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Felipe Massa: bem-vindo ao olho do furacão

March 23rd, 2012 por | Categorias: Automobilismo, Fórmula-1, Fórmula-1 2012.

Era uma vez um homem, que nunca mais sorriu

Foram poucas as oportunidades que tivemos de ver um piloto tão pressionado como se encontra hoje Felipe Massa. A rigor, desde o seu retorno após o terrível acidente na Hungria/2009, ele teve uma única atuação digna  de nota. Mas essa atuação acabou eclipsada pelo episódio Fernando is faster than you. Até por gratidão, a Ferrari vem tentando ao máximo dar confiança ao piloto, poupando-o das batatadas da imprensa mesmo quando sua performance é abaixo da crítica. Mas até quando essa atitude pode durar?

A Ferrari mais uma vez errou a receita do bolo na hora de projetar o carro para 2012. Prestes a presenciar mais um ano de fiasco da equipe de Maranello, bastou apenas o primeiro GP  da temporada terminar para que a passional imprensa italiana já elegesse o seu bode expiatório ideal: Felipe Massa. Já rolam campanhas abertas pela cabeça do brasileiro, e como a Itália não tem nenhum piloto inscrito neste ano, há um lobby fortíssimo para a contratação de Jarno Trulli – que, por sinal, já era ex-piloto em atividade havia algum tempo…  Também correm boatos de que Sergio Pérez, cria do programa de desenvolvimento de talentos da Ferrari, poderia assumir o cockpit vermelho.  Ainda foi feita uma enquete no site italiano Auto.it, na qual o piloto favorito da torcida italiana para substituir Massa seria ninguém menos que Rubens Barrichello. Inclusive, se fosse uma eleição, ele seria eleito sem necessidade de segundo turno.

Por que cargas d’água então a Ferrari teima em proteger o seu piloto? A resposta é mais fácil do que parece.

Porque até a Ferrari sabe que a simples substituição de um piloto no início da temporada é muito mais um problema do que uma solução para um carro que teima em andar lá atrás.

A Ferrari sem direção

Vamos brincar de que a sugestão da enquete é plausível. Hoje é muito mais fácil um piloto promissor, como Pérez ou Kobayashi, se queimar (ou mesmo ser queimado) ao assumir o volante de uma Ferrari ruim e com toda a pressão do mundo sobre ele. O que dirá ainda para um novato, como Jules Bianchi ou Luca Fillipi. É fácil lembrar do caso do Romain Grosjean, que em 2010 substituiu a Nelson Piquet Jr. na Renault e teve que se contentar em voltar à GP2 no ano seguinte.  Até para pilotos experientes, como Trulli ou Liuzzi, poderia significar a aposentadoria sem glórias, assim como aconteceu com Giancarlo Fisichella e Luca Badoer, quando estes tentaram substituir o mesmo Felipe Massa após o acidente em 2009 em um dos piores carros produzidos pela Ferrari por Maranello em décadas. Em resumo: os últimos casos de substituição não foram fáceis, tampouco bem sucedidos.

Lá dos Estados Unidos, Barrichello deve ter soltado um sorrisinho de canto de boca. Pode apostar que a sua vontade é retornar à F1, mas com tudo azeitado para sua estreia na Indy – até a Silvana liberou as corridas nos circuitos ovais – seria muito difícil que ele se livrasse do compromisso e cruzar o Atlântico de volta.

A verdade é que o box da Ferrari está um pandemônio alla bolognese. Ninguém sabe o que está errado, só sabem que algo não está certo. Alonso sempre dá seu jeito, tira um segundo a fórceps do carro número 5 e mantém sua reputação de “El Fodón de las Astúrias” intacta. Enquanto isso, no carro número 6, Massa luta contra o acerto, os pneus Pirelli, o tráfego, os adversários, que cismam em estragar o último serviço de lanternagem, e enfim, seus próprios fantasmas. Está próxima a hora em que o guarda-chuva vermeelho vai começar a vazear, e a Ferrari vai fazer qualquer coisa para aplacar a ira da torcida, da mídia e dos seus anunciantes. Qualquer coisa mesmo, inclusive colocar o cabisbaixo brasileiro no olho da rua.

Sua sorte está lançada na Malásia.

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52 Comentários para “Felipe Massa: bem-vindo ao olho do furacão”

  1. Alexandre N.
    23/03/12 - 15:24

    Acho que o parâmetro correto para analisar a situação de Felipe Massa na Ferrari não seria a partir de seu acidente. O correto seria analisarmos a partir do primeiro ano da Ferrari sem Schumacher.

    Schumacher deixou bem claro que resolveu se aposentar para dar chances a Felipe Massa (que seria demitido da Ferrari em 2008 ou voltaria a ser piloto de testes, caso ele continuasse). Então, a Ferrari tira Kimi Raikkonen da McLaren e este só pôde treinar com o carro da Ferrari após o fim do contrato (o contrato terminava no fim de 2006). E por causa disto, Raikkonen só pôde começar a fazer os testes durante o período de testes antes de começar a temporada. E durante o período sem treinos de Raikkonen, quem testava o carro da Ferrari era Massa. Cabe ressaltar que Raikkonen, além de não estar habituado ao carro italiano, também não estava habituado ao uso dos pneus usados pela escuderia na época (na McLaren usava até então os pneus Michellin, enquanto que a Ferrari usava os Bridgestone). E com o desenrolar do campeonato, Raikkonen foi campeão e Massa o quarto colocado. Outro ponto importante foi que neste ano começaram as confusões entre Massa e Alonso.

    Em 2008, o ano fora da curva, já que a motivação de Raikkonen em defender seu título não existia. Muitas foram as corridas onde Raikkonen deixou bem claro que participou devido ao contrato vigente. E neste ano, Massa disputou o título, e a mídia em geral prefere dizer que ele perdeu o título nos metros finais de Interlagos e não nos erros cometidos por ele durante o campeonato.

    Já 2009 foi o ano onde a Brawn de Button (o grande campeão do ano) e Barrichello massacrou a todos. Este também foi o ano de seu acidente e o seu melhor resultado foi um terceiro lugar na Alemanha.

    Com a chegada de El Fodón de las Astúrias em 2010 (que inclusive passou pela mesma situação que Raikkonen em 2007), Massa assumiu de vez a condição de segundo piloto. E sempre reclamando que o carro era ruim, coisa que Alonso não fez em tempo algum nos dois últimos anos que correu na Ferrari.

    Levando tudo isto em consideração, pra mim Felipe Massa já estava nesta mesma situação que está hoje em dia desde 2007. Ele nunca superou seus companheiros de equipe (tanto em classificações quanto em chegadas) a não ser no ano fora da curva.

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    Robinson

    Você não é o único que pensa dessa forma, mas eu vejo o Felipe em 2008 como um piloto em processo de evolução, fazia poles, vencia corridas, ultrapassava adversários com autoridade. Ele tinha aquele ‘sangue nos zôio’, gana de vencer. Era um cara diferente.

    Após o acidente, as desculpas se multiplicaram. A minha impressão é de que, no fim da reta, sempre passa na cabeça dele a imagem de uma mola contra seu capacete, e da sensação de acordar com uma equipe médica preocupadíssima em retirá-lo do carro. Ou dos dias intermináveis em coma induzido. Ou que por muito pouco, alguns centímetros, quem sabe, ele não teria conhecido o próprio filho que estava para nascer.

    Por mais que ele pudesse ser superado pelo Schumacher ou Räikkönen, não é normal um piloto experiente como ele ficar tão atrás do Alonso sem qualquer explicação plausível.

    Como o Piquet disse, é impossível o cara continuar o mesmo depois de um impacto daqueles. E das experiências que se seguiram.

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    Alexandre N.

    Concordo que este tipo de acidente transforma o piloto. O próprio Piquet mesmo afirma que, depois do acidente na Tamburello, ele nunca mais foi o mesmo. E disse que Rubens perdeu muito da sua velocidade depois do acidente em 1994.

    Quanto ao “Massa versão 2008”, pra mim foi muito mais em função do carro (que era um bom carro) e da desistência de Raikkonen. E de certa forma, isso corrobora um pouco com o que eu disse, pois tanta gana acabou fazendo com que ele errasse bastante naquele ano. Erros dos quais um piloto já com tanto tempo como ele não deveria cometer. Fosse Hamilton, q

    Ate por quê, convenhamos: De todos os companheiros de equipe que teve, Massa só superou um (Villeneuve). E mesmo assim, nem foi tanta diferença de pontos para eles (11 ara Massa, 9 para Villeneuve).

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    Alexandre N.

    Complementando:

    Fosse Hamilton que cometesse os erros, seria aceitável, já que ele estava no seu segundo ano de F1.

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    Andre Bona

    Piquet realmente disse isso. Mas o acidente foi antes do tri e antes do terceiro lugar de Benetton e das ultimas 3 vitórias na categoria, também de Benetton.

    Realmente Massa está sob pressão. Concordo que a situação dele esteja também parecida com 2007, no entanto, alguns percalços do caminho o tiraram do foco, entre eles, o desanimo de Kimi, Alonso e Hamilton se matando, temporada da Brown e, por fim, a mola assassina.

    O Felipe Massa que vejo hoje, nem de longe lembra o piloto que eu imaginava que ele seria. Na minha opinião, ele pode ter perdido o “timing”… e chance pra ser campeão ele já teve, e não converteu. Infelizmente.

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    Alexandre N.

    O acidente do Piquet na Tamburello ocorreu no ano em que ele foi tricampeão. Na corrida seguinte ao acidente já se via que ele não desemvolvia a mesma velocidade. Claro que ele compensou a perda da velocidade com a inteligência. Mas a velocidade, nunca mais foi a mesma.

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    Andre Bona

    Po, mas vc quer também que ele faça melhor volta na pista UMA CORRIDA depois daquela porrada? Aí c ta querendo demais… rs… né não?

    Embora ele mesmo diga isso, eu acho que é meio folclórico da parte dele.

    Observe que depois desse acidente, na segunda prova, Piquet abandonou na Belgica e fez a seguinte sequencia de resultados nas 11 corridas seguintes:

    2o.| 2o.| 2o.| 2o.| 1o.| 1o.|2o.| 1o.|3o.|4o.|2o.

    Depois veio o 15o. no Japão, já com título garantido e o abandono na Austrália.

    Ainda depois do acidente foram 4 poles (ING, AUS, ITA, ESP) e 3 voltas mais rápidas FRA, HUN, MEX.

    Tá certo que Piquet fala isso, mas acho que é meio verdade e meio folclore dele.

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    Robinson

    Não acho que seja do feitio dele criar historinha. Ele claramente não deixou de ser competitivo; o que eu acho que ele quer dizer é que fica um receio residual, uma impressão de que poderia ter freado um pouco mais lá dentro da curva, ou mais colado na traseira do carro à frente.

    Não foi só ele que saiu de um acidente e recuperou rapidamente seu nível de competitividade. Nao vamos nos esquecer de Niki Lauda, que praticamente assou dentro de sua Ferrari em 1976 e só não conquistou o bicampeonato no mesmo ano porque se recusou a correr a última corrida do ano.

    Há também pilotos que nunca se recuperaram de um acidente grave, o exemplo que me vem à mente agora é o austríaco Karl Wendlinger, em 1994.

    Cada um reage de uma forma diferente.

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    Andre Bona

    Inclusive quando eu fui postar aqui as voltas mais rápidas e as poles, me dei conta que o cabra fez as poles e as voltas mais rápidas, todas elas, em circuitos DISTINTOS…

    Andava forte ou não andava, em qualquer situação, o cabra???? Fera demais!

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  2. Andre Bona
    23/03/12 - 20:24

    Foi só sair a notícia, que a concentração de Barrica foi afetada…

    “Barrichello encerra dia em 23º após dois treinos livres”

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  3. Robinson
    23/03/12 - 22:55

    Nervosismo de principiante?

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  4. Andre Bona
    24/03/12 - 8:51

    Sem usar o método da madrugada, acordei agora e vendo o grid para a prova de amanhã.

    Mclarens na ponta
    SCHUMMY em 3o. O alemão tá querendo, hein??? 8o. para Nico.
    Kimi em 5o.
    Aliás, Lotus em 5o. e 7o.
    Vettel em 6o, apenas.
    Alonso 9o. Massa 12o.
    Maldonado 11o. Bruno 13o.

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    Robinson

    Em termos de posição no grid, o Massa nem ficou tão mal, em relação ao Alonso.

    Só foi emblemático ele ter que usar um set de pneus macios para escapar da degola no Q1.

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    Andre Bona

    Melhor que o Alonso ele nao vai ser mesmo. Então, campeão, ele não terá chances de ser nunca mais na Ferrari.

    No mais, o carro parece ser uma merda mesmo.

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  5. Andre Bona
    24/03/12 - 11:06

    Tudo bem que a Lotus melhorou muito. Mas será que os mesmo pilotos do ano passado teriam o desempenho de Grosjean e Kimi? Duvido muito.

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    Robinson

    O Nick Heidfeld vinha bem no início de 2011, porém ele foi rifado para que Bruno Senna assumisse a vaga. O segundo semestre foi sofrível.

    Aliás, foi uma injustiça o mercado ter virado as costas para um piloto como o Heidfeld.

    O Romain Grosjean dá mostras de ter amadurecido muito em relação àquele nervoso piloto que estreou em 2010.

    O Kimi parece ter se adaptado aos pneus Pirelli mais rápido do que o Felipe Massa.

    O carro é bom, e o motor, definitivamente, é um canhão.

    A Lotus dá muito mais pinta de ser a quarta força do que a Ferrari. Vamos ver o que acontece na corrida da Malásia.

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    Andre Bona

    Acabei de chegar do supermarket trazendo na bagagem o kit bona: pipoca, queijo ralado, coca e diamante negro. A corrida vai ser maneira.

    Tb penso isso do Heidfeld.

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    Yuri

    O KIT BONA é só nas madrugas ou é em toda corrida?

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    Andre Bona

    Nas corrias da madrugada é obrigatório.

    Nos jogos de quarta, pipoca+queijo, sempre de colher, é obrigatório.

    Nas demais corridas não rola, porque normalmente o horário coincide com o café da manhã, que já é o menu.

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  6. Andre Bona
    25/03/12 - 4:56

    BEM AMIGOS DO BBG…

    FALAMOS AO VIVO DA MALASIA, ONDE EM INSTANTES CURTIREMOS TODAS AS EMOÇÕES DO GP DA MALÁSIA DE F1. É A 2A CORRIDA DA TEMPORADA NUMERO X.

    CHOVE NA MALÁSIA… AS EQUIPES VAO BUSCAR O MELHOR ACERTO DOS CARROS,

    BLA BLA BLA BLA…

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  7. Andre Bona
    25/03/12 - 5:24

    Porra que chuva… que merda… Vou fazer a pipoquinha…

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  8. Robinson
    25/03/12 - 5:42

    Bom, retiro o que disse sobre o Grosjean. O atual campeão da GP2 é um zé mané mesmo.

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    Robinson

    Mais ainda são os abestados que acordam 5 da manhã no horário de Brasília para ficar assistindo a uma corrida parada.

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    Andre Bona

    hehehe… já to com dor de cabeça aguentando essas 3 horas de corrida.

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  9. Andre Bona
    25/03/12 - 7:44

    Depois de um inicio ruim, chuvas, paradas e trocas, depois de uma bandeira vermelha de 1 hora, Bruno fez uma corrida bem consistente e vai levar pra casa um belo resultado. Muito mérito para o não tão jovem garoto.

    Perez foi a sensação. Alonso, o Monstro, leva a vitória e sai da segunda corrida como líder do campeonato.

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    Andre Bona

    O grande ônus que o Bruno carrega, é a bobajada do galvão, que virá junto de cada bom resultado dele.

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    Bender

    Se for apenas isso, tá bão.

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  10. Bender
    26/03/12 - 14:03

    Bona,
    utilizei sua estratégia um pouco cedo demais. Se a corrida fosse 2 ou até 3 da madruga rolava. 5 ficou puxado. Não vi nada.
    Até tirei uma foto mas ficou na máquina. Depois posto aqui.

    ****
    Alonso ganhou a corrida? Putz… o cara é foda mesmo.

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    Andre Bona

    Treine mais… rs…

    Pra mim deu certinho… Foda é comer pipoca 5 horas da manhã… e aquele intervalão de corrida parada também foi foda. acelerei e aumentei as doses da vaca-preta… e deu tudo certo.

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  11. Andre L
    27/03/12 - 13:22

    Magico, como disse a plaquinha da Ferrari no final da corrida. OK que foi uma corrida atípica – mas de que outra maneira a Ferrari poderia ganhar alguma coisa com esse carro? Os brasileiros podem implicar com o cara, mas ele é mágico mesmo. Talvez o melhor piloto depois da geração oitentista. Sim, pra mim, melhor que Schumacher.

    *****

    http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/2012/03/27/vai-um-sorvetinho-ai/
    Tem como não ser fã do Raikkonen?

    *****

    Pérez fazendo um grande papel também. Depois dessa, deve ter dobrado sua votação na Autosport. E brasileiro adora uma teoria da conspiração, não é? Já estão dizendo que a Sauber tem motor Ferrari, e por isso o Pérez rodou, pra ajudar o Alonso…

    *****

    Massa? Só com muita pipoca e vaca preta…

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    Bender

    Ontem passou no Jornal da Globo. A Sauber disse pro seu piloto “nós precisamos dessa posição” exatamente quando o maluco estava rápido e a menos de 1 segundo atrás do Alonso.

    Reginaldo Leme deixou mesmo a entender que pode ter ocorrido alguma interferência desse tipo.

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    Andre L

    Duas histórias, pro povo escolher.

    1) Eu tenho um piloto novato, 22 anos, com 20 GP disputados, que está em segundo lugar pela primeira vez na vida, em uma equipe que está prestes a chegar em segundo lugar pela primeira vez nos seus 20 anos de história. O garoto está apertando o bi-campeão do mundo, que não vai abrir passagem naquela que pode ser sua única vitória no ano. Choveu a corrida inteira, a pista está perigosa. Você é um dono de equipe, e diz para o seu garoto: “vai com calma, moleque, não arrisca demais, precisamos dessa posição”. Perez chega em segundo. Peter Sauber chora, emocionado com o melhor resultado da carreira.

    2) El Fodón de las Asturias, o supergênio do crime, destruidor de carreiras brasileiras, que só ganha trapaceando, ataca novamente. Um cara vestido de vermelho (rabo e chifrinhos opcionais) vai no box da Sauber e diz: “vocês querem motores? então mandem esse garoto intrometido e esse cachorro idiota pararem de atrapalhar a nossa famiglia!” Sauber reclama: “mas como? ele é muito mais rápido!” E o emissário do coisa-ruim espanhol: “se virem… aliás, se virar é uma boa idéia. lembram do piquetzinho?” Vai o recado pelo rádio: “Sergito, querido, precisamos dessa posição”. E Peter Sauber chora de vergonha pelo que acabou de fazer, tirando a vitória de seu muchacho.

    Acho a primeira um pouco mais verossímil.

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    Bender

    Disse apenas o que eu vi ontem. Mas, claro, cada um elucubra do seu jeiro.

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    Andre L

    Eu entendi que vc não estava dizendo se concordava ou não. Mas imagino que vc não concorde mesmo. Afinal, teoristas são um saco, não?

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    Andre Bona

    O Bender adora usar esse rotulo na tentativa sempre frustrada de invalidar argumentos.

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    Bender

    Nesse caso, qual argumento vc acha que tentei invalidar?

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    Andre Bona

    Todo, já que mencionou uma suposta elucubração por parte dele.

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    Andre Bona

    E nesse caso, elucubração e o termo que vc agora utilizar, “teoristas” caminham de mãos dadas.

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    Bender

    Ah… vai se fuder Bona! Vc não é burro. Volta lá no meu comentário e perceba que eu não discordo do seu xará. Muito menos quis invalidar qq coisa que ele disse.

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    Andre Bona

    hehehe…

    simplesmente pelo prazer do “esporte”…

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    Alexandre N.

    É mais fácil criar uma loucura destas (interferência da Ferrari), pois graças a ela dá até pra dar uma justificada no péssimo desempenho do Massa…

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    Andre Bona

    Não acho que houve interferência da Ferrari não.

    Mas que o guri ia passar mals bocados atacando o espanhol, isso ia. Se bem que o carro dele parecia MUITO mais rápido…

    Sei lá.

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    Perfil para Orkut

    Eu concordo com a primeira opção! Dificilmente a Sauber vai repetir esse resultado novamente nesta temporada… O carro não chegar ser nem um dos melhores do pelotão intermediário. A Ferrari registrou uma marca única com essas ordens de equipe, não tem nenhuma outra equipe no grid que tenha essa “mancha” na sua reputação… É mais do que obvio, ainda mais a Sauber sendo sua “Co-irmã”, os jornalistas dispararem que ela pediu pra Sauber do Checo tirar o pé do acelerador pra cima do herói da equipe. Resumindo, tenho certeza que a Ferrari não fez nada.

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    Victor

    E eu tenho certeza que seu link não será publicado nesse blog, pela-saco.

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    Alexandre N.

    É mais do que obvio, ainda mais a Sauber sendo sua “Co-irmã”

    Este é o comentário de quem não entende NADA sobre o assunto. A única equipe que tem uma equipe satélite é a Red Bull. Mas, com as regras do campeonato, a Toro Rosso não pode copiar nada do carro. Não a toa, as duas andam de motores diferentes (e por consequência, componentes dos carros diferentes uma da outra).

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  12. Yuri
    27/03/12 - 18:41

    A anti-globo anti-CBF anti-tudo mas não anti-copa do Brasil ESPN estampa em sua capa quem??????????

    hehe, tá vendo… a atenção não é só global, não…

    http://espn.estadao.com.br/revistaespn

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    Andre Bona

    Esse tipo de coisa que me deixa com muita resistência.

    Deixem o garoto fazer algo, ganhar um títulozinho pelo menos, depois babem. Po, toda vez é essa babação exagerada… e antecipada… PQP…

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  13. Andre Bona
    2/04/12 - 17:38

    Button afirma que foi procurado para substituir Felipe Massa

    http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/noticias/0,,OI5698655-EI12987,00-Button+afirma+que+foi+procurado+para+substituir+Felipe+Massa.html

    O bicho tá pegando…

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    Robinson

    Pois é, cara… isso só prova que o Felipe só ainda não foi dispensado porque não arrumaram quem entrasse no lugar dele para fazer diferença.

    A gente só espera que ele tenha qualquer reação para, quem sabe, arrumar outro lugar para correr no futuro, porque na Ferrari ele não deve continuar mesmo.

    Ainda existe o sério risco da Ferrari desistir e colocar qualquer um no carro dele. Aí, a queimação vai ser total.

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