Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Corinthians 2009: Arrumando a casa para 2010

December 22nd, 2009 por | Categorias: Campeonato Brasileiro 2009, Corinthians, Musas.

Preguiçosos que só, pedimos a alguns torcedores para escreverem sobre o ano de seus times e uma pincelada para 2010. Nicolau, corinthiano e futepoquense  atendeu-nos ao que diz respeito ao Corinthians, ainda que nos delegasse poderes na edição de imagem da torcida corinthiana, mandou o caminho das pedras.

Por Nicolau – Futepoca

Corinthians 2010: Controle emocional

Acabou mais um ano futebolístico brasileiro e os corintianos estão ainda meio que decepcionados com o desempenho do time. Dizem que dava pra ganhar o Brasileiro, que foi fácil, que o desmanche prejudicou, que a diretoria jogou a toalha cedo demais… Tudo isso pode ser verdade em relação ao Nacional, mas devo dizer que não estou nada insatisfeito com 2009.

Chora Colorado

Chora Colorado

Questão de expectativa, talvez. Em 2008, lembro de gente reclamando da quinta colocação no Paulista alcançada pelo time do então estreante técnico Mano Menezes e do vice da Copa do Brasil. Ora, em 2007, o Timão tinha feito papel muito pior no campeonato estadual, terminando numa vexatória nona colocação. E sobre a Copa do Brasil, quem diabos imaginava que o time pudesse sequer chegar na final? O que eu queria de 2008 era voltar para a Série A e resgatar um pouco da auto-estima destroçada. Disputar uma final foi bônus.

Em 2009, o time estava montado, mas sofria a desconfiança de ter jogado apenas a Segundona. A contratação de Ronaldo foi uma bomba, mas poucos eram os que botavam fé que o cara fosse fazer a diferença que fez. Eu esperava o seguinte desse ano que ora acaba: ganhar um campeonato (podia ser o Paulista) e conquistar a vaga para a Libertadores. Se tivéssemos feito só isso eu estaria satisfeito. Levamos logo dois títulos na bagagem, um invicto e outro ganhando do Inter, então aclamado melhor time do Brasil.

E o time do centenário?

O elenco que está sendo montado parece ser bom, entre os melhores do Brasil. Percebam que eu disse elenco, não time, já que os onze titulares ainda precisam ser definidos. Ou seja, se vai dar certo em campo, são outros quinhentos, mas considero que a diretoria achou boas opções.

As contratações de Iarley, Danilo e Tcheco qualificam bastante as opções do time do meio pra frente. Os três se juntam a Jorge Henrique, Dentinho, Ronaldo e os também novos Defederico e Edno. Quem tem tantos bons nomes na armação e ataque?

Também desembarca no Parque São Jorge o volante Ralph, que eu não vi jogar, mas dizem que foi bem pelo Barueri. Ele disputará com Elias, Edu, Marcelo Mattos e Jucilei uma posição que já era razoavelmente bem servida.

Mas o nome mais badalado veio para a lateral-esquerda, naquela que foi definida por Andrés Sanches como a grande contratação do futebol brasileiro: o lateral Roberto Carlos. Por mim, seja bem vindo. Não tenho nem idéia de como ele está atuando, mas parece que estava em atividade na Turquia e chega para jogar. Das opções possíveis, me parece uma boa. Além disso, tem as questões fora de campo. O cara tem bastante moral e fama por aí, deve vender uma boa quantidade de camisas.

A diretoria diz que ainda quer um zagueiro e um lateral-direito. Será um belo elenco. Engraçado que vi corintianos reclamando que “vai dar briga de ego”, que montar time de “medalhões” não dá certo. Ora, quem quer disputar várias competições no ano, e pra ganhar, tem que se acostumar com a idéia de que bons jogadores ficarão no banco – e os atletas também têm que aceitar essa condição. Nesse sentido, as escolhas foram até interessantes, pois não me lembro de nenhum desses caras arranjando encrenca desse tipo (fora Roberto Carlos, mas ele deve mesmo ser titular).

Resta saber como Mano Menezes vai montar o time. Mantendo-se o 4-2-3-1, entendo que Tcheco e Danilo disputam a vaga como meia centralizado, Marcelo Mattos e Ralph para assumir a de primeiro volante, Edu e Elias se revezam como o volante que sai para o jogo.

Peso ao time. No mau e no bom sentidos

Peso ao time. No mau e no bom sentidos

No ataque, Ronaldo centralizado é certeza. Iarley deve ser o substituto do Gordo, mas quando este jogar, o ex-goiano briga por uma das pontas com Defederico, que jogou muito bem no final do Brasileirão. Jorge Henrique deve continuar titular por sua impressionante consciência tática. Dentinho e Edno ficam no banco – o que quer dizer provavelmente que jogarão bastante o Paulistão.

O time titular, a meu ver, deverá ser: Felipe; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Marcelo Mattos, Elias e Danilo; Jorge Henrique, Defederico e Ronaldo. Mas há quem diga que Iarley será titular no lugar do argentino. Também tem quem diga que o time vai de 4-4-2, com Danilo e Tcheco armando e Ronaldo e JH (ou Iarley) no ataque. Ou seja, muitos bons problemas para Mano resolver na montagem do ataque.

A defesa segue boa, mas com opções reduzidas. Rezemos para que Chicão e William se mantenham inteiros.

Pressão e visão de longo prazo

Para 2010, as apostas aumentam. O pessoal está babando pelo título da Libertadores, o que é um risco. Aumenta a pressão em cima dos jogadores e comissão técnica e cria condições para papeis lamentáveis como em 2003 e 2006. Se dá merda e o time não ganha, vai ter gente pedindo a cabeça do técnico, do presidente, do roupeiro, periga ter invasão de vestiário, agressão a jogador…

Tudo isso seria, na minha opinião, uma grande besteira. A questão é bastante simples pra mim: não se pode jogar fora todo um trabalho por conta de um torneio. O projeto corintiano tem que ser consolidar um time forte, criar uma estrutura bem montada e disputar os primeiros lugares do Brasileiro e a Libertadores todo ano. Pra isso, dentro de campo, é positivo manter um elenco com poucas variações durante alguns anos e o trabalho de um mesmo técnico.

O Chelsea em 2004 montou um dos times mais caros do mundo. Até agora, ganhou dois campeonatos ingleses e mais nada. Tomou sucessivos nabos na Liga dos Campeões. Mas disputou todas, mantendo a receita em alta e se consolidou como um dos times mais temidos do mundo.

Esse deve ser o objetivo do Corinthians: estar sempre nas cabeças. Não adianta nada ganhar um Brasileiro como o de 2005 para ser rebaixado em 2007. Enfim, é preciso ter calma. Mas minhas expectativas para esse ano são bem positivas: solto rojão se ganharmos um dos dois campeonatos; mas, se não der, não considerarei um ano perdido se estivermos na Libertadores de novo em 2011.

A torcida do Corinthians e o que ela tem de melhor

A torcida do Corinthians e o que ela tem de melhor

Demais Balanços de 2009:

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

22 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

22 Comentários para “Corinthians 2009: Arrumando a casa para 2010”

  1. Victor
    22/12/09 - 11:09

    Eu acho o contrário.
    Acho que o Ronaldo será o suplente de Iarlei.
    Não banco, mas suplente.

    Responda a este comentário

  2. saulo
    22/12/09 - 13:47

    O grande problema do Corinthians em 2009 foi à falta de tempo para remontar praticamente metade de sua equipe titular após a conquista da Copa do Brasil. Em 2010, com a paralisação da copa, as equipes poderão se preparar melhor e ter mais tempo para entrosar os novos contratados no período da janela de transferências para Europa. O grande problema será o calendário apertado e a idade avançada dos jogadores recém-contratados. O Roberto Carlos será um “peso” e uma grande “mala” para o treinador Mano Menezes. Aos 36 anos, não tem mais condições de jogar como ala ou lateral. Diante do alto investimento, será difícil deixar no banco. Seu futebol sempre prevaleceu na base da força física e a medida do tempo, sua decadência acelerou em um ritmo impressionante. Ou vira um segundo volante, ou pára de vez para não dar mais vexames. O maior culpado pelo eventual fracasso da sua passagem terá dois responsáveis: a diretoria e a amizade do Ronaldo.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Nota: cobrar do Saulo o desempenho de Roberto Carlos no fim de 2010.

    Responda a este comentário

    saulo

    Pode cobrar. Aliás a quanto tempo Roberto Carlos não joga bem?????? Em 2006 era muito criticado pela falta de velocidade!!!! Será que ele mergulhou na fonte da juventude????

    Responda a este comentário

  3. Bender
    22/12/09 - 16:44

    O Corinthians se concentrou muito no Ronaldo, que é um craque, mas está sem preparo para o futebol há tempos. Porém o cara é tão fora de série que acabou decidindo 2 campeonatos no ano para o timão. Fora a quantidade de camisa que vendeu e todo o marketing feito.

    Portanto, achei o ano do Corinthians muito bom. Mesmo com o parcial desmanche do time e jogando todo o brasileirão meia-bomba (aliás, um é consequência do outro), o time conseguiu um objetivo que deixaram claro, estar na Libertadores no ano do centenário.

    Para 2010 acho a manutenção do Dentinho e Jorge Henrique, e contratações de Danilo e Tcheco boas para o elenco. Esse Defederico pareceu ser habilidoso. O corinthiano que trabalho do meu lado fala muito bem do Elias (não lembro dele nos jogos que vi do corinthians). Independente de idade, Iarlei é uma boa, mas não acredito em Roberto Carlos.

    Que peitão dez pras duas daquela corinthiana heim! Maravilha.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Sen-sa-cio-nal, a mina!

    To apaixonado aqui.

    Responda a este comentário

    Victor

    Google Imagens, amigo.

    Responda a este comentário

    Bender

    O Google vai dominar o mundo.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Agora que já sei o nome, só falta o telefone.

    Responda a este comentário

    saulo

    O Defederico é o melhor jogador do elenco. Tem grande potencial e não será nenhum excesso o Maradona aproveitá-lo na copa. O grande problema é o dublê de treinador da seleção Argentina perceber isso.

    Responda a este comentário

  4. André Bona
    23/12/09 - 7:52

    Sinceramente, qdo o Corinthians vence alguma coisa, fico com a sensação que ninguém ganhou… Tipo, deu zebra ou foi um café com leite… Tipo Cruzeiro (hehehe… todos sabem o motivo de eu citar a raposa né?), Coritiba, e outros menos cotados…

    To interessado em Corinthians não.

    Em tempo: a torcida do Corinthians, não é maior que a do Vasco. Lá no Acre, Roraima e Amapá, por exemplo, deve ter 1 Corinthiano para cada 100 vascaínos… Mas as pesquisas se concentram apenas nas maiores capitais…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Ahn…André, só pra eu saber: quantos habitantes têm esses 3 estados somados?

    Responda a este comentário

    Bender

    Acre, Roraima e Amapá são os 3 estados brasileiros com menores populações. Somados chegam ao total aproximado de 1,7 milhão. Não chega nem a 1% da população brasileira. Dados do IBGE.

    Não sei de onde o André tirou essa estatística de 1 pra 10 nesses estados, mas afirmar que a torcida do Vasco é maior que a do Corinthians é papo de boteco, dos piores.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Grande São Paulo. 16 milhões de habitantes. E aumentando…

    Qual o purça de vascaínos para Corinthianos?

    Responda a este comentário

    Bender

    Cara, o estado de SP gira em torno de 40 milhões.
    SP, RJ e MG dá quase metade do país.

    Responda a este comentário

    Matheus

    É. André viajou demais! Hahahaha.

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu gostaria que o tamanho da torcida do Fluminense fosse sempre = Capacidade do Maracanã – 1

    Responda a este comentário

    Nicolau

    André, o pessoal já rebateu bastante seu delírio sobre os tamanhos das torcidas, mas complemento: se o Corinthians não te interessa, não fala dele, pô!
    Sobre o elenco e o ROberto Carlos já falei minha opinião no post, mas tem uma galera corintiana dizendo que vai ser um time de velho e isso é cagada. Ora, primeiro tem que lembrar que os contratados veteranos não vêm necessariamente para o time titular, mas pra dar opções de elenco.
    Agora falando de coisa séria, a Siara é impressionante mesmo!

    Responda a este comentário

  5. 2009 – Quem subiu, quem desceu
    24/12/09 - 7:54

    […] Corinthians: Fechou de forma magistral com a Copa do Brasil o ciclo iniciado em 2007. Dormiu no Brasileirão e inicia o ciclo da Libertadores. […]

  6. saulo
    30/12/09 - 11:04

    http://br.noticias.yahoo.com/s/30122009/82/n-sports-tecnico-cerro-ironiza-velhinhos-roberto.html

    Responda a este comentário

  7. saulo
    4/01/10 - 15:14

    Roberto Carlos se apresentou a torcida corinthiana com todas as pompas de estrela mundial. Se os clubes brasileiros tivessem bolsas de apostas, cravaria como fracasso para 2010. Os menos desavisados vão me dizer: ” O Pet era também criticado e calou as vozes mais reticêntes a sua volta.” Não dá para comparar o futebol de ambos. Futebol força tem seu tempo de validade mais curto. A queda de rendimento está intimamente ligada a decadência física. Enquanto o sérvio compensa com sua técnica refinada e habilidade. Não precisa correr muito e ocupar uma grande faixa do campo.

    Responda a este comentário

  8. Fernando
    3/04/10 - 20:19

    Com todo o respeito:

    A torcida do Corinthians é a maior no estado de São Paulo, e Paraná.

    Já a torcida do Flamengo e do Vasco são muito, mas muito maiores que a do Corinthians no Norte e Nordeste.

    Façam a comparação, e vocês entenderão porque o Corinthians tem o maior patrocinio e ibope TV do Brasil.

    Contra fatos não há argumento!

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário