Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

E que vença o melhor

October 21st, 2008 por | Categorias: Fórmula-1.

Lewis Hamilton foi dominante em Xangai e vem para o Brasil com a mesma vantagem que tinha no ano passado sobre Kimi Räikkönen. Felipe Massa não conseguiu esconder o abatimento no pódio, mas não entregou os pontos. Sabe que no fundo, o inglês estará muito mais pressionado do que ele em Interlagos.

E quais as razões para Hamilton perder o sono nos dias que antecedem a decisão?

É impossível que não passe pela cabeça dele o medo de deixar o carro, tirar o capacete e encarar o mundo na hipótese de algo acontecer durante a prova final. Ele tem que manter a cuca bastante fresca para confirmar esse match-point, coisa que em 2007 não conseguiu. Basta um quinto lugar. Mas…

Assusta o líder do campeonato e favoritíssimo o fato de ele ter que resolver a parada dessa vez.

Porque já é a segunda vez que ele chega a essa situação.

Porque ele não pode perder o momento da sua equipe, que hoje está crista da onda. Mas nada garante que estará no mesmo nível da Ferrari, ou acima de BMW e Renault no futuro.

Porque ele está em seu grande momento, pois se recuperou de erros, confusões e polêmicas para chegar no estágio que está. E caras como Alonso e Kubica só estão esperando uma pequena melhora em suas equipes para estarem efetivamente na briga.

Porque muita gente aposta contra ele, e ele não sabe lidar com isso. Mostra-se arrogante, ao mesmo tempo acuado. Sua declaração de que não está na F1 para fazer amigos não passa de uma defesa, uma tentativa de se blindar contra qualquer crítica – por mais que os críticos estejam certos. Agora, amigos na Fórmula 1?

Houve um tempo em que os pilotos rivalizavam loucamente nas pistas, mas o risco que todos eles estavam conscientes de que corriam os unia de forma que a disputa acontecia sem que se expusessem a perigos desnecessários. Nesses tempos, sair da pista poderia significar menos um amigo.

Sim… amigo.

As rivalidades não impediam que se criasse respeito, admiração mútua e lealdade entre os pilotos. A Fórmula 1 era feita de homens que fazem máquinas, e não de homens dominados pelas máquinas – ou transformados nelas.

Eu estou em casa, tu estás no clube, ele está na Fórmula 1… nós estamos no mundo. E todos – sem exceção – para fazer amigos.

Senão tudo perde o sentido, até mesmo ser campeão mundial do que for e ficar encastelado dentro de seu próprio ego e dinheiro.

Hamilton, pega leve.

Massa vai de franco-atirador. Pode ser que não adiante de nada, mas nunca se sabe.

Dia 2 de novembro, a resposta virá.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

39 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

39 Comentários para “E que vença o melhor”

  1. Gaburah
    21/10/08 - 14:24

    A esperança do Massa é que o Hamilton é o Botafogo da F1.
    Periga dar Massa. Eu acredito.

    Responda a este comentário

  2. Lincoln
    21/10/08 - 14:26

    hamilton é um babaca

    Responda a este comentário

  3. Rafael
    21/10/08 - 14:48

    Hamilton é um moleque de 20 e poucos anos. Não dá pra crucificar o cara por uma bobagem que disse. Está pressionado.

    Torço pro Massa mas acho muito difícil. Os carros são semelhantes mas a McLaren me parece mais equilibrada e a vantagem é muito grande. O que aconteceu ano passado não acontece sempre.

    Nas condições normais, se as Ferraris forem superiores, Hamilton chega em 3º. Não tem mais ninguém. A não ser um problema ou uma batida.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Acho que a melhor saída é chamar o Coulthard de lado e pedir pra ele caprichar mais ainda nas fechadas…heheheh

    Responda a este comentário

    Rafael

    Ou Coulthard, ou Kimi ou até o Alonso… hehe.. ia ser maneiro e a F1 ia ter um disse-me-disse e blablabla até Março do ano que vem.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Nem tô crucificando não… mas como claramente não pude ver a corrida, tive que inventar uma pauta…

    Ele está pressionado sim. Essa é a chance do Massa.

    Responda a este comentário

  4. Serginho Valente
    21/10/08 - 15:23

    Vou ser sincero, tenho perdido meu patriotismo no esporte, por causa das patriotadas, que insultam a minha inteligência.

    Eu fatalmente torceria pro Massa ser campeão, mesmo ele sendo pior do que o Hamilton. Seria legal pela virada em casa, pela superação. Mas só de imaginar a chatice que acontecerá na imprensa, na enganação que isso vai produzir, na babação de ovo desproporcional, eu já perco a vontade.

    Se o Massa for campeão, não será tratado como um feito, como a superação de um piloto limitado, e sim como justiça ao “enorme” talento do brasileiro, que vai escrever seu nome na história ao lado de pilotos como Senna e Piquet.

    Quem merece ser campeão, por ter um enorme talento, e escrever seu nome na história ao lado de grandes pilotos, é o inglês. Seja ele antipático, agressivo, ou sei lá o que mais.

    Se for pro melhor vencer, o Hamilton será campeão.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Se o Massa for campeão, eu vou tratar como um feito, como a superação de um piloto que virou um campeonato na última corrida com plena desvantagem e ganhando de um piloto melhor que ele.

    Responda a este comentário

    Victor

    Se o Massa for campeão eu vou tratar como mais uma amarelada do Hamilton.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Aí é vacilo!!!!

    Se o Hamilton perder essa, eu duvido que ele se recupera emocionalmente. Definitivamente, nenhum piloto passou por tantas emoções com apenas duas temporadas de carreira.

    A tendência é dar ele, mas sabe lá o que pode acontecer. Ano passado não deu.

    Responda a este comentário

    Lincoln

    Se o Massa for campeão eu vou tratar como mais uma amarelada do Hamilton.[2]

    Responda a este comentário

    Robinson

    A superação também é legal. O problema que se ele vence, a patriotada nacional vai transformá-lo em algo que ele sabe que não é. Infelizmente, a Globo só se interessa em aumentar a audiência.

    Mas eu não deixo de torcer por ele por causa disso.

    Responda a este comentário

  5. Pablo Martinez
    21/10/08 - 22:38

    Torço para Hamilton.
    Vai dar Hamilton, e massa que se foda. Essa droga de patriotismo barato é um saco!

    Responda a este comentário

  6. Robinson
    22/10/08 - 0:58

    Eu torço pro Massa por simpatia, mas nada que me faça desmerecer qualquer coisa do provável triunfo do Hamilton.

    F1 não é expressão de soberania nacional, é só esporte.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Eo torço pra Hamilton porque ele é o Botafogo da F1 :)

    Responda a este comentário

    Lincoln

    qual retardatario que a gente pode chamar do Vasco da F1 ?

    Responda a este comentário

    Gaburah

    O Rubinho?

    Responda a este comentário

    Lincoln

    ele ta sendo rebaixado? hauhuahua

    Responda a este comentário

    Rafael

    Como vai ser rebaixado? Até a “Minardi” é melhor que a Honda hoje.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Dizem que ele vai pra Indy ano que vem.
    Dá pra considerar rebaixamento?

    Responda a este comentário

    Rafael

    Putz… futebol não tem essas categorias.

    Hum… Acho Indy um campeonato de Masters, pode ser? hehe…

    Responda a este comentário

  7. Rafael
    22/10/08 - 8:14

    Eu realmente não entendo esse tal de “patriotismo barato”. Caso Massa ganhe o campeonato é normal a Globo colocar isso como uma coisa maior do que realmente é. Qdo um vendedor está te atendendo numa loja, aquela camisa é a melhor do mundo. Tudo bem que vc precisa entrar na loja, mas não precisa ficar vendo o Globo Reporter com os melhores momentos da venda e a magnífica estratégia do cara para te convencer a comprar a camisa.

    Uma coisa mais estranha ainda é a tal da “afronta a minha inteligência”. Já escutei isso com relação ao Big Brother Brasil. Porra! Como dizia uma propaganda da MTV: Desliga a TV e vai ler um livro.

    “Eu torço pro Massa por simpatia, mas nada que me faça desmerecer qualquer coisa do provável triunfo do Hamilton.

    F1 não é expressão de soberania nacional, é só esporte.” [2]

    Grande Robinson!

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    A pessoa desligar a TV e ir ler um livro, não vai fazer o BBB, ou as patriotadas, deixarem de afrontar sua inteligência. Muito pelo ao contrário.

    Mas ler um livro é coisa rara num país com tantos flamenguistas. Aliás, isso explica porque não veêm problemas em um vendedor vender um produto como se ele fosse o melhor do mundo, quando ele na verdade não chega nem perto disso. Um vendedor que faz isso, está apenas perdendo clientes, e desmoralizando a loja pra qual trabalha.

    “F1 não é expressão de soberania nacional, é só esporte.” [3]

    Esse é o principal motivo das patriotadas da imprensa serem tão irritantes.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Essa discussão de BBB rolou até lá com o pessoal do Mestrado. É incrível como até pessoas com excelente nível não conseguem entender simples atitudes comerciais. Metade da turma ficou pasma quando eu e mais 3 pessoas dissemos que assistíamos e gostávamos do BBB. O pior é que quando disse que achava o BBB apenas um programa que via de noite, alguns dos metidos à intelectuais retrucaram: “É melhor ver Casseta e Planeta ou A grande família”. Estou até agora procurando essa enorme diferença.

    Serginho, como fez marketing, deveria saber mais de técnicas de venda que eu. Me espanta ver isso que vc escreveu. Um bom vendedor tem que acreditar naquilo que está vendendo, é o princípio de tudo, se não passar segurança para o cliente, babou a venda. É o ganha pão. O produto dele é sempre melhor e ele vai sempre ter o melhor atendimento. Qualidade total.

    Uns se irritam com Galvão, uns gostam, outros não, uns são indiferentes e outros apenas o acha engraçado.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Bem se vê que você não fez marketing.

    O bom vendedor ressalta as qualidades que o produto de fato tem, não vende a qualquer custo, enganando o cliente.

    Não inventa qualidades que o produto não tem para concretizar a venda no momento, e depois acabar com a sua credibilidade. Isso é dar um tiro no pé.

    A maior prova disso, é que as patriotadas a favor do Rubinho e do Massa, fizeram torcedores como eu e Pablo, por exemplo, perderem a vontade de torcer, de comprar o produto.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Alguém aí falou em enganar?

    O cara tem que acreditar e passar segurança para o cliente. Isso é básico, não precisa ter feito Marketing. Imagina então a C&A, já deveria ter falido há muito tempo, dado que o produto que vende, de fato tem uma qualidade mais baixa que outra loja mais sofisticada. Não vou entrar no mérito do preço e público-alvo, aí é outra discussão.

    Vc e Pablo dão importância para essas patriotadas porque querem, já outros sabem que o produto não é exatamente esse, mas continuam comprando na C&A.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    O vendedor da C&A não pode dizer que o produto dela é melhor do que o de uma loja sofisticada, isso seria enganar o cliente. Porém, ele pode perfeitamente realizar a venda ressaltando outros atributos que o produto tenha.

    Como eu dizia lá no início, poderia torcer pro Massa. Que é um piloto esforçado, brasileiro, gente boa e tal. Torceria mesmo sabendo que o Hamilton é melhor. Ou seja, não precisava de ninguém babando um ovo desproporcional do Massa, dizendo que ele é o maior.

    Pelo contrário, por causa das patriotadas que virão na imprensa junto com o título dele, deixo de torcer, e até vejo esse resultado como ruim.

    Lógico, que cada um dá importância para o que quiser. Se irrita, ou não, com o que quizer. Mas garanto que se fosse diferente, sem forçar a barra, tanto os torcedores como eu e Pablo, como os que “continuam comprando”, torceriam, ou seja, comprariam o produto.

    Responda a este comentário

    Rafael

    O cara da C&A deve mostrar de quê forma o sapato de lá é melhor do que o da Mr.Cat. O cara do McDonald’s deve dizer que lá é mais saboroso que o Gula Gula. O cara da CCE obviamente vai dizer que seu DVD é melhor que o da Gradiente. Vc acredita ou não. Paga pra ver ou não. Ninguém está enganando ninguém. Eu mesmo já tive um sapatenis da Mr. Cat que não durou nada.

    Só não consigo entender como um vendedor que eu não goste (Galvão) me faça a não entrar mais na loja para comprar um produto que eu gosto (Fórmula 1).

    “não precisava de ninguém babando um ovo desproporcional do Massa” – concordo, mas isso é problema meu?

    “até vejo esse resultado como ruim” – depende, pra quem?

    O pior é que depois desse blablabla todo eu acho que tanto vc como Pablo e os outros vão continuar “comprando o produto”.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Cansei…

    “cara da C&A deve mostrar de quê forma o sapato de lá é melhor do que o da Mr.Cat.”

    Quase. O cara da C&A não pode mentir que seu sapato é melhor do que o da Mr. Cat. Mas pode apelar pro preço, formas de pagamento, e até quem sabe pro design. Nunca pra qualidade.

    “O cara do McDonald’s deve dizer que lá é mais saboroso que o Gula Gula.”

    Não sei nem o que é Gula Gula.

    “O cara da CCE obviamente vai dizer que seu DVD é melhor que o da Gradiente.”

    Neste caso, seria Massa x Rubinho.

    “Vc acredita ou não. Paga pra ver ou não.”

    Lógico. Mas se você acredita, paga pra ver, e depois se descobre enganado, nunca mais compra a marca, e muito menos acredita no vendedor. A não ser que seja muito otário.

    “Ninguém está enganando ninguém.”

    Vai nessa…

    “Eu mesmo já tive um sapatenis da Mr. Cat que não durou nada.”

    Puxa cara, que merda hein?

    “Só não consigo entender como um vendedor que eu não goste (Galvão) me faça a não entrar mais na loja para comprar um produto que eu gosto (Fórmula 1).”

    Alguém falou alguma coisa parecida com isso? Vou continuar assistindo a Fórmula 1 de vez em quando, só que antes torcia pros brasileiros, independente de haver outros pilotos melhores. Agora, torço pra eles perderem.

    Vai ser assim até aparecer um grande piloto brasileiro novamente, aí as patriotadas vão ficar menos ridículas.

    ““não precisava de ninguém babando um ovo desproporcional do Massa” – concordo, mas isso é problema meu?”

    Cada um, com seu cada um.

    “até vejo esse resultado como ruim” – depende, pra quem?

    Pro meu saco.

    “O pior é que depois desse blablabla todo eu acho que tanto vc como Pablo e os outros vão continuar “comprando o produto”.”

    Acho que você não entendeu nada da conversa. O produto em questão é o Massa. E eu nunca comprei este produto.

    Em tempo, se for campeão, o Massa vai dar um passo definitivo na sua carreira e provar, finalmente, que é muito melhor que o Barrichelo.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Eu já tive experiência na qual o sapato da C&A foi melhor que o da Mr.Cat. Esse não é o ponto da discussão, mas um produto numa loja mais barata pode ter sim uma qualidade similar ou melhor que outro mais caro.

    Não quer CCE x Gradiente? Coloca Sony x JVC. Consul x Eletrolux. Cada vendedor vai dizer que o seu é melhor.

    Entendi a conversa muito bem. Acho que se vc for abrir uma loja ou um bar, não deve ser vc o cara que irá treinar a equipe. Deve-se visar o lucro, obviamente sem enganar ninguém. Nunca disse isso.

    Se vc não consegue ver que o Massa é melhor que o Rubinho, paciência.

    Responda a este comentário

  8. Victor
    23/10/08 - 0:15

    Fui mal acostumado em termos de F1.
    Porque comecei vendo com Piquet, Prost, Senna e Mansell como bobo da corte, mas um nome de destaque ainda assim.

    Definitivamente, era meio complicado não ser fissurado com dois brasileiros entre os pilotos de ponta.
    Imagino que se Senna e Piquet fossem noruegueses, dificilmente estaríamos discutindo sobre Massa e Rubinho.

    Hoje eu até tento ver a F1 como um esporte, mas quando era moleque, ao menos para mim, F1 era a expressão da soberania nacional.
    Assim como Maguila ser campeão do Mundo ou o Brasil ser Campeão Mundial da Copa Masters do Luciano do Vale.

    ****

    Esse patriotismo foi-se mudando para uma torcida para os ícones. Tanto que quando Senna já corria na Williams eu torcia pelo Schumacher, porque achava desde o ano anterior o cara fera.

    E acompanhei bastante a F1 na era-Schumacher.
    E nesta era, por mais que o Galvão focasse no Rubinho, ele valorizava ao extremo o Schumacher. Para mim ficava a impressão que ele torcia para o Rubinho, mas sem o colocar em um patamar muito acima de sua realidade.

    Aliás, nesse ponto, temos de dar a mão a palmatória no Galvão. Quando ele cisma que alguém é bom ou ruim, não importa a nacionalidade que ele sempre fica repetindo que “fulano já pilota como gente grande” (hahahahahahahaha)

    Até ano passado, quando o Massa não disputava diretamente o título como 1º piloto, o Galvão não ficava o colocando acima do que ele parecia ser, por mais que torcesse por ele.

    Mas isso não me impediu de concordar com Serginho e Pablo, porque ano passado eu fiquei muito, mas muito puto mesmo com um exagero.
    Já no fim do campeonato, que ano passado foi maneirissimo, Massa sem chances vinha longe em terceiro numa corrida, e Alonso em Hamilton nas duas prineiras posições.
    Um dos dois estava se aproximando do outro.
    Porra. Era um momento muito foda para a corrida e para o campeonato, com tudo para o cara colocar emoção para quem gosta de F1, e o cara solta essa:
    “Lá vem os dois pilotos da McLaren. Tomara que se enrosquem para o Massa ganhar a corrida.”

    Essa foi foda. Depois dessa, não sei mais o que é ouvir F1 na Globo. Cheguei a comentar isso no Blá blá Gol na época.

    Eu entendo o cara focar no piloto brasileiro, mas essa aí foi o cúmulo da anti-desportividade.

    ****

    De qualquer forma, entendo a postura de Pablo e Serginho. Eles já estão antevendo que a encheção de saco será maior que aquela com o drible do Robinho contra o Equador naquele jogo de merda.
    Aliás, todo dia tem reportagem sobre Robinho que nunca fez merda nenhuma Europa. É outro que estou pegando raiva gratuita por conta disso.

    Responda a este comentário

    Pablo Martinez

    Robinho já me irrita há muito, muito tempo (longos anos).
    Colocar a esperança da seleção brasileira em robinha é um tiro no pé.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Ficar irritado quando ele não joga nada (onde se espera muito) tudo bem. Ficar irritado por causa das homenagens ao “sensacional” drible é igual ficar irritado pelo suposto patriotismo banal ao Massa. Besteira.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Pois é… eu não vejo o Galvão comentando sempre que o Massa é melhor que o Hamilton ou que qualquer outro. Não sei onde essa galera escuta isso. Nem ao Piquet, Galvão fazia isso. Só lembro dessa exaltação toda ao Senna e em menor intensidade ao Schumacher.

    Já esse comentário que irritou tanto assim o Victor, o Galvão sempre faz. Mas não desse jeito. Acho muito difícil que tenha existido esse “tomara” ou mesmo essa frase “Tomara que se enrosquem para o Massa ganhar a corrida”. Deve ter sido algo do tipo que ele sempre fala: “Reginaldo, eles vão se estranhar… já pensou amigo, eles se enroscam e a vitória cai no colo do 3º colocado”.

    Responda a este comentário

    Victor

    Não.
    Dessa vez foi bem direto mesmo.

    Responda a este comentário

    Pablo Martinez

    já fez várias vezes sim bender…
    é só ficar ligado ná proxima corrida, vai ser o tempo inteiro isso

    Responda a este comentário

    Rafael

    Depende do jeito e entonação que o cara manda. Já vi várias vezes o Galvão falar algo desse tipo (os líderes baterem e beneficiar outros), mas não desse jeito que o Victor disse. Mas acredito em vcs. Só não consigo levar o Galvão tão a sério assim.

    A maior gafe do Galvão na F1 (e por consequência a mais engraçada) pra mim foi o “EU SABIA”.

    Responda a este comentário

  9. Victor
    23/10/08 - 0:22

    Ah sim…

    Se você faz uma campanha de marketing ou qualquer publicidade que seja, o mais importante que você deve ter é o produto.

    O bom vendedor (incluindo aí quem faz a propaganda) deve fundamentalmente conhecer em todos os detalhes o produto.
    Vender como o “melhor do mundo” quando não é, trata-se de uma péssima estratégia em médio e longo prazo (quiçá curto).
    Mas como Serginho escreveu, o bom vendedor pode focar os pontos fortes e mostrar que os pontos fracos não são tão relevantes a ponto do produto ser imprestável.

    Se o produto não tiver nada de bom. Aí não tem propaganda ou vendedor que dê jeito.

    Responda a este comentário

    Rafael

    A minha frase lá em cima foi: “Qdo um vendedor está te atendendo numa loja, aquela camisa é a melhor do mundo.” Apenas força de expressão para demonstrar técnicas de venda. OBVIAMENTE deve-se ressaltar as qualidades do produto. Vcs querem que o cara fale dos defeitos que o produto pode vir a apresentar, para não “enganar” o cliente? Esses defeitos que podem acontecer todo consumidor sabe que existem.

    Agora, Victor está certo, o mais importante é o cara conhecer excepcionalmente bem aquilo que está vendendo. Com isso vai passar segurança e concretizar a venda.

    Se o produto não tiver nada de bom, fatalmente não haverá mercado.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário