Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Deutschland über alles

April 18th, 2012 por | Categorias: Fórmula-1 2012.

O novo sócio do clube dos vencedores

Pois é, o GP da China de 2012 representou um marco histórico no processo de germanização da F1. A pista de Xangai viu mais um piloto alemão alcançar o panteão dos vencedores da Fórmula 1. Nico Rosberg largou na posição de honra – também pela primeira vez – e levou seu Mercedes sem qualquer sobressalto para a bandeirada. Para ele, a espera durou 111 grandes prêmios. Para o time Mercedes, a espera foi mais longa, muito maior do que os 41 GPs desde que a marca assumiu o lugar da Brawn GP: a última vitória de uma flecha prateada havia sido em 1955 com Juan Manuel Fangio, em Monza.

Ninguém duvida de que a Mercedes GP é uma das equipes mais sérias da F1, e que conta com o apoio – e o aporte financeiro, claro – da montadora. O projeto visava ao sucesso em longo prazo, mas o projeto de uma inovadora traquitana de dar inveja ao Professor Pardal, um sistema de dutos de ar acionados pela asa móvel (se por acaso alguém entendeu do que se trata, souber desenhar e me explicar, serei eternamente grato…) colocou o W03 entre os melhores carros do ano, e mesmo antes do previsto pelo planejamento da equipe, os alemães estão no páreo. Para vitórias e para o título.

Pela infelicidade de um mecânico, que cometeu um erro no primeiro pitstop de Michael Schumacher, o heptacampeão ficou de fora da disputa pela vitória, mas mesmo assim a festa germânica foi completada por Jenson Button e Lewis Hamilton, segundo e terceiro. Em outras palavras, os três primeiros postos foram ocupados por três motores da estrela de três pontas, algo que aconteceu justamente em Xangai em 2010, coincidentemente, com o mesmo pódio na ordem inversa. Definitivamente, o plat du jour foi um yakisoba de chucrute, servido com fartura.

No geral, a corrida foi movimentada, com disputas intensas do segundo lugar para trás. Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen sofreram quedas dramáticas de desempenho no final e perderam a chance de ir ao pódio. Os carros da Sauber também não apresentaram um ritmo de corrida do mesmo nível que o de classificação. Na contramão veio a Williams. Apesar de posições discretas no grid, Bruno Senna e Pastor Maldonado fizeram ótima prova e chegaram e sétimo e oitavo. Frank Williams respira aliviado. Seus carros se destacam no pelotão intermediário e seus pilotos estão convencendo. Vida nova com os propulsores Renault… nada como contar com algo melhor do que os motores gripados da Cosworth.

A Ferrari voltou à sua realidade. Fernando Alonso foi apenas nono e Felipe Massa desperdiça gasolina.

Então ficou assim. Três corridas, três vencedores, três equipes. Hamilton, terceiro nas três provas, é o líder do campeonato. Equilíbrio pouco é bobagem.

Sainhas são permitidas no Bahrein??

No próximo fim de semana a F1 deve desembarcar e correr no Bahrein, apesar do caos político e da reprovação de qualquer pessoa sã que leia noticiários e esteja consciente da situação enfrentada pela população. Mas todos sabem que os interesses são tudo o que interessa. A Fórmula 1 tem um histórico de ignorar solenemente tanto violações de direitos humanos quanto o clamor da comunidade internacional, contrário à realização de eventos do tipo em países perpetradores das violações. No passado já foi muito chegada às sangrentas ditaduras do Brasil e da Argentina, além de dar de ombros paara o regime de apartheid na África do Sul. Mais do que nunca, a F1 de hoje assume a vocação de ser um parque de diversões para seus dirigentes, patrocinadores e contratantes milionários. A F1 não se importa com peões; quer sabe apenas de reis e rainhas, e no máximo, dos bispos.

A empáfiBernie Ecclestone assaltado e espancado na calma e tranquila cidade de Londresa chegou ao ponto que Martin Whitmarsh, fantoche do Ron Dennis no comando da McLaren, colocou no mesmo saco, em um episódio de diarreia verbal clássica, a guerra civil barenita e a violência urbana de São Paulo. Nada a declarar.

Portanto, amigos, até podemos assistir à corrida do próximo domingo. Desde que estejamos plenamente conscientes de que há pessoas sendo duramente reprimidas pelo seu desejo de melhorar a vida em seu próprio país. Os figurões passarão por cima de tudo com seus helicópteros enquanto manifestantes desarmados estarão sob gás lacrimogêneo, porretes e balas de revólver. Dá nojo. A vontade maior mesmo é de sair no domingo pela manhã para uma boa corrida na praia.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

145 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

145 Comentários para “Deutschland über alles”

  1. Victor
    18/04/12 - 12:04

    Eu gosto dessa postura da F1.
    Sempre foi elitista e nunca teve vergonha de esconder isso, incluindo o jeitão Playboy que seus protagonistas moradores de Mônaco sempre deram ao padock.

    Legal ler nas delcarações linkadas que a preocupação dos chefes é com suas próprias seguranças nos locais onde eles irão fazer seu trabalho porque é onde pagam.

    Acho bem honesto a categoria não ficar demonstrando preocupações com causas humanitárias quando não tem e não é para ter mesmo. Ao menos fica inquestionável que não há hipocrisia por lá.

    Eu não ver a corrida deverá seguir o mesmo motivo de sempre: não estar acordado.
    Caso esteja, verei atento apenas à corrida.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa.

    A hipocrisia está exatamente em caminhar pelo mundo como se não fizesse parte dele. A Fórmula 1 deveria se envergonhar de visitar um país só porque seu dono tem dinheiro para pagar, em detrimento da situação em que sua população vive.

    Temos que aturar corridas chatíssimas em Dubai em um circuito totalmente insosso porque lá é o parque de diversões da Ferrari e o hotel é colorido. Até aí ainda vai. Mas saber que as pessoas estão na rua sendo brutalmente reprimidas é motivo para se pensar se o esporte é importante mesmo.

    Enquanto isso, países ‘novos pobres’ como Bélgica e França ficam de fora do mundial apesar de terem pistas em muito melhores e tradição no automobilismo.

    Responda a este comentário

    Victor

    Robinson,
    Creio que se a F1 levantasse bandeiras humanitárias ela deveria sim se envergonhar de visitar um País só porque seu dono tem dinheiro para pagar, em detrimento da situação em que sua população vive.

    Porém, ela não tem bandeiras humanitárias. Sempre deixou claro que não é esse tipo de defesa de princípios que seus fãs devem esperar dela e, portanto, não há hipocrisia.

    Acho que a demonizada FIFA tem mais dessas coisas, desse discurso de inclusão, então entendo que a “cobrança” pudesse ser maior.

    O U2 tem essa postura humanitária, a FIA não. Quem acompanha F1 pode até não achar legal, pode até não compactuar, mas acredito não caber achar hipócrita. A FIA deve saber o que ocorre, somente não se preocupa, não coloca em seu escopo desde que não seja ameaçada ou forçada a tal.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Bandeira humanitária é a cruz vermelha e os médicos sem fronteira.

    O U2 faz ativismo político.

    O que a F1 faz é se alienar do mundo no qual, ao contrário do que ela pensa, ela mesma está inserida. Caberia um pouco mais de consciência dos fatos.

    Acho hipócrita, e ainda digo que se não fossem tão desconectados da realidade, deveriam fazê-lo em nome dos negócios. Até a Jeniffer Lopez (ou Mariah Carey, ou a Madonna, sei lá…) doou para caridade o cachê recebido em shows para Muamar Kadafi. Quando o público descobriu que ela fez o show, e quando efetivamente a situação o levou a concluir que o Kadafi era mesmo um facínora.

    Nem que fosse só para ficar melhor na foto.

    Responda a este comentário

    Victor

    Nem que fosse só para ficar melhor na foto.

    Então aí a F1 seria hipócrita.

    Responda a este comentário

    Robinson

    É. Só que à essa hipocrisia, feita por um motivo certo, dá-se um nome menos agressivo: “politicamente correto”. Você não queria fazer aquilo, mas sabe que é melhor fazer.

    Responda a este comentário

  2. Alexandre
    18/04/12 - 12:07

    Vcs gostam dessa postura é? Deveriam pesquisar F1 e Africa do Sul, durante o apartheid.

    Responda a este comentário

    Victor

    Alexandre, duas pessoas escreveram acima sobre a postura com opiniões completamente divergente. Você escreve no plural.
    Para quem você está escrevendo?

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Escrevo ao editor e ao escritor. Leia meu comentário abaixo.

    Responda a este comentário

    Victor

    Aqui não tem um editor e um escitor. Tem um editor/escritor e um comentarista.
    O editor/escritor não gosta dessa postura da F1. Está muito claro no artigo.

    Se você quer discutir que a F1 não tem essa postura, que faça. Mas não faz sentido escrever que o escritor/editor gosta de uma suposta postura quando ele faz um texto dizendo que condena.

    Responda a este comentário

  3. Alexandre
    18/04/12 - 12:09

    Sempre leio o Robinson, embora não sempre comente. Gosto muito das colocações dele. Mas na boa, corrijam isso ai pq é de dar vegonha…
    http://en.wikipedia.org/wiki/South_African_Grand_Prix

    Responda a este comentário

  4. Alexandre
    18/04/12 - 12:25

    Vcs tão falando q a F1 nunca se importou com crises humanitarias.
    Se isso fosse verdade, a F1 não teria abandonado a Africa do Sul (um dos circuitos mais tradicionais da F1) durante seis anos.
    Fato é q abandonaram, pois estar lá seria de fato “dar de ombro” com o apartheid.
    Ao efetuar o GP do Bahrein, a F1 valida as atrocidades q estão sendo cometidas bela monarquia Khalifa.
    Logicamente, o argumento pode ser usado q ela foi sim, conivente com o apartheid durante muitos e muitos anos. Esta linha não cabe hoje, pois a informação chega muito mais rápido ao cidadão do q chegava em 1985.
    Peço q façam a correção no artigo.
    Grato.

    Responda a este comentário

    Victor

    F1 foi obrigada politicamente pelos governos de suas equipes e pilotos. É pelo menos o que aparenta no link que você colocou e um mais específico ainda citado nele:
    http://en.wikipedia.org/wiki/1985_South_African_Grand_Prix

    O artigo não tem nenhum erro para ser corrigido. Tem uma avaliação sobre como as coisas ocorrem, do meu ponto de vista correta, e o posicionamento do editor sobre ele, que tem outra visão do meu, mas também vejo como correto.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Curioso né? A F1 vive clamando por aí q ñ mistura política com esporte. Tá certo. (Se é q essa porra continua sendo um esporte, pois esses pilotos tão mais pra glorificados vendedores de automoveis de luxo.)

    Responda a este comentário

    Victor

    A política se impõe sobre tudo.
    As decisões da F1 são granísticas dentro do que a política permitir.

    O que são os pilotos não vem ao caso nesta discussão.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Caro Alexandre,

    Não sei se não me fiz entender no texto, mas a minha opinião é oposta à do Victor. Não gosto da postura da F1. Em algumas vezes dá para se tolerar. Outros casos, não.

    Sobre F1 e apartheid, posso te afirmar que a discussão sobre o regime sul-africano levou vem desde os anos 50, praticamente. Foi tema nas mais diversas esferas políticas (foi censurada em diversas ocasiões na ONU, por exemplo). Quando o tema dos direitos humanos surgiu com mais força, em meados dos anos 70, o cerco apertou e a África do Sul se tornou um ‘país-pária’, sendo alijado não só da comunidade internacional como também foi banido de inúmeras competições esportivas. A F1 permaneceu correndo em Kyalami por mais de dez anos, quando finalmente resolveram deixar o país porque a permanência ficou insustentável a partir do momento em que as próprias equipes começaram a boicotar a corrida.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Robinson,
    Vc se fez entender perfeitamente bem. Me desculpo se lhe ofendi. Este assunto me preocupa muito, pois acompanho com fervor as revoluções no MENA (Middle East North Africa) desde Sidi Bouzid, Tunísia. Portanto desculpe se minhas palavras lhe ofenderam. (Vc é um dos poucos editores/escritores do site q não baixam o nível gratuitamente. rs)
    Continuando:
    Discordei (e continuo discordando) da questão humanitária (dar os ombros) e do fato que o contexto de 85 é outro. Ao meu ver, dzr q foi por questões humanitárias ou por segurança é trocar miudos pois o Bernie tentou realizar a prova em outra data, Outubro de 2011, e as equipes se rebelaram e no final não teve GP.
    Se é pra trocar em miudos, podemos ver o q as explicações oficiais do Khalifa e do Ecclestone na epoca, e ambos expressavam a questão da revolução por aqueles lados.
    O q permanece é o seguinte: Nada mudou em Bahrain. E os Khalifas (Sunni, grande minoria) usarão o #GP para seus crueis fins políticos; continuar a se afirmar ali e oprimir a grande maioria Shia do país.

    ps. Vcs já viram um mapa do Behrein? Ele fica diretamente em frente ao Irã. Sabe o q mais está por lá? A base da quinta frota naval americana. (fifth naval fleet)

    Responda a este comentário

    Matheus

    (Vc é um dos poucos editores/escritores do site q não baixam o nível gratuitamente. rs)

    Impressionante o quanto você generaliza.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Impressionante o quanto vc é tarado por mim.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Acho que não me fiz entender mesmo…

    “Dar de ombros” significa “não estou nem aí, isso não é comigo”(pelo menos eu achava que era…). Essa foi a postura da F1 em relação ao apartheid até 1985, quando não deu mais para segurar a situação.

    Também acho que a situação não mudou, e por isso acho que deveria haver corrida não por questão humanitária, mas por consciência dos fatos. O mundo não é a F1, diferente do que pensam aqueles que lá estão.

    Eu gosto muito de assuntos da política inernacional e esse é mais um aspecto que levo em consideração em minhas análises, seja sobre o que for. Quanto ao documentário da jazeera, pode estar certo de que vou assistí-lo.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Sim sim. Exato. Dar de ombros para o apartheid ate q a situacao ficou insustentavel.
    O fato é q ao “dar de ombro” ao q está rolando hj, e, num contexto mundial totalmente diferente daquele de 85, a F1 da “carte blanche” pro Rei Hammad fzr o q quiser com o povo de Behrein, e, consequentemente, o mundo continua a ignorar o q acontece por lá.
    Afinal, se houve corrida, tá tudo tranquilo e o pior já passou.
    E isso não é verdade.

    Responda a este comentário

  5. Alexandre
    18/04/12 - 12:41

    Ressalto tb q o GP do Bahrain não aconteceu ano passado justamente por causa da revolução de #14Feb e q ainda está acontecendo, porém luta n somente contra a polícia dos Khalifas, mas como as forças de segurança importada da Arábia Saudita.

    Responda a este comentário

    Victor

    Não ocorreu por falta de segurança ou questões humanitárias?

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Não vou trocar em miúdos.
    Meu protesto procede e permanece.

    Responda a este comentário

    Victor

    Não ocorreu por falta de segurança ou questões humanitárias? [2]

    Ninguém aqui colocou em discussão preocupações da F1 com segurança. Se você mistura motivação de falta de segurança para argumentar sobre conceitos de humanidade não procede porra nenhuma.
    Quanto a permanecer, ok, problema seu. Ninguém precisa estar correto ou coerente para manter um protesto. Deve ser para conscientizar

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Victor
    Eu te recomendo esse doc da AJE:
    http://www.aljazeera.com/programmes/2011/08/201184144547798162.html
    Pois vc precisa muito se CONSCIENTIZAR.
    Um abraço.

    Responda a este comentário

    Victor

    Dispenso.
    Gosto de corrida de carros e só. Ligo a TV quando começa e desligo quando termina.
    O máximo que me permito ir além é um bom bate-papo com os amigos e embates com embustes.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Ah q pena. Ia te recomendar uma palestra do Chomsky.

    Responda a este comentário

    Robinson

    A corrida do ano passado não aconteceu porque a F1 não podia garantir o seu próprio traseiro no Bahrein. Apenas isso, não teve nada de humanitário na decisão.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Não foi a F! q não podia garantir a segurança de seu próprio traseiro. Foi os Khalifas q ñ podiam garantir isso.
    No final, os Khalifas não garantem nem a segurança de sua própria população.
    Assista o doc q postei acima.

    Responda a este comentário

  6. Yuri
    18/04/12 - 14:35

    Por isso a Indycar Series possui um caráter mais MUNDIAL.

    A F-1 tem caráter dinheirista. Chama que eu vou. Não sei quem é você, sua cultura, seu país… mas se tem cacife, chama que eu tô dentro.

    A Indycar Series ocorre no MUNDO. Mundo = Estados Unidos e quem eles deixarem. Isso é mundo. Pelo menos na visão deles. Já a F-1 não conhece bahrein, mas viu que dá grana, então aceita, e depois ainda se vangloria de botar países no mapa.

    O velho multiculturalismo falso europeu do século XIX e XX, Volta ao Mundo em 80 dias e etc. bernie ecclestone me lembra um belga colonialista dos diamantes africanos que vai à China porque é exótico, rsrs

    Responda a este comentário

    Robinson

    Boa, Yuri!!! Interessante ponto de vista.

    Acho que no caso da Indy, a coisa é mais movida pelo sentimento da américa=umbigo do mundo. Antes da cisão entre Cart e IRL, alguns dos pontos de discordância eram o aumento do número de circuitos mistos em detrimento dos ovais e a mundialização efetiva da categoria, que já corria no Canadá, México, Brasil e Japão, pelo menos, e ensaiava a ida para a Europa. Se fosse acreditar em teoria da conspiração, eu diria que foram duendes liderados por Bernie Ecclestone que plantaram a sementinha da discórdia com medo do crescimento da concorrência.

    O cenário da F1 é exatamente este: vamos levar o show da tecnologia e velocidade ao seu país, desde que você me torne significativamente mais rico e com possibilidades de me render mais alguns dividendos. Um neocolonialismo, uma nova cruzada, uma nova marcha para o oeste (só que agora, para o oriente, médio e extremo).

    Responda a este comentário

  7. Matheus
    18/04/12 - 14:47

    (se por acaso alguém entendeu do que se trata, souber desenhar e me explicar, serei eternamente grato…)

    “É como se um avião voasse pra trás, Reginaldo.” (BUENO, Galvão; 2012)

    Responda a este comentário

    Robinson

    Continuei sem entender…

    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

    Responda a este comentário

    Victor

    O Nardoni postou uma explicação no Open-Bar. É provável que lembre onde achou e coloque o link de novo quando der as caras por aqui.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Segue o link com a explicação sobre o sistema de dutos da Mercedes. Não estou opinando por dois motivos: Primeiro que não assisti a corrida (o cansaço falou mais alto) e segundo por que algumas ideias propostas nos comentários estão muito equivocadas (na minha opinião). Ninguém é obrigado a concordar com o que eu disse agora. Mas dá pra ver quando uma discussão sem fim se inicia.

    http://flaviogomes.warmup.com.br/2012/04/buracos-da-discordia/

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Tem um video no globo esporte bem didático. Entendi melhor. Mas isso, não porque o video do Nardoni nao foi suficiente. Ele foi muito mais completo. Mas o meu ingres que é uma bosta mesmo.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Caraca… entendi!!!! entendi!!!!!!

    Nardoni gênio!!!!!! Valeu, maluco!!!!!!

    Responda a este comentário

    Robinson

    Depois de alguns instantes de reflexão:

    Como assim avião que voa para trás???

    Responda a este comentário

    Matheus

    (BUENO, Galvão; 2012).

    Responda a este comentário

    Robinson

    Ah, Galvão, Galvão…

    De onde ele tirou isso??

    Ele realmente pensou que alguém entendeu essa explicação???

    Por quê, meu deus, por quê????

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    One is glad to be of service. hehehehehe…

    Responda a este comentário

  8. Robinson
    18/04/12 - 16:44

    Aí você tocou exatamente no ponto, Alexandre. Correr hoje no Bahrein é o mesmo que ter corrido por tantos ano na África do Sul a despeito da opinião pública e da posição da comunidade internacional.

    Eu não acredito que a F1 tenha interesse, tempo, disposição ou mesmo poder para legitimar formas de governo.

    Concordo que os governos que podem pagar pelo evento se utilizem do esporte como propaganda. Basta lembrar da linha dura da ditadura militar no Brasil. A relação é mais simples, é uma troca. Um se aproveita do outro e os dois saem satisfeitos. Só que sem escrúpulos.

    A legitimação foge um pouco disso.

    Libera o Noam Chomsky aê!!!

    Responda a este comentário

    Alexandre

    E no meio disso tudo está um povo protestanto pacificamente por um governo mais justo e levando porrada por isso. É a maioria ignorada por um Khalifado Saudita e q mantêm a base de operações internacional mais importante do mundo (5a frota naval, em frente ao Irã e na boca do Suez).
    A F1 tá jogando com o povo (ou a vida do povo) para manter o status quo, q em tempos de Wikileaks, Cryptome, CISPA, SOPA, ACTA, Democracy Now, AJE, Russia Today, Primavera Arabe, Blogueiros, Tuiteiros, Failbooks e Anonymous, não agrada ninguém q tem o minimo (ou vontade de ter o minimo) de acesso a informação q não seja da “main stream press”.
    Assista a corrida, mas assista ao doc da AJE antes.

    Responda a este comentário

    Victor

    F1 cojonudaça. Mete-se no barril de pólvora para promover corridas e ganhar sua grana como sempre fez.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    http://www.google.com/search?q=bahrain+torture&oe=utf-8&rls=org.mozilla:en-US:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&hl=es&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=Ay-PT-j9D8j6ggea7vyGDg&biw=1260&bih=634&sei=Bi-PT6rDLIO0gwezkeSBDg

    Responda a este comentário

    Victor

    Tá. E a F1 com isso?

    Responda a este comentário

    Alexandre

    http://twitpic.com/9b710c
    Esse meme, ao contrário do seu, n é um #VictorFAIL

    Responda a este comentário

    Victor

    Cara, eu vou repetir de outro modo para que você me entenda.

    A F1 pode ser demonizada pelo povo. Pode ser até mesmo justamente demonizada pelo povo. Não entro nesse mérito.

    O que eu exponho é que não é nem nunca foi intenção da F1 lutar por nada além de colocar seus carros para correr e sua grana no bolso.

    Robinson, pelo humanista que é, pode ficar decepcionado que a categoria que ele goste não se posicione politicamente, mas não pode tratá-la como hipócrita pois esta jamais se preocupou em vender essa imagem. Para ele seria o melhor dos Mundos se a categoria que ele gosta de ver por esporte fosse também humanista como ele é, mas não é. Conviva-se.

    Nesse aspecto da discussão, você pode colocar imagem dos organizadores da prova estuprando criancinhas que não me sensibilizará no tocante à realização da prova. A Fórmula-1 JAMAIS me vendeu ilusões que iria se opor a qualquer merda como está claro no artigo do Robinson.

    Eu coloquei que gosto dessa postura da Fórmula-1 sobre a clareza de seus propósitos e ponto final. Não passei nem perto do que acho de massacres, guerras, exploração de pessoas ou estupro de crianças. São posicionamentos sobre assuntos diferentes. A Fórmula-1 pode não ser “politicamente correta” para utilizar da expressão que Robinson usou, mas hipócrita é que não é como eu ressaltei.

    Este ponto que você deve entender dos meus comentários sobre esse assunto se você está disposto a discutir o meu posicionamento.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Perfeito. Vc é um sujeito apolítico. Gosta apenas de ver carros correr. Obrigado, mas não estou disposto a discutir com vc.
    Boa noite.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Alexandre, Victor falou que a F1 não está nem aí. Nunca esteve e nunca se propôs a estar.

    Ele não disse que ELE não está nem aí.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Pra mim ele é um troll.

    Responda a este comentário

    Victor

    Pra mim você é um babaca.

    Responda a este comentário

    Victor

    E analfabeto.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Que deselegante…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Pô, mas o neguinho não quer entender a parada.

    Ler até pode saber, como sabe. Escrever também.

    Mas não entender complica as coisas. Agora, quando o cara não quer entender ou não aceita determinado posicionamento de outra pessoa porque é contrário ao seu, de duas uma: ou é analfabeto funcional ou é Petista.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Matheus, o cara tá formando o conceito. Nessa etapa é assim mesmo.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Sobre o Chomsky, vai o doc mais accessível no assunto de news media como um negócio.

    Responda a este comentário

  9. Alexandre
    18/04/12 - 18:52

    Emissoras internacionais se negam a ir ao GP do Bahrein; Globo manda equipe normal

    http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2012/04/18/emissoras-internacionais-se-negam-a-ir-ao-gp-do-bahrein-globo-manda-equipe-normal.htm

    Claro, a Globo, q defendeu a democracia no Egito, mandou equipe normal. #burros

    Responda a este comentário

  10. Alexandre
    18/04/12 - 19:10

    Sigam @angryarabiya, nesta foto (tirada hj):

    https://twitter.com/#!/HussainTweet/status/192676875397627904/photo/1

    e acompanhem em primeira mão o q tá rolando no Bahrein.

    Bom noite a todos.

    Responda a este comentário

    alexandre

    https://twitter.com/#!/angryarabiya/status/193333228214566913

    O pai dela tá fazendo greve de fome 72 dias. Hoje ele parou de tomar liquídos. Os doutores disseram q ele tem menos de 24hrs de vida.

    Responda a este comentário

  11. Andre Bona
    18/04/12 - 19:44

    Bicho, eu acho que há infinitas formas de opressão e o caso do Bahrein não é o único. A F1 cancelar um contrato firmado que obviamente prevê multas milionárias pra ela, é assumir um problema que não é dela.

    Dessa forma, eu concordo que se fosse algo que dissesse somente respeito a uma decisão de ir ou não ir, tudo bem. Cancelava. MAS, não é isso. O que a F1 poderia fazer, de verdade, era nem aceitar esse dinheiro. E proibir, por exemplo, aportes de recursos, via patrocinadores ou equipes, oriundo de países que detenham regimes autoritários, por exemplo. Não baniram os cigarros da F1???

    O fato é: o quê os organismos internacionais estão fazendo com o caso?

    Cobrar da F1 não é justo, na minha opinião, pois como sabemos, opressão existe em todo lugar de várias formas. E a maioria delas, é uma opressão dissimulada, que aliena cabeças e constrói modelos.

    Enfim, não tenho opinião totalmente formada, mas se a F1 quiser tomar alguma atitude, deve vislumbrar o próximo ano. Inserir observações no contrato, de ajustamento de conduta, por exemplo. Mas o evento é privado né… fica meio difícil amarrar tanta coisa…

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Agora, poderiam também, recusar recursos de países que possuem arsenal atômico… e dos que vendem as armas… certo?

    Responda a este comentário

    alexandre

    Sabe o q fez a mídia gringo qdo rolou a história do Colin Powell q o Saddam tinha armas quimicas e de destruição em massa? Ela deitou e rolou nessa história, q nem um porco na lama. A maior rede americana, a NBC, por ex, apoiou a porra toda. Até mesmo contra as equipes de inspeção e a IAEA, q diziam q não havia porra nenhuma no Iraque. Vc sabe quem é dono da NBC? A GE. E a GE não faz apenas geladeiras. Ela é simplesmente a maior manufaturadora de equipamentos para fins belicos no mundo.

    A hipocrisia se estende pelo mundo inteiro. Mas isso n deveria nos impedir de SABER o q esta acontecendo e, munidos de CONHECIMENTO, protestar. Seja via o esporte, seja fisicamente, ou pela web.

    Afinal, se REPSOL pode levar uma porrada e a Argentina, uma porrada maior ainda (e por um questão de PERCEPǘAO dos investidores), pq a F1 e as empresas q a patrocinam tb não podem?

    Eu digo q tem q ir pra cima.

    Na verdade, eu acho o Vitor um sujeito inteligentaço-aço-aço e perfeitamente capaz de entender e se posicionar.

    Mas faltam cojones.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Sim, mas vc concorda então que eliminando o “mau comportamento” geral, deveríamos eliminar o esporte de todos os países?

    Pensemos no lado diferente: o esporte pode ser o agente modificador.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Nunca se esqueça, Alexandre, Victor é um torcedor do Fluminense Football Club…

    Responda a este comentário

    alexandre

    Pra mim, essa porra vai além de futebol. Digo mais, se despejarem moradores do bairro Vasco da Gama pra servir aa cidade-empresa “Rio de Janeiro”, queimo a minha camisa e meu título de sócio (q tem mais de 17 anos.)

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Eu tb acho que vai.

    Responda a este comentário

    Victor

    Bona, para fins práticos essa simplificaçao atende, como, ah… o Victor torce para o Fluminense, a ótica dele do jogo é a de um tricolor.
    Porém, de forma abrangente ela não é válida e leva a equívocos.
    Então vamos lá:

    Victor é torcedor do time de futebol do Fluminense. Nada além disso.
    Em termos práticos, o Victor por exemplo só entra em um programa de sócio-torcedor se ele ver vantagens como consumidor.
    Em termos ideológicos, o Victor não compactua nem com eventuais erros do Fluminense nem compartilha dos louros de eventuais acertos do Fluminense.

    Victor, então, sente-se muito mais ligado ao pessoal da pelada do Marieta, onde é bem quisto e influente e anda feliz da vida por ter conseguido voltar tanto a jogar quanto frequentar, e ao Blá blá Gol onde é influente.

    Tudo o que está além ao campo de jogo à respeito do Fluminense e que não influencie o Blá blá Gol e ao futebol em geral (sim, porque eu gosto mais de futebol que de Fluminense) não me interessa. Nunca me interessou.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Victor, foi uma trollada… uma provocação, apenas isso. Porra, vc anda caindo muito nessas, hein?

    Na ultima pediu pra que eu conceituasse censura… TNC!

    Responda a este comentário

    Victor

    Bona, eu entendo que foi uma piada (nesse caso, no da censura achei que era conversação normal).
    Naturalmente, aproveitei esse para conceituar pontos. Gosto disso.
    Sancho uma vez observou que quem olha pensa que estamos falando sério. Não é que não estejamos, claro, mas nosso ar jocoso está nisso. Fazemos piada sem dar risadas ou pausa dramática (humor não catalogado >>>>> humor catalogado >>>>>>> istendápi)

    No da censura, achei que era conversa, que você tinha brincado com a palavra e tomei por interessante seu ponto de vista. Achei legal que eu não tinha visto como censura, mas a semântica permitiria que seu apontamento fosse conveniente não se atendo a censura como o lugar comum de ato hostil e impiedoso.
    Como você não quis continuar a prosa, deixei quieto. Achei que você manteria a tabelinha. Superestimei seu comentário.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Achei, de verdade, que o diálogo naquele caso, não levaria a lugar algum, pois foi um “ataque” despretensioso. Eu não poderia levar a discussão adiante, uma vez que não havia embasamento para tal. Foi apenas uma zuada.

    Responda a este comentário

    Victor

    Alexandre, você está parecendo meu primo Paulo Affonso, que se decepciona porque eu não quero “defender” as causas que ele acha justa.
    Sua decepção não é porque eu não “entenda e me posicione” uma vez que eu entendi e me posicionei. Você é quem não gostou do meu posicionamento ou não entendeu o que eu escrevi.
    Pouco democrática, sua postura, não?

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Vc só nao precisa tratar o cara como o Saulo deve ser tratado.

    Vai que o saulo fica enciumado…

    Falar nisso, ele deu uma sumida ou é impressão minha?

    Responda a este comentário

    alexandre

    O Saulo tem cojones pq se preocupa em mais do q blablagol. Poucas pessoas falam dos abusos q ocorrem por conta dos mega eventos esportivos q estão por vir.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Porra Alexandre…

    O saulo tem cojones, tem mesmo, pq os argumentos deles são débeis e ele insiste em peitar todo mundo todo errado.

    Ele só se preocupa com o que Juca Kfouri escreve. Se Juca disser que a F1 tem que ir no Bahrein, ele repete. É o louro-josé do Juca Kmerda.

    Responda a este comentário

    saulo

    Qualquer argumento contra as suas ideias é retardamento. Isso tem um nome, André babaca. O fato de ter afinidade as ideias do Juca Kfouri, não quer dizer que vou concordar com tudo. O seu caso com o Eurico parece de marido e mulher recém casados. O cara é assaltado porque levou toda a grana da renda do Vasco em casa, xinga do governador ao vivo na tv, caga pelas pessoas feridas na invasão generalizada em São Januário… e dá seus ataques de pelancas e xiliquinhos de mulher apaixonada.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    falácias…

    eu não tenho nada contra sua pessoa. aliás, lembro-me muito bem já ter saído inclusive em sua defesa quando foi duramente apedrejado.

    apenas acho que se faz de cabeça dura. repete uma “verdade” e se eu colocar documentos, videos e todas as provas, no post seguinte, vc ataca com a mesma coisa, mesmo tendo sido ela completamente desmentida. Essa é minha bronca contigo. mas é ideológica comentariológica. Não é pessoal.

    Responda a este comentário

    saulo

    Não é o que parece, se fosse apenas ideológica não comportaria como se fosse um troll. Não vejo nenhum problema as pessoas divergirem das minhas posições, o Victor mesmo acabou de me citar e mantenho o nível. Posso exemplificar o caso do movimento “Fora Teixeira” e brinquei apelidando de “Tino Marcos”.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Mas vc fala uma coisa. Eu coloco um documento. Vc repete depois a mesma coisa. E fica repetindo em vários posts diferentes a mesma coisa. Mesmo eu já tendo colocado um documento que comprove que vc estava errado.

    Responda a este comentário

    Victor

    Bona,
    eu tratei com a mesma base com que trato Saulo e os demais: reciprocidade.

    Saulo sempre me tratou com respeito e sempre recebeu meu respeito. Meu único porém ao Saulo é mais como administrador quando ele faz SPAM. Tirando isso, não tenho uma vírgula a modificar.

    Até entendo quando outros editores dão uma tolhida nele mas não concordo. Compactuo, mas não concordo.

    Responda a este comentário

    alexandre

    A sua posição é mto clara e a entendí perfeitamente. Mas já q baixamos pro nível de memes e insultos, e, uma vez q nossas visões de mundo (e de atitude perante o mundo) são abismalmente distintas, nossas discussões se limitarão a vias indiretas, ou seja: por tabela e “by proxy”.

    Responda a este comentário

    Victor

    Minha posição é clara. Se você entendeu, não me convenceu que entendeu, mas isso não é problema seu, naturalmente.

    Não baixei o nível para insultos. Você o fez (e não diretamente para mim) e eu respondi (diretamente para você) mantendo doses toleráveis de violência simétrica.

    Não conheço a sua visão de mundo e nem sua atitude perante o mundo. Não sei o que você faz, trabalha, come, consome, beve, crê, estuda, pensa, lê, etcetera. Apenas sei os fragmentos que você me informou e que são os que me interessam porque sua vida fora do fórum não me diz respeito:
    Torce para o Vasco, sabe ler em inglês, tem interesse em assuntos políticos, biologia, consome o blog que um sujeito que você entende ter visão e atitude abismamlmente distinta da sua criou e desenvolveu, odeia o comportamento do Bender, tem rusgas com Serginho, é piegas, tem enorme dificuldades em se despedir e gosta de fechar o debate de forma unilateral quando melhor lhe apetece.
    Desta forma, não posso confirmar se nossas visões de mundo (e de atitude perante o mundo) são abismalmente distinta. Posso intuir que você faz um mero palpite baseado em poucas informações, ou menos que informações, em raiva, uma vez que de mim você sabe pouco também, e o que sabe vem filtrado pelo que eu desejo mostrar neste fórum e eventualmente em outros meios de informação pública, nem sempre prezando pelo claro entendimento de todos pois o público-alvo que busco atingir é o que compreende que minha intenção e estilo são adotados para dar nó na cabeça dos afoitos, literais e preconceituosos (bebo da água de Kfoury).

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Victor, apenas acho que Alexandre esta formando seu conceito. E talvez estivesse na confusão inicial que se faz quando confrontado e apresentado a argumentos antagônicos. Primeiro, se tenta defender o próprio argumento, até que, ao ser “encurralado” pelo próprio discurso, é obrigado a repensá-lo e reconsiderá-lo. Não que isso o levasse ao seu discurso, como se este fosse o correto, o alvo a ser atingido, mas um terceiro ponto, quem sabe, mais aprimorado.

    Por isso, apenas por isso, achei desproporcional, arnaldo.

    Responda a este comentário

    Victor

    Bona,
    Agradeço o esforço do papel de moderador.

    Não é preciso maiores preocupações pois institucionalmente o BBG preserva o direito à porrada honesta entre comentaristas, e dessa forma, não há desproporcionalidade.

    Alexandre está com viés limitado e observação estreita pelas crenças dele ou por algum envolvimento momentâneo em qualquer coisa sempre menor que a própria essência de si próprio. Para sorte dele, caiu em um local tolerante porém não isento de beligerância, e com visão de longo prazo por parte dos moderadores.

    Vacila, leva porrada. Especialmente se não der maiores intervalos entre grandes vacilos. Mas o mesmo espaço segue aberto para o revide.

    Esse é o conceito que me interesse acima de qualquer outro. Se for assimilado, fiz o meu papel. Se não for, foda-se. Fiz meu papel da mesma forma.

    Responda a este comentário

  12. Alexandre N.
    18/04/12 - 23:29

    Acho interessante que ninguém até agora não falou nada sobre a última corrida…

    Responda a este comentário

    alexandre

    Na China, os glorificados vendedores de carro de luxo (pilotos de F1), venderam muitos carros de luxo pra muitos chineses.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Falar a verdade, gostei do termo vendedores de carro de luxo . Mas não achei um downgrade dos caras, e sim um upgrade, falar a verdade. Saíram de pilotos para businessman.

    Responda a este comentário

    alexandre

    Nesse caso: businessmen ou high class hookers.
    Tanto faz.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Eu e o Bona fizemos ao vivo aqui, mas apagou.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Ao vivo mesmo. Só parou quando Pe. Marcelo Rossi começou seu show.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Cara, acho que nunca mais eu ponho um dedinho de polêmica em nada que eu escrever…

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    O pior de tudo é que a tal “polêmica” não tem correlação com o assunto. E o exemplo usado pra justificar a “polêmica” não tem correlação entre o objeto da polêmica e a influência dela com a Organização responsável pelo evento.

    Responda a este comentário

    alexandre

    faz isso não. vc tem mais cojones q mts blogueiros pagos por ai:
    http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/
    e tem q ter cojones pra fzr bom jornalismo

    Responda a este comentário

  13. alexandre
    19/04/12 - 9:32

    Olha só a “segurança” q tá rolando lá em Bahrain. A parada agora parece q virou terrorismo e revolução FULL.
    https://twitter.com/#!/AmootFelBahrain/status/192356591352299520

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Alexandre, então pare com a Nascar, a Champions e o que mais quiser. O que é feito no Bahrain não começa no Bahrain, nem acaba no Bahrain.

    Responda a este comentário

    alexandre

    Qdo vc importa forças de segurança dos primos (e tb monarcas) Saud, com certeza, a o q ocorre no Bahrein não termina no Bahrain.

    Responda a este comentário

  14. alexandre
    19/04/12 - 10:03

    Pra aqueles q ñ me conhecem, ou ñ conhecem a minha “linha editorial”, leiam este comentário aqui:
    http://www.blablagol.com.br/engenhazo-16514#comment-121090

    Responda a este comentário

    alexandre

    urgh. n consegui linkar pro comentário q queria. mas segue: ou vc acredita em direitos humanos para todos, ou não.

    Responda a este comentário

  15. alexandre
    19/04/12 - 10:39

    Carlos Latuff mandando bem mais uma vez:
    http://twitpic.com/9bhxqu

    Responda a este comentário

  16. alexandre
    19/04/12 - 13:10

    Continuarei a não trocar em miúdos. Não vou separar o q acontece no Bahrein (gravíssimos abusos humanitários) e as razões pela qual a F1 saia ou não de lá.

    Seguem algumas fotos, videos e depoimentos de pessoas e HRW.
    17-18 Abril, Bahrein:

    http://pastebin.com/R4nXKkHC

    Responda a este comentário

  17. alexandre
    20/04/12 - 14:07

    O q a mídia não mostra:

    #OpBahrain Video: Today 20th of April on Budaiya main road, Huge Anti-governmental March during #F1 in #Bahrain http://youtu.be/p362Kq3erc4

    Responda a este comentário

  18. Alexandre
    21/04/12 - 3:52

    Carta (escrita à mão) de #Alkhawaja: apelo aos Dinamarqueses: http://www.scribd.com/doc/81440913/Abdulhadi-Al-Khawaja-s-letter-to-the-Danish-Minister-of-Foreign-Affairs-from-prison-8-Feb-2012

    Responda a este comentário

    Alexandre

    cabe mencionar q #Alkhawaja, exilado na Dinamarca, retoronou ao Bahrein, detido em 2004, torturado, espancado e julgado desde fevereiro de 2011, está há 73 dias em greve de fome e doutores dizem q tem menos de 24hrs de vida.

    http://ceasefiremagazine.co.uk/wp-content/uploads/Abdulhadi-Al-Khawaja.jpg

    <3

    Responda a este comentário

  19. Alexandre
    21/04/12 - 3:57

    <3

    Responda a este comentário

  20. Alexandre
    21/04/12 - 5:31

    Robinson,…
    ISSO —-> https://twitter.com/#!/dooley_dooley/status/193528537603506176

    Responda a este comentário

  21. Andre Bona
    21/04/12 - 8:52

    Bem, é uma grande merda corrida e treino em horário normal. PERDI A HORA! Peguei no meio do Q2.

    Se fosse na madrugada, com o Kit, isso NUNCA aconteceria.

    Massa tá fodido!

    Bruno não foi bem no treino. Ele perdeu uma oportunidade de disparar com relação ao Maldonado que nem entrou na pista no Q2. Assim, fez o 15 contra o 17 do venezuelano (sendo que este nem entrou no carro). Mas, se ele se mantiver conservador na corrida, como tentou fazer nas últimas, conseguirá mais um bom resultado. Maldonado perderá 5 posições por troca de câmbio. Ou seja, Bruno tem a faca e o queijo para consolidar sua dianteira.

    Responda a este comentário

    Victor

    Cada ano em que aumenta-se o número de etapas na temporada, Bona aumenta de peso.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Sim, claro. Se aumentar o numero de corridas na madrugada, eu realmente to fodido.

    Responda a este comentário

  22. Andre Bona
    21/04/12 - 9:03

    Porra, essa doeu!

    NAs apostinhas da Globo, 4 votos pra pole de Nico e 3 para Hamilton. Galvão votou no Vettel… e cravou!

    Imagina se ele tirou onda?

    Responda a este comentário

  23. Andre Bona
    22/04/12 - 9:16

    Corrida começa muito boa! Largada movimentada e muitas ultrapassagens. Felipe fez uma bela largada e Bruno também. A Lotus tá voando!

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Sou mais Man Utd Vs Everton. 1a1. Se empatar e o City ganhar… Temos um campeonato!

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    4a4 O.O

    Responda a este comentário

  24. Andre Bona
    22/04/12 - 9:19

    Primeiras paradas! Hoje, não tem pipoca e nada disso. Cafézinho maneiro, pãozinho e requeijão… rs…

    Responda a este comentário

  25. Andre Bona
    22/04/12 - 9:21

    Maldonado fazendo realmente uma bela prova…

    Responda a este comentário

  26. Andre Bona
    22/04/12 - 9:28

    Tão querendo punir Rosberg pela fechada no Hamilton… NEssa hora que a gente pega no contra-pé…

    Senna espremendo Prost no muro. Estoril: http://www.youtube.com/watch?v=lf_AwV66ss0

    Responda a este comentário

  27. Andre Bona
    22/04/12 - 9:33

    Não dá pra ignorar Maldonado.

    Senna largou em 15. Maldonado em 21. Nesse instante, feitas as paradas, Maldonado 11o., Bruno 14o.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Erro: MAldonado 11o., Bruno 16o.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Os caras estão detonando o Maldonado porque ele está defendendo sua posição sem dar oportunidade do Di Resta tentar passar…

    Porra, isso é corrida de carro ou o que? O cara nao fechou em hora nenhuma. Só tá modificando o traçado pra evitar o ataque. Perfeito.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Di Resta em bela manobra, passou 2 numa curva: MAldonado e Perez.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    As Lotus em 2o e 3o. A Lotus mandou muito bem em trocar os pilotos.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Maldonado abandona. Rodou sozinho… Vai gastar dinheiro a Williams amigo…

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Kimi chegando no Vettel. Se Kimi levar a Lotus a vitória, seria incrível.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Kimi a menos de 1 s de Vettel!!! Lá vem a Lotus!!!!

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Vai dar não. Lotus vai colocar os 2 carros no podium: 2o. e 3o.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Estaria Kimi salvando o pneu macio para tentar um ataque final???

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Me avisem por aqui qdo o Bernie for atropelado por um safety car. #F1asco

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Galvão: “Vettel deu uma de Ayrton Senna agora”.

    Eu acho que o contrato de puxa-saco do Galvão é pela eternidade. Alguém deveria contar quantas vezes ele fala o nome do cara em transmissão. PQP!!!

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Yuri babaca! Me deixou sozinho hje, comentando.

    MR. Robinson é popstar. Ele nao comenta. Só vem depois de uns dias, tirar as palavras mágicas da cartola e fazer seus belos textos e depois some.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Vitoria de Vettel. Lotus em 2o. e 3o.

    A do Galvão agora é: “vamos ficar olhando pra ver se o Kimi sorri”.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Seu Bona, és um figuraça!!!

    O post estará no ar ainda hoje…

    Abraço!!!

    Responda a este comentário

  28. Andre Bona
    22/04/12 - 9:56

    Galvao insiste que Ferrari deve mandar Alonso (o cara que esteve lider do campeonato) abrir para Felipe.

    Responda a este comentário

  29. Silencio é um Crime de Guerra
    22/04/12 - 14:29

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Então silencioso, duas dicas:

    1) Apresente-se com um nome e não de forma anônima, pois isso é coisa de covarde

    2) Abandone tudo de importado, americano e de indústrias americanas e européias. Porque todos eles financiam essa merda há tempos e o Bahrein não passa de conversa fiada. Se vc tá indignado, espero que não seja somente de agora. porque se for só de agora, vc é um alienado.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    1) meu avatar nao mudou, o q significara q continuo sendo eu. :)
    2) tô falando do bahrain aqui desde o tem aparecer no open bar (q ja foi apagado) ha mais de dez dias. e como ja disse antes, acompanho a primavera arabe desde Sidi Bouzid. o assunto #MENA me interessam muito. #feb14 não me é extragaláctico.

    <3

    Responda a este comentário

  30. Alexandre
    22/04/12 - 15:08

    Aê, Robinson. Dê uma olhada nesse TL. O cara narrou a corrida volta por volta de uma maneira bastante criativa. Escreveu um Baremense q foi assasinado (e de q maneira; tiro, porrada, etc) por cada volta dada.
    https://twitter.com/#!/Philby1976

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário