Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Fim de férias e da maré mansa

August 19th, 2009 por | Categorias: Fórmula-1.

Depois do descanso do verão europeu, a Fórmula 1 envia seus caminhões para o GP da Europa, nas ruas da bela cidade de Valência. É estranho que na mesma cidade na costa do Mediterrâneo exista um circuito permanente de primeiríssima linha, usado na Moto GP e para testes da F1. porém, pelo$ motivo$  que já conhecemo$, a corrida é disputada em um traçado de rua sem muita possibilidade de ultrapassagem. Triste. Mas nada que a Stock Car Brasil não possa superar. Na verdade, piorar.

Parênteses.

A “categoria máxima do automobilismo nacional” correu pela primeira vez em um circuito de rua, na cidade Salvador. Apenas assisti porque já estava acordado, mas veja bem: se soubesse antes que por motivos de segurança as ultrapassagens na reta principal estavam proibidas, certamente não teria colocado o despertador para tocar. Mas como??? Simples assim… na reta principal, um dos melhores pontos de ultrapassagem em 90% dos circuitos no mundo, não pode ultrapassar. Dizem até que teve uma, valendo a décima-terceira posição.

Com chicanes improvisadas – primeiro nos treinos usando pneus, com consequências desastrosas; na corrida, uma rampa zebra de concreto feita na última hora, e obviamente, com consequências desastrosas. Para mostrar como é bela uma cidade, que façam uma maratona. Sacal, a não ser para os animadíssimos narradores da TV e para o Cacá Bueno, que venceu pela primeira vez no ano mas não sem protestos de Antonio Pizzonia. Mal das pernas o tal automobilismo nacional.

Fecha parênteses.

Voltando à vaca fria, algumas figuras não estarão por lá. Felipe Massa, que vem tendo uma recuperação das mais satisfatórias, fica em casa. Mas já pensa em voltar muito antes de qualquer prognóstico, mas sem a precipitação que ele manifestava ainda com o olho do tamanho de uma beterraba.

Infelizmente, Schumacher não fará seu alardeado retorno ao carro da Ferrari. Durante seus treinos – com um F2007 emprestado de um milionário que adquiriu o carro ao fim da temporada passada – ele concluiu que ainda não está totalmente recuperado de uma queda correndo de Superbike. Houve ainda quem dissesse que  a mudança de planos seria por uma amarelada outros motivos que não as dores no pescoço do alemão. Como se Michael Schumacher ainda tivesse qualquer coisa a provar para qualquer um, ou como se ele não soubesse que o modelo da Ferrari deste ano não é uma bagaça. O cara correria mesmo por prazer, pela competição, mesmo para disputar um sexto lugar. Medo de perder? Esse deve ser o sentimento de uns e outros que ficariam para trás do queixudo.

A Ferrari também protestou por causa da proibição de que Schumacher realizasse ensaios com o F60, a Ferrari da atual temporada. Eles acham que só tem pato na F1??? É claro que colocar o heptacampeão no volante poderia ajudar muito mais a equipe a resolver os problemas de projeto do que “adaptá-lo às novas regras”. E a regra é clara: SEM TESTES. E fecha a conta.

Ao final, correrá no lugar de Massa o italiano Luca Badoer. 38 anos, 49 corridas e nenhum ponto no currículo. Mas poucos andaram tanto em carros da Ferrari quanto ele em seus nove anos como piloto de testes da equipe italiana.

Outra ausência é a de Nelson Ângelo Piquet, finalmente demitido. O piloto ainda desandou a falar mal do ex-patrão Flavio Briatore sem a menor cerimônia. Mas quando a poeira baixar, ele vai entender que pela primeira vez na sua carreira, ele foi um piloto ridículo. Ele ainda ganhou meia temporada de bônus, quando poderia ter sido defenestrado ao fim de 2008. Vencedor por onde passou, na F1 ele não segurou o rojão. A diferença? Desta vez, a sua equipe não era bancada pelo pai. Aliás, fala-se que Piquet senior está cogitando a montar um time para 2010 ou 2011, talvez comprando o espólio da BMW-Sauber, obviamente salvando o emprego e a carreira do filho. Seria o Piquetzinho o maior filhinho do papai que o automobilismo já viu?

Seu substituto será o francossuíço Romain Grosjean, nervosinho e inconstante. Ainda assim, vice-líder da GP2. Há muito as correntes internas da Renault o desejavam na vaga de Nelsinho. Vai cortar um dobrado com esse carro horroroso, e se der bobeira, o seguinte da fila é o brasileiro Lucas di Grassi.

A verdade é que as demissões estão em alta na temporada, para todos os gostos. Sebastién Bourdais que o diga. O ex-piloto da Toro Rosso ficou p… da vida por ter perdido a vaga, e ainda alegou ter sido demitido via SMS no celular. Modernidade é isso aí.

A próxima bola da vez parece que vem da Finlândia (hehehe…).

Falando de Renault, a equipe francesa já estava pronta para correr em Valência quando saiu a notícia mais do que esperada de que a punição imposta pelos fiscais da Hungria – suspensão por uma corrida pelo pneu saltitante do carro de Fernando Alonso – foi trocada por… uma multa de 50 mil dólares!!! Estranho demais!!! Tudo bem, não era interessante para ninguém um GP na Espanha sem o ídolo local, e tampouco era justa uma penalização como aquela. Mas todos estão exagerando e muito, para um lado e para o outro. Se o fato foi grave a ponto de se cogitar uma suspensão, como pode o valor da multa não pagar nem meio bico de um fórmula 1, desses que se quebram aos baldes cada fim de semana de GP?

E assim vamos para mais um capítulo da disputa pelo caneco de 2009 no próximo domingo.

Mas não vamos antes de render uma homenagem de toda a trupe do Blablagol para o tricampeão Nelson Piquet Souto Maior, que na segunda-feira completou 57 anos. Parabéns!!!!

Saudades do tricampeão

Saudades do tricampeão

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

8 Comentários para “Fim de férias e da maré mansa”

  1. Rafael
    19/08/09 - 17:00

    Aê Robinson,
    O próximo a levar cartão vermelho é o Kimi?

    Em entrevista pra Globo, Nelsinho disse que essa especulação do papai comprar uma equipe é furada. Zero de chance, segundo o piloto.

    E quem diria heim… o cara estava aposentado, e o Brasil acaba o mundial 2009 só com Rubinho de piloto.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Quem sabe não é o Kovalainen??? Mistéééério!!!!

    À boca muito pequena mesmo, andam dizendo que Piquet pai teve conversas com Peter Sauber.

    A princípio é especulação. Só que o Piquet fez equipe em todas as categorias para o rebento competir, no kart, F3 sulamericana, F3 inglesa, até a GP2. Não seria nada espantoso se ele desse aparecer uma tal Piquet Grand Prix nos próximos anos.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Hahaha… por mim podia ser os 2 filandeses.

    ****

    Mas foi exatamente sobre o Sauber que Nelsinho disse com todas as letras que essa possibilidade não existia. Eu vi. Acho que foi no Esporte Espetacular. Mas… tudo muda né…

    Responda a este comentário

  2. Victor
    20/08/09 - 18:37

    Para quem curte mesmo corrida de carros, deve ser um porre ter de engolir essa StockCar com ar de “categoria máxima do automobilismo nacional” na ladeira do Pelourinho com direito a quebra-molas e tudo.

    Uma pena não ter Schumi correndo. Seria O atrativo.
    Ele seria, sem dúvida, um baita consultor para a Ferrari. Mas nesse caso, eu me farei de cego, e acredito sim que limitaram os testes por ele mesmo na corrida.
    Até porque, bem ou mal, ainda teriam as corridas se fossem pela consultoria.

    Reza a lenda que o piloto que insinuou sobre as dores no pescoço do Schumacher é um dos mais experientes. Aprendeu de tudo na F1, menos ganhar.

    Piquet-Pai está pagando pelo filho por tudo que falou. Nelsinho está conseguindo ser pior que Rubinho, pois pelo que me lembro, Barrichello teve de passar uns bons anos na F1 para se tornar o pé-de-chinelo. Nelsinho (ele que prove que merece ser Nelson Ângelo) consegue a proeza com uma temporada e meia.

    As especulações sobre a equipe quando o filhotinho no olho do furacão da demissão tuitou que viria coisa Nova por aí (nova com letra maiúscula). Quem trafega por esse mundo pescou.

    A saber, Nelsinho espinafrou Briatore dizendo que esse não entendia nada de Fórmula-1.
    Então tá, né!
    os então desconhecidos Schumacher na Beneton e Alonso na Renault que o digam.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Achei meio engraçado o fato do Briatore não ter retrucado ou ironizado as declarações do Nelsinho. Seria a cara dele.

    Briatore não tem absolutamente nada de bobo no que se trata de F1.

    Outra coisa que ele não tem é paciência. A lista de demitidos, detonados, queimados e espinafrados por ele tem até campeão do mundo. Pergunte ao Jacques Villeneuve. O Kovalainen passou maus bocados também, e conseguiu esse lugarzinho na McLaren porque deve ter um empresário sensacional. Mas ele já está balançando igual bêbado em ônibus…

    Dentre vários que mandaram esse comentário maldoso sobre o Schumacher, o Barrichello provavelmente foi o que mais se cagou com a possibilidade do alemão voltar a correr, nem que fosse só de brincadeira. Imagina se ele fica atrás do Schumacher de novo, estando ele em uma das equipes que disputa o título e o Schumacher numa caricatura de Ferrari?

    A questão dos testes era muito séria mesmo. Não dá tempo de melhorar muito um carro em um fim de semana de corrida. Mas com o Schumacher andando por dois dias inteiros, algum coelho ele ia tirar da cartola.

    Se ele era habitualmente pelo menos 1 segundo mais rápido que todo mundo, com um carro muito pior, poderia ainda ficar uns bons 2 décimos à frente…

    Responda a este comentário

    Victor

    Rola também o veto que a Ferrari deu para que aquele rookie que entrou na Williams treinasse.
    A Williams revidou de cara.

    Responda a este comentário

    Robinson

    O rookie entrou na Toro Rosso, o espanhol Jaime Alguersuari. Quem vetou eu não sei, mas ele só tinha dirigido um carro de F1 em testes de linha reta.

    Não sei mesmo qual é o critério para o cara ganhar a superlicensa. Deve ser só grana mesmo.

    Apesar de ser piloto de testes da Renault há tempos, essa é a mesma situação de Romain Grosjean em relação ao R29.

    Responda a este comentário

    Victor

    acho que tem algo de quilometragem percorrida nos últimos 3 anos.
    Tinha até um papo de qua a do Schumi tinha expirado.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário