Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Copa 2014: cidades-sede

May 26th, 2009 por | Categorias: Copa 2014, Copa do Mundo, Futebol, Musas.

Escolha das cidades

Nesse próximo domingo dia 31 de maio direto de Bahamas a FIFA anunciará as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 que será no Brasil.

A entidade maior do esporte bretão geralmente  coloca um intervalo entre 8 ou 10 sedes como ideal. Mas a CBF conseguiu com que esse número subisse para 12 e, assim, ganhar mais simpatizantes, ou aliados, políticos. Nada de errado, se não fosse aquilo que já conhecemos.

[especulação on]

Como são 18 cidades que estão na disputa, 6 vão rodar. A verdade é que as antigas sedes da Copa de 1950 são barbadas, essas totalizam 6: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife.

Restam mais 6. Brasília (que não existia em 50) hoje também é barbada. E ainda disputa ser palco da abertura dos jogos com São Paulo.

Floripa quer entrar no escrete, colocando a Região Sul como a única com todos os estados sediando jogos. E tem chances, mostrando a força da região no país. Na Região Nordeste, Forteleza, Recife, Salvador e Natal disputam. No palpite acho que Recife (como disse acima) e Fortaleza estão na frente. A Região Norte deve ter apenas 1 sede mesmo, que ficará entre Manaus e Belém. Rio Branco, no Acre, tem poucas chances. Meu palpite é Belém. No Centro-Oeste podemos ter mais uma sede além de Brasília, já que foi amplamente noticiado que há interesses de uma sede no Pantanal, o que exclui Goiânia e deixa a dúvida entre Cuiabá e Campo Grande. Chuto Campo Grande.

[especulação off]

Copa do Mundo

Copa do Mundo

Para mim, a grande questão é se as cidades e seus respectivos estádios vão estar em condições próprias à receber os eventos. O que mais se fala é na adequação dos estádios aos padrões da FIFA, melhorias para a infra-estrutura e a mobilidade urbana das cidades. No caso do PAN 2007 no Rio de Janeiro o legado não foi nem perto do previsto.

Papo de bastidores: prefeituras, estados e União vão investir na infraestrutura das cidades escolhidas. Os estádios novos ou reformados ficarão a cargo de parcerias entre prefeituras e investidores privados. Não se sabe ao certo a magnitude dos investimentos, especula-se algo em torno de R$ 30 bilhões. Mas com ou sem Copa o certo é que as cidades e os estádios precisam desses investimentos feitos de forma correta.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

114 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

114 Comentários para “Copa 2014: cidades-sede”

  1. Victor
    26/05/09 - 17:50

    Eu vou emburrecer e entrar na Matrix.

    Vou fingir que tudo é lindo e maravilhoso para poder curtir a Copa.

    Responda a este comentário

    Rafael

    HAUhuhaUAUhuHAUhuHUA… [2]

    Mas isso se a gente conseguir comprar os ingressos.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Pra tudo dá-se um jeito, Bender.

    E Victor, é o que resta, a não ser que você seja capaz de mudar alguma coisa num futuro próximo.

    Acredito que tem problemas maiores na política brasileira pro povo se revoltar.

    A Copa, provavelmente, vai ser um baita problema. Mas já que inevitável, eu vou correr pra comprar meus ingressos.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Depende de quanto vai custar esse jeito. Eu pretendo estar rico em 2014, ou até antes se possível, mas não queria pagar 50 vezes o preço justo do ingresso.

    Claro, sempre teremos problemas maiores com esse nosso Congresso. O futebol é fichinha.

    Responda a este comentário

    Victor

    Como definir “preço justo”?

    Responda a este comentário

    Rafael

    Teoria Microeconômica. Varian, Hal. Editora Campus.

    Não lembro de cabeça o capítulo, mas se quiser vejo em casa e amanhã escrevo aqui.

    Responda a este comentário

    Victor

    Mas nem uma ideia do que seria preço justo para um ingresso de importante jogo em Copa do Mundo?

    Responda a este comentário

    Rafael

    Hoje talvez, mas em 2014? “Preço justo futuro”? Nem sei se tem isso, boa dica pra minha tese.

    Responda a este comentário

    Victor

    Qual seria hoje?

    Responda a este comentário

    Rafael

    Não sei precisar.
    Quanto vc acha?

    Responda a este comentário

    Victor

    O que for cobrado. Jogo de futebol é luxo e não serviço essencial.
    Cobrem quanto quiser, eu pago se quiser.

    Quanto vc acha, uma vez que você tocou no assunto do preço justo? (Estou curioso para saber)

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Eu pagaria até mil reais pra ver uma final de Copa do Mundo com o Brasil, hoje. Lógico que esse valor vai variar de acordo com a minha condição financeira no momento.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Passamos da época que serviço essencial é água, saúde, alimentos, vestuário e outros.

    Há um tempo atrás vi um estudo que dizia que a cerveja não poderia ser mais considerada supérfluo, dado que sua elasticidade-preço da demanda é muito baixa. Ou seja, mesmo diante de um aumento no preço desse bem (cerveja), a diminuição do seu consumo é menor em termos relativos (percentuais) aos outros bens que ainda são efetivamente de luxo ou possuem substitutos próximos.

    Isso tudo pra dizer que jogo de futebol pode ser sim essencial.

    ****

    Toquei no assunto preço justo simplesmente porque acho um absurdo pagar 10 vezes mais num bem sobre o seu preço original.

    Para os primeiros filósofos da economia (Smith) o preço justo de uma mercadoria era apenas a quantidade de trabalho associada na produção do bem. Depois associou-se o “valor de uso” e “valor de troca” para diferenciar água e ouro, por exemplo. Depois formulou-se que preço = custo + lucro. Depois entraram várias variáveis como raridade, concorrência e outros… até se chegar na simples relação oferta x demanda.

    O conceito de preço justo é complicado pois entram variáveis subjetivas na fórmula (agora acho que já estou falando de valor-justo, não lembro). Mas independente disso trata-se de resultado de um amplo processo de negociação de interesses, diversos ou difusos e cheio de volatilidade, fator que encontra-se associado a situações de crise ou de confronto e que deve-se operar dentro de certos limites de uma medida equitativa.

    ****

    Enfim, na minha visão, precisaria saber os preços dos ingressos das últimas copas e ver a paridade da moeda com o dólar deflacionando para o período atual. Se isso já é difícil, imagina quando entram as variáveis subjetivas e as caracteríscas próprias do jogo.

    ****

    Achei R$ 40,00 um bom preço para a final do Estadual, mas não pagaria R$ 200,00.

    Responda a este comentário

    Victor

    Resumindo:
    Você quer pagar o valor nominal de bilheteria com 80.000 ingressos disponíveis e procura de 1.600.000 pessoas (um bico).
    Compra um para mim também. Faço um DOC para ti depois.

    Responda a este comentário

    Rafael

    No final das contas o “preço justo” do ingresso é exatamente o valor nominal na bilheteria. Como sabe-se de antemão que tudo será vendido, esse é o valor que cobre os gastos, despesas e custos do jogo. As distorções do mercado estão numa análise posterior.

    Como disse no meu comentário anterior o preço justo é subjetivo e complicado de se determinar.

    O que Serginho disse foi o preço de reserva dele (i.e., quanto está disposto a pagar por determinado bem). Nem esses R$ 1000 que ele disse é o “preço justo”.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Não é Copa do Mundo, mas só pra gente ter idéia de um grande evento de futebol, a final da Champions Leagues tem os seguintes preços:

    Categoria 01: 200 euros (cerca de 580 reais)

    Categoria 02: 140 euros (cerca de 400 reais)

    Categoria 03: 90 euros (cerca de 260 reais)

    Responda a este comentário

    Rafael

    Valeu pelas informações Zarga.

    ****

    Mas só para constar: R$ 300 hoje é diferente do que era R$ 300 em 2003 e será diferente de R$ 300 em 2014.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Com certeza. Foi só pra mostrar o preço atual mesmo. Além de que Copa provavelmente deve ser mais cara que Champions League.

    Responda a este comentário

    Daniel

    kkkk… boa a discussao.

    Mas eu sou flamenguista, tenho certa dificuldade.. vamos ver se entendi:

    Rafael esta se apegando na teoria e Victor na pratica com relacao aos precos dos ingressos?

    Responda a este comentário

    Rafael

    Hehe… não desmereça a classe…

    Apesar de parecer eu não gosto muito de teoria.

    Responda a este comentário

  2. Daniel
    26/05/09 - 18:13

    O Bahamas ja fechou…

    Responda a este comentário

    Rafael

    HUAHuhAUHAuhuAHUHAUhuHAUHUAHUHAUHAUhua…

    Responda a este comentário

  3. Serginho Valente
    26/05/09 - 21:58

    Parabéns pelo post! Parabéns pela sueca brasileira!

    Já vi que vou gastar uma grana em ingressos.

    É uma lástima desperdiçarem a chance de botar aquele monstengo que o Maracanã se tornou no chão e reconstruírem ele novamente como o maior e melhor do mundo.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Só pq vc concorda? Hehe…

    Quanto ao Maracanã, estou de acordo.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Difícil discordar dela.

    Mas o assunto é interessante também. Ontem no rádio disseram que uma das grandes sedes teve o projeto reprovado por não estar à altura de uma Copa. Quem será?

    Responda a este comentário

    Rafael

    É mesmo? Sei não. Vc sabe?

    Ouvi que Maceió não entregou o projeto a tempo e já está fora, por isso nem citei.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Não sei, mas aposto em Recife.

    Responda a este comentário

    Rafael

    É, pode ser. Se os caras não conseguem nem um gramado decente… (mesmo com Libertadores).

    Responda a este comentário

    Matheus

    Enquanto a CBF não se manifestar sobre essa PUTARIA dos caras jogarem com esse gramado, Sport e Náutico não vão fazer nada.

    Vamos e venhamos, eles sabem jogar naquele gramado e isso ajuda.

    Responda a este comentário

  4. Victor
    26/05/09 - 23:27

    Responda a este comentário

    Matheus

    Aô muié!!!

    Dessas eu não vejo em nenhum estádio que eu fui!

    Pelo menos eu sei que as baladas da Copa vão ser boas. Espero que em BH caia o grupo de Dinamarca ou Noruega ou Finlândia ou Itália ou Croácia ou Holanda ou Suécia ou Suíça ou Rússia ou República Tcheca……….

    Responda a este comentário

    Matheus

    Em 2014…eu vou ter 29 anos…casado não…mas pode acontecer de namorando…

    Affe…vai demorar essa Copa…

    Responda a este comentário

  5. Saulo
    27/05/09 - 1:32

    É sempre a mesma conversa que a copa traz o legado da boa infra-estrutura e investimentos… até agora o TCE não deu seu parecer sobre as contas do PAN. Uma vergonha!!!!! O Rio de Janeiro está com vários elefantes brancos e várias instalações esportivas subutilizadas. A própria reação de passividade da prefeitura do Rio em relação as declarações do presidente da FIFA sobre pistas olímpicas em volta dos estádios é espantosa. O Engenhão foi praticamente dado de mão beijada ao Botafogo e não teve quase nenhum retorno sobre sua utilização. E ainda o COB diante dessa política de abandono, tem a coragem de se candidatar a sede da olimpiada de 2016.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Saulo, quer se irritar mais? Dá uma olhada na Cidade da Música do César Maia.

    Responda a este comentário

  6. Saulo
    27/05/09 - 19:00

    Alguém reparou na organização da final da Champions League???? Não teve repórteres invadindo o campo e pessoas estranhas no evento. Apenas comissão técnica, jogadores e pessoas ligadas a organização da partida. Os jogadores tiveram a tranquilidade e a liberdade suficiente para comemorar e se perfilarem para receberem a premiação. Se fosse no Brasil, o campo estaria cheio de pessoas estranhas(amigos e parentes de dirigentes) e aquela avalanche de perguntas em cima dos jogadores.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Enquanto isso, no jogo do Grêmio pela Libertadores, o gol gaúcho saiu e, instantâneamente, foram ligadas as mangueiras do gramado. Cena ridícula e bem típica de América do Sul.

    Responda a este comentário

  7. Ana Paula Esteves
    27/05/09 - 22:26

    Pô, que menina nariguda! Fala sério… Só porque tá de short…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Queria demais uma narigudinha dessas aqui no terreiro de casa, viu?

    Responda a este comentário

    Rafael

    Fala Ana!!!

    HahUAUhHHAuhUHAHuHhahhau… depois que vc falou que voltei na foto pra olhar o nariz dela. Não tinha reparado.

    Responda a este comentário

    Matheus

    E sua opinião mudou?

    Responda a este comentário

    Rafael

    Não.
    Por que mudaria?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Segundo a Ana, por causa do nariz.

    Pra mim isso não muda nada. Mas vai saber pra você… Hehehehe.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Matheus, sem Sergiliniar… por favor heim! Hahaha…

    Ana comentou do nariz da moça, eu não tinha reparado. Só isso. Nada mudou.

    Responda a este comentário

  8. Zargarotinho
    29/05/09 - 11:34

    O Brasil é uma piada de mau gosto mesmo. Acabei de saber que o coordenador do projeto “Salvador 2014” é o Bobô!!! Aquele mesmo que era presidente da Suderj baiana (Sudeba?) e disse que a Fonte Nova tinha totais condições de jogo. Na boa, é revoltante….

    Só pra complementar com uma outra vergonha, apesar de não ter a ver com futebol. Só desabafo memso. Ontem o Sarney disse que mentiu e realmente estava recebendo o auxílio moradia do Governo. O mais bizarro é que ele (e vários outros) disse não haver má fé, mas sim uma desorganização adminstrativa. Quase um ano depois é mole falar, né…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Hehehe…o cara recebe R$80 mil e nem sabe…que belééééza.

    Ainda bem que não vou assistir nem um jogo em Salvador.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Serginho,
    Claro que ele sabe. Todo mundo sabe…
    Mas… Será que quem trabalha na “Sudeba” ganha por periculosidade?

    Responda a este comentário

    Rafael

    Zarga,
    parte da verba de gabinete é direcionada para pagar segurança para os senadores e deputados. Até aí tudo bem. Mas descobriram que o Sarney utiliza a segurança paga por nós na sua própria casa. Em Brasília? Não. No Maranhão!!!

    O auxílio moradia eles recebem mas não ficam nos apartamentos destinados. Esses são emprestados à parentes. Eles ficam em luxuosos Hoteis. Quem paga? Hahaha…

    Não entendo o sistema no qual um cara tem o salário de R$ 8 mil e uma “verba” de R$ 80 mil.

    A farra das passagens.
    “Trabalham” de terça a quinta.
    Putz… é melhor parar de falar.

    E não sabem o que quer dizer as siglas BNDES ou FGTS como mostrou o CQC.

    Responda a este comentário

    Matheus

    “Não entendo o sistema no qual um cara tem o salário de R$ 8 mil e uma “verba” de R$ 80 mil.”

    Eu entendo. O IR é descontado sobre R$ 8 mil. Os R$ 80 mil, por serem de verba, não sofrem desconto.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Continuo sem entender como pode um país institucionalizar o roubo.

    Responda a este comentário

  9. Saulo
    29/05/09 - 14:15

    Domingo a FIFA vai divulgar as cidades sedes da copa de 2014. Vamos ver agora se o Brasil escapa do vexame.

    Responda a este comentário

    Rafael

    O vexame maior é chegar em 2013 e a FIFA anunciar os EUA como sede da Copa 2014 pela não adequação do Brasil às suas exigências.

    Responda a este comentário

  10. Serginho Valente
    29/05/09 - 16:57

    Parece que Natal é a surpresa.

    http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/posts/2009/05/29/as-cidades-da-copa-de-2014-190958.asp

    Responda a este comentário

    Rafael

    Hehe… é só política mesmo.

    Em tempo, onde vão jogar em Salvador?

    Responda a este comentário

  11. Luzinete Pereira Pinto
    29/05/09 - 17:22

    Quem é o retardado q escreveu esse blog excluindo BH e pondo só Brasília e SP disputando a abertura?!
    Informe-se antes pra não deixar comentários vazios, viu filinho?

    Responda a este comentário

    Rafael

    Prezada mamãe Lulu,
    A abertura será em SP. Ou, talvez, em Brasília.

    Responda a este comentário

  12. Saulo
    29/05/09 - 18:20

    Achei um absurdo Goiânia ficar de fora. O projeto de reforma é o mais barato de todos os estádios. O grande problema em realizar jogos no centro oeste é o clima durante a copa: Brasília costuma ter baixissimas taxas de umidade no ar.

    Responda a este comentário

    Victor

    Cabe ressaltar que o Serra Dourada é tido, ainda hoje, como um dos melhores estádios do País em diversos aspectos.
    Pelo que sei é um projeto muito bem concebido.

    Responda a este comentário

  13. Junior Ranos
    30/05/09 - 11:13

    Concerteza …
    (Manaus)Região Norte…..

    Responda a este comentário

  14. Rafael
    1/06/09 - 10:32

    Foi definido.

    Aquelas que classifiquei como barbadas e as 4 cidades citadas do Nordeste estão dentro. Floripa ficou de fora. E a politicagem fez Manaus ganhar de Belém e Cuiabá ganhar de Campo Grande.

    Espero que o trabalho seja bem feito.

    Responda a este comentário

  15. saulo
    1/06/09 - 20:25

    A desorganização e as pressões políticas são impressionantes dentro da CBF: deve ser o único caso em qual o local da abertura da copa não é definida na escolha dos estádios. Até agora nada saiu do papel. Pode parecer longo o tempo, mas um evento dessas proporções precisa de infra-estrutura e planejamento. Até agora projetos de melhorias dos transportes, rede hoteleira, comunicações… não começou.

    Responda a este comentário

  16. Serginho Valente
    2/06/09 - 10:28

    Parece que o projeto reprovado foi o do Morumbi, já falam até em construir outro estádio. Segundo a FIFA, com as reformas a capacidade do Estádio deve cair pra 46 mil, abaixo do limite para jogo de abertura de Copa do Mundo.

    Isso só aumenta minha curiosidade a respeito de como vai ficar o Maracanã depois da reforma. Tão mais fácil botar tudo no chão e construir uma parada decente.

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1179215-9825,00.html

    Responda a este comentário

    Rafael

    Foi a capa do caderno de esportes do Globo de ontem. O tempo só me permitiu ler os títulos das matérias. Os caras lá do São Paulo estão batendo pezinho e falando que tudo isso é não é bem assim.

    ****

    “Estruturalmente” o Maracanã é da década de 1940. Não dá mais para a década 2010.

    Tão mais fácil botar tudo no chão e construir uma parada decente. [2]

    Mas acho que o grande problema é esse. Por ser mais fácil não é tão interessante. Não sou da área, mas parece que dá pros caras arrumarem “muito mais” com reformas.

    Responda a este comentário

    Victor

    O Maracanã não tem problema nenhum em sua concepção.
    O que fode o estádio são as gambiarras.

    Basta que tenha espaço para nego ver a porra do jogo, banheiro e acessos fáceis.

    Basicamente, arranca aquelas merdas daqueles camarotes e pronto. Temos um estádio decente.

    Ficam pendentes duas coisas. Uma é o estacionamento.
    Pois bem, foram feitas várias instalações na merda da cidade. Parque Aquático, Engenhão, Arena Multi-Uso. Logo, pode-se demolir o entorno do Maraca e resolver a questão (se o Engenhão serve para os 3.000 torcedores do Botafogo irem a jogo, se a Arena Multi-Uso é para shows do Queen e se o Maria Lenk é encubadora de dengue, são outros quinhentos).

    A outra é que não tem muita solução, mas convive-se, que é o fato do campo ficar longe dos assentos, deixando a visibilidade não muito boa.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Há pouco tempo atrás, sem camarote, já levava-se muito tempo pra sair do estádio.

    Para a Fifa é necessário mais do que essas 2 coisas pendentes.

    Penso que o problema é o custo. Vão gastar uma grana pra fazer mais gambiarras, ao invés de, com praticamente a mesma grana, resolver os problemas.

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu não lembro agora.
    Mas nunca tive a sensação de ter levado mais de 10 minutos para sair do estádio quando as 4 rampas funcionavam.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Eu já.

    Responda a este comentário

    Victor

    É que jogos que fui com mais de 100.000 foram de Brasil, Fluminense, Botafogo e Vasco.
    Realmente não sei como era em dia de Flamengo.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Em dia de Flamengo é a mesma porcaria.

    Putz… lamentável… daqui a pouco será “flamenguista não sabe andar”

    Responda a este comentário

    Victor

    Andar sabe. Só não sabe mensurar tempo.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    O projeto do Maraca prevê construção de mais acessos, para diminuir o tempo de saída do estádio.

    E a demolição do Célio de Barros e do Júlio Delamare. O que me estarrece é que não ficou claro pra mim que farão estacionamentos no lugar.

    Responda a este comentário

    Rafael

    HAhaha… já pensou vem um Shopping por aí?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Cara…não sei, já vi neguinho falando em centro de alguma coisa social. Mas espero que façam estacionamentos, não é possível.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Ah! A coisa mais cara do projeto é a cobertura, que deve tornar o estádio ainda mais abafado e que deve custar R$200 milhões (previsão inicial, lógico que deve dobrar).

    Cobertura essa por sinal que não é necessária segundo a FIFA.

    Responda a este comentário

  17. Alexandre
    3/06/09 - 12:53

    Pão e circo!
    Tem tanta coisa pra melhorar e ficamos a falar de renovações de estádios, estacionamentos, etc, etc. Impressiona o fato que o Brasil não tem nem um estádio pronto pra copa… Impressiona ainda mais o fato que os caras estão falando em usar dinheiro público para desenvolver infra-estrutura (e estádios) e talz e enquanto isso, crianças moram na rua e hospitais não estão preparados para atender pacientes…
    E ainda temos que aguentar o delírio de ter as olimpíadas (ou olim-PIADA) por aqui.
    Enfim…
    fui! (mas dps volto. rs)

    Responda a este comentário

    Matheus

    Alexandre, numa boa. Acho que o Engenhão seria um belo estádio pra Copa já pronto. Ou estou enganado?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Não conheço o Engenhão ainda, mas não tem estacionamento e é pequeno pra um jogo de Copa.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Não tenho as informações de pré-requisitos para um estádio ser fifa “class”. Mas beleza, se ele realmente se enquadrar no esquema fifa, beleza… temos o Engenhão… q nem foi relacionado pra copa…

    Bom, pra quem estiver interessados nos requisitos, segue um doc da fifa sobre estádios para 2010…
    http://www.cup2010.info/stadiums/CapeTown/StadiumGuidelines.pdf

    Responda a este comentário

    Matheus

    É, essas questões de estacionamento eu não sei porque também não conheço.

    A questão é: os caras tão cheios de frescurinhas pra derrubar esse ou aquele estádio. Porra, Wembley foi pro chão e construíram um bem melhor e mais bonito e todo mundo achou legal. Daí eu tenho que assistir o Paulo César Vasconcellos falar a merda de que “até se pensou em derrubar o Maracanã, mas tem toda uma história, uma tradição”.

    E o conforto? E a segurança? E o valor de mais de R$ 100,00 no ingresso para um estádio velho e com vários defeitos? Sem contar que é muito melhor você construir um novo estádio que não vai ficar em eterna reforma do que fazer reformas paliativas de 2 em 2 anos, como tem acontecido.

    E não falo isso só pelo Maracanã. O Mineirão é a mesma coisa, apesar que a reforma vai durar 2 anos, o Mineirão vai ser um estádio completamente novo e passará para as mãos de Cruzeiro e Atlético que terão a obrigação de cuidar do mesmo.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    100R$ por ingresso? Só se for pra assistir Zimbabwe contra Austrália…

    De resto, tb nunca demorei mais de 10minutos para sair do Maraca… e só por essa razão, penso q não precisam demolir ele.

    E só não me sinto seguro nele por causa de pessoas agressivas e elementos de torcidas organizadas q fazem “trenzinho” pra sair mais rápido do estádio.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Matheus tenho basicamente a mesma opinião. Wembley é um exemplo perfeito.

    O Maracanã é o principal estádio do Brasil, e tem que funcionar em alto grau de eficiência. Não adianta querer tratá-lo apenas como um monumento.

    A principal função dele é receber jogos de futebol com grande fluxo de pessoas. Não é ser um museu. É preciso prover segurança, conforto e funcionalidade aos consumidores que lá estiverem.

    Só discordo de você na sua esperança de que o Mineirão será “um estádio completamente novo”. Pelas experiências com o Maracanã, não consigo acreditar nisso. Provavelmente será outro monstrengo, menor e pior do que era antes.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Eu devo ser o sujeito mais azarado do mundo. Desde os camarotes, NUNCA consigo sair do Maracanã em menos de 20 minutos, nos clássicos com grande público em que vou na arquibancada.

    Já cheguei a demorar mais de 30 min. em alguns Vasco x Flamengo. Coisa que aliás também contribuiu pra minha desistência de ir a esses jogos.

    Como já disse em outras ocasiões, era questão de tempo acontecer uma tragédia lá. Espero que os remendos da Copa pelo menos evitem isso.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Vc assisti jogos desde os camarotes e se auto intitula de “sujeito mais azarada do mundo”? (risos)

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Azarado…rs.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Antes dos camarotes, até 30 minutos em média nos jogos lotados.
    Depois dos camarotes, pelo menos 30 minutos.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Nunca demorei mais de 15 minutos pra sair do Maraca.
    Nem em Vasco x Flamengo, nem com o estádio lotado.
    Acho q vcs tem q trocar de sapato ou deixar as havaianas em casa e usar tênis. ;-P

    Responda a este comentário

    Victor

    Sentado nas brancas precisando dar a volta toda para chegar do outro lado demorei ‘cronometrados’ 30 minutos dentro do estádio para sair de Botafogo 2×0 Vasco pelo estadual de 2008.
    Foi o meu ‘recorde’.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Vcs são muito chiques! Podem ate ser azarados, mas são muito chiques. Tudo tem um preço né? (hahahaha)
    Assisto na geral ou na arquibancada mesmo. Eu sou do povão! (rs) Por isso não vou conseguir assistir à jogos da copa “in loco”, como diz o Rafa.
    Bom, de repente pego um Groenlândia vs Coreia. (rs)

    Responda a este comentário

    Rafael

    Hehe… cara, nunca fiquei cronometrando exatamente o tempo que levo pra sair do estádio. Como nunca saí desesperadamente que nem um louco correndo. Um dia olhei o relógio quando saia, fui naquele passo de tartaruga com a multidão, cheguei na rampa, começo a descer ainda em passo de tartaruga e chego na rua, onde finalmente há espaço. Esse processo levou aproximadamente 30 minutos.

    Como os outros jogos cheios que vou é sempre assim, suponho que a média é 30 minutos. Depois dos camarotes piorou.

    ****

    Fui 1 vez de cadeira especial, 1 vez de camarote e acho que umas 2 de cadeira comum. Uns 98,76% das vezes que fui no Maraca foi de arquibancada.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Nem o Engenhão (“estádio mais moderno da Amárica Latina”) está adequado para receber a Copa.

    Não adianta. Os caras não aprendem nunca. Não querem aprender.

    Responda a este comentário

    saulo

    O Engenhão foi planejado depois do PAN para ser utilizado durante a Copa. Existe um projeto engavetado de ampliação para 60 mil espectadores. Por causa da politicagem, sua utilização foi descartada pelo excesso de número de sedes. Um desperdício do dinheiro público.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Pão e circo [2].
    Sem dúvida temos outras prioridades.
    Porém, quanto à Copa no Brasil é aquele papo da Matrix.

    Responda a este comentário

  18. luiz
    6/06/09 - 0:45

    Só não vê quem não quer ….
    Acho bastante prudente que o Ministério Público e Polícia Federal fiquem de olho nas verbas da Copa 2014.

    Cuiabá por exemplo PERDE E MUITO para Campo Grande em TODOS os quisitos técnicos, só ganha mesmo é na MANOBRA POLÍTICA.
    Não é atoa que tem políticos de MT conhecidos por “Moto-Serra de Ouro”.

    Acho que tem muita gente que vai ficar milionária aí..

    ACORDA BRASIL !!! Rumo ao hexa 2010 e hepta em 2014.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Só não vê quem não quer [2]. É exatamente isso.

    É pura politicagem. Quando lembro do tempo que trabalhei na Prefeitura ou do filme Tropa de Elite, desanima. Será assim, do parafuso ao Presidente.

    Responda a este comentário

    saulo

    Salvador sequer deveria ser incluída como cidade sede. Não tem estádio e a Fonte Nova esta às moscas em um projeto de demolição engavetado.

    Responda a este comentário

    Rafael

    A Bahia, assim como Mato Grosso e Amazonas, têm governadores do PT ou partidos aliados.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Discordo totalmente. Em Salvador vão construir um novo estádio, no lugar daquele lixo que lá estava. E a Bahia mais do qualquer outro estado precisa de uma boa arena.

    Sediar a Copa deveria fundamentalmente servir para isso.

    Responda a este comentário

  19. saulo
    8/06/09 - 19:01

    A comissão fiscalizadora do congresso da Copa de 2014 começa sob supeita: http://esporte.ig.com.br/futebol/2009/06/08/transparencia+brasil+aponta+problemas+na+subcomissao+que+fiscalizara+copa+2014+6615913.html

    Responda a este comentário

  20. saulo
    8/06/09 - 19:45

    Prefiro acreditar em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa: http://esporte.ig.com.br/futebol/2009/06/08/cidades+da+copa+2014+podem+ser+substituidas+diz+teixeira+6617921.html

    Responda a este comentário

  21. Daniel
    9/06/09 - 18:04

    Nao tem como mudar muito essas sedes escolhidas.

    Responda a este comentário

    saulo

    Tudo é possível caso mesmo as sedes não estejam dentro dos padrões estabelecidos pela FIFA.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Eu tinha escutado que o projeto de Belém era um dos melhores, não somente da Região Norte, mas do país.

    Responda a este comentário

  22. Bender
    20/10/11 - 14:20

    Como tinha dito, SP abre a Copa. Terá também uma semifinal. A outra é em BH.
    A seleção ainda passa por Fortaleza e Brasília na 1ª fase. No Rio, só joga se chegar à final.
    Bom… não seria muito diferente disso mesmo.
    http://oglobo.globo.com/esportes/copa2014/mat/2011/10/20/fifa-anuncia-tabelas-da-copa-2014-da-copa-das-confederacoes-selecao-so-joga-no-rio-no-mundial-se-for-decisao-925620778.asp

    Responda a este comentário

    saulo

    Quase um bilhão em reformas e a seleção tem grandes possibilidades de ficar ausente no principal estádio da Copa. Enquanto a CBF comprar seus votos das federações estaduais e eterniza no poder.

    Responda a este comentário

  23. saulo
    20/10/11 - 18:41

    A CBF deve estar muito satisfeita com o sistema aéreo: http://www.lancenet.com.br/copa-do-mundo/Selecoes-terao-viagens-longas-Copa_0_575942571.html

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário