Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Fla não engrena

July 23rd, 2009 por | Categorias: Futebol.

Flamengo 1x1 Barueri

Comentei antes do jogo que, independente do momento dos times, da posição na tabela ou do local do jogo, era obrigação do Flamengo ganhar. Alguns interpretaram de forma errada meu comentário, como se fosse um menosprezo ao time do Barueri. Nada disso. Quem convive comigo sabe que sempre estou com um pé atrás com relação ao Flamengo, no geral, sou um pouco mais pessimista que otimista.

O fato é que se o Flamengo entrar para jogar uma partida contra Barueri, Santo André, São Caetano e outros… achando que o empate é um bom resultado, então amigo, pede pra sair. Até agora não vi nenhum flamenguista satisfeito com o resultado de ontem. O sentimento dos 30 mil que estavam ontem no Maraca gritando “adeus Cuca”, dos 30 que estavam no Cerol, da galera dos blogs flamenguistas e do pessoal que conversei aqui no trabalho, é meio o que eu estava comentando por aqui ontem. O post de hoje do Blog do Torcedor retrata bem tudo isso. Faço questão de citar algumas partes:

 …se não der pra ganhar do Barueri no Maraca não vai dar pra ganhar de ninguém em lugar nenhum.

…nada me deixou tão puto quanto o desinteresse e a falta de sangue de alguns jogadores, que ao fim do mais novo mico da nossa coleção saíam de campo como se nada de mais grave tivesse acontecido.

Sem querer ser rabugento, mas já sendo, sou de um tempo em que empatar com mini-time paulista era uma vergonha. Os jogadores iam pro vestiário de cabeça baixa, murmurando desculpas e prometendo trabalho redobrado nos treinos e reação imediata no próximo jogo. Hoje os caras empatam de maneira ridícula e saem cheios de marra, trocando camisas e sorrisos. Ah, fala sério!

Me desculpem o simplismo, mas o que tá faltando a esse time é raça. E raça a torcida não devia nem precisar pedir, ela é, e sempre foi, a essência do Flamengo, um time lutador.

Sempre escutamos falar que o interior de São Paulo é forte no futebol pois também é economicamente. É verdade. Fato é que o estado de São Paulo é praticamente metade do Brasil, mesmo a maioria do petróleo estando no RJ (2º estado, mas com uma produção quase monopolizada). A região do ABC é altamente industrializada e diversificada, atraindo investidores de vários segmentos.

Sem querer desmerecer o time e o trabalho dos jogadores e comissão técnica do Barueri, mas esse tipo de gestão não se sustenta por muito tempo. Não pelos clubes serem mais novos que eu, mas pelo aspecto estritamente político-governamental. Pode-se ter 2 ou 3 anos de êxito, mas tudo vai depender da próxima eleição, e não do mercado ou resultados.

Um texto interessantíssimo (olha que eu não costumo usar superlativo) sobre o assunto é esse aqui do Balípodo, Blog que conheci hoje. Vale a pena ler o texto por inteiro.

A discussão sobre se o clube deve virar empresa ou não, se deve ter dono ou não… é outra, mas adianto que não me agrada em nada coisas do tipo Brasiliense – Senador Luís Estevão.

O jogo

O jogo de ontem, apenas mostrou as deficiências do atual time do Flamengo e a inoperância da sensação do campeonato. A zaga rubronegra está completamente perdida. Há pouco tempo era o ponto forte do time. A diretoria conseguiu formar um ataque eficiente (até bem pouco tempo o ponto fraco do time). Mas sem um meio campo ou laterais produtivos, nada vai a adiante. Como estou dizendo, o potencial existe, mas é preciso por em prática, alguns jogadores têm que entrar na linha para as naturais vitórias surgirem.

Náutico x Botafogo

Assisti à partida de 6 pontos sem nenhuma pretensão de ver um bom jogo. E se confirmou. Tecnicamente foi tão ruim quanto o jogo Flamengo x Barueri. Lúcio Flávio finalmente apareceu no jogo, mas por uma cotovelada que levou. O Leandro Guerreiro não comprometeu, mas também não fez nada demais. Como disse ontem, o craque do time é mesmo o Juninho, pois pega bem na bola na hora do chute. Isso é muito pouco. Tenho que concordar com Zé Fogão, o time do Botafogo é muito ruim e a disputa para sair do rebaixamento será ingrata. Acabou que o empate com o lanterna fora de casa foi um bom resultado.

Obs. Quando finalmente vejo um gramado pelo menos razoável em Recife, a imagem da TV mostra aquele banco de reservas alagado. 2014 tâmo aê.

Arbitragem

Não tem como não falar das arbitragens dos jogos de ontem. Que coisa horrível em Recife. O cara errou tudo. Em lances capitais para ambos os lados.

No Maracanã não foi tão ruim assim, mas o Emerson sofreu uma falta na entrada da área de frente para o gol e o juiz o puniu com o amarelo por simulação de pênalti (fora da área). Fora algumas inversões para ambos os lados.

Dessa vez o São Paulo deu azar e levou 2 gols nos quais o atacante estava em impedimento. Mas nesse caso cabe a ressalva que eram lances difíceis.

PS: Cuca (Atualização antes mesmo de postar)

O Flamengo acaba de anunciar que o Cuca não é mais o técnico. A galera da cornetada deve estar feliz. Parece até que agora vai! Sem o Cuca as coisas vão entrar nos eixos e tudo vai melhorar. Pode ser e pode não ser. Acho que o mais provável é que não. Essa teima em sempre atribuir culpa ao técnico não leva à nada.

Reconheço que o Cuca não deu um padrão de jogo ao time, quase perdeu um estadual baba, tem cara de chorão, já entra derrotado e blabla… mas não vejo quem será seu substituto. O problema não é o técnico, é a atitude.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

72 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

72 Comentários para “Fla não engrena”

  1. saulo
    23/07/09 - 19:51

    A saída do Cuca pode apenas melhorar a situação momentaneamente. Qualquer mudança no comando gera expectativa para os jogadores pouco aproveitados e temor dos titulares. Isso é normal. O problema é saber se isso realmente terá efeitos práticos no decorrer do brasileiro. Especula-se Vagner Manchini, boa indicação. Gosto do seu estilo sereno e ofensivo. O problema é saber se a diretoria vai dar o suporte e os reforços para conseguir pelo menos uma vaga na Libertadores. O Flamengo passa por um ano turbulento,devido a expectativa de mudança eleitoral. Caso realmente a diretoria não tome suas providências, vai restar novamente colocar a culpas nas costas do treinador.

    Responda a este comentário

  2. Serginho Valente
    23/07/09 - 20:49

    É complicado. Para que dizer uma coisa, se não pensa isso?

    O cara diz “Alguns interpretaram de forma errada meu comentário, como se fosse um menosprezo ao time do Barueri.”

    E logo depois menospreza o Barueri: “O fato é que se o Flamengo entrar para jogar uma partida contra Barueri, Santo André, São Caetano e outros… achando que o empate é um bom resultado, então amigo, pede pra sair.”

    E daí que a gestão do Barueri não se sustenta por muito tempo? Sempre existem essas surpresas no futebol, e isso não tira o mérito de HOJE, ele ser um dos melhores times do Brasil.

    Existe coisa mais óbvia que a torcida flamenguista não estar satisfeita com os resultados do time? Só faltava essa, depois de comemorar 4º lugar como se fosse título, passar a comemorar 10º, seria muito estranho.

    É claro também que, na teoria, times grandes como o Flamengo tem sempre que entrar em campo buscando a vitória. E nem só contra times pequenos, mas contra qualquer time do mundo.

    Agora, isso não significa, que com um time fraco em 11º, e com alguns desfalques, a torcida precise ser idiota em achar que não vai ser complicado enfrentar o ataque mais positivo, e o 4º colocado no campeonato, seja ele o Bambala, ou o Barcelona.

    Outra coisa, essa base do Flamengo teve seu auge há dois anos. Está em franca decadência. Léo Moura não joga nada desde o ano passado, Juan até joga de vez em quando, mas menos do que jogava. A defesa piorou sensivelmente. Assim como o meio-campo, que sem Ibson, duvido que dê conta do recado. O inconstante Kleberson é muito pouco. Ou estão contando com o Fierro? Hahahaha…

    O ataque melhorou. O Adriano é muito bom. Mas, e aí? É aquela história do cobertor curto.

    O Flamengo, até pelas eleições também, não vai a lugar nenhum esse ano. Não tem time pra ir, não tem potencial. é simples.

    Responda a este comentário

    saulo

    Léo Moura não sei, mas o Juan vai sair do estaleiro. O relacionamento com o Cuca era péssimo. Em relação ao Kléberson, não duvido nada que fez corpo mole.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Pois é, como confiar, apostar e acreditar num time assim?

    Responda a este comentário

    Lincoln

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL1241145-9865,00-CAMPEAO+INFELIZ+OS+BASTIDORES+DA+ERA+CUCA+NO+FLAMENGO.html

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Pois é. Me surprende que de repente toda essa informação é publicada. Pq esperaram tanto pra vazar essas coisas? Será que só descobriram tanta “infelicidades” ontem? Eu pensava que a mídia gostava de vender jornal, de publicar notícias, de tumultuar… Me enganei! (risos)

    Responda a este comentário

    Rafael

    É sério mesmo que isso é novidade pra vc?

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Pra vc não é? Poxa, aparentemente a Grobo tinha um dossiê com todos os podres dos bastidores da Gávea. E só publicaram dps q o Cu-ca-iu, pois precisam de “permissão” dos “personagens” pra noticiar. Bacana que a grobo se preocupa com o “bem-estar” do Flamengo. Realmente, não sabia que era assim. (risos)

    “Ao longo dos mais de sete meses de convivência, o GLOBOESPORTE.COM coletou histórias dos bastidores que revelaram o ambiente hostil que dominou o clube mais popular do país. Os personagens só autorizaram a publicação após a saída do treinador para evitar mal-estar.”

    Responda a este comentário

    Alexandre

    E tem mais:
    Pintam o Cuca como um fofoqueiro, um humilhador, um canalha. E pintam o elenco como sérios, comprometidos e profissionais.
    Sinceramente… Matéria ridícula de um jornaleco esportivo ridículo para leitores ridículos.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Pois é cara, e apenas nós, leitores ridículos, damos importância pra isso.

    Claro que essas picuinhas todas eu não sabia, mas que o clima não era bom no Flamengo estava claro. Desde o episódio da contratação do jogador dispensado pelos próprios jogadores até às discussões do Cuca com Juan, flagradas pelo mesmo Globo.

    Não gosto dessa ideia de “Dossiê”. Mas se não publicaram antes, é devido à tal ética profissional, como está escrito na matéria. Ou na sua opinião, o Globo segurou isso para favorecer ao Flamengo? Fala sério.

    Acho que o Eduardo peixoto deveria sim citar suas fontes para dar credibilidade à essa matéria. Queria tb escutar a versão do Cuca a respeito disso.

    Em todo caso, fica claro que a bagunça está instalada no Flamengo e a diretoria é uma bosta mesmo. Não há liderança nenhuma. Quem manda no Flamengo? Jogadores, técnico, empresários? Porque o presidente não parece ser.

    É triste ver a confirmação empírica de que REALMENTE jogadores jogam de sacanagem pelo interesse próprio, como estou comentando aqui desde a inexplicável derrota pro Resende na semifinal da Taça GB (sem nenhum menosprezo ao time do Vale do Paraíba).

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Na minha opinião, seguraram essas informações para proteger o Flamengo sim. Não tenho a menor dúvida da minha opinião e estou falando sério.

    Aliás, a matéria deixa bem claro que estão protegendo o Flamengo desde que o Cuca assumiu. E ainda, protege os jogadores ultra-mega-profissionais que estão na Gavéa. Afinal, o Juan é um anjo e o Adriano precisa de carinho. (risos)

    Mas e vc, Rafael? Acha que se a crise fosse no Vasco o grobo teria os mesmos escrúpulos? Não precisa responder não, cara. Já sei qual vai ser tua resposta, então poupe-me e poupe-nos! (risos)

    Responda a este comentário

    Rafael

    Cada um possui seu próprio senso crítico.

    Responda a este comentário

    Rafael

    “Para que dizer uma coisa, se não pensa isso?” – Cara, o que eu disse que não penso?

    Vc continua sem entender. Se o Flamengo achar que empate com time pequeno é bom, pede pra sair de novo meu camarada! Sem nenhum menosprezo aos times pequenos, que são inclusive, maioria no Brasil.

    Quem lê o blog deve achar vc muito burro por não saber que a torcida do Flamengo comemorou a classificação para a Libertadores, e não o 3º lugar. Mas eu sei que não é isso. A paixão é mais forte, e suas desilusões com a torcida vascaína (faixa c/ ‘série B é obrigação’, comemorar empate no estadual…) faz com que vc escreva essas pérolas.

    Continua confundindo análise com torcida sua.

    Quem se preocupa em onde a Petrobras investe, por teoricamente ser “dinheiro público”, mandar um “e daí?” para os times de Prefeituras…. é brabo.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Cara, você diz o que não pensa, quando diz que não tem nenhum menosprezo aos times pequenos, e os menospreza logo a seguir, achando inaceitável que o Flamengo empate com um deles, mesmo que no momento, o time pequeno esteja numa situação muito melhor que a do rubro-negro.

    Por mim, você menosprezar ou não, é um problema teu. Mas acho escroto dizer que não menospreza, quando na verdade é exatamente isso que você faz.

    Pra mim, por exemplo, comemorar 3º lugar, ou que seja a vaga na Libertadores, é coisa de time pequeno. Mas deve ter um monte de vascaíno que comemoraria uma merda como essa. Alguns devem até comemorar um eventual título da 2ª Divisão.

    Não tenho nada a ver com essa merda, não tenho nenhum corporativismo com a torcida, ou a diretoria, vascaína. E critico essa postura derrotista sem nenhum trauma, ou desilusão. Há muito não vou junto com a “maré “.

    Pois é cara, eu confundo minha análise com minha torcida, e você não faz isso não…você acha inaceitável o 11º colocado de um campeonato, com seis desfalques, empatar com 4º colocado e melhor ataque da competição. Sua análise é pura imparcialidade.

    O engraçado é que o time que mais esculhambo é o Fluminense. E de lá não tem choradeira. Flamenguista chora demais. E o pior, é que ele mesmo diz que time e o clube está mal.

    “Quem se preocupa em onde a Petrobras investe, por teoricamente ser “dinheiro público”, mandar um “e daí?” para os times de Prefeituras…. é brabo.”

    Cara, o “e daí?” que eu falei é quanto a um time pequeno estar num bom momento. Isso acontece o tempo todo no futebol, não é incomum um pequeno às vezes estar melhor que um gigante. Então, e daí que o Barueri hoje é melhor que alguns times grandes? Isso é normal.

    Lamentável que você, MAIS UMA VEZ, pegue uma frase de alguém e a tire do contexto para depreciar uma pessoa. Se eu não te conhecesse, pela incidência com que você faz isso, acharia que tratasse de um grande mau-caráter. Ainda bem que sei que não é, e faz isso por alguma outra deficiência.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Vc só pode estar querendo quizumba. Não é possível!
    Meu comentário que deu origem à isso lá no outro post foi:

    “A manchete que está no Globo hoje diz que o Flamengo terá um difícil jogo amanhã. Fui na tabela e o jogo é contra o BARUERI!!! Onde? No Maracanã!!!
    Fala sério, foda-se que o Barueri tá no G4 empatado em pontos com o Vitória. Espero que o time do Flamengo não tema o poderoso Barueri. Pode perder? Claro, futebol acontece de tudo. Mas se jogar pelo menos com seriedade e disposição, sai vencedor.”

    http://www.blablagol.com.br/fim-de-semana-para-os-cariocas/#comment-35668

    Quem quiser interpretar (erroneamente) que há aí menosprezo, problema de quem o faz. Menosprezo é papo de jogador de futebol que não tem o ensino fundamental concluído falando para as câmeras depois da conquista do título: “menosprezaram a gente, e a gente mostrâmo que somos melhor”.

    NUNCA disse que era ‘inaceitável’ o Flamengo perder ou empatar pra quem quer que seja. Só disse que o pensamento não pode ser de temor como estavam falando antes do jogo. Aqui meu caro, foi vc que TIROU MEU COMENTÁRIO DO CONTEXTO e blablala… claro, não vou dizer que vc é mal caráter, é que vc não percebe quando faz.

    O Flamengo é time grande, tem que entrar pra GANHAR SIM, todos os jogos. Principalmente contra os times pequenos. O que não quer dizer que nesse jogo o 1×1 foi até justo por aquilo que os times apresentaram.

    ****

    Não sabia que “comemorar 3º lugar, ou que seja a vaga na Libertadores, é coisa de time pequeno”. Eu comemoro até Taça Rio, ou uma simples vitória num jogo qualquer.

    ****

    Eu disse que vc tinha algo a ver com a torcida vascaína que faz isso? Presta mais atenção, lê 2, 3 vezes… sei lá.

    ****

    E que choradeira vc está lendo de minha parte? Onde??? Sei lá qual é o time que vc mais esculhamba. O que isso tem a ver?

    Sim, acho que o time do Flamengo está mal. Ainda não conseguiu perceber isso? A discussão era que eu achava o time com potencial e vc não. Tudo bem. Mas vc já se perdeu pela paixão que te motiva à dialogar.

    ****

    Eu: “esse tipo de gestão não se sustenta…Não pelos clubes…mas pelo aspecto estritamente político-governamental.”

    Você: “E daí que a gestão do Barueri não se sustenta por muito tempo?”

    Releia esses dois períodos.

    Depois, apenas expus um pensamento seu recorrente quanto ao governo no futebol. Quando a gente toma consciência daquilo que falamos tudo fica mais claro. Vc explicou no penúltimo parágrafo que não foi isso que quis dizer. Beleza. Mas triste demais seu último parágrafo. Lamentável que vc tenha levado para esse lado e partido para a agressão verbal. Quando a pessoa faz isso, geralmente já perdeu a razão.

    Responda a este comentário

  3. Alexandre
    23/07/09 - 22:06

    “Me desculpem o simplismo, mas o que tá faltando a esse time é raça. E raça a torcida não devia nem precisar pedir, ela é, e sempre foi, a essência do Flamengo, um time lutador.”

    Brilhante. Os outros times não tem raça né? Ou tem menos que o Flamengo, pois se trata de uma essência, um perfume, um desodorante, sei lá. Os outros devem ter naipe, estirpe, fedor, ou qualquer outra coisa, sei lá. Muito sensato o mulãoberg e todos que o acompanham. Sensato e brilhante.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Que viagem, cara. Li e reli esse trecho e não achei em nenhum momento a parte de “os outros não tem”. A torcida do Flamengo gosta do time raçudo, que se doa em campo. Pode ter o gênio que for, mas se não chegar junto, vai ser vaiado. E quando tá cheio de cabeça de bagre (que é o caso faz tempo), exige até mais dedicação do que talento. Por isso, Paulinhos, Obinas e outros acabaram tornando-se xodós. Também acho que isso não é exclusividade rubro-negra, mas em nenhum momento isso foi dito.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    O q mais vendem nas bancas e na telinha é o misticismo da “raça” rubro-negra. Viagem, ao meu ver, é, alem de não enxergar isso, usar isso como analise para pq o time perdeu.
    Em dois jogos diferentes o cara arranca um empate numa jogada cheia de “raça” e dps o carinha vem e diz q falta a “essência” rubro-negra nos jogadores…
    Brilhante.

    Responda a este comentário

    Lincoln

    viagem ou não, é uma caracteristica que os times do flamengo sempre tem.. merito pra eles!
    é o mesmo quando dizem que o vasco é o time da virada e ele vai la e mete 4 gols no segundo tempo de uma final de um campeonato internacional na casa do adversario..

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Beleza… então cada time com seu “super-poder”. (risos)
    Qual o super-poder do Fluminense, do Cruzeiro, e do Botafogo? Alguém me diz, porfavor.

    Responda a este comentário

    Lincoln

    super poder? outra pessoa que distorce o que a gente diz no blog nao da.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Lincoln, não posso fazer nada se vc acredita em rotúlos midiáticos. Pra mim, o Flamengo não tem menos raça que qualquer outro time grande que existe por aí.

    Mas pra vc, é um mérito do Flamengo eles terem a “raça” que os jornais vendem por aí como um misticismo sem igual. Beleza.

    E qdo perde ou empata, não é pq jogou pior, ou pq tá numa fase ruim, ou pq o time tá mal armado, ou pq simplesmente o time é ruim… é pq faltou raça. Pra mim, isso é desculpa boba, especialmente num blog de torcedores “sensatos”. (risos)

    Responda a este comentário

    Lincoln

    Bom.. eu não sei quanto a você, mas eu vejo os jogos, e por várias vezes eu vi times do Flamengo de qualidade inferior superarem o meu time, Vasco, na maioria das vezes por mais disposição ou raça.
    mas sinceramente… boa sorte na discussão, porque essa discussão aqui é inútil, vou perder meu tempo nela não! =)
    Se alguem quiser assumir a partir daqui fique a vontade.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Posso dizer a mesma coisa que vc, Lincoln. Por várias vezes ví um Vasco inferior vencer um Flamengo superior. Inclusive este ano, o Vasco na segunda, com um time totalmente novo, derrotou o Flamengo entrosado. E aí? Discussão inútil mesmo.
    Valeu.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Hehe… Alexandre em dia de Serginho.

    Responda a este comentário

  4. Matheus
    23/07/09 - 23:27

    Cê sentiu mesmo a provocação, hein???

    Hehehehe.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Cara, começaram a me provocar desde segunda quando O GLOBO disse que o Flamengo enfrentaria o “temido”, a “sensação” Barueri.

    Responda a este comentário

  5. Nicolau
    24/07/09 - 1:14

    Só para exemplificar melhor a situação do estado de São Paulo no Brasileirão, são 6 times em 20 nessa edição. E se as séries A e B parassem hoje, em 2009 seriam 8 paulistas e só 2 cariocas. Sobre o Flamengo, acho que ainda se recupera.

    Responda a este comentário

    Rafael

    São Paulo é metade do Brasil quase em tudo. Meu pai morou aí por mais de 10 anos. Fui muito pra Sampa. Pela quantidade de pessoas, até em mulheres gatas a cidade é show (pelo menos nas ‘baladas’ eu percebi isso).

    Por isso mesmo, no futebol acho que geralmente teremos mais times paulistas. Porém o futebol não é a melhor comparação, há uma volatilidade nisso. Em 2008 e 2007 era SP 4 x 4 RJ.

    Responda a este comentário

  6. Zargarotinho
    24/07/09 - 9:24

    Gostei da queda do Cuca pelo péssimo relacionamento que tinha com os jogadores e pela falta de posicionamento diante de vários episódios nessa sua segunda passagem. Ele perdeu o comando há tempos do grupo (que é composto por várias laranjas podres, claro). Vamos ver se entra alguém com mais atitude, que equilibre melhor o time e tenha mais vontade de ganhar.

    Responda a este comentário

    Lincoln

    cucaiu.
    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL1241145-9865,00-CAMPEAO+INFELIZ+OS+BASTIDORES+DA+ERA+CUCA+NO+FLAMENGO.html

    Responda a este comentário

    saulo

    Para quem acompanha o futebol, não vejo nenhuma surpresa nos bastidores da Gávea essas confusões. Os dirigentes somem quando existem problemas no clube e jogam as questões extra-campo aos treinadores. Não fica difícil prever um pífio desempenho do Flamengo no Brasileiro. E para agravar a situação, existem facções políticas rivais dentro da administração e no conselho na disputa eleitoral para a presidência em novembro.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Falta liderança Zarga. E isso é com o pessoal lá de cima, presidente e diretoria.

    Responda a este comentário

  7. Rafael
    24/07/09 - 10:36

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL1241090-9865,00-FLAMENGO+BUSCA+A+UNANIMIDADE+FABIO+LUCIANO+PARA+A+COMISSAO+TECNICA.html

    Pra mim, não é unanimidade. Mas se vier pra treinar a zaga de repente dá certo. Só não dá pra pagar R$ 100 mil por isso.

    Responda a este comentário

    Lincoln

    e se for cinquentinha?

    Responda a este comentário

    saulo

    Não acho uma boa idéia integrar o Fábio Luciano na comissão técnica. Ele pode conhecer o grupo, porém ainda não se preparou para esta função. E seria bem pior se for para a zaga. Além da inatividade, sua idade avançada ajuda a demorar a chegar ao seu âuge físico. A imprensa muda de opinião com uma velocidade impressionante. Recentemente quando pendurou as chuteiras, era quase unânime a concordância dos comentaristas sobre sua falta de velocidade para o atual futebol. Ele estava realmente muito mal. Mas agora todos dizem da sua falta a zaga. Cheira oportunista essa visão.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Tá certo que a imprensa fala muita M…mas vc achar que a vaga dele seria pra JOGAR na zaga supera tudo.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Saulo, ninguém está falando que ele vai voltar a jogar.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Tá certo que a imprensa fala muita M…mas vc achar que a vaga dele seria pra JOGAR na zaga supera tudo. (2)

    Responda a este comentário

  8. Victor
    24/07/09 - 15:15

    Pessoal,
    estou meio sem tempo agora. Comento melhor à noite.
    Tanto pelo post em si, quanto aos comentários.

    Deixo apenas um breve comentário agora, pois como li tudo, identifico que perdem muito o foco no todo (existe isso) e andam se apegando demais a detalhes.

    Imaginem-se fora da esfera do futebol, e releiam com calma os comentários de Serginho e Alexandre, porque são colocações absolutamente simples, de fácil entendimento que os demais não estão pegando (mais especificamente, Bender, Zarga e Lincoln. Teve até caso de gente discutindo questão que nem foi levantada).

    Responda a este comentário

    Rafael

    Por que não estou surpreso?

    Beleza então, quando tiver um tempo releia com calma o post, meus comentários e o comentário do Zarga respondendo ao Alexandre. É tudo bem simples. Tem gente discutindo até conceitos que não foram levantados.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Po Victor, no open bar eu fiz piada com a sua declaração de que “jogar a segunda é mais maneiro” e você já entrou numa de dizer que não é luxo nenhum disputar o quarto lugar na primeira. Pra mim, isso sim é não pegar a coisa. Quanto aos comentários, acho que todos estão bem diretos e simples. Acabar perdendo o foco em algum momento acontece em quase 90% dos posts aqui. É normal.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Só mais uma coisa: concordo com o Alexandre que o Flamengo não ganha por ter um time fraco. Talvez até no caso específico entre corpo mole na história e tal, mas enfim, o time é fraco realmente e perde por sua incompetência. A questão de ter “raça” ou o Vasco ser “o time da virada” são características que as torcidas adotaram e viraram “verdades” pra elas.

    Responda a este comentário

  9. saulo
    24/07/09 - 16:43

    Uma boa notícia dessas, pode ajudar a melhorar http://twitter.com/LANCE_NETo ambiente do Flamengo:

    Responda a este comentário

  10. Daniel
    24/07/09 - 16:59

    HAhaha… voces complicam demais.
    Victor tem razao, perdem muito o foco.

    Mas no todo concordo com o post, nao vejo nenhum problema em dizer que eh obrigacao do Flamengo ganhar jogo contra time pequeno.

    Rafael, quem elegem os prefeitos somos nos.

    Alexandre exagerou no texto citado na parte que se refere a “raca” do time do Flamengo. E me leva na esportiva cara, mas “Não tenho a menor dúvida da minha opinião” foi perola.

    Mas achei que o Lincoln se confundiu mesmo qdo disse que o Alexandre distorceu alguma coisa.

    E o Saulo eh muito doido.

    Na verdade, nem eh tao ruim assim perder o foco.

    Abraco a todos.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Não tem outra maneira de te levar, Daniel, pois é raro eu duvidar da minha própria opinião! (hahahahahaha)

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    O Saulo consegue duvidar da própria opinião…heheheh

    Responda a este comentário

    Rafael

    HUAhuHAUhuHAHuHAUHuuHAUH…
    “Não tenho a menor dúvida da minha opinião”… passei batido por essa. Alexandre arrebentou!

    “E o Saulo eh muito doido.” – HUAhuAHUHAUHaHUAhaUaHua……

    Boas suas observações.

    Como Zarga falou, perder o foco aqui é normal.

    Responda a este comentário

    saulo

    Era para ler a notícia em primeira mão da saída do Kléber Leite. Não vai resolver os problemas, mas ajuda a minimizar.

    Responda a este comentário

  11. saulo
    24/07/09 - 20:25

    Comenta-se nos bastidores o contato com o Parreira. Logo ele que sempre reclamou da falta de planejamentos dos clubes brasileiros: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL1241661-9865,00-PARREIRA+PODE+SER+O+TECNICO+DO+FLA+COM+FABIO+LUCIANO+NA+COMISSAO.html

    Responda a este comentário

  12. Victor
    25/07/09 - 18:36

    De tudo que li, isso aqui faz valer o post:

    Sempre escutamos falar que o interior de São Paulo é forte no futebol pois também é economicamente. É verdade. Fato é que o estado de São Paulo é praticamente metade do Brasil, mesmo a maioria do petróleo estando no RJ (2º estado, mas com uma produção quase monopolizada). A região do ABC é altamente industrializada e diversificada, atraindo investidores de vários segmentos.

    Sem querer desmerecer o time e o trabalho dos jogadores e comissão técnica do Barueri, mas esse tipo de gestão não se sustenta por muito tempo. Não pelos clubes serem mais novos que eu, mas pelo aspecto estritamente político-governamental. Pode-se ter 2 ou 3 anos de êxito, mas tudo vai depender da próxima eleição, e não do mercado ou resultados.

    Realmente é uma análise que se vale à pena ler. Mesmo que esteja errada (não estou dizendo que esteja). Parte-se de uma hipótese para explicar ocasionais boas participações desses times, e por fim ainda há uma corajosa conclusão que poderá ser verificada com o tempo.

    Pena que, à reboque deste momento de lucidez, há enorme carga dos conceitos pré-concebidos pelas bravatas midiáticas a que somos submetidos.
    Eu mesmo, tendo para esse lado. Sinto enorme dificuldade, por exemplo, em colocar derrota de um dos 12 times dos que considero grandes contra o resto.

    O Urublog do Arthur Muhlenberg é o único dos blogs semelhantes do Globo Esporte que presta. Definitivamente, o cara escreve muito bem, tem visão muito clara sobre o futebol e sobre o Flamengo. Mas sobretudo, Muhlenberg utiliza seu talento para escrever como um autêntico torcedor. Ele é o único que encarna com maestria esse papel de porta-voz do torcedor por ali (pelo menos dos times do Rio que já prestei mais atenção).
    A forma com que ele faz, é não abrir mão de criticar tudo o que ele não gosta no clube, e amplificando todos os lugares que encontram eco na torcida do Flamengo. Em via de regra, palavras de ordem e superioridade estão presentes no Blog do Torcedor do Flamengo do Globoesporte.com, como não poderia deixar de ser para um time como o rubro-negro. Eu acho legal que essas místicas sejam criadas, tratando o futebol como entretenimento, mesmo quando não encontram validade no mundo real.

    Agora, juntar as duas coisas é que fica complicado. O mundo real com o místico dá um samba do criolo doido.
    Bender teve o mérito de explicar o sucesso momentâneo do Barueri, ao mesmo tempo que entende os motivos dos fracassos rubro-negros, e ainda assim, vê (ou ao menos escreve que vê) analiticamente como um absurdo que o Flamengo em julho de 2009 empate com o Barueri de julho de 2009.
    Em um futebol de Primeira Divisão em que os jogadores em sua maioria migram indiscrimiadamente de um clube para o outro, com altíssimos salários e gastos altíssimos, levanta a questão que basta para que um time jogue com seriedade e tenha raça para ganhar do outro não-tradicional. E se o outro jogar com raça e seriedade.

    Pelo lado do “blog do torcedor”, eu desculpo certamente o simplismo de Muhlenberg. Como citei anteriormente, é a esse papel que ele se destina, e sua intenção e razão de ser é de fato mobilizar os rubro-negros.
    Porém, ao ser trazida sua opinião em um blog que se destina a “torcedores sensatos”, não tenho como desculpar esse simplismo.
    Encontrava a verdade tal coisa, quando o campeonato era disputado por trocentos times, o Flamengo era realmente uma potência e um bam-bam-bam no País. Na época em que todos os jogadores brasileiros aqui estavam e naturalmente, não encontrava-se o equilibrio de dimensões momentâneas que se encontra hoje.
    Até pelos motivos explicados do sucesso de um Barueri, de uma condição de escolha técnica dos poucos 20 times que disputam o campeonato que obviamente precisam de um investimento compatível com tal realidade, diante das colocações das equipes no campeonato e por fim, de 6 desfalques do time do Flamengo, por que tanto espanto com o empate?

    Os comentários de Serginho e Alexandre anteriormente, contrastam essa visão arrogante e superior do Flamengo ter de ganhar no Maracanã colocada basicamente pelo Flamengo ser… o Flamengo, e o Barueri ser somente… o Barueri.
    Visão essa que, ao menos para mim, está escancarada tanto no post do Bender, com ideias próprias e do Muhlenberg, quanto nos comentários do próprio Bender e Zarga.

    Faço aqui uma pausa no raciocínio, apenas para colocar uma ressalva sobre os nomes que citei, para não ser mal interpretado. Nada perde quem pulá-la e só ler ao final: Óbvio que sei que isso é a opinião de vocês, e que naturalmente é a forma como vocês enxergam o futebol. Pelo que percebo, esse é o pensamento da maior parte de quem acompanha o futebol. Está enraizado em nós, até pelo tipo de mídia esportiva festiva e simplória que temos, onde há o 8 e o 80. Festa ou Tragédia. Quando cito os nomes que citei, faço porque, ora bolas, são os que se dispuseram a discutir, e são os que tenho de citar por terem um visão diferente da minha, e porque também, percebo que acabaram se armando excessivamente, mesmo que de forma não-intencional, às ponderações contrárias neste post.

    O que foi colocado por Alexandre e Serginho, foi basicamente evidenciar que sim, houve um menosprezo em relação ao Barueri. Não que tenha sido feito de forma intencional por ser o Barueri, mas não há como negar que tal empate do desfalcado Mengão com o “mini-time paulista” encontra mais estranheza que se um mesmo empate no Maracanã tivesse ocorrido contra um Santos e o Fla com time completo.

    No meio do caminho dos comentários, apareceu o oportuno comentário do vascaíno Lincoln, que caricaturizou perfeitamente os preconeitos concebidos pela ação midiática, como o Flamengo ser o time da raça, o Vasco da virada, etcetera.
    Coisas que servem para explicar de forma simplória, metafórica e ilustrativa uma vitória, de trazer o lirismo, acabam ganhando status de verdade na consciência coletiva.
    Grande bobagem, achar que um jogador do Flamengo tem mais raça que qualquer outro de times de mesma dimensão. Explicar que a raça tenha colocado aquela bola do Pet na gaveta do Helton e por aí vai.
    Para algo dar certo, várias coisas tem de funcionar e ao mesmo tempo. Uma que não consigo relacionar, é falta de “raça” por parte de jogadores. Já vi muito time merda ser derrotado constantemente, e olhando para o campo, a última coisa que me passou foi falta de raça.
    Flamengo perde e ganha jogos como qualquer outro time. Até hoje é tido como vergonha do Flamengo a derrota para o Santo André no Maracanã, explicada, naturalmente, pela falta de raça (embora ninguém tenha notado a mesma até chegar a final e mesmo no primeiro jogo empatado na casa do adversário). A mesma raça não ajudou ao time vencer o Cruzeiro na final da Copa do Brasil no ano anterior. Teria sido a raça a responsável pela vitória nas semi do ano posterior contra o Ipatinga e título contra o confuso Vasco de Renato Portalupi e Valdir Papel?

    Bobagens como essa, que servem para ajudarmos a conversar e até mesmo criar parâmetros, por mais esdrúxulo que sejam, quando levadas muito ao pé da letra e exageradas, levam-nos ao cúmulo de aceitar alguns rótulos que chegam a envergonhar como o último que ouvimos pelo últimos anos:
    A torcida do São Paulo é a mais identificada com a Libertadores.

    ****
    Quero repetir a ressalva que, ao contrário do que Lincoln imaginou, eu acho essa discussão ótima e definitivamente um diferencial do blog em relação ao que se encontra por aí. Finalmente encontro satisfação de entrar na caixa de comentários.

    Mas como disse antes, peço cuidado para que não percam o foco das ideias, em detrimentos de frases. Tentem discutir o todo ao invés do detalhe que será mais produtivo, e principalmente, tenham a calma de se colocar na pele do outro, tentando entender não só como o comentarista se posiciona, tão como o que ele quis dizer, mesmo que a escrita não tenha sido um primor. Evoluiremos muito mais no campo das ideias assim, que na simples tentativa de mero convencimento de sua ideia para com a parte oposta.

    Digo isso, porque corremos o risco de ver, como em inúmeras situações ocorridas por aqui, de discussões onde no fim, via-se claramente que dois discutiam ferrenhamente defendendo… o mesmo ponto de vista.

    Peço então, a Zarga, Bender e Lincoln que, se identificarem no meu texto que tem a mesma opinião que eu, ao invés de confrontar, avisem-me que assim pensam, porque eu não consegui identificar pelos comentários de vocês.

    Responda a este comentário

    Lincoln

    na verdade, o que eu quis dizer que eu não deveria ter entrado na discussão. pq nao conseguiria levá-la até o fim. to com alguns problemas que me fazem atualmente querer pagar pra nao discutir com nada, apesar de acabar sempre discutindo.
    acho seu comentario lucido e nao sei o que realmente quis dizer la em cima, apenas disse. abraços!

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    “Para algo dar certo, várias coisas tem de funcionar e ao mesmo tempo. Uma que não consigo relacionar, é falta de “raça” por parte de jogadores.”

    Victor, você não acredita em corpo mole? É mais que nítido quando os jogadores querem derrubar treinador ou estão de sacanagem mesmo. Mas daí a generalizar, fudeu. Por exemplo, nos casos que você citou: contra o Santo André, o time foi mal escalado pelo Abel e, além disso, o time esteve muito mal como um todo. No caso do Cruzeiro, o time mineiro era 10 vezes melhor. Se ganhasse, poderíamos até botar na conta da “raça”. Como você falou, o Flamengo é um time normal como os outros. Ganha por jogar bem, ganha por erro do juiz, perde jogando bem, perde de sacanagem, perde por erro do juiz…tudo isso. A coisa do “time da raça” é meramente crendice da torcida. Quando dá certo, beleza. Quando não dá, perdeu porque não fez por onde.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Victor,
    A idéia era apenas expor meu pensamento quanto à insinuação pré-jogo de que o Flamengo deveria temer o Barueri, por este ser a sensação do campeonato, ter o melhor ataque ou o artilheiro.

    Quem leu o link indicado no post percebeu que o time do forte interior paulista não tinha treinador definido até bem pouco tempo e somente 3 dos jogadores que começaram o campeonato permaneceram como titulares.

    Não fiz nenhum prognóstico, apenas acho que o caso do Barueri é semelhante ao do São Caetano, Santo André ou outros. E é diferente de Guarani e Ponte Preta por exemplo.

    De novo, acho sim obrigação do Flamengo entrar sempre para ganhar os jogos, principalmente quando o jogo é contra time pequeno. Como tenho dito, o Flamengo está mal sim, mas vejo um potencial no time, porém ainda não rendeu o que espero, não ‘engrenou’. Então, em julho de 2009 o Flamengo deve ganhar do Barueri sim, e no Maracanã tal vitória seria capital.

    Se alguém acha isso menosprezo com algum time, problema. Tratemos então como menosprezo para com os 19 times da série B os constantes dizeres aqui de que o Vasco terá uma tranquila segundona em 2009 (inclusive eu já disse isso).

    ****

    “…diante das colocações das equipes no campeonato e por fim, de 6 desfalques do time do Flamengo, por que tanto espanto com o empate?”

    Mais uma vez, o espanto não foi com o empate (que já até disse que foi justo pelo que os times apresentaram no jogo). O espanto foi com o tal temor que o Flamengo deveria ter ao jogar contra o Barueri, pois “a Gávea está em crise” e o “Barueri é a sensação do campeonato, tem o melhor ataque e o artilheiro”. Posição na tabela? Fala sério Victor… até vc? E me diz uma coisa, quais são os 6 desfalques do Flamengo? Zé Boteco? Ex-Pet? Isso é desculpa ainda da era Cuca. Ou ainda estão colocando o Ibson como “desfalque”? O único desfalque mesmo é o Juan.

    Como vc disse, o Urublog é o que vale ler do “blog do torcedor” dos cariocas. Apenas trouxe uma ideia dele que era igual ao que eu tinha escrito. Não quis fazer nenhuma “junção” do torcedor escrachado com o torcedor sensato (se é que isso existe). O fato dele escrever bem, deve ser o que apoquenta o Alexandre. Em outra oportunidade que citei o Mulão, Alexandre tb se manifestou. Por isso não vou entrar no mérito da questão “raça”, até porque Zarga já explicou e está muito clara.

    Como aliás, estão claros e até bem simples os pensamentos expostos aqui, que alguns não entenderam. Peço então, a todos, que antes de escrever qualquer coisa, releia o que foi escrito e veja se não se equivocou. Se acontecer, sem problemas, é só explicar depois, mas que seja de uma forma civilizada de torcedores sensatos (que existe sim).

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Quem se “apoquentou” aqui foi vc nesse tópico aqui:
    http://www.blablagol.com.br/clubes-paises-geopolitica-viagens/
    Basta dar uma lida. Vai ficar bem claro quem se “apoquenta” com quem.

    Realmente, mencionei o Mulão pois tinha lido em algum outro post vc usando de informações e dados postados por ele. O cara (como a maioria dos torcedores rubro-negros) é o torcedor escrachado e assumidamente enjoado e vc ainda o considera uma uma fonte de imparcialidade da mídia esportiva. E pior, vc ainda usa a “excelente” analise dele (“faltou a mística raça rubro-negra” e bla bla bla…) para um blog de torcedores “sensatos”.

    You are the weakest link, Rafael! (risos)

    De resto, não vou pedir pra vc me poupar de mais nada não. Quem vai se poupar das tuas besteiras vai ser eu. É como vc diz, cada um com seu próprio senso crítico. O meu eu não trarei mais neste espaço.

    Boa sorte aos demais colaboradores do blog.

    FUI!

    Responda a este comentário

    Rafael

    Não sei se vc tem 16 anos ou apenas está brincando.
    Não vejo como alguém se ofende com ‘apoquentar’ que quer dizer apenas ‘aborrecer-se’.

    Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa Browse
    apoquentar
    [De a-2 + pouco + -entar, com redução do ditongo.]
    Verbo transitivo direto.
    Verbo pronominal.
    1. Aborrecer(-se) com poucas ou pequenas coisas;
    © O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.

    Se vc acha que algum dia eu disse que o Mulão é “uma uma fonte de imparcialidade”, se vc me acha o lado mais fraco, se vc acha que tudo é besteira… não há mais discussão mesmo.

    Uma pena.

    Responda a este comentário

    Victor

    8)
    É um deleite poder ler um comentário com começo, meio e fim. Com todas suas ligações necessárias para o entendimento como um todo e não apenas colocações que podem variar de verdades literais ou ironias ao bel-prazer do treplicador.

    ****
    Eu de minha parte reafirmo: pode ter certeza que o que achava da participação do Vasco na Segundona de 2009 a mesma relação da participação do Brasil nas Eliminatórias com esse formato atual.

    Achava antes de se iniciar a Segundona, e acho ainda hoje passadas sei lá quantas rodadas com o Vasco na 5ª posição.

    Ao longo do campeonato, os outros times vão sentir mais os maus momentos que o CRVG que gradualmente ficará cada vez mais tempo no G4.

    Não consigo encontrar motivos para não pensar assim ao longo do campeonato, e não consigo apontar um outro clube que seja na Segundona (nem mesmo o Guarani) com essa característica.
    Nenhum deles até onde sei teve capacidade de trabalho que o Vasco teve, além do potencial financeiro e de investimento ainda superior para o clube.
    O que de longe significa que o Vasco não possa perder para clube algum. Pelo contrário, pode vir a perder para qualquer um. O que acho difícil é que ele venha a perder de todos.

    Responda a este comentário

  13. Serginho Valente
    27/07/09 - 21:05

    Eu menosprezo todos os TIMES da atual série B. São todos muito fracos, a começar pelo Guarani, o líder isolado.

    Não menosprezo alguns CLUBES, pelos seus tamanhos e suas histórias.

    Não sei se alguém acha isso menosprezo com algum time, mas EU acho: “O Flamengo com o time de juniores deve sempre ganhar do ‘temido’ Barueri. Pode estar arrumadinho e ter um cara jogando bem, mas continua sendo o Barueri.”

    Alguém achar isso é um direito. Eu só não concordo quando esse alguém emenda um “sem menosprezo algum ao outro time”. Mas não me meto mais nessas discussões.

    Agora, a origem desta discussão é o seguinte comentário do Rafael:

    “A manchete que está no Globo hoje diz que o Flamengo terá um difícil jogo amanhã. Fui na tabela e o jogo é contra o BARUERI!!! Onde? No Maracanã!!!” (na minha opinião, mais um menosprezo)

    ” Claro, futebol acontece de tudo. Mas se jogar pelo menos com seriedade e disposição, sai vencedor.”

    Eu apenas respondi que: “Só isso não basta não. O Flamengo está muito desfalcado e o Barueri tem um time melhor do que o Flamengo.”

    O engraçado é que Flamengo x Barueri apenas confirmou o que O Globo disse, e que eu concordei. O próprio Rafael, achou o jogo equilibrado. Então, eu não deveria ter continuado nessa pendenga.

    Mas quis deixar claro nesse post, que é óbvio que pelo tamanho, alguns times tem a obrigação mesmo de estarem sempre disputando qualquer título. Mas que, como neste caso específico, eventualmente ficam com times piores do que clubes pequenos. O que é perfeitamente comum no futebol.

    E, outra vez, que o fato de achar que um time deve sempre vencer outro, independente de qualquer fator, é um menosprezo.

    Usaram o exemplo do São Caetano, que foi muito forte uns dois anos, período em que era até provável clubes maiores serem derrotados por ele, sem traumas. Normal no futebol, ainda mais o brasileiro.

    Tudo no campo das idéias, beleza, mas aí como sempre, o negócio descamba pra depreciação das pessoas, de pegar frases e tirá-las do contexto, da babaquice do arco-íris, ou de que confunde torcida com análise, e por aí vai.

    Espero ter disciplina pra ficar em silêncio, quando as discussões descambarem numa outra ocasião.

    Responda a este comentário

    Victor

    Três confrontos do Flu. Em 2000, 1991 e 2002.

    2000 – Fluminense 0x1 São Caetano (Maracanã)
    1991 – Fluminense 0x1 Bragantino (Maracanã)
    2002 – São Caetano x Fluminense (os dois jogos)

    Eles tem peculiaridades bem distintas entre si, especialmente na forma como os adversários eram vistos.

    2000 – Com exceção de mim (por incrível que pareça eu tenho como comprovar isso), mídia, torcida e equipe menosprezaram o adversário, ainda que no jogo de ida tivesse ficado claro que o Azulão era naquela semana ao menos, um time melhor. Se não fosse pela bravata, é capaz do Fluminense (time) ter entrado mais escaldado para a partida de volta no Maracanã, o que não necessariamente significasse a vitória.
    Eu estava no Maracanã, ciente do resultado que viria, como observador. Vi ali um verdadeiro Maracanazzo, que apenas a mim era anunciado.

    1991 – O Fluminense se classificara para a semi-final de forma improvável, até mesmo heróica, tanto pela sequencia de vitórias, como combinação de resultados, quanto pelo time fraco que tinha. O adversário seria o Bragantino. Primeiro jogo no Maracanã, e naquela ocasião, ao contrário de 2000, o adversário era bem conhecido e reconhecido como favorito, apesar de ser um reles Bragantino. Talvez não fosse favorito para vencer ainda no Maracanã, mas era disparado favorito para ir a final. Lembro bem que era lugar comum, ao menos na mídia (TV especuialmente) essa impressão. Não posso citar o clima da torcida, por que eu não tinha o contato com a mesma que tenho hoje. A frustação, pelo que me lembro na época, não foi pela eliminação e sim por que o time montado pelo Bragantino tinha alguns jogadores dos juniores campeões da Copa SP de 89 pelo Flu. O gol foi de Franklin, ex-tricolor, inclusive.

    2002 – O São Caetano de Mário Sérgio era franco favorito, passando em 2º na fase de classificação. O Fluminense foi ao jogo no Maracanã sabedor de sua condição de azarão. Estavamos lá eu, Serginho e Lincoln vendo um arrastado primeiro tempo terminar em 0x0. Segundo Serginho, jamais houve na história do estádio tempo tão bom. No 2º, tudo encaixou e o Fluminense de Renato Gaúcho conseguiu com Romário, Roni e Magno Alves fazer 3×0.
    Ainda assim, foi sem bravatas para o jogo em São Paulo, passar um sufoco dos infernos e voltar de lá classificado comemorando como um feito. Com direito a entrevista ainda de São Paulo de Renato para o RJTV como se o time do Rio tivesse eliminado o Boca Jrs em La Bombonera

    Na verdade, pouco importam os resultados. Coloquei só para ilustrar.
    O que vale é que nas três ocasiões, o clube inexpressivo, com times de momento eram melhores que o gigante tradicional.
    Quem vê hoje os resultados, pode encarar com duas chacotas tricolores e uma obrigação. Mas quem olhar com a lupa, verá as nuâncias que descrevi acima.

    É uma sandice achar que um São Caetano, Bragantino e Barueri serão algum dia qualquer coisa como Fluminense, Flamengo, Grêmio ou Santa Cruz que seja (muito embora, nenhum time tradicional esteja livre de ruir), mas é simplório demais, deixar que a bravata da camisa ganha jogo.
    Ainda mais em um momento que não há craques no País, o time do Flamengo não é mais composto por Andrade, Junior, Zico e Leandro juntos, o que por si só justificaria o total desprezo por parte desses times.
    Não duvido nada que os jogadores do Barueri sejam os mesmos que estiveram e estarão nos times grandes brasileiros nos outros anos.

    ****
    Mas gostaria de levantar um ponto.
    Nós estamos discutindo aqui, mas acho pouco provável que o “temor” levantado pela reportagem do Globo tenha vindo da opinião que o jornal achasse isso. Acho que isso foi colocado ali como aquelas frases prontas para ilustrar o pré-jogo, para criar um ar de importância e necessidade para a partida. Mais uma daquele monte de linha que não diz nada da imprensa esportiva.
    Neste ponto, eu entendo a insatisfação de Bender.
    Mas que teve o menosprezo, mesmo inconsciente, teve.

    E mais, atentem, ninguém aqui condena o menosprezo em si, afinal de contas, cada um enxerga o futebol de sua maneira, e é válido que qualquer um entenda sim essa condição em relação ao adversário nanico, por mais que não encontre respaldo pela realidade.
    Essas diferenças de opinião é que devem ser discutidas e debatidas. Mas para se dar a discussão, para se avaliar se o menosprezo encontra lugar na realidade, é necessário que se reconheça que na prática, há o menosprezo.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Eu não costumo utilizar a palavra “menosprezo”, acho muito forte, algo como um desprezo total à alguma coisa ou à alguém, passa uma ideia de repulsa.

    “E, outra vez, que o fato de achar que um time deve sempre vencer outro, independente de qualquer fator, é um menosprezo.”

    Lembro do tri-vice do Vasco (99-00-01), quando vascaínos em geral explanavam que “o Vasco só perde para ele mesmo”. Cara, como eu ficava puto com aquilo. Como se o Flamengo, maior adversário (e que ali estava) fosse um Arimatéia qualquer. Pelo que vc está falando, então essas atitudes seriam consideradas como menosprezo. Depois percebi que não, era bobeira mesmo de torcedor (mesmo ainda achando escroto tais falácias).

    Minha indignação com essas ideias que tentaram passar antes do jogo com o “temido” Barueri podem ter parecido menosprezo, mas não foram. No caso da passagem “o Flamengo com o time de juniores…” houve força de expressão, tal como quando vc diz que vc com artrose seria melhor que tal jogador profissional. O resto já foi discutido, e o Flamengo deve sim ganhar do Barueri, e no Maracanã a obrigação é ainda maior, como vc mesmo gosta desse papo do mando.

    (???) Sim, achei o jogo equilibrado e o 1×1 justo. (???) Isso só prova que vc não entendeu ainda a discussão.

    ****

    “depreciação das pessoas”
    “pegar frases e tirá-las do contexto”

    Não entender, tudo bem. Mas achar isso aí é lamentável demais.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Menosprezar, não é desprezar. Logo você, que recorre tanto ao dicionário, deveria saber disso.

    De 97 a 2000, eu de fato menosprezava vários outros times grandes, inclusive o tri-campeão estadual carioca.

    ****

    Não é questão de entender, é o que fez, e faz constantemente. Mesmo que não seja de propósito.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Estava falando da ideia, como soa pra mim, e não do significado literal. Mas já que vc falou, fui conferir.

    Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa Browse
    menosprezo
    (ê) [Do esp. menosprecio.]
    Substantivo masculino.
    1. Ato ou efeito de menosprezar:
    [Sin.: desprezo, menospreço, menoscabo e, p. us., menospreçamento. Pl.: menosprezos (ê). Cf. menosprezo, do v. menosprezar.]

    menosprezar
    [Do esp. menospreciar.]
    Verbo transitivo direto.
    1. Ter em menos conta ou em pouco apreço; não fazer caso de; depreciar; desprezar; desdenhar, menospreçar:
    [Pres. ind.: menosprezo, etc. Cf. menosprezo (ê).]

    © O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.

    Uso sim cara, e uso muito mesmo o dicionário. Inclusive aqui no meu outro trabalho. Acho que muita gente deveria fazer isso.

    ****

    Isso que vc acha que eu faço constantemente, eu acho que nunca fiz (pelo menos de propósito). Se fiz, deve ter sido 1 ou 2 vezes no máximo. E dessa vez que vc está chiando, definitivamente, não fiz (nem sem querer).

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    MUITO BEM!

    Agora você só precisa aprender a diferença entre “ter em menos conta ou em pouco apreço” e “desprezar”.

    Não adianta recorrer ao dicionário constantemente e não saber usá-lo.

    ****

    Fez tanto que eu já reclamei disso, Paulo Affonso já reclamou e Victor também. E todos reclamamos mais de uma vez cada.

    Neste post eu disse: “E daí que a gestão do Barueri não se sustenta por muito tempo? Sempre existem essas surpresas no futebol, e isso não tira o mérito de HOJE, ele ser um dos melhores times do Brasil.”

    E você manda um: “Quem se preocupa em onde a Petrobras investe, por teoricamente ser “dinheiro público”, mandar um “e daí?” para os times de Prefeituras…. é brabo.”

    Eu acho incrível você ter interpretado dessa maneira torta o que eu disse, até por conhecer claramente meu pensamento recorrente (como você mesmo disse)a respeito.

    Então, mesmo sem querer, você definitivamente pegou uma frase minha e tirou do contexto, dando uma impressão, ou tirando uma conclusão, sobre o que eu penso, que você sabe que não corresponde a realidade.

    Isso sim é lamentável.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Em tempo, só pra ajudar, apesar de saber que não vai adiantar muito.

    menosprezar ( http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=menosprezar )
    v. tr.
    1. Não ter (alguém ou alguma coisa) no devido apreço.
    2. Depreciar; desprezar.

    desprezar ( http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=desprezar )

    1. Dar ao desprezo.
    2. Não fazer caso de.
    3. Rejeitar.
    v. pron.
    4. Rebaixar-se, aviltar-se; envergonhar-se.
    5. Ter por indigno de si.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Putz… muita paciência heim… agora vc quer discutir o significado da palavra mesmo esse sendo o mesmo em ambas as fontes. Daqui a pouco vai querer discutir etimologia.

    Depois vem com nhenhenhém de que não sei usar dicionário, coisa e tal… haja saco.

    ****

    Não lembro do Victor nem Paulo Afonso reclamando disso de “tirar do contexto”. De vc lembro diversas vezes, mas nenhuma procede desse jeito que vc fala, inclusive essa mais nova.
    Nesse post vc que disse que eu escrevo o que não penso, deturpando tudo. Isso é pior do que esses seus achismos.

    E mais, o que vc acha disso?

    Rafael: “Se o Flamengo achar que empate com time pequeno é bom, pede pra sair”

    Serginho: “…e os menospreza logo a seguir, achando INACEITÁVEL que o Flamengo empate com um deles”

    Responda a este comentário

    Victor

    Rafael: “Se o Flamengo achar que empate com time pequeno é bom, pede pra sair”

    Serginho: “…e os menospreza logo a seguir, achando INACEITÁVEL que o Flamengo empate com um deles”

    Menosprezo.
    O que tem de mais? É tua opinião. Não vejo nenhum problema.

    Matheus, por exemplo, deixou bem claro em diversas oportunidades que menospreza o Atlético.
    Eu retruquei dizendo que os motivos para que ele pense assim possam ser errados.
    Ele continuou com a opinião dele.

    Apesar que eu tenha discordado dele e dos motivos que ele tenha apresentado para tal, não vejo problema algum que ele menospreze o Galo.
    Assim como não vejo problema que você menospreze o Barueri, Bragantino do início dos 90 e São Caetano do início dos 2000, mesmo achando que os motivos que você utilize são superficiais e errados.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Não era sobre a discussão do “menosprezo” (pqp… tá chato demais isso já).

    Estava me referindo ao papo chato do Serginho de “tirar do contexto”, quando ele achou (erroneamente) que eu tinha dito que era ‘inaceitável’ o Flamengo empatar com time pequeno. Não é o que eu penso e não foi o que eu escrevi.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    “Se o Flamengo achar que empate com time pequeno é bom, pede pra sair”

    Se você não quis dizer que é inaceitável o Flamengo empatar com time pequeno, que diabos você quis dizer com essa frase?

    Responda a este comentário

    Victor

    Se você não quis dizer que é inaceitável o Flamengo empatar com time pequeno, que diabos você quis dizer com essa frase? [2]

    Responda a este comentário

    Rafael

    Simplesmente porque eu não disse “inaceitável”, não escrevi isso e sequer pensei.

    O que eu quis dizer com essa frase é que não concordo com a opinião da reportagem do Globo. PENSEM BEM. REFLITAM. FAÇAM O EXERCÍCIO.

    Simples assim e vcs não entenderam.

    Encerro esse assunto.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    HUahauhauahua….

    Responda a este comentário

  14. Bender
    22/03/10 - 18:45

    Fevereiro/2010: Morre o Barueri, nasce o Prudente. Mais de 500 Km longe das origens.
    Leia mais (e mais abrangente) em
    http://www.ricaperrone.com.br/2010/03/eis-os-frutos-da-politicagem/

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário