Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Fla vai perdendo a força

July 22nd, 2008 por | Categorias: Campeonato Brasileiro 2008, Flamengo, Futebol.
Impedimento mal marcado

Impedimento mal marcado

O Flamengo perdeu mais uma por 1×0, a segunda derrota seguida no brasileirão. A diferença para a última derrota foi o fato dessa ser em casa, no Maracanã.

O impedimento mal marcado, prejudicando mais uma vez o Flamengo nesse campeonato, não pode ser usado como desculpa. O Vitória fez o seu gol aos 9 minutos do 2º tempo e o Flamengo nem empatar conseguiu. Jogou mal demais. Obina, na entrada da pequena área, chutou e a bola acabou na lateral.

O time da Gávea vai mostrando que não tem todo esse potencial mostrado no início da temporada e do campeonato em questão. Não pode ser considerado forte para um brasileirão longo desse um time que não tem um meia armador original. Na falta de, Caio Jr. coloca o Erik na maior fogueira, podendo queimar a maior revelação na Gávea depois do Renato Augusto.

Já disse aqui, um time para ser campeão, não pode se dar ao luxo de perder pontos assim tão conformado. Com todo respeito ao Coritiba e ao Vitória, o Flamengo jogou 6 pontos na lata de lixo. O Flamengo tinha a obrigação de ganhar desses pois almeja o título. Essa “gordura” era para ser queimada (ou não) contra Cruzeiro, Palmeiras… (os jogos contra São Paulo, Inter e Grêmio já ocorreram nesse turno). O tricolor paulista já ganhou 3 seguidas e está apenas a 3 pontos do líder.

Lucidez do técnico Caio Jr

Lucidez do técnico Caio Jr

Não gosto muito de falar de técnico. Quando falo, geralmente é para malhar o cara. Mas tenho que dizer que o Caio Jr. foi uma grata surpresa, apesar de não concordar 100% com suas opiniões. O cara parece sério e colocou os melhores para jogar e em suas posições originais, aquelas nas quais o jogador rende mais. Já percebeu que o time precisa de um meia. Só falta perceber que o ataque é fraco ainda.

Ele, Muricy Ramalho, os leitores do Globo on line e muita gente que eu conversei acha que a queda de rendimento do time do Flamengo deve-se à perda do Renato Augusto e Marcinho para a tal janela. Sinceramente, isso é desculpa. Não questiono a qualidade desses dois, mas eles não eram tão fundamentais assim para o Flamengo como é o Bruno, Leo Moura e Juan. O clube ainda conta com esses mais Fábio Luciano, Kléberson e Ibson. E a dupla de ataque titular hoje deveria ser Tardelli e Maxi.

De qualquer forma já estão querendo achar muitas explicações quando o time ainda é líder do campeonato. Ainda não os avisaram que é assim mesmo? Nenhum time vai manter sempre o mesmo (bom) padrão de jogo. Altos e baixos vão rolar. É preciso ter mais altos que baixos. A parada é colocar a cabeça no lugar, partir pra cima da Lusa e trazer os 3 pontos.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

78 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

78 Comentários para “Fla vai perdendo a força”

  1. Zargarotinho
    22/07/08 - 17:06

    É rapaz, a tal janela começou a fazer suas vítimas. O Flamengo ficou sem seu armador (concordo, não vinha fazendo tanta diferença) e sem seu artilheiro (este sim, desfalque sério). Num time em que o ataque não faz gol, não dá pra ficar sem o, até então, artilheiro do campeonato. Ainda mais que ele cansava de botar gente na cara do gol, além de “achar” uns gols do nada. Isso ainda é agravado pelo péssimo posicionamento dos atuais atacantes. O número de impedimentos do time é inacreditável (contra o Coritiba o Tardeli acertou, mas a bandeirinha deu uma de Ana Paula de Oliveira).

    O Caio Jr. vai tentando com o que tem na mão, mas se não chegar ninguém a briga fica pela Sulamericana mesmo. O Fluminense, por exemplo, já estava sem 2 titulares. Agora perdeu mais 2. Fica difícil ser competitivo assim.

    Obs.- O segundo artilheiro do time no ano, Obina, tem 7 gols a menos que o Marcinho. Aí fica difícil…
    Obs 2 – O Erik pode vir a dar trabalho.
    Obs. 3 – A janela também já afetou o Vasco: Eurico conseguiu vender a promessa Philipe Coutinho mesmo depois de sair.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    O Marcinho era o cara do Flamengo, antes e depois dele pro Flamengo fazer um gol é um sacrifício.

