Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

E foi-se a 32º rodada.

October 31st, 2008 por | Categorias: Futebol.

Ou ainda não, pois ainda falta um jogo. Figueira e Flu foi adiado devido aos problemas na iluminação do estádio. Queria saber se em algum outro país, que tenha no futebol a importância que aqui tem, isso acontece. No jogo entre Vitória e Flamengo o mesmo aconteceu, porém a energia voltou e o jogo foi até o fim.

De qualquer jeito praticamente 85% do campeonato já se foi. Agora é reta final.

O nivelamento por baixo está fazendo bem ao campeonato. Na galera de cima, o Cruzeiro foi o melhor da rodada garantindo os 3 pontos com uma vitória convincente sobre o líder do campeonato e encostou de vez.

Cruzeiro dando calor

Cruzeiro dando calor

Palmeiras está bem posicionado na briga

Palmeiras está bem posicionado na briga

O Palmeiras conseguiu sua vitória protocolar com pênalti bem marcado e gol do artilheiro do time. Eu não duvido do time do Luxemburgo.

O Grêmio que parece que vai perdendo força, mas jogando em casa contra o Figueirense na próxima rodada, pode manter a ponta com um simples 1×0, totalmente viável.

O São Paulo está cada vez mais em ascensão. Pra mim, é hoje o principal candidato ao título. Hernanes caminha para ser o craque do campeonato. O tricolor não precisa das “ajudas” que vem recebendo para ser campeão. Tem time pra isso. Uma coisa que não entendo é a pequena média de público do tricolor. É o clube mais estruturado, talvez o mais rico do país, as pesquisas o indicam como 3ª maior torcida do Brasil, está disputando o título com excelentes chances e não leva 15 mil por jogo no Morumbi? Teria o campeonato de pontos corridos alguma parcela nessa culpa?

O Flamengo disse que a rodada foi boa. Primeiro porque “um empate fora de casa é sempre bom resultado”. Em segundo porque “diminuiu a distância para o líder”.

Na 1ª frase eu riscaria o “sempre” para concordar. Não é tão incomum ganhar um jogo como visitante. Era só o time aproveitar algumas das chances que teve e voltaria com uma vitória. E mesmo fora de casa, o estádio era praticamente metade de flamenguistas. Objetivamente a 2ª frase está correta. Mas tirando o foco do Grêmio, o Flamengo foi ultrapassado pelo Palmeiras e viu a distância do São Paulo aumentar de 1 para 3 pontos. Ou seja, o empate em Salvador foi desastroso se a pretensão é o título.

Continua sendo A Favorita

Continua sendo A Favorita

Na parte debaixo da tabela acho que somente a vaga do Ipatinga está garantida. Outros 6 clubes vão brigar pelas outras 3 vagas, são eles na ordem de classificação hoje:

Portuguesa – 35 pontos; Flu – 34; Figueira – 34; Náutico – 33; AtléticoPR – 32; e Vasco na vice lanterna com 31 pontos.

A observação é a mesma do início do post, Flu ou Figueira ainda podem estar melhor dependendo de quem vença o jogo interrompido aos 15 minutos do 1º tempo.

De qualquer forma a diferença entre esses times é de apenas 4 pontos com 18 ainda para serem disputados.

Crise financeira.

Marido chega em casa: “Amor, agora apenas 1/4 das nossas economias estão em ações!!!”

“Que bom querido, era metade né?”

“Pois é, ERA metade, agora é só 1/4″.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

17 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

17 Comentários para “E foi-se a 32º rodada.”

  1. Victor
    31/10/08 - 15:46

    De baixo para cima:

    Outro dia tinha pensado nisso.
    Eu vivia preocupado porque tinha um perfil muito arrojado, com 70% dos meus investimentos em ações e 30% em renda fixa.
    Agora durmo tranquilo com 70% em renda fixa e 30% em ações.

    ****

    Quase mantenho a opinião quanto ao rebaixamento. A mudança poderia ser que Atlético-PR e Figueirense caiam juntos porque talvez não dê tempo da Portuguesa afundar pelo distância para esses dois e porque Vasco e Ipatinga não parecem que irão buscar uma fuga.

    ****

    Eu tenho o São Paulo como favorito. Mas por duas vezes o Grêmio esteve para despencar mas ficou líder. Eu acho ainda que o Grêmio cai, mas vai saber…
    E o Cruzeiro, é um time montado desde o início do ano. Tinha alto nível na Libertadores (foi eliminado pelo Boca) e deve ter gás para esse sprint. Vale atentar para isso.

    ****

    Eu não entendo essa expressão: “nivelado por baixo”.
    Nunca entendi.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Em tempos de crise tudo fica muito louco, vide CBF em 1987/88.

    Dá tempo para a Portuguesa e qualquer outro que ali está afundar sim. Eu acho que o rebaixamento se decide na última rodada.

    Já o título é mais complicado. Se for naquela de “só depende de si”, Grêmio ou Palmeiras só precisam ganhar todos seus jogos de 1×0 para chegar ao título, já que temos o jogo entre os dois. Mas o São Paulo tem uma tabela melhor e fica difícil imaginar esses clubes que ainda brigam pelo título sem tropeçar nessas 6 rodadas que faltam.

    Nivelado por baixo pode ser devido ao baixo nível técnico dos jogadores ou aos melhores jogadores não atuarem aqui. Achar um craque por aqui é impossível. Tudo bem, isso já acontece há algum tempo, mas até mesmo bons jogadores (nivel seleção) está difícil encontrar pelo Brasil. Quando, constantemente, um time fraco lá debaixo da tabela complica um melhor time que briga pelo título, eu tb acho que o campeonato está nivelado por baixo.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Ops… “só precisam ganhar todos seus jogos de 1×0 para chegar ao título”

    Palmeiras precisará de um tropeço do São Paulo.

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu bem que tento, mas não consigo ver campeonato nacional europeu, e nem mesmo a UCL.
    Mas no domingo de eleição, sem futebol, resolvi ver Atalanta 0x1 Milan.

    Fiquei nesse dia pensando nisso. Porra, que time é aquele da Atalanta?
    Ali não tem nenhum craque, nenhuma estrela.
    Fiquei vendo os outros resultados que iam acontecendo, o Roma perdia por 3×1 de um time maluco qualquer.
    Hipoteticamente poderiam ter alguns Cesena x Empoli, Udinese x Lecce, Napoli x Sampdoria.

    E aí pensei nesse “nivelado por baixo” que soltam por aqui.

    Eu ainda não tive a curiosidade. É até legal pensar antes de verificar para ver se confere:
    Pegar as tabelas dos Brasileiros de pontos corridos já com 20 clubes, e comparar as pontuações dos principais campeonatos europeus. Não acredito que a distribuição seja muito diferente.

    Craques e estrelas, devem ter só nos principais times de cada país. Talvez a Inglaterra tenha um pouco mais.

    Fico pensando que se os times do Internacional, São Paulo ou Fluminense (de 2008) jogassem em um campeonato espanhol ou italiano, ficariam lá em cima.
    Provavelmente abaixo de Inter de Milão, Milan e Juventus, mas na parte de cima da tabela.

    E sei lá onde ficariam Osassuna, Español, Cagliari ou Genoa se disputassem o Brasileirão.

    ****

    Imaginando que não seja contrastando com nada, que digam que é tudo nivelado por baixo hoje em dia, fica a possibilidade de contrastar com o passado.

    Bem, teve uma época aí que Marcelão postou o álbum de figurinhas lá de 87. A gente olhou e lembro que disse que o Atlético era um timaço (lembrando do time jogando). O pessoal aqui foi unânime em dizer que não tinha nada demais.
    Se olharmos os outros times, quase todos tem ilustres desconhecidos nos times, assim como hoje em qualquer lugar.

    E devia ser assim desde sempre.

    ****

    Eu penso que há uns dois ou três anos, vem tendo um desnivelamento. Não sei se por conta da fórmula dos pontos corridos, se os times entenderam o êxodo de jogadores e com isso estabilizou-se novamente o cenário recolocando-se a distância entre os grandes e pequenos, se aumentou o investimento e naturalmente a divisão de recursos dos grandes para os pequenos voltou a acentuar a diferença, ou o somatório disso tudo.
    O que vem ocorrendo é que os grandes estão se colocando naturalmente na parte de cima da tabela novamente.

    Em 2007 e 2008 nenhum pequeno chegou perto de cogitar uma vaga em Libertadores.
    Eu creio que a tendência seja esse desnivelamento aumentar.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Na seleção italiana todos devem jogar na Europa. A maioria na própria Itália. Isso é o que deve ocorrer com Alemanha, Inglaterra, Espanha e outros grandes.

    Todo campeonato do mundo deve ter os Ipatingas e Américas da vida.

    Difícil, muito difícil dizer onde ficaria um clube brasileiro jogando o campeonato italiano ou vice-versa. A comparação é mesmo com o passado. Craques jogavam o brasileirão. Hoje, craques estão lá.

    Acredito que esse desnivelamento se deve aos pontos corridos. Cada vez mais apenas grandes lutam pelo título. Os pontos corridos requerem maior estrutura. Os times que têm mais condições de montar elencos mais razoáveislargam muito na frente.

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu não sei. Mas de orelhada, lembro de ter ouvido em algum lugar, que mesmo tendo um monte de “craques” (craques aqui mas no sentido de estrelas) estrangeiros, as Ligas italiana, espanhola, francesa, alemã não reune a base esmagador de suas Seleções.
    De orelhada, parece-me que boa parte desses jogadores estão na Inglaterra.

    Acho que os jogadores “coadjuvantes” destas Ligas devem ser tão fracos quanto os daqui.

    Não parece, mas para levar um mediano daqui, deve ser mais caro que manter um europeu mesmo, além do que, existe um limite do número de estrangeiros (não-comunitários) por time.
    A massa de jogadores que compõe os campeonatos de lá, não é melhor que a que compõe os daqui.

    ****
    Acredito que esse desnivelamento se deve aos pontos corridos. Cada vez mais apenas grandes lutam pelo título. Os pontos corridos requerem maior estrutura. Os times que têm mais condições de montar elencos mais razoáveislargam muito na frente.

    Sem provocação alguma, eu não entendi esse parágrafo. (dentro desse contexto de nivelamento, uma vez que ele fala do desnivelamento).
    De qualquer forma, essa é minha opinião (que creio ser fato) também. Nos pontos corridos, os times de melhor estrutura (e aí entra não apenas o dinheiro, mas ele também) vão se sobressaindo ao longo do tempo. Sendo complicado que um aventureiro chegue.

    Responda a este comentário

    Rafael

    O normal hoje é ter uma seleção brasileira sem nenhum jogador que atua no país. Há um tempo atrás, isso não acontecia.

    É horrível ficar falando sem ir pesquisar (eu e vc), mas de qq forma eu não vou pesquisar isso. Mesmo se os craques estiverem na Inglaterra, acho difícil a Itália ou Espanha não ter pelo menos metade de sua seleção jogando seu campeonato.

    Vc entendeu perfeitamente meu último parágrafo. É isso mesmo. Apesar do desnivelamento, ou seja, o campeonato estar nivelado por baixo (o que eu escrevi e vc não concorda), acho que os pontos corridos diminuem um pouco isso devido à necessidade de programação e planejamento do campeonato, o que é mais fácil para time grande com grana e estrutura.

    Responda a este comentário

  2. Victor
    31/10/08 - 21:30

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Sao_Paulo/0,,MUL845131-9875,00-TORCIDA+COMPRA+MAIS+DE+MIL+INGRESSOS+E+CRIA+EXPECTATIVA+DE+MORUMBI+CHEIO.html

    Responda a este comentário

  3. saulo
    1/11/08 - 17:14

    Foi mais uma rodada eltrizante e deixou tudo embolado.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Não embolou nada. Antes dessa rodada o líder tinha apenas 3 pontos para o 5º colocado. Agora aumentou.

    Foi mais uma rodada rumo ao título do São Paulo.

    Responda a este comentário

    Saulo

    Continua embolado. A única diferença agora é o favoritismo do São Paulo. Surpreendente foi a goleado do Goiás no Cruzeiro. Foi um verdadeiro chocolate no primeiro tempo e pode “brincar” e fazer o tempo passar para garantir o resultado. E o Grêmio desce a ladeira de vez com esse empate no Olímpico contra o desesperado Figueirense. E o Fluminense joga mal contra o limitado e esforçado Vasco. Essa zaga vascaína dá medo e pavor. Odvan e Jorge Luiz são disparados os piores zagueiros do brasileirão. Se o Jaílton completa-se um trio, viraria um circo de horrores.

    Responda a este comentário

    Rafael

    COM CERTEZA, está menos embolado que na última rodada. São Paulo é líder sozinho e o Flamengo saiu da disputa pelo título e deve agora brigar pela Libertadores.

    Esses 2 últimos empates (Vitória e Portuguesa) foram desastrosos. Quem quer brigar pelo título deveria ganhar esses jogos nessa reta final.

    O Botafogo está até melhor para o clássico (jogando melhor no momento) e o aponto como favorito no jogo, que deveria ser no Engenhão, onde o Flamengo nunca perdeu e tem uma média de 3 gols por jogo. Já perdeu 14 pontos no Maracanã. Essa manobra da CBF com a PM prejudicou o clube da Gávea.

    Áh…. Jailton foi um dos poucos que se salvaram sábado.

    Responda a este comentário

    Victor

    Athirson também

    Responda a este comentário

    Rafael

    Athirson não chegou a “acabar com o jogo”, mas foi um dos melhores em campo. Se Felipe Gabriel pudesse jogar, fatalmente a Portuguesa ganharia o jogo.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    O Botafogo está até melhor para o clássico (jogando melhor no momento) e o aponto como favorito no jogo, que deveria ser no Engenhão, onde o Flamengo nunca perdeu e tem uma média de 3 gols por jogo. Já perdeu 14 pontos no Maracanã. Essa manobra da CBF com a PM prejudicou o clube da Gávea.

    uahUAHUHauhuAHUHauhuahuAHUhauhUAHUhauhAUHuah
    uahUAHUHauhuAHUHauhuahuAHUhauhUAHUhauhAUHuah
    uahUAHUHauhuAHUHauhuahuAHUhauhUAHUhauhAUHuah
    uahUAHUHauhuAHUHauhuahuAHUhauhUAHUhauhAUHuah
    uahUAHUHauhuAHUHauhuahuAHUhauhUAHUhauhAUHuah
    uahUAHUHauhuAHUHauhuahuAHUhauhUAHUhauhAUHuah
    uahUAHUHauhuAHUHauhuahuAHUhauhUAHUhauhAUHuah
    uahUAHUHauhuAHUHauhuahuAHUhauhUAHUhauhAUHuah
    uahUAHUHauhuAHUHauhuahuAHUhauhUAHUhauhAUHuah
    uahUAHUHauhuAHUHauhuahuAHUhauhUAHUhauhAUHuah
    uahUAHUHauhuAHUHauhuahuAHUhauhUAHUhauhAUHuah
    uahUAHUHauhuAHUHauhuahuAHUhauhUAHUhauhAUHuah
    uahUAHUHauhuAHUHauhuahuAHUhauhUAHUhauhAUHuah

    PÁRA QUE EU NÃO AGÜENTO! uahUAHUHauhuAHUHauhuahuAHUhauhUAHUhauhAUHuah

    Responda a este comentário

    Saulo

    Jaílton salvou a Portuguêsa.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário