Duro golpe na Ferrari
September 9th, 2007 por Robinson | Categorias: Fórmula-1.Tudo que os tifosi não queriam assistir em Monza, aconteceu. A McLaren devolveu a dobradinha ferrarista na Turquia, só que na casa do adversário. Para piorar, a quebra no carro do brasileiro Felipe Massa, a princípio, enterrou suas possibilidades de título na temporada.
Na largada, Massa ultrapassou Hamilton, porém o inglês foi muito macho para recuperar a posição na chicane do fim da reta. Räikkönen subiu para quarto e herdou a posição do companheiro, que abandonou na nona volta. Tendo feito apenas um pitstop, o finlandês conseguiu ultrapassar Hamilton quando este realizava sua segunda parada. De volta à pista, o líder do campeonato tirou a diferença e fez uma ultrapassagem daquelas de tirar o fôlego. Alonso, absoluto no fim de semana, venceu com facilidade, marcando mais um hat-trick na sua conta.
Mas…
Ninguém é capaz de dizer ainda quem vai rir por último na temporada. Na última semana descobrimos o porquê da prudência da FIA em punir a McLaren logo de cara, no primeiro julgamento. Pacientemente, esperavam o aparecimento de novas evidências.
Estranhamente, essas evidências parecem ter surgido pelas mãos do Fernando Alonso. A ‘colaboração’ com a investigação, muito mais do que um surto de espírito esportivo, cheira a um acordo com a entidade para que se puna a equipe sem prejuízo à pontuação dos pilotos, que continuariam a disputa particular pelo título, sem contar que o bicampeão está louco para deixar a equipe prateada. Caso a FIA resolva punir também os pilotos, a disputa cai no colo da Ferrari.
Os interesses comerciais e desportivos para o julgamento que se realizará nesta semana desenham uma crise sem precedentes na história da F1. A Mercedes-Benz não ficaria nem um pouco feliz em ser excluída não apenas desta, mas também da temporada de 2008, enquanto um campeonato sem McLaren é um título de presente para a Ferrari. O certo é que Ron Dennis vai ter que dar uma de Lula (não vi nada, não sabia de nada, nem desconfiei…) e que domingo tem mais corrida, em Spa-Francorchamps. A hitória poderá estar muito diferente. Vamos aguardar o desenrolar da novela.
Robínson,
Muito bom o artigo. Muito bom mesmo.
Responda a este comentário
Robínson,
Então o comportamento dos pilotos da Ferrari pelo visto agora será de competição interna.
Já que nos dois cenários que vislumbro para a disputa de títulos de pilotos, não há mais a disputa entre os pilotos da McLaren contra os da Ferrari.
Mantendo-se como está, a disputa fica restrita aos pilotos da McLaren, Lewis Hamilton e Fernando Alonso.
Punindo-se os pilotos da McLaren, a disputa automaticamente fica entre Kimi Raikkonem e Felipe Massa.
Será curioso então observar o comportamento das equipes. Qual o sentido de um jogo de equipe, se não há mais a intenção de desbancar a outra. Os pilotos brigam entre si agora. E até mesmo os da Ferrari, na espera que o tapetão coloque no colo deles a disputa.
Responda a este comentário
A Fórmula-1 precisará dar uma resposta ao caso McLarenGate, mas é uma decisão difícil mesmo.
Pois será posto na balança, a legitimidade esportiva de um lado, com o peso da McLaren-Mercedes-Benz de outro.
A Fórmula-1 é um Universo fechado. Não é como o futebol, que há a possibilidade de renovação. O estrago feito pela saída de uma McLaren, de uma Mercedes-Benz do negócio é maior que afastar a Juventus da 1ª Divisão Italiana por um ano.
Mas correr o risco de ver o negócio mau-visto pode ser um tiro no pé.
A FIA já tomou o prejuízo. Resta saber que forma ela encontrará para minimizá-lo.
Responda a este comentário
McLaren fora do campeonato 2008? Conta outra.
Não haverá punição nenhuma para os pilotos e o título ficará entre o Hamilton e Alonso.
A Ferrari que trate de trabalhar bastante para o ano que vem e arrumar um carro mais competitivo. E tranca a gaveta.
Responda a este comentário
Se a McLaren fez merda tem mais é que ser punida mesmo.
Impunidade só no Brasil mesmo.
Responda a este comentário
Valendo 1 caixa que a McLaren vai estar em 2008?
Responda a este comentário
Também acho muito difícil de imaginar um campeonato sem a McLaren. Essa punição seria muito absurda para a categoria. Mas se a punição não for muito convincente, existe o risco de a Ferrari retaliar, sabe-se Deus lá como. Desconfia-se que a rápida adaptação da McLaren aos pneus Bridgestone se deveu aos dados obtidos de forma ilícita. Houve também um protesto em relação ao assoalho do F2007 na primeira etapa do campeonato, e ficou-se imaginando como eles conseguiram enxergar aquilo. As novas evidências parecem mostrar que membros da McLaren de vários escalões conheciam o teor daqueles documentos. O caldo vai entornar. Uma punição séria é praticamente certa. Até porque, se terminar em pizza, os italianos não vão gostar nadinha.
Responda a este comentário