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FASTER é o c…

April 3rd, 2014 por | Categorias: Fórmula-1.

Confesso que tenho tido poucas motivações para escrever sobre essa chatíssima “nova” Fórmula 1 de 2014. Os carros são feios de doer, e os motores não se chamam mais motores (agora são power units… valeu). Há reclamações de todos os lados quanto ao barulho dos carros, surgidas antes mesmo dos novos motores power units serem acionados pela primeira vez (apesar de ouvirmos relatos dos saudosistas que os velhos turbos dos anos 80 soavam como música), e para aumentar o interesse na primeira corrida do ano, soltaram uma ‘suposta suspeita’ de que ninguém sabia se alguma dessas usinas V6 multidisciplinares chegaria ao final da prova na Austrália. Apelação pura.Tudo parece de cabeça para baixo, e sinceramente, fiquei enojado de ver nosso japa favorito Kamui Kobayashi com aquele macacão verde da Caterham. Infelizmente, foi o que o crowdfunding do japa conseguiu pagar… e é o que temos para hoje.

Mas algo diferente acaba de aconteceu na segunda (entediante) etapa, na Malásia.

Felipe Massa falou grosso.

E não foi por causa de qualquer coisinha boba. Foi um tremendo déjà vu, provavelmente o segundo pior que poderia ter em toda a sua carreira – pior mesmo só seria Hungarorring 2009. “Valtteri is faster than you” foram as palavras que levaram o piloto brasileiro a discutir via rádio com o seu novo time já no segundo final de semana de competição e ignorar a ordem vinda do box. E o que há de se refletir com esse novo episódio besta da F1?

Pelo lado do Felipe, pode ser um grito de redenção, após tudo que ele passou na Ferrari. Pode ter certeza: se ele se deixasse ultrapassar, seria o último GP da sua vida. Também essa foi a forma de tentar se estabelecer como o galo no galinheiro de Grove. E a gente espera que mais pilotos tenham a mesma atitude, para que as corridas voltem a ser corridas entre pilotos, e não simples concursos de engenharia. Sim, ele fez o certo, mas merece ainda assim um tempinho no cantinho do pensamento, afinal, como um macaco velho como ele estava tomando um pau do Bottas???

will-2014-1Pelo lado da Williams, foi lamentável. A equipe, hoje liderada por Claire Williams, herdeira do velho Frank, deu um tiro no pé. A equipe colocou-se gratuitamente no olho do furacão. Isso no momento em que o time começa a sair da lama e a frequentar a zona de pontuação depois de anos e adotou as cores da Martini, clássicas na década de 70, quando desfilaram em equipes como Brabham e Lotus. No momento em que os fãs do esporte voltaram a acreditar que a história desta que é uma das equipes mais vencedoras da história poderia voltar aos seus dias de glória. A conduta foi a violação do último reduto dos velhos garagistas, um rompimento com o passado e de um legado de competitividade. Ou alguém já imaginou alguma vez Sir Frank Williams pegando no rádio para dar pitaco na corrida de seus empregados? Jones x Reutemann? Piquet x Mansell? Ralf Schumaches x Montoya? Só que não…

Brabham 1975, Martini e Carlos Pace: a única vitória do lendário piloto brasileiro, em Interlagos

Brabham 1975, Martini e Carlos Pace: a única vitória do lendário piloto brasileiro, em Interlagos

Claire, fofinha, o que você vai dizer em casa? Quer causar um ataque do coração no seu papai? Claire, lamento ter que dizer isso, mas sua equipe vai pagar o preço pode ter detonado uma guerra entre seus dois pilotos. Por nada.

Provavelmente o Bottas não alcançaria E superaria a McLaren de Button antes da bandeirada, portanto, se eles tivessem o mínimo de respeito pelo esporte que praticam e pela história da escuderia que representam, bastaria não se meter. Bastaria deixar os caras brigarem pela posição, e pronto. Por que os caras do pitwall continuam querendo aparecer mais do que os pilotos? Se eles querem tanto controle assim, por que não brincar de videogame em casa?  Melhor: por que não acabam de vez com A PORCARIA DO RÁDIO???

É por isso que está tão chato escrever sobre essa baranga que a F1 está se tornando. O tempo passa e ela vai se tornando pouco a pouco um espetáculo menos digno de que passemos a madrugada acordados.

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86 Comentários para “FASTER é o c…”

  1. Andre
    3/04/14 - 2:06

    Há formas simples da Williams botar Massa no lugar dele. O cara tem 200 GPs. Quase igual Piquet. Foi pau mandado de Schummi, de Kimi e de Alonso. Ele é bom nisso! Deveria se concentrar no que é melhor.

    Agora, ficar ATRAPALHANDO a equipe é demais.

    Acho que a equipe deveria ter chamado o rádio de Bottas e dito: “briga liberada, parta pra cima e mostre do que é capaz”.

    Massa seria humilhado mais do que foi.

    E você? Teria um velho perdedor, eterno segundo piloto como prioridade ou um jovem que, nas duas primeiras corridas, JÁ DEU sinais de que pode muito bem, se manter o ano todo a frente de Massa?

    Galvão & Cia darão aqueles números fantasiosos de posições de largadas. Tipo faziam com o sobrinho. A merda é que Massa sempre foi inconsistente. Não mantém um ano inteiro com boa performance. E é nessa que qq piloto se faz em cima dele.

    Digo mais: será fácil para a Williams, se quiser, priorizar Bottas. E eu acho que deveriam começar a fazer já no próximo grande prêmio.

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    Andre

    Aliás, quem gosta de F1 mesmo, realmente se incomoda com ordens pelo rádio.

    Mas me causa AINDA MAIS INCOMODO, ver uma ameba dessa ocupando posição que deveria ser de um jovem talento…

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    Julio Bastos

    Mas se o jovem talento estava atrás da ameba, então o jovem tá lento. E se o jovem talento, está lento e não consegue ultrapassar a ameba, então não deve ser tão talento assim. Duas provas não são suficientes para dar provas de ser talento mas na segunda, estava lento atrás da ameba, então serão necessários mais gps para ele provar que é um talento que não é lento. E que pode andar na frente da ameba.

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    Serginho Valente

    Jovem lento is faster than ameba. Ameba não corre.

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    Sancho

    A diferença não seria o relógio, mas o patrocínio, não?

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    Andre

    que seja, Sancho. esse esporte é assim. Bottas estava mais rapido. O patrocinio nao empurra carro. Bastava que Massa fosse mais rapido durante toda a prova, que o Bottas nao estaria enviando o cacete no rabo dele.

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    Andre

    Eu vou reconstruir a frase.

    Eu disse que Massa ocupa a vaga de um jovem talento na F1. Nao disse que ele estava ocupando a posição em pista do jovem talento, porque nao chamo Bottas de talento.

    Digo que algum outro, que está fora da F1, poderia estar no lugar dele, porque ele é horrível. MUITO FRACO. IRREGULAR. INSTÀVEL.

    E no caso do Bottas, só estava atrás dele, justamente porque ele o estava segurando, conforme o mesmo radio disse: “Ele está mais rápido Felipe. Não segure ele.”

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    Robinson

    é por isso que acho que quem está de fora da pista não tem que dar pitaco. está mais rápido? vai lá e passa, se não passou é porque não estava rápido o suficiente ou não foi competente o suficiente.
    a f1 é uma corrida de carros e pilotos, não um ”contest” das equipes.

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    Andre

    Mas o “nao brigar dentro da equipe” no final, foi favorável a massa. Bottas se tivesse tentado e dado merda, seria culpado agora.

    Mas talvez ele devesse ter dito pelo radio: vou pra cima, ok,?

    O fato é que massa tava mais fragil. Ele teria a perder se enroscasse no cara e zerasse tambem na segunda corrida. E bottas, como ta na frente no certame, tb nao precisava sennear. Bastava prostear, como fez.

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    Sancho

    Na era de Fangio, Farina, Ascari, quando quebrava o carro do medalhão, pegava-se o do colega de equipe para seguir na corrida. Chamava-se para o box e trocava o piloto. O outro que ficasse a pé…

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    Robinson

    verdade, sancho. mas isso tem algum sentido para aquela época, além de requerer uma situação clara de quem é primeiro e segundo piloto. não é o caso da williams de hoje.

    e para completar, no caso de ’empréstimo compulsório’ da baratinha, os pontos eram divididos entre os dois…

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    Yuri

    pelo menos isso, haha… não conhecia essa.

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    Sancho

    O Fangio chegou a dividir pontos em DOIS carros numa corrida. Simplesmente trocaram de auto no meio da prova…

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    Sancho

    Quero dizer, preciso checar essa. Não sei a posição do segundo carro.

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  2. Serginho Valente
    3/04/14 - 5:14

    Qual era o principal problema na imagem do Massa? Qual a solução para corrigi-lo?
    Novela global com atores de 5ª na F1. Nem disfarçaram.

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  3. Robinson
    3/04/14 - 11:33

    o pior de tudo pra mim é ver o nome da williams envolvido em uma situação como esta. tenho certeza que frank williams se remexeu na cadeira de rodas ao ver tudo isso pela tv.
    isso é ridículo demais para um time que nunca interferiu nas disputas entre seus pilotos, mesmo quando isso custou o título.

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    Serginho Valente

    Mas a Williams não interferiu. Fingiu uma tentativa de interferência para dar alguma credibilidade ao Massa. E pelo visto conseguiu…

    Eu fico imaginando, o cara passa a carreira toda tendo que fazer isso, na hora de fazer seu último contrato, qual seria a primeira cláusula que o sujeito trataria?

    Depois de tantas polêmicas IGUAIS a essa, com o MESMO PILOTO, a Williams teria que ser muito garota para fazer uma cagada dessas sem querer.

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    Robinson

    não acho que tenha ocorrido algo tão conspiratório assim… o fato é que o massa estava mais lento do que seu companheiro, provavelmente acomodado atrás do button e pensando onde iria levar a patroa para jantar mais tarde. a partir da chamada no rádio massa apertou o ritmo, e ao ver a ‘temperatura do rádio’ subindo, a equipe ordenou aos dois pilotos que esfriassem seus carros e chegassem até a bandeirada sem outras intercorrências.

    massa parecia mesmo acomodado com a sétima posição. e o bottas é um moleque querendo mostrar serviço em sua segunda temporada, não está em seus planos se acomodar atrás de quem quer que seja, companheiro ou não. provavelmente, numa próxima oportunidade, devesse ele partir pra cima e ultrapassar o massa na pista em vez de via rádio. a williams sempre foi assim.

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    Andre

    resumindo, Massa tava querendo empatar foda com um carro que poderia gozar 3 seguidas sem tirar de dentro.

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    Robinson

    por aí. e quer saber? a imprensa internacional está ridicularizando os engenheiros da williams pela intromissão, mas o massa deve uma explicação: por que milagre seu carro passou a andar mais rápido depois das ordens??

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    Serginho Valente

    Tudo armado, tô falando…

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    Robinson

    coincidência ou não… treinos livres no bahrein nos boxes da williams estão:

    1) sir frank williams e sua cadeira de rodas;
    2) rob smedley, engenheiro do carro do massa nos tempos de ferrari e contratado pela williams no início desse ano. é o novo cara do pitwall da equipe.

    e quem não está? rod nelson, o engenheiro que tentou induzir a troca de posições entre massa e bottas.

    smedley asumiu o cargo ocupado por nelson até o último fim de semana nas corridas, enquanto nelson vai cuidar dos testes e do trabalho na fábrica.

    será que foi castigo? ou será que tudo já estava previsto, ou tramado?

    eu não duvido de nada…

    serginho sinistro!!!

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    Andre

    Fato é que Massa tem a capacidade de transformar qualquer mosca em adversário perigoso.

    Hoje, pela primeira vez desde o inicio do ano, bottas foi mas rapido que ele no terceiro treino livre.

    Mas acho que o problema de massa é mesmo durante as corridas.

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  4. Fernando
    3/04/14 - 12:49

    Isso será a motivação pro Bottas fazer uma classificação melhor que o eterno 2º piloto da Ferrari. Felipe pressionado com certeza vai rodar, bater ou dizer que não rendeu porque a equipe estará agora o boicotando. Com certeza será o último ano essa vergonha brasileira.
    Acredito que a Williams deveria ter ficado apenas com o Felipe Nasr.

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    Robinson

    não acho o massa uma vergonha brasileira, fernando. ele faz parte de um seleto grupo de pouco mais de 30 pilotos que venceram mais de 10 gps em toda a história da categoria, e isso não é pouco. de quebra, segundo uma pesquisa recente, ele é um dos pilotos mais populares da f1 atual, ficando atrás apenas de alonso e hamilton. à frente, portanto, de campeões como räikkönen, button… e vettel.

    mas concordo com o denis aí embaixo: divido a carreira dele em antes e depois da mola. o massa que voltou após o acidente da hungria é um dos pilotos mais estranhos que já vi.

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    Alexandre N.

    A teoria da mola faz até sentido. Mas o interessante é que o Barrichello passou por situação ruim igual – ou mesmo pior – (a batida em Imola/94) e não possui a metade da boa vontade que o Massa tem…

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    Serginho Valente

    Rubinho e Massa são quase a mesma pessoa. Só não são um só porque o Rubinho consegue ser pior.

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    Robinson

    rsrsrsrs…. vocês são muito maus… fico imaginando se nomes como taki inoue, yuji ide, gastón mazzacanne, luca badoer (eterno piloto de testes), andrea de cesaris (deve ter corrido uns 15 anos na categoria!!!!), alex yoong, narain karthikeyan fossem brasileiros!!! teriam os passaportes confiscados, provavelmente…

    o brasil teve grandes barangas na f1. alguns foram bons pilotos em outras categoria, mas simplesmente não decolaram na f1. ricardo rosset, tarso marques, raul boesel, até mesmo antonio pizzonia e luciano burti entre outros ficam muito mais próximos do rodapé do que do topo da lista dos melhores pilotos. por isso eu não entendo tanta ira que as pessoas têm no brasil contra massa e barrichello.

    sim, massa e barrichello mostraram suas fragilidades em alguns momentos e não conseguiram ser campeões, mas abaixo dos nossos campeões, são eles que aparecem no segundo pelotão dos pilotos brasileiros na f1.

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    Sancho

    O que matou Rubens e Felipe é a necessidade de se produzir um novo Piquet, um novo Senna, imposta pela emissora que detém os direitos de transmissão pela TV. Como se fosse simples…

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    Robinson

    verdade…

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    Andre

    Mas ambos tiveram chance de ser um novo Senna. Tiveram o melhor carro do grid, mas nao foram atirados o suficiente pra assumir a posição. Nao foram atirados nem tinham qualidade suficiente.

    Pra ser Senna, basta ter o melhor carro durante 4 temporadas. Como Vettel, que venceu 4 e nao 3, nas mesmas condições.

    Já um Piquet, aí nao. Porque pra ser Piquet, nem precisa ter oportunidade. Vc tem que fazer a porra do resultado sem oportunidade mesmo. Aí é coisa de genio.

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    Sancho

    O Piquet era mais completo que o Senna, mas não creio que seja necessário diminuir um para elevar o outro. O Senna era um pilotaço, e já demostrara isso no ano de estréia na Toleman.

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    Andre

    Nao desmeceri Senna. Apenas narrei os fatos. Ganhou 3 titulos no periodo de 4 anos em que teve uma RBR nas mãos. Isso nao é desmecerer.

    Aliás, dei crédito, porque disse que, inclusive Massa e Rubinho não peitaram seus adversários, enquanto Senna botou Prost pra correr da Mclaren…

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    Andre

    Só concluindo. Sim, Senna foi bem na Toleman, mesmo que seu companheiro tenha se queixado da forma como ele se impôs para obter as melhores condições. Mas, é uma parada altamente competitiva. É assim mesmo.

    E sinceramente, a minha percepção de que Senna não era um piloto mediano, mas sim um pouco acima disso, foi justamente pelos anos de 84 a 87. Toleman e Lotus.

    Na Mclaren, pra mim, ele nao disse nada.

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    Sancho

    Ambos tiveram chances, mas nenhum dos dois está no mesmo nível deles. O problema é achar que, por isso, fracassaram.

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    Andre

    Peraí Sancho.

    Nenhum dos dois está no nível de Senna. Que tinha um nível elevadíssimo. Ponto.

    Primeiro os caras tem que se igualar a Senna. Superá-lo, para quem sabe, ser comparado ao nivel de Piquet.

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    Sancho

    Como assim, André?

    Eu digo que eles não estão no nível dele e tu dizes: “Não. Tu estás errado. Eles não estavam no mesmo nível do Senna.”

    Isso é que é querer discordar!

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    Andre

    E Piquet bateu em Imola em 87 e sagrou-se campeão no mesmo ano.

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    Robinson

    mas piquet é piquet, né???

    rsrsrsrsrsrs….

    aí é covardia!!!

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  5. Denis
    3/04/14 - 12:58

    O Massa começou como um grande piloto, na sua primeira oportunidade faturou o GP no seu país. E depois só perdeu o campeonato porque a Ferrari só fazia cagada com ele, deixar a mangueira de combustível e liberar o carro, etc… Mas aí veio a “molada” na cabeça e tudo se foi, dai pra frente se tornou um piloto “inconsistente”, já era. Vamos ser realistas.

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    Andre

    Massa perdeu titulo porque é irregular. No ano que ele teve a chance, teve um inicio péssimo.

    Campeão tem que ter desempenho elevado da primeira a ultima corrida. Massa é gangorra. Chato pra caralho.

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    Robinson

    em 2008 ele zerou as duas primeiras corridas com dois erros de primeira volta, se não me falha a memória.

    mas a culpa dele ter perdido o título é do ‘nelsinhogate’ e da mangueira. ah!!!! e do timo glock, claro…

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    Andre

    Pois é…

    Piquet pode reclamar da forma como perdeu o titulo em 86. Mas ele ganhou outros 3.

    Já Massa, como vai reclamar justamente de uma unica real oportunidade? Nem tem como.

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  6. Andre
    5/04/14 - 15:40

    Bottas larga em terceiro. Massa em sétimo.

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  7. Sancho
    6/04/14 - 14:49

    Fazia tempo em que não checava a F1. Desde quando a Force India tem carro?!

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    Matheus Caldas

    Me assustei com isso também…

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    Alexandre N.

    O carro deles vinha melhorando com o tempo. Mas sempre que há uma mudança tão brusca assim no regulamento em relação a construção dos carros, aparecem surpresas como este carro da Force India. Resta saber se eles vão consegui manter o bom carro no ano e nos próximos.

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    Sancho

    Bela explicação. Obrigado.

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    Andre L

    Concordando, e só complementando:

    Equipe em crescimento constante desde 2010 + carro bem nascido + “motor” Mercedes + boa dupla de pilotos

    Hulkenberg está pronto para vôos maiores. Torço para ver a primeira vitória dele esse ano. Perez, depois do desastre na McLaren, vai renascendo. Eu defendia o Sutil, mas começo a achar que o mexicano, apesar de chorão, se adaptou bem ali.

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    Robinson

    exatamente. a force india já é parceira da mercedes há tempos, e em função disso, seus carros costumam ir muito bem em pistas que requerem pouca pressão aerodinâmica. não é de ontem não.

    http://www.blablagol.com.br/o-vermelho-na-moda-de-novo-4938

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  8. Sancho
    8/04/14 - 8:06

    Sobre ‘power units’, a própria F1 define como sendo o conjunto formado por: motor, dois ERS (Energy Recovery Systems) e o ‘Estoque de Energia’ (Energy Store).

    http://www.formula1.com/inside_f1/glossary.html

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    Robinson

    isso aí. você leu o link que mandei no post?? rsrsrsrs

    http://www.racecar-engineering.com/articles/f1/2014-f1-the-power-unit-explained/?nggpage=2

    interessante, mas vai ter paciência pra entender essa bagaça!!!!

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  9. Andre L
    8/04/14 - 9:53

    Na Malásia, tivemos aquela gritaria toda. Massa Macho Man, coisa e tal. Agora, no Bahrein, tivemos a seguinte situação.

    20 e poucas voltas, Bottas (3º) na frente de Massa (4º), Massa fala pelo rádio. “Estou percebendo que Bottas está perdendo o pneu traseiro. Observem isso.” O engenheiro responde “OK, entendido”. Na volta seguinte, Bottas é chamado ao box, e Massa assume a 3ª posição.

    As duas Force India foram pra cima do Massa, que teve que se defender e não conseguiu dar voltas rápidas. Quando parou, voltou de novo atrás de Bottas.

    Mais 20 voltas atrás do finlandês. Chega a hora do último pit. Massa tinha um pneu três voltas mais novo, mas ainda assim parou primeiro. Algumas voltas depois, Bottas parou. Infelizmente, não conseguiu voltar na frente de Massa. Perdeu o tempo exato pra voltar na posição imediamente atrás do companheiro.

    Existem maneiras e maneiras de se mostrar quem está faster…

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    Robinson

    não pude ver a corrida, e com essa sua observação fiquei ainda mais ansioso pra ver a reprise no sportv…

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    Andre

    Andre L, perdoa-me.

    Mas ao chamar o Massa primeiro ele foi favorecido. Seu entendimento está equivocado.

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  10. Bender
    9/04/14 - 15:50

    Robinson, concordo contigo, exceto na parte que vc diz que o campeonato está chato.

    Bom, é verdade que só vi essa última corrida no Bahrein, mas é a amostra que tenho para trabalhar. Corrida fodaça.

    “Caiu a casa do Hamilton” – huahuahuahuahauua… passei a torcer pro inglês na corrida depois dessa. E o Vettel tomando do Ricardo? Deve tá com saudades do Webber. E ainda outras inúmeras ultrapassagens e alternativas durante a corrida.

    A Ferrari acabou? Virou carroça aquela porra?

    Além do excelente horário de meio-dia para corridas dominicais. Obrigado Bahrein e Europa.

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    Robinson

    pois é, você viu a única prova das três que não foi de madrugada e que realmente houve disputa.

    eu só vi highliths e ainda tenho que fazer um post!!!!

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  11. Bender
    9/04/14 - 15:57

    Massa x Bottas

    Continuo sem entender essa porra desde Schummy x Rubinho, Alonso x Massa. Sou do tempo de Piquet x Prost x Senna x Mansel. Se o cara está mais rápido, vai lá e passa ora porra! Não era pra ser assim?

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    Andre

    Bender, nunca existiu Piquet X Prost X Senna X Mansel.

    Existiu:

    Piquet x Mansel
    Prost x Senna
    Prost x Lauda

    ===========================

    Sim, é pra deixar a disputa acontecer sim.

    Ocorre, que Massa ficou putinho quando mandaram ele sair da frente do garoto. Concordo. Ele tinha que ficar putinho mesmo. Mas por outro lado, o garoto não foi liberado para atacá-lo na primeira ocasião.

    A equipe errou. Deveria ter dito ao Massa o seguinte: “Massa, Bottas está mais rápido que você. Ele está liberado para te atacar.”

    Assim, Massa foi beneficiado.

    Na ultima corrida, ele estava, novamente mais lento. E novamente o cara poderia pressioná-lo, MAS até que ponto teve realmente a liberdade de fazê-lo?

    Penso que não teve.

    O rádio deveria dizer para os dois simultaneamente: “Senhores, briga liberada. que vença o melhor!”

    Mas não. Massa não quer uma disputa aberta. Ele quer é ser beneficiado. É diferente.

    E me assusta muito um cara beirando os 200 GPS tomar sufoco, com o mesmo carro, de um cara com menos de 20 GPs.

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    Andre

    Ah, sim.

    Existiu Senna+Berger também…

    Aliás, esse foi o primeiro jogo de equipe que eu me lembro.

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    Bender

    Vc escreveu aí 2 vezes que o rádio “deveria”. Penso que não deveria era existir rádio. Nunca vi muita utilidade nisso.

    E porra, o cara guiando a 200 km/h, disputando posição… e um “engenheiro” falando no seu ouvido. Eu não usaria rádio. Num fode.

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    Robinson

    por mim, o rádio deveria acabar, ou virar um botão só usado em emergências.

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    Andre

    Eu até concordo que não deveria ter rádio.

    Mas ia ficar feio para Rubinho e Massa.

    Iriam ser ultrapassados pelos seus companheiros da mesma forma. O rádio é o salva-cu dos merdas.

    E seriam ultrapassados pelos colegas de equipe, quando fossem, supostamente, inferiores…

    Mas isso nao impediria o jogo de equipe.

    As ordens entre Senna e Berger nao eram pelo rádio. O plano era traçado antes. Eles já sabiam o que fariam na largada.

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    Andre

    Eles nao estao guiando a 200 por hora. Estão num simulador.

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    Bender

    Ah sim, 3 corridas.
    Na primeira um japa lá porrou no Massa que nem a primeira curva pode fazer. Nas outras duas, Massa chegou a frente do Bottas. Sigo acompanhando.

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    Andre

    Vc lembra de Prost?
    Vc lembra de Piquet?

    Não. acho que só lembra de Senna e Mansel.

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    Andre

    Siga acompanhando.

    Ao final das 3 corridas, Massa NUNCA esteve na frente do oponente na pontuação e foi salvo 2 vezes da disputa direta. Otimo.

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    Andre

    Lembre-se: quase 200 contra quase 20 GPs.

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  12. Andre
    13/04/14 - 1:01

    Por que os caras do pitwall continuam querendo aparecer mais do que os pilotos?

    Porque o campeonato é de carros e não de pilotos. Só os melhores carros copam. Então, piloto é quase desnecessário.

    Responda a este comentário

    Robinson

    não acho não… para isso poderiam ressuscitar o mundial de marcas, ou esporte-protótipos, ou no endurance (corridas de longa duração e pilotos se revezando em cada carro, configurando assim um esporte de equipe e não de pilotos).

    tentar enfiar isso na f1 é “uma puta falta de sacanagem”, porque não é essa a natureza da competição.

    é só ver que nas classificações o nome do piloto vem antes do nome da equipe.

    além do mais, se a teoria do ‘piloto ou chimpanzé, tanto faz…’ se aplicasse à f1, por que então pagam fábulas por ano para fernando alonso, lewis hamilton ou sebastian vettel?? e por que então a ferrari não coloca o luca badoer como piloto?

    porque por mais que eles repitam que o time está acima dos pilotos, a verdade é que um time não é absolutamente nada sem bons pilotos para guiar seus carros.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Sempre vi como sendo carros E pilotos.

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    Andre

    Então por favor, relacionem o seguinte:

    Do total de títulos, quantos foram conquistados por pilotos que não compunham a equipe campeã de construtores no mesmo ano? 20%. Ou menos.

    Quando digo isso (campeonato de carros) digo que o piloto campeão sairá, quase sempre, do melhor carro. Então, coloque qualquer piloto lá. Vc precisa apenas de um bom carro.

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    Sancho

    É quando se coloca um macaco para dirigir o carro é que se percebe o quanto o piloto faz diferença.

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    Andre

    Sem duvida. Mas nao precisa colocar um macaco no carro. Dá pra saber a diferença entre um macaco e uma pessoa. Mais ainda a diferença do macaco para o piloto.

    Mas realmente, um macaco não é parametro de porra nenhuma.

    Não há piloto campeão sem o melhor carro. Mas há carro campeão sem o melhor piloto.

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    Sancho

    É uma combinação. Troca macaco por mim e o ponto é o mesmo. Me dá o melhor carro e eu sequer saio dos boxes.

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    Andre

    Obviamente, você nao é piloto.

    Rubinho já foi vice campeão. Massa idem. Prova de que nao é preciso ser bom piloto.

    Mas precisa ser piloto… ou treinar no Play-station.

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    Robinson

    mas aí a gente cai no paradoxo do tostines: é o piloto que ganha os pontos para a equipe ou a equipe que ganha pontos para o piloto?

    não tenho dúvidas de que os pilotos é que são as estrelas do esporte, não as equipes, e se não fossem, por que as equipes disputam a tapas e pedradas os melhores pilotos?

    até a tradicional pintura personalizada dos capacetes é indicativo disso: independente do carro que está guiando, você sabe de longe quem é o homem ao volante. e nesses dias de capacetes com pinturas malucas e efêmeras, a f1 reafirma a identidade dos pilotos estabelecendo numeração fixa, assim como outras categorias como nascar, indy e motogp já utilizam com o mesmo propósito.

    por mais que os caras do pitwall tentem fazer parecer, a f1 não é uma corrida de carrinhos de controle remoto.

    não é à toa que o schumacher ganhou 5 títulos seguidos, e vettel seus 4. não é à toa que barrichello e webber, nos mesmos períodos, não venceram nenhum.

    porque o piloto faz diferença.

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    Andre

    Sim. Vc comparou pilotos com os mesmos carros. Aí tem diferença. Só aí.

    Carros bons, fazem pilotos campeões. Pilotos bons não fazem carros campeões.

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    Alexandre N.

    Carros bons, fazem pilotos campeões. Pilotos bons não fazem carros campeões.

    Keke Rosberg e o título do campeonato de 1982 é um bom exemplo pra invalidar essa sua teoria. E isso por que não parei pra pesquisar antes da década de 80.

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    Andre

    Nardoni, nao seja imbecil. Nao é teoria.

    Pegue 1980 pra cá e veja quantas vezes um piloto campeão mundial não era da equipe campeã de construtores. Dá 20%.

    De toda forma a sua lembrança foi lá em 82, mas neligenciou 81 e 83, cujo autor do feito foi brasileiro.

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    Andre

    Exemplo: Senna x Alonso.

    Alonso com pé nas costas. Só tem 2 titulos.

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    Andre

    Alonso x Vetel

    Alonso sem mãos e pernas.

    =========================

    Alonso x Button

    Alonso sem cabeça.

    =========================

    E por aí vai…

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    Andre

    Eu acho que pagam fabulas a esses caras, porque eles trazem consigo patrocinadores picas. Alonso, por exemplo, leva o Santander onde for.

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  13. Andre
    20/04/14 - 9:55

    4 corrida.

    Botas 24. Felipe Massa 12.

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