    Responda a este comentário

  2. Saulo
    22/07/08 - 18:01

    Concordo em parte com Renato Maurício Prado, Renato Augusto faz muita falta. O Flamengo não possui no seu elenco um armador no time. Joel teve muita culpa no cartório porque se esforçou em inchar com dez volantes. O Kléberson vinha bem e sua contusão atrapalhou colaborou bastante para a queda acentuada. O Jônatas não rende o que se espera dele. Érick Flores ainda é uma promessa e vai oscilar bastante. Seria uma boa opção para entrar aos poucos. Felipe seria a melhor opção para dar um sopro de criatividade. Nenhum ataque funciona se a bola não chegar. Iria acontecer a mesma coisa se o Leandro Amaral, Dodô…. estivem no Flamengo.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    É…o Renato Augusto jogou quase todos os jogos do Flamengo esse ano…

    Responda a este comentário

    Victor

    Também acho que se o negócio do Renato Augusto foi efetivamente o que os jornais noticiaram, não poderia ter sido melhor para o Flamengo.

    Não ia passar daquilo que sempre foi na Gávea.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Eu também já tava desconfiando disso, sabia? Mesmo na posição original dele não acontecia nada de espetacular. Muito estilo pra pouco surfe.

    Mas como é tradição os jovens sairem do Flamengo e arrebentar, acho que a Europa vai deixá-lo melhor. Nenhum gênio, mas um bom meio-campo.

    Responda a este comentário

    Victor

    Zarga, pode ajudar a criar outra imagem de Renato Augusto, pensar como alguém de São Paulo ou Porto Alegre.
    Renato Augusto está longe de ser o jogador mais conhecido desse elenco.
    Duvido que alguém de fora veja Renato Augusto para o Fla, assim como associamos logo as imagens de Valdivia e Palmeiras, Ramirez e Cruzeiro.

    Nós mesmos no Blá blá Gol já citamos positivamente muito mais vezes Juan, Léo Moura, Bruno e Fabio Luciano.
    De jogadores de meio de campo, vitamos muitas vezes, tanto de forma positiva quanto negativa, Toró e Ibson.

    Sem contar isso que você citou. Ele nunca teve nenhum momento daqueles deslumbrantes ou uma boa fase prolongada de chamar atenção que fosse. Pelo menos, passou em branco aqui no Blá blá Gol.

    Ele é novo e pode encontrar ambiente propício para ser um bom jogador na Europa. Mas não creio que seja mais que isso.
    Bom jogador como um monte que tem e até mesmo que consegue ser de Seleção. Mas não é “O Cara”.

    Um TOP já é desde o início como Ronaldo, Bebeto, Romário, Rivaldo, Kaká, Ronaldinho, Zico, Edmundo, Taffarel, etc.

    Quem pode ser TOP é Thiago Neves. Pode ser. O tempo dirá.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Concordo plenamente.

    Responda a este comentário

  3. Serginho Valente
    22/07/08 - 19:19

    O Flamengo, provavelmente, deve conseguir se classificar pra sulamericana…

    Responda a este comentário

  4. Saulo
    22/07/08 - 20:24

    Nas poucas vezes que jogou, fez muita diferença.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Que eu lembre, ele só fez diferença no jogo contra o Botafogo na final do carioca. Jogou muito bem e fez um golaço. Mas de resto…nada de mais. Na Copa do Brasil ele teve personalidade e encarou o Vasco de igual pra igual com 18 anos, mas daí a fazer diferença está distante.

    Nesse Brasileirão, ele só fez “diferença” por ser um jogador de armação no meio-campo. Quando ele não jogava, entrava outro volante. Se for pensar assim, hoje o Erik faz diferença no time.

    Responda a este comentário

  5. Marcelão
    23/07/08 - 8:54

    não acho que deva se ter toda esta preocupação com a saída do Renato Augusto não, do Marcinho sim, pois ele salvava os Flamengos várias vezes…

    Acho melhor é ficar de olho nos laterais, esta provado que sem eles o Fla perde 70% de sua força. Mas mesmo assim acho que o Fla consegue se manter entre os 6-8 primeiros times ao longo de todo o campeonato.

    A janela afetará todos os times que se destacaram no primeiro semestre… e aí o São Paulo vai acabar levando uma vantagem, já que só perdeu o Imperador, mas teve tempo de se recompor.

    Não vamos pegar o primeiro tropeço de fato do Flamengo pra nos tornarmos o profeta do apocalipse, talvez se perder feio para a Lusa sim, a crise comece, mas acho que uma derrota simples em São Paulo hoje é um resultado normal e aceitavel nesse campeonato brasileiro tão instável.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Além do Adriano, o SP perdeu Hernanes e Alex Silva para as Olimpíadas. E tem bastante chance de nem voltarem depois.

    Responda a este comentário

  6. Rafael
    23/07/08 - 10:00

    “se o negócio do Renato Augusto foi efetivamente o que os jornais noticiaram”

    Qual é a dúvida?

    “O Flamengo, provavelmente, deve conseguir se classificar pra sulamericana…”

    Eu gostava mais dos mantras para o Vasco.

    Responda a este comentário

  7. Rafael
    23/07/08 - 10:11

    Como já disse no post, tb acho que as saídas do Renato Augusto e Marcinho foram ruins para o time, pois ambos possuem qualidades. Mas não foi nenhum desastre total.

    A negociação do Renato Augusto foi boa financeiramente para o Fla. Sim, ele pode vir a valer muito mais no futuro, mas tb existe a possibilidade de valer menos. Ele já mostrou que sabe jogar, não é nenhum perna-de-pau, mas tb não é craque. O problema é que o Fla não tem substituto na posição.

    Acredito que num ataque com Souza e Obina se revezando como titular, não foi muito difícil pro Marcinho se destacar. Se o Tardelli jogasse mais jogos, ele tb se sobressairia. A chance é agora.

    Mesmo assim, o Marcinho irá fazer mais falta ao time que o Renato.

    Responda a este comentário

  8. Rafael
    23/07/08 - 11:10

    Concordo com o Blog do Torcedor.

    O jogo hoje contra a Lusa no Canindé será “tecnicamente fácil, emocionalmente duríssimo e simbolicamente decisivo.”

    Responda a este comentário

  9. Zargarotinho
    23/07/08 - 12:47

    Hoje o camarada vascaíno aqui do trabalho está resmungando muito por causa do jogo de hoje. O time que já não é grandes coisas, acabou de negociar o Pablo, que vinha se destacando, e ainda está com uma penca de desfalques.

    O Renato reclama dos desfalques, com razão, mas ele não é o único.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    O time do Lopes é tão ruim que os desfalques devem melhorá-lo.

    O Pablo era do Urham e do Olaria, na minha opinião, vai ser um grande jogador. Em breve vai estar em um grande clube europeu.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Parece que ele foi pro Zaragoza. Já começou bem. A galera que se destaca lá, vai pra um top rapidamente.

    Responda a este comentário

  10. Serginho Valente
    23/07/08 - 13:35

    A propósito, se o Flamengo perde hoje e domingo, Caio cai?

    Responda a este comentário

    Rafael

    Hehe… eu estaria arrempedido de ter recusado a proposta milionária do Qatar.

    Responda a este comentário

  11. Saulo
    23/07/08 - 15:27

    Caio Júnior não vai cair. Não tem o menor cabimento. Na pior das hipóteses pode perder a liderança. A diretoria tem plena conciência da carências de armadores para o time.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Huahauahaha…

    “Na pior das hipóteses pode perder a liderança.”

    Eu consigo pensar em hipóteses bem piores…

    “A diretoria tem plena conciência”

    Alguém acredita mesmo nisso?

    Alguma vez na história o Flamengo perdeu 4 vezes seguida, e não trocou o treinador?

    Responda a este comentário

    Rafael

    O jogo de hoje virou mais obrigação que nunca depois das 2 últimas derrotas. Ainda mais que a Lusa é mais fraca que Coritiba e Vitória.

    O time do Flamengo está precionado e acho que não tem muita cabeça para conviver com isso. Pode entrar nervoso, não conseguir apresentar um bom futebol e perder a partida. O que vai cair como uma bomba.

    Se colocar a cabeça no lugar, Juan, Íbson e Leo Moura jogarem o que sabem, ganha até com tranquilidade.

    Acho que Caio Jr. não cai. Mas foda-se. É muito mais importante jogador. O Flamengo precisa de um meia. Já até estou considerando o Felipe uma boa possibilidade.

    Responda a este comentário

  12. Rafael
    23/07/08 - 16:56

    Grande união dos clubes…

    Desastre total.

    Responda a este comentário

    Victor

    HuhauhauHAUhAuhUAhUAhUAhUA
    HAuhauhUAhuAHuHAuHAuhUAhUAh
    HAuhauhUAhUAhUAhUahHAuhauHA

    Eu choro de rir

    HAuhauhAUhUAhUA
    HAuhuHAUhUAhUAh
    HGAuhauhAUhAUhUAhUAhUah

    ****

    Não estou rindo da postura dos times, etcetera e tal. Na teoria não tenho nada contra mesmo (embora não defenda ardorosamente).
    Eu fico rindo é da cara de pau.

    O meu medo é que para este Fla x Bota especificamente, não duvido nada que corra tudo mais ou menos dentro da normalidade. A torcida do Botafogo é bem menor e não está lá tão empolgada no campeonato.

    Só que eu penso no oposto. Peguemos o jogo da volta, por exemplo.
    Imaginem o Flamengo bem no campeonato, brigando pelo título.
    A procura de ingressos por torcedores do Flamengo será bem maior que pelos do Botafogo.
    Pelo que me consta, os programas de fidelização do torcedor do Botafogo não são expressivos a ponto de encher o Engenhão.
    Teoricamente, os ingressos ficarão no mercado a disposição de qualquer um, seja esse qualquer um rubro-negro, botafoguense ou até mesmo eu, tricolor.

    E diferente de jogos contra equipes de outros estados ou países, não há dificuldade geográfica para o torcedor comum comprar o ingresso. Nada indica para mim que a venda para rubro-negros não seja normalmente maior.

    Pois bem. Se a torcida for menor, acho que não há problema em ter um lugar especificado para o visitante.

    Acontece que…
    Acontece que uma vez que os torcedores do Flamengo tenham comprado seus ingressos, e não caibam fisicamente dentro do espaço destinado a eles, azar do Botafogo. Foda-se que é mandante. Pode ir se acomodando que tem de dar um lugar sentado para cada torcedor “visitante” com ingresso comprado.

    A não ser é claro…
    A não ser é claro, que esses ingressos não sejam postos todos nas bilheterias…

    ****

    Não ligo para este Fla x Bota. Sem isso, a torcida do Botafogo caberia no setor verde, mais alguns na Branca. Vão só ficar um pouco mais amontoados.
    Eu quero mesmo é ver a atuação da diretoria do Botafogo para o jogo da volta com essa história de só 20% para uma torcida rival 3 vezes maior.
    Fico curioso para saber como o Bebeto, o presidente que não financia organizadas vai fazer essa mágica.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Eu acho certíssimo. Parabéns a diretoria rubro-negra!

    Assim como está certíssima a diretoria botafoguense.

    Espero que Vasco e Fluminense sigam o exemplo.

    Responda a este comentário

  13. Dudu
    23/07/08 - 17:19

    Pra quê mais pro Botafogo, Rafael? rs :P

    Responda a este comentário

  14. Dudu
    23/07/08 - 17:47

    Não vai seguir pq Roberto quer Vasco jogando clássico no Maraca.

    Mas Victor, contra o Vasco, vascaíno comprou só praquele setor leste. Mas agora mudou a disposição das torcidas… acho que a Fúria fica ali onde a do Vasco ficou.

    Enfim, tem que ver.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Que o Vasco jogue no Maraca e exerça seu mando de campo, reservando um espaço maior pra torcida vascaína.

    Responda a este comentário

    Victor

    Contra o Vasco foi um jogo que não lotou.
    Acho que qualquer vascaíno que quis ao jogo pode ir.

    ****

    Assim como Serginho, eu acho corretíssimo.
    Eu estou mais interessado é na engenharia da questão.
    Eu fico pensando:

    Eu quando compro o ingresso, não vou com camisa comprar. Ninguém sabe que time eu torço.
    Claro que se me perguntarem, eu digo de que lado quero ficar.
    Se o sujeito disser que acabou, e eu quiser muito ir ao jogo (caso hipotético, acho que não faria isso), eu compraria do lado rival, entraria lá sem camisa e assistiria o jogo quieto.
    Ninguém teria como me impedir, mas eu tenho de convir que seria realmente complicado se eu sozinho, fosse com a camisa do rival para lá. Também ia ser querer de mais.

    Mas pense na desproporção que é a torcida do Flamengo. Pense como neguinho não pode se mobilizar para ir comprar ingresso à paisana.

    Aí chega lá tem 8.000 torcedores do Flamengo ocupando o espaço deles, e aí chega mais uma porrada de flameguista. Mais do dobro.
    Vai dizer pro cara com ingresso comprado que ele não entra?
    Vai fazer 12.000, 13.000 pessoas tirarem suas camisas?

    Estou curioso para ver se os dois times chegarem razoavelmente bem no campeonato, especialmente o Flamengo.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Mas vai ter que ser por aí.
    Tem que deixar bem claro, que não vai poder mesmo entrar com a camisa fora do espaço destinado.
    Aumentar o direcionamento da venda dos ingressos.
    Deixar claro também que a renda vai ser toda do mandante.

    Eu acho possível sim (pro Vasco, acho fundamental) fazer isso com segurança.

    Responda a este comentário

  15. Rafael
    23/07/08 - 18:28

    Dudu,

    Vamos supor que de fato apenas 8 mil botafoguenses vão ao jogo. Acho que o problema é isso virar uma regra. Como Victor disse, o problema está no 2º jogo. Eu acho que deve prevalecer o bom senso.

    A torcida do Flamengo será maior mesmo. Deixa que o mercado regula. Impor isso é uma merda.

    ****

    Discordo do Serginho e do Victor. As Diretorias estão erradas. Fica esse fricote ridículo que não resolve nada. É capaz de dar merda, muita merda no jogo de volta como o Victor disse acima.

    Clássico importante que tem grande apelo e grande demanda deve ser jogado no Maracanã. Até mesmo financeiramente o que seria melhor para o Botafogo como mandante: jogar contra o Flamengo no Engenhão com 10 mil presentes ou jogar contra o Flamengo no Maracanã com 80 mil. Precisa fazer conta?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Não vejo nenhuma razão que justifique o Flamengo ser beneficiado jogando com a maioria da torcida em todos os clássicos.

    O fato de a flamenguista ser maior não significa que as outras torcidas não possam lotar o Maracanã. Principalmente se souberem que terão seu espaço reservado. O que não acontece hoje.

    Vasco e Flamengo já jogaram em São Januário com maioria vascaina e ninguem morreu por isso.

    O mando de campo existe por alguns motivos concretos, e deve ser exercido.

    Responda a este comentário

    Victor

    Embora eu não condene veementemente a forma como é feita hoje, acho que seria interessante e curioso ver como se portaria uma torcida em clássico no Maracanã com um mando efetivo.

    Talvez fosse mesmo legal saber que teria o jogo da ida e da volta.

    Afinal, por mais que eu pense de forma liberal, tenho consciência que muita gente deixa de ir em jogos contra o Flamengo.

    Responda a este comentário

    Victor

    Só não acho que dará merda.
    Mas acho que não será cumprido à risca essa cota de 20%.

    Mas eu gostaria de ver e torço para que o Botafogo consiga fazer isso sem ferir o direito do consumidor.

    Não acredito que o programa de Sócio Torcedor do Botafogo esteja tão forte até lá para garantir isso.

    ****

    Também acho que nos clássicos, nas partidas em si, o tamanho das torcidas não influi tanto assim. Acho que se influi, é indiretamente, mas não no jogo, mas no longo prazo no potencial de arrecadação de cada um.
    Só que isso pode mudar no momento que começar a valer essa história de mando de campo.

    Uma pauta legal para jornalistas profissionais, era mensurar essa relação onde ocorre e não no Mundo, nas diferentes formas de jogar dos clássicos, como por exemplo, no Rio e em BH joga-se no mesmo estádio com igualdade teorica de condições. Em Porto Alegre os dois times tem seus estádios, e acho que fazem valer o mando para suas torcidas (não tenho certeza).
    Em Milão os jogos são no San Siro, mas não sei se há o mando para os visitantes.
    Em Londres os times tem seus estádios.
    E por aí vai.

    Responda a este comentário

  16. Dudu
    24/07/08 - 10:07

    Em Curitiba e em Poa, os visitantes ganham poucos ingressos, Victor.

    Responda a este comentário

  17. Dudu
    24/07/08 - 10:07

    Em Curitiba e Poa, os visitantes recebem menos ingressos, Victor…

    Responda a este comentário

  18. Rafael
    24/07/08 - 10:12

    “Não vejo nenhuma razão que justifique o Flamengo ser beneficiado jogando com a maioria da torcida em todos os clássicos.”

    Beneficiado em quê, cara pálida? Seu time tiraria proveito com a renda da partida. Se torcida ganhasse jogo o Flamengo seria campeão de todos os campeonatos em todos os anos.

    Daqui a pouco vc vai estar naquelas passeatas contra a Globalização ou contra o fato do céu ser azul.

    Os cofres da Portuguesa agradecem o Flamengo por ter ocupado 75% do Canindé ontem, onde a média de público é de 3 mil por jogo.

    Responda a este comentário

    Victor

    Até aí morreu Neves (não o Thiago).
    Porque uma coisa é comparar o torcida da Lusa com a do América. Dá no mesmo.
    Outra coisa é com a do Botafogo.

    O Botafogo bem e com a torcida sentindo-se segura de ir ao estádio enche um Maracanã contra o Flamengo.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Foi apenas um exemplo. Apenas um exemplo, Victor. Que ilustra essa discussão.

    O América bem e com a torcida sentindo-se segura de ir ao estádio divide um Maracanã contra o Flamengo.

    Responda a este comentário

  19. Rafael
    24/07/08 - 10:13

    Muita gente deixa de ir em jogos no Maracanã (contra o Flamengo ou não) pela violência. Esse é o problema. Esse é o ponto a ser atacado.

    Muito bom tema para uma matéria. Eu não sei nem como funciona em São Paulo essa questão dos mandos.

    Responda a este comentário

  20. Saulo
    24/07/08 - 12:01

    Lamentável a arbitragem ontem em São Paulo. Errou para os dois lados. Faltou coragem em repetir novamente a segunda cobrança perdida pelo Íbson. O lance foi claro e o goleiro Sérgio deu dois passos a frente.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Bandeirinha frouxo. O Sérgio se adiantou muito mais na 2ª cobrança do Ibson.

    Bandeirinha cego. O Bruno não se adiantou no pênalti que defendeu, primeiro do jogo (que aliás, eu não vi o Fábio Luciano puxando o cara).

    Eu vi mais 2 pênaltis no Angelim com clara puxada de camisa dentro da área e o juiz bem posicionado não quis marcar.

    No lance do primeiro gol, não marcou pênalti claro no Angelim e depois validou o gol com a mão.

    Não viu o toque de mão do Tardelli no lance do 2º gol.

    Os indiscutíveis pênaltis cometido por Jailton e sofrido pelo Juan (os únicos acertos do trio) não escondem o desastre que foi a arbitragem.

    Responda a este comentário

  21. Saulo
    24/07/08 - 12:08

    Não tem sentido essa briga pelo mando de campo em Flamengo X Botafogo. Todos os anos é a mesma coisa. Vejo com temeridade um jogo no Engenhão. As duas torcidas são violentas e os arredores do estário tem ruas estreitas.

    Responda a este comentário

    Victor

    Saulo,

    O Botafogo já jogou clássico no Engenhão contra Vasco e Fluminense, sem problemas.
    Contra o Fluminense inclusive foi a inauguração e teve casa cheia.

    Mas como você conhece a torcida do Flamengo melhor que eu, não sou eu quem irei contrariá-lo.

    Responda a este comentário

  22. Saulo
    24/07/08 - 14:14

    Sem querer desmerecer as torcidas do Botafogo e do Fluminense, os flamenguistas são infinitamente em maior número que as demais. Fica muito mais difícil controlar uma multidão. Isso é comprovado pelos jogos do Flamengo x Vasco. Nesta época da inauguração do Engenhão, o clima era outro. A segurança estava super- reforçada por causa do PAN. Eu mesmo quando fui assistir a final do futebol feminino pude levar minha máquina digital, algo impensável em jogos em dias normais.

    Responda a este comentário

  23. Serginho Valente
    24/07/08 - 14:25

    Flamengo e Vasco já jogaram em São Januário, decidindo campeonato, e não houve problema algum.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Qual?

    Responda a este comentário

    Victor

    Exemplo

    Responda a este comentário

    Victor

    Em 4 de outubro.

    Responda a este comentário

    Rafael

    1992!!! Grande! Ano de campeonato brasileiro no 1º semestre. Ano do vovô-garoto, ano do Penta. Época que eu ia com uma turma pro Maraca. Com 15 anos, juntava 5, 6 e mais 1 tio de alguém para ir ao estádio. Uns de camisa do Flamengo, outros com a camisa do Botafogo. A gente ficava no Belini sem os aborrecimentos de hoje. Bebia umas 4 cervejas e já ficava meio doidão. Todos entravam juntos, a gente só assistia o jogo cada um em seu lado pois era assim que a gente queria.

    Como nada é perfeito, a grade cedeu, e dos 120 mil presentes, alguns sofreram acidente, infelizmente, até fatal.

    Depois o Maracanã foi interditado e teve seu tamanho “reduzido”. O Estadual 92 foi jogado sem o estádio. O Flamengo enfrentou o Vasco em São Januário pois não tinha o Maracanã à disposição.

    Hoje, não é essa a situação. Hoje, um clássico de grande apelo em São Januário ou no Engenhão vai criar ainda mais confusões sem a menor necessidade.

    Responda a este comentário

  24. Serginho Valente
    24/07/08 - 18:57

    É engraçado esta situação, parece até ameaça…”Se tirarem o espaço da torcida do Mengão, vai ter confusão!”

    Ora, quantos toredores o Engenhão comporta a menos que o Maracanã? 10 mil? O Engenhão não é muito mais moderno que o Maracanã? Ou construíram um estádio incapaz de sediar um evento de grande porte?

    Como alguém disse, o mercado pode regular isso também. Se houver muito apelo pro jogo, aumentem o valor do ingresso.

    Os arruaceiros são apenas uma pequena minoria dos torcedores, ou não? A polícia tem de ser pró-ativa e prendê-los antes destes terem acesso ao estádio. É tão fácil identificar esses caras…

    E mais, o que torna definitivo que vai haver confusão no entorno do Engenhão, e que não vai haver no Maracanã? E se fizerem o jogo lá e der tudo certo?

    Por fim, nos jogos do Maracanã, também não há problema em se exercer o mando de campo, exatamente como o Flamengo vai fazer neste fim de semana.

    Excluídos fatores circunstânciais, como o time atual horroroso do Vasco, imaginando que os dois estejam com times equivalentes. No modelo atual, a torcida do Flamengo seria maioria.

    Mas, se o Vasco exerce seu mando de campo, pra mim é difícil acreditar, que a sua torcida não lotaria o estádio, se tivesse seu espaço garantido.

    Responda a este comentário

    Rafael

    “Se tirarem o espaço da torcida…” blablabla

    Não entendi o uso das áspas, dado que é vc mesmo quem está falando isso.

    Último jogo do Flamengo ano passado no Maracanã contra o Atlético-PR foram 86.000 (oitenta e seis mil). Quanto cabe no Engenhão? Uns 40.000 aproximadamente. Não consigo achar a fórmula que vc usa para o resultado dessa diferença ser 10 mil.

    Com ou sem aumento de preço, irá ter confusão. A questão não é essa.

    “Os arruaceiros são apenas uma pequena minoria dos torcedores (…) o que torna definitivo que…”

    Sim. E o que esses parágrafos têm a ver com a discussão?

    Eu acho ridícula e burra a atitude da diretoria do Botafogo, além de talvez ser até financeiramente pior. A diretoria do Flamengo seguiu o papelão e foi ridícula e burra tb. Eu, se estou no lugar do Kléber Leite, mandaria algo do tipo: “Aqui no Flamengo não tem isso, a torcida do Botafogo terá à disposição o mesmos ingressos da torcida do Flamengo”. Dado que tudo seja transparente como achamos.

    A torcida do Vasco tem seu espaço garantido. Setor verde, setor amarelo, metade das cadeiras especiais e uma parte das cadeiras comuns.

    Obs: Não vou entrar na discussão se ela se perder para o lado de clássico em São Januário. Salve Roberto.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    E eu não entendo porque diabos num jogo com mando de campo botafoguense, no Maracanã, no Engenhão, ou no inferno, a diretoria alvi-negra não se preocuparia em priorizar o espaço dos seus torcedores.

    É óbvio que por ser muito maior, a torcida do Flamengo, no sistema atual, tomava conta da maioria absoluta dos ingressos.

    E muitos torcedores dos times adversários simplesmente deixam de ir aos jogos contra o Flamengo, que se beneficia disto sim nos clásssicos.

    Torcida influencia sim resultados de jogos, números comprovam isso.

    Falar que exercer seu mando de campo causaria prejuízo financeiro é uma estupidez e um menosprezo aos tamanhos das torcidas de Vasco, Botafogo e Fluminense.

    Nem se o Maracanã tivesse 300 mil lugares a torcida flamenguista seria imprenscindível pra lotar o estádio num clássico.

    Apenas como exemplo, se o ingresso da arquibancada custar R$ 100, qual confusão você acha que haveria?

    Bom, falaram que o jogo não poderia ser no Engenhão, especulando que haveriam brigas e confusões, se arruaceiros não tem nada com isso, imagino então que os brigões seriam pais com suas crianças de colo…

    Obs.: Estude um pouco mais sobre áspas.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Estupidez é falar coisa sem saber, sem ter embasamento. Quanto o Botafogo “pagaria” para jogar no Maracanã? Como mandante, quanto o Botafogo teria de receita com 20 mil no Engenhão? Como mandante, quanto o Botafogo teria de receita com 80 mil no Maracanã?

    Quando vc tiver essas respostas, vamos conversar sobre o termo “estupidez”.

    Dizer que a torcida do Flamengo é maior não é menosprezo nenhum à ninguém.

    “se o ingresso da arquibancada custar R$ 100, qual confusão você acha que haveria?”

    Cara, vc é inacreditável. Seria a mesma confusão, independente do preço. Na final da última Libertadores o ingresso foi aumentado em 100% e deu mais confusão ainda.

    “Falaram… falaram… falaram…”

    O que EU disse foi que essa palhaçada entre as diretorias é briguinha ridícula, que não resolve nada e causa mais problemas além dos que já existem.

    “Estude um pouco mais sobre áspas.”

    HUAHuAHUAHUhauhUAHUHauhAUHAUhu…

    Responda a este comentário

  25. Serginho Valente
    24/07/08 - 22:17

    A liderança já foi, se o Botafogo vencer domingo, Caio cai?

    Responda a este comentário

    Rafael

    A questão é: a liderança já foi, Serginho já está conseguindo dormir sossegado?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Huahauauha…ao contrário da Libertadores que, em determinado momento, vislumbrei alguma possibilidade de título rubro-negro, até o momento nunca achei que o Flamengo sequer vai se classificar pra Libertadores, quanto mais ser campeão…

    Aliás, pra mim, o Inter é o favorito. Dependendo, claro, da manutenção do Nilmar.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Não interessa o que vc acha. Interessa é continuar secando. Dá-lhe ARCO-ÍRIS!!!

    Responda a este comentário

  26. Glauco Melo
    25/07/08 - 10:36

    Galera,

    Sempre entro aqui no blog pra ver coé mas nunca escrevo uma linha se quer ……….. mas hoje resolvi fazer uma presença ………

    O dois jogadores que sairam do Flamengo têm características semelhantes e agora o time vai passar por um período de adaptação ……….. mas ainda acho que com um meio campo composto por Kleberson,Ibson e Jonathas pode fazer uma graça neste campeonato ………. e ainda temos os dois melhores laterais do Brasil ………. só falta os atacantes fazerem gol !!!

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu acho que um time que perde seu artilheiro, principalmente se ele sabe jogar bola, sente.

    Quanto ao outro, não posso afirmar nada, porque ele era um desconhecido para mim.
    Ouvi muitas lendas à respeito dele de amigos flamenguistas, mas nunca vi jogar.

    Diziam:
    “Tem um menino muito bom lá na Gávea. Renato Augusto. Você um dia irá ouvir falar dele.”

    É um absurdo como futebol brasileiro tratar seus futuros craques como matéria-prima de exportação.
    Achei que Pato seria o recordista de ser vendido com o menor número de jogos. Pelo visto o recorde agora é desse tal Renato Augusto que jogou um jogo pelo Flamengo e foi negociado.

    ****

    Os laterais do Flamengo colocam o time realmente em um patamar superior.
    Não importa quem jogue no meio-de-campo. Este tem de ser amrmado para Léo Moura e Juan poderem jogar.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Tá muito pior que isso.
    Os recordistas são os garotos que agora saem direto dos juniores, sem vestir a camisa do time profissional uma única vez. Tem muleque que com 15 anos já foi.

    ****

    As jogadas com os laterais do Flamengo já está manjada. Os adversários já estão marcando ou deixando algum atacante para prendê-los. Estou vendo, principalmente o Leo Moura, marcando demais.

    Não tem jeito, é preciso um meia de criação e um atacante. No nível do Renato e Marcinho, ou melhores.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Glauco,

    Um meio campo com Kleberson, Ibson e Jonathas é um meio campo com 3 bons volantes, infinitamente melhor que Jailton, Cristian e Toró. Os 3 primeiros até sabem passar, lançar e assumem a função de armadores pela falta de um. Mas é preciso ainda um meia para jogar na sua posição original.

    Mas tb, sem ataque… não muda muito.

    Responda a este comentário

  27. Rafael
    25/07/08 - 10:47

    Depois de 8 pontos jogados no lixo nos últimos 3 jogos, finalmente uma boa notícia.

    Espero que se concretize!!!

    ****

    A sequência do Flamengo nos próximos 3 jogos é Botafogo, Palmeiras (fora) e Cruzeiro (casa). Era a hora de usar a “gordura”, mas agora fudeu.

    Responda a este comentário

    Victor

    Esqueceu de avisar que contra o Botafogo é em casa.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Hehe… pois é, agora vai ter essa porra.

    Responda a este comentário

  28. Lincoln
    25/07/08 - 12:41

    alguem realmente acha que o gremio de Celso Roth é cavalo de vencer corrida?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Como disse antes, pra mim o Inter é o favorito, dependendo da manutenção do Nilmar.

    Eu não acredito no Celso Roth. Os times dele sempre tem uma boa fase assim antes da derrocada…

    Responda a este comentário

  29. Rafael
    25/07/08 - 14:24

    Abri o Globo on line e vi que o Bruno está fora do clássico pelo 3º amarelo que levou ao reclamar da arbitragem.

    Aliás, no link da matéria tem a foto na qual o bandeirinha disse que o Bruno se adiantou e mandou voltar a cobrança da penalidade inexistente.

    Em “clique para ampliar” fica mais claro ainda que o goleiro não cometeu tal infração.

    O prejuízio não ficou só no jogo do Canindé.

    O Botafogo é favorito no clássico pelos últimos resultados.

    Responda a este comentário

  30. Saulo
    26/07/08 - 17:40

    Falta um acerto para um meia de ligação. Não existe um jogador para fazer essa função. Felipe seria o mais indicado, mas falta resolver sua situação com o clube do Catar. Agora o problema para o próxima partida vai ser a pouca mobilidade do ataque com dois centroavantes fixos na área.

    Responda a este comentário

  31. Vitor
    27/07/08 - 10:44

    Dois gols de mão e o cara ainda tem a cara de pau de reclamar… E com o juiz marcando pênalti aos 42 e ainda mandando voltar a cobrança!!!!!!!

    Responda a este comentário

    Rafael

    Prática comum de vascaíno, não lê o quê está escrito.

    Se o Angelim não fala que fez o gol com a mão, ninguém teria certeza do fato (a imagem não é clara) no lance que ele sofreu pênalti e, incrivelmente, ficou pedindo a marcação quando juiz validava o gol irregular.

    O 1º pênalti para a Lusa não existiu e o Bruno pegou. O bandeirinha mandou voltar pois viu o Bruno se adiantar. A imagem do lance está 3 comentários acima. Tire suas conclusões.

    O 2º gol do Flamengo foi com o pé, do Ibson. Tardelli que meteu a mão antes.

    O pênalti no Juan foi indiscutível, deve ser marcado a qualquer tempo de jogo. O Sérgio é o maior cara-de-pau do mundo. Se adiantou 2 vezes (na 2ª mais ainda) e o frouxo do bandeirinha não mandou voltar. Depois Sérgio declarou que foi coisa de Deus.

    Responda a este comentário

  32. Paulo Pimentel
    30/07/08 - 16:55

    Hoje tem mais um jogo desse clube que se diz grande. Vai ter mais basquete, volei e handball? O que interessa é ganha né mesmo, Rafa?
    O Angelim é um anjim? Tadim, ficou pedindo faltim! Que bonzim!
    Se o cara fosse honesto ia no juiz e dizia que o gol foi com a mão. Sonsinho que é fez carinha de mocin.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Sim, eu acho o Flamengo um dos clubes “considerados” grandes.

    O basquete do Flamengo acabou de ser campeão brasileiro e eu, apesar de ter ficado feliz, nem comemorei. Além do time de Brasília não ser mais o “Vasco”.

    Eu lembro quando o Vasco fazia seu “projeto olímpico”, “patrocinando” alguns atletas de ponta já consagrados e muita gente ficava tirando onda com isso.

    O Flamengo tem atletas da ginástica, remo, pólo, da natação… em todos o clube investe desde criança e alguns conseguem excelentes resultados, até mesmo em nível mundial. E eu não tiro onda com isso.

    A alma do brasileiro é voltada para o futebol. Acho que no nosso país nunca nenhum outro esporte terá a audiência de uma Copa do Mundo por exemplo.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Áh… eu achei que o Angelim foi muito burro. Ele queria pênalti ao invés do gol.

    No mesmo jogo, o Íbson provou que pênalti não é garantia de nada.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário