Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Flamengo 1X1 Botafogo : mais uma vez (nos pênaltis), deu Fla no Engenhão

February 21st, 2011 por | Categorias: Botafogo, Campeonato Carioca 2011, Flamengo.

Ficou a cargo do vascaíno rubro-negro Jorge Caldas a tarefa de escrever sua primeira resenha em páginas blablagolianas acerca do triunfo urubu sobre o Botafogo pela segunda semifinal da Taça Guanabara. Uma vez que dei a cara pra bater e convidei o fLamenguista para escrever o texto, parti do princípio que teria que aguentar bravamente qualquer provocação que porventura fosse colocada. Não precisou, pois o texto ficou muito bom e atira em todas as direções, apontando defeitos e virtudes de ambas as equipes de maneira absolutamente ponderada. Reflete o mesmo jogo que (pelo menos) eu assisti. Parabéns, Jorge. Bela premiére

Por Jorge Caldas

Já está ficando chato e manjado. Flamengo e Botafogo mais uma vez se encontraram para fazer um jogo decisivo no Campeonato Fluminense (não gosto do nome, tampouco do gentílico, mas essa é que é a verdade). E pra variar, mais um jogo recheado de emoções.  Após mais uma disputa de pênaltis, consolidou-se o resultado mais freqüente desde que o Engenhão foi construído: o Flamengo vence de novo e o Botafogo segue sem superar este rival em casa. Tudo bem que esse foi o terceiro empate desde que o estádio foi construído, mas o Botafogo não faz valer seu mando de campo. Mas, como não é minha praia analisar o jogo como um todo (até porque não lembro mais de muita coisa), destaco aqui alguns pontos positivos e negativos, de ambos os lados.

O que houve de bom:

  • Os goleiros: Jefferson mais uma vez mostrou, dessa vez diante de MM, o porquê dele ser considerado o melhor goleiro em atividade do país.  Felipe, quase sem trabalho durante o jogo, falhou no gol alvinegro (se ele se estica mais um pouco, quem sabe…) mas se redimiu na disputa por pênaltis, pegando as cobranças de Everton e Somália;
  • Laterais direitos: Léo Moura, como sempre que encontra espaço, fez um fuzuê na ala esquerda do Botafogo e quase deixou o dele. No segundo tempo, não apareceu tanto. Quase perdeu o pênalti. Pelo lado alvinegro, Alessandro fez um bom trabalho (ou não comprometeu, como dizem alguns botafoguenses). Como sempre (assim o vejo), exerceu bem o papel de defensor e até se arriscou no ataque, quando deu o passe para Loco Abreu marcar o gol alvinegro. Não sei porque não foi escalado nas penais;
  • O “Guerreiro” Willians: E pensar que ainda tem rubronegros querendo esse cara fora do Flamengo… Mesmo tendo um desentendimento desnecessário com Herrera no início do jogo, o que lhe rendeu um amarelo precoce, mostrou o porquê de ser imprescindível nesse time: ele combate por todo o meio-campo, que só quer saber de firulinhas sem objetividade, tampouco marcar, dar combate no adversário;
  • O primeiro tempo do Thiago Neves: Se Willians tinha de combater, alguém tinha que engatar o time do Flamengo pra frente. E TN7 fez bem esse papel, ao menos no primeiro tempo. Com Léo Moura encontrando dificuldades de passar pela “avenida Márcio Azevedo” e o Dentucho só fazendo número, sobrou pra ele tentar alguma jogada de ataque. Conseguiu, com precisão cirúrgica, fazer a bola passar pelo ‘gigante’ Loco e encontrar o ‘pequenino’ Angelim (sempre ele…) no gol rubronegro;
  • Banco pra incendiar o jogo: Final do primeiro tempo. Vendo Cajá sobrecarregado na armação, Joel decide colocar Éverton no lugar de Márcio Azevedo e joga Somália pra esquerda, o que fez o Botafogo acordar, acuar o Flamengo no campo de defesa e chegar ao gol de empate. Vendo que o time não andava, Luxemburgo decide tirar de campo o omisso Deivid e colocar a ‘nova jóia’ Negueba. Logo de cara, põe a bola duas vezes seguidas por entre as pernas de Arévalo e cria jogadas de perigo.  Na esperança de retomar o controle do jogo, Joel põe Caio, mas o mesmo não corresponde.

Negueba foi destaque positivo pelo framengo

O que houve de ruim:

  • Defesas: Assim não dá. Pelo lado alvinegro, Antonio Carlos mostra mais eficiência no ataque do que na defesa. Do Márcio Rosário nada posso falar, pois não prestei atenção nele em campo. Mas se o Botafogo não conta com uma boa zaga, Alessandro e Somália auxiliam lá atrás, o que alivia. Pelo lado rubronegro, a insistência de “profexô” com o Welinton deu mais um fruto. Adivinha quem era o zagueiro que deu condições ao Loco no gol? Ele mesmo. Com isso, o futebol do David Braz está em queda livre. E o Angelim, o “menos ruim” dos zagueiros rubronegros (na minha singela opinião), é improvisado na lateral;
  • Armação: Apesar do primeiro tempo do TN7 e do segundo tempo do Bota e de Negueba, as armações deixaram a desejar no jogo como um todo. O “Gordentucho” há muito não diz a que veio e Cajá ficou sobrecarregado na maior parte do tempo. Apenas as entradas de Everton pelo Bota e Negueba pelo Fla foram capazes de desamarrar o jogo;
  • Luxemburgo: O que será que aconteceu de 1995 para cá? Cadê aquele Luxemburgo que arrumou confusão com Romário por não concordar com ele? Sim, me faço essas perguntas porque HOJE ele deveria ser assim. Não pode é querer mexer no time deixando peso-morto em campo (não preciso dizer quem é). Demorou a colocar o Negueba e o Diego Maurício em campo e, ao invés de colocá-los nos lugares de, respectivamente, Renato e Deivid, põe nos lugares de Deivid e Angelim, sendo que o segundo não fazia má partida;
  • Ataque Mercosul alvinegro: Devido às atuações nos últimos duelos, os botafoguenses esperavam muito de seu ÍDOLO Loco Abreu. Tudo bem que ele deu trabalho à defesa rubronegra (coisa que, convenhamos, até qualquer atacantezinho medíocre tem feito ultimamente) e mostrou oportunismo no gol alvinegro, mas “El Capitán” poderia ter feito a diferença pro seu time (sorte nossa!). Quanto à Herrera, uma discussão com Willians no começo do jogo, muita correria e só;
  • Gordentucho: Ele (só pra variar) não jogou nada, sobrecarregou Thiago Neves na armação e mais uma vez fez uma jogada faltosa, onde (também pra variar) faltou “cojones” ao juiz para aplicar-lhe o cartão. Teve um lampejo com a entrada de Negueba, onde foi deslocado para a “menos pior” das posições que ele pode exercer no time do Flamengo: centro-avante.

Márcio Azevedo foi destaque negativo pelo Botafogo

*****

Agora, o Botafogo se junta a Vasco e Fluminense na “secação anti-Flamengo”, mas com atenção voltada primeiramente para a Copa do Brasil. Depois, resta a Taça Rio pra chegar à decisão, o que acredito que não será possível.

Enquanto isso, o Flamengo dá um enorme passo rumo à sua 19ª Taça Guanabara. Vale lembrar que ambos já se enfrentaram na fase classificatória e o Flamengo apertado, por 3 a 2 com direito a mais uma lambança de Welinton e primeiro gol do Gordentucho com o Manto Sagrado.  Que venha a “Onda Verde” de Saquarema!!! E que o Flamengo, enfim, mostre porque ele é O GRANDE dessa final.

Saudações rubronegras.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

141 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

141 Comentários para “Flamengo 1X1 Botafogo : mais uma vez (nos pênaltis), deu Fla no Engenhão”

  1. Gaburah
    21/02/11 - 22:57

    Indo um pouco além, achei que a péssima apresentação do Márcio Azevedo foi o grande calcanhar de Aquiles do Botafogo no primeiro tempo, já que a imensa maioria das jogadas naquela etapa saiu pela esquerda. Guilherme, que fez boa estreia no Carioca, nem no banco estava.

    Responda a este comentário

    saulo

    A fraca partida do Márcio Azevedo se deve a falta de alguém pelo meio e ataque ajudar. Fica difícil um lateral fazer uma jogada de ultrapassagem neste esquema com muitos zagueiros e volantes, não são jogadores com características de construírem jogadas. Pelo contrário, são apenas marcadores. O Joel tem muita culpa no cartório, ele armou desta maneira e apenas um apoiador foi contratado(Éverton).

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    É, neste caso não tem o que discutir. O Saulo não falou nenhuma bobagem.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Márcio Azevedo não jogou bem. Errou tudo que tentou e caía o tempo todo. Isso independe da presença de meias ou não.

    Mas, de fato, o time subiu de produção com a entrada do Éverton, mesmo com Somália na LE.

    Responda a este comentário

    saulo

    Dá para perceber sua falta de conhecimento sobre futebol.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Admito. Meu forte é mulher.

    Responda a este comentário

    saulo

    Barangas tem vários especialistas.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Depois toma traulitada e fica bravinho.

    Ah, Cabelereca.

    Responda a este comentário

  2. Gaburah
    21/02/11 - 22:59

    Baú do BBG:

    Matheus
    29/12/09 – 14:05 edit
    Cara, deve rolar uma festa em janeiro com a galera da faculdade.

    Você tem problemas em meninas solteiras com pouco mais de 20 anos e que preferem pegação a relacionamento?

    *****

    Botaoteca – Instant Button Uepa

    Responda a este comentário

    Matheus

    Serginho, à época, quase animou.

    Responda a este comentário

    Taís

    Qual o problema com meninas assim? Eu hein, preconceituosos demais vcs…

    Responda a este comentário

  3. Ana Paula
    21/02/11 - 23:08

    Márcio Azevedo pode não ter ido bem no jogo, mas a foto dele neste post está excelente!

    Responda a este comentário

    Victor

    Nessa foto ele está de costas.
    A foto de frente segue abaixo

    Responda a este comentário

    Ana Paula

    Agora sim… perfeito!

    Responda a este comentário

  4. Victor
    21/02/11 - 23:22

    Caros,
    Há um aspecto novo neste clássico que não chamamos atenção.
    A divisão das torcidas.

    Como o estádio não lotou, imagino que a torcida do Flamengo tenha sido maior. Mas seria interessante saber quanto maior ela foi. Não deve ter sido muita coisa.

    Qual o efeito de ter a garantia de compra de ingressos para os times grandes com a torcida menor?
    Qual o efeito na torcida do Botafogo rivalizando em número com a do Flamengo dentro do estádio?

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Tem isso e tem a renda também. Uma maravilha.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    [Via @Fogaonet]

    Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011 – 15h19min

    Botafogo teve 40% da torcida no clássico, mas recebeu mais renda

    Os torcedores do Botafogo que foram ao Engenhão neste domingo no clássico contra o Flamengo perceberam que a torcida alvinegra tinha ido em igual peso ao estádio, ao contrário dos vexames dados nas finais em 2009. Segundo o borderô do jogo, porém, a torcida do Flamengo levou vantagem.

    Mas não foi uma grande vantagem. O Botafogo ficou com 40,4% do público pagante (10.851) e o Flamengo, com 59,6% (16.003). Foram 5.152 pagantes a mais do lado rubro-negro. As principais diferenças foram nos setores superiores e, principalmente, no setor inferior. Atrás dos gols, houve equilíbrio.

    Apesar da superioridade da torcida do Flamengo, a maior fatia da renda ficou com o Botafogo. Com o empate no tempo normal, a renda foi dividida meio a meio, mas o Flamengo teve duas penhoras, contra uma do Botafogo. Assim, o Glorioso levou para casa R$ 196.903,26, enquanto o Flamengo recebeu R$ 184.596,81.

    Vale ressaltar que, mesmo com a superioridade numérica dos rubro-negros, foi notório o maior incentivo por parte dos alvinegros, que gritaram muito mais. Basta observar que por diversas vezes os jogadores do Flamengo tiveram de chamar a torcida, calada durante 95% do tempo e em sua grande maioria de frente para o sol escaldante do Engenho de Dentro.

    Confira a divisão do público, segundo o borderô:

    BOTAFOGO
    Norte – 3.525
    Oeste Superior – 4.269
    Oeste Inferior – 832
    Sócio-torcedor Norte – 94
    Sócio-torcedor Oeste Superior – 1.610
    Sócio-torcedor Oeste Inferior – 521
    TOTAL BOTAFOGO: 10.851

    FLAMENGO
    Sul – 3.892
    Leste Superior – 8.472
    Leste Inferior – 3.639
    TOTAL FLAMENGO: 16.003

    GRATUIDADES + CORTESIAS: 3.699

    Responda a este comentário

    Victor

    Caros, vou filtrar o texto para apenas informações objetivas e chegar ao que nos interessa: entender essa bagaça.

    O texto:

    O Botafogo ficou com 40,4% do público pagante (10.851) e o Flamengo, com 59,6% (16.003).

    Proporção 2:3

    Foram 5.152 pagantes a mais do lado rubro-negro. As principais diferenças foram nos setores superiores e, principalmente, no setor inferior. Atrás dos gols, houve equilíbrio.

    Atrás do gol são os setores mais baratos, dessa forma, é natural uma igualdade. Quando esgotou-se, o maior número de flameguistas fez diferença na aquisição dos ingressos mais caros. Dessa forma, do ponto de vista comercial, a diferença de 5.152 pagantes referem-se a pagantes de maior “qualidade”

    Com o empate no tempo normal, a renda foi dividida meio a meio

    Esqueçam o resto. Se o dinheiro vai para a conta do clube ou é penhorado não importa. O que importa é que a renda é do clube, nem que seja para pagar dívidas. A única informação aqui que interessa é que a renda foi dividida meio a meio.

    ****
    Mais tarde debulho o borderô, mas a ideia já foi passada.

    Responda a este comentário

    Bender

    No jogo da estreia do Ronaldinho falaram na transmissão que o empate seria uma grana a mais pro Nova Iguaçu. Parece que ficou acordado que a renda é dividida meio a meio nos jogos no qual o resultado é o empate. Em caso de vitória, o vencedor fica com 60% da renda. Então, o critério vale nas semi (as penalidades não são consideradas para efeito de renda).

    Responda a este comentário

    Paulo Pimentel

    Victor,
    Esse é o maior diferencial do Engenhão, e que deveria servir de modelo para o Maracanã.
    É hipocrisia total valorizar setor misto quando todos sabem que ele será ocupado pela torcida de maior número.
    No Engenhão acaba a história de ter que ficar em fila de vagabundo para conseguir comprar ingresso. Ou pelo menos, os vagabundos serão do mesmo time que você, o que ameniza o trauma.
    Quanto a ficar no setor leste em tardes de sol escaldante. Só lamento.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Paulo, acho que a valorização do setor misto se dá por outros motivos.

    Como foi dito outras vezes, imagine o caso de quem tem que levar a namorada (noiva ou esposa), sendo que o casal torce para times diferentes. Ou mesmo amigos que torçam para times diferentes.

    Responda a este comentário

  5. Sancho
    21/02/11 - 23:23

    Tchê, por favor, até 1979, havia dois campeonatos: o Carioca, e o Fluminense. Por exigência do CND foi feita a fusão entre eles. Quando os dois torneios passaram a ser um só se adotou o nome do mais famoso deles: o Campeonato Carioca. Não tem nada a ver com o gentílico!

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Sancho, calma lá. Não me referi ao gentílico quanto ao nome. Apenas não gosto do gentílico graças à apropriação feita pelo time das três cores. Ou vc acha bacana pra um rubronegro admitir que é fluminense de nascimento?

    Em tempo: infelizmente, essa é a verdade. Como não nasci na cidade do RJ, tampouco moro lá, não posso ser carioca.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    É o Efeito Martinez, digo, Tostines.

    O estadual se chamar Campeonato CARIOCA é um crachá e tanto. Uma grife inoxidável.

    Mas a verdade nua e crua é que, já que temos times do interior do estado (e de fora da cidade do Rio de Janeiro) na disputa, o correto seria chamar por Campeonato Fluminense.

    Mas Campeonato Carioca é grife. É tradição. E justamente por isso é maneiro pacas. Nenhum outro estadual tem esse, vá lá, charme.

    Responda a este comentário

    Taís

    Gostaram dessa coisa do charme, né?
    Não sou o Victor, mas sou antenada em moda, e quando “lanço” uma palavrinha aqui, ela faz sucesso!

    Responda a este comentário

  6. Victor
    21/02/11 - 23:47

    [via Blog do Luxemburgo]

    Como já esperava, enfrentamos um grande adversário e muito bem preparado pelo Joel Santana. A equipe se portou muito bem durante o jogo e ao final, na decisão por penaltis, conseguimos a vitoria.

    A quem possa dizer que o texto do Luxemburgo é protocolar. Mas cabe lembrar que mesmo de forma protocolar, não dispensou o mesmo tratamento para outros técnicos adversários anteriormente.

    Responda a este comentário

  7. Bender
    22/02/11 - 1:20

    O time do Luxemburgo dominou o 1º tempo. Jefferson teve boa atuação pra variar. O técnico flamengo explicou que conseguiu anular as bolas aéreas que ele considera como uma das principais jogadas do Botafogo. Eu vi foi o Willians carrapato grudar no Cajá, melhor jogador alvinegro no campeonato mas nervoso hoje, e facilitar as ações do rubro-negro. No 2º tempo o Glorioso empata logo no início e equilibra o jogo. Poderia ter virado, mas dessa vez foi Felipe que apareceu bem. O Flamengo melhora com a entrada do Negueba, mas a decisão vai mesmo para as penalidades, onde o goleiro rubro-negro saiu como herói.

    Deivid é um não-destaque. O atacante titular do Flamengo agora vai conviver com a concerrência do Diego Maurício no teu calo. Por mim, já seria banco para o campeão sulamericano sub20.

    Ronaldinho e Thiago Neves já são sempre destaques. Não jogaram muito, mas têm muita qualidade. É bom vê-los em campo. A vontade do TN7 e alguns passes do R10 valeram.

    Justa a classificação para a final da Taça GB. Que venha o Boavista. Time que dificultou na primeira fase (Fla 3 x 2 com gol do Negueba no final do jogo) e eliminou o atual campeão brasileiro.

    http://www.blablagol.com.br/fla-x-boa-vista-a-final-da-gb-2011-12683

    Responda a este comentário

  8. Bender
    22/02/11 - 1:26

    Já está ficando chato e manjado X mais um jogo recheado de emoções
    ???

    Quem falhou no gol alvinegro foi a zaga que deixou Luluzinha livre pra mandar no canto (bem longe do Felipe).

    Só ficou estranho o rubro-negro Jorge Caldas não saber escrever Flamengo.

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Bender, tive que enviar o texto para o Gaburah, tendo o mesmo me alertado de que “editou algumas partes do texto”.

    Quanto ao fato de “não saber escrever Flamengo”, acho desnecessário abusar do nome de time. Se prestar bastante atenção, verá que também não escrevi muito Botafogo. Além do mais, tentei ser o mais imparcial possível, mesmo com o coração pedindo pra exagerar.

    Em tempo: sobre seu comentário anterior, já havia alertado que talvez não saísse diferente do seu escrito.

    Responda a este comentário

    Bender

    Li seu texto todo. Apontei apenas uma parte que não entendi e outra que não concordei.

    Quanto ao escrever Flamengo não me refiria ao fato de escrever poucas vezes o nome do time. Não percebi isso e nem voltarei ao texto para verificar (se não teria que voltar nos meus textos e ver quantas vezes eu mesmo escrevo o nome do time para comparar). Falei exclusivamente do fRamengo. Se Gaburah acordou com vc em fazer edições deveria, pelo menos, estar claro no parágrafo que ele mesmo fez de introdução. Tipo um “legendas das fotos por minha conta”. Como não tem e o post é seu, me passou a ideia de que vc tinha escrito dessa forma.

    Agora minha opinião pessoal: Escrever framengo não me ofende de nenhuma forma mas acho que mesmo quando o texto é do Gaburah, deveríamos usar a grafia correta (pelo menos nos posts).

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Em tempo: Até o título ele editou. O parêntese não era pra estar lá. hehehe

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Comentário oportunista atrasado (Bender colocou às 10:04h) que desconsidera a informação colocada aqui precisamente às 08:39h >
    http://www.blablagol.com.br/flamengo-1×1-botafogo-mais-uma-vez-nos-penaltis-deu-fla-no-engenhao-12712#comment-86900

    Uma cortesia WordPress.

    Responda a este comentário

    Bender
    Botaoteca – Instant Button A Fisica

    Por enquanto ainda leio os posts antes dos comentários. Tem gente que lê apenas os posts. Foi apenas uma sugestão. Mas sua cabeça de botafogo oca não permite.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Imagino que seja difícil pra você manter a apelada rasteira, por isso apela mais ainda. Que feio, tsc tsc tsc…

    Os dados estão aí. Aqui passo a cumprir a promessa que fiz a mim mesmo: não entrar em discussões imbecis fora do contexto.

    Responda a este comentário

    Bender

    Vc que está falando de “discussões imbecis fora do contexto”

    Responda a este comentário

    Gaburah

    As fotos (e legendas) são minhas. O (excelente) texto é do Jorge, com uma coisinha ou outra editada por mim.

    Como informei a ele previamente, qualquer mudança que porventura eu fizesse e que ele entendesse como mudança no sentido do originalmente escrito poderia ser informada, com imediata retratação minha e retorno ao texto original.

    Como não aconteceu, assumo que não se mudou nada.

    De resto, é só mimimi-dor-de-cotovelo.

    Responda a este comentário

    thiago

    vai brender!

    Responda a este comentário

    Bender

    HAUHUAhUHAuHUAhUHAuHuahUAHua… boa.

    O mais legal foi o “mimimi-dor-de-cotovelo” (???) – num entendi paul-newman

    Responda a este comentário

  9. Macedus (Flamengo sempre ...)
    22/02/11 - 1:49

    Concordo com quase tudo, apenas acho que o R10 teve uma atuação boa, o problema esta em esperar que ele mostre o futebol dos tempos de Barcelona, isso não ocorrerá mais.

    Ele, R10, ainda pode jogar bem melhor neste time do Flamengo, mas dizer que esta se arrastando em campo eu acho meio cedo demais.

    Em relação a torcida, Victor, o público ficou em trinta mil, pelo que ví no estádio era algo de uns dezoito mil rubronegros contra o resto.

    SRN

    Responda a este comentário

    Sancho

    A proporção é 3:2. Já melhorou…

    Responda a este comentário

    Bender

    Sempre foi assim.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Ultimamante, a não ser que a TV desse uma enganada pró-Flamengo (mesmo que não-intencionalmente), a impressão é que a proporção andava uns 5:1 contra o Botafogo e uns 8:1 contra o Fluminense no Maracanã.

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Macedus, ao menos há de concordar comigo que ele faz um papel melhor de centroavante do que de meia-atacante, correto?

    Responda a este comentário

  10. Gaburah
    22/02/11 - 8:42

    1. Sobre o Botafogo, o jogo foi perdido na escolha dos cobradores de pênalti. Márcio Rosário queimou a minha lingua, mas Everton (colocado na fogueira) e Somália (é brincadeira…) não me deixaram mentir. Tragédia anunciada. Na minha modesta opinião, assim como o Dentucho seria o último cobrador do framengo, o ÍDOLO CAPITÃO Loco Abreu tinha mesmo que ser o último pelo Botafogo. Coisa de cojones, caso a decisão tivesse ido até as últimas cobranças;

    2. Sobre o framengo, feliz do time que conta com Thiago Neves e tem uma revelação como Negueba. E mais uma: só eu achei que a juizada peida fino na farofa quando tem qua marcar alguma falta feita pelo Dentucho? O que o cara entra forte não é brincadeira… Fosse um Angelim da vida podia até ter sido expulso.

    *****

    Vida que segue. Vamos à Copa do Brasil.

    Até quarta-feira.

    *****

    Última opinião: não vi absolutamente NENHUMA superioridade do framengo em campo. Se Jefferson fez belíssimas defesas, o goleiro do urubu também teve que mostrar serviço em pelo menos quatro oportunidades.

    *****

    Extraído de: http://www.blablagol.com.br/a-relevancia-dos-estaduais-12675#comment-86684

    Responda a este comentário

  11. saulo
    22/02/11 - 9:28

    É claro que, a gente não vai ficar com o sorriso na cara toda hora porque não é fácil perder nos pênaltis para o nosso maior rival. Mas fizemos um bom jogo principalmente no segundo tempo. Não podemos colocar a cabeça no buraco agora. É bola pra frente porque tem todo um segundo turno, do Campeonato Carioca e a Copa do Brasil nesta quarta-feira.

    Responda a este comentário

  12. Bender
    22/02/11 - 10:12

    última pergunta para o autor do post
    Jorge, se vc tivesse que marcar um “x” para a questão abaixo qual seria

    Qual time foi superior nos 90 minutos da semifinal?
    a) Botafogo
    b) Flamengo

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Eu penso que seria mais uma terceira alternativa, se quiser pô-la na questão. Não consigo determinar uma superioridade nos 90 por um motivo apenas, já citado no post: a armação de jogadas. Se TN7 fizesse “meio” segundo tempo como fez o primeiro, ou o Negueba tivesse entrado no intervalo, o Flamengo seria superior. Se Joel tivesse posto Everton (ou um segundo armador) em campo antes do primeiro tempo, o Botafogo teria superioridade.

    Sendo assim, eis minha proporção, mais detalhada.

    Primeiro tempo: Flamengo 25 min. Botafogo 20 min.
    Segundo tempo: Botafogo 25 min. Flamengo 20 min.

    Responda a este comentário

    Macedus (Flamengo sempre ...)

    Eu colocaria da seguinte forma:

    Com a maneira que o Joel armou o Botafogo no primento tempo o time escapou de levar pelo menos uns três gol´s, bastava para isso o Flamengo ter um setor ofensivo um pouco melhor organizado e armado.

    No segundo tempo com as alterações o Botafogo equilibrou, não teve uma superioridade sobre o Flamengo, teve sim momentos superiores assim como o Fla também teve.

    Para mim que estava no estádio diria que o Fla foi superior a maior parte do jogo e só não liquidou o Botafogo por falta de competência ofensiva e pelas ótimas defesas de Jeff (O Muralha).

    SRN

    Responda a este comentário

    Bender

    Jorge,
    Macedus marcou o “x” na segunda opção. Falta vc.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Não falta não. A resposta dele foi clara.

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Eu penso que seria mais uma terceira alternativa , se quiser pô-la na questão. Não consigo determinar uma superioridade nos 90 por um motivo apenas, já citado no post: a armação de jogadas.(…)

    Sendo assim, eis minha proporção, mais detalhada.

    Primeiro tempo: Flamengo 25 min. Botafogo 20 min.
    Segundo tempo: Botafogo 25 min. Flamengo 20 min.”

    Responda a este comentário

    Bender

    Vc acha que o Botafogo foi melhor quando o Flamengo mandava no jogo – inclusive com Leo Moura perdendo gol chutando pro alto e Jefferson fazendo A defesa do jogo na cabeçada do TH7. Ok.

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Ok, vou me retratar, pois a informação ficou incompleta. O fato de apontar tal quantidade de minutos dominantes por time não quer dizer que as mesmas tenham acontecido em tempo corrido, sem intervalos. Sendo assim, não quis dizer que o Botafogo tenha dominado o segundo tempo ATÉ os 25 minutos. Até porque depois do gol deles, no minuto 15, se não me engano, houve um tipo de troca de domínios de bola entre as equipes.

    Responda a este comentário

    Bender

    Entendi. Vc tá bem heim! Acho que não conseguiria fazer essa separação dos minutos nem anotando. hehehe…
    Vc acha que o jogo foi igual. Ok, mas discordo.

    Responda a este comentário

    thiago

    O jogo foi igual; teve uma bola do Everton que passou perto da trave,
    assim como a jogada do dentuço, que a bola não entrou por causa do
    desvio dedal da muralha. Se o Botafogo ganhasse, não seria injusto.

    Responda a este comentário

    Bender

    1ºT: Fla
    2ºT: ambos

    Responda a este comentário

    thiago

    1º tempo equilibrado, tanto que o gol saiu numa jogada de escanteio.

    Responda a este comentário

    Bender

    Uma opinião

    Rubro-negros superiores no primeiro tempo, quando fizeram 1 a 0, gol de cabeça de Ronaldo Angelim, e mostraram bom controle da partida. No segundo tempo, Joel Santana mexeu bem no time (Everton na vaga de Marcio Azevedo), os alvinegros empataram logo no início (Loco Abreu) e o duelo ficou absolutamente equilibrado.
    http://sportv.globo.com/platb/lediocarmona/2011/02/21/jogos-que-eu-vi-fla-1-x-1-botafogo/

    Responda a este comentário

    thiago

    fizeram mais um grande jogo, onde, repetimos, ninguém merecia perder. Tudo acabou nos pênaltis. E ali, no duelo entre Jeferson, melhor goleiro do pais nesse início de 2011, e Felipe, a vantagem foi rubro-negra. Detalhes que acabam por fazer a diferença num confronto tão igual. Nos erros, nos acertos e na sabedoria de não delirar, para o bem ou para o mal, diante de um simples resultado.

    Tirei esse trecho do mesmo lugar que você!

    Responda a este comentário

    Bender

    E concordo.

    Thiago, vamos sem gaburadas. Leia meu primeiro comentário desse post (que nada mais é que o 1º post sobre o jogo).

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Apelou de novo e tomou de novo. Assim gaburada assume ar elogioso…

    Responda a este comentário

    Bender

    Editou comentário de novo.

    Responda a este comentário

    Bender

    E gaburada é um termo elogioso, na medida do possível.

    Responda a este comentário

    thiago

    gaburadas
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Responda a este comentário

    Daniel

    gaburadas
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (2)

    Bender,
    restou ao botafoguenses o consolo de que o jogo foi `igual`. Respeite.

    Responda a este comentário

    thiago

    Muito pelo contrário, os flamenguistas que nos últimos confrontos se satisfizeram com empatando conosco, e a nossa defesa sempre entregando a rapadura.

    Responda a este comentário

    Bender

    segunda

    O Flamengo foi um pouco melhor no primeiro tempo e saiu na frente, aos 14, com Ronaldo Angelim, de cabeça, em cobrança de escanteio por Thiago Neves diante de 26.684 pagantes, no Engenhão.

    O Flamengo teve como ampliar duas vezes, uma com Léo Moura, que perdeu, e outra em defesa de Jefférson em cabeçada de Thiago Neves.

    Aí, no segundo tempo, logo aos 2, Loco Abreu empatou e o correr do jogo justificou o empate.

    Vieram os pênaltis.

    E aí quem brilhou foi Felipe, que pegou o segundo e o terceiro pênaltis cobrados pelo Botafogo: Fla 3 a 1.

    Que venha o Boavista.

    A decisão da Taça Guanabara tem as cores rubro-negras.
    http://blogdojuca.uol.com.br/2011/02/e-o-flamengo-na-final-da-taca-guanabara/

    Responda a este comentário

    Bender

    três
    ATENÇÃO PARA A FONTE

    A indignação Alvinegra ficou por conta da sensação do “não jogamos tudo”. Ainda mais contra este time fraco e mulambo. Falamos, repetimos, cansamos de cobrar o algo a mais em campo e, com míseros 40 minutos de jogo, o nosso lateral esquerdo já estava com meio palmo de língua pra fora. Parecia que quem tinha jogado no meio da semana era o Botafogo.[…]
    O Joel tentou surpreender no início e se deu mal. Acabou tendo que consertar no intervalo.[…] Destaque total pro melhor goleiro do Brasil na atualidade. Falar bem do Jefferson é como elogiar um bobó de camarão bem feito.
    http://globoesporte.globo.com/platb/joaoroberto/2011/02/21/esmola/

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    assim como a jogada do dentuço, que a bola não entrou por causa do desvio dedal da muralha.

    Bom, se houve o desvio, por que o juiz não marcou escanteio na jogada? hehehehehehehe…

    Responda a este comentário

    Bender

    Foram 2 ou 3 escanteios ignorados daquele lado.

    Responda a este comentário

    thiago

    A única jogada realmente perigosa do flamengo no 1º tempo foi a cabeçada de TN7, o Botafogo também levou perigo no chute de RC10.
    No segundo tempo R10 quase fez, assim como Everton.
    Flamengo melhor somente nos pênaltis.

    * o Juizão escolheu logo a trave que estava a grande torcida do fla.

    Responda a este comentário

    saulo

    O mais estranho foi o assistênte atrás do gol não ajudar o árbitro, ele está justamente para marcar esses lances mais difíceis.

    Responda a este comentário

    thiago

    Ah para ô! Nem pela TV tiveram a certeza que o Jeferson defendeu. Agora, o pênalti do Renato que impediu que o atacante alvinegro fizesse o gol foi descarado!

    Responda a este comentário

    saulo

    Renato nem viu a bola. Não tem como ser descarado.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Até onde eu sei, é uma questão de interpretação.

    Não houve 1. intenção, porém a trajetória da bola 2. foi interrompida.

    O juiz não marcou, pois interpretou da forma 1. Caso interpretasse da forma 2, não estaria errado.

    Responda a este comentário

    thiago

    http://www.blablagol.com.br/fla-x-boa-vista-a-final-da-gb-2011-12683#comment-86834

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Gaburadas e Thiagadas, meu amigo!
    uHAUhuahUHAUHauhUAHUhauhAUHuhauHAUHAUHuahuHUAH
    uHUHuahuHAUHuahuHAUhauhUAHUhauhUAHUHauhUAHUHAU

    Responda a este comentário

    thiago

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responda a este comentário

  13. Matheus
    22/02/11 - 12:36

    Galera, pelo amor de Deus!

    Mais chato que botar apelido de onde o jogador é, é ficar chamando todos com sigla do tipo R10, TH7, MPO35CM.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Tema da campanha 2011?
    http://www.blablagol.com.br/campanha-por-um-apelido-menos-ridiculo-1401

    Responda a este comentário

    Matheus

    Já adotei!

    Esse eu já chamo de W. Parede a muito tempo.

    Mas agora achei um melhor: Dabliupê

    Rá!!!

    Responda a este comentário

    Matheus

    Faremos uma campanha, portanto?

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Podia ser pior… podia ser Ronaldinho Saulucho

    Cruz credo.

    Responda a este comentário

    Taís

    hahahahahhahahahahahahahhahahahahahahhahahahahahahahahahha
    Ronaldinho Saulucho!!!!!!!!!
    Já pensou na aberração???????????

    Responda a este comentário

    Yuri

    melhor é FS-69

    Responda a este comentário

    Matheus

    Que cobrança de falta, hein ô Arnaldo?

    Pior que esse Fábio Santos tá entre os piores laterais que já vi jogar.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Outra da série “Matheus está ficando velho”:

    Não é estranho jogador comemorar o pênalti como se fosse um gol? Não fica meio que “Fernando Henrique comemorando defesa plástica”?

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Dou a mão à palmatória. Fiz isso por causa do pouco tempo livre pra digitar (tô no trabalho e toda hora arrumam algo pra eu fazer). Mas, pelo que me lembre, me referia ao Thiago Neves como TN7.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Bender que achou um “H” ali.

    Responda a este comentário

    Sancho

    É Thiago Heleno!

    Responda a este comentário

    Matheus

    Hummmmmmmmm. Tem algum número que significa “CARNICEIRO” aí?

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Aqui no RJ costuma-se usar o 22( o número do Touro no “finado” jogo do bicho). Serve?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não, não. Nº de Touro é melhor pro Darnlei, ex-goleiro do Grêmio.

    Responda a este comentário

    Victor

    Fora o tempo destinado a explicar de oito formas diferentes o post até o Bender entender.

    Responda a este comentário

    Bender

    Encare como um desafio.

    Responda a este comentário

    thiago

    Que isso Victor! o Bender não é nenhuma criança de 10 anos.
    kKk kKk kKk

    Responda a este comentário

    Lincoln

    “MPO35CM” wtf?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Meu Pau de Óculos 35 Centímetros.

    É porque você ainda não viu, Lincoln. Se tivesse visto, entenderia.

    Responda a este comentário

    Bender

    Praticidade.

    O ‘H’ saiu errado.

    Responda a este comentário

  14. thiago
    22/02/11 - 15:53

    Mesma coisa pelo lado do Botafogo. Joel Santana foi digno e maduro na coletiva. Não jogou pedra no time. Não usou o lugar-comum de botar culpa em árbitro. Não pôs o bom trabalho do time no segundo tempo no lixo por causa de uma derrota nos pênaltis. Elogiou os acertos, lamentou o epílogo da semifinal e também concordou, apesar da perda da Taça Guanabara, que há coisa avançadas e outras a serem mais bem desensolvidas no time.

    Se fosse Alex Stival!

    Responda a este comentário

  15. Gaburah
    22/02/11 - 16:27

    Jorge, meus parabéns. Seu (excelente) post bombou. [#Matheusfeelings]

    Responda a este comentário

    Matheus

    É porque eu comemorei aquele dia ou porque eu fui convidado?

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Porque comemorou. Nada contra ;)

    Responda a este comentário

    Matheus

    Eu sei.

    Mas me zoaram tanto que prometi que nunca mais falaria nada.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Posts de qualidade (como os seus sempre são) merecem elogio. O empenho em fazer algo bem feito é digno de mérito.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Pô, Gaburah.

    Agora fiquei até sem graça, aê.

    Valeu!

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Ae, hein Matheus…

    Ganhou uma gaburada hein! Não vai acostumar…

    uAHUhauhUHAhauhUHAUhauhUHUhauhUAHUhauhAUHuahu
    UahuhAUHuahuhAUHuahuHAUHuahuHAUHuahuHAUHauhUHA
    UhuhUAHUhauhUAHHAUhauhUHAUHAUHuahuHAUHuahuhAUH

    Responda a este comentário

    thiago

    ‘Gaburada’ Já existia esse termo, ou Bender que criou?

    uAHUhauhUHAhauhUHAUhauhUHUhauhUAHUhauhAUHuahu
    UahuhAUHuahuhAUHuahuHAUHuahuHAUHuahuHAUHauhUHA
    UhuhUAHUhauhUAHHAUhauhUHAUHAUHuahuHAUHuahuhAUH

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Esse mérito é dele quando inadvertidamente elogiou o seu comentário esclarecedor…
    http://www.blablagol.com.br/flamengo-1×1-botafogo-mais-uma-vez-nos-penaltis-deu-fla-no-engenhao-12712#comment-87015

    Boa Thiagão!

    Responda a este comentário

    Bender

    Hahaha… mandou uma gaburada para explicar o próprio termo.

    Responda a este comentário

    Matheus

    HUahusuhsahuasuhuhhausuhasuhashusa
    uhassahuhuasuhsauhasuhuhashuashuasuhsa
    ahushuasuhashuasuhsauhuhsauhsahuas

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Valeu. Mas, ao contrário do que você havia me dito, não vieram muitas “pedradas”. Se quiser marcar (e bancar) uma chopada com a galera do blog, num fim de semana, agradeço. hehehe.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    O quórum dessa reunião do BBG só aumenta, bicho.
    Vamos ver se esse ano sai.

    Responda a este comentário

    Victor

    Esse ano sairá. Outra que não seja a do dia 24 de dezembro, data que reconheço ser ligeiramente… complicada.

    Responda a este comentário

  16. thiago
    22/02/11 - 16:32

    Não é a torcida inteira e isso nunca me atrapalhou. Fui vitorioso com o Botafogo e procuro sempre dar o meu melhor. Essa minoria não vai abalar o meu psicológico. Tenho sempre que pensar na grandeza do Botafogo, que é muito maior que essa minoria.Tenho que me dedicar e mostrar o meu melhor para essa grande maioria que me apoia – disse Fahel.

    Deus!

    Responda a este comentário

    RB

    doente mental essa marmita de estrume.

    pena do baea.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Acho que ele vai relutar, mas vai acabar indo. Joel já encostou o cara e tudo.

    Responda a este comentário

  17. thiago
    22/02/11 - 17:20

    Ídolo, fora Joel

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário