou ladrão, Não sou ladrão
    Da-lhe Nense, Dá-lhe Nense

    Eu assino meu nome… eu assino meu nome, Não sou ladrão
    Não sou ladrão, Não sou ladrão
    Da-lhe Nense, Dá-lhe Nense

    Tenho carteira assinada… tenho carteira assinada, Não sou ladrão
    Não sou ladrão, Não sou ladrão
    Da-lhe Nense, Dá-lhe Nense

    Tenho todos os dentes… tenho todos os dentes, Não sou ladrão
    Não sou ladrão, Não sou ladrão
    Da-lhe Nense, Dá-lhe Nense

    e por ai vai… foi cantado isso no jogo de rodada dupla na outra quarta feira, e era cantada como a “Chora Bananeira”, cada torcedor ía inventando uma estrofe e depois a galera cantava….

    Responda a este comentário

  22. felipe
    25/03/08 - 16:44

    Victor,

    Acho que vc também está sendo radical demais.

    Caso voce queira assistir ao jogo nas cadeiras amarelas, tenho certeza que vai ter espaço para sentar e tomar sua cerveja em paz. Inclusive para vaiar quem voce quiser, porque a Legiao não costuma vaiar jogador mas não ameaça quem vaia. Eu mesmo já vaiei o gabriel varias vezes ano passado.

    Acho que a Legiao tricolor veio somente para somar à torcida do flu e para quem gosta de ver o jogo em pe, cantar, gritar e incentivar a qualquer custo, como eu, ela é perfeita.

    Não sei como andam os demais moviemntos de novas torcidas, mas a legiao é legal pra caralho!

    Responda a este comentário

  23. felipe
    25/03/08 - 16:49

    E mais: acho que quando voce frequentou a legiao tricolor ela estava muito no iniciioe qualquer novidade acaba levando tempo para se acertar.

    Acho que a legião, após um ano e meio nos estadios, já tem uma boa organização e cada vez mais atrai gente que gosta de torcer no estilo por ela encampado.

    Agora, ninguem é mais ou menos tricolor porque fica em pe ou sentado, calado ou gritando, apenas sao estilos diferentes de torcer que merecem o respeito reciproco.

    Uma das frases da legiao inclusive é “o fluminense somos todos nos”(frase que alias foi adotada tb como slogan da flusocio.com)

    Responda a este comentário

  24. Victor
    25/03/08 - 17:26

    Marcelão,
    Eu também acho que são legais aquelas bandeiras e aquele jeitão meio retrô de ser. Também não sou cego de não ver que a cada jogo vem sendo feitas festas bonitas. Não posso afirmar, mas creio que tudo quanto é Organizada deve ter começado com a melhor das boas intenções, e com gente de bem no cerne delas.
    Eu alerto dizendo onde isso vai dar. E vai dar merda.

    ****

    Felipe,
    Eu nunca fiquei na Legião Tricolor, nem no início nem agora. Não foi por falta de vontade, apenas coincidência de ou ir para a parte mista (cadeiras azuis ou arquibancadas brancas), ou ter chegado tarde e ter de ir para o outro lado do Maracanã, ou porque no dia em que fui especialmente para ir ver isto de perto não consegui entrar.

    Acho que a legião, após um ano e meio nos estadios, já tem uma boa organização e cada vez mais atrai gente que gosta de torcer no estilo por ela encampado.

    O meu medo é basicamente esse mesmo aí. É cada vez mais organizado, cada vez mais uma Torcida Organizada. E cada vez atrai mais gente. Pois bem, é como escrevi acima para o Marcelão, todas as Organizadas de hoje devem ter começado assim. Marginais gostam de torcer também, inevitavelmente migrarão para lá. (acho que no caso do Fluminense, por sua Organizada ser pequena, isto poderá ser melhor identificado. Talvez no caso vascaíno, não seja assim)

    Responda a este comentário

  25. Serginho Valente
    25/03/08 - 17:53

    O que não pode haver é cumplicidade e impunidade. Basicamente esses dois fatores acabam com qualquer organização.

    Como já disse outras vezes, uma “torcida organizada” deve se responsabilizar pelo comportamento de seus integrantes. Se alguns saírem da linha devem ser expulsos e entregues às autoridades, caso não sejam, o presidente (ou diretoria) da “organizada” deve ser responsabilizado, e punido. Se o clube forneceu ingresso, pune-se também o clube.

    Se não for assim, com certeza, o destino dessas “novas torcidas” com certeza será o mesmo das antigas.

    Em alguns lugares do Rio houve confronto entre as velhas “organizadas” de Vasco e Fluminense. Alguém foi punido? Não. Só quando morrerem vários de uma vez só, ou morrer alguém com grana, ou importante, é que vão começar a tratar o problema com seriedade.

    Porém, apóio integralmente brigas entre as componentes da Garra Norueguesa, de preferência se elas estiverem de biquíni.

    Responda a este comentário

  26. felipe
    25/03/08 - 17:56

    não acredito numa marginalização da legião tricolor, até porque há algumas coisas básicas que nao os atraem: não há ingressos de graça para ninguem; não se mete na politica do clube; não tem camisas identificadas, nem bandeiras nem simbolos proprios. O fato de nao ter ingresso de graça, de todos terem que pagar, é muito espanda bandido.

    Mais: muitos diziam que a torcida do flu tinha que ser amis atuante, incentivar mais o time, etc. Bem a legiao está aí pra isso. Faz isso muito melhor do que qualquer outra organizada.

    Responda a este comentário

    renata

    concordo com vc amigo

    Responda a este comentário

  27. Victor
    25/03/08 - 18:54

    Achei umas recomendações no site:
    Seguem aqui as mais legais (sic) – os links são contrastantes com as “recomendações”:

    A criações de músicas que contenham xingamentos ou ofensas aos adversários, não condizem com a linha de criação desejada pelo movimento, portanto, não será incentivada. PORÉM, essas músicas NÃO são proibidas, pedimos apenas moderação neste sentido. As lideranças do movimento apenas solicitarão a não proliferação das mesmas.

    Em caso de protesto quanto a maus resultados do time, grifamos a importância de se afastar do núcleo do movimento para não descaracterizar nossa filosofia de sempre apoiar.

    Toda e qualquer manifestação que não condiga com as recomendações do movimento, se caracterizarão como ações isoladas, e que não devem, nem podem, serem vinculadas a coletividade ou ao pensamento do nosso grupo. A responsabilidade será sempre apenas de seu executor.

    Responda a este comentário

  28. Serginho Valente
    25/03/08 - 19:04

    “A responsabilidade será sempre apenas de seu executor.”

    Então, que não permitam ao executor estar ligado a torcida. E se, por exemplo, esse alguém cometer uma agressão ou transgressão, que seja denunciado a polícia, ou a quem for necessário.

    Responda a este comentário

  29. Victor
    25/03/08 - 19:23

    A responsabilidade será sempre apenas de seu executor.

    Essa frase é uma das mais legais.

    Tem tudo: site, organização, recomendação para quem não for “alinhado” não ficar perto, estatuto, liderança, etc, etc, etc.

    Responsabilidade que é bom…

    Responda a este comentário

  30. felipe
    25/03/08 - 19:36

    Cara voces estão falando de uma coisa que não entendem.

    Responsabilidade é o dever de reparar o dano causado, sempre decorrente do descumprimento de uma obrigação.

    Em regra (não vou entrar em detalhe), não há responsabilidade sem vínculo pessoal.

    Um aglomerado de pessoas não passa disso. è de clareza solar que os atos de vandalismo demandam responsabilidade pessoal de quem o fez, e não do grupo.

    Nem mesmo um presidente de torcida organizada, como a Young, poderia ser responsabilizado caso alguem com a camisa da torcida viessa a assassinar outrem. Salvo se ele participasse do ato de alguma forma.

    As pessoas que vão ao estádio pra torcer na legião tricolor não podem ser responsabilizadas se um energumeno se traveste de torcedor e vai ao estádio fazer besteiras.

    Graças a Deus nesse país é livre a reunião e pessoas para torcer pelo time do coração.

    Proibido é associar-se para marcar brigas, sufocar dirigentes por ingressos, exigir escalação de jogadores mediante ameaça, etc.

    Responda a este comentário

  31. felipe
    25/03/08 - 19:44

    é claro que o movimento dessa nova torcida pode se desvirtuar e eu não estou aqui para colocar a mão no fogo por ela, mas podemos crer que tudo pode ser diferente.

    Acho que há espaço pra quem quer torcer sozinho e pra quem quer torcer juntamente com outras pessoas.

    O simples fato de existirem pessoas que se valem de “torcidas” pra lavagem de dinheiro ou coisas piores, não pode ser argumento pra carimbar o sepulcro de um movimento que até agora só veio a acrescentar.

    Da mesma forma que há torcedores que entendem que sua simples presença no estádio ajuda o time (ou até porque frequentam os jogos por mero entretenimento), há pessoas que acreditam que “fazer a diferença” é empurar o time, inventando cantos e mexendo com o adversário.

    São pontos de vista diferentes e que podem e devem conviver harmoniosamente.

    Responda a este comentário

  32. Vitor
    25/03/08 - 20:34

    Recomendações para Alface:

    1ª) Pare de estudar (ou pelo menos estude menos);

    2ª) Jogue um futebol;

    3ª) Beba uma (na verdade várias) cervejas;

    4ª) Arrume uma bela mulher para um sexo casual (de preferência, já que agora que está perto de passar em concurso, vai chover pistoleira).

    OBS: pode me convidar para todas essas atividades, menos a número 4 (ménage com homem é coisa de saul…, ops, de baitola)

    OBS2: falando em baitola, queria saber se Pablo viu o pânico domingo, fazendo os espanhóis que chegam no Brasil vestirem camiseta e bonezinho com os dizeres: “todo espanhol é baitola”

    Responda a este comentário

  33. felipe
    25/03/08 - 21:47

    uahauha

    Ainda não posso parar de estudar, mas o sexo até que anda bem…

    Responda a este comentário

  34. paulo affonso
    25/03/08 - 23:51

    Victor e demais tricolores,
    Fiz a pergunta sobre o Éboli, pois acho q ele é realmente um bom reporter. Dá um tom mais comedido nos comentarios, principalmente o da tarde como Birner e o Guioti.
    Mas, achei meio exagerado o q ele disse sobre o Flu e achei q pudesse ter havido algo mais no classico.
    Pelo q vc disse o algo mais foi a gde quantde de gostosas.
    No campo, um passeio básico no Vasco.
    Acho q o Flu esta vivendo um bom momento. Viveu outro no ano passado. Mas acho meio demais levantar a bola demais agora. Melhor ir comendo as gosto… quer dizer as beiradas.

    Responda a este comentário

  35. Rafael
    26/03/08 - 12:00

    Independente de responsabilidade, estatudo, boiolice… A única solução para as torcidas organizadas é acabar com elas.

    Pequenas, grandes, antigas, novas, bem educadas… é só um de seus integrantes levar um peteleco de outra torcida que fica tudo igual. Playboyzinho vira marginal e marginal vira assassino, não necessariamente nessa ordem.

    Falo isso pq já vi. Já fui à poucos jogos no ônibus de torcida organizada e já fiquei junto dela no Maracanã diversas vezes. Esse conhecimento prático me fez repudiá-las.

    Não consigo encontrar argumentos para defender as torcidas organizadas. Suas festas nas arquibancadas são bonitas, é verdade. Mas o preço que se paga por isso é muito alto. To fora.

    Responda a este comentário

  36. Robinson
    26/03/08 - 12:20

    Realmente, a má exibição do Vasco pode para alguns mascarar a boa atuação do Fluminense. Só que uma coisa não exclui a outra, pois o Flu realmente jogou muito bem e vem apresentando em algumas partidas um futebol que realmente o credencia como uma das melhores equipes do Brasil na atualidade. Mas não é nada suficiente para que possa se considerar um favorito absoluto a qualquer competição. Principalmente na Libertadores. Não é para exagerar no otimismo, mas quando está ruim, a gente desce o sarrafo. Quando está bom, a gente tem que ressaltar também. Sensatez é condição fundamental do blablagol!!!

    Longa vida à Garra Norueguesa.

    Responda a este comentário

  37. Victor
    26/03/08 - 12:57

    Não consigo encontrar argumentos para defender as torcidas organizadas. Suas festas nas arquibancadas são bonitas, é verdade. Mas o preço que se paga por isso é muito alto. To fora.[2]

    Quando está bom, a gente tem que ressaltar também.[2]

    Responda a este comentário

  38. Victor
    26/03/08 - 12:57

    Longa vida à Garra Norueguesa.[2]

    Responda a este comentário

  39. Sabrina
    28/03/08 - 18:29

    olha…”concas” das tricolores = sensacional…

    Parabéns pelo texto….gostei mto…

    e o recado para os rubro-negros do blog??? rsrsrs

    bjos

    Responda a este comentário

  40. Claudio Maes
    5/04/08 - 11:22

    Felipe,

    Falo com conhecimento de causa.
    A Flusocio foi criada, como yahoogrupo, em 2003, por 4 camaradas: Pedro Carneiro, Danilo Félix, Bruno Kelly e Marcelo Teixeira. Eu aderi logo na primeira leva.
    Já naquele mesmo ano o Pedrão criou o slogan – Porque o Fluminense somos todos nós.
    Note que o slogan tem a ver com o primeiro propósito do grupo, que ainda se faz presente, que é levar arquibaldos para serem sócios do clube.
    O MV, que tb fazia parte da FluSocio em seu embrião e que idealizou e fundou a Legião Tricolor, passou o slogan adiante.
    No problem, só escrevo para deixar claro que o grupo político, sério, do qual faço parte não se apropriou de um slogan adotado por um movimento de torcedores.

    Responda a este comentário

  41. thiago
    4/12/08 - 15:05

    FLUMINENSE GANHA GERAL.. Ñ TEM NINGUEM QUE BARRA A YOUNG FLU …………………………………………………………………….. YOUNG FLU PORRaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa vcs são 100% os melhores torcidas do mundo vlw galera e abraço para as goratas tricolores

    Responda a este comentário

  42. Zobaran
    28/08/09 - 16:36

    De fato um post pra lá de pertinente. E longa vida à Garra Norueguesa Espero torcer com a GN num só coração durante a Copa de 2014.

    Responda a este comentário

  43. Um Cachorro no Laranjal
    28/08/09 - 16:56

    […] como sabemos, o alvinegro não tirou muito proveito, entretanto, serviu para que este conhecesse a Garra Norueguesa: No caminho, encontro apenas um grupo de seis torcedores durante a viagem de metrô (nem nas idas […]

  44. lukas
    19/04/10 - 12:48

    usHASausuhAUHSUahsuhAUSHa vasco eo caralho vasco e favelado

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário