Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Engenhão – E depois?

May 8th, 2007 por | Categorias: Futebol.

Ontem, Cesar Maia foi fazer uma visita ao Engenhão.Para essa visita, convidou os presidentes dos grandes clubes do Rio.

Apenas o Fluminense mandou dois representantes.

O Engenhão vem com pompas de ser o estádio mais moderno do País, tendo influências arquitetônicas do Estádio da Luz do Benfica de Lisboa e da Arena Amsterdam do Ajax.

Esse moderno estádio que vem sendo construído para o Pan não tem uso definido para depois de sua construção. Tenta-se agora empurrar para um dos três clubes do Rio que não possui seu estádio (o Vasco é propietário de São Januário).

Empurrar-se-á esse moderno estádio com capacidade para 45.000 pessoas na cidade da torcida do Flamengo, propalada pelos quatro cantos como a maior do Mundo. Ah, esse conceito de modernidade! A mesma modernidade do estádio do Atlético-PR, tão eficiente, tão moderno, tão racional que levou seu time a jogar uma final de Libertadores em … Porto Alegre no Beira-Rio.

Para levar a conta do moderno estádio da cidade do Maracanã, o Fluminense já choramingou que nos tempos modernos não se paga mais pelo uso do estádio, e sim a prefeitura e a empresa gestora recebem pela arrecadação do estádio.

Resumindo 1: o Fluminense usa o Engenhão, se não tiver de pagar por ele.

Resumindo 2: e advinha quem paga pelo Engenhão?

Tudo bem, o Estado tem grana para investir. Pode se dar ao luxo de tocar um projeto desses para colher os frutos depois. Afinal, quantos maiores o risco maiores os resultados.

Calma! Mas onde está o risco? Afinal, pela resposta do Resumindo 2 o Engenhão já tem investidor. Esse investidor é que não vai ter retorno.

Essas e demais fotos, estão na cobertura feita sobre o Engenhão pelo Diário do Rio de Janeiro, que ao contrário de mim, passa uma visão mais, digamos, esportiva do Pan do Rio.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

9 Comentários para “Engenhão – E depois?”

  1. Bender
    8/05/07 - 13:44

    Então quer dizer que Renato Maurício Prado não estava tão errado assim quando escreveu há poucos anos a matéria “o gorilão”, se referindo ao mico que ele estava prevendo para o Engenhão, e que deve se confirmar.

    Responda a este comentário

  2. Serginho Valente
    8/05/07 - 15:00

    O Engenhão vai ser importante na hora que descobrirem que o Maracanã precisa ser demolido e reconstruído novamente com 120 mil lugares.

    Responda a este comentário

  3. Saulo
    8/05/07 - 15:18

    Deveria aproveitar a experiência na gestão do estádio San Siro em Milão no qual o Milan e Internazionalle administram juntos.Flamengo,Fluminense e Botafogo poderiam usar este belo e moderno estádio como alternativa para jogos de menor apelo.

    Responda a este comentário

  4. Anonymous
    8/05/07 - 15:23

    O Maracanã não precisa ser demolido porque precisaria implodir sete vezes e não compensaria o custo.A demolição favorece apenas as grandes empreiteiras e os gestores públicos desonestos.Deveria apenas construir um estacionamento no metrô e a extensão da linha de São Cristóvão.Quando a reforma for completa vai atender todos os requisitos para a copa.

    Responda a este comentário

  5. Victor Pimentel
    8/05/07 - 15:35

    O problema do Maracanã não é engenharia, e sim gestão, digo má-gestão, digo, gestão de má-fé.

    Fazem reforma antes do Pan, sabendo da reforma do Pan, e na do Pan, fazem sabendo para a das exigências da Copa, e depois das exigências da Copa farão uma para a Copa, e depois para adequação pós-Copa, e blá blá blá…

    Responda a este comentário

  6. Serginho Valente
    8/05/07 - 19:46

    O Maracanã é um lixo…
    Enorme, mas cabe pouca gente.
    Mesmo sendo enorme, e cabendo pouca gente, em vários lugares do estádio, não é possível ver o jogo direito. Além disso, o escoamento das torcidas em dias de estádio cheio, é uma merda. Se demora pelo menos uma hora, só pra sair do estádio. Os camarotes são ridículos. A divisão das arquibancadas é burra. Enfim, a única coisa que presta no estádio é a história, e essa não vai se perder por uma reconstrução.
    Não sou engenheiro, nem político. Sou apenas um torcedor que freqüenta o estádio, e vivencia esses problemas.

    Responda a este comentário

  7. Bender
    9/05/07 - 13:24

    O próprio Engenhão já era desnecessário. Uma EXCELENTE, verdadeira e definitiva reforma no Maracanã custaria infinitamente mais barato do que a construção de outro.

    Responda a este comentário

  8. Anonymous
    15/05/07 - 23:32

    Benfica!!!!

    Responda a este comentário

  9. michel
    26/06/07 - 13:31

    A Arena foi interditada devido a uma invasão de campo (acontece até mesmo nos maravilhosos estádios europeus) e por isso o Atlético PR jofou a final no Beira Rio. Nada a ver com a eficiência e modernidade do estádio.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário