Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Decepção no/do Engenhão

September 11th, 2008 por | Categorias: Estrutura, Futebol, Seleção Brasileira.

Em 2003, Renato Maurício Prado publicou em sua coluna os problemas de logística que envolveriam um grande Estádio que seria construído no Engenho de Dentro para os Jogos do Pan. Colocou o título da coluna de “Gorilão”, pois o estádio seria um grande mico. Quando disse que os torcedores das Zona Sul e Oeste teriam dificuldades com o acesso e problemas com a violência, foi taxado de preconceituoso.

Exageros à parte (de ambas as partes) o colunista não estava tão delirante assim. O Engenhão lotou em sua partida de estréia num clássico regional entre Botafogo x Fluminense, e depois…

O 1º jogo da Seleção Brasileira de Futebol principal no Estádio mais moderno do país foi um fiasco de público. Claro que o alto preço dos ingressos interferiram, mas não foram fundamentais. Pode até ser usado como desculpa, assim como jogo sem muito apelo, horário ruim…

Ridículo

Ridículo

São vários, diversos, muitos os relatos que já escutei da falta de acesso ao Estádio. Não há uma melhor forma unânime de se chegar lá. Não há Metrô. Não há estacionamento. As ruas adjacentes são extremamente estreitas e ficam congestionadas. Não há uma Avenida Maracanã de um lado e uma Radial Oeste do outro. Até a insegura Linha Amarela fica relativamente longe do Engenhão. Dizem que trem é a melhor opção. O botafoguense do trabalho diz que estaciona o carro no shopping e anda de 15 a 20 minutos por ruas não muito agradáveis.

Quando colocamos a questão do custo do Estádio, a situação piora de vez. Orçado em R$ 60 milhões e feito por R$ 350 milhões, vem à tona a discussão do Estado como empreendedor. Sobram suspeitas de superfaturamento e certezas de má administração.

O excelente Futebol e Negócios publicou um post falando do Payback (retorno sobre o investimento realizado) do Engenhão que é de 150 anos. Nenhum empresário racional colocaria sua grana em um projeto desses.

Quanto seria reconstruir o Maracanã? Um local central, com toda a logística favorável. Colocar o antigo Maracanã abaixo e fazer um novo, moderno, seguro, para 100 mil pessoas, com estacionamento grande e acesso fácil. Mas esse distante mundo perfeito não deve ser muito bom para os políticos. O negócio é construir mais. E a próxima reforma do Maraca já está marcada para o ano que vem.

****

Ah sim… Futebol ontem? Diego e Juan correram, tentaram, mas o Brasil de Dunga só jogou bem nos contra-ataques. Ronaldinho Gaúcho está muito mal. Robinho não se achou ontem. Vamos ver se com a volta do Kaká as coisas melhoram.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

100 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

100 Comentários para “Decepção no/do Engenhão”

  1. Victor
    11/09/08 - 13:11

    Eu fui em um jogo com o Engenhão lotado.
    Botafogo x Portuguesa pela Copa do Brasil.
    Fui de carona.

    Na questão de estacionamento, não foi diferente do Maracanã.
    Nas proximidades do estádio, andava-se devagar pelas ruas, mas encontramos vaga em estacionamento ao lado do estádio. (R$10,00 para o carro)

    Nesse dia deu merda para entrar, mas por culpa das roletas e desorganização do estádio em si, não da localização.

    O Engenhão não é mal localizado comparado com demais estádios Mundo afora. Não é comum um estádio tão central como o Maracanã.
    Talvez, aí sim, possa-se dizer que pela particularidade do Rio de Janeiro ter um estádio como o Maracanã, localizado em região central, o carioca fique mesmo mal acostumado.

    ****

    Tiveram um purrilhão de ingressos vendidos (ou distribuidos) para empresas.
    Alguém sabe se os ingressos postos à venda para o público sairam bem? Por que pode ter acontecido desses ingressos terem sido comprados quase na totalidade, e o vazio ter ficado por conta desses ingressos com as empresas.
    Não consegui achar essa informação em lugar algum (se bem que também não procurei).

    ****

    Ainda acho melhor esperar para saber se este jogo não foi um “ponto fora da curva”.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    A culpa não é do estádio. É da seleção brasileira.

    Responda a este comentário

    John

    Provavelmente o jogo que vc foi lotado não conseguiu entrar antes da bola rolar. De qq forma, pega a média de público do Botafogo no Engenhão. Eu acho que a culpa não é dos torcedores.

    Maracanã tb não tem estacionamento. Tem um desativado “conjunto desportivo”.

    Dado que o Rio de Janeiro “deu a sorte” do Maracanã ser ali, nada mais justo que o investimento certo deveria ser feito ali. Jogaram fora R$ 350 milhões. Aliás, fora não. Caiu no bolso de alguém.

    Responda a este comentário

  2. Saulo
    11/09/08 - 13:59

    O torcedor não é bobo e vai lotar qualquer evento de qualidade. Não foi o caso da seleção.

    Responda a este comentário

    Bender

    O torcedor vai porque é apaixonado e passa por cima das dificuldades para acompanhar o time do coração.

    Se o Engenhão começar a ficar lotado nos jogos do Botafogo, isso não desfaz o fato dele ser muito ruim em termos de logística.

    Responda a este comentário

  3. Gaburah
    11/09/08 - 14:14

    Ao que parece a opinião de todos aqui é unânime quanto ao post tendencioso.

    O pior cego é aquele que não quer ver. A seleção brasileira é uma merda, o time não tem a mínima empatia do público, os ingressos foram vendidos por preços fora da realidade para um time tão ruim, o Rio de Janeiro não é exatamente conhecido como o estado que mais calorosamente recebe a seleção brasileira (até o Lula já foi vaiado aqui, EM REDE MUNDIAL) e o cara aí insiste na falta de viabilidade do estádio. E ainda coloca uma possível superfaturação para a construção do estádio no meio! Como se isso tivesse tirado torcedor do estádio!

    Francamente, caro “John”, mesmo que o brasileiro tivesse esse nível de consciência política não justificaria. Se o objetivo era pura e simplesmente meter o pau no estádio só porque ele é do Botafogo (ainda que só durante 20 anos), então que você fosse mais direto. Seria mais sensato e honesto.

    Responda a este comentário

    John

    Vc deve ter lido alguma outra coisa.

    “post tendencioso” – em quê?

    “A seleção brasileira é uma merda” – essa foi a pior de todas as desculpas. A opinião no domingo passado não era essa. A seleção veio de uma recente atuação, dada como A MELHOR da era Dunda técnico, ganhando do temido Chile na temida Santiago de 3×0.

    “o time não tem a mínima empatia do público” – só pela TV conseguir escutar e ver a galera gritando Juan e apoiando Júlio César (é obvio, mas é empatia). No último jogo no Maracanã, Robinho saiu ovacionado e Kaké melhor do mundo.

    “insiste na falta de viabilidade do estádio” – o Estádio é inviável logisticamente e foi muito inviável financeiramente. Além de não ter lido o post, vc tb não leu os links feitos.

    A superfaturação não tira o torcedor do estádio. Tira o meu dinheiro do meu bolso.

    “Se o objetivo era pura e simplesmente…”

    Francamente, caro Gaburah, vc leu o post? Não falo em Botafogo nele. Aliás, nem pensar em Botafogo eu pensei. Acho até que o Botafogo se deu bem nessa. Conseguiu a preço de banana um estádio que jamais pensaria em alugar por obra de nossos estapafúrdios governantes. Agora tem que saber explorar bem para conseguir pagar pelo menos a manutenção do estádio. Na minha opinião foi bom para o Clube, mas ruim para os torcedores.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    A opinião no domingo passado não era essa.

    A minha SEMPRE foi essa.
    “Temido” Chile em quê? Um time ruim daqueles…
    A torcida gritar o nome de DOIS jogadores não me faz mudar de opinião. O time não tem a mínima empatia do público [2].

    Responda a este comentário

    Bender

    Os comentários que eu lembro é que nas últimas 4 partidas lá em Santiago, o Brasil não ganhou nenhuma, ou que há 7 anos que o Brasil não ganhava fora de casa, amigo. O Chile (La Roja) ia ensinar o Brasil à bailar.

    Vc, tendencioso Gaburah, pelo menos leu o post sem sua mente tendenciosa?

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Li, mas não consegui deixar de notar (novamente) uma forte carga de recalque rubro-negro embutida no texto e no argumento.
    Pra que time torces mesmo? Cosmos?

    Responda a este comentário

    Bender

    Recalque? Não existe nenhuma carga, quanto mais “uma forte”. Vc tá vendo coisa demais. Raramente penso em Botafogo, passou longe, errou feio dessa vez.

    Na verdade, fiquei feliz na época que o Botafogo “arrendou” o estádio. Apesar das vantagens de ter um estádio, não queria o Flamengo lá.

    Vc não está conseguindo ser racional hoje. Está meio destrambelhado em seus comentários. Deve ter acontecido alguma coisa. Depois melhora. Tenta ler o post amanhã. Quem sabe?

    Meu time? Liverpool.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Realmente achei comentário do tipo

    O Engenhão lotou em sua partida de estréia num clássico regional entre Botafogo x Fluminense, e depois…

    totalmente gratuito e tendencioso.

    Responda a este comentário

    John

    HAhahaha… nada a ver. Isso é apenas um FATO. Ou a partida ficou vazia?

    Acredita cara, o Botafogo não é tão importante assim.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    …o Botafogo não é tão importante assim

    Pelas manifestações colocadas aqui, eu não diria isso.

    O que mais me espanta é o (repito: tendencioso) critério de julgamento: “O Engenhão lotou em sua partida de estréia num clássico regional entre Botafogo x Fluminense, e depois…” E vem dizer que não é tendencioso. Alguma outra equipe utiliza o Engenhão? Algum outro evento aconteceu por lá depois do Pan? Me diz alguma partida deste campeonato que tenha realmente lotado! O seu parâmetro é sim furado.

    Responda a este comentário

    John

    Cara, qual a média de público do Botafogo no estádio???

    Lembra que o time está no G4 brigando pelo título, beleza?

    Botafogo x Fluminense lotou o Engenhão. É fato.

    Victor disse que Botafogo x Portuguesa tb lotou. Eu acredito. 2 jogos. Muito pouco.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Algum do framengo lotou?
    Algum de alguém lotou??
    A máscara caiu de vez. Obrigado.

    Responda a este comentário

    John

    Que máscara, criatura de Deus?

    Falou merda. O post não tem NADA de Botafogo. É só assumir.

    Pega as médias. Compara as médias do Flamengo, Sport, Inter, Vitória ou Grêmio por exemplo e comparada com a do Botafogo.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    A máscara caiu de vez. Obrigado. [2]

    Responda a este comentário

    John

    Cada maluco pensa o quê quiser.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Concordo completamente.

    Responda a este comentário

    John

    HUAhuAHUhauhau…

    Burrão!

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Perdeu a linha.

    Responda a este comentário

    John

    Bom, eu nunca disse: “FODA-SE A TORCIDA DO BOTAFOGO”, e não vou dizer isso.

    Ficar discutindo com maluco que ainda confirma que é, é dose.

    Chega.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Isso não foi em outra discussão?
    Tsc, tsc…

    Ficar discutindo com maluco que ainda confirma que é, é dose.
    Chega. [2]

    Responda a este comentário

    John

    Então pq foi em outra discussão, se apagou, sumiu…

    Eu não digo isso, pois envolve muita gente. É um desrespeito muito grande.

    Eu só vi vc confirmando, não eu.

    Responda a este comentário

  4. Rafael
    11/09/08 - 15:10

    Eu concordo com o post.

    Responda a este comentário

  5. Rodrigo Uchôa
    11/09/08 - 16:10

    Eu fui ao jogo. Não tem metrô? Tem sim. Fui tranquilamente de metrô que oferece integração com os trens, por R$ 3,60. Voltei 1 hora da manhã, pelo mesmo esquema. Da estação de trem sai uma passarela para a bilheteria do estádio ( http://maps.google.com/maps?f=d&saddr=&daddr=-22.894965,-43.293337&hl=en&geocode=&mra=dme&mrcr=0&mrsp=1&sz=18&sll=-22.895346,-43.293546&sspn=0.002678,0.003433&ie=UTF8&t=h&z=18 ).

    Lá no estádio, tudo tranquilo, policiamento adequado e fila para entrar só pra quem pagou meia entrada (pois tinham que mostrar a carteirinha). Eu entrei logo quando cheguei. Resumo: o problema de “logística” não se encerra na subjetividade da própria palavra.

    Quanto a qualidade do jogo em si… realmente não merece comentários.

    Responda a este comentário

    Bender

    Pois é… não tem Metrô. E, definitivamente, a melhor opção é de trem.
    A Barca tinha integração com a linha de ônibus 53, mas não posso dizer que eu ia de barca para Icaraí.

    Estádio vazio, geralmente, é tranquilo. O problema é que cheio tb deveria ser, mas não é.

    Cara, nem sei, mas acho que “logística” vem de lógica, então não rola muita subjetividade. No final das contas tem a logística acertada e a errada.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Um camarada aqui do trabalho que mora em Copa também falou que o esquema trem/metrô foi tranquilo.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Deve ser a melhor opção mesmo.

    Responda a este comentário

  6. Rafael
    11/09/08 - 16:48

    O carioca gosta de seleção.

    O último jogo tinha sido em 2000 contra a própria Bolívia. Maraca lotado mesmo com chuva. Fui eu, Serginho, “eu sou o Léo”, Senhor e André. Haviam várias nas arquibancadas. O jogo estava complicado até Romário fazer o primeiro gol de pênalti. No final foi 5×0 com outro show do baixinho, que fez 3.

    Depois de 7 anos, Brasil volta ao Rio e faz 5×0 no Equador, com show de Robinho, e Kaké e 85 mil no Maraca.

    Responda a este comentário

  7. Serginho Valente
    11/09/08 - 17:21

    Pouca gente conhece o Engenhão, isso influi muito também na decisão de ir ao Estádio 22h da noite. Mas o estádio é moderno e confortável, cabe à prefeitura melhorar a infra-estrutura ao redor dele. Não vejo nenhum impedimento em se realizar qualquer evento no Engenhão.

    O fato é que o Maracanã também é uma bosta, principalmente em jogo lotado, de logística muito ruim. É mais conhecido, melhor localizado, mas uma grande e bela porcaria.

    Responda a este comentário

    Rafael

    PQP!!! Então quer dizer que depois da Prefeitura gastar zilhões sem necessidade num estádio, vc ainda quer que ela gaste mais dinheiro do contribuinte para melhorá-lo? Mesmo depois de doá-lo ao Botafogo?

    Pouca gente conhecer o Engenhão é mais motivo para ele encher. Eu, por exemplo, não conheço e tenho muita vontade de ir.

    Vc não sabe o quê é logística. O Maracanã está antigo e não se adequou às necessidades de hoje. É o estádio mais bem situado do RJ, talvez do Brasil, talvez do Mundo.

    Responda a este comentário

    Victor

    Ele estar em uma Zona Central não quer dizer que é bem situado…

    Aliás, por questões logísticas, não é tão interessantes que estes aparelhos urbanos geradores de tráficos tráfego fiquem em áreas densamente povoadas.

    Não é por outro motivo que os estádios costumam ser construídos em locais mais “afastados”.

    Uma boa analogia pode ser feita com aeroportos.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Política ou Geograficamente o Maracanã não está no centro da cidade.

    Uma “zona central” refere-se exclusivamente à uma boa localização com fácil acesso, ou seja, bem situado para o seu propósito.

    Há Metrô, há Trens, uma penca de linhas ônibus e largas avenidas. É relativamente perto das Zona Sul, Zona Norte, Subúrbio, Niterói e Baixada.

    Sim, óbvio que não é interessante. Imagina um estádio em Copacabana. Completamente inviável.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    A prefeitura deve melhorar o entorno do Estádio, isso é função dela.
    Ninguém vai “aprender” a ir num estádio 22h da noite numa quarta-feira, no Engenho de Dentro.
    O Maraca é bem situado, mas é uma merda pra entrar, uma merda pra sair, e uma merda pra ver o jogo em boa parte do estádio.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Melhorar o entorno do Estádio? Como? Desapropriar aqueles que lá estão para alargar as ruas ou fazer estacionamento? Construir estação de Metrô e depois doá-la para alguém explorar?

    Eu conheço 2 caras que foram pela primeira vez ao estádio ontem. Levando em consideração que boa parte do estádio gritava “Juan” acredito que muita gente tenha ido pela primeira vez ontem.

    Dentre os problemas do Maracanã, o que mais me incomoda é a confusão na entrada e saída. Às vezes, demora-se mais de 30 minutos pra sair. Pra ver o jogo, eu acho qualquer setor da arquibancada muito bom.

    Responda a este comentário

    Dudu

    A Prefeitura não deve fazer isso, pq já prometeu que ia fazer. O projeto inicial, que consistia em 68 milhões, constava o alargamento das ruas, cinemas, shopping e os caralhos. Custou 400 merréis, oco. Sem mais nada.

    Mas é foda, cobrar agora é mole. O Eliomar, do Psol, tentou, em vão, abrir uma CPI pra essa porra, mas cagaram na cabeça dele. Aliás, a maioria da galera caiu nessa de “o legado do Pan” e estamos aí. A maioria das obras foi mal feita.

    César Maia sempre falou sobre estacionar no shopping, essas coisas. O mais óbvio é o caminho NorteShopping – Engenhão ser, pelo menos, bem iluminado. Ter bastante linhas de integração entre o Nova América e o estádio, e por aí vai.

    E deve-se parar com essa história de que, estádio bom, tem que ter milhões de estacionamento. A questão não é essa. É cômodo para os políticos falar em estacionamento e transferir sua culpa pro consumidor/cliente ou o que quer que seja. O transporte público precisa ser melhorado. Esse sim deveria ser o legado do Pan.

    Responda a este comentário

    John

    Essa sim pode ser apontada como uma tônica do post (e não o Botafogo, Gaburah). Valeu pela contribuição Dudu!

    Não só as obras do PAN, mas muito mais coisa merecia uma CPI. César Maia fez muito mal ao Rio. Daqui a 1 mês a população tem a chance pelo menos de tentar mudar isso ou não.

    Lá em 2000 e pouco, quando foi decidido o Rio como sede do PAN eu escutei falar em Metrô até a Barra, o tal alargamento de ruas, urbanização de várias áreas, os “Corredores”… Porra nenhuma. Dizem até que a Vila Panamericana está afundando, no sentido literal mesmo.

    Responda a este comentário

    Victor

    O problema de recalque da Vila Panamericana é conhecido desde antes de sua implantação. Entregaram aquela porra sabendo que iria afundar.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    A arquibancada do Maracanã é uma bosta também. Nas primeiras fileiras (de baixo pra cima) é uma merda ver jogo por causa da grade. Nas últimas é longe pra caralho.

    Isso sem falar que nos setores amarelo e verde tem sempre uma organizada nos melhores lugares, brigando, balançando bandeiras de 2m de altura, abrindo bandeirões, queimando sinalizadores, jogando pó-de-arroz e o escambau. Tudo pra impedir que alguém assista ao jogo decentemente.

    Sem falar na imundice que são os bancos. Queria ver a mãe de quem cuida do Maracanã sentar naquelas porcarias.

    Responda a este comentário

    John

    Não pode-se culpar o Maracanã pela quantidade de organizadas que existem.

    Dos problemas do Maracanã, a arquibancada é um dos menores.

    Responda a este comentário

  8. Dudu
    12/09/08 - 10:43

    E outra, sobre o payback. Eu tô lendo o artigo, e é válido pra título de informação, mas ele trata como se o Botafogo tivesse gasto esse dinheiro, quando gasta, apenas, 36 mil por mês.

    Responda a este comentário

    John

    Dudu, o artigo dos caras mostra que se fosse um projeto realizado por investidores atraídos pelos lucros que poderiam ter, e se fosse feito da forma que foi, o retorno daquele investimento seria alcançado apenas em 150 anos.

    Responda a este comentário

  9. Serginho Valente
    12/09/08 - 13:09

    O fato da prefeitura não ter feito o que prometeu fazer, não a exime de fazer o que é obrigação sua. O entorno do Engenhão é responsabilidade dela. Assim como melhorar o transporte público, como foi dito.

    Até um cego via que a Rebeca se dopava, e até um cego vê que o PAN (assim como todas as obras públicas do país) foi uma sangria desatada.

    Agora a solução não é parar de fazer as obras e sim fiscalizá-las. E correr atrás do prejuízos causados por quem quer que seja. Só que ninguém faz isso.

    Responda a este comentário

  10. Dudu
    12/09/08 - 13:45

    Serginho, tem a cadeira branca toda pra quem quer ver o jogo sentadinho. A cultura do carioca é ter suas organizadas e coisa e tal. Não tem jeito. E ainda tem grande parte das amarelas. E é foda, aqueles banquinhos são daquele jeito justamente pra se pisar em cima. Essa foi a justificativa quando os colocaram; me lembro até hoje. Poderia ser feito um pouco melhor nas brancas.

    John, o foda é que aqui no Rio tá pra ganhar o Eduardo Paes, que tem tudo pra ser a mesma coisa que o César Maia. A diferença é que eles brigam entre si, mas é pura disputa de poder.

    Cara, o Velódromo tá largadão. A melhor pista do Brasil, que tá no Engenhão, tá parada. E por aí vai. O Maria Lenk só sedia shows… rs… aí é foda!

    Eu fico com raiva de quem cobra dos atletas melhor postura nas Olimpíadas, simplesmente porque todos cagam neles.

    Responda a este comentário

    John

    Concordo com os seus comentários, mas não é o “santo” Crivella que está na frente nas pesquisas?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Dudu, “cultura” do carioca é ter suas organizadas é o caralho. Torcida organizada é coisa de bandido. E seu pago a porra do meu ingresso, eu deveria ter o direito de assistir o jogo sem um imbecil que não pagou ingresso brigando e fumando maconha do meu lado, isso em qualquer setor, de qualquer estádio.

    E mais, quem quer ver o jogo sentadinho é a puta que te pariu.

    Responda a este comentário

    Victor

    Serginho tá velhinho.
    Os joelhos dele não aguentam mais 90 minutos em pé.
    Se quiser pegar emprestada a cadeira do meu pai, ainda entra de graça, mas na azul lá embaixo.

    *****

    Tem organizada na amarela também. É um saco.
    E por causs dessa corja eu não posso mais beber cerveja no Maracanã. Consequentemente, eu não tenho nem mais porque ir ao estádio.
    Não faz sentido.

    *****

    A volta do pó-de-arroz foi conseguida na justiça. Seria possível entrar na Justiça para buscar meu direito de beber minha cerveja em paz no Maracanã? (em tempo, ser possível, eu sei que é, gostaria saber se tem como fazer sem eu me ferrar ou sem ter de morrer em grana?)

    Responda a este comentário

    Dudu

    Mas aí entra outro assunto, que é distribuição de ingresso. Sou a favor das organizadas, mas sem essa parada de dar ingressos. No máximo, facilidades pra quem vai mais aos jogos, tipo vender 1 dia antes pra quem apresentar ingressos anteriores e coisa e tal. Ganhar ingresso é furada. Agora, nada contra balançar bandeiras e fazer festa.

    Responda a este comentário

  11. Dudu
    12/09/08 - 16:20

    Não… na ordem, Eduardo, Crivella e Jandira.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    A Solange passou a Jandira. A briga fica entre esses 3, sendo que o Eduardo é barbada.

    Responda a este comentário

    Dudu

    Pqp!
    Eu que tava pensando em mudar de Chico pra Jandira…
    Merda!

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Pois é, cara. A última pesquisa que mostrou a Jandira em terceiro foi feita na Zona Sul. A outra maior e feita em mais bairros (incluindo classes mais desfavorecidas) colocou a Solange em terceiro.

    Responda a este comentário

    Pablo Martinez

    Eu te disse Zarga..
    Na hora do vamos ver, a zona sul toda e os não-evangélicos vão se unir contra o Crivella.
    A vitória do Paes, se não fizer uma besteira, é certa.

    E em Niteroi acho que ainda teremos segundo turno. Mas ai vai dar Jorge.. PQP!!!

    Responda a este comentário

  12. paulo affonso
    13/09/08 - 9:27

    Mais uma dos recalcados.
    Além de não conhecer o Rio de Janeiro e criticar um confortável e tranquilo bairro, desmerecem uma obra que não tem igual na América Latina.
    Agora querem dizer que não tem condições de jogo lá.
    É a lógica dos que só vêm um palmo adiante do nariz.
    (*) Zargaminho, Ivan, Rodrigo e Barriga, excluo sempre vcs dessa definição de “recalcados”. Mas incluo o recalcado mor RMP (ama anta dessa só devia ser citada para esculacho).

    Responda a este comentário

  13. paulo affonso
    13/09/08 - 9:32

    Quanto ao arrendamento ao Botafogo, só cabe dizer que o edital foi publicado, as propostas foram feitas e só o Bota se interessou.
    Agora essas bestas vem dizendo que o Bota ganhou, doação, ou sei lá o que.
    Se o negócio era bom, porque os outros não se interessaram? E agora vem criticar?
    Se não fosse o Botafogo todo o conjunto estaria as moscas, como está o centro de atletismo.
    Porque o Flamengo ou o Fluminense não arrendam esta parte do equipamento para treinar suas equipes de atletismo?
    Eu realmente fico muito cansado de tentar ser ponderado e sensato debatendo com quem não quer o bem do esporte, mas única e exclusivamente de seus times.

    Responda a este comentário

    Pablo Martinez

    Concordo Paulo.
    Sempre achei o arrendamento do Engenhão um ótimo negócio. O custo era apenas de custear a estrutura de um estado novo e moderno. Com uma boa política de Marketing, poderia-se ganhar muito dinheiro.
    O botafogo peitou, e esquecendo das críticas gerais foi fundo no projeto.
    Agora o chô-rô-rô é do flu e do rubro-negro.

    Responda a este comentário

  14. Gaburah
    13/09/08 - 10:44

    Quanto ao arrendamento ao Botafogo, só cabe dizer que o edital foi publicado, as propostas foram feitas e só o Bota se interessou.
    Agora essas bestas vem dizendo que o Bota ganhou, doação, ou sei lá o que.

    BRILHANTE, Paulo Affonso, BRILHANTE.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Só o Botafogo se interessou debaixou de críticas de todos os lados, diga-se de passagem.

    Responda a este comentário

  15. Victor
    13/09/08 - 13:45

    Ajudado ou não, a impressão que fica é que o Botafogo saiu de casa, foi ganhar o Mundo. Não sei se isso vai acontecer, mas a impressão que o Botafogo me passa é que ele pretende andar com as próprias pernas.

    Não duvido nada que Flamengo e Fluminense deixem acontecer para tentar ficar com o Maracanã a preço de banana, na aba da CBF.

    Responda a este comentário

  16. Anna Flávia
    13/09/08 - 18:46

    Tudo isso contribuiu para o estádio não ter chegado nem perto de lotar, mas pra mim o fator principal foi a Seleção. Quem ficou em casa não perdeu nada e sabia disso, portanto não quis se arriscar.

    Beijo

    Responda a este comentário

  17. paulo affonso
    13/09/08 - 22:17

    Pode-se dizer tudo do Cesar Maia, mas burro ele não é.
    Construiu tudo o que vimos no PAN, e ninguém diz que a Prefeitura está quebrada.
    É o único município (considerem os estados tb) do Brasil que paga a aposentados sem desconto de previdência.
    Tem planos de previdencia e saúde para o funcionalismo que é elogiado por todos os candidatos nesta eleição.
    Paga em dia aos seus funcionários.
    Lê tudo que neguinho manda pra ele e pede providências pessoalmente.
    Eu trabalho lá dentro do Piranhão e vivo isso.
    E mais, se ele deu o Engenhão pro Botafogo, se ele cobrou preço de banana e se ele ainda banca aquilo lá, isso é problema do tribunal de contas, dos vereadores e dos moradores do Rio. O resto é um baita dum recalque de quem não tem absolutamente nada pra falar.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Concordo com tudo que você falou, Paulo. O Engenhão é um puta estádio e nem por isso a Prefeitura está quebrada. Ao contrário, em 2008 está com uma arrecadação ainda maior. Quanto aos servidores, todos sempre foram muito bem tratados nestes 16 anos de mandato. O Eduardo Paes, por exemplo, mostra na sua propaganda que “terminou as obras do Pan” e que foi “o melhor subprefeito do Brasil”. As obras que ele se refere são do Maracanã e Maracanãzinho. Os equipamentos que começaram do nada (Engenhão, Parque Aquático, Velódromo e Arena), foram feitos pelo Cesar. Mas enfim, não quero defender ninguém não. Ele erra assim como outros políticos erram. Mas em muitos casos, como o do arrendamento do Engenhão e Linha Amarela (construção hoje imprescindível para a Cidade), têm ou tiveram muitas injustiças feitas.

    Responda a este comentário

  18. Bender
    15/09/08 - 10:22

    O foco do post é única e exclusivamente o mal negócio que fizeram no Engenho de Dentro custando 10 vezes mais que o orçado. Aproveitei o mico de público do jogo da seleção para fazê-lo.

    Nenhum empresário investiria num projeto de payback de 150 anos. Em finanças existem coisas como VPL (Valor presente líquido), TIR (taxa interna de retorno), VRF (Valor referencial de financiamento), Fluxo de Caixa, Fluxo de Caixa esperado e mais alguns. Tudo é possível ser calculado.

    ACREDITEM, não pensei em Botafogo em momento nenhum. O Botafogo NÃO é tão importante assim (até foi um dia, na época do Garrincha, Nilton Santos), mas quem lê o post e acha isso mesmo é apenas ignorante ou uma BESTA (retribuindo os elogios).

    Eu realmente fico muito cansado de tentar ser ponderado e sensato debatendo com quem não quer o bem do esporte, mas única e exclusivamente de seus times. [2]

    Vou repetir, ao meu ver, o Botafogo fez um ótimo negócio. Realmente deu um passo a frente. Mas o bom negócio foi exclusivamente para o Botafogo. “O bem do esporte” passou longe com uma obra superfaturada e doada à um clube.

    “O bem do esporte” seria esses R$ 350 milhões investidos em diversas escolas em comunidades carentes pagando os professores um salário digno, o quê a Prefeitura não faz.

    Responda a este comentário

  19. Rodrigo Uchôa
    15/09/08 - 17:23

    Rumo ao comentário numero 100

    Responda a este comentário

    Bender

    São 100 comentários no Blablagol sem 1 centavo de dinheiro público.

    Responda a este comentário

  20. paulo affonso
    16/09/08 - 0:09

    Meus comentarios seguem o post principal e todos os outros comentários que o sucederam. Neles é clara a citação ao hipotetico beneficio ao alvinegro.
    Porque nenhum rubronegro comenta com tanta enfase as benesses que o Flamengo tem da mídia, do TJD, da CBF…
    Essa praga chamada torcedor flanático dá nos nervos.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    franático.
    E cuidado que, uma vez contrariados, eles xingam.

    Responda a este comentário

    John

    Fanáticos ao extremo não conseguem ler o post de uma forma racional.

    Aprovam um absurdo que foi feito pelo bem do próprio time.

    Eu realmente fico muito cansado de tentar ser ponderado e sensato debatendo com quem não quer o bem do esporte, mas única e exclusivamente de seus times. [3]

    ****

    AINDA NÃO VI NO POST A TAL “CLARA CITAÇÃO ou ATAQUE GRATUITO AO BOTAFOGO”.

    Qual seria a benesse do Flamengo pela CBF? Ter um título brasileiro roubado no Tribunal?

    Acho muito bom ser contrariado, mas até para isso, é preciso ser feito com inteligência ou fundamentado.

    “FODA-SE A TORCIDA DO FLAMENGO” – quem que xinga mesmo?

    ****

    Ainda bem que eu conheço outros botafoguenses.

    Responda a este comentário

  21. Rodrigo Uchôa
    16/09/08 - 11:31

    72

    Responda a este comentário

    Gaburah

    No que depender de mim essa discussão já está encerrada.
    Já provei o meu ponto.
    Até a próxima.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Já não provou seu ponto.

    Só mostrou que seu fanatismo supera a coerência. Normal.

    Responda a este comentário

    Rafael

    A besteira que vc falou (e sustenta) é do tipo dessa aqui.

    http://www.blablagol.com.br/bacalhau-com-cerveja/#comment-24130

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Queria saber o que você tem com isso.
    A discussão é com o autor do post.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Corrigindo: ERA com o autor do post.

    Responda a este comentário

    Rafael

    HUAhuaHUhaUHAUhAU…

    Mas eu só expressei minha opinião acerca do tema, sem desviar dele.

    Responda a este comentário

  22. paulo affonso
    17/09/08 - 0:34

    Qual seria a benesse?
    Vc lê noticiários?
    Qual o interesse da CBF em tirar o jogo contra o Fla do Engenhão?
    Toda semana tem um fato novo. Ser Flamenguista franático é como ser Americano. Fora das fronteiras só tem inimigo.
    Quem disse que estes franáticos tem que se fondue? Eu concordo.

    Responda a este comentário

  23. John
    17/09/08 - 10:39

    Cara, acho que alguma outra pessoa está usando o seu login. Não é possível. Deve ser o Anderson Paiva.

    Sim, se vc não percebeu ainda, eu leio noticiários. E neles estão claros os motivos da não realização de Botafogo x Flamengo no Estádio Municipal: a segurança. Se é desculpa ou não, isso é outra história.

    Como vc não sabe (está na matéria) eu vou repetir: o Chefe do Estado Maior do Rio de Janeiro aconselha a CBF a mudar o local do jogo e enviou um ofício à CBF e aos clubes dizendo isso. Se o tal Suarez tem complô com Márcio Clodovil Braga (ou talvez até com o Bebeto), ou se somente é preguiçoso, eu não sei. Mas a sua falta de informação, Paulo, e cegueira total nesse caso são claras. Seu fanatismo superou todo o bom senso.

    O Flamengo não tem fronteiras.

    Não me espanta vc concordar com xingamentos gratuitos, dada sua irracionalidade momentânea.

    Responda a este comentário

  24. Rodrigo Uchôa
    17/09/08 - 14:13

    Amigos, não desistam de brigar! Estamos já no 81.

    Responda a este comentário

    John

    Brigar?

    Uchôa, eu não brigo nem com Esteban.

    E acho que já tivemos posts com mais de 100 comentários por aqui.

    Responda a este comentário

  25. paulo affonso
    17/09/08 - 21:44

    É muito confortável mesmo ser flamenguista fanático e assistir de cadeira o absurdo que é tirarem o direito do Botafogo de jogar em seu próprio estádio.
    Estádio este que é mais moderno que o antiquado Maracanã. Mas que por comodidade e mediocridade deverá ser mesmo o palco de mais esta armação.
    Se o Flamengo está por detrás disso ou não eu ignoro, mas se o Presidente Marcio Braga e qualquer torcedor rubronegro que apresentasse um mínimo de sensatez se manifestassem contrapondo esta arbitrariedade tenho certeza que isso não ocorreria.
    Realmente é esperar muito de quem não tem a mínima capacidade mental de interagir em sociedade.

    Responda a este comentário

    Bender

    Bom… o post era sobre o mal negócio que foi o Engenhão (apenas opinião minha dado seu monstruoso custo), aproveitando o fiasco do jogo da seleção com o pífio público (isso não é opinião, é fato).

    Fui taxado de tendencioso e até agora ninguém me mostrou onde.

    Alguns acham que estou errado, pois o Estádio beneficiou “a sociedade e foi para o bem do esporte”. Discordei, pois acho que beneficiou apenas o Botafogo em detrimento de se investir na base.

    Desvirtuaram a discussão para o jogo Bota x Fla. Minha opinião (se alguém ainda não percebeu) é de que o caso se revolva com bom senso. Nada tem a ver com isso o Flamengo (pelo menos não deveria), muito menos seus torcedores.

    “não tem a mínima capacidade mental de interagir em sociedade” – continua Anderson Paiva com o login do Paulo. Recuso-me à acreditar que o Dr. Paulo Affonso escreva coisas tão sem sentido.

    Responda a este comentário

  26. Zargarotinho
    17/09/08 - 22:32

    Eu acho que se o Santos joga todos os seus clássicos em um estádio do tamanho das Laranjeiras, e não dá problema, não usar o Engenhão em clássicos é uma ofensa.

    Isso só reflete a incompetência da nossa polícia. É muito mais cômodo pra eles que o jogo seja no Maracanã. Lembro que estive presente na reunião que juntou o pessoal do COB, da Prefeitura e da PM para o jogo Bota x Flu. Eles fizeram um planejamento para que cada torcida chegasse por um lado. Na hora deu tudo errado e as torcidas se encontraram em várias ruas. Por sorte (e civilidade) dos torcedores, deu certo.

    Esse argumento “segurança” é pura desculpa para a deficiência da nossa polícia.

    P.S. – Concordo com o John que o Flamengo não tem nada a ver com isso. A sua torcida é capaz de lotar qualquer estádio. É a polícia que não se garante e não quer (consegue?) trabalhar.

    Responda a este comentário

    Victor

    Zarga,

    A questão aqui podem ser as entrelinhas.

    Imprensa, nota oficial… tudo isso pode ser verdadeiro, mas não necessariamente a verdade.

    Sabe-se lá o porquê não pode ter o clássico no Engenhão (embora eu ache que vá acontecer lá).

    Eu tenho dúvidas quanto ao fato do Flamengo (diretoria), no mínimo, no mínimo, esteja se omitindo convenientemente na questão. Isso para ficar só na questão que a diretoria rubro-negra não tenha culpa “direta”.

    Só que para mim, isso tem cheiro de lobby.

    A questão da segurança? É o gancho para o lobby.

    Como você disse, o Santos joga contra o Corinthians na Vila.
    O Botafogo jogou contra Fluminense e Vasco no Engenhão. O mesmo estádio, mesmo estado, mesma capacidade, mesma infraestrutura e mesma PM despreparada.

    A PM não evita confusão, porradaria ou o que quer que seja no Maracanã.

    Essa questão de Segurança, para mim, é boi de piranha.

    ****

    Em tempo, na minha opinião será lamentável para o futebol do RJ se o Botafogo não puder mandar o jogo no Engenhão, e mandar de fato: destinando ingressos de visitantes aos adversários.
    Isso não acontecendo, fica parecendo o Estadual desse ano com os pequenos tendo de jogar no Maracanã todos os jogos contra os grandes, ou àquela final de 2005 de Fluminense x Volta Redonda com dois jogos na casa do Fluminense (fiquei bêbado nos dois), enquanto o Inter foi decidir o campeonato gaúcho com o XV de Qualquer Coisa em um estádio acanhado do interior em um perrengue dos infernos.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Claro, o fato de não ser o principal autor da decisão é muito conveniente. É só cruzar as pernas e esperar o martelo bater.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Faltou falar: não duvido nada que nos bastidores essa “forcinha” seja grande por parte da diretoria do Fla. Mas quem vai dar a cara a tapa, var ser quem “tomou a decisão” de transferir o jogo.

    Responda a este comentário

    Rodrigo Uchôa

    Sou engenheiro, gosto de soluções práticas haha

    Para acabar com o tapetão do maraca e fazer o engenhão ser o principal estádio do Rio é fácil: é só demolir o maracanã, como o Ricardo Teixeira já propôs uma vez! http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Impressao/0,,AL739651-4274,00.html

    Amigos flamenguistas fanáticos: Pra deflagrar a questão da segurança como bode expiatório é facil! Só fazer um atentado terrorista no dia do jogo! Daí é só falar “Tá vendo???” depois!

    A propósito: To visando testar o metrô/trem de novo no Botafogo x mengão. Vamos ver se vai ter (o jogo e a condução).

    Responda a este comentário

    John

    Não entendi a pesquisa.

    A maioria não quer a demolição do Maracanã, mas a maioria “acha que o melhor lugar para construir um outro estádio mais moderno seria o terreno ocupado hoje pelo próprio estádio”.

    Será que a pergunta foi feita corretamente?

    ****

    Ir no jogo?

    Em 1º lugar: ingressos? Como, quanto, aonde?

    Em 2º lugar:

    Ônibus/Barcas/Metrô/Trem
    entrar no estádio aos 40 minutos do primeiro tempo
    joguinho ruinzinho
    Trem/Metrô/Barcas/Ônibus

    Sei lá, me parece programão de índio.

    Responda a este comentário

    John

    Questão de Segurança Pública, Polícia Militar, CBF, Governo do Estado… vc quer que a Diretoria do Flamengo faça o quê?

    Não sei se ela se pronunciou em relação ao assunto. Mas se eu sou presidente do Flamengo ficaria quieto e apenas perguntaria: “Onde vamos jogar?”

    Responda a este comentário

    John

    Pois é, como eu suspeito, acho que a preguiça é um dos fatores.

    No Maracanã, a PM (mal ou bem) já tem seu esquema. Cada torcida chega de um lado. Um jogo no Engenhão demanda pelo menos um pouco de pensamento para arrumar um esquema no qual as torcidas organizadas (praga maior) não se encontrem nas adjacências do estádio.

    Responda a este comentário

  27. Paulo Pimentel
    18/09/08 - 15:32

    Claro que ele deve ficar quieto né John? Querer justiça não pode ser mérito de um flanático.

    Responda a este comentário

  28. John
    18/09/08 - 15:50

    Cada um com seus problemas. O Flamengo já tem vários.

    Responda a este comentário

  29. John
    18/09/08 - 16:25

    Gaburah e Paulo. Um post que fala sobre o Botafogo está aqui.

    Se não me engano é sobre o ano passado. Excetuando-se a primeira linha o texto é bem coerente.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Muito coerente.
    Tá cheio de engraçadinho aqui.
    Começo a entender as influências do nosso amigo John.

    Responda a este comentário

    Bender

    Ele fala apenas o quê já comentamos aqui ano passado.

    Responda a este comentário

  30. Paulo Pimentel
    18/09/08 - 17:16

    VTNC John FDP.

    Responda a este comentário

    Bender

    Triste. Lamentável. Deprimente.

    Digno de Montenegro.

    Responda a este comentário

  31. A Copa não começou
    1/06/10 - 20:37

    […] com aquele que seria o substituto que traria talento para o time na eventual falta do camisa 10. Eis como Bender resumiu aquela nada talentosa partida: Ah sim… Futebol ontem? Diego e Juan correram, tentaram, mas o Brasil de Dunga só jogou bem nos […]

Deixe seu comentário