Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Domingo Imperial

October 5th, 2009 por | Categorias: Futebol.
Imperador marcou os 2

Imperador marcou os 2

Sem muita novidade depois do post do Victor mas queria falar do jogo. Na verdade, mais do Flamengo mesmo.

No engarrafamento para o estádio (1 hora da Leopoldina até o Maracanã) escutávamos o Botafogo fazer um gol atrás do outro no vice líder do campeonato fora de casa. Pensei: “Xi… hoje está esquisito”. Na mesma hora meu camarada: “Nada disso, a zebra hoje não será no Maraca”. Ele tinha razão.

O primeiro tempo foi ruim e chato. Pouco se viu de futebol. No intervalo fui pegar uma cerveja sem álcool (horrível) e mandei um torpedo para um amigo meu tricolor com a mensagem “PELADA!!!“. Denis Marques irritou demais, errou tudo. Perdeu várias bolas, jogadas e chance de gol. Ponto para Andrade. Tirou um atacante, colocou um volante e o time melhorou. Aliás, até Willians é melhor atacante que Denis Marques.

Aliás II, a torcida vibrou como em um gol em 3 momentos além dos gols: no gol anulado; na caneta do Adriano dentro da área do Flu quando o jogo já estava 2×0; e na 1ª roubada de bola do Willians.

Falando na torcida, linda a festa no recorde de público do ano no Brasil. 82 mil pessoas. O que me deixou com a pulga atrás da orelha na hora (e o Victor já comentou) foi o espaço muito vazio no setor amarelo à direira das cabines. Afinal, qual é a capacidade do Maracanã hoje?

Bom… com Zé Roberto jogando sua melhor partida no Flamengo a noite foi mesmo do Adriano. O Imperador marcou 2 vezes, o Flamengo confirmou o favoritismo no clássico, o Flu segue sem vencer o rival (agora 7 jogos) e está cada vez mais rebaixado.

Apesar de ainda não ter tido um verdadeiro teste (sim, vou ser chato) nessa “arrancada”, o time do Flamengo parece mesmo ter evoluído. O sistema defensivo voltou a ser consistente (sei lá quantos jogos sem sofrer gol) com as contratações do David, Álvaro (não jogou ontem) e Maldonado. No meio, Pet (apesar de ontem) está bem e Zé Boteco está evoluindo. No ataque, Adriano continua fazendo a diferença, mesmo com a saída do Sheik e apesar do Denis Marques.

Pena a chuva que caiu no Beira Rio (vou ser chato [2]), onde não houve futebol, e o Flamengo não estar completo para os próximos jogos. Que serão mais complicados, Vitória no Barradão e São Paulo, ambos sem o Imperador. Bom para o Adriano, cada vez mais próximo da Copa da África do Sul.

Frase ridícula de óbvia mas vale pra ser chato [3]: Se não fossem os moles anteriores o Flamengo estaria melhor classificado e brigando por algo maior. Agora são 4 pontos para o G4. Ainda longe segundo Andrade. Concordo com ele. Mas a distância já foi maior. São 11 rodadas para o final.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

131 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

131 Comentários para “Domingo Imperial”

  1. Serginho Valente
    5/10/09 - 20:10

    Vão sempre fazer a conta da capacidade máxima do Maracanã, acertadamente, levando em consideração um torcedor por cadeira.

    Coisa que evidentemente não acontece, principalmente nos setores verdes da arquibancada, que em jogos cheios fica sempre lotado com muito mais gente do que o bom senso permite.
    Quem conhece o Maracanã sabe disso.

    Logo, não sei o porquê da estranheza quanto aos espaços vazios mesmo com a carga máxima vendida. Espero que as próximas reformas corrijam isso, limitando o acesso do torcedor ao setor correspondente do seu ingresso. Do jeito que está, cedo ou tarde acontecerá uma tragédia.

    ****

    O time do Flamengo claramente melhorou, agora consegue fazer o mínimo e vencer os piores times do campeonato. O que, evidentemente, ilude sua torcida apaixonada.

    A menos que São Pedro, como fez no Beira-Rio, salve o rubro-negro mais vezes, a realidade naturalmente vai se impor, e o time vai ficar aí pelo meio da tabela.

    Chega a dar pena, se não fossem os moles, se não fosse a seleção, se não fosse a chuva, se não fossem os outros times…

    Responda a este comentário

    Rafael

    Imagino vc depois de um Flamengo x Vasco com o setor amarelo do Vasco sendo aberto para a torcida do Flamengo. Vai ser uma encheção de inháá sem fim.

    A tragédia já aconteceu em 1992 na final do brasileiro. E agora é mais difícil ver multidão debruçada na grade. Só que é muito complicado imaginar a Raça Rubro Negra, Torcida Jovem-Fla, Força Jovem e outras facções assistindo ao jogo sentadinhos nos seus lugares.

    ****

    A ilusão da torcida são 4 pontos restando ainda 33 a serem disputados. Vc irá continuar torcendo para o Flamengo ficar pelo meio da tabela, entendo. Mas eu concordo, o mínimo é vencer os times fracos e pequenos.

    Coritiba, Vitória, Cruzeiro… São Pedro só salvou o Inter contra o Flamengo mesmo. Só quem se utiliza apenas de torcida ou quem não está acompanhando que não percebe a má fase do Colorado. Até o técnico caiu.

    Não vamos ignorar os fatos. Moles contra times pequenos porém “arrumadinhos”, convocação para a seleção, outros times… são coisas que acontecem num campeonato brasileiro de 1ª divisão.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Domingo o mando de campo era do Flamengo, acho inclusive que deveriam ter posto mesmo só a arquibancada verde pra torcida do Fluminense.

    Inaceitável, pra mim, é quando o mando de campo em clássicos é compartilhado, e a torcida do Flamengo, ocupar mais espaço que a do adversário.

    Mas como a quem interessaria de fato, não se mexe, fodam-se, fiquem assistindo aos seus times jogando sem torcida.

    Tragédias não ocorrem apenas com rompimentos de grades. Sempre que há um grande tumulto em um lugar super lotado, a possibilidade de uma tragédia é real. Caso do Maracanã atual.

    E não é questão de assistir ao jogo sentadinho, é questão de só terem acesso a determinado setor um número de pessoas que ele comporte. Ou seja, fazer como fazem em alguns jogos na arquibancada branca, só entra ali quem tem ingresso pra entrar.

    ****

    Poderia ser um ponto restando 33. O time do Flamengo é fraco pra brigar por Libertadores, e a moleza na tabela acabou.

    Cruzeiro e Vitória são times melhores que o Flamengo. O Coritiba foi fora de casa. O técnico do Inter caiu, e o Flamengo sequer tem um técnico.

    Sim, as coisas que acontecem num campeonato brasileiro de 1ª divisão, acontecem com todos os times, a diferença é que bons times brigam por algo maior mesmo assim.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Ainda não sei como vão colocar apenas tantos % de ingressos para determinada torcida em clássico carioca no Maracanã. Eu, por exemplo, compro ingresso em dia de semana com camisa social que uso no trabalho. Ninguém sabe pra quem eu torço. Se destinarem apenas tal espaço da arquibancada e chega na hora a torcida é muito maior, aí sim, teremos a tragédia que vc profetiza.

    “só terem acesso a determinado setor um número de pessoas que ele comporte” – de acordo.

    ****

    Tirar 4 pontos em 33 ainda a serem disputados num campeonato com os times com alta volatilidade no seu desempenho (exceto Palmeiras por enquanto). Isso realmente é uma ilusão tremenda

    “a moleza na tabela acabou”
    É o que eu estou dizendo há uns 78 anos.

    “a diferença é que bons times brigam por algo maior”
    Será por isso que Cruzeiro e Vitória (“times melhores que o Flamengo”) estão atrás do carioca na tabela?

    Será que o Atlético-MG (G4 hoje) é tão bom assim?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Se o Cruzeiro não tiver mais chance de chegar na Libertas, sou Flá desde criança. O Galo não tem o direito de ir pra Libertadores.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    É simples. Coloquem expressamente que o ingresso x, pertence ao setor y, que será destinado a torcida do time z.

    Evidentemente, que um torcedor à paisana pode entrrar um ingresso de um setor na torcida adversária. Mas terá que assistir ao jogo “no armário” sob pena de ser retirado do estádio. Isso nem é complicado de fazer, falta é vontade dos clubes mesmo.

    Antigamente, só de colocarem um escudinho do clube no ingresso já dividia melhor do que hoje, e sem o falso setor misto, o número de torcedores na arquibancada era muito mais parelho.

    De qualquer forma, ainda prefiro o mando de campo efetivo, como é feito em Minas.

    ****

    Repito, poderia ser um ponto de diferença, o Flamengo não tem time pra chegar no G4.

    Eu não acredito em Bruno entrega jogo, ex-Léo Moura, Quem é Álvaro, ex-Angelim, ex-Juan, Aírton Paulada, ex-Pet, Zé Boteco e Dênis Marques?!?!?. O ponto forte, que faz o time ser médio, é o Adriano, que não é confiável.

    A seqüência fácil não acabou há muito tempo, acabou contra o Inter, e a chuva ajudou, e o Fla-Flu era clássico, mas hoje o Flu é apenas um time medíocre e sem torcida.

    A tendência agora é o Flamengo perder posições. Só está na frente do Cruzeiro e do Vitória circunstancialmente.

    O Cruzeiro pela Libertadores, e o Vitória por ter passado uma fase irregular, mas que já deve passar o Flamengo na próxima rodada.

    O Atlético-MG é uma surpresa e tanto, mas pela campanha evidentemente é um time candidato ao G4.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Em tempo, o Vitória não vai a lugar nenhum no campeonato. E o Cruzeiro pelo andar da carruagem também não.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Aqui em Minas ainda não é Mando de Campo efetivo como você diz, Serginho.

    Aqui é 50% a 50%. Não sei como funciona aí, mas a possibilidade de um torcedor do Galo assistir o jogo na torcida do Cruzeiro e vice-versa é algo que me dá arrepios. Cada um fica no seu 50% e pronto.

    Até as avenidas pro acesso ao estádio são diferentes. A bem da verdade, cruzeirenses e atleticanos não podem se ver em dia de clássico. Quanto mais dividir arquibancada. Aqui é 50% por 50% porque as torcidas são muito parelhas em número (diferente de Flamengo e Vasco) e porque culturalmente nunca foi normal ter mais que 60% pra 40% no máximo. Tanto é que quando o Cruzeiro foi campeão nas duas vezes com o 5×0 e quando o Galo ganhou por 4×0, ainda assim cruzeirense não comprava ingresso dos portões 9-12 e nem atleticano comprava do 3-6.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Sério? Eu tinha lido numa reportagem dizendo que numa final o estádio estaria vazio, pois o Cruzeiro havia goleado e o mando era do Atlético…

    Bom, de qualquer jeito então, como tem sido feito no Morumbi.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Ah..entendi, o Estádio ficou 50% vazio. Bom, isso mostra que é possível fazer.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Basicamente sim. Você tinha lá uns 2000 atleticanos na parte que lhes é de direito. Como tinha muito cruzeirense, até deram a famigerada “empurrada” pra caber mais torcida do Cruzeiro.

    Mas o setor 9-12 que tradicionalmente é das torcidas organizadas do Galo e que é bastante grande, ficou vazio.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Bom, existiu a discussão. Pode ter sido até um post que eu escrevi à época da final do Mineiro.

    Antes do 1º jogo da final, com mando do Cruzeiro, o presidente do Galo, Alexandre Kalil, disse que iria, em nome da “SEGURANÇA”, restringir o número de ingressos da torcida do Cruzeiro a 10% no segundo jogo.

    Eu argumentei com amigos e aqui que o tiro poderia sair pela culatra. Vai que num jogo atípico o Cruzeiro ganha por 3, 4×0. Pode acontecer, assim como o contrário. Todo mundo sabe o que aconteceu na final e se o Galo tivesse mantido o ponto, era bem capaz de ter tomado um prejuízo.

    ******

    Apesar disso, dizem que a tendência é ser como em São Paulo. Não sei se é a melhor forma de se combater a violência, mas minha opinião na segurança pública mineira ainda não é influente.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Eu nem falo pela questão da segurança. Falo pela questão esportiva. Acho que mandos de campo são importantes e devem ser cumpridos.

    O que eu acho, é que aqui no Rio todas as 4 torcidas tem capacidade para sozinhas lotar o Maracanã.

    Só que pelo tamanho da torcida do Flamengo, e pela forma como o Maracanã é disposto atualmente, mesmo com um mando compartilhado, e em alguns casos até com o mando sendo de um adversário, a torcida rubro negra ocupa no mínimo 60% do Maracanã.

    A conseqüência direta disso, é que as outras torcidas cada vez vão menos aos jogos contra o Flamengo. Está errado, não tem sentido.

    Mas já discutimos inúmeras vezes isso aqui no site. Eu nem tenho mais paciência de repetir os argumentos.

    Como disse antes, se Vasco, Botafogo e Fluminense acham normal jogar no Maracanã apenas com a torcida do Flamengo, fodam-se.

    Responda a este comentário

    Rafael

    São Paulo tem o maior índice de violência entre torcidas organizadas do país.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Por isso que tenho minhas dúvidas.

    Mas esse índice é antes ou depois das medidas?

    Responda a este comentário

    Rafael

    Em qualquer tempo.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Bom, de qualquer forma eu gostaria de ter um comparativo.

    Mas, ainda assim, acho que limitar quantidade de ingressos, acabar com a cerveja e esse tipo de medidas têm um caráter muito mais paliativo. O certo, pra mim, é punir quem briga em estádio. Simples. Acaba-se com a impunidade e acabam-se os problemas.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Cara, o chororô do Serginho é devido ao Flamengo ser campeão de 6 dos últimos 10 campeonatos cariocas. Algo que não é inédito aqui no Rio. Os 4 grandes já tiveram períodos de relativa hegemonia. Ele arrumou essa desculpa para os 10 anos de ostracismo do Vasco que culminou com a vergonhosa queba para a segundona e se apega à isso.

    ****

    A solução para acabar com a violência nos estádios é acabar com as torcidas organizadas. Não pode fazer isso? Então utiliza as câmeras e identifica os marginais. O cara tem que ser preso e pronto. Isso é bem possível de se fazer.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Como se o Flamengo tivesse montado seguidos esquadrões pra ter hegemonia em qualquer coisa.

    E não falo apenas pelo Vasco. Os 10 anos de ostracismo dele, não tem nada com isso. Até porque o Vasco quando está forte, briga é por título do Campeonato Brasileiro.

    Mas já falei tudo sobre isso. Vejam imagens das arquibancadas antes de 2000 e depois. É gritante a diferença.

    Agora é só esperar pra ver quando os dirigentes otários dos outros clubes vão perceber que suas torcidas não vão mais a jogos contra o Flamengo.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Não é necessário montar nenhum esquadrão para ter hegemonia no futebol carioca nos últimos anos.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Com certeza não. Basta decidir todos os jogos em casa, sem a torcida adversária. Concordo.

    Responda a este comentário

    Rafael

    http://www.blablagol.com.br/domingo-imperial/comment-page-1/#comment-39736

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Exatamente, mostra o Flamengo jogando em casa, sem torcida adversária. Muito bem.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Bom… nem com desenho… a partir daqui não há mais como continuar.

    Responda a este comentário

    Rafael

    “É simples.” – não meu caro, definitivamente, não é simples.

    Eu já disse isso aqui. Um torcedor à paisana pode ser retirado e não teremos maiores problemas. Quero ver é se forem 10.000 torcedores.

    Antes o cordão de PMs se deslocava para dar maior espaço para a maior torcida, seja ela qual for. Hoje, o setor branco faz esse papel. Praticamente a mesma coisa.

    ****

    Bom, seus achismos não adianta discutir. A chuva ajudou o Inter, que está em má fase, e os ex-jogadores do Flamengo estão deixando de serem ex desde a saída do Cuca. Quem acompanha percebe isso.

    “o Flamengo não tem time pra chegar no G4”
    hehe… incrível como alguns acham o Atlético-MG ou o Vitória tão superiores assim ao Flamengo. Eita torcida…

    Responda a este comentário

    saulo

    Diante do nível do campeonato brasileiro, a entrada do Flamengo no G4 é possível. Na partida contra o Vitória, vejo um duelo bem equilibrado mesmo no Barradão. São clubes em posições semelhantes na tabela. O problema para o Flamengo fica mais acentuado com a ausência do Adriano.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Os exemplos de Minas e São Paulo mostram que é simples, só querendo se iludir pra não perceber isso. Aliás, qualquer jogo em que haja divisão de torcidas mostra que é simples. Por que isso não acontece com a torcida do Corinthians em São Paulo?

    O setor branco não faz esse papel, nunca fez.

    ****

    Meus achismos, são tão achismos quantos os seus.

    Mas claro, a chuva ajudou o Inter a segurar o esquadrão dos ex-jogadores rubro-negros no Beira-Rio. Quem o Inter pensa que é pra ganhar no Rio Grande do Sul do Mengão? HUhauhauhauauaha….

    QUE COINCIDÊNCIA! Os ex-jogadores do Flamengo estão deixando de serem ex desde que o time do Flamengo jogou bem em casa contra Fluminense, Sport, Coritiba e Santo André? Incrível!!!!!

    O Atlético-MG tem sim um time capaz de brigar pela Libertadores, ao contrário do Flamengo e do Vitória. É só acompanhar o campeonato pra saber isso.

    Huahuhauahuha…não se preocupem não, tem vascaínos que são tão iludidos quanto vocês…huahauhauhuahauhaua…a entrada do Flamengo no G4 é possível…..huahuahuahuahauhaua…

    Responda a este comentário

    Rafael

    A principal diferença do Rio para São Paulo é que lá o principal (maior) estádio é o do SPFC.

    ****

    Lembra do Inter COMPLETO que só foi ganhar do Flamengo (SEM o Adriano) aos 47 do segundo no Beira Rio pela Copa do Brasil?

    Num dos primeiros jogos do Fla sem o Cuca no Maraca eu fui. Foi contra o líder do campeonato até então (Atlético, “um time capaz de brigar pela Libertadores”), os ex-jogadores ganharam do líder de 3×1.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    E o que impede 50 mil corinthianos comprarem ingressos destinados a torcida tricolor?

    *****

    Grandes merdas. O Palmeiras pode perder pro Fluminense, e nem por isso um vai deixar de ser uma merda, e outro não.

    Lembro sim, como é que pode né rapaz? O Inter ganhar do Flamengo em Porto Alegre. Esquisito. Tem razão. Se não fosse aquela chuva Kleberson, Ibson e Emerson iam acabar com o Colorado.

    Responda a este comentário

    Rafael

    O SPFC coloca 50 mil ingressos a venda?

    ****

    Por isso se chama futebol.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    HUauhauahuaha…não, ele sorteia.

    ****

    Exatamente.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Qual foi o recorde de público nesse campeonato no estado de São Paulo?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Que diabos isso tem haver?

    Responda a este comentário

    Rafael

    Se não tem essa premissa não tem o problema.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    R – “Eu já disse isso aqui. Um torcedor à paisana pode ser retirado e não teremos maiores problemas. Quero ver é se forem 10.000 torcedores.”

    S – “Os exemplos de Minas e São Paulo mostram que é simples, só querendo se iludir pra não perceber isso.”

    R – “A principal diferença do Rio para São Paulo é que lá o principal (maior) estádio é o do SPFC.”

    S – “E o que impede 50 mil corinthianos comprarem ingressos destinados a torcida tricolor?”

    *****

    FODA-SE o recorde de público, FODA-SE a renda, eu quero é ganhar a porra do campeonato. Se os dirigentes do meu time não pensam assim, FODAM-SE eles.

    Mas nada me leva a crer, NADA, que Vasco, Fluminense e Botafogo não sejam capazes de lotar o Maracanã se tiverem seu espaço reservado.

    Responda a este comentário

    Rafael

    ?
    Não entendi o fricote…

    Sim, claro que os times grandes podem encher o Maracanã. Temos vários exemplos disso. Nunca disse algo ao contrário.

    Mas que a torcida do Flamengo vai em maior número ao estádio é fato. Há anos.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Eu nunca discordei desse fato. Muito pelo ao contrário. Justamente por isso acho tão importante que se preserve o espaço das outras torcidas.

    Não houve fricote, houve ênfase.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Todo esse seu chororô é um tremendo de um fricote.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Foda-se.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Nervosa? HAUhuaHHaAHhaUHAU

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Nem um pouco.

    Responda a este comentário

    Victor

    Até na hora de comprar é complicado.
    Vou chutar que tenha 3 vezes mais flamenguistas que tricolores dispostos a ir ao estádio, é natural que em jogo de grande apelo para ambos, a mobilização rubronegra seja maior.

    Por um lado, penso que pode ser “injusto” que uma torcida que tem a capacidade de encher o seu lado, tenha de ceder parte dele. Por outro, pode ser também “injusto” que a maioria que se mobilize fique de fora pela “reserva” da minoria.

    ****
    Eu não vou a Fla x Flu muito porque tenho preguiça de ir comprar ingresso antecipadamente. Pouco me importei se a torcida do Flu era menor, e tampouco achei que o Fluminense alguma vez perdeu por causa disso. Se flamenguista fosse, deixaria de ir igualmente ao jogo.

    Acho que como Bender lembrou, só se faz valer o mando de campo se houver alguma forma de selecionar para quem se vende os ingressos. Afinal, colocando-os no mercado ficasse sujeito à mobilização das torcidas.

    O questionamento de Bender de se foram efetivamente vendidos 50.000 ingressos no Morumbi vem da questão: Foram colocados 50.000 ingressos ao alcance de qualquer um? Não foram distribuídos e comercializados por sócios, sócios-torcedores e organizadas?
    Tanto que lembro que os 10% destinados aos corinthians ficaram com a Organizada e não com corinthians “comuns”.

    ****
    Entendo que para se fazer valer o mando de campo, só se o Fluminense por exemplo, tivesse um forte programa de sócio-torcedor, ou com cadastro de seus torcedores, ou então, entregando tudo para suas Organizadas.

    Se for feito apenas com “escudinho”, o que impede que os flamenguistas se mobilizem (cada vez mais fácil de se fazer) e comprem uma porrada de ingressos que teoricamente seriam destinados aos tricolores? Isso, pelo que me consta, não é ilegal.
    Da mesma forma como não me parece ilegal que entrem no estádio para torcer.

    Acho que a PM pode retirar um ou outro torcedor que cisme de entrar no lado adversário, até para preservar a ordem.
    Mas qual seria a solução se 20.000 flamenguistas com ingresso comprado para uma área tricolor resolvessem entrar?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    A questão do Morumbi e do Mineirão é igual a do Maracanã, em todos os lugares é.

    O que impede a torcida do Cruzeiro de se mobilizar e comprar os ingressos do Atlético? Nada. Mas não vão conseguir entrar no Estádio.

    O que impede o cara que compra arquibancada de ir pra cadeira especial? É a mesmíssima coisa.

    Qual seria a solução se 20.000 flamenguistas com ingresso comprado para uma área tricolor resolvessem entrar? Não entrariam.

    “Da mesma forma como não me parece ilegal que entrem no estádio para torcer.”

    Se o cara compra um ingresso para um setor da torcida do Vasco, sabendo disso, e lá torce pro Flamengo ele está perturbando a ordem, e isso é crime.

    Responda a este comentário

    Victor

    Serginho,

    O que impede o cara que comprar arquibancada ir para a cadeira especial é qualquer meio físico que impeça o cara sem o ingresso para a cadeira especial entrar lá.

    Agora, o que impede um cara que comprou ingresso para a amarela destinada ao Fluminense de entrar na amarela destinada ao Fluminense?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Você está parecendo Bender.

    Se o flamenguista comprou um ingresso para torcida do fluminense, nada impede que ele entre lá à paisana e fique quieto assistindo ao jogo. Ou mesmo que torça se os tricolores não se importarem, caso contrário ele estará perturbando a ordem, e isso é crime.

    Responda a este comentário

    Rafael

    O cara comprou o ingresso para o setor A, e foi assistir ao jogo no setor A. Isso virou crime!!! Realmente ficou complicado.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Assistir ele pode. Sem problemas. O que ele não pode é provocar brigas e confusões com os demais torcedores.

    Você, hoje, pode entrar na arquibancada do setor amarelo do Fluminense com a camisa do Flamengo?

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Well, perturbação da ordem não é crime não. A menos que se considere o futebol um culto religioso, o que seria coberto pelo artigo 208. Mas, me parece que não é o caso e que o direito do consumidor em consumir o produto adquirido (aka entrar com o ingresso) prevaleceria. Abs

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Quando o cara compra um ingresso expressamente definido como área de uma torcida, ele tacitamente está concordando que ali é para torcer por tal time. Não pode chegar lá e torcer por outro. É como eu disse, perturbação da ordem.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Ok, não é crime.

    LEI DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS

    CAPíTULO IV

    DAS CONTRAVENÇÕES REFERENTES À PAZ PÚBLICA

    Art. 40. Provocar tumulto ou portar-se de modo inconveniente ou desrespeitoso, em solenidade ou ato oficial, em assembléia ou espetáculo público, se o fato não constitue infração penal mais grave;

    Pena – prisão simples, de quinze dias a seis meses

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Viu, contravenção não é crime, hehe. E até onde sei, torcer não é portar-se de modo inconveniente ou desrespeitosao, mas ao mesmo tempo pode sim provocar tumulto.

    E não existe uma EULA atrás do ingresso, pelo que nada te impede de ficar em um lugar específico do estádio.

    Ainda acho impossível (juridicamente, ao menos, não impossível ao PM, evidentemente) se proibir uma pessoa de ingressar no estádio em razão de sua afiliação clubística.

    Abs

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Na verdade você pegou o bonde andando…rs.

    A questão é se houvesse no ingresso essa setorização.

    Repito, hoje, alguém pode entrar na arquibancada do setor amarelo do Fluminense com a camisa do Flamengo?

    Abraço.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Em Minas: Cruzeirense que pega a Antonio Carlos no jogo contra o Galo e sai buzinando, incitando a violência, entre outras atitudes temerárias, toma multa e pode ir preso.

    Merma coisa o contrário.

    O que impede o torcedor do Cruzeiro que compra ingresso do portão 3-6 a passar para o portão 7A é a grade.

    E aqui se faz o seguinte: ingressos de Atlético são vendidos nas bilheterias dos clubes do Galo. E não se acha ingressos para a parte da torcida do Cruzeiro lá. Só nas bilheterias do Cruzeiro. Temos bastante sucesso com isso.

    Responda a este comentário

    Victor

    A questão é que aqui, a torcida do Flamengo é muito maior que a do Fluminense ou Botafogo, enquanto em BH a do Atlético é apenas um pouco maior que a do Cruzeiro.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Victor, é a mesma coisa. Não importa o tamanho da torcida, e sim a quantidade de lugares disponíveis para ela.

    Não é possível que seja tão difícil de entender.

    Responda a este comentário

    Matheus

    “enquanto em BH a do Atlético é apenas um pouco maior que a do Cruzeiro.”

    Isso é o que VOCÊ acha.

    A do Cruzeiro é que é um pouco maior que a do Galo. Tem pouco tempo que ultrapassou.

    Responda a este comentário

    Victor

    Torcida é quem paga (ranking do pay-per-view)

    Responda a este comentário

    Matheus

    Cê quer mesmo entrar nessa discussão?

    Responda a este comentário

    Rafael

    Não dá. O espaço vai acabar.

    Victor

    Responda a este comentário

    Rafael

    Hehehe… Coitado desse velhinho rubro-negro perdidão no jogo Fluminense x Náutico.

    Responda a este comentário

  2. saulo
    5/10/09 - 22:24

    O Adriano arrebentou nesse jogo. E o Flu se complica mais ainda.

    Responda a este comentário

    saulo

    Vai fazer uma enorme falta nas duas próximas rodadas. Não culpo Dunga por desfalcar o Flamengo e os outros clubes envolvidos no campeonato brasileiro. A tabela das eliminatórias foi montada com bastante antecedência e o Clube dos Trêze não adiou previamente as partidas. No calendário europeu, não há rodadas e os clubes podem ceder seus jogadores as seleções sem nenhum problema.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Concordo integralmente com esse comentário.

    Responda a este comentário

  3. João Deiró
    6/10/09 - 9:18

    Rafael, você não acha que faltou ambição ao Andrade? Que poderíamos ter ido pra cima depois do segundo gol e aplicado uma goleada histórica? Não entendi a troca do Pet pelo Toró, já que tínhamos Fierro e Juan no banco. Seria muito mais negócio colocar qualquer deles, especialmente o Juan, adiantando o Everton. Nem se diga que o problema foi o campo pesado, pois o Juan jogou contra o Inter, em campo bem mais pesado. Fora que o Toró voltou de fratura na perna, dois meses parado. Podemos precisar destes gols no final…

    Responda a este comentário

    Rafael

    Lá no Maraca era o que eu queria. Fazer mais uns 2 ou 3 gols era bem possível. Mas acho que o Andrade foi bem.
    O principal ele acertou. Tirar o Denis Marques.

    A chuva que caiu no domingo aqui ficou muito longe do temporal que foi no Beira-Rio, o campo não é desculpa. O Juan ainda deve estar sem ritmo. O Pet estava mal no jogo e sua substituição era questão de tempo. Colocar quem? O Fierro… bem… o Fierro está numa fase ruim (se um dia já teve uma fase boa). Acredito que se o jogo estivesse ainda em 0x0 entraria o chileno, mas com 2×0 colocou o Toró pra fechar mais o meio.

    Na hora fiquei irritado: “Porra!!! Toró???”. Mas torcida é torcida. Andrade agiu como técnico e garantiu o resultado.

    Nesse jogo o Flamengo estava sem um atacante de ofício no banco.
    As opções para o próximo jogo são Maxi e Bruno Mezenga. O argentino já perdeu todos os créditos (pelo menos comigo) e acho que o moleque de São Gonçalo formado nas divisões de base do Flamengo deveria ter uma chance.

    Responda a este comentário

  4. Rafael
    6/10/09 - 17:02

    Imagens do passado pra quem tem memória fraca

    1996 – Flamengo x Vasco final do Carioca antes dos atuais setores do Maracanã. A torcida do Fla ocupa muito mais da metade. Nesse jogo o cordão da PM andou bastante.

    1996

    2001 – Flamengo x Vasco final do Carioca já com o setor misto. Arquibancada praticamente dividida meio a meio.

    2001

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Essas fotos não dizem nada, não dá pra saber o ângulo em que foram tiradas, na do Vasco então, aparece no canto esquerdo uma placa da Skol que inviabiliza que ela tenha sido tirada no meio do campo.

    Responda a este comentário

    Rafael

    HAUHHhuHUHUAHuhUUHAUhUHUHAUhuhuAHUHuhUA… me diz que eu não estou lendo isso….

    Pra quem não enxerga bem

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Leu sim. Além do mais, o que impede essa foto do Flamengo ter sido tirada em outro jogo?

    De qualquer jeito, foda-se. TODOS os jogos decisivos a partir de 2000 comprovam o que eu falo. Todos.

    Responda a este comentário

    Victor

    E o Placar eletrônico?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    VASCO 1 x 3 FLAMENGO
    2º Jogo da Final do Campeonato Carioca 2001

    Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
    Data: 27/05/2004
    Árbitro: Léo Feldman (RJ)
    Público: Público: 60.038 pagantes.

    Fotografia engana.

    Responda a este comentário

    Rafael

    HAUHHAUhHUAHuhUHAUhuHAUhhHAuu

    Data: 27/05/2004

    HUAHUHUhuHUauhUHUHAUHuhUHUAhuHUAHu
    HUAHuhuHUAHuhUAHUHAUHUAHHA

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    http://www.flamengo.com.br/flapedia/Flamengo_3x1_Vasco_-_Final_do_Campeonato_Carioca_de_2001

    Flapédia amigo, esqueci do analfabetismo crônico e copiei sem revisar.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Flapédia é tão ruim quanto netvasco.

    Porém, não entendi o que vc quis dizer.
    Na mesma página que vc linkou tem a MESMA foto que eu coloquei ali, mas com o Flamengo ao invés do Vasco.

    http://www.flamengo.com.br/flapedia/Imagem:Poster-2001.jpg

    Só que essa corta mais ainda a torcida.

    Ou seja, é esse jogo mesmo e já com o setor branco o público ficou bem dividido.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Bem, como disse, não quero mais discutir isso. Não vou mudar de opinião. Nesse jogo específico o Vasco podia até perder e teve minoria, é só mais um dado a favor do que digo.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Como se eu (ou alguém) tivesse algum interesse em mudar sua opinião.
    Apenas mostro que o que vc esta dizendo não tem nada a ver. Essa “culpa” do Maracanã é apenas mais uma daquelas onde os títulos do Flamengo são todos roubados ou foram ganhos na sorte. 100% Papo de torcedor.

    ****

    “Nesse jogo específico o Vasco podia até perder e teve minoria, é só mais um dado a favor do que digo.”
    Não entendi nada.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Você apenas mostra exatamente o que eu digo, até porque não tem como mostrar o contrário.

    O Flamengo não tem nada com isso, e ninguém está dizendo que estes títulos foram roubados, ou ganhos na sorte.

    Se os presidentes dos outros clubes acham normal, jogarem fora dos seus estádios, e/ou sem a presença das suas torcidas, problema deles.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Se o que vc diz é que a torcida do Flamengo é a maior, realmente não tem como mostrar o contrário disso.

    Mas como vc fala que a atual divisão do Maracanã demonstra isso, eu tenho como mostrar que vc está errado sim.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Pra mim, o que importa é que haja mando de campo efetivo, ou 50% do espaço pra minha torcida se meu time tiver 50% do mando de campo.

    Quanto ao fato de que nos clássicos no Maracanã, apenas a torcida do Flamengo vai e que isso influencia sim nas decisões, não há discussão. São fatos.

    Ou você acha que a massa rubro-negra é uma boa merda de torcida que não influi nos jogos do time?

    Ou você acha que a torcida dos outros times se resume a dez mil torcedores?

    Responda a este comentário

    Rafael

    Chororô.
    Mercado.
    Influi.
    Não.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Se influi não é chororô.

    Se não acha que as torcidas adversárias são pequenas, não afeta o mercado.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Afeta o mercado. Se não afetasse essa discussão não existiria.

    Não acho que as outras torcidas se resumem a 10 mil. Mas comparadas à do Flamengo elas são pequenas sim.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Que diferença faz, pro mercado, um Maracanã lotado de flamenguistas e um Maracanã lotado de flamengistas e de tricolores, ou um Maracanã lotado de tricolores?

    Mas como disse antes, foda-se o mercado, é uma questão de direito, uma questão esportiva.

    É uma vergonha, e uma burrice, Vasco, Botafogo e Fluminense abrirem mão de suas torcidas.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Putz… deixa pra lá a questão mercadológica. Vc não entendeu.

    “foda-se o mercado”
    Serginho como dirigente quebraria o Real Madrid em poucos dias.

    Cara, vergonha é ver vc escrevendo uma besteira dessas.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Que diferença faz, pro mercado, um Maracanã lotado de flamenguistas e um Maracanã lotado de flamengistas e de tricolores, ou um Maracanã lotado de tricolores?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Em Minas é do jeito que eu falo, e os clubes estão falidos não é?

    Responda a este comentário

    Rafael

    Vc não entendeu e eu não vou explicar.

    Responda a este comentário

    Victor

    Não creio que influa nos clássicos.
    Se influi, já está sedimentado em 100 anos. (pelo menos no caso dos FlaxFlu).
    Acho que no longo prazo e extra-campo, o peso da torcida influi mais.
    O Flamengo tem mais arrecadação pelo tamanho da torcida (bilheteria, produtos, mídia, etcetera) e com isso consegue investir mais no futebol montando times melhores especialmente nos períodos de baixa.

    Responda a este comentário

    Rafael

    O peso da torcida influi. Influi mas não é determinante. Vc tem razão, em clássicos influi menos ainda. E mais, se influi positivamente, também pode influir negativamente.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Bom, pra mim torcida influi sim nos resultados dos jogos, em alguns mais em outros menos.

    Não tenho dúvidas que seria melhor pro Fluminense, que 50% do estádio estivesse cheio com sua torcida.

    Poderia até não mudar o resultado final, mas com certeza motivaria mais seus jogadores e assim aumentariam suas possibilidades.

    Victor, nenhum jogador de futebol jogou 100 anos de clássicos pra sedimentar alguma coisa.

    E além do mais, um jogo só é um clássico se há duas torcidas importantes atrás dos seus times. No Fla-Flu só há uma. P

    Posso te garantir que será a morte do Fluminense se ele abrir mão de sua torcida nesses jogos. Em breve, será também contra o Vasco que a torcida tricolor não irá, e assim por diante até ser um América.

    Responda a este comentário

  5. Rafael
    6/10/09 - 18:41

    Bom… qdo a pessoa se faz de cego a discussão fica impossibilitada.

    Mas como achei mais uma vou colocar.
    Essa aqui foi na final em 1986. Nessa reconheço que não mostra muita coisa, mas novamente percebe-se que o cordão de PM andou para ajustar as torcidas.

    1986

    O jogo foi Fla 2 x 0 Vasco, gol do Bebeto e de um outro que não lembro. Vice de novo.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Realmente…não mostra nada.

    Responda a este comentário

  6. Serginho Valente
    6/10/09 - 19:01

    Eu não discuto mais isso, a quantidade ridícula de botafoguenses, vascaínos e tricolores em jogos no Maracanã contra o Flamengo estão aí pra quem quiser ver.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Vou ao estádio desde 1987.
    Conheço gente que vai há mais de 50 anos.
    Sempre foi assim em termos de torcida, nada mudou muito.

    O que mudou foi a decadência do futebol carioca como um todo, “encolhimento” do Maracanã, aumento da violencia…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    É sempre foi assim, 70 mil flamenguistas e 10 mil botafoguenses…francamente…

    Responda a este comentário

  7. Victor
    6/10/09 - 19:58

    http://cruzeiro.org/blog/torcida-unica/

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Eu não tenho dúvidas que o Flamengo ter todos os mandos de campo é prejudicial ao futebol carioca.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Hehe… a culpa da decadência do futebol carioca é do tamanho da torcida do Flamengo… Maravilha.

    Um abraço pro Sancho Eurico Braga Miranda!

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Ninguém falou isso.

    Responda a este comentário

  8. Serginho Valente
    6/10/09 - 20:27

    Só a título de curiosidade.

    http://oglobo.globo.com/blogs/bolademeia/post.asp?t=o-tamanho-das-torcidas-do-rio-nos-ultimos-55-anos&cod_Post=158948&a=603

    Responda a este comentário

    Rafael

    Nem a título de curiosidade serviu.
    Todo mundo sabe disso desde que o mundo é mundo.

    Responda a este comentário

    Victor

    Que a torcida do Flamengo dobrou em 50 anos?
    Que a do América era de fato tão representativa a ponto de chegar a ser maior que a do Botafogo até 50 e pouco?
    Eu não fazia ideia.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Isso mostra que o Eurico também não influênciou no tamanho da torcida do Vasco.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Qual dirigente um dia já influenciou em tamanho de torcida?

    Responda a este comentário

    saulo

    Uma tendência pode acontecer: as torcidas do Fluminense e do Botafogo vão estagnar. São clubes dos quais não conquistam títulos nos últimos anos e se torna desestimulante para as crianças. Os pais podem fazer de tudo. A questão é aturar as gozações dos seus colegas na escola. Não tive essa experiência: neste ponto,pude assistir na infância aquela geração vencedora do Flamengo na Era Zico. E os Botafoguenses eram raríssimos, devido aquele incômodo jejum de 21 anos.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Não. Fui mais objetivo, portanto mais simplista.
    Me referi ao Flamengo sempre ter tido a maior torcida. Nenhuma novidade.

    Responda a este comentário

  9. Rafael
    7/10/09 - 15:09

    Quanto ao papo de gritar gol na arquibancada do Maracanã ser crime, eu não vou nem discutir.
    Depois que queda do alambrado provocada por super lotação seguida de invasão de campo virou um fenômeno da natureza… eu deixo passar…

    Cada torcedor com sua interpretação.

    Ainda bem que minha vizinha nunca mandou me prender…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Ninguém nunca falou nem uma coisa, nem outra.

    Responda a este comentário

  10. Victor
    7/10/09 - 17:09

    Em tempo:
    Antes que alguém se perca nos comentários, eu não sou contra os times fazerem valer seu mando de campo ou coisa e tal.
    Na verdade, estou pouco me fudendo. Se o Fluminense ou Botafogo tiverem que acabar, que acabem. América, Bangu, Portuguesa acabaram e ninguém morreu por isso. Eu, Zé Fogão e Gaburah quando tivermos a idade de Serginho seremos vistos com certo espanto: “O avô de fulano torce de verdade para o Fluminense” mas paciência. Os mais novos estarão habituados a bi-polarização ou torcendo para Manchesteres e coisas que valham.

    O que entendo é que se for para fazer valer, que seja feito de alguma forma decente e eficaz. Nem que seja terceirizando a distribuição e comercialização com as Organizadas.

    Da forma como é feito, não cabe muita choradeira de que a torcida do Botafogo não vai à final e coisa e tal.
    Comprar ingresso não é moleza. Nem para flamenguistas.

    ****
    Outro aspecto, seria ao fim da porra da Copa, arrancar todas aquelas cadeirinhas escrotas da arquibancada (já tem cadeira suficiente lá embaixo para quem quer), abrir saída pelo anel superior e deixar a merda do estádio com capacidade para mais de 100.000 pessoas.

    Isso sim é um absurdo. Única cidade do País com 4 clubes grandes não ter um estádio para mais de 130.000 pessoas porque é mudernu ter estádio para 45.000 pessoas em cidades com um time só.
    Aliás, acho que é difícil encontrar no Mundo cidade com tantos times grandes de futebol quanto no Rio. Estou matutando aqui e não acho.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Pra mim São Paulo é igual.

    Até porque tem mais torcedores do Santos em São Paulo do que em Santos. Lógico que a cidade de Santos tem 600.000 habitantes, mas os jogos decisivos são mandados em São Paulo.

    Acaba que, pela proximidade, os 4 grandes do estado de SP estão na capital.

    E negar isso é cegueira.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    “Da forma como é feito, não cabe muita choradeira.”

    Evidentemente que pra ter mando de campo, tem que mudar a forma como é feita. E, evidentemente, São Paulo e Minas mostram que não precisa-se terceirizar com as organizadas.

    E, evidentemente, se ninguém reclamar, se não houver choradeira, nada vai mudar.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Comprar ingresso não é fácil pra ninguém. Os tricolores suaram para assistirem à Libertadores, os vascaínos pra Summer Cup 2000, os flamenguistas para qq jogo um pouco mais cheio e até o Botafogo deve ter algum exemplo desses.
    O interessante é que nos borderôs dos jogos a maior fatia da renda vai para “confecção e venda de ingressos”, maior que a Federação do Rio, Suderj, Impostos…

    Além dessa particularidade da cidade com 4 times grandes, o Rio ainda tem outra, o Maracanã. Porém, acho que se o clube quer valer seu mando, beleza. Mas que fique claro que ao colocar no mercado os tais 20% para o “vizitante” (soa esquisito isso para os clubes grandes no RJ) podem não se confirmar. E a PM (mais especificamente o GEPE) deve estar bem preparada para evitar tragédias maiores.

    De qq forma não é racional o Flu ter um mando num Fla-Flu e deixar o jogo com 30 mil quando poderia ter 80 mil pagantes.

    Responda a este comentário

    Victor

    Por outro lado Rafael,
    utilizando-se de uma “reserva de mercado”, o tricolor com a possibilidade de ter maior facilidade para conseguir o ingresso, iria em maior número certamente ao Maracanã (eu e minha irmã iriamos se não tivesse de disputar ingressos).

    Isto é correto? É errado?

    Nem um nem outro. É como é, e se mudar será assim.
    Apesar de cada um poder ter sua predileção em como deveria ser, todas as formas são possíveis e tem seu ponto de fundamentação.

    Mesmo com o time na lanterna, poderia sim ser criada a cultura da facilidade e tranquilidade para que o tricolor compre o ingresso.

    Repito: Isto não é certo, nem errado. São pontos de vista.

    ****
    Eu gosto de ir a um clássico com torcida do outro lado. Gosto bem mais que jogos de uma torcida só. Acho que todo o possível para se manter esse ambiente seria o ideal.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Num Fla-Flu na final de um Carioca com mando tricolor só iriam 30 mil? Típica prepotência e arrogância flamenguista.

    Vasco x Flamengo em São Januário tiveram tragédias horríveis. No Morumbi o São Paulo tem sérias dificuldades em 10% pra uma torcida infinitamente maior que a sua.

    Em Minas, a torcida do Cruzeiro sempre compra todos os ingressos da torcida do Atlético, pra ocupar o Mineirão.

    Essas “ameaças” de tragédias não tem a menor conexão com a realidade. Parecem com o argumento de que Flamengo e Botafogo não podem jogar no Engenhão. Coisa aliás, que deve acontecer por agora.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Não me referi à uma final. Típica conclusão precipitada serginiana.

    O resto do comentário são de frases sem sentido.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Vizitante com Z soa esquisito em qualquer lugar.

    Foi de doer, hein?

    Responda a este comentário

    Rafael

    Bom… pode acontecer com qq um. Herrar é Umano.

    Mas da próxima vez além das aspas eu coloco em negrito.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Imaginei que você teria errado de forma proposital.

    Só não achei a origem.

    Responda a este comentário

  11. Serginho Valente
    8/10/09 - 8:27

    Assumo meu erro. O Vitória é tão ruim quanto o Flamengo.

    A pelada de futebol Master de ontem mostrou perfeitamente porque os times não vão a lugar nenhum no Brasileirão. Dois times de merda.

    E o Vitória foi justamente castigado pelo cai-cai do 2º tempo. Além de ruim, foi covarde.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Vc ainda vai se surpreender mais com alguns outros times “capazes de brigar pela Libertadores”.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Quem disse que o Vitória é capaz de brigar pela Libertadores? Eu não fui.

    Responda a este comentário

    Rafael

    É verdade. Vc disse isso do Atlético-MG. Foi mal.

    Mas eu digo que o Vitória não vai a lugar nenhum desde que o time estava em 3º lugar.

    Pra mim Palmeiras, São Paulo e Inter não saem mais do G4. A última vaga será disputada por 4 times. Goiás, Atlético-MG, Flamengo e Grêmio.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Eu quase concordo com você. O Flamengo com o time que tem não vai disputar nada. Mas o resto está certo.

    Responda a este comentário

    saulo

    E disputar uma vaga para a Libertadores não é nada???? O último título mundial do São Paulo foi conquistado porque foi terceiro lugar no campeonato brasileiro do ano anterior.

    Responda a este comentário

    Victor

    Agora sem Tite talvez dê para acreditar no Inter.
    Go Mário Sérgio

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário