Ferrari em pleno apagão
November 1st, 2012 por Robinson | Categorias: Automobilismo, Fórmula-1, Fórmula-1 2012.Pobre Fernando Alonso. Enquanto o asturiano reclama veementemente da falta de evolução dos componentes aerodinâmicos de seu F2012, o cavalinho rampante empacado viu o touro vermelho voando por cima de suas cabeças. Enfileirando a quarta vitória consecutiva no GP da Índia e contando com infortúnios do ex-líder do campeonato , Sebastian Vettel virou o jogo e assumiu a ponta da tabela. Faltam três provas para o final da temporada. A boa forma do próprio piloto e da equipe Red Bull permitem ao alemão alimentar o sonho de alcançar uma marca importantíssima: o tricampeonato em anos consecutivos, marca possuída por Fangio (chegou a quatro), Schumacher (cinco), e só. Mesmo assim, Vettel deve manter sua barba rala de molho, pois o astuto espanhol não dá ponto sem nó, e quando o time italiano não o ajuda a vencer, ele se vira para chegar em segundo. Não deixa de ser uma tarefa hercúlea para o ferrarista, mas ele já tirou dúzias de coelhos da sua cartola vermelha. Até que o título esteja matematicamente definido, ele é perigo suficiente para não deixar qualquer margem de erro para seu concorrente.
Do outro lado da moeda, Felipe Massa, a ovelha negra da famiglia de Maranello ressuscitou na segunda metade do campeonato. Com ou sem as traquitanas aerodinâmicas, o brasileiro conquistou alguns resultados de certa forma inesperados, como o pódio em Suzuka. Mesmo que sua atuação na Índia tenha sido resumida a não deixar Kimi Räikkönen passar, seu desempenho nos últimos GPs trouxe preciosos pontos à equipe – que inclusive superou a McLaren na tabela de construtores – e assim convenceu os caciques do time de renovarem seu contrato por mais uma temporada. A melhor declaração foi ‘expelida’ pelo Luca di Montezemolo, ao defender a renovação de Massa e refutar a especulada negociação com Vettel para fazer companhia a Alonso em 2014: “- Não queremos dois galos no galinheiro”. Como para o bom entendedor, meia palavra basta, a frase lapidar do chefão vermelho pode ser assim traduzida: “- Massa, perto de Alonso, é pinto”. Vida que segue.
O GP da Índia marcou a primeira passagem da simpática Monisha Kaltenborn, nascida no país, e sucessora do sisudo Peter Sauber, como a primeira mulher no comando de uma equipe de F1. A passagem do bastão – sem trocadilhos, por favor… – acontece quando a equipe, que chegou à F1 em 1993, atravessa o melhor momento de toda a sua história. Basta ver que a turma de Hinwill é uma ameaça real à quinta posição da poderosa Mercedes GP no campeonato de construtores. Os bons e carismáticos pilotos enfrentaram os gigantes e marcaram presença nos pódios, e assim ajudaram o time a se tornar um “Ameriquinha” na categoria. É uma pena que a dupla estará desfeita em 2013: Sergio Pérez vai para a McLaren e Kamui Kobayashi não é o favorito para ser companheiro do já contratado Nico Hülkenberg. A vaga será muito provavelmente preenchida por outro mexicano bancado pela Telmex, que mesmo com a saída de Pérez manterá a parceria com o time.
Namastê, e até Abu Dhabi no próximo domingo.
Após a corrida em que o Alonso saiu e Vettel ganhou, tirando toda a diferença e colocando ainda 4 pontinhos de frente, um constrangido Reginaldo Leme no Jornal Nacional teve de dizer que Vettel equilibrara o campeonato.
Deu pena ver o cara ter de fazer esse estelionato intelectual. O equilíbrio do campeonato residia justamente na diferença que Alonso tinha para Vettel, e o pobre do Reginaldo Leme sabe disso.
Responda a este comentário
“a corrida em que o Alonso saiu e Vettel ganhou”
Pensei nisso enquanto lia o post. Assisti essa corrida até 5 da matina.
Foda… o maluco que bateu no Alonso foi punido de alguma forma?
Responda a este comentário
Hehehehe
Foi a única coisa razoavelmente antenada que eu tive para comentar durante o campeonato inteiro e foi a única prova que não saiu post.
Eu já estava com esse comentário engavetado no espaço CTRL-C que existe no cérebro pronto para soltar no primeiro post que aparecesse, mesmo que fosse o do título do Alonso.
Responda a este comentário
Mas peraê…
Alonso teve problemas na largada em dois GPs. Na Bélgica, foi atingido por Romain “o louco da primeira volta” Grosjean. O francês foi punido e suspenso do GP da Itália; na segunda, no Japão, Alonso teve um contato com Kimi, mas foi considerado incidente de corrida.
Verdade seja dita: Vettel não equilibrou o campeonato, ele colocou as coisas no seu devido lugar. A Ferrari nunca teve o melhor carro. Alonso tirou leite de pedra durante o ano todo, e a coisa só degringolou quando ficou fora da corrida em Suzuka e viu a reação final da Red Bull, que chegou à sétima vitória no ano. Se nada acontecer com Vettel nas corridas restantes, é praticamente impossível que o espanhol chegue na frente dele.
Acho que o maior medo da Globo é que comecem a comparar os números de Vettel e Senna. Definitivamente, o alemãozinho tem uma carreira muito mais meteórica do que o santo brasileiro. Simplesmente, em cinco temporadas completas na F1, ele se aproxima do seu terceiro caneco. Mas eu não vou me meter nesse assunto. Não quero ser taxado de herege.
Responda a este comentário
Pode ser o medo do Galvão. Da Globo duvido muito.
Responda a este comentário
QQ um dos dois, Vettel ou Alonso, é maior que o difunto. Vettel pela meteórica ascensão, claro, e Alonso pela qualidade.
E Piquet continua insuperável na inovação… Os cobertores, por exemplo, continuam fundamentais nos carros de Alonso e Vettel.
Responda a este comentário
Pode crer! Tinha registrado isso e nem me lembrava
http://www.blablagol.com.br/o-ultimo-adeus-de-schumacher-18381#comment-141819
Responda a este comentário
hahahaha…
Nem vi esse jornal nacional. Mas a corrida comecei comentando aqui
http://www.blablagol.com.br/o-ultimo-adeus-de-schumacher-18381#comment-141707
Responda a este comentário
Próxima corrida é 11 hs aqui. Bom horário.
Responda a este comentário
Dá pra acordar tranquilo… tomar aquele café…
Responda a este comentário
Engraçado que o Massa conseguiu ter bons resultados quando foi necessário. Apesar de ele saber desde o ano passado que precisaria mostrar resultados nesta edição do campeonato para se manter na Ferrari, o brasileiro foi relapso e deu desculpas, ao meu ver, esfarrapadas. Agora que o fim do ano está chegando, ficou mais esperto e conseguiu o que queria: renovar o contrato. Mas isso não está bom. O Massa tem chances de fazer mais bonito nas pistas, mas parece que não tem interesse.
Responda a este comentário
A declaração do Montezemolo foi absolutamente taxativa: o Massa só permanece no time para não causar uma “inconveniente disputa” entre os pilotos da Ferrari.
Se o motivo da sua queda de desempenho foi por conta do acidente, ou deficiência técnica, ou falta de motivação, não dá para nós sabermos, só podemos especular. O certo é que ele esteve dormindo por muito tempo.
Sei lá. Para ele, de repente o melhor caminho seria uma mudança de ares. Se ele realmente quer um dia novamente disputar um campeonato para vencer, ele precisa da confiança de que ninguém vai mandá-lo abrir passagem para seu parceiro de equipe.
Responda a este comentário
F1 11:00 da manhã é Campeã do Mundo, amigo.
Responda a este comentário
Largada: B. Senna já ficou. Todas as cargas da Globo voltadas para Alonso salvar o championship.
Responda a este comentário
6 – Eis que REAPARECE B. Senna. Maldonadetes tremem.
Responda a este comentário
9 – “Passa por cima, filha da puta” – Rosberg acaba de nos ensinar a termos cuidado em dar tal sugestão.
Responda a este comentário
35 – “É o me engana que eu gosto” – Galvão se apropriando do bordão imortalizado pelo amigo Renato Mauricio Prado
Responda a este comentário
Esse termo deveria ser restrito aos estaduais.
Responda a este comentário
40 – “Leave me alone, I know what I’m doing” – Raikonnen para engenheiro que pedia para aquecer pneu.
RÁDIO ABERTO NO FUTEBOL JÁ!
Responda a este comentário
52 – Assim que narrador oficial faz ‘#mimimi não tem reta’, Vettel cojonou.
Responda a este comentário
55 – Raikonnen vence. LUIS ROBERTO se lamenta por não estar transmitindo e gritar “é o campeonato mais disputado de todos os tempos.”
Responda a este comentário
Boa…
Responda a este comentário
Até eu que não sou fã de F1, parei pra assitir hoje e gostei. muito bom!
meu futuro vizinho Rodrigo Meira tambem curte F1 e escreve varias coisas.
O site dele é http://cevadabuster.blogspot.com.br/
Falei pra ele dar uns pitacos aqui no blablagol.
Vamos ver se ele aparece!
Responda a este comentário
Hoje nao vi nada. Tava curtindo o feriado…
Vou dar uma olhada nos vídeos geral… Já vi que Bruno Senna obteve um excelente resultado. E Maldonado mais ainda. Ou seja: resultado da Williams.
Responda a este comentário
Do Terra:
Com Galvão de “advogado”, brasileiros pontuam mesmo após problemas
É isso que mata. Esse cara mata qq possibilidade de torcer para o rapaz.
Vejam:
1- Maldonado só está na Williams por conta do patrocinio Venezuelano. E B. Senna está por que? Qualidade?
2- Bottas: apadrinhado… e Senna é apadrinhado por quem?
O cara é muito mentiroso. Sai espalhando merda e as pessoas acreditam…
Responda a este comentário
Eu ouvi isso e ri. Eventualmente comentaria, mas seria muita coisa para digitar via celular.
Só que por outro lado, é o fim da picada um portal colocar isso em artigo sobre a prova.
Até cabe no Caderno de TV…
Responda a este comentário
Galvão Bueno CLAMA por isso…
POrra, poderiam vender logo esses direitos para internet para o Terra ou qualquer outro… putz!
Responda a este comentário
Peraí: Maldonado largou em TERCEIRO nessa corrida?
Responda a este comentário
Porra, resultado bonzinho pra Alonso… Mas ainda insuficiente para qq possibilidade de reação…
Ao menos a possibilidade do GP do Brasil valer alguma coisa se mantém viva.
Responda a este comentário
Já eu agora to torcendo pro Vettel ganhar logo e o GP Brasil não valer porra nenhuma. Será engraçado.
Responda a este comentário
Torço por isso tb, na real. A f1 no final de ano, virou o morrinhão.
Agora é só ver a galera do fundão mesmo… aí que tá a graça.
Responda a este comentário