Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

É a hora e vez do Flamengo?

May 25th, 2008 por | Categorias: Campeonato Brasileiro 2008, Flamengo, Futebol.

Flamengo favoritoPontos corridos premiam regularidade e elenco. Acredito ser um lugar comum verdadeiro.

E o Flamengo já deu provas que tem elenco para disputar bem um Brasileiro com ele.

Bi-campeão de seu Estado e 3º colocado no Brasileiro do ano passado, conquistado com uma impressionante arrancada no fim, o Flamengo que não desfez sua equipe fica automaticamente entre os favoritos.

Mas projetando o Brasileiro de 2008 pelo de 2007, o Flamengo não só manteve seu time como se reforçou com Marcinho, Jonatas e Tardelli por exemplo.

Por outro lado, os dois times que ficaram à frente dele estão mais fracos, caso de Santos e São Paulo (neste caso, eu conto que Adriano volte para a Internazionale no meio deste ano).

Times que além do Flamengo ficaram mais fortes foram Fluminense, Palmeiras, Cruzeiro e Internacional (no caso Colorado, digo isso porque ele começa 2008 de fato planejado. Ano passado trocou de treinador, depois re-trocou e meio-campeonato foi perdido nesta brincadeira).

De toda forma, Palmeiras, Cruzeiro e Internacional talvez ainda estejam um estágio atrás do Flamengo, uma vez que o rubro-negro joga há mais tempo junto, tem mais experiências com o elenco apesar do treinador estar há pouco tempo. O Flamengo tem a vantagem de ter um modelo vencedor do Brasileiro de 2007 para seguir.

Bom modelo tem também o Fluminense. Só que esse, com toda razão, está focado neste início de Brasileiro na Libertadores, tem pelo menos mais duas rodadas em stand-by, que podem se tornar 4. Sai assim, então, atrás do Flamengo também levando-se em conta o Brasileiro.

CONTRAPONTO IMPORTANTE:

Uma grande incerteza é quanto ao fato dos times manterem ou não seus jogadores e como contratarão. Flamengo e Fluminense são incógnitas totais neste quesito. Cruzeiro também.

Estes foram times que inegavelmente tinham foco no 1º semestre para a disputa da Libertadores. Isso pode ter me levado a não os colocar como favoritos ao título em análise mais geral.

Acho que podemos confiar um pouco mais que o Palmeiras manterá seu time. Parece que o time foi montado para o ano todo, e não para o 1º semestre. Também penso nisso por parte do Inter, que o time que foi montado no ano passado era para jogar 2008.

O São Paulo também é incógnita, mas ao contrário de Fla, Flu e Cruzeiro, ele não deve perder jogadores e não se reforçar. Se perde Adriano, correrá atrás de um Ricardo Oliveira, por exemplo. Então, é complicado descartar o Tricolor de um favoritismo impunemente.

Não creio que o Santos mude para pior também, já que sempre foi consenso que o clube de Vila Belmiro não cometeu loucuras para montar time para a Libertadores (como ter um Zé Roberto como em 2007) e deve vir com o time que está para o Brasileiro.

****

Contando que as coisas fiquem mais ou menos como estão, eu subiria um pouco a minha confiança no Flamengo.

Até receberem notícias de perda de jogadores, acho que os torcedores do Flamengo não podem se contentar com nada que seja diferente de disputa de título. Desde o início dos pontos-corridos, essa é a primeira vez que vejo esta condição para um time do Rio.

****

Flamengo 2x1 Internacional

Acho que vale à pena, deixar resgistrado as impressões sobre a vitória do Flamengo por 2×1 sobre o Internacional. Não vi o jogo, logo, reproduzo a opinião que o pessoal deixou no Open-Bar, e seguem por aqui as discussões sobre o jogo quanto sobre as condições do Flamengo para o Campeonato Brasileiro 2008:

Zargarotinho:

Excelente virada do Flamengo sobre o Inter do Nilmar, que voltou a jogar muito bem. Depois de um primeiro tempo com 1×0 para os colorados, o Caio Jr. virou o jogo com 10 minutos do segundo tempo na mudança do Jônatas pelo horroroso Jaílton. Ganhou o meio-campo e conseguiu alimentar Tardelli, Souza e Marcinho. Ótima vitória para dar moral ao time e ao treinador.

Saulo:

Aos poucos o Caio Júnior muda a maneira de jogar do Flamengo. Bem diferente do seu antecessor retranqueiro, o novo treinador prefere um meio campo mais técnico e ofensivo. Por falta de entrosamento, prefere mudar aos poucos para adquirir ritmo aos jogadores que estavam há tempos sem jogar. Só mesmo Joel para deixar Jônatas e Diego Tardelli no banco. E depois dizem ser um grande treinador… espero agora que o Jaílton depois do jogo contra o Inter, nunca mais volte. Quem assistir os piores momentos da partida, 90% das vezes ele é o protagonista.

Paulo Affonso:

Flamenguistas, sem críticas, mas querendo aprender. No segundo gol só havia o Tardelli e o Souza e o Renan pela frente. A bola sobrou pro Souza como se fosse um passe. O Souza parecia estar na mesma linha do Tardeli. Aí minha dúvida. É impedimento?
Módulo dúvida on…

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

26 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

26 Comentários para “É a hora e vez do Flamengo?”

  1. Victor
    25/05/08 - 15:02

    Recordar é viver (os grifos são meus)

    PRÓ-TARDELLI

    Victor:

    Claro que Kleber Leite não veio a público apenas por papo-furado. A posição que o Flamengo procura para completar seu time, e não esconde de ninguém é o tal atacante rápido, que no caso seria Diego Tardelli, que pelo visto está barato no mercado.

    Diego Tardelli é oficialmente jogador do Fla agora.
    Sem entrar no mérito se foi válida ou não a contratação (mas eu acho que foi),[…]

    Saulo:

    Flamengo tem que resolver urgentente um companheiro de características diferentes do Souza para o ataque.Improvisar Renato Augusto adiantado é puro desperdício e um sonho do retranqueiro Joel em amontoar um time cheio de volantes no meio campo.Não bastar defender,precisa buscar o equilíbrio.Se for concretizada a contratação do Diego Tardelli,será um alívio para o Souza e o Renato Augusto.Libertadores é um campeonato curto e jogar em casa com uma boa margem de gols,garante o título em uma copa eliminatória.

    ****
    ANTI-TARDELLI

    Serginho Valente:

    O Flamengo tem um bom time, a exceção do ataque. Por enquanto, vai depender da grande fase do Souza no fim do ano passado continuar. Não acho o Diego Tardelli solução pra time nenhum.

    Acho que o Tardelli além de não resolver nada, ainda vai tumultuar o ambiente.

    Rafael B.:

    Vou ter que concordar com Serginho, não acho esse Tardelli grande coisa.

    Zargarotinho:

    Acho que o Kléber Leite se sairia bem em não negociar mais com o Diego Tardelli. Além de não ser solução pra nada (pra não dizer que é criador de problema), já foi criado um mal-estar totalmente desnecessário e que pode atrapalhar a panela já formada.

    Wilson Herbert:

    Sobre o Diego Tardeli, acho que seria igual ao Maxi, faz uma ou duas partidas bem, depois fica esquecido ao vento.

    ****

    Naturalmente, eu continuo achando que foi uma boa a contratação do Tardelli.

    Responda a este comentário

  2. Vitor
    25/05/08 - 19:37

    NÃO.

    Responda a este comentário

  3. Saulo
    25/05/08 - 21:15

    Ainda tem muita lenha para queimar, faltam muitas rodadas para fazer qualquer previsão de favoritismo. O campeonato brasileiro é considerado o mais equilibrado do mundo. Nenhum clube conseguiu a façanha de ganhar três títulos consecutivos. Apenas depois da abertura internacional das transferências vamos saber quem vai brigar por título, libertadores, Sul Americana e rebaixamento.

    Responda a este comentário

  4. Saulo
    26/05/08 - 0:09

    Esqueci de responder que mesma linha não é mais impedimento após a Copa de 90 na Itália.

    Responda a este comentário

    paulo affonso

    Assim, foi mérito do Souza conseguir acompanhar a jogada sem se impedir, pq tinha até mais velocidade que o Tardelli.

    Responda a este comentário

  5. Zargarotinho
    26/05/08 - 9:28

    Eu lembro desse comentário. E realmente achava que não funcionaria. Mas tenho que admitir que foi muito bom para o Flamengo, sendo um cara que cria bastante para o ataque e mostra sempre muita raça. Errei feio no prognóstico!

    Quanto ao lance do gol, acho que a única coisa que poderia ser marcada seria o penalti. Mas como a bola entrou…

    Responda a este comentário

  6. Rafael
    26/05/08 - 10:09

    Hehe… esse post parece aqueles que Victor faz para lá na frente, se o Flamengo fizer boa campanha, ele fazer o link dizendo que já prevera tal ascensão do Flamengo.

    Cara, 3ª rodada. Muita hora nessa calma. O time do Fla é fraco ainda. Precisa de pelo menos 1 bom armador ou que Renato Augusto ou Íbson joguem muito.

    ****

    Grande Caio Jr! Meio campo com Jailton, Cristhian, Toró… depois coloca o Tardelli, Jonatas e vira um gênio.

    ****

    Pois é… eu continuo achando que o Tardelli não é grande coisa. Nem titular é ainda. Vai ter que jogar muito para eu chamá-lo de craque.

    A gente se acostumou errado. Estamos acostumados com o jogador mediano, estamos acostumados em “fazer boa campanha”.

    “não podem se contentar com nada que seja diferente de disputa de título”

    Amigo, Flamengo tem sempre que disputar o título, em qq campeonato que dispute e em qq circunstância.

    Responda a este comentário

    Victor

    Hehe… esse post parece aqueles que Victor faz para lá na frente, se o Flamengo fizer boa campanha, ele fazer o link dizendo que já prevera tal ascensão do Flamengo.

    A ocasião faz o ladrão.

    Também corro o risco do time ser mantido, receber em dia e ainda assim ficar em posição mediana, ou pior, brigar para não ser rebaixado.

    Responda a este comentário

  7. Rafael
    26/05/08 - 10:14

    Legal a outra parte do meu comentário, mas Victor só copiou o quê interessava a ele.

    “Acho que o Flu está bem na frente do Fla. Trouxe bons jogadores e está montando um elenco, e não apenas um time. Tem o Thiago da zaga e trouxe o Gustavo Neri pra lateral. O meio campo com o outro Thiago, Arouca e Conca é excelente para municiar os atacantes já citados(*). O Fla é o mesmo time do ano passado com mais uns 3 cabeças-de-área.”

    (*) tinha citado Washington, Dodô e Leandro Amaral como boas contratações.

    Responda a este comentário

    Victor

    Só copiei o que interessava à questão que levantei (sobre o Tardelli).
    Achar a contratações do Fluminense boas é algo independente da opinião de Tardelli.
    Achar os atacantes do Fluminense melhores também.

    ****

    Aliás, acho que foi legal de levantar, uma vez que já sei que Zarga, por exemplo, já o vê como peça importante do time.

    Como não tem nada demais que alguém continue achando que ele seja uma enganação e coisa e tal. Até agora só sei as opiniões minhas, de Saulo e Zarga. Acharia interessante saber a sua hoje sobre o Tardelli.
    Essas do Fluminense que você citou é meio que chover no molhado, já que é senso comum esta opinião que Thiago, Arouca e Conca são influências positivas para o meio campo tricolor, assim como os três citados para o ataque o seriam (noves fora problemas jurídicos e contusões inesperadas).
    Qual o sentido levantar uma opinião que todo mundo concorda e que os fatos atuais não nos contrariam?

    Responda a este comentário

    Victor

    Acharia interessante saber a sua hoje sobre o Tardelli.

    Ler de cima para baixo me lvaram a escrever essa merda.
    Está registrada a opinião de Rafael sobre Tardelli no comentário anterior.

    Responda a este comentário

  8. Rafael
    26/05/08 - 10:44

    “Qual o sentido levantar uma opinião que todo mundo concorda e que os fatos atuais não nos contrariam?”

    Putz… agora então só podemos emitir opinião se for contrária àquela já apresentada. Paciência, muita paciência…

    ****

    “Acharia interessante saber a sua hoje sobre o Tardelli.”

    Como vc não deve ter percebido no meu comentário acima, não acho o Tardelli grande coisa. Ele é melhor que o Obina. Óh!

    Ainda é banco de um ataque que tem Souza como principal figura. Eu acho ele hoje o melhorzinho lá (o que é muito pouco se tratando de Flamengo), e já deveria ser titular desse time.

    Responda a este comentário

    Victor

    Cada um pode emitir a opinião que bem entender sobre o que quiser. Até mesmo errada (o que nem foi o caso) se assim entender (ou não entender).
    Só não precisa pautar as opiniões que eu deveria ou não dizer.

    ****

    Já tinha retificado a falha.

    De qualquer forma foi bom tê-la cometido porque assim pelo que me parece você acha que a contratação de Tardelli acabou sendo proveitosa, nem que seja para barrar os atuais titulares.

    Responda a este comentário

  9. Rafael
    26/05/08 - 11:41

    “Cada um pode emitir a opinião que bem entender sobre o que quiser. Até mesmo errada (o que nem foi o caso) se assim entender (ou não entender).”

    Ufa… ainda bem.

    “Só não precisa pautar as opiniões que eu deveria ou não dizer.”

    HUahuAHUHAUAUA… Serginho usando o login do Victor?
    Apenas fiz um ctrl C do meu próprio comentário de tempos atrás. Qual o mal disso?

    ****

    Qdo respondi não havia sua retificação aqui na minha tela.
    Sim. A contratação do Tardelli foi proveitosa. Ele é bom jogador, melhor que os atuais que estão lá

    Responda a este comentário

  10. Rafael
    26/05/08 - 12:10

    Que pena que eu não vi esse jogo do Flamengo 2 x 1 Internacional.

    Responda a este comentário

  11. Zargarotinho
    26/05/08 - 13:09

    O Tardelli já é titular há 2 jogos com o Caio Jr. e pelo jeito não sai mais. Antes eram 4 cabeças de área + Marcinho e Souza. Hoje pelo menos temos um armador no meio-campo.

    Concordo que ele não seja gênio, mas só o fato de tirar o Jaílton (intocável na era Joel) já é maravilhoso. A saída de bola do time melhorou bizarramente.

    Vamos ver como vai ser daqui pra frente, mas ele começou bem.

    Responda a este comentário

  12. Zargarotinho
    26/05/08 - 14:19

    Só pra constar: uma pena que mais uma vez não teremos um verdadeiro Fla x Flu no ano. Vai ficar para o segundo turno mesmo…

    Responda a este comentário

    Victor

    Pelo que vi no 2º tempo de Sport 2×1 Fluminense, caso a equipe tricolor vá com time reserva e não com juniores, não será mamata para o Flamengo.

    O time que jogou o 2º tempo estava com muita vontade e partindo para dentro do Sport.

    Só não sei se contará com Mauricio, Arouca, Dodô e Alan contra o Flamengo como contou contra o Sport.

    Se contar, não serão 3 pontos de graça ao rubro-negro não.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Não falei que o jogo vai ser sopa no mel para o Flamengo, Victor. Falei que de novo não teremos um Fla x Flu decente. No único do ano até agora o Flamengo jogou com time reserva e o Flu com 3 titulares.

    E pra mim é sempre bom enfrentar um time que esteja em boa fase, como foi com o Inter. Até pra testar o time de verdade. Infelizmente tá adiado de novo.

    Responda a este comentário

  13. Rafael
    26/05/08 - 14:19

    Zarga,

    Eu não vi o jogo, mas o Jailton não começou jogando nesse jogo contra o Inter? O Renato Auguso não está ainda no banco?

    Nas condições normais de todos e com o elenco de hoje eu colocaria apenas o Toró (ou Cristian) e Íbson de volantes. Renato Augusto e Marcinho de meias e na frente Tardelli e Souza.

    Quando o Caio Jr fizer isso e barrar o Jailton de vez, eu começo a concordar com ele.

    Responda a este comentário

  14. Zargarotinho
    26/05/08 - 14:39

    Eu sei, cara. E concordo com vc. Mas pelo que o Caio Jr. vem falando, ele não quer mudar o time da noite para o dia. Vai fazer aos poucos. Começou com a entrada de um atacante de ofício ao lado do Souza e a volta do Marcinho ao meio. Ele também já falou que só espera o Renato Augusto ficar 100% pra ser titular. Como você, também torço para que sejam dois armadores.

    Na parte defensiva, ele já deixou claro que não gostou do que o Kleberson mostrou e que vai jogar quem estiver melhor. E o melhor de tudo: parece que Jaílton foi para o espaço mesmo.

    Agora, opinião pessoal: eu jogaria com Cristian, Jônatas, Marcinho e R. Augusto. O Ibson tá bem abaixo do que pode.

    Responda a este comentário

  15. Rafael
    26/05/08 - 14:54

    Fazer as mudanças aos poucos ele mandou bem. Mas ele tinha dito que adaptaria o time para cada jogo, dependendo do adversário. Sei não… acho que não gosto disso. Temos que ter os titulares definidos, do 1 ao 11, e um banco com capacidade de mudar um jogo.

    Quando coloquei o Íbson eu disse “nas condições normais”. Ele tem mais bola que os outros, mas realmente está muito mal. Se o Jonatas voltar bem mesmo, pode tranquilamente ocupar o lugar dele. Mas 1 jogo é pouco, Jonatas é bom jogador, mas é meio mascarado. E o Kléberson parece que só jogou em 2002 mesmo.

    Cristian ou Toró até agora tanto faz. Eles são o “Paulinho” da vez.

    Responda a este comentário

  16. Zargarotinho
    26/05/08 - 15:20

    É, essa história de um time pra cada jogo é palhaçada.

    Quanto ao Ibson, acho que nem vai dar tempo pra ele jogar de novo. Junho tá aí e o Flamengo não tem grana pra renovar o empréstimo. Uma pena sair por baixo depois do Brasileiro que ele fez.

    Responda a este comentário

  17. Rafael
    26/05/08 - 16:31

    Pois é cara… os outros que têm que se adaptar ao Flamengo e não ao contrário (hehe… essa é pra Victor, Paulo… e todos os outros falarem: “flamenguista acha que é o centro de tudo”).

    Se é pra ficar com essa bolinha o Ibson não vai fazer falta. Mas acredito que a má fase não dure para sempre.

    Responda a este comentário

  18. Saulo
    26/05/08 - 20:21

    O Caio Júnior não escala o Renato Augusto, porque não está 100% fisicamente. Tem toda a razão em trocar o time aos poucos, o time carece de entrosamento em pouco tempo de trabalho. Não gosto de atuar com Renato e Marcinho pelo meio. Os dois são meias atacantes e sacrificaria as características deles. O Íbson renderia mais nesta função para “quebrar um galho” mesmo sendo um volante. Preferia a diretoria correr atrás do Ricardinho do Besiktas para ser o armador do time. Semana passada assisti o Arena Sportv com o Alex do Fenerbach. Ele mesmo afirmou que poucas equipes utilizam verdadeiros armadores e o Milan é a exceção na Europa. Esses foi um dos motivos do Ricardinho não dar certo. Muitas vezes era escalado como volante ou meia atacante. Seria um ótimo reforço para o lugar do Íbson.

    Responda a este comentário

  19. Rafael
    27/05/08 - 11:19

    Ricardinho seria excelente reforço.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário