Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Flamengo x Nova Iguaçu – R10 em campo

February 2nd, 2011 por | Categorias: Campeonato Carioca 2011, Flamengo, Marketing.

Luz, Câmera, Ação! Holofotes e microfones. Absolutamente TUDO voltado, apontado, mirado para Ronaldinho Gaúcho hoje. O jogo é um mero pretexto. O adversário um mero coadjuvante.

$$$

A forma física não é a ideal. Treinou pouco (se treinou). Para esse jogo, isso é bobagem. A partida não tem lá muita importância na classificação. Hoje é tipo um show, algum espetáculo, uma festa, um teatro, circo (!). Enfim, é entretenimento.

A Visa pagou R$ 900 mil apenas por essa noite. Em contraparte a diretoria amadora do Flamengo colocou o ingresso mais barato à R$ 20.

Mas o que importa hoje é o salto que será dado. O futebol brasileiro tem de ser assim. É a maior potência do mundo no quesito.

ATUALIZAÇÃO: pós-jogo

Bender: R10 fez uma estreia dentro do que eu esperava. Ainda sem ritmo e pouco entrosado não rendeu muito. Mas mostrou com alguns passes e lançamentos que é muito diferenciado. A tendência é melhorar.

João Deiró: Não achei uma estréia fraca não. Muito superior à do Thiago Neves, inclusive. Pegamos o melhor time do grupo e o R10 conseguiu armar algumas boas jogadas, com belos passes, colocando os companheiros em situação de gol. Com o tempo, o ritmo, a forma e a vontade, só tem a crescer.

Serginho Valente: Achei boa a estréia do Gaúcho, acho que ele jogou bem. Mas fiquei com impressão de que aquela formação não é competitiva. A defesa vai ficar muito fragilizada.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

217 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

217 Comentários para “Flamengo x Nova Iguaçu – R10 em campo”

  1. Sancho
    2/02/11 - 13:28

    BUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!

    É ESSE!! É ESSE!! É ESSE!!!!

    PEGA! PEGA!!!

    UH! UH! NOVA IGUAÇU!!!

    Responda a este comentário

    Bender

    hahahaha… entendo.
    Essa dor aí deve tá braba mesmo.

    Responda a este comentário

    Sancho

    E o pior nem é isso. O pior é que vai dar certo, jogar bola para caralho, etc, etc, etc…

    Responda a este comentário

    Sancho

    Se é para o Flamengo vencer (e vencerá), espero que o Nova Iguaçu saia ganhando. Não é nada, mas eu PRECISO ver a reação do Olímpico com esse gol…

    Responda a este comentário

    Bender

    Hahaha… nêgo vai vibrar mais se ele perder um pênalti por exemplo

    Responda a este comentário

  2. Gaburah
    2/02/11 - 13:35

    É sério que alguma organizada rubro-negra fez uma bandeira para o irmão que manda… o ASSIS???

    Responda a este comentário

    Bender

    Puta merda. Não sei. Espero que não.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Ops…
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2011/02/festa-na-estreia-ronaldinho-tera-bandeira-com-rosto-de-assis.html

    Responda a este comentário

    Bender

    Eu não vou poder comparecer ao evento de hoje. Assistirei em casa. Espero que, se tal bandeira existir mesmo, a câmera não focalize. Não quero ver isso.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Reza a lenda que na tal bandeira estão os dois. Bom, acho que agora os flameguistas não podem mais zoar os tricolores pela bandeira ao Celso Barros… hehehehehehehe

    Responda a este comentário

    Yuri

    mas ainda podem pela do Pedro Bial

    Responda a este comentário

    Gaburah

    auHAUHUhauhUAHUhahHUAHuahuHAUHuahuHAUHuahuHAU
    AUHuhauHUAHUhauhUAHUhauhUAHUhauhUAHUhauhuahuA
    UhauHAUHuahuHUAHuhauHAUHuahuHAUHuhauhAUHUahuH

    É SÉRIO ISSO??

    Responda a este comentário

    Yuri

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Porra… parece muito mais o Gabeira.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Em tempo: putaquilpariuqueporraescrota…

    Responda a este comentário

    Bender

    HUAHUAh UHAuHAUhUAHU AHuH UAhUH AuHAUH UHAUHUAhUAHuaa

    Eu já tinha visto mas… putaquilpariuqueporraescrota [2]

    Responda a este comentário

    João Deiró

    [3]

    Essa realmente é difícl de bater. Talvez se a torcida do Flamengo fizesse uma do Ivo Meirelles ou do Gabriel Pensador…

    Responda a este comentário

    Bender

    hehehe… não dá ideia Deiró!

    Responda a este comentário

    Douglas

    O Flu tb tem uma do Cartola e outra do Chico Buarque.

    Cartola Flu

    A do Chico eu não achei…

    Mas poderia ser pior. O Flu poderia fazer essa bandeira aqui ;)

    http://files.fclucioflaviio.webnode.com/200001302-d4e9dd6dd8/bandeira.png

    Rá!

    Responda a este comentário

    Sancho

    Eu sempre defendi uma bandeira do Grêmio com Lupicínio e Jamelão.

    Responda a este comentário

    RB

    essa bandeira foi uma velha babaca q fez. só pq o lucinho pagou uma parada pro ouvido dela hauhaua.

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Pô, João, se é pra fazer bandeira faz, sei lá, do João Nogueira, por exemplo.

    Responda a este comentário

    Bender

    João Nogueira, Carlos Dolabella, Ruy Castro… músicos, atores, escritores… várias personalidades. Não acho necessário bandeira para nenhum deles. Se for fazer, fico com a sugestão do Victor: que faça da Dani Bananinha, Mariana Ximenes, Carol Dieckmann…

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Melhor ainda, faz do escritor José Lins do Rêgo. Esse era flamenguista até a alma.

    Responda a este comentário

    Bender

    É mais um livro que preciso comprar.

    Responda a este comentário

    Bender

    Achei um texto do livro procurando no Google

    O Flamengo merece muito mais

    – Texto de José Lins do Rego – 21/set/1946

    Pelo que se sabe e pelo que se escuta, terá o Flamengo um grande estádio, com todas as acomodações para os jogos internacionais, com capacidade para os maiores públicos.

    Não vejo porque a grita que se levanta, e nem tampouco essa má-vontade mesquinha de quem não tem uvas para comer.

    O Flamengo, como todos os clubes desta cidade, é um elemento de preparação do espírito nacional.É mais do que qualquer um vive, por todos os recantos do Brasil, nos entusiasmos de seus adeptos que são uma verdadeira legião.

    Se há um clube nacional, este será o Flamengo, criação do mais legítimo espírito de brasilidade.

    Flamengo são brasileiros de todas as cores, de todas as classes, de todas as posições. Flamengo é o senhor Eurico Gaspar Dutra, é o senhor Nereu Ramos, é o senhor Juraci Magalhães, é o meu rapaz do jornal, é o meu apanhador de bolas de tenis, é o Grande Otelo, é o pintor Portinari, é o Brasil de todos os partidos.

    E se o Flamengo tiver o seu estádio gigante é porque merece muito mais

    http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/858

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Seu link da Saraiva só mostra uma cesta de compras vazia. Mas, se o livro em questão for “O Flamengo é meu amor” (se não me engano), tb está na minha lista de desejados. rsrsrs.

    Sem falar que, mesmo não se tratando de Flamengo, ele foi um dos grandes escritores do país.

    Responda a este comentário

    Bender

    O link está ok aqui pra mim. Sei lá qualé desses problemas do wordpress ou da internet (ou meu mesmo). Mas é isso mesmo. Só coloquei o link pois lá há o preço (30,00 pratas). Segue a imagem

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Era o tal a qual me referia. só não me lembrava direito do título.

    Responda a este comentário

    Bender

    “[…] Se há um clube nacional, este será o Flamengo […]”

    O cara escreveu em 1946. Sagaz.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Eu acho, prezado bender, que depois do jejum de 1927 a 1939 e de 1944 a 1952, no Estadual, diante do surgimento de um clube popular, da zona norte, que em 1923 foi campeao em cima do elitista urubu e que a partir de 1923, esse mesmo clube popular, até 1977, só foi superado em número de conquistas do campeonato estadual pelo rival da gávea um ano, em 1944, a frase parece mais uma necessidade de afirmaçao do que uma constatação…

    “se há um clube nacional, este será o urubu…” portanto, me parece mais uma comparaçao com um outro clube que, verdadeiramente ocupava essa condiçao, do que uma constataçao.

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    André, pelo que entendi, quando JLR faz essa afirmação, se refere à diversidade na composição da torcida desse “clube elitista” (palavras usadas por ti). O parágrafo seguinte, que está na crônica que o Bender postou antes, explica essa composição. Como sei que vc não vai voltar lá para conferir, reproduzo os parágrafos abaixo, devidamente completos:

    “Se há um clube nacional, este será o Flamengo, criação do mais legítimo espírito de brasilidade.

    Flamengo são brasileiros de todas as cores, de todas as classes, de todas as posições. Flamengo é o senhor Eurico Gaspar Dutra, é o senhor Nereu Ramos, é o senhor Juraci Magalhães, é o meu rapaz do jornal, é o meu apanhador de bolas de tenis, é o Grande Otelo, é o pintor Portinari, é o Brasil de todos os partidos.”

    Responda a este comentário

    Victor

    O último parágrafo não quer dizer muita coisa, tendo em vista que os outros clubes apesar de associados de elite, tinham “adeptos” de todas as classes.

    Esse parágrafo, pelo visto, pode entrar facilmente naqueles textos irrelevantes do Artur da Távola que nada diferenciam os clubes uns dos outros.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Talvez o tal espirito de brasilidade refira-se a capacidade mentirosa da populaçao brasileira…

    Responda a este comentário

    Victor

    Bibliografia:
    Viva o Povo Brasileiro (UBALDO, João)

    Responda a este comentário

    Bender

    Prezado Bona,
    a frase não é necessidade de coisa nenhuma com constatação de nada.

    Frase que eu não saquei foi (a partir do negrito): “que em 1923 foi campeao em cima do elitista urubu e que a partir de 1923, esse mesmo clube popular, até 1977, só foi superado em número de conquistas do campeonato estadual pelo rival da gávea um ano, em 1944

    À título de curiosidade. Jejuns vascaínos: 1936 – 1944; 1958 – 1969; 1970 – 1976; 2003 – atual.

    ****

    Só achei esse trecho. Vou ter que comprar o livro.

    Sei lá. Parece que ele está falando do Maracanã. A Gávea já existia e é provável que em 1946 já tivessem projetos do estádio. Pelo visto existia uma oposição na época contra a construção (“Não vejo porque a grita que se levanta”).
    E como reza a lenda que o Flamengo sempre teve a maior torcida (clube popular e elitizado), o autor já puxou uma sardinha pro seu lado.
    Porém logo demonstrou a importância de (e para) todos os clubes do RJ. Está claro ali que o futebol já era bem marcante pelo menos no Rio, e provavelmente no país.

    Responda a este comentário

    Yuri

    se há um clube nacional, este será o urubu…”

    Ou foi por burrada ou MALANDRISMO/VISIONARISMO mesmo.

    Responda a este comentário

    Victor

    Sancho quem escreveu esse verbete?

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Eu acho que essa frase pode dar a dica do que era o urubu. “Se há um clube nacional – o Vasco – este será o urubu”…

    A publicaçao com certeza nao é uma constataçao, mas sim uma propaganda.

    Responda a este comentário

    Bender

    Também não é propaganda.

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Andre, o que t garante q esse “clube nacional” seria o Vasco? Primeiro, que no texto não há referência alguma quanto a isso. Segundo, não tenho conhecimento de nenhum outro texto ou documento atestam isso.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Jorge Caldas, vou te explicar porque era o Vasco esse time:

    Pense comigo:

    Até 1923, o futebol do RJ era dominado por 3 grandes clubes: o finado Fluminense, o Botafogo e o Urubu. Todos da zona sul. Entre eles, como é até hoje, tinha lá o Bonsucesso, o Paysandu, o São Cristóvão… E num nível de grandeza um pouco inferior, também, o América.

    De 1906 até o ano de 1922, o ranking de titulos era:

    Fluminense – 8
    Flamengo – 4
    Botafogo e América – 3
    Paysandu – 1

    Polarização estabelecida. Todos começaram com poderes, desde a criação do campeonato.

    Em 1916, um clube de remo, fundado em 1898, resolve montar seu primeiro time de futebol. 10 anos depois do inicio do campeonato. No primeiro jogo, esse time, pequeno claro, surgido de uma fusão com o Lusitânia, perde por sonoros 10 x 1 para um outro time, o Paladino. Jogo válido pela 3a. divisão da LMDT.

    Após alguns anos tropeçando, em 1922, este pequeno time suburbano, conquista a segunda divisão e, num jogo contra o São Cristóvão, ultimo colocado de 22, garante o direito de disputar a primeira, contra os “grandes clubes do Rio de Janeiro”.

    Imagine o RJ na época. Imagine como era o comportamento da elite. Se nao sabe, lembre-se de várias novelas que retratam a primeira metade do século passado…

    Ocorre, que esse clube pequeno, sobe para a primeira divisão e torna-se campeão logo no primeiro ano.

    Com o título diante dos “gigantes”, o Vasco se popularizou. E o que ocorreu?

    Com o título, a popularidade vascaína aumentou. O Vasco, definitivamente, não era mais o clube apenas dos portugueses radicados no Rio, mas dos cariocas das mais diversas origens e de todas as camadas da sociedade.

    Apavorados com o crescente prestígio vascaíno, especialmente depois da conquista do título de 1923, os clubes grandes de então reuniram-se para exigir que o Vasco e os demais pequenos se submetessem a uma investigação em torno das posições sociais de seus atletas. A ordem era que se eliminassem os jogadores profissionais ou que não fossem capazes de assinar a súmula das partidas. O Vasco contava com vários analfabetos no time. As manobras antivascaínas, porém, não deram certo, pois o Clube contratou professores para ensinar os atletas a assinar o próprio nome.

    Desesperados, os grandes partiram pra outra alternativa. Abandonaram a Liga Metropolitana (LMDT) e criaram a Associação Metropolitana de Esportes Amadores (AMEA). O Vasco tentou filiar-se, mas foi impedido sob o argumento de que não possuía um campo apropriado (o clube disputava seus jogos no campo da Rua Moraes e Silva). Não era bem esse o problema. Tanto que foi proposto ao Vasco eliminar doze de seus jogadores, exatamente os negros e operários, para que o aceitassem na nova entidade.

    Obviamente o presidente do Vasco recusou a proposta.

    Coube ao presidente vascaíno, José Augusto Prestes, enviar ao presidente da AMEA, Arnaldo Guinle, uma carta manifestando o repúdio do Vasco ao racismo e deixando clara a posição do clube em relação à exigência do afastamento dos seus doze jogadores. “Estamos certos”, escreveu José Augusto Prestes, “de que V. Excia. será o primeiro a reconhecer que seria um ato pouco digno de nossa parte sacrificar, ao desejo de filiar-se à AMEA, alguns dos que lutaram para que tivéssemos, entre outras vitórias, a do campeonato de futebol da cidade do Rio de Janeiro de 1923. São doze jogadores jovens, quase todos brasileiros, no começo de suas carreiras. Um ato público que os maculasse nunca será praticado com a solidariedade dos que dirigem a casa que os acolheu, nem sob o pavilhão que eles com tanta galhardia cobriram de glórias. Nestes termos, sentimos ter que comunicar a V. Excia. que desistimos de fazer parte da AMEA.”

    Em 1924, fora da liga “racista”, o Vasco fez a melhor campanha da História do Campeonato Carioca: 16 vitórias em 16 jogos, ou seja, 100% por cento de aproveitamento. Esta performance, não igualada até hoje, deu ao Vasco da Gama seu primeiro título invicto.

    Decididos a fazer do Vasco um clube grande, os vascaínos partiram então para a construção de um estádio, passando a angariar fundos entre 1924 e 1926. Listas corriam pela cidade, onde muita gente assinava, dando a contribuição que podia. O êxito foi tanto que, ao final de 1926, oito mil novos sócios tinham ingressado no clube. Em 1925, foi adquirido um terreno numa colina em São Cristóvão, que havia sido ocupada no seculo XIX por uma chácara doada por D. Pedro I à Marquesa de Santos.

    Com a sua popularidade e seu quadro social crescendo rapidamente, e com o grande sucesso de seu plano de construção do estádio, o Vasco foi admitido na AMEA, em igualdade de condições com os clubes grandes, ainda em tempo para o campeonato de 1925. A construção do estádio coube à Cristiani & Nielsen, prestigiosa firma que pouco antes havia erguido o Jockey Club Brasileiro no hipódromo da Gávea. A pedra fundamental foi lançada no dia 6 de junho de 1926. Raul da Silva Campos era o presidente do Vasco. Menos de 11 meses depois, o clube entregava ao futebol brasileiro o estádio Vasco da Gama, mais tarde popularmente denominado de São Januário.

    Na época da sua inauguração, São Januário era o maior estádio da América do Sul e, até a inauguração do Pacaembu em 1940, seria o maior do Brasil. Os jogos da Seleção Brasileira foram regularmente realizados em São Januário até a inauguração do Maracanã em 1950, destacando-se a conquista do Campeonato Sul-Americano pelo Brasil em 1949. Ainda hoje, São Januário é o maior e o melhor estádio particular do Rio de Janeiro. Além de sua importância esportiva, o estádio foi palco de diversos eventos marcantes da História do Brasil, como comícios políticos e assembléias de sindicatos de trabalhadores. Foi durante um histórico comício de 1º de maio em São Januário que o então presidente Getúlio Vargas (que aliás era vascaíno) anunciou as primeiras leis trabalhistas do Brasil.

    Bom, o livro é de 46, justamente a década que o Vasco montou o melhor time de sua historia.

    Um time atrevido, pequeno, suburbano, nao apenas subiu de divisão. Subiu e disputou em condições de igualdade tudo contra os grandes, retirando-lhes tudo que eles pensavam ser deles.

    Imagine que, de 1923 até 1946, quando foi publicado esse livro, o ranking, neste período pós-vasco, o ranking de títulos era o seguinte:

    Vasco – 6
    Flamengo – 6
    Fluminense – 6
    Botafogo – 5
    América – 3
    Bangu e São Cristóvão – 1

    Resta observar também que, na década de 40 foi quando o Vasco montou o seu melhor time da história. Unico com estádio proprio construído por torcedores, vindo das ligas inferiores, campeão no futebol e imbativel no remo, cravado na zona norte.

    Se vc estender o período de 23 a 50 teria o seguinte ranking:

    Vasco – 9
    Fluminense – 7
    Flamengo e Flamengo – 6
    América – 3
    Bangu e São Cristóvão – 1

    Destacando o campeoanto sulamericano de 48 no meio do caminho… Porque o vasco foi o convidado???

    Portanto, amigo, sem sombra de dúvidas, desde que um clube atrevido da segunda divisão, subiu a primeira divisão (imagine que hoje fosse o Nova Iguaçu… chegando e fazendo isso!)

    Vc tem alguma dúvida de que clube era essa?

    De qualquer forma sua pergunta é interessante: “quem te garante que esse clube nacional seria o Vasco?” Pelo menos reconhece quem nao era esse clube nacional…

    Responda a este comentário

    Matheus

    putaquilpariuqueporraescrota [4]

    Responda a este comentário

    Julio Cesar

    O desenho é tão ridículo que precisa de identificação! Pensando bem, seria pior se tivesse escrito “Passe o filtro sooolaaaaar!” hehehehehehehe

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Olhando bem para o desenho, tá parecendo mais o falecido Castor de Andrade…

    Responda a este comentário

    RB

    torcida do mengão fez uma pra JANETE também. heheheheehe

    Responda a este comentário

    Matheus

    hAHAHAHAHuhasuhHUSASuhhusaauhasauhasuhas

    Responda a este comentário

    Bender

    hAHAHAHAHuhasuhHUSASuhhusaauhasauhasuhas [2]

    Responda a este comentário

    Renan Canuto

    Caralho, é a Janeth!

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Também parece o traveco do BBB

    Responda a este comentário

    Victor

    Antes tivessem feito do irmão dele que já foi técnico no clube.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Mais do que já zoaram? Impossível… rs

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Eu ia achar absurdamente FODA se a torcida do Botafogo fizesse um bandeirão do BIRIBA.

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu ia achar absurdamente FODA se a torcida do Fluminense fizesse um bandeirão da SUSANA WERNER.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Eu ia achar absurdamente FODA se a torcida do Cruzeiro fizesse um bandeirão do SÉRGIO MALANDRO!

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Eu ia achar absurdamente FODA se a torcida do Vasco não fizesse um bandeirão.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Nem do Zen?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Nenhuma, acho bandeirão um porre.

    Responda a este comentário

  3. Daniel
    2/02/11 - 14:46

    Espero q jogue serio. Firulas soh de 3 a 0 pra cima.

    Responda a este comentário

  4. Serginho Valente
    2/02/11 - 15:27

    “Hoje é tipo um show, algum espetáculo, uma festa, um teatro, circo (!). Enfim, é entretenimento.”

    Hehehe, hoje é uma chegada, mas me lembro que pensaram assim numa despedida…

    Responda a este comentário

    Bender

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2011/02/renato-deixa-festa-da-estreia-de-ronaldinho-so-para-torcida.html

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    http://www.blablagol.com.br/flamengo-x-nova-iguacu-r10-em-campo-12483

    Responda a este comentário

    Bender

    Ainda não sou dirigente

    […]Por isso, a diretoria decidiu: a festa fica por conta da torcida […] A decisão se deu por causa de um trauma em 2008 […]

    http://centraldoflamengo.com.br/2011/02/01/festa-na-estreia-ronaldinho-tera-bandeira-com-rosto-de-assis/

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Se você acredita nisso…tudo bem.

    Responda a este comentário

    Bender

    Acredito que uma derrota hoje seria frustante, mas passaria longe, muuuuito loooonge do que foi o referido jogo.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Seria tão engraçado quanto, sem dúvida.

    Responda a este comentário

    Bender

    É o que lhe resta…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Sem dúvida, mas não deixa de ser muito divertido.

    Responda a este comentário

    Renan Canuto

    Hoje é um circo como foi o Maracanã em 2008 na despedida do Joel? Espero que sim.

    Responda a este comentário

  5. saulo
    2/02/11 - 15:51

    Ronaldinho não vai jogar, dará o luxo de treinar ao vivo diante do Engenhão cheio. A estréia acontece no primeiro clássico dele.

    Responda a este comentário

  6. Bender
    2/02/11 - 16:16

    Bom, mosaico parece que vai ter
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2011/02/torcida-do-fla-confirma-mosaico-em-homenagem-ronaldinho.html

    Responda a este comentário

    Douglas

    Mosaico patrocinado é mole. Quero ver é juntando dinheiro na raça pra fazer a coisa.

    Não que os mosaicos tenham sido uma invenção tricolor – apesar do torcedor do Flu crer piamente nisso. Mas me incomoda bastante a falta de criatividade da torcida do Fla nos últimos anos. Tá faltando cabeça pensante na torcida? O número de canções “adaptadas” de outras torcidas, entre outras coisas, me levam a crer nisso. Os flamenguistas já foram mais originais.

    Quanto ao espetáculo circense armado para hoje… Parece até que é o Ronaldinho 2005/06 chegando. E não é. Mas até entendo a Globo, com o futebol caindo pelas tabelas no Ibope, a dona do jogo precisa fazer disso um grande acontecimento. Fico com as palavras do Tostão:

    http://1.bp.blogspot.com/_ezrwUytP54E/TTMmbU6XCfI/AAAAAAAAW_c/o5WiP97tND4/s1600/tusta.jpg

    Responda a este comentário

    Bender

    O comentário valeu pela coluna do Tostão.

    É basicamente o que eu penso também. E deixei claro nesse post de 3 linhas. No meu seguinte post o tema também é abordado. Além de estar mais esmiuçado nos comentários de ambos os posts.

    A comparação com o Ronaldo é perfeita – o Victor já tinha escrito algo semelhante aqui também.

    Há algumas pequenas passagens que não concordo com o Tostão, mas que não muda muita coisa. É questão de opinião marketeira e mercadológica.

    Responda a este comentário

    Douglas

    Ao menos TN e Rg no mesmo time protagonizarão uma pequena revanche histórica. Nos jogos olímpicos de 2008, TN – que vinha V-O-A-N-D-O, foi barrado por um RG lento, sem inspiração e OMISSO (uma das poucas bolas foras de Dunga no comando da Seleção). Vão jogar em posições diferentes, mas não me surpreenderia uma futura barração de RG, apesar de achar difícil. O futebol de RG não é uma incerteza. A única dúvida é o nível do futebol brasileiro mesmo.

    Responda a este comentário

    Victor

    Tostão se contradiz ou ao menos se confunde.
    Se o marquetingue funcionou no intuito de convencer a urubuzada que Ronaldinho é o melhor do Mundo (e pelo que observo, não tentou convencer e não convenceu), a aceitação do torcedor do Flamengo será similar a de Romário/95 e Ronaldo/09.
    Títulos não serão necessários se o marquetingue é eficiente.

    Ademais, Ronaldinho não fracassará ainda que se porte como na Europa. Se ameaçar fracassar, terá tempo de se redimir com eventualidades, assim como Fred teve e tem no Fluminense.
    Até Deco ainda é cercado de boa-vontade.

    Responda a este comentário

  7. Serginho Valente
    2/02/11 - 20:07

    O Flamengo chegou no estádio 21h…Já vi esse filme…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Volta Olímpica dos Campeões da Copinha…isso porque disseram que não iriam fazer festa…

    Responda a este comentário

  8. Fernando
    2/02/11 - 20:27

    Bom, antes que ele comece a jogar, deixe eu tecer meus breves comentários pra depois voltar aqui e ver o que acertei e o que errei.

    Em primeiro lugar, acho Ronaldinho, no auge, o melhor jogador dos anos 2000.

    Hoje ele tá longe do auge, mas ainda tem passes absurdos. Pra mim sua maior qualidade desde sempre é essa, e não os dribles. Como não tá com aquele físico pra arrancadas e dribles de antigamente, é o que vai fazer a diferença atualmente… passes e um ótimo chute também.

    Futebol no Brasil não é fraco, então o cara não vai se criar porque o nível aqui é baixo… Mas acho que vai jogar bem e se criar porque ainda pode jogar muito e deve se motivar.

    Pra mim vai ser tal qual início no Milan. Jogando bem, fazendo a diferença, mas longe do craque que foi.

    Mas acho que ele não salva o Flamengo. Não vejo esse time todo organizado em torno dele, com seu talento dando títulos ao Flamengo.

    Final do ano volto aqui e vejo se queimei a língua.

    Responda a este comentário

    Victor

    Meio dos anos 2000.
    Ronaldinho no auge x Zidane em fim de carreira:

    Responda a este comentário

    Fernando

    Sabia que alguém ia falar isso.

    Ronaldinho de 2005 > Zizou, in my humble opinion.

    Responda a este comentário

  9. Victor
    2/02/11 - 20:56

    Soltaram fogos aqui perto de casa quando Ronaldinho entrou.
    Confesso que fiquei com vergonha alheia.

    Responda a este comentário

    Bender

    Saí do trabalho por volta de 19:30. Estarei exagerando se disser que parecia final, mas vi bastante gente com a camisa do Flamengo indo pro jogo. Deu vontade de ir no sentido contrário.
    Já em Icaraí gritos “Úh!” do arco-íris rolaram no gol ridículo que o cara perdeu no 1º tempo. No gol do Flamengo gritos de “Mengo!” numa intensidade um pouco maior. Tudo dentro de uma normalidade.

    Responda a este comentário

  10. Serginho Valente
    2/02/11 - 21:10

    PQP!! Que gol perdeu o NI.

    Responda a este comentário

  11. Victor
    2/02/11 - 21:12

    10′ Nova iguaçú perde gol cara a cara com o atual espancador de mulheres, digo, goleiro do Flamengo.

    Responda a este comentário

  12. Victor
    2/02/11 - 21:14

    12′ Diogo Silva defende trivelinha de um rubronegro.

    Responda a este comentário

  13. Victor
    2/02/11 - 21:22

    20′ Téo José diz que Léo Moura já merecia uma convocação. Edmundo concorda. Eu esboço um sorriso e me levanto para pegar uma água.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    O Jackson Five tá arrepiando lá o selecionável.

    Responda a este comentário

  14. Victor
    2/02/11 - 21:24

    Tempo técnico – Edmundo diz que para Ronaldinho foi importante vir para o Flamengo por ser uma oportunidade única de jogar no Brasil. Beberei mais água.

    Responda a este comentário

  15. Andre Bona
    2/02/11 - 21:35

    NIG bota pressao geral no urubu… leo moura fica no chao…

    Responda a este comentário

  16. Andre Bona
    2/02/11 - 21:43

    Enquanto isso na fortissima libertadores do cruzeiro… o liverpol do uruguai (esses dias passou uma matéria sobre esse time… tem menos estrutura que os do Espírito Santo)… vai dificultando as coisas.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Se Libertadores é fácil, que dirá o Carioca em que o Vasco tem…quantos pontos?

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    O carioca é infinitamente mais dificil que a primeira fase da libertadores. quiçá da pré liberadores…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Cruzeiro é bi-campeão carioca.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    é mesmo? kd a taça? acho dificil, pq o cruzeiro nao passa do nova iguaçu nem a pau…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não, você se equivocou.

    Quem não passou de Nova Iguaçu e Resende foi o Vasco.

    Responda a este comentário

    Matheus

    A sorte do Vasco, se jogasse a Libertadores, é que não tem rebaixamento.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    na proxima “encarnação dos clubes”, se o cruzeiro “nascerá” no RJ ou em SP, aí sim, finalmente será de primeira divisao…

    enquanto isso nao ocorre… corram atrás dos campeonatos secundários… que fazem de melhor…

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    quem jogou hoje no campeonato mineiro? alguem sabe?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Só América e Caldense.

    Pelo menos aqui não tem time formado só pra vender, igual Barueri/Prudente, Tigres, etc.

    Responda a este comentário

  17. Serginho Valente
    2/02/11 - 22:27

    Excelente arbitragem no Engenhão, pelo menos até os 20 min. do 2º.

    Responda a este comentário

  18. Serginho Valente
    2/02/11 - 22:29

    GOOOOLLLL DO TOLIMA!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responda a este comentário

  19. Serginho Valente
    2/02/11 - 22:35

    24 min. Entrada duríssima do R10, deveria ser expulso. E não marcaram a falta. Não se pode elogiar árbitro antes do fim do jogo.

    Responda a este comentário

    Douglas

    Teve uma tesoura no meio de campo ainda no primeiro tempo também. Mas essa foi involuntária. O foda foi o constrangimento da equipe da Globo tentando explicar o lance, dizendo que não era bem assim.

    Luxemburgo segue treinando no nome.

    Sintomático que o único gol do jogo tenha passado pelos pés de meio time rubro-negro, menos nos do novo Messias, é claro.

    Estréia fraca de Ronaldinho, mas esperada dentro das (poucas) ambições da Globeleza.

    Aguardemos os próximos capítulos.

    Responda a este comentário

    Douglas

    Mas a melhor da noite foi essa pérola catada no Twitter:

    RT @fabiomayumi: Mas é só tomar Activia que sai… RT @gpoli “Todo mundo tem um pouquinho de Flamengo dentro” diz Ronaldinho #Fla

    Ráaaaaaaaaaaaaa!

    Responda a este comentário

    Bender

    “O foda foi o constrangimento da equipe da Globo tentando explicar o lance”
    Não houve NADA disso.
    Narrador: “Ronaldinho entrou com vontade ali heim Júnior?”
    Júnior: “com vontade até demais”
    Depois alguém comentou que ele “perdeu a passada”, o que o replay confirmou.

    Responda a este comentário

    Douglas

    Seria simples o “É lance para expulsão”… que, por acaso, não saiu. Vou tomar um pouco de Activia agora…

    Responda a este comentário

    Douglas

    “perdeu a passada”, fosse o Zé das Couves (e não se trata de Flamengo), o frase seria “houve imprudência no lance, merecido o cartão vermelho”.

    Responda a este comentário

    saulo

    Deu para ver que nunca jogou uma bola. O jogador do Nova Iguaçu pisou na bola e desequilibrou. Ronaldinho estava na corrida para tomar a bola e não dava mais tempo de párar.

    Responda a este comentário

    Victor

    Então porque você deu ataque de pelanca por email durante meses quando Metanol fez o mesmo contigo lá no Marieta?

    Responda a este comentário

    saulo

    Porque naquele lance o Metanol em nenhum momento visou a bola. A bola estava dominada no pé direito e ele de uma voadora com a sola em cheio no tornozelo esquerdo. Não era uma jogada em velocidade. Não foi coincidência ter acertado o Lapa em um carrinho por trás. Sorte a dele não ter sido atingido como eu.

    Responda a este comentário

    Douglas

    Mas você tem o raplay do lance?

    Responda a este comentário

    saulo

    Tive durante três semanas uma bota ortopédica,problemas de coluna, quatro mêses de fisioterapia e uma ruptura de ligamento e fissura no tálus encontrada na ressonância magnética.

    Responda a este comentário

    Victor

    Tem culpa Metanol se você é chinelinho?

    Responda a este comentário

    saulo

    Tem culpa total. Sou amigo de longa data de um primo do Metanol e tenho muitas informações sobre seus históricos de entradas violentas em campo.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Bixo, o cara te fudeu, hein?

    Ele deve ser uns 3 metros maior que você, Sauleta. Puta merda!

    Responda a este comentário

    saulo

    Vamos combinar o seguinte: vou dar uma voadora com as travas da minha chuteira em cheio no seu pé de apoio no Marieta. Depois você me diga o resultado da ressonância ou raio x.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Saulo, queridão, você já jogou campeonato varzeano na zona rural?

    Responda a este comentário

    saulo

    Já. A Liga Marieta é um encontro de amigos peladeiros, ninguém quer matar outro em campo.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Metanol quis te matar, é isso?

    Responda a este comentário

    Bender

    hahaha… puta merda! Vcs se superam!

    Responda a este comentário

    saulo

    Não literalmente. Ele entende que uma pelada de amigos é uma guerra campal.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Tem cojones, você quer dizer?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Um cara com o apelido de Metanol merece meu respeito.

    Responda a este comentário

    Douglas

    OK, SauloPelé! Não houve imprudência. Aliás, a carreira de RG mostra que ele não é maldoso.

    Responda a este comentário

    Bender

    Não estou falando se o lance foi para expulsão ou não. Estamos divergindo sobre o suposto “constrangimento”. Isso não existiu. Os caras olharam o lance, deram a opinião e confirmaram no replay. Igual todo jogo.

    ****
    Posso falar o que mais me chamou a atenção: o repórter falando que se o Deivid fosse o Loco Abreu ele alcançaria aquela bola. Eu ri. E depois concordei :/

    Responda a este comentário

    saulo

    Tenho minhas dúvidas, Abreu não é um centroavante veloz.

    Responda a este comentário

    Douglas

    Dá pra ver que nunca jogou bola. O cara se referia ao tamanho do Abreu, que conseguiria alcançar a bola.

    Responda a este comentário

    saulo

    Não adianta ter tamanho e ser lento. Garanto de fosse o Romário com quinze anos a menos nas costas, chegaria na bola. Além de tudo, para jogar com o Ronaldinho Gaúcho, precisa ter raciocínio rápido para se deslocar antes.

    Responda a este comentário

    Bender

    O cara se referia ao tamanho do Abreu, que conseguiria alcançar a bola.[2]

    Responda a este comentário

    Matheus

    Mas depois do que andei vendo, é bem possível que, na velocidade, o Loco ganharia também.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Não tem nem comparação, Loco é maior, mais rápido e melhor tecnicamente.

    Responda a este comentário

    saulo

    Isso em relação ao Romário????

    Responda a este comentário

    Bender

    HUAhuA HUAHuHAuHAu HAUhUAh UAHuHAuHAuhua… muito doido! De onde vc tirou isso?

    Em tempo, hoje eu concodo com o Surdo: Loco >>> Deivid

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Olha o respeito.

    É CAPITÃO Loco Abreu.

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Não achei uma estréia fraca não. Muito superior à do Thiago Neves, inclusive.

    Pegamos o melhor time do grupo e o R10 conseguiu armar algumas boas jogadas, com belos passes, colocando os companheiros em situação de gol.

    Com o tempo, o ritmo, a forma e a vontade, só tem a crescer.

    E concordo com o que outros disseram: os grandes tem que se ligar nesse time do Nova Iguaçu, tem bons jogadores aí pra banco (Fla, Flu e Bota) e até para titulares (Vasco).

    Responda a este comentário

    saulo

    O Nova Iguaçu tem uma estrutura invejável a qualquer clube grande do Rio. Provavelmente alguns serão aproveitados após o estaduais na série A do brasileirão. Posso citar o caso do volante-zagueiro Aírton, um dos melhores em 2009 e foi vendido ao Benfica. Por causa da LEI PELÉ, o clube ganhou 30% da venda. Algo impensável antes.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Sem dúvida. Antes o Nova Iguaçu cederia 50% do passe para o Flamengo, e ganharia na venda do Aírton para o Benfica 50%. Só que em vez de ser vendido R$7,5 milhões, ele seria vendido pelo dobro disso. E talvez a Traffic não abocanhasse boa parte da grana.

    Responda a este comentário

    saulo

    A Traffic fez a parte dela e azar dos clubes serem geridos por amadores. Independe da legislação. O valor para o orçamento do Nova Iguaçu é uma fortuna.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Prova que o orçamento do Nova Iguaçu é uma fortuna.

    Depende TAMBÉM da legislação. Eu prefiro uma que favoreça o Vasco, o Flamengo…se você prefere uma que favoreça a Traffic, é um direito seu.

    Responda a este comentário

    saulo

    Não entendeu mesmo, essa transferência do Aírton, foi uma fortuna para o orçamento do Nova Iguaçu.
    Se o Flamengo não soube ganhar mais na transação, culpa da diretoria incompetênte. O mesmo caso do Jonas no Grêmio. O Santos vai ganhar uma quantia exorbitante com o Neymar e ninguém vai reclamar da legislação.

    Responda a este comentário

  20. Matheus
    2/02/11 - 22:36

    TOLIMA É BRASIL NA LIBERTADORES!

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Expulso um jogador do Corinthians….hahahaha.

    Responda a este comentário

  21. Serginho Valente
    2/02/11 - 22:41

    GOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLL DO TOLIMA! 2X0! AHAHAHAHAAHA…

    Responda a este comentário

    Bender

    TOLIMINADO peremptoriamente

    Responda a este comentário

  22. Matheus
    2/02/11 - 22:52

    Josiel WHO?

    Responda a este comentário

    Sancho

    Bah! Demoramos (falo em nome de TODOS os presentes no Olímpico) alguns minutos para entender. Teve gente comemorando no meu lado por um bom tempo…

    Responda a este comentário

    Sancho

    Tchê, o Lúcio não viu o resto do lance e achou que o juiz tivesse anulado o gol!

    Responda a este comentário

    Bender

    HAUHUAh uAHuhuHAU UAh UAHu hAUHAU HAUHAUH AUHAU AHUHAUAHuahUHAua

    Responda a este comentário

    Victor

    Foda foi o cara que escrevia no blog do Lédio Carmona falando:
    Normalmente ele faz esse tipo de gol

    Huahuaheuaheauheauehauhu HAueaheu aheuaheauhe

    Responda a este comentário

    Matheus

    O cara que escrevia no blog do Lédio cada vez me constrange mais.

    Acho que o Vasco tá fazendo mal a ele, coitado.

    Responda a este comentário

    Bender

    Huahuaheuaheauheauehauhu HAueaheu aheuaheauhe [2]

    Pô Matheus… O maluco mandou benzão!

    Responda a este comentário

    Matheus

    É o Lédio, só que ele nem escreve mais no próprio blog.

    Responda a este comentário

    Bender

    Deve estar sem tempo. Aí dá oportunidade para alguém. Show.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Então que chame: “Blog dos amigos do Lédio que tiveram oportunidade”.

    Responda a este comentário

    Bender

    Não há porque mudar o nome do blog. É só colocar o nome de quem escreveu o post.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Lédio Carmona é outra sumidade.

    Responda a este comentário

    Bender

    Pra quem?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Uma boa quantidade de pessoas.

    Até pra mim era.

    Daí comecei a ficar meio envergonhado com a forma que ele fazia crer que não havia nada de errado com o Brasileiro. Disincanei.

    Responda a este comentário

    Bender

    Somente o Dicionário é sumidade. Mais ninguém.

    Responda a este comentário

    Bender

    E mesmo assim é atualizado de vez em quando.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Eu sou uma sumidade.

    Obrigado.

    Responda a este comentário

    Bender

    Pra mim vc não passava de 1,70 m
    Mas ok então. Hehehe

    Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa
    sumidade
    [Do lat. summitate.]
    Substantivo feminino.
    1. Qualidade de alto, eminente.
    2. O ponto mais alto; cumeeira, cimo, cume.
    3. Fig. Pessoa que sobressai às outras por seus talentos ou saber.
    © O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.

    Responda a este comentário

    Matheus

    1,80!

    E eu me resumo ao item 3.

    É que aqui eu não destilo tudo que sei, entende?

    Mas no gramado, ali sim.

    Responda a este comentário

    saulo

    Julio Baptista é sumidade?

    Responda a este comentário

    Matheus

    A maior de todas, depois de Metanol.

    Responda a este comentário

    Lincoln

    Lédio ta virando um novo Sérgio Noronha

    Responda a este comentário

  23. Serginho Valente
    2/02/11 - 22:53

    O Nova Iguaçu morreu, como todos os pequenos morrem nos jogos que eu vi. Preparo físico péssimo, que só não é pior que o do Vasco. Uma pena.

    De qualquer jeito, OBRIGADO CORINTHIANS! Hehehehehehe.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    EU nao acho que o NIG tenha morrido. Acho que abandonou a vontade de ganhar.

    O cara da band tá meio galvao bueno…

    “Leonardo moura merecia o gol”… o goleiro que catou tudo nao merecia defender nao né seu FDP!

    Goleirao pegou tudo. um vacilo… deviam ter matado o jogo logo no primeiro tempo, pq nao tava dificil para o NIG.

    Responda a este comentário

  24. Andre Bona
    2/02/11 - 22:59

    Caralho… tem jogador no NIG pegando camisa da urubuzada… e os caras do urubu nem pegam a deles… a camisa laranja é maneira…

    Responda a este comentário

  25. Matheus
    2/02/11 - 23:20

    Quanto ao Corinthians, só faço uma observação:

    Deus é justo.

    Obrigado.

    Responda a este comentário

    saulo

    E quanto ao Wanderley, continua queimou a língua de novo do Matheus.

    Responda a este comentário

    Matheus

    1 temporada, Saulo.

    1 temporada.

    Responda a este comentário

    saulo

    Júlio Baptista precisou de apenas jogar bem uma partida três anos antes da copa e convencer o Dunga a ficar no grupo. Além do Matheus, é claro.

    Responda a este comentário

  26. Bender
    2/02/11 - 23:53

    Jogo ruinzinho demais. Outro dia fui assistir uma peça de teatro e dormi. Foi quase isso.

    Nova Iguaçu, mais bem postado que o Flamengo, jogou lá atrás e conseguiu bons contra-ataques no 1º tempo. Utilizou o mesmo expediente no 2º tempo, porém sem os contra-golpes. Pode ser a falta do preparo físico. Se eu fosse o Dinamite olhava com mais atenção para esse time do N.Iguaçu. O tal do Marquinhos (jogou com a camisa 100) é uma boa opção pro meio campo do Vasco (sem zueira).

    Flamengo muito bagunçado. Salvou no 1º tempo o David Brás. O zagueiro cortou praticamente todos os ataques do N.Iguaçu com segurança. O 2º tempo valeu pela entrada do Vanderlei com muita vontade (Deivid está um bonde!) e fez o gol clássico do tal “homem-de-área”. O reserva do Flamengo que entra no final das partidas é o artilheiro do time com 4 gols no campeonato.

    Leo Moura e TN7 bem abaixo do último jogo contra o Vasco. R10 fez uma estreia dentro do que eu esperava. Ainda sem ritmo e pouco entrosado não rendeu muito. Mas mostrou com alguns passes e lançamentos que é muito diferenciado. A tendência é melhorar.

    Responda a este comentário

    saulo

    Esse time teve apenas 20 minutos para treinar, falta conjunto. Pelo menos deu para ver que o Renato não dá para ser lateral, lento e deixa muitos espaços nas costas. Ele foi bem com segundo volante e deixou Williams apenas na marcação. Maldonado é lento e não tem a mesma qualidade na saída de bola. Conseguiu ser o pior.

    Responda a este comentário

    Bender

    Renato não joga nada desde que voltou. Nem armando, nem desarmando e, agora, nem de lateral. Servia para cobrar as faltas. Com R10, TN7 e Botinelli no time, Renato é banco.

    Responda a este comentário

    saulo

    Para ser segundo volante, muito melhor que o Maldonado. Tem mais velocidade e mais qualidade no passe.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Achei boa a estréia do Gaúcho, acho que ele jogou bem. Mas fiquei com impressão de que aquela formação não é competitiva. A defesa vai ficar muito fragilizada.

    Responda a este comentário

  27. Sancho
    3/02/11 - 0:07

    Enquanto isso, em Porto Alegre, dois gols do PACHEQUINHO GAÚCHO…

    Responda a este comentário

    Sancho

    Ou, como é moda hoje, o VP7…

    Responda a este comentário

    Bender

    Já pagou?

    Responda a este comentário

    Sancho

    Anotamos no caderninho…

    Responda a este comentário

    Bender

    Xiii… Calote Gaúcho! Hahaha

    Responda a este comentário

    Sancho

    Calotinho, o certo é “Calotinho Gaúcho”!

    Responda a este comentário

  28. ketyllen
    3/02/11 - 6:56

    golllllllllllllll do mengãooooooooooooo

    Responda a este comentário

  29. Victor
    3/02/11 - 15:15

    http://futebosta-antifutebol.blogspot.com/2011/02/estudar-pra-que.html

    Responda a este comentário

    Bender

    Ronaldinho Gaúcho é um. Trabalhadores de secretaria são muitos.

    Responda a este comentário

    saulo

    Ao contrário desse mundo dos salários milionários apregoado na mídia, a realidade do futebol é bem diferente. Segundo a FAAP(Federação das Associações dos Atletas Profissionais) e o sindicato dos atletas do RJ(presidido pelo Alfredo Sampaio), em torno de 93% dos jogadores profissionais recebem em torno de 1 a 2 salários mínimos. Isso quando esses clubes semi e amadores estão em atividade. Há casos dos desempregados durante quatro ou cinco meses. Os contemplados e resolvidos financeiramente, correspondem a no máximo 1% da classe.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    É verdade e o seguinte:

    Os salários são dados pela raridade exclusividade da mao de obra. Nada tem a ver com a “importancia” do que se faz. Isso é mercado.

    Se um cara faz uma coisa muito importante, mas existem milhores de profissionais que fazem o mesmo, o preço da mao de obra cai. Nada tem a ver com importancia ou injustiça.

    A reclamaçao de professores, por exemplo, por esse ponto de vista, nao se justifica. Assim como os jogadores, existem os super-professores, palestrantes e o caralho a quatro que compoem os mesmo 1% dos jogadores que ganham uma baba.

    Nao se trata da importancia. Apenas da relaçao oferta x procura daquela mao de obra.

    Qtos fazem o que ronaldinho faz? qtos fazem o que paulo coelho faz? Entao, é isso…

    Responda a este comentário

    saulo

    A reclamaçao de professores, por exemplo, por esse ponto de vista, nao se justifica. Assim como os jogadores, existem os super-professores, palestrantes e o caralho a quatro que compoem os mesmo 1% dos jogadores que ganham uma baba.

    Essa comparação é descabida. Diferente da lógica do mercado, educação é um investimento a longo prazo e não é mercadológica. A sociedade paga seus impostos e o Estado não colabora a medida que onera em demasia a classe média. Se os professores ganham mau, a qualidade será precária. Tudo depende da prioridade. O Cabralzinho pagava 1200 reais a seus cabos eleitorais e a metade aos professores.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    A regra é a mesma:

    Nao tem logica vc pagar aos professores mais, se o cara do lado dele aceitaria trabalhar por menos… O desafio do setor publico pra mim, é manter o mesmo nivel salarial da iniciativa privada para o mesmo cargo. Se ele sobe, ele impacta no mercado. De uma forma ou de outra, professores mais caros no setor publico, elevam salarios no setor privado. e maiores salarios no setor privado, maiores mensalidades. maiores mensalidades, menos pessoas propensas a pagar por isso. em termos mercadologicos, o salario do professor do setor publico deveria estar relacionado com a propensao de pagamento das familias pelo serviço de educaçao.

    Responda a este comentário

    Victor

    Opa!!!
    Mas aí entram OUTROS quinhentos merréis André…

    Note que nesse caso, a mão do Estado pode se fazer presente uma vez que educação é interesse estratégico de uma Nação (mas muito mais que energia ou comunicações, muito mais mesmo. Mais até que saúde do meu modo de ver se destacarmos saneamento de saúde).
    O Estado ao aumentar/inflacionar o salário de professores, pode fazer subir o mercado. Entretanto, o mercado de professores não se resume a uma competição entre instituições de ensino. O mercado de educação concorre diretamente com todos os outros.
    Explico:

    Com salários baixos, os melhores alunos de graduação vão ao mercado para ganhar dinheiro. Trocando em miúdos, os melhores dentistas viram dentistas, os melhores engenheiros viram engenheiros, os melhores médicos viram médicos, os melhores economistas viram economistas.
    Para professores, ficam aqueles que entram em cursos que formam professores (o que reduz absurdamente o universo para se extrair os melhores cérebros de uma Nação) ou alunos mais fracos de cursos mais voltados para o Mercado.

    Percebo que os altos salários pagos pelo Judiciário estão atraindo para os cargos de promotores e juízes bastante gente boa. Tenho muitos amigos inteligentes e bem preparados assumindo esses cargos. Nenhum deles sonha em ensinar.
    Uma política de altos salários para professores certamente beneficiaria gente incompetente que hoje dá aula, mas no longo prazo atrairia melhores professores aumentanto o nível de ensino através da competição entre professores por esses cargos, como acontece com a turma que se forma em direito.

    Talvez, pagar um salário mais alto aos incompetentes de hoje seja um ônus necessário mais lá na frente. Minha opinião é que sim.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Os salarios do judiciario sao incompativeis com o mesmo nivel de responsabilidade em posiçoes similares na iniciativa privada. Por isso, exercem essa atraçao, que é uma forma de deturpar o que seria um equilibrio de mercado. O que nao concordo. No entanto, pelo caráter teoricamente exclusivista das funçoes do judiciário (nao dá pra comparar claramente), usa-se essa brecha para inflacionar.

    Mas o fato é que se o numero de interessados em concursos do judiciario é tao grande, seria perfeitamente possivel diminuir os salarios.

    Outra coisa que deve ser lembrado, é que a função é de “servidor” público. Servir ao público.

    Na minha otica, quem faz concurso o faz para resolver sua situaçao particular e nao “servir ao público” que é a verdadeira missao do setor.

    sobre a importancia ou nao da educaçao, volto a dizer: nao falo da importancia. falo da disponibilidade da mao de obra.

    Eu acho que a “mao do Estado” deveria era sair do judiciario.

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Mais ou menos. Um advogado da iniciativa privada pode ganhar 10 vezes mais que um ministro do STF.

    Um advogado médio, sem encargo de gerência, recebe mais ou menos a mesma coisa que um técnico judiciário de alto nível.

    A questão é que, pra chegar nesse nível médio, o cara trabalhou uns 5 anos (fora estágio), enquanto que o técnico passa no concurso e de cara já recebe isso.

    Um gerente em grande empresa, por exemplo, recebe mais ou menos a mesma coisa que um Juiz ou Procurador, só que pra isso levou uns 10 anos, enquanto que no Judiciário basta passar na prova.

    Muita gente acha inflacionado, mas os salários são adequados ao nível de responsabilidade. O problema são esses concurseiros, que nunca viram o Direito na prática e assumem logo cargo de chefia, isso sim é um absurdo.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Logico Joao. Qq um da iniciativa privada tem que ter a possibilidade de ganhar 5.000 vezes mais e nao somente 10 x mais. Afinal, na iniciativa privada, correm-se riscos. E risco e retorno são diretamente proporcionais.

    Sobre a suposta equivalencia que vc diz ter, ainda assim, nao existe. Lembre-se: o risco na iniciativa privada é eminente. Um presidente de uma multi-nacional pode ser demitido se nao entregar resultado. No publico, nada acontece.

    Além disso, vale ressaltar que no publico existe a “estabilidade”, que nao existe no privado. Essa estabilidade deve ser quantificada. Outro ponto é que o funcionário público se aposenta com remuneraçao integral, no privado tem teto e o cara precisa fazer sua previdencia complementar, acumulando reservas.

    Por isso tudo, o salario publico, considerando apenas no vencimento, deveria ser, pelo menos metade do privado no mesmo nivel de responsabilidade.

    Sobre os concurseiros, bem, nao vejo como distinguir um funcionário publico de outro. Todos estao lá para resolver seus problemas, e nao para servir ao publico. Lugar de ganhar dinheiro, na minha ótica, é na iniciativa privada. Servidor publico deve, apenas, ter o seu sustento garantido.

    Minha opinião.

    Responda a este comentário

    Matheus

    O que Paulo Coelho faz, muitos fazem com muito mais talento, mas não são reconhecidos.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Nao senhor: Paulo Coelho é autor de best-seller. Isso ele faz bem. Ele nao é um excelente escritor. Ele é um excelente vendedor de best-seller. ele só ganha porque seus livros vendem. e nao porque sao ou nao sao bons.

    Portanto, o que ele faz, que é criar um produto e transformá-lo em lucrativo para editoras por todo o mundo, ele faz como poucos.

    Responda a este comentário

    Bender

    Saulo e Matheus vão ficar bolados o dia que descobrirem porque uma grama de ouro vale mais que quilos de lata.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Bender,

    Vc já havia sido perfeito e demonstrado capacidade de síntese quando disse:

    “Ronaldinho Gaúcho é um. Trabalhadores de secretaria são muitos.”

    Tudo já estava ali. Eu quis aprofundar, pois imaginei que a mensagem só poderia ser entendida por quem entendesse o conceito da frase. Aí quis esticar.

    E essa conversa, eu ouço há séculos dos meus pais, que são professores… e sempre explico a mesma coisa. Mas é mais fácil culpar governos e donos de escolas…

    Outra coisa que precisa ficar muito claro pra todas as pessoas é o seguinte: a responsabilidade pela saúde financeira é de cada um. O dono da escola ou o governo nao possuem essa responsabilidade…

    Responda a este comentário

    Bender

    Beleza. Penso basicamente da mesma forma.
    Foi bom o seu complemento. Pelo menos até o exemplo utilizado. O exemplo dos professores é sempre bom evitar. No fundo (lá no âmago) a Economia é baseada no conhecimento e informação. Aí, realmente dá margem para o que o Victor disse acima.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Paulo Coelho é autor de best-seller. Isso ele faz bem. Ele nao é um excelente escritor.

    Ah tá. Agora que isso ficou claro, eu concordo com você.

    Mas ele já foi melhor.

    Responda a este comentário

    saulo

    Ele era melhor nos tempos da parceria com o Raul Seixas.

    Responda a este comentário

  30. Gaburah
    3/02/11 - 18:18

    [Via @BlogAlvinegro]
    #ValeuMengo RT @mesaquadradafc: O Botafogo arrecadou mais de R$ 300 mil reais com o jogo de ontem no Engenhao!

    Responda a este comentário

  31. Bender
    3/02/11 - 22:20

    Post atualizado

    Responda a este comentário

  32. carlos edmilson
    20/07/12 - 21:27

    valeu menor

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário