Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Everton Ribeiro

November 18th, 2013 por | Categorias: Campeonato Brasileiro 2013, Cruzeiro.

Reza a lenda que Everton Ribeiro é o craque do Campeonato Brasileiro 2013. Não vi jogar e se vi, não lembro de nada marcante para destacar. Não fosse qualquer coisa no Cartola e um golaço sobre o Flamengo pela Copa do Brasil passaria em branco o nome, inclusive.

Não me orgulho da ignorância e abomino a desinformação como pauta, contudo é de se observar que dificilmente o craque de um campeonato em playoffs passasse despercebido pelo meu grau de militância no campeonato, ainda que o viés de escolha pendesse excessivamente às fases finais.

O meu grau de militância no campeonato é do sujeito que acompanha seu time, mas acompanharia como sempre fez os jogos efetivamente decisivos dos demais desde que isso não fosse um gasto de energia absurdo. Meu perfil é o mesmo confesso da maioria com quem convivo e o oculto dos Juquistas. É o perfil para quem o futebol está privilegiando com os pacotes sócio-torcedor.

Se eu tiver vontade de acompanhar a Libertadores do ano que vem (uma incógnita uma vez que meu time não participará o que gera um estímulo extra) pode ser que eu desfrute do prazer que Jorge Santana e demais cruzeirenses desfrutaram em 2013 nos escondidos jogos em Pontos Corridos interessantes apenas para as torcidas dos respectivos times.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

39 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

39 Comentários para “Everton Ribeiro”

  1. Matheus Caldas
    18/11/13 - 21:04

    Joga muito, mas joga muito daquele jeito de quem não aparece tanto. É válvula de escape de um time que não tem astros e por isso (?) é bem montado.

    Pra nós, que vimos de 40 a 50 jogos esse ano do Cruzeiro, é coisa normal. Ainda que poucas jogadas vão parar na grande mídia, percebe-se que o padrão de futebol do Everton Ribeiro é diferenciado.

    Mas Robinho foi o craque do Campeonato em 2002?

    Responda a este comentário

    Victor

    Sei lá. Não existia BBG em 2002 para eu consultar os alfarrapos.

    Responda a este comentário

    Matheus Caldas

    Parada é que assim como o Cruzeiro, o Éverton Ribeiro foi o mais regular.
    Brilhante, mas também não tinha o hype de um jogador de São Paulo ou do Rio.

    Além disso, ele não faz o estilo normal e procurado no Brasil de meia mais cerebral. Ele é mais da bagunça, correria, mas é muito habilidoso.

    Responda a este comentário

    saulo

    Éverton Ribeiro poderia ser uma alternativa quando o Oscar tiver problemas físicos ou técnico. É um meia de muita movimentação e costuma buscar espaços pelos lados nas jogadas ofensivas. São os únicos jogadores brasileiros destas características. Duvido muito o Felipão levá-lo, vai buscar um pretexto em deixar sua equipe mais ofensiva e provavelmente vai manter o volante Ramires como terceiro homem. O grande alento da seleção é o Bernard e William ganharem espaço, uma enorme evolução se formos comparar o fato do Hulk recentemente ser o meio de ligação até pouco tempo.
    Éverton Ribeiro é sem dúvida o jogador do campeonato, foi o mais regular e oscilou muito pouco. O fato do Cruzeiro ter um elenco equilibrado e cheio de reservas do nível parecido ajudou bastante. Alguns clubes sem a mesma qualidade sofreram quando seus principais jogadores começaram a sentir a desgastante maratona do futebol brasileiro. Basta ver o Alex e Seedorf, largaram muito bem no primeiro turno e depois caíram drasticamente depois.

    Responda a este comentário

  2. LUCAS
    18/11/13 - 22:08

    Esse gol merecia estar na lista do Puskás desse ano..

    Responda a este comentário

  3. Andre
    19/11/13 - 7:59

    Não posso falar tb, pq não vi nenhum jogo do cruzeiro, e provavelmente não verei libertadores ano que vem. Aliás pelo visto a globo vai ter que comprar uma boa carga de filmes para o primeiro semestre. E curiosamente os estaduais passarão a ser interessantes em 2014.

    Infelizmente, no formato jukiano, não houve campeão brasileiro em 2013 e nem existirá libertadores em 2014.

    Ah, mas tem copa do mundo!

    Que situação esdrúxula! E ainda há quem defenda o “mercado” no futebol brasileiro.

    Se vcs não fizessem o post, nem saberia desde jogador…

    Agora me espanta como fizeram tal eleição. Provavelmente olhando números.

    Responda a este comentário

    Frederico

    Quanta estupidez e falta de conhecimento em tão poucas linhas. O bairrismo no futebol é um cancro, uma doença sem cura. Viva os arrogantes de plantão. Questionar o futebol de Everton Ribeiro é como sair em praça pública batendo no peito e gritando: “eis aqui um ignorante que não entende nada de futebol”.

    Responda a este comentário

    Andre

    Matheus, vc que é cruzeirense, explique ao sujeito de que se trata.

    Responda a este comentário

  4. Andre L
    19/11/13 - 8:01

    É um bom ponto do Matheus, Victor. E eu sei que você preza a boa construção do argumento, mais do que provar que a conclusão está certa. Então vale tentar reforçar um pouco mais a tese, além do “não existia BBG em 2002”. Você deu o salva quando admitiu que “talvez o viés pendesse às fases finais”. Mas vamos ficar com a primeira frase: alguém com o seu nível de envolvimento saberia quem era o craque de um campeonato.

    Entendi (me corrija se estiver errado) que o teu ponto é que os pontos corridos, por não terem jogos decisivos pré-estabelecidos, mascaram o cara que está comendo a bola, uma vez que a tendência do torcedor médio é só acompanhar os jogos do próprio time, e um ou outro esparso fora dessa amostra. Por outro lado, o mata-mata concentra a audiência de todos os que gostam de futebol, e isso facilita enxergar aquele jogador diferenciado.

    Então, pergunta prévia: o que é “o craque do campeonato”? É o cara decisivo? É o diferenciado do time campeão? É aquele que joga bem os jogos importantes? É o mais regular (no sentido de regularmente bom, claro) em toda a competição?

    Responda a este comentário

    Andre

    O fato é que para RJ e SP só passa jogo do Cruzeiro se for enfrenando times do RJ e SP.

    E toda a mídia se concentra nesses times do RJ e SP.

    Então quando alguém “diferente” ganha, dá nisso. Ainda mais nos pontos corridos.

    O fato é que como alguém pode ter escolhido esse cara como craque se ninguém viu? Nem a mídia? Só viu uma torcida. E os que cobrem esses jogos, que não passam de 10 pessoas.

    Acho que então, olharam o scalt e sapecaram a eleição. Assim, é mole.

    Ano que vem não vou ver libertadores, porque não passará na tv. E mesmo que passe na tv paga, a tv aberta tem a capacidade de ser um divulgador da parada. E tenho minhas dúvidas se vai passar.

    Assistir jogos do galo esse ano, foi complexo. A final, só passou pra SP, o segundo jogo. Então, esse é o ponto levantado.

    Ninguém contesta a qualidade do cara, que deve ser boa.

    Mas, afinal, ele foi o craque de um campeonato que ninguém viu. Tipo o modulo amarelo do Brasileiro de 87. Valeu, mas ninguém viu.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Aí, amigo, azar de quem não viu.

    Você não viu Alex em 2003?

    Responda a este comentário

    Andre

    Vi, eu morava em BH.

    Responda a este comentário

    Andre

    Mas Matheus, talvez vc nao tenha entendido o ponto. Nao to questionando a qualidade do cara. Nao to questionando nada.

    Apenas reforçando a situação levantada pelo Victor, do Cruzeiro ter vencido um campeonato que só BH viu, entende?

    Na verdade, eu sou inclusive contra isso. acho que ao vender o certame, o vendedor já deveria ter pré-estabelecido o número de jogos transmitidos para todo o Brasil. E que fosse igual pra todos os clubes.

    Essa situação mostra pra mim o seguinte: o que esses merdas estão fazendo com o futebol.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Claro que entendo.

    É que, com o passar do tempo, aprendi que qualquer comentário seu tende a desmerecer o Cruzeiro. Hahahahahaha.

    Responda a este comentário

    Andre

    hahahaha… nao é uma mentira completa o que vc falou.

    O meu ponto de implicância com o Cruzeiro é que acho engraçado sua posição de pseudo-eugenista. só que geral não dá a mínima.

    entao nao pode cantar de galo.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Deixa. Tô nem aí. Comendo quieto, campeonamos. Se continuar assim, sem ter atenção, e ganhando, tá bom.

    Responda a este comentário

    Frederico

    Ele não viu, mas a imprensa internacional especializada toda comentou. Quanto preconceito presente numa pessoa só. Só falta ele dizer que não sabia que o Cruzeiro é Bi-campeão da Libertadores, tem 4 Copas do Brasil e acaba de conquistar seu terceiro título nacional.

    Responda a este comentário

    Victor

    Frederico, você vê futebol pela imprensa internacional?

    Eu procuraria outro lugar para ver futebol porque essa tal imprensa internacional ou não entende de futebol, ou não entende de geografia, ou não entende de matemática, ou não entende de porra nenhuma que é o mais provável.

    Pelo meu conhecimento de Futebol, Geografia e Aritmética elementar o Cruzeiro acaba de conquistar seu sétimo título Nacional.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Para mim também. Virei abrangencionista. Não diferencio os títulos, só analiso a abrangência deles.

    Responda a este comentário

    Andre

    Concordo também. Mas acho que há de se fazer uma distinção entre a principal competição nacional e a secundária.

    Dessa forma, Taça Brasil = Brasileiro. Copa do Brasil = título nacional, porém não equivalente a Brasileiro.

    Por isso, acho que, como num ranking de medalhas olímpicas, o campeonato brasileiro é o ouro, a CB é a prata.

    O mesmo vale para Libertadores e Sulamericana.

    Mas concordo 100% que o Cruzeiro chegou ao seu sétimo titulo nacional. Aliás, nem tem o que concordar. é lógico demais.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Por isso que para mim o Robertão é INCOMPATÍVEL com a Taça Brasil. Só uma pode ter primazia.

    Responda a este comentário

    Andre

    Eu concordo. Mas há uma situação de Robertão RJ-SP e depois quando ele virou abrangente, né isso?

    Ele como RJ-SP, na minha ótica, poderia até ser “melhor”, mas nao era nacional.

    Responda a este comentário

    Victor

    Perfeito. O post bruto resume-se a isso:

    Nunca vi Everton Ribeiro jogar, se vi não prestei atenção. Obrigado, Pontos Corridos.

    Para ter caldo, embromei, contei um porrilhão de mentiras e tentei esconder a palavra “Pontos Corridos” para não levar a discussão para o dualismo burro da emoção.

    Não é muito óbvio porque aparentemente eu dou porrada no modelo vigente, mas eu não tenho grandes objeções a um campeonato de Pontos Corridos. Sinceramente, acho no fim das contas a mesma merda que qualquer outra fórmula. Acho risível discutir forminha de modelo quando isso é um peido para quem está cagado. Trocando em miúdos, Pontos Corridos ou Campeonato Misto não muda em nada a essência da coisa em termos gerais inseridos dentro de um mesmo contexto. O tamanho do futebol seguiria na mesma e até o ganho em “emoção” é relativo pra caralho, fórmula de disputa é questão de gosto.

    Eu não menti que vi apenas Fluminense, mas fui deliberadamente reducionista em dizer que o perfil dos demais torcedores é igual ao meu. É mentira, lógico. Tem gente para tudo quanto é gosto e gente com interesse somente em seu time também pode cagar para playoffs sem seu time. Foi uma falácia calculada.

    O ponto mesmo desse artigo é um misto do que vocês três falaram (Matheus, L e B). Everton Ribeiro é desconhecido e isso é um fato e nesse campeonato não teve a chance de aparecer midiaticamente seja pelo clube que jogou, seja pela forma do campeonato ou seja por qualquer outra coisa que eu não levo em consideração.
    Tirando por mim, é óbvio que a essa altura eu saberia que Everton Ribeiro era alguém a se notar, como eu sabia em 2002 que tinha um bamba no São Paulo de Kaká e Ricardinho, mas que Diego e Robinho já se destacavam. Robinho foi o craque do campeonato em 2002 como Walter poderia acabar sendo o de 2013 (e é quem foi o mais festejado entre os não-cruzeirenses).

    Ficando mais no Rio de Janeiro, Edmundo em 97 foi o cara do início ao fim do campeonato, mas Junior em 92 precisou dos jogos finais para aparecer como o craque do campeonato.

    Responda a este comentário

  5. Bender
    21/11/13 - 3:07

    Além do Walter do Goiás, o Alex também poderia ser o craque do brasileiro caso ele e o Coritiba tivessem mantido as boas apresentações e a boa campanha. Tanto o Walter, como o Alex estariam “mais” para casos como o Conca em 2010, Pet/Adriano em 2009, Robinho em 2004 e o próprio Alex em 2003.
    Ao que parece (pois também não acompanhei de perto) o caso do Everton Ribeiro é diferente desses citados. Aqui, o Cruzeiro 2013 >>> Everton Ribeiro 2013.

    Responda a este comentário

    Matheus Caldas

    Cruzeiro 2013 >>> Everton Ribeiro 2013

    Muito verdade. A ideia do Marcelo Oliveira era não depender de nenhum jogador porque a ausência dele ou uma má fase pode acabar com o time. Foi um sucesso.

    Responda a este comentário

    saulo

    Alex começou muito bem o brasileirão e teve muitas contusões. Recentemente reclamou do calendário brasileiro, nunca teve uma contusão muscular na Turquia e voltou a acontecer justamente aqui.

    Responda a este comentário

  6. Frederico
    21/11/13 - 17:04

    A ignorância é a mãe de todos os vícios.

    Responda a este comentário

    Andre

    Concordo com você, Frederico. Leia tudo de novo, umas 800 vezes, talvez vc compreenda o que está escrito aí e fuja dela (a tal da ignorância).

    Responda a este comentário

  7. Frederico
    21/11/13 - 17:05

    http://www.foxsports.com.br/blogs/view/130125-everton-ribeiro-e-a-teoria-da-evolucao-ate-a-selecao

    Responda a este comentário

  8. Andre
    23/11/13 - 9:01

    Hj assistirei, pela primeira vez no ano, um jogo do cruzeiro…

    Tb, porque hj o time celeste vai quebrar uma outra marca: vencer o vasco no maracana, o que nao ocorre desde 1970.

    O vasco, ja rebaixado, é detalhe no jogo. Cruzeiro, ja campeão, é outro detalhe e o maracana, que nao é sao januario (que saudade de qdo o vasco nao jogova classicos la, pq agora nao joga partida nenhuma!) Também será um detalhe.

    Sei lá porque vou ver. Acho que pra dar uma olhada nesse time que dizem ser o melhor…

    Responda a este comentário

    Matheus Caldas

    Uh, mas cê escolheu o momento errado.

    Responda a este comentário

    Victor

    No manual de instruções que veio junto do campeonato dizia que cada jogo era uma final.

    Responda a este comentário

    Matheus Caldas

    Pro Vasco, é.

    Responda a este comentário

  9. saulo
    23/11/13 - 14:29

    Everton Ribeiro pode estar com dias contados no Cruzeiro, o Manchester United tem interesse em levá-lo e o staff do jogador sentiu-se seduzido pelo fato de atuar na premier league.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário