Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

E foi dada a largada

March 16th, 2008 por | Categorias: Fórmula-1.

Lewis Hamilton venceu de ponta-a-ponta a abertura do campeonato de Fórmula 1, em Melbourne, na Austrália. Num dia inspirado, ele não cometeu nenhum erro e fez volta mais rápida nove vezes consecutivas. Contando ainda com as trapalhadas da Ferrari, foi muuuuuito tranqüilo. Para ele e só. Do resto, apenas mais seis pilotos viram a bandeirada. Os demais ficaram pelo caminho nas ruas de Albert Park, que viu o safety car por três vezes e muito tumulto. Nick Heidfeld, com o BMW todo chifrudo, e Nico Rosberg, de Williams, completaram o pódio.

Como dizia o velho Nelson Piquet, você não pode ganhar uma corrida na primeira volta, mas pode perdê-la. Felipe Massa não levou fé e logo na primeira curva da temporada, se tornou a primeira vítima da ausência do controle de tração. Deu motor demais numa tentativa atabalhoada de ultrapassar o Kovalainen e foi direto para o muro. Pela própria afobação, ainda se envolveu num acidente com David Coulthard. Ele não precisava forçar aquela ultrapassagem ali. O escocês ficou puto. Para mim, com razão. Massa acabou com o motor estourado na trigésima volta.

O campeão Kimi Räikkönen saiu com um pontinho. Mas a tônica entre os pilotos vermelhos era fazer besteira mesmo. Depois dos problemas no treino classificatório, largou de trás e passeou demais por fora da pista. Sofreu uma pane no final e confirmou a péssima estréia da Ferrari.

Alonso fez uma bela corrida. Largou na sexta fila e escalou bonito o pelotão, passando ileso pelas confusões da prova. No final venceu um duelo contra Heikki Kovalainen. Mesmo com o carro mais lento, deu o troco após a ultrapassagem do finlandês (o cara foi tirar uma sobreviseira e esbarrou no botão limitador de velocidade) e ficou em quarto.

Piquet Jr., podemos dizer que pode esquecer seu primeiro GP. Foi atingido no strike da largada, e apesar de ter completado a volta em décimo-primeiro, seu carro fora afetado e não tinha ritmo de corrida. Perdeu posições até quebrar o câmbio.

Barrichello marcou a ressurreição da Honda. Conteve com muita habilidade o assédio de Räikkönen por dezenove voltas e chegou andar na terceira posição. Timo Glock resolveu sacanear, e quando ele desfez seu Toyota no muro numa pancada bem feia, o brasileiro teve que entrar no pit fechado para não ficar sem gasolina. O stop and go já seria inevitável. Para completar, o chefe dos mecânicos liberou o carro antes do abastecimento acabar, e Rubinho derrubou vários membros da equipe. Tensão formada, ninguém avisou o piloto do sinal vermelho na saída do pit lane. Ele completou em sexto e foi desclassificado mais tarde. Mas já foi muito melhor do que tudo que ele fez em 2007 e já vislumbra uma temporada mais digna.

Outro destaque foi o multicampeão da ChampCar, Sebastian Bourdais. Andou na frente de muita gente com equipamento superior ao seu modesto Toro Rosso, e completaria em quarto, se seu motor não fosse Ferrari. Não era dia mesmo. Estourou. Ficou a pé mas fez bonito, o francês de óculos.

A primeira corrida do ano deixou uma boa impressão, no que toca à competitividade. BMW, Williams, Renault, Honda, Toyota e até a naninca Toro Rosso mostraram que se Ferrari e McLaren derem qualquer bobeira, estão todos credenciados a beliscar pódios. E a disputa nesse pelotão vai ser muito boa. Bom para a categoria, que foge do tédio e ganha novas cores.

A segunda etapa é em Sepang, na Malásia. Próximo fim de semana.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

15 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

15 Comentários para “E foi dada a largada”

  1. Fabinho
    16/03/08 - 23:52

    Robinson, a temporada já começou muito melhor que as outras. Nas últimas provas até tinha a emoção de acompanhar os resultados, mas neste sábado foi corrida divertida de se ver. Vai ficar melhor ainda quando acontecerem menos quebras.

    Concordo com tudo acima, principalmente sobre o Massa. E li um comentário no Lance! que repasso aqui: Barrichello não é tão ruim quanto pintaram, e Massa não é tão bom quanto pintaram.

    Responda a este comentário

  2. Victor
    17/03/08 - 0:15

    Robinson,
    você acha que esta corrida é uma amostra grátis do qe vem aí na temporada, um passeio de Lewis Hamilton? (está certo que é prematuro dizer isso. Eu torço para que não aconteça, mas que eu tenho este receio, isto eu tenho)

    ****

    Talvez se a Ferrari estrear na Malásia, isso mude um pouco de figura

    ****

    Sacnagem foi o Nakajima ter encaçapado Kubica com bandeira amarela.

    ****

    Uma pena mesmo o motor de Sebastian Bourdais ter estourado. Mas um bom piloto tem de saber levar seu equipamento até o final. É bom ele aprender logo e não ficar culpando o azar. Piloto pé-pesado machuca o carro.
    Ainda mais se existir aquele regulamento de ter de usar o motor por mais de uma corrida.
    O Hamilton é o que é por ser rápido e não quebrar.

    ****

    Fabinho está certo quanto a corrida. Esta foi bem legal de se ver, com ultrapassagens. Alonso estar em um carro médio possa fazer um bem danado à Fórmula-1.

    ****

    Contudo, nunca achei que tenham enchido muito a bola do Massa. Talvez escaldados pelo fracasso que foi a babação do Barrichello quando este foi para a Ferrari.
    Barrichello tem muitas vitórias, poles e creio que até um vice-campeonato (se não forem mais), porém, se hoje alguém me pedisse para fazer uma analogia, não teria receio em fazê-la:
    Barrichello é o Maguila da Fórmula-1

    ****

    Nelson Angelo decepcionou na estréia. Não tem essa de poupar o moleque não. Tem de entrar na pressão. Vacilou. Se a Renault não tem carro para disputar título, também não é carroça para largar na última fila.

    Responda a este comentário

  3. Victor
    17/03/08 - 0:17

    Em tempo,
    De qualquer forma, eu acho que ao menos o Massa não é bundão. Não é TOP-Driver, mas também não é Barrichello.

    Responda a este comentário

  4. Robinson
    17/03/08 - 10:08

    Não creio que será sempre assim. Porque a Ferrari certamente não deixará barato e os dois pilotos devem levar um pito pelas barbeiragens que cometeram. Ainda levo fé de que algumas das equipes médias, principalmente BMW, Renault e quem sabe, Williams e Honda, poderão dar bastante trabalho. E quem sabe, brigar por alguma vitória.
    Mas se a McLaren dominar, vai ser isso mesmo. Não vejo o Kovalainen vencendo corridas e disputando palmo-a-palmo com o Hamilton.

    ******************

    Barrichello X Massa:

    Acho a comparação o primeiro passo para a injustiça. São grandes pilotos, o Barrichello poderia ter sido campeão no seu auge, sendo circunstancialmente mais rápido que o Schumacher. Ele carregou a cruz do Senna até sair da Ferrari, pois era “o piloto brasileiro brigando pela hegemonia nacional na F1”. Sofreu a pressão quando não tinha carro para vencer, e quando teve, correu ao lado do cara que era o melhor. Mas não importa, ele é brasileiro e tinha que ganhar do cara que flagrantemente era melhor do que ele. (Sobre conservação de equipamento: o Rubens tinha fama de trazer o carro em muito melhor estado do que o Schumacher após o GP, em termos de suspensões, pneus, pedaços que voam durante a corrida. E o alemão é hepta. Até isso é relativo. As quebras de motor, hoje em dia não são tanto por culpa do piloto.)

    O Massa também é um bom piloto. Peca desde o início da carreira pela afobação em alguns momentos, mas a suas principais características são o arrojo e a combatividade. Difícil, não é?? Se o que ele faz dá certo, ele é gênio, se dá errado é imaturo. Mas ele tenta.

    O principal que temos que entender é que nem todo grande piloto consegue coroar sua carreira com um título. A vida é assim mesmo. Eles não deixam de ser bons por isso. Só que, nas circunstâncias apresentadas, outros foram melhores do que eles.

    ******************

    A estréia do Nelson Piquet Jr. foi lamentável, e os críticos serão bem cruéis. E é bom ele se acostumar, porque a pressão do nome vai pesar ao longo de toda a sua carreira. Muito mais do que Rosberg, e infinitamente mais do que Nakajima. Mas ainda aposto que ele vai dar certo.

    Responda a este comentário

  5. Rodrigo Ramos
    17/03/08 - 11:00

    Acho que estão sendo injustos com o Nelsinho… Ele não teve carro para a classificação e a equipe mandou ele muito tarde pra pista e quando estava na volta rápida, a única que pode tentar, foi atrapalhado por alguém que rodou e parou no meio da chinkane (num sei como escreve isso).
    Além disso, largar no bobolô lá atrás é complicado e muitas vezes impossível de escapar dos acidentes, até mesmo para pilotos experiêntes.

    Vamos deixar para avaliá-lo quando tiver um fim de semana limpo, quero dizer, com um carro em condições.

    Também não acho o Rubinho um piloto ruin, concordo com o Robson… Ele só não é excepcional como Shummy e Senna, logo, ficou aquém das expectativas brasileiras.

    Massa é rápido e arrojado, mas as vezes até inconseqüente… Meter a faca nos dentes somente não resolve, tem de ter a frieza do Prost, a audácia do Piquet e braço do Senna.

    Pena que não pude ver essa corrida, estou puto da vida até agora…

    Responda a este comentário

  6. Serginho Valente
    17/03/08 - 12:23

    O Piquet nem começou, o carro teve problemas com o câmbio o tempo inteiro.
    Vamos ver nas próximas corridas o desempenho dele. A Renault tem um carro suficiente pra mostrar se ele é bom mesmo, ou se o Brasil continua sem um piloto top.

    Responda a este comentário

  7. Rafael
    17/03/08 - 14:16

    Se a McLaren tiver um carro bem melhor que o da Ferrari como ficou claro ontem, a temporada vai voltar a ser chata, amplamente dominada pelo Hamilton.

    Responda a este comentário

  8. Robinson
    17/03/08 - 16:57

    Se levarmos em conta os resultados da pré-temporada, os carros de Ferrari e McLaren estão no mesmo nível. É provável que a escuderia italiana reaja, e rápido.

    ********************

    Também pelo retrospecto dos testes de inverno, o Nelson Piquet Jr. teve sim um desempenho bem consistente. E todas as explicações que ele deu por sua estréia muito abaixo do esperado são plausíveis: problema de câmbio desde sexta; uma rodada que o impediu de conhecer melhor a pista; problemas de tráfego e bandeira amarela na classificação; acidente na largada e carro afetado para a corrida; quebra de câmbio.

    Até o Briatore livrou a cara dele, e lembrem-se do que ele falou sobre o Kovalainen no início do ano passado. Mas ele vai ter que aprender a conviver com cobranças constantes e injustas muitas vezes. Ser Piquet não é mole não. Como o Serginho disse, as pessoas costumam dar apenas algumas corridas para que seja considerado gênio ou fracassado. O Hamilton chegou à sua quinta vitória e já o comparam ao Shumacher, que tem mais de noventa. Muita coisa é dita para vender jornal. Mas que ele tem potencial para crescer, todo mundo sabe que tem. Se vai ou não se concretizar, só o tempo vai dizer.

    Responda a este comentário

  9. Serginho Valente
    17/03/08 - 17:48

    Em tempo, acho que se a McLaren estiver no mesmo nível da Ferrari, vai ser um passeio do Hamilton do mesmo jeito. Ele muito mais piloto. A Ferrari deveria ter investido no Alonso, ou no Kubica.

    Responda a este comentário

  10. Vitor
    17/03/08 - 21:30

    O Rubinho é o segundo maior pé-frio do mundo esportivo (depois do Zico); até quando corre bem, o carro ajuda e sobram apenas 9 pilotos na pista, é desclassificado por furar o sinal vermelho…

    Falta grave e 15 pontos na carteira!!!

    Responda a este comentário

  11. Robinson
    17/03/08 - 23:39

    Demorou pra alguém mandar essa!!!!

    Mas a corrida dele foi excelente. Merdas acontecem. No final das contas, quem tem que olhar o sinal é o motorista/piloto. Só que ele mandou a real: ninguém vê e ninguém nunca verá. Ao sair dos boxes, tem tanta coisa pra mexer e conferir (combustível que entrou, temperatura de tudo, limitador de velocidade, botõezinhos no volante…) que qualquer piloto só pára efetivamente naquele sinal se tiver uma voz no fone: “be careful, you got a red light”. Senão, o cara acelera e vai embora. Como ele fez, o Massa, o Fisichella fizeram no ano passado. E depois do pandemônio que foi aquele pit, nenhuma chance de qualquer um – ele ou membro da equipe – de olhar o bendito sinal.

    Só que a regra é clara. Uma pena.

    Responda a este comentário

  12. Vitor
    18/03/08 - 11:03

    Com certeza merdas acontecem… Mas é por isso que o Rubinho é um piloto mediano, do tipo “completa grid”…

    Mas não lembro do Alonso fazer uma merda dessas, assim como não vi o Shumacher…

    Responda a este comentário

  13. marina
    23/03/08 - 23:29

    massa, vc é um bosta! vai perder se depender de mim pq vou sentir um gostinho ruim de ver vc perdendo…rs foi isso q falou pro corinthians né? rs
    nós corinthianos, antes de sermos brasileiros somos corinthianos…e vou te gorar a té o fim!

    Responda a este comentário

  14. Victor
    24/03/08 - 9:59

    Marina,
    A Ferrari perde se depender de Massa,… imagina o Corinthians.

    Responda a este comentário

  15. Robinson
    24/03/08 - 11:04

    Como assim????

    Olha o fundamentalismo, hein????

    Por que tanto ódio nesse coraçãozinho????

    Brincadeira, ninguém é obrigado a torcer a favor ou contra ninguém. Mas eu achei engraçado.

    Blablagol também é desabafo.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário