Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Corinthians e seu tamanho

May 20th, 2007 por | Categorias: Futebol.

No artigo Média? onde comento sobre a declaração de Paulo Cesar Carpeggiani, técnico na época recém-chegado ao Timão, sobre o Corinthians ser muito maior que o Flamengo houve uma resposta de um anônimo corinthiano afirmando que a grandeza de um clube não deve ser contabilizada apenas com títulos (e muito menos com os apenas os reconhecidos pela FIFA).

Concordo inteiramente.

Creio e afirmo que o Corinthians é maior pela sua relação com a torcida na época dos 22 anos de jejum, maior pelo singular movimento da Democracia Corinthiana que culminaram com o bi-campeonato paulista de 1982/1983, maior pelo espisódio da invasão corinthiana em 1976 contra o Fluminense pela semi-final do Brasileirão que pelos títulos Brasileiros das nebulosas parcerias em 1998, 1999 e 2005.

O anônimo corinthians considera que eu rebaixo o Corinthians pelas conquistas de 1998 e 1999 (bom saber que o corinthiano lembra da nebulosidade de 2005 com a MSI). Eu não rebaixo o Corinthians. Rebaixo essas conquistas. 1998 foi a era Exel (a Wikipédia é concisa e 100% eficiente na definição desse banco em 1998) e 1999 foi a parceria com a Hick Muse. Parceria como as famosas ISL do Flamengo, Nations Bank do Vasco, mesma ISL com o Grêmio.

O time do Corinthians em 1998 e 1999 era de fato muito bom, e pelo time mereceu vencer mesmo esse bi-campeonato, mas foram, em minha opinião, campeonatos menores que os demais, até por toda essa lavagem de dinheiro em que ficou envolvido o Corinthians, o que lhe proporcionou vantagem competitiva sobre os demais (assim como o Botafogo de 1992 de Emil Pinheiro, que felizmente perdeu para o Flamengo de Junior na final).

Não desemereci o Corinthians, Carpeggiani é quem o superestimou. Minha opinião ainda é a mesma. O Corinthians é grande, mas é menor, pela sua história que seus rivais paulistas e que o Flamengo (com Santos e Botafogo então…).

Os 5 títulos brasileiros do Flamengo não se deveram a dinheiro estatal, e sim a Zico, Adilio, Carpeggiani, Junior, Nunes, Zinho, Aldair e uma penca de jogadores formados na Gávea.

Outra forma de constatar a grandeza de um clube, é ver a relação de sua torcida com seus maiores ídolos e grandes jogadores. Tem-se no Palmeiras referência em Ademir da Guia. São Paulo com Raí, Pedro Rocha, Falcão, Gérson. Recuso-me a comentar sobre os jogadores do Santos.

Quanto ao Corinthians, lembremos novamente da invasão em 1976, que a Fiel dividiu o Maracanã para jogar contra o Fluminense de Roberto Rivellino, melhor jogador a usar a camisa alvinegra e escorraçado pela Fiel na época do jejum de 22 anos. Talvez com ele em campo, o Corinthians vencesse o Internacional na final, e fosse páreo para o Fluminense sem dilúvio.

De qualquer forma, vale à pena voltar lá no artigo Média? e conferir o comentário do anônimo corinthians, até porque ficou muito bem colocado, e certamente, discutir a história e valores me agrada mais que comentar sobre os jogos insignificantes desse domingo.

Fato que o assunto não se encerra aqui, e ressalto que é a minha opinião (embasada pelo meu conhecimento até hoje, que é pouco, mas o suficiente para que eu fale besteiras com certa propriedade), mas torço para o anônimo corinthians (e não só ele, como os demais fiéis que por aqui passarem) responder com um nome, o que facilita a colocação de opiniões.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

7 Comentários para “Corinthians e seu tamanho”

  1. Bender
    21/05/07 - 10:07

    PUTZ… Não tinha lido o comentário do anônimo corinthiano. Ele atribuiu a grandeza, os craques e os títulos do Flamengo ao Governo e a Petrobras (E AINDA DISSE QUE SÃO A MESMA COISA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!). Amigo, se discutir futebol já é complicado, é melhor não tentar falar de outras coisas das quais não se tem a menor idéia.

    Responda a este comentário

  2. Victor
    22/05/07 - 0:18

    É isso mesmo. Todo mundo sabe que nem o Governo nem a Petrobrás tiveram nada a ver com as papeletas amarelas ou com o que José Roberto Wright fez contra o Atlético-MG na Libertadores.

    Responda a este comentário

  3. Bender
    22/05/07 - 12:35

    Foi mal, mas só discuto coisas que fazem sentido.

    Responda a este comentário

  4. Nicolau
    22/05/07 - 14:29

    Não li o post anterior nem a resposta de meu compatriota corintiano, mas essa história de dizer que time é maior que o outro é balela das grandes. Existem times grandes e pequenos e o resto é frescura. Claro que o Corinthians ganhou títulos com parcerias questionáveis, como o Palmeiras com a Parmalat (pega num enorme esquema de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro na Itália). Se o]a parceria do Flamengo com a ISL não deu em nada, foi azar de vocês a sorte nossa (sorte mesmo. Não atribuo competência nenhuma à diretoria ou parceiros. Só aos jogadores e técnicos). O time é grande por usa história e ponto. E sobre a Petrobras, existem leis que proíbem empresas estatais de patrocinarem entidades devedoras do INSS. Essa respotas é preliminar. Vou ler ocm calma o post anterior e a resposta do corintiano e volto para continuar detonando com essa sua tese absurda.

    Responda a este comentário

  5. Robeilto
    16/05/08 - 19:36

    o conthians e minha vida eu nao troco ele por ninguem como e bom torcer para o timao ate minha namorada que era sao paulina agora e conrintiana

    Responda a este comentário

  6. Caio
    28/07/09 - 21:10

    Uma dica: Você não sabe nada de Corinthians. Evite falar sobre, pois está passando vergonha.

    Responda a este comentário

  7. Ricardo
    3/10/09 - 13:45

    FIFA, CBF, JUSTIÇA DO BRASIL… todos são unanimes ao dizer que o Flamengo é 4 vezes campeão do Brasil; o Sport é o legitimo campeão em 87.

    Tem gente que gosta de ser enganada.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário