Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

E quando faltam os títulos secundários ao Cruzeiro?

August 13th, 2011 por | Categorias: Campeonato Brasileiro 2011, Cruzeiro.

Bona fez o comentário abaixo logo após a singela pesquisa de opinião cruzeirense, momento propício para um comentário dessa envergadura. É verdade também, que comentários com o mesmo teor aconteciam enquanto o Cruzeiro brigava por campeonar nos anos anteriores, descartando o caráter oportunista do parecer.

Por André Bona

Eu acho que o cruzeiro se iludiu durante muito tempo.

Eu sempre disse que na década de 90 o Cruzeiro usou bem a estratégia de conquistar titulos secundários (exceção à libertadores de 97). A Copa do Brasil foi a que o clube se agarrou e iludiu o torcedor. Justiça seja feita, a CB na década de 90 era mais dificil, porque os clubes da Libertadores jogavam também. Mas era um torneio secundário que, por vezes, foi vencido por Criciuma, Juventude e, já nessa década, por Paulista (Jundiaí, Etti, sei lá o nome atual) e Santo André.

Mas levantar taças sempre faz bem à torcida e transmite a sensação de que as coisas vão bem. Foi uma estratégia extremamente eficiente que sempre posicionou bem o Cruzeiro e o colocou em diversas Libertadores.

Mas assim como os titulos brasileiros principais nao vinham, as diversas Libertadores não se converteram em conquistas.

Em 2003, quando o clube papou tudo (de forma inequívoca, o maior massacre dos pontos corridos – embora favorecido pelo numero maior de rodadas e clubes), vale observar que foi justamente num processo de terceirização do futebol, com o Luxa contratando, demitindo e tudo mais.

Após 2003 nada mais ocorreu e a fila do Cruzeiro. Vale ressaltar que, de todos os campeões brasileiros, o Cruzeiro foi o utlimo a sê-lo.

Fez boas campanhas posteriormente, mas não confirmou em títulos. A torcida do cruzeiro (estive em duas oportunidades residindo em BH) se comportou de forma arrogante e não olhou pra dentro do clube. Em BH, ridicularizam times do RJ. Parece complexo de inferioridade e recalque. Uma vez estava lá com minha camisa do Vasco, no Shopping Cidade, e gritaram: “vice de novo”… quer dizer… sem comentários. Além de repetirem uma mentira, nunca fomos vice do Cruzeiro, mas o contrario já ocorreu.

Essa arrogância (tenho um amigo muito próximo que é cruzeirense) tapou o Sol com a peneira. E, talvez, agora, a realidade se mostre e os “super bem geridos, exemplos de gestão” se veem com 8 anos na fila.

Eu escrevi algumas vezes em discussões homéricas com Matheus: “- cara, meu time está na fila e o clima no clube é de guerra. O seu tá na fila e a torcida se vangloria… a torcida comemora classificaçao pra libertadores. É muito pouco!

Apesar de ser ofensivo nas minhas afirmações, não eram no sentido de diminuir, mas sim de alertar. E por isso, acho que esse grupo é pequeno porque o torcedor celeste talvez esteja envergonhado. Seja orgulhoso para reclamar e assumir a realidade: uma fila sem fim.

Agora, com a putaria das cotas de TV, a tendência (minha percepção) é que a dificuldade aumente. Vejam como a classificação do campeonato virou um RJ-SP. 7 do eixo nas 8 primeiras colocações [NB: era o panorama da tabela quando feito o comentário].

Por isso, acho que o Cruzeiro vai sentir na pele, mais do que outros clubes, que Eurico faz falta nao somente ao Vasco, mas ao futebol brasileiro.

Enquanto a arrogância dessa torcida (arrogância parecida com a do Urubu) permanecer, eu não consigo nem desejar boa sorte…

Sem falar na corretagem de jogadores, caracteristica principal da gestâo Perrela.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

13 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

13 Comentários para “E quando faltam os títulos secundários ao Cruzeiro?”

  1. Geraldo Magela Ramalho
    13/08/11 - 16:30

    André, não dá para comparar os times do Rio e de São Paulo com os gaúchos e mineiros por alguns motivos, entre eles dois se destacam: a tradição e o poder econômico de Rio e São Paulo. Quanto a Eurico Miranda,basta lembrar que nem a torcida do Vasco quer vê-lo mais, e acabou de reeleger Roberto Dinamite, maior ídolo da história do clube e que já foi humilhado por Eurico Miranda. Com cartolas do tipo Eurico Miranda e Ricardo Teixeira o futebol brasileiro só pode afundar cada vez mais.

    Responda a este comentário

  2. Geraldo Magela Ramalho
    13/08/11 - 16:40

    Deus me livre sentir saudades de Eurico Miranda. Não sou torcedor do Vasco, mas sei o mal que ele fez a esse grande clube brasileiro. Ele é da mesma laia de Ricardo Teixeira e já humilhou Roberto Dinamite, o maior ídolo da história do clube.

    Responda a este comentário

  3. Matheus
    13/08/11 - 18:01

    Pois é. Seria de se desesperar, eu concordo. Se isso não fosse o mais comum no futebol brasileiro.

    Tô com Rafa, o Botafoguense. O que aconteceu com o Cruzeiro na década de 90 é anormal. O normal no futebol brasileiro é passar alguns anos sem títulos de primeira grandeza. Coisa de país com 11 times que sempre têm chances de campeonar.

    Mas cabem outros esclarecimentos:

    A torcida cruzeirense é mal acostumada, mas não mais arrogante que qualquer outra torcida. Na minha turma de faculdade, tem vários atleticanos que dizem que o maior problema da torcida do Galo é a animação toda vez que o time vence um Avaí da vida fora de casa. No dia seguinte pensa-se que serão campeões. No logo seguinte, já sabe-se, depois de uma derrota, que não é bem assim. Babacas como o que gritou “vice de novo” ao André existem em todos lugares e todas torcidas. Apesar de eu achar estranho, já que nunca vi nada parecido, não duvido. Existe uma rivalidade pesada também entre atleticanos e flamenguistas, mas não é algo a se preocupar.

    Outro ponto que vale destacar são as eleições em outubro próximo, eleições essas que a família Perrella se comprometeu a não participar. Nenhum Perrella participará. Com os sonhos molhados do papai Zezé realizados, não faria sentido. Resta saber como vai ser dali pra frente.

    Eurico pro futebol brasileiro? Não, obrigado. Já tenho que me preocupar muito com a Pat Amorim.

    Responda a este comentário

    Julio Bastos

    “Eurico pro futebol brasileiro? Não, obrigado. Já tenho que me preocupar muito com a Pat Amorim.”[2]

    Responda a este comentário

  4. saulo
    13/08/11 - 18:19

    Não vejo pouca “coisa” o Cruzeiro ter se classificado ano passado na libertadores, o clube lutou até o fim pelo título e foi muito prejudicado pela arbitragem contra o Corinthians no Pacaembu. Diga-se de passagem, foram três impedimentos inexistentes e poderiam mudar o parorama do jogo. Por outro lado, não deveria ter perdido de um combalido Galo e do São Paulo, ambos confrontos em casa. Vamos lembrar: os últimos campeões brasileiros da libertadores não levaram o caneco brasileiro no ano anterior. Posso dar o exemplo do São Paulo(2004), Internacional(2006 e 2010) e o Santos(campeão da Copa do Brasil 2011).

    Responda a este comentário

  5. Marcus Oliveira
    13/08/11 - 20:55

    Tem muita verdade no que o Bona escreveu, mas tirar por base um amigo e um episódio para taxar a torcida do Cruzeiro de arrogante tira muito crédito do texto. A torcida cruzeirense é rigorosamente igual a todas no Brasil, gosta de títulos, só vai na boa, etc…

    Quanto aos títulos, a fila vai ser cada vez maior, é muito obvio. O que ocorreu em 2003 e na década de 90 dificilmente vai se repetir. A diferença de arrecadação é absurda, basta olhar a tabela do campeonato brasileiro refletindo o que é e será o futebol brasileiro daqui em diante.

    O Cruzeiro não é mais exemplo de gestão pra ninguém, mas dizer que a torcida não olhou para dentro do clube?

    Ora, torcedor é na arquibancada, o clube pertence aos seus associados e mais, o que poderia ter sido feito para mudar o atual panorama? Absolutamente nada, a concentração financeira e consequentemente de títulos é natural. Talvez possam existir críticas pontuais com relação á marketing, programas de sócios, mas não tem roda pra inventar não.

    Portanto, quem viu seu time ser campeão guarde na memória porque de agora em diante, Copa do Brasil, vaga na Libertadores, boas campanhas é sim digno pros tgimes que arrecadam menos de 1/3 dos grandes.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Nem pensar. Não tem como comparar a torcida do Galo nem mesmo com a do Flamengo, quanto mais com a Cruzeiro. Mesmo na mediocridade (torcidas brasileiras, TODAS) alguns são diferentes dos outros.

    Procure no Google “as melhores torcidas do Brasil” e veja um excelente post. Se é que já não viu.

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Pra não ficar no campo da imaginação, de quem grita mais, etc, dá uma olhada na média de público de todos os brasileiros, por equipe, fonte wikipedia.

    Média geral por equipe
    Série A; até 2009; jogos com mando de campo
    Flamengo: 27.659
    Atlético Mineiro: 24.436
    Bahia*: 24.255 (até 2003)
    Corinthians: 22.062
    Cruzeiro: 19.700
    Internacional: 18.147
    Palmeiras: 17.927
    São Paulo: 17.271
    Grêmio: 17.180
    Vasco da Gama: 16.992
    Fluminense: 16.168
    Santa Cruz: 15.607
    Sport: 15.096
    Ceará*: 14.955
    Coritiba: 13.788
    Botafogo: 13.583
    Paysandu*: 13.562(até 2004)
    Santos: 13.404

    Observe que o Atlético leva, em média, 4000 torcedores a mais por jogo. Se vc analisar individualmente os números, perceberá que as grandes médias de público do Atlético coincidem com grandes campanhas, cito 1977 (vice campeão invicto), 1999 também vice campeão, 2001 semi finalista ou em anos trágicos.

    Por exemplo, em 2005 o Atlético caiu pra segunda divisão, mas teve uma média de 21.899. Já em 2004 teve em média de 10.222 torcedores por jogo, fazendo uma campanha sem sal. Ou seja, torcedor é igual sim, vai na boa ou quando é conclamado para ajudar o time, por exemplo em 2005.

    Por fim, para explicar a grande média do ATlético, atrás apenas do Flamengo, utilizarei uma bravata que escutei por anos aqui em Minas Gerais, o Atlético Mineiro foi durante muitos anos o recordista de pontos do Brasileiro. Embora só tenha levado um título foi por anos o clube de melhor média. Tradicionalmente o Atlético faz boas campanhas no Brasileiro e a média de público naturalmente acompanha.

    Já li o tópico das grandes torcidas sim, mas com números não dá pra discutir.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Os números dizem que o Atlético foi várias vezes campeão de público. E em anos de campanha sem sal, como no início dos anos 90. Levando em consideração o FAIL TOTAL no tangente a ganhar títulos, é admirável.

    Desmistifico sim, quando vejo argumentos como Ponte x Bugre – os pontepretanos podem até ser mais agitados e resistentes, mas o BUGRE possui uma média MAIOR de público atual em TODAS as circunstâncias. Todas. Mesmo tendo, segundo os próprios pontepretanos, uma torcida MENOR. São mitos que se propagam, mas quem vê mais profundamente sabe que são exagerados, ou mentira.

    Agora o do Atlético é indefensável. A torcida em BH é parelha (e eu defendo que o CRUZEIRO SIM possui uma torcida bem maior que a do Galo no geral). O time é de fora do eixo. O time é um LIXO, não ganha nada. Os “campeonatos” de média de público mostram que no mínimo, são mais empolgados que o normal.

    O tamanho do Mineirão ajuda, é verdade, pois antigamente se quisessem colocar mais de 100000 numa tacada só, colocava (o que ajudou muito o Flamengo a ser o maior campeão de público, pelo gigantismo do Maraca).

    Daqui prá frente as coisas vão ficar muito mais claras, sem os mata-matas, os campeões de média têm que se esforçar por toda a temporada. E os estádio menores vão igualar mais as coisas. E aí eu acho que o Galo – e vários outros – tendem a diminuir não a média propriamente dita, mas os “campeonatos” de público. Fica mais difícil ganhar de novo.

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    No início dos anos 90 o Atlético fez grande campanhas.

    1990 foi ate as quartas de final.
    1991 foi semi finalista.
    1994 semi finalista.
    1996 semi finalista.

    Repare que coincide com as boas médias de público.

    Já em 1993, que o ATlético fez um campeonato ruim, a média foi de 10.650 torcedores, menos da metade da média global.

    Não to falando mal nem bem de nada, só demonstrando que é tudo igual ou bem parecido.

    Responda a este comentário

  6. Miguel Mascarenhas
    19/08/11 - 12:57

    Concordo. Cruzeirenses, principalmente na internet, são arrogantes demais. Comem sardinha e arrotam caviar o tempo todo.

    Obs.: Essa parte está errada:

    “Após 2003 nada mais ocorreu e a fila do Cruzeiro.”

    Responda a este comentário

  7. Miguel Mascarenhas
    19/08/11 - 13:15

    Aliás, concordo em relação à torcida deles e a arrogância. Sobre o resto, principalmente Eurico ser importante pro Vasco e pro futebol brasileiro, ñ.

    Responda a este comentário

  8. Wilson Lopes
    19/08/11 - 14:17

    Que merda de texto!

    “…as diversas Libertadores não se converteram em conquistas”

    Olhe os outros clubes brasileiros. O Santos ganhou em 62/63 com Pelé e cia e depois só voltou a ganhar agora em 2011. O São Paulo tem 3, uma a mais que o Cruzeiro e foi o que mais disputou (15 vezes). O Palmeiras esteve em 14, o segundo em número de participações, e levou uma Libertadores apenas.

    “…de todos os campeões brasileiros, o Cruzeiro foi o utlimo a sê-lo.”

    Taça Brasil de 66 em cima do Santos. O torneio mais importante do país e o que indicava o representante brasileiro na Libertadores. Se você não acha que se equivale ao Brasileiro, é porque não conhece nada da história do futebol brasileiro mesmo.

    Poderia contra-argumentar outras coisas, mas naõ valerá a pena tamanha a insignificância do texto.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário